Page 1

II Seminário Nacional de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Local 17 a 19 de maio de 2010 CUICA - Universidade Federal do Tocantins TRABALHOS CIENTÍFICOS 1. 2. 3. 4. 5. 6.

Normas para inscrição e envio dos trabalhos Roteiro para envio eletrônico dos trabalhos Roteiro de preparação do corpo do trabalho Processo de avaliação de trabalhos Roteiro de avaliação de trabalhos de investigação científica Guia para confecção do pôster

1. Normas para inscrição e envio dos trabalhos Inscrição

Todos os trabalhos só poderão ser inscritos eletronicamente, através do site www.uft.edu.br. Todos os trabalhos selecionados deverão ser exibidos como PÔSTER. Envio dos trabalhos

Os trabalhos serão submetidos na forma de pequena comunicação (brief report) e deverão obedecer aos limites do formulário ON LINE, entre os dias 01/05/2010 até o dia 12/05/2010. IMPORTANTE: 1. Será aceito 1 (um) Trabalho por autor principal. Os trabalhos em desacordo com as normas aqui estabelecidas não serão avaliados. ATENÇÃO O autor principal ou o apresentador deverão estar inscritos, com a taxa de inscrição quitada até dia 10 de maio. Caso contrário, o mesmo será rejeitado pela comissão científica.

2. Roteiro para envio eletrônico dos trabalhos O envio dos trabalhos será realizado EXCLUSIVAMENTE no formato eletrônico a partir do site: www.uft.edu.br. 1. O autor principal deverá preencher o cadastro, com as suas referências pessoais. É necessário um cadastro individual para cada autor que submete os trabalhos. O título acadêmico máximo, sobrenome e nome, a instituição a que está vinculado, o endereço completo, seus telefones, fax do trabalho ou residência e e-mail do autor principal, devem ser preenchidos no formulário eletrônico disponibilizado para tal.


2. No início do processo de submissão eletrônica, o autor deve definir quantos co-autores (limite: 1 autor e até 7 co-autores) e instituições (limite até 7 Instituições). Nome dos autores e Instituição, de tamanho uniforme, será formatado pelo próprio sistema de envio eletrônico. Cada trabalho enviado recebe um número. 3. Em seguida, ao preencher os nomes dos autores e co-autores e as respectivas Instituições, a pessoa responsável pela submissão do trabalho deve selecionar o apresentador do mesmo dentre os nomes incluídos na submissão. 4. Na etapa seguinte deve-se indicar a área do conhecimento que mais se relacione com o fundamento do estudo. Vide abaixo as áreas do conhecimento. ► Educação, comunicação e informação e saúde; ► Políticas Públicas, sistemas e programas de saúde; ► Vigilância em Saúde; ► Saúde, ambiente e sustentabilidade; ► Direito, saúde e cidadania.

5. A primeira página de texto deve incluir o título completo do artigo. Recomenda-se a confecção de um título que omita a autoria e informações institucionais do trabalho, a fim de que fique assegurado o anonimato, quando da avaliação. O título não deve apresentar abreviaturas. O total de caracteres disponível para digitação do título é de 200. 6. O texto do resumo deverá ter no máximo 2500 caracteres. Não devem conter abreviaturas, números de referência bibliográfica, elementos que identifiquem os pacientes (iniciais), ou que identifiquem o serviço / autores, sob pena de desclassificação do trabalho. 7. Ao final do Resumo, em campos especificamente determinados, devem ser indicados, no mínimo: três e no máximo cinco, descritores padronizados (palavras-chave ou unitermos indexadores), em português, listados em ordem alfabética, que identifiquem os assuntos tratados no texto.

Trabalhos com resultados e conclusões indefinidos, não serão aceitos para o julgamento. Trabalhos inacabados ou com expressões do tipo: “os resultados serão apresentados posteriormente” não serão considerados. Não é permitido submeter o mesmo artigo a mais de uma categoria, sob pena de ter o trabalho desclassificado.

