Page 1

Porque a Comunicação precisa fazer a informação fluir.


Apresentação O Centro de Ciências Sociais (CCSO) tem o orgulho de recebê-lo como novo membro da equipe de acadêmicos. Nos próximos anos, manteremos uma convivência diária, a fim de conseguirmos, juntos, ampliar conhecimentos e criatividade. Nesta Cartilha você encontrará informações importantes para sua caminhada nos cursos da área de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul. Leia atentamente e, em caso de dúvidas, entre em contato com o Coordenador do seu curso ou com as Secretarias dos Cursos no Bloco T (3218.2587) e Bloco M (3218.2611). Aproveite cada momento desta inesquecível experiência! Um grande abraço, Direção, Coordenadores, Docentes e Funcionários do CCSO.


Você sabe onde está? Ao escolher Comunicação como a sua carreira, mais especificamente os Cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas e Tecnologia em Fotografia, você passou a compartilhar da vida acadêmica do CECC, o Centro de Ciências Sociais. Este é o seu lugar, seu ponto de partida, seu ponto de vista para entender a UCS e a sua profissão. O CCSO abriga os cursos denominados acima e as pós-graduações (cinema, comunicação digital, comunicação organizacional, espiritualidade no trabalho, jogos digitais/games e outras) ligadas à área. O nosso Centro fica localizado nos Blocos M (salas de aula para disciplinas teóricas – também é o bloco do UCS Teatro) e T (laboratórios). Conta com a Agência Experimental de Comunicação, que dirige o Portal Frispit (www.frispit.com.br). O nosso maior objetivo é fazer a informação de qualidade fluir, formando aquela teia tão sonhada, que nos mantém a todos, conectados. Sinta-se também como uma parte importante do 'estilo comunicativo para viver a vida'. Um estilo que é igualmente um desafio. Bem Vinda e Bem Vindo!


Bloco T Estúdio de Rádio

Estúdio de TV Sala/Laboratório

Estúdio de Foto Bloco M

Fotos: Hugo Araújo e Carolina Luchese

Centro de Ciências Sociais


Foto: Hugo Araújo

Direção do CCSO - Centro de Ciências Sociais

Maria Carolina Rosa Gullo mcrgullo@ucs.br


Central de Atendimento ao Aluno da UCS Para melhor atender à sua comunidade interna e externa, a Universidade de Caxias do Sul criou um novo ambiente onde estão reunidos os principais serviços oferecidos pela Instituição a seus diferentes públicos. A Central de Atendimento UCS está estruturada para acolher as solicitações relacionadas à vida acadêmica de estudantes da graduação, pós-graduação e extensão, oferecendo informações e orientações sobre rotinas e procedimentos acadêmicos e administrativos, tais como: Registro Acadêmico - Protocolo e Matrícula: cancelamentos, troca de curso, solicitação de documentos acadêmicos, retirada de diplomas e certificados, matrículas em cursos de pós-graduação ou extensão, inclusive da Universidade da Terceira Idade; regularização de pagamento de mensalidades de cursos da graduação; financiamento estudantil - FIES, bolsas do ProUni; estágios e monitorias; Programa de Apoio ao Aluno, como transporte escolar, desconto-família, entre outros.


Atendimento aos representantes do DCE, DREs e DAs; intercâmbios no Brasil e no exterior. Na Central de Atendimento UCS, alunos, egressos, professores e funcionários podem informar-se e solicitar serviços referentes à sua vida acadêmica. A Central funciona na sala 29 da Galeria Universitária. Telefone: (54) 3218-2322 E-mail: informa@ucs.br Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30min, sem fechar ao meio-dia.


