Issuu on Google+

APRESENTAÇÃO

GRUPO FULL JAZZ


SOBRE O GRUPO

FULL JAZZ


O Grupo Full Jazz de Comunicação, fundado em 1996, mostrou seu primeiro exemplo de inovação ao adotar a metáfora de uma banda de jazz como inspiração para seu modelo de gestão: um modelo em que a criatividade, ousadia, flexibilidade, simplicidade e um grande espírito de equipe formam uma estrutura conceitual e operacional fortalecendo uma alma vigorosa e profundamente marcada pela ética e sustentabilidade. Além de seu grande talento em Criatividade e Branding, o Grupo Full Jazz é também reconhecido no mercado pela sua experiência e habilidade em ajudar empresas e marcas em direção a visões, práticas e linguagens voltadas ao novo paradigma sustentável.


COMO SURGIU O GRUPO O Grupo Full Jazz nasceu, como o próprio jazz, de uma grande mescla de experiências nacionais e internacionais vividas por um grupo de talentos que escolheu Christina Carvalho Pinto como sua band leader. Após liderar o Grupo Young & Rubicam como sócia e presidente durante sete anos e tendo recebido os mais importantes prêmios nacionais e internacionais, Christina decidiu voltar a se divertir criando um grupo inspirado no design alegre, irreverente e flexível de uma banda de jazz.

Foi no início de agosto, em 1996, antes de Peter Drucker declarar que as corporações deveriam se transformar em bandas de jazz. Antes que o Ph.D. de Harvard, John Kao, escrevesse o emblemático livro Jamming: Arte e A Disciplina da Criatividade na Empresa. Intuição? Visão? Sincronicidade. No final do terceiro ano do provocativo e bem-sucedido lançamento do Grupo, a Fundação Dom Cabral, uma das mais respeitadas escolas de negócios no Brasil, escolheu o

Grupo Full Jazz como o melhor exemplo de inovação empresarial do país. Depois da fundação do Grupo Full Jazz, Christina , foi duas vezes eleita pelos assinantes da revista Forbes e do jornal “Gazeta Mercantil” “A Mulher Mais Influente do Brasil no Setor de Marketing e Comunicação”.


NOSSAS CRENÇAS ACREDITAMOS QUE, NESSE TEMPO DE GRANDES MUDANÇAS NO MUNDO (MUDANÇAS CLIMÁTICAS, NOVOS MODELOS MENTAIS, SOCIAIS, ECONÔMICOS ETC.), A INOVAÇÃO IMPLICA NUM PROFUNDO SENSO DE ÉTICA E SUSTENTABILIDADE.

Observamos que os grandes desafios globais deste século são as oportunidades mais estimulantes às mentes criativas. Tudo o que compreendemos como criatividade no mundo das comunicações não é o suficiente. É hora de acordar e ir muito além, criando novas visões para o setor, para nossos clientes, para todos os stakeholders e a sociedade de forma geral. Nossos valores e crenças estão claramente presentes em tudo o que fazemos. É por isto que a marca Full Jazz é hoje tão forte no mercado e o Grupo é reconhecido como Símbolo de Inovação, Ética e Sustentabilidade no Setor de Comunicações. A chave do Grupo Full Jazz é a Inovação e nosso valor maior é a combinação do Poder das Ideias com o Poder da Consciência. A síntese desse nosso

posicionamento diferenciado no mercado cabe em duas palavras: CONSCIÊNCIA CRIATIVA. Essa visão avançada vem trazendo grandes resultados para nossos clientes.

MISSÃO EMPRESARIAL Elevar ao máximo os resultados para as marcas de nossos clientes, com impactos positivos para todos os stakeholders.

VISÃO Ser referência mundial na capacidade de somar o poder das ideias ao poder da consciência.


SOMOS UMA BUTIQUE EXCLUSIVA. O Grupo Full Jazz se desenvolveu como uma butique com cinco unidades, trabalhando de forma multidisciplinar, num sistema de 360 graus que inclui uma consultoria pioneira e evolucionária para organizações e marcas sustentáveis.

Full Jazz Propaganda: Nossa experiência mostra que não são as pessoas que deixaram de prestar atenção na propaganda. É a propaganda que precisar prestar mais atenção nas pessoas.

Full Trends: Eventos, promoções, marketing de guerrilha, endomarketing, marketing de experiência e o inacreditável mundo das novas disciplinas fora da caixa.


