a product message image
{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade

Page 1

. Abril | 2017 . Nº 01

IN F O R M A T IV O INTERVENÇÃO URBANA CONTRA O JOGO "BALEIA AZUL’’ No dia 19 de abril, 35 aprendizes do módulo Mundo Jovem III realizaram uma intervenção urbana na Praça da Liberdade, em resposta às ações dos jovens que estão participando dos 50 desafios de “A Baleia Azul – O Jogo do Suicídio”. Por meio da proposição de desafios positivos aos transeuntes da Praça, a atividade buscou valorizar a vida e estimular as pessoas que passavam no local a terem atitudes voltadas para o bemestar, para o convívio social, para ações alegres e de ajuda ao próximo, entre outras. Alguns dos desafios propostos foram: ligar para uma pessoa especial, considerando aquela que a pessoa não conversava há bastante tempo; “arrancar” um sorriso da pessoa que estava ao lado; escrever uma palavra que simbolizava carinho no braço de uma outra pessoa; entregar flores às outras pessoas.

PROJETO AÇÃO & CIDADANIA No dia 26 de abril, 33 aprendizes participaram do Programa Ação & Cidadania, desenvolvido pela Junior Achievement. Na ocasião, os jovens assistiram à palestra do presidente da Sancruza Imóveis, Evandro Júnior, que contou a sua trajetória como empresário e ressaltou o quanto é importante cada jovem acreditar que é possível alcançar seus objetivos. Em seguida, a advogada Carolina Antunes apresentou como convidado o “Júlio Fessô”, que contou sua história desde a infância, com a entrada no mundo das drogas e a saída para se tornar referência como alguém que transformou a própria realidade e a realidade dos que moram no aglomerado do Morro do Papagaio. No segundo momento do evento, os jovens foram convidados a pensar em formas criativas de intervir em seu cotidiano, como iluminação pública, lixo urbano e programas de educação comunitária, etc. Ação & Cidadania - O projeto, coordenado pela Junior Achievement Minas Gerais, é realizado de forma voluntária e aborda temas relacionados a cidadania, ética, liderança e mercado de trabalho. Nele, os alunos assistem a palestras mensais, além de participar ativamente de programas voltados para a educação empreendedora. O intuito do Ação & Cidadania é contribuir para a melhoria do mundo e da sociedade ao redor, incentivando os estudantes a se destacarem na vida acadêmica e pessoal, tornando-se exemplos vivos de superação e persistência.


. Abril | 2017 . Nº 01

VAMOS FALAR DE ÉTICA? Durante o mês de abril, 32 turmas do Programa Educação & Trabalho (PET), desenvolveram o programa "Vamos Falar de Ética", em parceria com a Junior Achievement Minas Gerais. Ao total, 1049 aprendizes participaram da atividade, que propõe reflexões sobre os benefícios de uma conduta ética pessoal e profissional, contribuindo para a melhor compreensão de papel dos jovens como cidadãos. Os trabalhos foram realizados de maneira dinâmica, com história em quadrinhos, jogo de tabuleiro e registro de ideias, permitindo reflexões e discussões acerca da ética em suas diversas esferas: em casa, na escola, na empresa, no governo.

DISCUSSÕES SOBRE SAÚDE OCUPACIONAL No módulo Saúde Ocupacional, os aprendizes discutiram questões relacionadas à segurança do trabalho, como normas regulamentadoras e uso de equipamentos de proteção. No total, 963 jovens participaram da atividade, na qual trabalharam assuntos como: o conceito de saúde e a importância do bem-estar pessoal para o mercado de trabalho; questões relacionadas a acidentes de trabalho e as ações preventivas (utilização do equipamento de proteção individual – EPI e realização de ginástica laboral); a legislação relacionada ao tema, destacando a relevância do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. Durante o Módulo, os jovens aprendizes tiveram a oportunidade de elaborar o mapa de risco e avaliar as diversas situações que podem ocasionar algum acidente no local de trabalho. Ainda no módulo Saúde Ocupacional, outro tema abordado foi a Ergonomia e, pensando nisto, foi realizada uma atividade prática de Ginástica Laboral. A Ginástica Laboral é uma atividade realizada no próprio local de trabalho, de curta duração, que consiste na prática de exercícios compensatórios e de alongamento das principais estruturas musculares envolvidas nas tarefas ocupacionais diárias, tendo como objetivo a prevenção de doenças ocupacionais. Ela não provoca cansaço físico ou sudorese e é realizada com a própria roupa de trabalho. Para ilustrar as temáticas trabalhadas ao longo do Módulo, os jovens assistiram ao filme “O Operário”. O longa-metragem aborda a história de um operário e as diversas consequências em sua vida após um acidente de trabalho. O filme evidencia a necessidade de identificar os riscos à saúde do trabalhador, a importância de se dar a devida atenção aos detalhes que norteiam as atividades dentro da empresa, a negligência assumida por empregados e instituições em alguns casos e como um acidente de trabalho pode se transformar em uma tortura para os envolvidos. Depois do filme, os jovens debateram os aspectos abordados na história, considerando três eixos temáticos: as preocupações com a segurança no trabalho (normas e equipamentos), possíveis acidentes e saúde como bem-estar físico, mental e social. A mensagem que fica é que a prevenção deve ser entendida como algo primordial quando o assunto é saúde no local de trabalho.


