a product message image
{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade

Page 1

. Julho | 2019 . Nº 26 .

IN F O R M A T IV O INTRODUTÓRIO

APLICATIVO DE VENDAS: CURSOS PROFISSIONALIZANTES

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DO EX-APRENDIZ LUCAS GOMES

No dia 26 de julho, os aprendizes do Módulo Introdutório (manhã) apresentaram um aplicativo para vendas de cursos profissionalizantes que foi construído ao longo de todo o mês. Eles desenvolveram todas as etapas do aplicativo e também criaram um espaço onde o aplicativo pudesse ser utilizado. O momento contou com a interação e a participação dos aprendizes de outras turmas e alguns convidados. Essa atividade permitiu que os jovens desenvolvessem competências como trabalho em equipe e criatividade.

No dia 10 de julho, o ex-aprendiz e atual estagiário de psicologia da Fundação CDL Pró-Criança, Lucas Gomes, ministrou uma palestra para cerca de 40 jovens que estão iniciando a aprendizagem no Programa Educação & Trabalho (PET). Na ocasião, os aprendizes tiveram a oportunidade de aprender e conhecer um pouco mais sobre a trajetória e experiência profissional de Lucas, que iniciou a palestra contando sobre sua experiência como aprendiz na Fundação CDL, os desafios enfrentados e o quão valiosa foi essa experiência para o seu amadurecimento profissional e permanência no mercado de trabalho. Lucas relatou, ainda, a importância de os jovens sempre manterem atitudes positivas dentro das organizações, pois, mesmo sem experiência profissional, é possível deixar uma boa imagem por meio da pontualidade, vontade de aprender, criatividade e iniciativa. Ao final, ele ressaltou a importância de se ter foco, metas bem definidas e uma boa gestão financeira. O objetivo da palestra foi de motivar e orientar os jovens para sua iniciação profissional.


. Julho | 2019 . Nº 26 .

Módulo Específico III - ADM

VOCÊ COMPRA O PRODUTO OU A MARCA?

Para uma melhor compreensão do que é marketing, cerca de 210 aprendizes participaram, durante todo o mês de julho, do desafio “Teste Cego”. O teste cego é uma das ferramentas mais tradicionais de marketing para investigar a qualidade percebida dos produtos pelos consumidores. Ele consiste em uma pesquisa qualitativa experimental, que procura verificar o grau de funcionalidade, satisfação e aceitação de um produto na sua condição mais básica “in natural”, sem nenhuma das possíveis vantagens que posteriormente se lhe possam atribuir pelas estratégias de marketing. Para assim, testar as características puras e tangíveis do produto (sabor, textura, aroma, etc.) sem as possíveis influencias da marca e do marketing. Durante a atividade, os jovens puderam avaliar produtos da categoria “refrigerantes”, tendo realizado desafios em duplas para testar oito marcas. Dessa forma, os jovens analisaram os produtos sem saber de qual marca se tratava, com objetivo de demonstrar o quanto algumas variáveis de marketing afetam na decisão de compra de algumas marcas.

MARKETING – SATISFAÇÃO E FIDELIZAÇÃO No Módulo Específico III, cerca de 86 aprendizes tiveram a oportunidade de desenvolver atividades práticas sobre “Marketing”. Tais atividades tiveram como foco criar campanhas publicitárias para empresas fictícias, pensando na satisfação e fidelização dos clientes. Nessa atividade, os aprendizes puderam colocar todos os conteúdos trabalhados durantes esses três meses de Módulo, pensando na logística de cada setor, no administrativo de cada empresa e como o marketing pode fazer a diferença no comércio e serviço. Além disso, puderam perceber como a organização e a criatividade colaboram para um ambiente de trabalho produtivo e estruturado.


. Julho | 2019 . Nº 26 .

Módulo Específico II - Logística Módulo Específico II - Comércio e Serviço

GESTÃO DE PROJETOS

LINHA DO TEMPO DO MARKETING

No dia 15 de julho, aproximadamente 35 aprendizes participaram de uma atividade relacionada à Gestão de Projetos. O jogo “Banco Imobiliário” foi adaptado para os conteúdos desenvolvidos durante o módulo de modo que os jovens foram separados em equipes e estas deveriam ser organizadas em cargos referentes a um projeto. As regras do jogo também foram adaptadas de forma que ganhava o grupo que primeiro conquistasse duas regiões completas ou que tivesse mais dinheiro em caixa ao final do jogo. Além de desenvolverem competências relativas ao conteúdo Marketing, os aprendizes também puderam trabalhar técnicas de negociação, trabalho em equipe, estratégia, competências muito relevantes do ponto de vista profissional.