Full Jazz Digital: todos os mecanismos de criação e fortalecimento de marcas via internet: da criação de websites e portais até eventos, promoções, propaganda, turbinagem e mensuração de redes sociais etc.

The Key: consultoria que contribui, de forma inovadora e eficaz, com organizações interessadas em prosperar na nova economia. Dos eixos da sustentabilidade aos novos indicadores e à política de incentivos fiscais.

Conteúdos com Conteúdo: produção e criação de conteúdos inovadores e transformadores para todos os tipos de mídia: programas para TV, rádio, internet e outras plataformas. A Conteúdos com Conteúdo tem centenas de programas de TV e boletins para rádio produzidos e exibidos. A plataforma multimídia Mercado Ético (www.mercadoetico.com. br) é um dos produtos destacados da Conteúdos com Conteúdo.


CHRISTINA CARVALHO PINTO Presidente do Grupo Full Jazz e S贸cia-Presidente da The Key

LUIZ LOBO

Presidente da Full Jazz Propaganda


LUIZ ANTONIO SOUSA Diretor Fianceiro da Full Jazz Propaganda

JOテグ FRANCISCO SANTOS Sテウcio-Diretor da The Key


CLIENTES Na área de Estratégia e Comunicação, atendemos hoje: Chery Veículos, Copersucar, Transitions, Brasilprev, Mahindra Tratores, Mahindra Automóveis, Motos Benelli, Motos Keeway, Atacadão, Elog e Keppe Motors (start-up de grande inovação TR AT ORES em linha branca e aparelhos domésticos). Na área de Consultoria para Sustentabilidade, nossa coligada The Key, ao longo dos últimos 15 anos, vem desenvolvendo e implementando projetos para: Ecorodovias, Unilever, Natura, Philips, Accenture, Sanofi, Liberty Seguros e outros.

AUTOMÓVEIS


CREDIBILIDADE E RECONHECIMENTO INTERNACIONAL • A Fundação Dom Cabral elegeu o Grupo Full Jazz como o melhor exemplo de inovação empresarial do país; • O Grupo Full Jazz recebeu o prêmio Marketing Best; • A convite do movimento internacional BAWB – Negócios como Agentes de Benefício para o Mundo, o Grupo Full Jazz é atualmente a única empresa de comunicação a fazer parte deste movimento (o case / história do Grupo Full Jazz foi apresentado na Western Case University, em Cleveland, por seu posicionamento único e relevante); • Em 2005, Christina Carvalho Pinto foi eleita “Um dos Dez Maiores Empreendedores Brasileiros”, pela revista Empreendedor;

• Em votação aberta pela internet, Christina Carvalho Pinto foi eleita em 2006 como “O Profissional de Maior Significado Para a Criação Publicitária no Brasil nos últimos 20 Anos”; • Em votação aberta pelos assinantes da Forbes e da Gazeta Mercantil, Christina foi eleita duas vezes como “A Mulher Mais Influente do Brasil no Setor de Marketing e Propaganda” (2004 e 2007); • Em 2008, Christina se tornou a única profissional de propaganda a receber o prêmio “Grand International” do IVE – Imagens e Vozes de Esperança (www.ivoh.org) – movimento global por uma mídia mais ética e construtiva;

• Em 2010, a Full Jazz recebeu o Prêmio Eco da AMCHAM – Câmera Americana de Comércio, pelo seu posicionamento único e relevante; • Christina foi duas vezes indicada para o Prêmio “Femme D´Affaires”, promovido pela Vêuve-Clicquot; • Christina foi eleita a “Profissional da Década” pela ABRACOMP – Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda.


CHRISTINA CARVALHO PINTO Presidente do Grupo Full Jazz e S贸cia-Presidente da The Key


POSICIONAMENTO FULL JAZZ NO MERCADO A Full Jazz é uma agência de médio porte posicionada como uma grife que se diferencia por um atendimento de “private agency” (proximidade, entendimento e presença das lideranças no dia-a-dia), pela alta criatividade e flexibilidade operacional, a qual permite atender com qualidade clientes de todos os portes, com agilidade e eficiência. Tem capacidade de criar projetos inovadores de comunicação integrando diferentes disciplinas: digital, eventos, promoções, mídia e não mídia. Um dos principais atrativos da Full Jazz é a força da sua marca, que ultrapassa largamente a dimensão atual da empresa, constituindo grande oportunidade de ampliação do negócio. O reconhecimento e admiração do mercado pela Full Jazz e pela sua fundadora, profissional de grande renome no segmento, constitui importante facilitador para a aquisição de novos clientes, considerando que essa característica é ainda muito pouco aproveitada.

