Page 1

Newsletter Digital . Fevereiro | 2017 . Nº 57

ACONTECE Informativo interno da Fundação CDL

APRENDIZES DO PET PARTICIPAM DO LANÇAMENTO DA CAMPANHA NACIONAL DE PROTEÇÃO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CARNAVAL A campanha tem como foco o enfrentamento a cinco violações de direitos: trabalho infantil, violência sexual, uso de álcool e outras drogas, desaparecimento de crianças e meninos e meninas em situação de rua No dia 17 de fevereiro, às 9h30, 27 aprendizes do Programa Educação & Trabalho (PET), da Fundação CDL Pró-Criança, participaram do lançamento da Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval, realizado no Centro de Referência da Juventude (Praça da Estação). Em períodos de festas populares, como o carnaval, aumentam os riscos para situações de violência contra crianças e adolescentes, que ficam mais vulneráveis em grandes aglomerações. Para sensibilizar e alertar a sociedade, a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) lançou a Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval. Com o tema ‘Respeitar, Proteger, Garantir – todos juntos pelos direitos da criança e do adolescente’, a ação divulga os principais canais de denúncia: Disque 100 (Disque Direitos Humanos) e o aplicativo Proteja Brasil. A expectativa é conscientizar a população a denunciar qualquer situação de violação de direitos, especialmente a violência sexual, o trabalho infantil, o uso de álcool e drogas e crianças em situação de rua, que são as mais recorrentes em festas populares. Além disso, busca alertar os pais e responsáveis para importância de prevenir o desaparecimento de meninos e meninas. A educadora Priscila Oliveira, que acompanhou os jovens durante p lançamento da campanha, explica a importância da participação dos aprendizes em um evento como esse. ‘‘O jovem tem papel importante como protagonista no desenvolvimento no meio em qual está inserido. Assim, ao participarem de eventos como o Bloco da Proteção, os aprendizes percebem a importância de se engajarem em campanhas de conscientização e como elas podem fazer toda diferença para a sociedade’’, ressalta.

A aprendiz Amanda Alves concedeu entrevista para a Band, que exibiu uma matéria sobre o evento no Jornal Band Minas.

A Rede Globo também esteve presente e exibiu uma matéria sobre o evento, no MGTV 1ª edição.

O evento contou, ainda, com a participação da Corte Momesca de Belo Horizonte.


ACONTECE

Newsletter Digital . Fevereiro | 2017 . Nº 57

APRENDIZES DO PET VISITAM DIFERENTES ESPAÇOS DE BH DURANTE O MÊS DE FEVEREIRO Durante todo o mês de fevereiro, os aprendizes do Programa Educação & Trabalho (PET), da Fundação CDL Pró-Criança, visitaram diferentes espaços de Belo Horizonte com objetivo de ilustrar e integrar os conhecimentos adquiridos em sala de aula à vivência prática. Dentre os locais visitados, estão o Arquivo Público da Cidade (bairro Floresta) e o Arquivo Público Mineiro (bairro Lourdes), por onde passaram 163 jovens com os quais estava sendo trabalhada a temática da “arquivologia” em sala de aula. Ambos locais exemplificaram as nomenclaturas utilizadas, a gestão e conservação dos documentos e ressaltaram a importância de garantir aos cidadãos o direito de acesso à informação. Outro espaço visitado foi o Centro da Memória Minas Tênis Clube, onde 36 aprendizes puderam interagir com fotografias, objetos, vídeos e documentação arquivística que ilustram o contexto institucional e ampliam a visão do crescimento e da evolução de uma empresa, tendo em vista a temática de “Estrutura/Cultura Organizacional”, abordada nos Módulos Especiais. Além disso, 57 jovens aprendizes que realizaram o módulo teórico “Mundo Jovem II” visitaram o Museu da Imagem e do Som, para trabalhar a temática “a arte como expressão do pensamento, a ética, a mídia, a comunicação de massa e demais relações”, revelando para estudo tópicos: artes visuais, música, dança e teatro. A visita ao Museu ilustrou os assuntos e as atividades desenvolvidos em sala por meio das curiosidades presentes na produção e na apresentação dos registros sonoros, visuais e audiovisuais do local.