No mês de julho, cerca de 90 aprendizes do Módulo Específico III – Logística puderam conhecer mais sobre as diferentes ferramentas do marketing, bem como seus objetivos e estratégias, a fim de identificar e satisfazer as necessidades de todos os agentes envolvidos. Na última semana do Módulo, os jovens realizaram apresentações por meio de um plano de marketing e gestão de projetos, adaptando as temáticas desenvolvidas, como conceitos e ferramentas, à realidade das empresas. A apresentação foi feita em formato de “linha do tempo”, demonstrando a origem até os dias atuais. A atividade também possibilitou o desenvolvimento de outros aspectos como, relação interpessoal, criatividade, flexibilidade, comunicação e técnicas de vendas, tanto de produtos quanto de serviços.


. Julho | 2019 . Nº 26 .

Módulo Língua Portuguesa I e II

VISITA À BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL LUIZ DE BESSA

PORTUGUÊS E SUAS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES Durante o módulo de Língua Portuguesa I e II, as turmas do cronograma de 6 horas tiveram a oportunidade de estudar sobre os diversos modelos de cartas utilizados no Brasil. Na atividade prática, os jovens fizeram cartas para outros aprendizes, com o objetivo de aprender sobre a padronização utilizada em diversos documentos comerciais. Além desta atividade, os aprendizes também trabalharam o regionalismo e diversidade linguística brasileira. Divididos em pequenos grupos, eles falaram dos “sotaques” de cada região e as suas riquezas. Um outro aspecto desenvolvido no módulo foi o uso da linguagem formal, as normas cultas, novo acordo ortográfico e regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

No Módulo de Língua Portuguesa I e II, os aprendizes do cronograma de seis horas visitaram a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, localizada no Circuito Cultural da Praça da Liberdade. Os jovens, guiados por bibliotecários, percorreram todos os setores da Biblioteca e puderam conhecer um pouco mais sobre a importância do espaço no cenário nacional. O último setor visitado foi o de Braille, onde um monitor que é deficiente visual mostrou o quanto a biblioteca ajuda na inclusão das pessoas cegas em diversas áreas e, além disso, ele também explicou como são escritos os livros em Braille e convidou os jovens a serem leitores voluntários. Os guias finalizaram a visita falando da importância da leitura em diversos contextos. Ao final, os jovens que tiveram interesse puderam se registrar na Biblioteca e fazer a carteirinha para pegar livros emprestados. Essa proposta de trabalho visa despertar nos jovens a importância da escrita e leitura para todos os âmbitos de suas vidas.


. Julho | 2019 . Nº 26 .

Unidade Muriaé – Atividades do Módulo “Acessibilidade” MUNDO JOVEM III

SIMULAÇÃO DE UM PROCESSO SELETIVO No dia 17 de julho, cerca de 20 jovens que estavam finalizando o contrato de aprendizagem tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre processo seletivo com a psicóloga e supervisora de Recursos Humanos da Fundação CDL, Isabela Medeiros. Na ocasião, os jovens simularam a participação de todas as etapas de um processo seletivo a partir de uma vaga fictícia. Sendo assim, os jovens realizaram a apresentação pessoal, preencheram inventários de personalidade e participaram de uma dinâmica em grupo. Ao final, Isabela deu feedback para todos os "candidatos" apontando questões relevantes para um bom desempenho em processos seletivos, tais como: cuidado com as gírias e vícios de linguagem, postura profissional, conhecimento sobre a empresa, currículo sem erros e direcionado para a vaga, vestimenta adequada para o cargo, entre outras questões. O objetivo da proposta foi orientar e melhor preparar os aprendizes para futuros processos seletivos que irão participar.

ACESSIBILIDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Durante o mês de julho, cerca de 80 aprendizes da unidade Muriaé/MG participaram de palestras voltadas para o tema Acessibilidade, que é um dos 16 módulos ministrados durante a aprendizagem. A acessibilidade está intimamente associada ao direito de ir e vir de qualquer cidadão, ou seja, todos têm direito a utilizar os espaços que a cidade oferece, sem qualquer obstáculo que possa limitar esse acesso, garantindo autonomia (total ou assistida), e mais importante, segurança. A professora e intérprete de Libras, Luíza Lopes, deu uma aula em libras e falou da importância da Língua Brasileira de Sinais para a inclusão de mais pessoas nos diversos espaços e em especial no mercado de trabalho. Já os palestrantes Jonatas, Thobias e Eli Júnior, que são surdos, contaram suas experiências quanto à acessibilidade e também às limitações de viver em uma sociedade ouvinte. A partir dos conteúdos e palestras, foi possível despertar nos jovens um olhar diferenciado para a diversidade e inclusão, além de despertar a empatia, característica fundamental para a construção de bons relacionamentos interpessoais e profissionais.


. Julho | 2019 . Nº 26 .

