Issuu on Google+

UCSGYM

Saúde e bem-estar

Jornal-laboratório da disciplina de Mídia Impressa do Centro de Ciências da Comunicação

Revista UCSGYM [18x18cm].indd 1

13/10/2011 15:45:56


Isildoro Zorzi

Diretora do CCCS

Marliva Vanti Gonçalves

Professora

Alessandra Paula Rech

Fotos

Daiele Alves da Silva Edinara Munhóz Neves Marciele Royer

Textos

Everton Mendes de Souza Carlo Prestes De Bortoli Pedro Suita Ekman Rafael Preussler Nonemacher

Coordenação

Lucas Deon Ferreira Tiago Balbinot

Layout

Mateus Martins Uberti Rovian Dal Molin Delgado

2

EDITORIAL

EXPEDIENTE

Reitor

E

ditada pelos alunos da disciplina de Mídia Impressa, a revista UCSGYM é voltada para o segmento de esporte, saúde e lazer, com a intenção de mostrar ao público a importância dos cuidados com alimentação e exercícios físicos. Nesta edição, a revista aborda diversos temas ligados à nova cultura saudável como forma de viver melhor a vida. Em depoimentos, entrevistas e matérias especiais, o leitor poderá conhecer o cotidiano de pessoas preocupadas com a estética e, principalmente, com o bem-estar. A ideia é divulgar práticas saudáveis, motivando para a integridade física, sempre com ênfase no prazer. Boa leitura!

Revista UCSgym

Revista UCSGYM [18x18cm].indd 2

13/10/2011 15:45:57


BEM-ESTAR NA ÁGUA NATAÇÃO E HIDROGINÁSTICA SÃO MODALIDADES OFERECIDAS NA VILA OLÍMPICA QUE SE DESTACAM PELA INTEGRAÇÃO E MOTIVAÇÃO.

P

ara quem pensa que atividade física é somente obrigação, basta uma conferida nas piscinas da Vila Olímpica. A expressão de ânimo dos alunos da turma da Melhor Idade prova que uma vida saudável também pode ser muito divertida. Francisco Lucena, aposentado, pratica duas vezes por semana as atividades desenvolvidas pela piscina da Vila Olímpica há, aproximadamente, dois anos e meio. Ele conta que veio por recomendação médica e diz que sua saúde melhorou. “Desde então comecei a gostar e estou aqui até hoje. Me sinto quase que um guri! (risos).” A instrutora de Natação e de Hidroginástica da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Francine Soldera coordena duas turmas por dia, totalizando cerca de 30 alunos. Ela afirma que a cada semana que passa um

objetivo diferente se destina aos alunos. Cada um vai vencendo suas limitações e se mostra cada vez mais ansioso para participar das atividades. Todas as sessões na piscina são comandadas por um instrutor e estagiários. Francine destaca a realização Francine Soldera pela tarefa sempre que seus alunos começam as atividades e alcançam um resultado positivo. “Eles chegam aqui muitas vezes se arrastando, doentes, gripados só para me dizer que não poderão participar da sessão”, revela, destacando o vínculo emocional proporcionado pela prática. [.] Francisco e o amigo Domingos

Revista UCSGYM Revista UCSGYM [18x18cm].indd 3

3

13/10/2011 15:45:58


LE PARKOUR PESSOAS SUBINDO EM MUROS, ESCALANDO POSTES, ROLANDO COM AGILIDADE NO CHÃO E SALTANDO LONGOS E PERIGOSOS OBSTÁCULOS. NÃO, NÃO SÃO CRIANÇAS DESOBEDIENTES. SÃO OS PRATICANTES DE UMA ARTE E/OU DISCIPLINA CADA VEZ MAIS CONHECIDA MUNDIALMENTE, CHAMADA LE PARKOUR.

E

m Caxias do Sul, esse tipo de treino encontrou seus traceurs: jovens que se encontram em finais de semana ou finais de tarde para praticarem em locais bastante conhecidos na cidade, incluindo o Parque dos Macaquinhos, o pátio do Centro de Cultura Ordovás e, claro, a própria Universidade de Caxias do Sul.