Acrescenta-se a esse perfil, num momento em que a sustentabilidade ganha atenção e espaço no mundo corporativo, um diferencial cada vez mais valorizado no mercado: knowhow robusto e pioneiro no campo das marcas sustentáveis, no Brasil: - o único grupo de comunicação que possui uma empresa estruturada e especializada em consultoria para PROSPERAR NA NOVA ECONOMIA, a The Key, que poderá fazer parte da possível negociação com novos sócios/ investidores. - realiza ações internas até o presente momento não identificadas em outras agências, por exemplo: inventaria e neutraliza as suas emissões de CO2, realiza programa interno de reciclagem, além de programas de desenvolvimento pessoal e qualidade de vida para os colaboradores (descritos a seguir);

- dedica forte atenção ao impacto de seu produto final sobre os seres humanos e o Planeta, adotando critérios para o planejamento e criação da comunicação, baseados em valores (com alta criatividade!); - adota critérios claros para a escolha de clientes, não atendendo empresas de bebida alcoólica, tabaco ou eventuais empresas com impacto negativo relevante ao meio ambiente à sociedade.

ESTRATÉGIA COMPETITIVA E OPERAÇÕES. Os empreendedores acreditam que a estratégica competitiva e suas operações só fazem sentido pelo fato de estarem extremamente correlacionadas com as raízes, valores, visão e missão das empresas que atuam com a marca Full Jazz.


PONTOS-CHAVE DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA:

RECONHECIMENTO DO MERCADO PELA ESTRATÉGIA ADOTADA:

- Ampliar a visibilidade da marca e seus eixos de atuação, melhor monetizando seu posicionamento inovador e produtos diferenciados;

• Conforme já mencionado, a Full Jazz foi a única empresa do setor premiada pela FDC – Fundação Dom Cabral como exemplo de inovação empresarial no país;

- Capitalizar a força e reputação da marca para atrair novos clientes; - Aprimorar a gestão interna para garantir a fidelização dos clientes atuais e a rentabilidade da operação; - Definir um claro plano de prospecção de novos clientes com perfil adequado ao posicionamento e aos diferenciais do Grupo.

• As empresas que atuam com a marca Full Jazz foram as únicas no setor a ganhar o prêmio ECO, promovida pela Amcham em parceria com o Jornal Valor Econômico. O prêmio ECO é a mais respeitada premiação para empresas no âmbito da sustentabilidade; • As empresas que atuam com a marca Full Jazz também receberam o prêmio MARKETING BEST por seu desenho empresarial inovador;

• As empresas que atuam com a marca Full Jazz foram as primeiras do grupo de comunicação a receber, do Instituto Akatu para o consumo consciente, a avaliação máxima em práticas voltadas ao consumo consciente; • As empresas que atuam com a marca Full Jazz foram as únicas do grupo de comunicação convidado a expor case de sucesso no BAWB – Business as na agente of world benefit; • As empresas que atuam com a marca Full jazz foram as únicas do setor de comunicações escolhidas para desenvolver a estratégia e execução criativa do “Projeto Global para a Disseminação da Sustentabilidade e dos Valores Humanos”, pela ONU – Organização das Nações Unidas.


OPERAÇÃO As empresas que atuam com a marca Full Jazz funcionam inspiradas no modelo de Banda de Jazz. Profissionais de diferentes áreas trabalham em células circulares, atendendo juntos a um cliente ou um pequeno grupo de clientes. Assim como nas bandas de Jazz, há menos hierarquia e mais proximidade com os clientes; mais flexibilidade, mais espaço para o insight, a criatividade, a liderança compartilhada e a leveza na forma de atuar. Menos de um mês após o lançamento da Full Jazz, Peter Drucker deu uma entrevista à revista Wired, nos EUA, na qual afirmava que as corporações deveriam se transformar em bandas de jazz. A visão premonitória e inovadora que, desde o primeiro momento, fez parte do mundo Full Jazz, é um dos pontos fortes da fundadora, Christina Carvalho Pinto, e das marcas positivas que ela imprimiu nas empresas em que atuou ao longo de sua premiada trajetória.

