Page 1

PRÉ FABRICADOS, FABRICADOS, INTERESSE INTERESSE SOCIAL SOCIAL EE AA EVOLUÇÃO EVOLUÇÃO DA DA HABITAÇÃO HABITAÇÃO PRÉ O PROJETO: -habitações com diversas tipologias atendendo a programas familiares variados; -"replicável", com capacidade de ser aplicado e adaptado a diferentes situações topográficas (em terrenos planos ou inclinados); -TETRIS: encaixe dos módulos visando o máximo de aproveitamento do espaço possível e deixando alguns espaços livres que promovam as conexões entre as habitações por meio de espaços públicos e de circulação; -previsão de áreas para expansão (em locais pré definidos); -módulos hidráulicos servindo como um "núcleo central", comum em todas as tipologias; -modo construtivo em pré-fabricados de concreto.

PERSPECTIVA 01 - Diálogo entre tipologia proposta, e intervenção artística - "Projeto Morrinho"

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO Nossa proposta é utilizar estes módulos de 3,6 x 3,6 metros na urbanização de favelas, onde o processo tem que ser rápido pois as famílias não têm pra onde se mover durante a construção e é onde o maior problema, além da ocupação informal em áreas de risco, está na precariedade de infra-estruturas, insalubridade e em casas auto-construídas e inseguras utilizando materiais que não são próprios para a construção. Com este projeto de habitação pré-fabricada pretendemos suprir estas necessidades e proporcionar arquitetura de qualidade para famílias menos favorecidas, as que mais necessitam de habitações flexíveis e modificáveis que possam se adaptar às suas necessidades, habitações que, ao invés de se deteriorarem, se valorizem. As favelas têm essa característica dinâmica, de crescimento e mudanças constantes na estrutura familiar, e considerando isso propomos que no futuro haja possibilidade de expansão da casa ou mesmo a diminuição de cômodos da mesma, deixando este espaço para ser utilizado por outra família vizinha que necessite dessa expansão, assim resgatamos o sentimento de cooperação e comunidade existente nas favelas. Isso demonstra, por certo lado, que um projeto de arquitetura nunca é realmente finalizado, fica a critério dos habitantes em continuar esta intervenção, personalização e ampliação da unidade básica inicialmente entregue.

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO COM POSSÍVEIS ÀREAS DE EXPANSÃO

PERSPECTIVA 02 - Projeto de intervenção em àrea existente. SUSTENTABILIDADE: A tipologia sustentável não é somente aquela com desempenho energético eficiente, de orçamento enxuto e que propõe coleta seletiva. É também aquela que faz parte de um organismo muito maior. Como uma cidade, esta tipologia tem dinâmica flexível e diversa, permite que a população se aproprie de seu espaço da melhor maneira, extendendo suas casas conforme a necessidade e aumento da família, adapta-se às diferentes situações de topografia, dá condições dignas de se viver providenciando todas as infra-estruturas necessárias. É também o resgate que propomos das pré-existências, entender o que já havia consolidado naquela região de interessante e permitir que estes módulos se relacionem com a identificação pessoal e identificação da própria comunidade, criando uma identidade visual e com isso obter um maior envolvimento de cada um na construção de suas próprias vidas, diluindo aos poucos as barreiras urbanísticas e invisíveis existentes entre a favela e a "cidade formal", gerando esta integração. Dentro ainda do tema da sustentabilidade, o sistema construtivo em pré-fabridados é econômico quando utilizado em larga escala, proporciona uma obra limpa e causa menor dano ao meio ambiente. Além disso há grande redução nos custos da obra, no desperdício de materiais e no tempo de execução.

PERSPECTIVA 03 - Aproximação escala do pedestre.

6º PRÊMIO NACIONAL DE PRÉ-FABRICADOS DE CONCRETO PARA ESTUDANTES DE ARQUITETURA ABCIC - IAB/SP ABCP

PARTIDO ARQUITETÔNICO MEMORIAL DESCRITIVO PERSPECTIVAS DA PROPOSTA

sem escala

1 2 3

Concurso Pré Fabricados em concreto  

Promovido pelo IAB-SP

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you