A prática teve origem na França como treino oficial pelo seu fundador, David Belle, inspirado em exercícios e movimentos que seu pai fazia como bombeiro. Os primeiros termos usados para descrever esse método de treinamento foram l´art du deplacement, que significa a arte do deslocamento. Não sendo taxado como “esporte” por não haver competições, o Le Parkour consiste em passar os obstáculos urbanos e cotidianos da forma mais eficiente e mais rápida possível. Seus praticantes são chamados de traceurs, traçadores de obstáculos, que se submetem a uma série de treinos e exercícios fisicos para prepararem seus corpos e – principalmente – seu psicológico para passarem pelos desafios que o ambiente lhes proporcionará.

4

O UCSGYM falou com alguns praticantes dessa modalidade: a estudante Anne Pagno, do curso de Tecnologias Digitais da UCS, e o analista de sistemas Jhonatan Ascari. Confira a seguir:

Revista UCSGYM

Revista UCSGYM [18x18cm].indd 4

13/10/2011 15:45:59


UCSGYM: Como descobriu o Le Parkour em Caxias do Sul? Anne: Através de um amigo, quando ele começou a treinar fiquei interessada, mas acabei começando de verdade algum tempo depois, quando fui convidada novamente. Jhonatan: Descobri através de vídeos no Youtube enquanto procurava por algum “esporte” radical para fazer, algo diferente, e acabei econtrando o Parkour. UCSGYM: Há quanto tempo praticam? Anne: Meio ano. Jhonatan: Pratico há oito meses. UCSGYM: Na sua opinião, quais os maiores perigos que o seu corpo pode enfrentar em função dos treinos? Anne: Acho que pode gerar problemas nos joelhos se não se cuidar e amortecer da forma correta, e claro, sempre tem o perigo de errar algum pulo e se machucar.

Jhonatan: Acho que os perigos são bastante relativos, e mais ligados à irresponsabilidade. São os mesmos que a gente encontra em qualquer esporte/atividade física: fraturas, lesões, distensões e problemas nas articulações. Mas todos ligados diretamente à irresponsabilidade e impaciência do praticante. UCSGYM: E quais as vantagens de se praticar? Anne: Além de fazer algum exercicio físico, os treinos ajudam a relaxar e parar de pensar nos problemas da vida. Jhonatan: Pra mim, que vejo o lado mais filosófico do Parkour, acho que me ajudo muito a lidar com os imprevistos, superar obstáculos, ser uma pessoa mais paciente e controlar melhor a minha raiva. Mas, olhando pelo lado físico, o Parkour traz bem-estar, melhora o condicionamento físico, diminui o peso. Acho que é um modo de desenvolvimento corporal completo, por trabalhar o corpo todo de uma maneira bem rígida. [.]

Revista UCSGYM Revista UCSGYM [18x18cm].indd 5

5

13/10/2011 15:45:59


ENERGIA PARA MALHAR ESTUDANTE DE NUTRIÇÃO DA UCS, BÁRBARA MONEGO DÁ DICAS DE ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO PARA QUE A PRATICA DE ATIVIDADES FÍSICAS NO VERÃO SÓ TRAGA VANTAGENS AO CORPO.

D

urante o verão, devemos ter um cuidado especial com a hidratação durante a prática de atividade física. A combinação da temperatura ambiente elevada com o aumento da temperatura corporal provocado pelo metabolismo do exercício pode causar perda de água e eletrólitos, comprometendo o desempenho e a saúde. A alimentação também merece cuidados.

Fique atento a essas dicas:

Quando há pratica regular de atividade física, uma boa nutrição contribui para um melhor rendimento.

Mastigue os alimentos devagar. Quando mastigamos adequadamente, ingerimos menos alimentos (favorece o emagrecimento) e aceleramos a passagem dos alimentos pelo estômago, evitando a sensação de “peso” após a refeição, ou antes do exercício físico.

Duas horas antes de se exercitar beba de 250 a 500 ml de água para chegar ao treino disposto e hidratado. Sentir sede já é um sinal de desidratação! Durante o exercício, beba água. Em atividades extenuantes, com mais de uma hora, podese utilizar isotônicos (reposição de água, energia e eletrólitos). Após o treino, ingerir de 450 ml a 675 ml a cada 0,5Kg de peso corporal perdido.

Faça de 5 a 6 refeições por dia. Deste modo

6

Revista UCSGYM

Revista UCSGYM [18x18cm].indd 6

13/10/2011 15:46:00


o seu metabolismo se mantém ativo, você não sente fome e evita exagerar nas próximas refeições.

vitamina é essencial para formação de colágeno, que está presente nas articulações e tendões.