Hoje a Full Jazz conduz todas as operações a partir da sede em São Paulo. Para clientes com demandas regionais específicas, a Full Jazz atua na forma de parcerias operacionais, já estabelecidas em todas as regiões do País.

CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA FATURAMENTO O faturamento dos serviços prestados a estes clientes obedece a um fluxo natural de originação de receitas, comissões e repasses de acordo com as características de cada contrato. De forma a permitir um melhor entendimento, encontramse detalhadas a seguir a as principais modalidades de receitas originadas: • Comissões de mídia – percentual sobre os valores de investimento em veículos de comunicação, Televisão, rádio, jornais, revistas, etc. (Obs: percentuais variáveis de acordo com as verbas e negociações; média de 15%)

• Honorários sobre produção de peças gráficas e eletrônicas dos clientes. (Obs: percentuais variáveis de acordo com as negociações; média de 10%) • Custos internos de criação, que seguem a Tabela do Sindicato das Agências de Publicidade. • Honorário mensal – alguns clientes pagam um honorário mensal, baseado na demanda gerada. • Bonificação de volumes – Os veículos de comunicação revertem para as Agências, a título de incentivo, percentual sobre os valores autorizados pela Agência.


VISÃO PROSPECTIVA (PREMISSAS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO)

Os empreendedores consideram, para efeito de elaboração do seu plano de negócio, as seguintes premissas operacionais, que visam a aumentar a participação no mercado das empresas que atuam com a marca Full Jazz, objetivando o aumento de seu faturamento através do lançamento de novos produtos e da conquista de novos clientes que valorizem este novo paradigma:

• Lançamento do CLUBE FULL JAZZ DE CONHECIMENTOS AVANÇADOS: clube nacional e internacional com sócios pagantes, que distribui mensalmente os mais avançados conhecimentos do universo das comunicações. (Existe demanda de conhecimentos diferenciados e inovadores no setor e ninguém está oferecendo. O público inclui agências, profissionais, academias, professores, estudantes etc. etc).

• Ganhos de escala, tendo em vista a alta sensibilidade da rentabilidade com a chegada de novos clientes de porte;

• Aprimoramento dos processos internos, investimento em comunicação do Grupo, consequente aceleração de prospecções de novos negócios e foco nos resultados financeiros.

• Garantia de manutenção do sócio Luiz Lobo (que tem liderança sobre as equipes e excelente relacionamento com os clientes) como presidente da agência.

• Gestão operacional mais eficiente e padronizada; • Presença da fundadora Christina Carvalho Pinto por um ano no conselho da empresa, garantindo uma transição de qualidade para os novos acionistas.


SOBRE A FUNDADORA

CHRISTINA CARVALHO PINTO Christina Carvalho Pinto é referência nacional e internacional por sua liderança na criação de novas visões para marcas e para a mídia, aliando o poder das ideias ao poder da consciência. Empresária, estrategista, comunicadora e, acima de tudo, revolucionária. Primeira mulher na América Latina a presidir um mega grupo multinacional, o Grupo Young & Rubicam, que liderou como sócia por 7 anos. Presidente e sócia do Grupo Full Jazz de Comunicação, eleito pela Fundação Dom Cabral como o melhor exemplo de inovação empresarial no País (www.fulljazz.com.br).

Líder da plataforma multimídia Mercado Ético, a mais completa do mundo sobre sustentabilidade. Neste projeto, Christina se associou à economista evolucionária Hazel Henderson, uma das mentes mais respeitadas internacionalmente no âmbito da reconstrução macroeconômica global (www.mercadoetico.com.br e www. hazelhenderson.com). Sócia-presidente da Conteúdos com Conteúdo, empresa que cria e produz conteúdos inovadores e transformadores para todas as mídias, com mais de 200 programas de TV produzidos e exibidos em diferentes redes de TV e internet. Em setembro de 2010, Christina fundou a iniciativa SHIFT- Agentes Transformadores. Um grupo de que reúne grandes lideranças empresariais com foco no legado pessoal e na disseminação dos valores, práticas e experiências da Liderança Empresarial Transformadora.