ACONTECE

Newsletter Digital . Fevereiro | 2017 . Nº 57

FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA REALIZA DOAÇÃO DE ALIMENTOS PARA O LAR TERESA DE JESUS No dia 24 de fevereiro, o restaurante La Taberna promoveu o Baile de Carnaval “La Baderna”, na Savassi. Para entrar no evento, era necessário retirar o ingresso mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Do total arrecadado, cerca de 350 quilos foram destinados para a Fundação CDL PróCriança, que encaminhou a doação para o Lar Teresa de Jesus. A proprietária do restaurante La Taberna, Marien dos Reis y Carretero, explica como surgiu a ideia do evento: ‘‘nós somos apaixonados por cultura e arte e a ideia surgiu rápido quando vimos o tamanho do carnaval de BH. Nós resolvemos juntar cultura, arte e segurança em uma iniciativa na qual ainda poderíamos ajudar a quem precisa! Esse foi apenas o primeiro ano do nosso evento e já ficamos muito felizes com o resultado. Acreditamos que plantamos uma semente muito boa e que outros eventos como esse poderão vir a acontecer novamente’’, planeja Marien. A coordenadora de doações do Lar Teresa de Jesus, Gleicinéia A. de Oliveira, explica como é o trabalho desenvolvido pela instituição e qual será a destinação dos alimentos. ‘‘Nós oferecemos acolhimento gratuito a adultos e crianças de famílias de baixa renda que saem do interior do Estado para realizar tratamento do câncer na rede pública hospitalar da capital. Além da hospedagem para o acolhido e um acompanhante, oferecemos ainda refeições diárias para cada pessoa, transporte para os hospitais, assistência social, psicológica, nutricional e enfermagem. Dessa forma, os alimentos recebidos serão usados para atender às demandas do Lar, fazendo um estoque para 3 meses. Além disso, caso tenhamos alguma quantidade extra que não seja absorvida pela nossa própria demanda, nós levamos os alimentos para nossos Bazares Solidários, onde eles são vendidos a preços bem acessíveis para famílias carentes e a verba arrecadada é revertida para o custeio das nossas atividades de acessoramento às pessoas com câncer e, dessa forma, nós alimentamos o nosso Ciclo do Bem!’’, destaca. Ao final, Gleicinéia agradeceu à Fundação CDL Pró-Criança pela parceria: ‘‘O Lar Teresa se sente honrado e muito feliz por ter sido selecionado para participar deste evento e ser beneficiado com a doação dos alimentos arrecadados. Agradecemos muito à Fundação por ter nos indicado!’’.


ACONTECE

Newsletter Digital . Fevereiro | 2017 . Nº 57

VEM AÍ A SEMANA DO PROGRAMA VER É BOM DEMAIS Nos dias 22, 23 e 24 de março, a Fundação CDL Pró-Criança irá promover a semana do Ver é Bom Demais, durante a qual irá realizar a primeira etapa do Programa, que consiste na aplicação dos testes de acuidade visual. Nesta fase, serão beneficiados 150 crianças e adolescentes, com idade entre 4 e 17 anos, residentes de instituições de acolhimento de Belo Horizonte, alunos da creche Vó Angelina e jovens inscritos no Programa Educação e Trabalho (PET). A primeira etapa será DATA HORÁRIO LOCAL BENEFICIADOS integralmente patrocinada pelo Lions Club. Após os testes, as crianças e adolescentes Vó Angelina 43 22/03 8h a 17h (Rua Alves Pinto, 66 - Grajaú) crianças que apresentarem dificuldade serão encaminhados para consultas gratuitas Lar Cristão 21 23/03 13h a 17h com oftalmologistas (segunda etapa) e, (Rua Antônio de Morais, 185 - Braúnas) crianças aqueles que necessitarem, receberão CEDEP 86 24/03 8h a 18h óculos (terceira etapa). (Rua da Bahia, 360 / 7º andar – Centro) crianças e adolescentes