Evite fazer exercícios em jejum. O corpo economizará energia. Ele interpreta a falta de alimentos como privação, portanto reduz a quantidade de calorias gastas, com o objetivo de garantir sobrevivência do seu organismo, além de promover a degradação muscular.

Se o seu objetivo é perda de peso, lembrese de diminuir o consumo de gorduras, que são fontes concentradas de energia. Se for consumir, consuma pouca quantidade, nos períodos da manhã e tarde. Evite alimentos ricos em calorias à noite: o organismo estoca calorias excedentes, em forma de gordura, já que não necessita delas (gastamos poucas calorias durante o sono).

Evite alimentos ricos em gorduras, proteínas e fibras até três horas antes do treino. Eles necessitam de mais tempo, no estômago, para serem digeridos, portanto podem causar desconforto durante a prática de atividade, e consequentemente queda no desempenho. Coma um carboidrato (pão, massa, cereal, frutas, arroz, biscoito, bolo simples...) antes de praticar a atividade física. Consuma alimentos ricos em vitamina C como laranja, limão, mamão, kiwi, goiaba, morango, abacaxi. Além da função antioxidante, essa

Após o treino, faça uma refeição que contenha carboidratos (pão, biscoito, arroz, massa, cereais, batata, frutas...) e proteínas (carnes, leites, queijos, leguminosas, ovos, iogurtes). A combinação desses nutrientes garante a recuperação do músculo. A necessidade de proteína da dieta habitual será proporcional ao estímulo de atividade física. Portanto, comer muita proteína e não fazer atividade física fará você ganhar massa gorda. Isso mesmo, o organismo transforma o excesso de proteínas em gordura, fique atento! [.] Revista UCSGYM

Revista UCSGYM [18x18cm].indd 7

7

13/10/2011 15:46:00


DEVAGAR E SEMPRE USO DE ANABOLIZANTES E PRÁTICA EXCESSIVA DE ATIVIDADE FÍSICA SÃO AMEAÇAS À SAÚDE TANTO QUANTO O SEDENTARISMO.

D

a mesma forma que a falta de exercícios faz mal à saúde, o excesso também traz prejuízos. Na academia da Vila Olímpica da UCS, é realizado um programa para que os frequentadores diários não tenham problemas.

saudável e os exercícios irregulares prejudicam a saúde. Essas pessoas que participam só no verão muitas vezes esquecem da qualidade de vida, por isso é recomendado o ano todo”, diz o professor Gustavo Radaelli (abaixo), um dos coordenadores da academia.

A principal cautela é alternar os grupos musculares que são trabalhados, além de uma atenção especial dos instrutores em casos de lesão. A sazonalidade é bastante comum também na UCS. Só 30% dos alunos da academia fazem exercícios regulares – o ano todo. Às vezes a pressa pelo resultado é causada pelo mau hábito de procurar uma academia só nos meses mais quentes do ano. “Grande parte das pessoas querem saber de academia somente no verão, pois como é calor e época de férias, necessitam ficar em forma. Muitas vezes esquecem que a alimentação não

8

Outro problema frequente no universo das academias é o uso de anabolizantes. Na UCS, segundo o instrutor Fabiano Martins Nascente (ao lado), também coordenador da academia, dentro do espaço destinado aos exercícios é proibido o uso desses medicamentos, e a proibição está expressa em informativos e cartazes.

Revista UCSGYM

Revista UCSGYM [18x18cm].indd 8

13/10/2011 15:46:00


Já para Gustavo, não cabe aos professores induzir ou proibir o uso de anabolizantes. O ideal é procurar um acompanhamento médico. “Há bastante dúvidas sobre o uso de anabolizantes, porém, não indico”, afirma.

Os dois professores concordam sobre a importância da alimentação. Eles relatam ser 100% importante o acompanhamento nutricional, pois o ideal é praticar exercícios e seguir uma alimentação saudável e adequada. Mesmo os shakes, que funcionariam como um complemento nutricional balanceado, podendo substituir refeições durante dietas, devem ser usados com muita cautela e por curtos períodos. [.] Revista UCSGYM Revista UCSGYM [18x18cm].indd 9

9

13/10/2011 15:46:00


SEM DESCULPA PARA FICAR PARADO! A ACADEMIA DA VILA OLÍMPICA DA UCS TEM VAGAS PARA ESTUDANTES E A COMUNIDADE EM GERAL.