Em 2005, Christina foi eleita “Um dos Dez Maiores Empreendedores Brasileiros”, pela revista Empreendedor. Em 2006, em votação aberta pela internet, Christina foi eleita “O Profissional de Maior Significado para a Criação Publicitária no Brasil nos últimos 20 Anos”. Eleita duas vezes (2004 e 2007) “A Mulher Mais Influente do Brasil no setor de Marketing e Publicidade”, pelos assinantes da revista Forbes e do jornal Gazeta Mercantil. É embaixadora brasileira do Women’s Forum for Economy & Society, na França. Duas vezes indicada para o Prêmio “Femme D’Affaires”, promovido pela Vêuve-Clicquot. Coleciona centenas de prêmios nacionais e internacionais, de leões em Cannes ao de “Profissional da Década” pela


ABRACOMP – Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda. Christina conduz semanalmente o programa de TV Novos Tempos, que vai ao ar pela plataforma multimídia MERCADO ÉTICO. Novos Tempos traz tudo sobre inovação: tecnologias limpas, novos modelos mentais, novos comportamentos e estilos de vida, empregos verdes, energias renováveis, investimento sustentável etc. Articulista e palestrante de renome internacional, com discursos proferidos em encontros da ONU, Wharton University, Women’s Forum, Green Media Show e outros ambientes privilegiados.

Christina atuou por 6 anos como conselheira da AMCHAM – American Chamber of Commerce, tendo presidido o Comitê de Sustentabilidade do board; durante 15 anos, foi Vice-Presidente do board do WWF-Brasil; durante 4 anos, participou do conselho da FGV- Fundação Getúlio Vargas. Hoje faz parte dos boards: CDP – Carbon Disclosure Project; Ethical Markets LLC (board mundial); IVOH – Images & Voices of Hope (diálogo planetário por uma mídia mais ética e construtiva – board mundial); Shift- Agentes Transformadores (www.shift.org.br) Seu pensamento inovador está destacado em mais de 20 livros de diferentes autores.

Conheça a trajetória e o pensamento de Christina acessando www.fulljazz. com.br e www.mercadoetico.com.br.


POLÍTICAS DE SUSTENTABILIDADE DO GRUPO

Full Jazz é o primeiro grupo de comunicação Carbono Zero do mercado. Compensamos as emissões de Gases de Efeito Estufa das nossas atividades por meio do mecanismo do Desmatamento Evitado, em áreas com estoque de carbono auditado e acompanhado, no Paraná. Fazemos reciclagem de resíduos sólidos e adotamos metas de economia água e energia, estimulando os funcionários por meio de campanhas internas. No que se refere ao nosso produto, desde a nossa fundação não atendemos empresas com produtos danosos ao ser humano, tais como bebidas alcoólicas e tabaco, tendo inclusive aberto mão de receitas significativas em função desta política.

Adotamos critérios éticos na criação das estratégias, campanhas e demais projetos de comunicação (eventos, promoções, dentre outros) apresentados aos clientes, preservando e valorizando a criatividade como elemento essencial em nosso negócio; em defesa da verdadeira inovação, repudiamos abordagens danosas aos valores essenciais, que estimulem o consumo desenfreado e aleatório daquilo que não é necessário, que criem estereótipos depreciativos das pessoas e da realidade, que estimulem a mentira, o individualismo, o materialismo, o medo, a culpa, o ego, a intolerância. Pelo contrário, buscamos sempre uma criatividade que contribua para elevar a autoestima


das pessoas e para fortalecer valores, como transparência, ética, saúde, afeto, humor, família, conexão com a natureza, coletividade. Obviamente, isso sempre numa visão de geração de valor e resultados tangíveis para nossos clientes e suas marcas, contribuindo assim para que eles atinjam patamares de posicionamento no mercado mais qualificados e adequados aos novos tempos. Desde a fundação do Grupo Full Jazz, estimulamos também o mercado a incorporar os valores mais elevados nos processos de comunicação (empresas e agências), com a realização de centenas de palestras e artigos da fundadora Christina Carvalho Pinto e outros líderes

do Grupo Full Jazz em múltiplos ambientes de disseminação. Referente à relação com o público interno, a Full Jazz desenvolve uma série de atividades voltadas à qualidade de vida e expansão da consciência dos colaboradores. Destacamos: treinamentos multidisciplinares voltados não apenas às áreas técnicas, mas também à expansão da consciência; acupuntura; massagem; e a prática do just-aminute (a cada hora toca uma música inspiradora durante um minuto, quando todos interrompem suas tarefas para um relaxamento mental).



Fulljazz portugues print