NOVA PARCERIA PARA O VER É BOM DEMAIS AMPLIARÁ OFERTA DE EXAMES PARA OS BENEFICIADOS DO PROGRAMA A Fundação CDL Pró-Criança firmou, esse mês, parceria com o Centro de Diagnóstico Avançado em Oftalmologia (CDA), que irá incorporar a rede de patrocinadores do Programa Ver é Bom Demais. A analista de projetos, Marianne Policarpo, explica a importância desta nova parceria para a Fundação: ‘‘a partir desta nova parceria, nós poderemos ampliar o número de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social beneficiados pelo Programa e, aqueles que necessitarem de exames mais diferenciados e especializados, poderão realiza-los gratuitamente na clínica CDA’’. A clínica CDA, que atua há mais de 20 anos na área oftalmológica, é um centro qualificado na prevenção, diagnóstico e no tratamento da saúde dos olhos. Criada com o objetivo de proporcionar tratamentos oftalmológicos de alta qualidade com cortesia, gentileza e respeito aos pacientes, a clínica conta com equipamentos modernos, salas para realização de exames específicos, sala para adaptação de lentes de contato, uma equipe médica especializada e funcionários treinados para o excelente atendimento do paciente. Além deste novo parceiro que chega para engrandecer o Ver é Bom Demais, o Programa já conta com importantes patrocinadores, que são: o Núcleo de Oftalmologia Especializada (NOE), a Clínica dos Olhos (Dr. Icek Majer), as Óticas Diniz e as Óticas Centro Visão, cuja atuação já permitiram o atendimento de mais de 1.700 crianças e adolescentes e a entrega de mais de 1.200 óculos. Iniciado em 2002, em parceria com o CDL Jovem, o Ver é Bom Demais visa facilitar o acesso à assistência oftalmológica para conhecer e dimensionar o problema da perda da capacidade visual de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o que prejudica o natural desenvolvimento das aptidões escolares, intelectuais, profissionais e sociais, comprometendo a interação e a participação social. O Programa é desenvolvido em três etapas: realização de testes de acuidade visual, encaminhamento para exames oftalmológicos e fornecimento de óculos para aqueles que precisarem. REALIZAÇÃO:

PATROCÍNIO:

APOIO:


ACONTECE

Newsletter Digital . Fevereiro | 2017 . Nº 57

CAMPANHA: Ajude uma criança a enxergar um futuro melhor! PROGRAMA VER É BOM DEMAIS O Programa Ver é Bom Demais, criado em 2002, tem como objetivo facilitar o acesso à assistência oftalmológica para conhecer, dimensionar e oferecer tratamento para o problema da perda da capacidade visual de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

O programa é realizado em três etapas: Teste de acuidade visual: É realizado por meio da Escala de Snellen com objetivo de pré-diagnosticar a condição visual. O teste é realizado por voluntários treinados a identificar dificuldades visuais das crianças para encaminhá-las a consultas oftalmológicas. Consulta oftalmológicas: As crianças que apresentarem dificuldade visual no teste de acuidade são encaminhadas para consultas médicas de oftalmologistas parceiros do projeto. Entrega de óculos: Após a identificação da dificuldade visual, em consulta com o médico oftalmologista, as crianças são encaminhadas, com as respectivas receitas, para óticas parceiras para retirar os óculos.

Para garantir o atendimento oftalmológico das crianças e adolescentes beneficiados pelo programa Ver é Bom Demais, é necessária a realização de parcerias entre a Fundação CDL e oftalmologistas / clínicas oftalmológicas. Para isso, criamos a campanha “AJUDE UMA CRIANÇA A ENXERGAR UM FUTURO MELHOR”, cujo o objetivo é mobilizar uma rede de médicos / clínicas oftalmológicas que estejam dispostos a realizarem atendimentos gratuitos para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e, dessa forma, contribuir com a qualidade de vida e promoção a saúde.

FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA A Fundação CDL Pró-Criança, braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1986. Nossa missão é levar igualdade de oportunidades às pessoas e contribuir para a construção de um futuro melhor, fortalecendo e exercendo a cidadania. Atualmente, a Fundação desenvolve cinco programas sociais: Programa Educação & Trabalho (PET), Sorridente, Brincadeira é Coisa Séria, , Natal de Todo Mundo e Ver é Bom Demais.