. Abril | 2017 . Nº 01

INTEGRAÇÃO ENTRE ‘VETERANOS’ E ‘NOVATOS’ NO PET EM ‘‘OFICINA DE HABILIDADES’’ No dia 25 de abril, os aprendizes do Mundo Jovem III, que estão encerrando seus contratos de aprendizagem, elaboraram uma “Oficina de Habilidades” e aplicaram as tarefas na turma dos jovens que iniciaram o contrato este mês. Durante a oficina, os aprendizes em fase de término de contrato apresentaram os módulos do Programa Educação e Trabalho (PET) de maneira lúdica, na tentativa de demonstrar habilidades essenciais ao mercado de trabalho. As ações foram realizadas em forma de dinâmicas, leituras, improvisos, trabalhos em equipe e utilização de mídias digitais para a condução da oficina. Essa troca de experiências entre os aprendizes concluintes e os novatos ressaltou os benefícios de ser um jovem aprendiz.

VISITA GUIADA À BIBLIOTECA PÚBLICA

No dia 25 de abril, 60 participaram de visita guiada à Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, localizada na Praça da Liberdade. O objetivo da visita foi abordar o tema “Incentivo à Pesquisa”, presente no módulo de Língua Portuguesa I e II, além do incentivo à leitura e à busca pelo conhecimento. Durante a atividade, os jovens tiveram a oportunidade de percorrer os espaços da Biblioteca, conhecendo locais como “Coleções Especiais e Hemeroteca Histórica”, “Braille Periódicos e Infantojuvenil”, “Empréstimo, Passarela Cultural, Referência e Estudos e Sala de Estudos”, “Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães” e “Teatro José Aparecido de Oliveira”.

VISITA GUIADA AO HEMOMINAS A doação de sangue representa um ato de solidariedade que pode ajudar a salvar vidas. Pensando na real ideia de educação social, a Fundação CDL Pró-Criança levou, nos dias 25 e 26 de abril, 70 aprendizes ao Hemominas para que eles pudessem conhecer os procedimentos da doação de sangue e multiplicar as informações relacionadas ao processo. O objetivo da atividade é conscientizar os aprendizes sobre a importância da doação de sangue, além de esclarecer dúvidas e mitos sobre o ato e estimulá-los a se tornarem doadores. Durante a visita ao Hemominas, os aprendizes assistiram à palestra sobre a importância da doação de sangue e sobre como funciona todo o processo, além de terem a oportunidade de fazer um tour pelo local para conhecer as instalações da Fundação. Após a visita, alguns aprendizes se mobilizaram e já realizaram a doação sangue na hora.


. Abril | 2017 . Nº 01

A IMPORTÂNCIA DE SE DOMINAR O PORTUGUÊS Ao longo do Módulo Língua Portuguesa I e II, 31 aprendizes relembraram vários aspectos de relacionados a ortografia e gramática, essenciais para o desenvolvimento de atividades no mercado de trabalho, uma vez que construir textos e escrever as palavras corretamente são questões pertinentes à produção de documentos empresariais. Dessa forma, os jovens precisaram unir o conhecimento e a criatividade para desenvolver um texto com expressões literais soltas, estruturando-o no mesmo formato do texto “Circuito Fechado”, de Ricardo Ramos (https://goo.gl/RBBiJQ).

AJUDE A MELHORAR A VIDA DE MILHARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: APOIE NOSSOS PROJETOS SOCIAIS! FAÇA SUA DOAÇÃO: Banco do Brasil

Caixa Econômica Federal

Agência 3494-0 | Conta 4639-6

Agência 0094 | Conta 501.875-4 | Operação 003

SEJA VOLUNTÁRIO:

Envie um e-mail para marianne.policarpo@fundacaocdl-bh.org.br

www.fundacaocdl-bh.org.br

Av. João Pinheiro, 495 / 7º andar - Funcionários - BH/MG

(31) 3249-1791

F-Cdl Pró-Criança

company/fundação-cdl-pró-criança

@fcdlprocrianca

@FundacaoCDLBH

Fundação CDL Pró-Criança

Profile for Fundação CDL Pró-Criança

Abril  

Abril  

Advertisement