Religião e Política: medos sociais, extremismo religioso e as eleições 2014

Page 85

Luiz Fernando Pezão

R e li g iã o e Polít i ca : me dos soc iais, ex t rem ismo re l ig ios o e as e l e iç õe s 2014

Nascido no município de Piraí, no Sul Fluminense, em 29 de março de 1955, Luiz Fernando Pezão é formado em economia e administração de empresas. Foi consultor de empresas na iniciativa privada antes de ter sido eleito vereador pela primeira vez em Piraí no ano de 1982.

84

Em 1996, tornou-se prefeito do mesmo município, se reelegendo em 2000. As suas gestões ganharam projeção em decorrência da implantação do projeto “Piraí Digital”, que garantia a oferta de internet em espaços públicos da cidade. A iniciativa, amplamente reconhecida, garantiu a ele uma série de premiações nacionais e internacionais, além de ter sido um dos principais “cartões de visita” do político para o público em geral. Foi através do Piraí Digital que foi apresentado aos eleitores que o desconheciam quando concorreu a vice-governador na chapa encabeçada por Sérgio Cabral e que teve seu nome popularizado no pleito de 2014. Pezão ainda foi Presidente da Associação de Prefeitos dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Apremerj) por dois períodos, atuando como interlocutor dos interesses dos municípios do interior na Alerj e junto ao governo do estado. Em 2005, foi nomeado subsecretário estadual de Governo e de Coordenação pela governadora Rosinha Matheus, tendo assumido a titularidade da pasta no ano seguinte, quando Anthony Garotinho, então secretário, renunciou ao cargo para disputar as eleições presidenciais daquele ano. Nos períodos de 2007-2010 e 2011-2014 foi vice-governador dos governos de Sérgio Cabral (PMDB), quando também atuou como secretário estadual de obras – entre outras ações, a secretaria era responsável por obras do chamado PAC Favelas (obras de infraestrutura e urbanização no Complexo do Alemão, em Manguinhos, no Pavão-Pavãozinho/Cantagalo e na Rocinha) e pela construção do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro. Além disso, atuou como coordenador da Coordenadoria Executiva dos Projetos e Obras de Infraestrutura do Estado do Rio de Janeiro. Após a renúncia de Cabral, assumiu o governo do estado em 04 de abril de 2014, candidatando-se à reeleição no mesmo ano. Além da sua experiência como prefeito e do papel de “interlocutor dos prefeitos e municípios do interior do estado”, a campanha de Pezão articulou-se em torno das “conquistas” e “avanços” obtidos nos últimos oito anos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.