Atividade Interdisciplinar

PALESTRA ‘O INSTAGRAM É O SEU NOVO CURRICULUM’

No dia 23 de julho, os aprendizes do Programa Educação & Trabalho (PET) tiveram a oportunidade de participar da palestra 'O Instagram é o seu novo curriculum', ministrada pela digital influencer, Mariana Couto. Relações Públicas e Publicitária com pós-graduação em Gestão de Marketing Estratégico, Mariana trabalha há mais de 14 anos com comunicação e marketing e, atualmente, é empreendedora do ramo de publicidade. Além disso, ela é Social Media, especialista em Marketing Digital e Inbound Marketing com foco em auxiliar empreendedores que querem desvendar as ferramentas do Marketing e do Instagram para gerar mais venda e credibilidade. Durante a palestra, ela falou a respeito da forma como os muitos jovens, em seu primeiro emprego, usam a rede social de forma despretensiosa e, muitas vezes, comprometem sua imagem pessoal por isso. Ela levou uma reflexão sobre marketing pessoal e mostrou um pouco sobre como construir uma imagem na rede com um verdadeiro propósito! Afinal, segundo ela, “o Instagram não é sobre você e sim sobre o que você faz pelo outro! Quando as pessoas entenderem isso, verdadeiramente, conseguirão resultados muito mais expressivos e sólidos”, ressalta Mariana.

PARCERIA COLETIVO COCA-COLA Em mais uma parceria com o Coletivo Coca-Cola, do dia 8 a 12 de julho, a Fundação CDL Pró-Criança promoveu as Oficinas Introdutórias ao Mercado de Trabalho no espaço da Obra Kolping de Minas Gerais, localizado no bairro Coqueiros. As oficinas foram ministradas pelo instrutor de treinamento, Felipe Marques, e contemplou 21 jovens da região. Essa etapa faz parte do processo de seleção dos jovens para serem inseridos no Programa Educação & Trabalho (PET) que, além de promover uma aprendizagem sobre o meio corporativo, avalia o perfil dos candidatos. Dessa vez, o instrutor aproveitou o dia nacional da pizza (10 de julho) para que os participantes experimentassem a sensação de serem chefes e utilizassem, de maneira lúdica, a imagem da pizza como uma empresa. Nessa receita, os ingredientes tradicionais deram lugar para elementos que "dão mais sabor" ao mercado de trabalho, como o entusiasmo, a responsabilidade, a vontade de aprender, a comunicação eficiente, a criatividade, entre outros.


. Julho | 2019 . Nº 26 .

Atividade Interdisciplinar

VAMOS FALAR DE ÉTICA No dia 5 de julho, cerca de 25 aprendizes do Módulo Introdutório (manhã), do Programa Educação & Trabalho (PET), tiveram a oportunidade de participarem do programa “Vamos falar de ética”, promovido pela Junior Achievement em parceria com a American Tower, empresa de infraestrutura de comunicações. O programa Vamos Falar de Ética trabalha os conceitos de ética, cultura, dilema, cidadania, julgamento, senso crítico, política, valores e tomada de decisões. A atividade levou aos jovens reflexões sobre os benefícios de uma conduta ética em suas vidas pessoal e profissional, discute a temática a partir de dilemas comuns no cotidiano das pessoas. A ética é um dos conteúdos trabalhados nesse módulo, sendo de grande contribuição ao aprendizado dos jovens participar deste treinamento. Cinco voluntários da American Tower participaram da aplicação, além da Especialista em Comunicação e Responsabilidade Social, Nina Salgado, que veio de São Paulo acompanhar o programa. “O programa veio trazendo muitas ideias, pensamentos e conhecimentos interessantes, nos dando uma nova visão sobre ética. Além disso, englobou várias coisas que aumentaram nossa curiosidade e agora conseguimos entender e trocar ideias sobre. Achei excelente e amei o aprendizado” relata a aprendiz, Lyvia Gabrielly. “O intuito do Vamos Falar de Ética é levar reflexões sobre os benefícios de uma conduta ética no dia a dia pessoal e profissional, contribuindo para a formação de cidadãos mais éticos e atuantes em suas comunidades”, informa a gerente Geral da Junior Achievement, Brenda Santos. Além disso, o programa já foi reconhecido como uma iniciativa de fomento à integridade social e à cidadania pela campanha #todoscontracorrupção, do Conselho Nacional do Ministério Público.

AJUDE A MELHORAR A VIDA DE MILHARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

APOIE OS PROJETOS SOCIAIS DA FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA! FAÇA SUA DOAÇÃO:

SEJA VOLUNTÁRIO:

Banco do Brasil

Caixa Econômica Federal

Agência 3494-0 | Conta 4639-6

Agência 0094 | Conta 501.875-4 | Operação 003

Envie um e-mail para marianne.policarpo@fundacaocdl-bh.org.br

Av. João Pinheiro, 495 / 7º andar - Funcionários F-Cdl Pró-Criança

@fcdlprocrianca

(31)

3249-1791

@FundacaoCDLBH

(31) 97362-1338

company/fundação-cdl-pró-criança

www.fundacaocdlbh.org.br Fundação CDL Pró-Criança

Profile for Fundação CDL Pró-Criança

Informativo PET - Julho / 2019  

Informativo PET - Julho / 2019

Informativo PET - Julho / 2019  

Informativo PET - Julho / 2019

Advertisement