ACONTECE

Newsletter Digital . Fevereiro | 2017 . Nº 57

Nos ajude a levar igualdade de oportunidade a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social!

Seja voluntário dos Programas Sociais da Fundação CDL Pró-Criança! A Fundação CDL Pró-Criança, entidade sem fins lucrativos criada em 1986, é o braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Atualmente, desenvolvemos 5 programas sociais voltados para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: Programa Educação & Trabalho (PET), Brincadeira é Coisa Séria, Sorridente, Ver é Bom Demais e Natal de Todo Mundo. Porém, para que possamos desenvolver nossos projetos e ampliar o número de beneficiados, nós precisamos contar com a ajuda de voluntários. E você pode ser um desses voluntários, para nos ajudar a levar igualdade de oportunidades a crianças e adolescente e contribuir para a construção de um futuro melhor! Confira as áreas nas quais os voluntários podem atuar para contribuir com o desenvolvimento dos nossos programas sociais: ŸDoações: brinquedos, alimentos, materiais de construção ŸRecreação e animação infantil ŸDecoração de festa ŸTransporte ŸArquitetura & Decoração ŸConstrução civil ŸServiços de pedreiro / pintura / eletricista ŸCaptação de recursos ŸEducação (palestras, oficinas) ŸComunicação (doação de serviços de gráfica, concessão de

espaços de divulgação) ŸDentistas / Clínicas de Odontologia (atendimento gratuito) ŸOftalmologistas / Clínicas de Oftalmologia (atendimento gratuito) ŸÓticas (doação de óculos) ŸClínica Médica (atendimento gratuito)

Você se identificou com a nossa missão e nossa causa? Tem disponibilidade de tempo para nos ajudar?

Envie um e-mail para: marianne.policarpo@fundacaocdl-bh.org.br

e/ou projetos@fundacaocdl-bh.org.br com o assunto "quero ser voluntário" e os seguintes dados: ŸContatos: nome, e-mail, telefone

celular; ŸDisponibilidade de dias e horários; ŸTipo(s) de trabalho voluntário que tem disponibilidade para desenvolver.


ACONTECE

Newsletter Digital . Fevereiro | 2017 . Nº 57

PRESIDENTE DO CONSELHO CONSULTIVO DA FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA REALIZA DOAÇÃO DE CADEIRA DE RODAS

O presidente do Conselho Consultivo da Fundação CDL Pró-Criança e Governador Assistente do Rotary Club, Agmar Alves de Souza, realizou a entrega da doação de uma cadeira de rodas para Ana Liz Antunes, que possui microcefalia e má formação cerebral.

LIONS CLUB CONVIDA PARA O ‘BAZAR DA PECHINCHA’ Durante o mês de março, o Lions Club irá realizar o Bazar da Pechincha, para captação de recursos financeiros que serão destinados aos programas sociais da Fundação CDL Pró-Criança. Durante o bazar, serão vendidos roupas, calçados e acessórios, novos e seminovos, com preços bem acessíveis. As peças foram doadas por membros e parceiros do Lions Club. O evento será nos dias 10, 11 e 12 de março, das 9h às 16h, na Av. Silva Lobo, 1.820, bairro Nova Granada.

AJUDE A MELHORAR A VIDA DE MILHARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. FAÇA SUA DOAÇÃO E APÓIE OS PROJETOS SOCIAIS DA FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA! Banco do Brasil Agência 3494-0 | Conta 4639-6

Caixa Econômica Federal Agência 0094 | Conta 501.875-4 | Operação 003

www.fundacaocdl-bh.org.br

Av. João Pinheiro, 495 / 7º andar - Funcionários - BH/MG

(31) 3249-1791

F-Cdl Pró-Criança

company/fundação-cdl-pró-criança

@fcdlprocrianca

@FundacaoCDLBH

Fundação CDL Pró-Criança

Profile for Fundação CDL Pró-Criança

Fevereiro2017a  

Fevereiro2017a  

Advertisement