Para iniciar as atividades na academia da UCS, o interessado deve fazer sua inscrição e passar por uma avaliação física, a cargo de instrutores e profissionais da academia. Vale conferir e fazer uma aula teste para conhecer a modalidade que mais se adapta ao seu estilo e, quem sabe, terminar o ano bem mais disposto. Confira os horários das modalidades oferecidas:

MUSCULAÇÃO

Manhã (7h – 12h) Tarde (12h – 16h30min) Vespertino (16h30min – 19h30min) Noite (19h30min – 22h) Livre (7h – 22h)

NATAÇÃO E HIDROGINÁSTICA Segunda à sexta-feira das 7h às 22h15min Sábado das 7h às 10h

YOGA

JUMP

TAEKWONDO

GINÁSTICA LOCALIZADA

Segunda à sexta-feira das 11h45min às 12h45 e das 18h30min às 19h30min

Segundas, quartas e sextas-feiras das 11h45min às 12h45min

Segunda à sexta-feira das 9h às 19h30min

Terças e quintas-feiras das 11h45min às 12h45min

LAMBAERÓBICA

NATAÇÃO INFANTIL

Terças e quintas-feiras das 18h15min às 19h

PILATES

Segundas, quartas e sextas-feiras das 18h15min às 19h

10

Segundas, quartas e sextas-feiras das 10h às 10h45min Terças e quintas-feiras das 17h às 17h45min

Revista UCSGYM

Revista UCSGYM [18x18cm].indd 10

13/10/2011 15:46:00


ESTRATÉGIAS PARA MOTIVAÇÃO

N

a academia da UCS, o principal foco para motivar alunos, além do resultado, é o convívio social. As músicas são selecionadas conforme o perfil dos praticantes de cada horário. Segundo o coordenador da Vila Olímpica, Ladir Fabris, para 2012, há metas de ampliação da academia e mudança nas cores dos ambientes, também com foco na motivação. Um dos principais objetivos da Vila Olímpica é receber o Selo Verde, já que estão todos engajados na questão ambiental. Outra novidade é o lançamento da modalidade de futebol de campo. Fabris afirma que haverá ainda outras modalidades, mantidas como surpresa. A quadra poliesportiva foi reformada para maior conforto dos praticantes. “A Vila Olímpica tem parceria com alguns cursos dentro na universidade, entre eles estão: Engenharia Ambiental, Agronomia, Nutrição, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Jornalismo”, diz Fabris. Graças a essas parcerias é possível, por exemplo, um acompanhamento físico especial, quando solicitado. Para mais informações entre em contato com a Vila Olímpica pelos telefones: (54) 3218.2302 e 3218.2165 (secretaria) e 3218.2025 (academia) [.] Revista UCSGYM

Revista UCSGYM [18x18cm].indd 11

11

13/10/2011 15:46:03


71 anos

Sandra é instrutora da academia desde abril de 2011. Nas horas livres, pratica exercícios como aluna. Acredita que praticando os exercícios está de certa forma incentivando os alunos. Ao todo, está há praticamente seis anos dentro de academias, e ela própria faz sua alimentação. Já teve algumas recomendações de nutricionistas, mas segue sua própria vontade. “Evito sempre frituras, refrigerantes e gorduras”, afirma.

Maria Faray de Paese

Instrutora

Sandra Pacheco

23 anos

Gustavo Boff Fauri

Gustavo pratica musculação na academia da UCS aproximadamente cinco vezes por semana. Está na academia há dois anos e veio por vontade própria. Relata que nunca usou nenhum tipo de medicação, pois acredita que a pessoa evolui sem auxílio de anabolizantes. O resultado chega a seu tempo. “A alimentação tem que ser um dos principais cuidados de quem pratica esse tipo de exercício, por isso sigo uma alimentação saudável”, destaca.

Dona Maria pratica exercícios dentro da academia há praticamente oito meses, e se sente muito bem. Veio por vontade própria, e considera-se uma pessoa disciplinada. Pratica três vezes por semana, e fica aproximadamente 1h40 min. Segundo ela, depois que começou a fazer parte da academia, sua vida mudou muito, pois sente-se melhor, inclusive os resultados dos exames médicos melhoraram. “Me sinto quase que uma menina”, diz Dona Maria.

BONS CONSELHOS... 12

Revista UCSGYM

Revista UCSGYM [18x18cm].indd 12

13/10/2011 15:46:05


UCSGYM - revista