3. Roteiro de preparação do corpo do trabalho Pôster de Investigação Científica Deve constar dos seguintes tópicos: A. Introdução B. Método (Materiais, métodos, casuístico e estatística). C. Resultados D. Discussão (Deve incluir as limitações do estudo). E. Referências bibliográficas no formato Vancouver ou ABNT.


1.

Em seguida um espaço de 2000 caracteres será disponibilizado para as referências.

2.

Ao final das referências, haverá a permissão da submissão de ilustrações. (imagens, figuras, gráficos, quadros e tabelas) As imagens, tabelas, quadros e gráficos devem ser submetidas eletronicamente em campo determinado e referenciado no texto. A resolução das fotografias deve ser de 800x600 pixels em arquivos no formato JPG e tamanho máximo de 500Kb.

4. Processo de avaliação de trabalhos Os manuscritos serão avaliados/selecionados de forma anônima pela Comissão Científica de acordo com os seguintes critérios: 1. Apresentação, 2. Método, 3. Contribuições e 4. Benefícios. NOTA: Os critérios adotados refletem as ponderações dos pareceristas válido apenas para este evento. Estas avaliações não podem ser comparadas ou usadas para definições de outros pareceristas do mesmo trabalho independente do nível, quer seja ele nacional, internacional, outros eventos da área ou relacionados e publicações científicas e não científicas. Apresentação do Estudo Critérios 1. Introdução/Justificativa 2. Objetivos e metas 3. Metodologia 4. Resultados 5. Relevância Social total

Pontos 2,0 2,0 2,0 2,0 2,0 10,0

A comunicação da aprovação do trabalho e da categoria a ser apresentado, será efetivada por meio da via eletrônica (e-mail). Os autores principais dos trabalhos aceitos receberão comunicado eletrônico (via e-mail indicado no cadastro online) informando sobre a recomendação ou não do seu trabalho. A secretaria do evento enviará a confirmação em: 14/05/10.

6. Guia para confecção do pôster TODOS os trabalhos inscritos e aprovados deverão ser apresentados em pôster: A apresentação do trabalho em pôster propicia uma oportunidade única de divulgá-la entre um grande número de pessoas. Assim é importante observar alguns detalhes técnicos, com o objetivo de valorizar o trabalho, sem, no entanto, interferir na criatividade dos autores:    

as letras devem ter tamanho suficiente para que sejam legíveis a uma distância mínima aproximada de 1 metro (p.ex.: ARIAL 50); utilize combinações de cores que favoreça um melhor contraste. Ex: verde sobre branco, vermelho sobre branco, preto sobre branco, azul sobre preto; utilize um tipo de letra simples e de fácil leitura (Helvética ou Arial, por exemplo, o pôster deverá iniciar com os seguintes tópicos: título do trabalho, instituição, apresentador e autores; os nomes dos autores devem ser escritos no pôster por extenso no formato: nome e sobrenome (Ex. João A. B. da Silva)


  

é essencial também conter introdução e conclusão ou considerações finais, ficando os demais itens a critério dos autores. Fazer textos e legendas claros e breves, de fácil leitura e entendimento; respeite as dimensões do painel: 80 cm de largura x 120 cm de altura; na confecção do pôster, recomendamos o uso de cordão de nylon ou barbante para ser fixado (tipo banner), evitando assim o uso de adesivos nos trabalhos. Importante: A comissão organizadora não serão responsáveis pela instalação, retirada ou pela guarda do pôster.

Períodos de exposição: 2 dias ( 18 e 19 de maio) O pôster deverá ser afixado até às 10:00 horas do dia 18/05/10 e retirado até às 18 horas do dia 19/05/10. A comissão organizadora não se responsabilizará pelos pôsteres não retirados até a data prevista.

COMISSÃO CIENTÍFICA: - Marta Azevedo dos Santos - Coordenadora - Ana Edith Farias Lima - Dayana Aparecida Franco - José Gerley Diaz Castro - Káthia Nemeth Perez - Maria Vilian Ferreira de Queiróz

II Seminário Nacional de Promoção da Saúde - Normas para Trabalho Científico (atualizado)  

II Seminário Nacional de Promoção da Saúde - Normas para Trabalho Científico (atualizado)

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you