Ouvidoria Setor especializado em estabelecer relacionamento equalizado entre instituições e seus públicos. Aqui na UCS, é a Ouvidoria que centraliza o recebimento de reclamações, de elogios e de denúncias, quando for o caso, de toda a universidade. A Ouvidoria é o setor que encaminha as questões e problemas para os setores responsáveis, com a missão de encontrar a solução. Porém, é importante frisar que antes de procurar a Ouvidoria, tem-se que tentar resolver as divergências onde elas começaram, isto é, se é problema em sala de aula, a solução está ali. Se a sala não for ambiente propício, procure a Coordenação do Curso, que encaminhará para as instâncias superiores. Se nada resolver, encaminhe os problemas à Ouvidoria, que atende na Sala 25 da Galeria Universitária. Telefone: (54) 3218-3218 Endereço eletrônico: http://www.ucs.br/site/ouvidoria/. O atendimento é das 8h às 21h30, de segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio-dia.


Biblioteca da UCS O Sistema de Bibliotecas é composto por 14 bibliotecas, interligadas e coordenadas pela Biblioteca Central.

Biblioteca Central Situada na Cidade Universitária, em Caxias do Sul, ocupando um espaço de 4.532 m² de área construída, a Biblioteca Central dispõe de infraestrutura associada às mais avançadas fontes de pesquisa, constituindo-se em importante suporte informacional às atividades acadêmicas de estudo e pesquisa, inerentes à própria missão da Universidade. A Biblioteca Central é um importante espaço acadêmico, que privilegia a informação e a cultura e por onde circulam diariamente cerca de 2 mil pessoas, em sua maioria alunos e professores. Horário de atendimento - De segunda a sexta, das 7h45min às 22h40min e aos sábados, das 7h45min às 19h.


Serviços: Catálogo informatizado / Consulta local / Empréstimo domiciliar de livros, mapas, fitas de vídeo, DVDs, slides, fitas cassete, disquetes e CD-ROM / Sistema de reservas e renovações on-line (exceto os Polos EAD) / E-mail de alerta sobre vencimento de prazos e renovação de empréstimo / Pesquisa em base de dados locais / Pesquisa na internet / Intercâmbio entre bibliotecas / Atendimento individualizado via site "UCS: fale com a Biblioteca", para informações e orientações / Comutação bibliográfica COMUT / Guarda de pertences por meio de autosserviço / Acesso à rede wireless / Programa de visitas orientadas / Treinamento para o uso das bases de dados / Espaço de estudo, com equipamento adequado, para portadores de necessidades especiais (Biblioteca Central e no Campus de Bento Gonçalves) / Orientação para a normatização de trabalhos científicos / Catalogação na fonte de publicações da Universidade (Biblioteca Central) / Reprografia (terceirizado, presente em vários blocos da UCS e, inclusive, na própria Biblioteca Central).


Fotos: Hugo AraĂşjo

Biblioteca Central

Central de Atendimento UCS Ouvidoria


Você sabe a quais auxílios tem direito? Pela atuação conjunta com empresas, órgãos públicos e setores governamentais, a UCS oferece vários mecanismos de auxílio ao estudante, de modo a criar condições para uma vivência acadêmica produtiva e segura. Dentre eles estão:

Programa Desconto-Família: destina-se aos estudantes de graduação que integram um mesmo grupo familiar;

ProUni: em convênio com o MEC a UCS disponibiliza, a cada processo de matrículas, vagas, em cada curso e turma, para alunos que se enquadrem nos critérios do Programa. Central de Atendimento - Galeria Universitária Fone: (54)3218-2340/2044 - e-mail: prouni@ucs.br


FIES: financiamento instituído pelo MEC, com contrato feito na Caixa Econômica Federal. Para informações mais detalhadas, acesse o link http://www.ucs.br/site/programas-e-acoes-de-apoio-ao-aluno/ ou dirija-se à Coordenadoria de Relações Universitárias: Central de Atendimento - Galeria Universitária Telefones: (54) 3218 2762 (54) 3218-2138 E-mail: crun@ucs.br


Programa Integrar Tem origem em um convênio entre a empresa parceira e a UCS, com vistas à qualificação da formação do aluno de graduação na modalidade de estágios remunerados, não obrigatórios, sem vínculo empregatício, com jornadas de, no máximo 6 horas semanais. Abrange todas as áreas de ensino da UCS.

Seguro Educacional A UCS concede, gratuitamente, a todos os alunos matriculados, o Seguro Educacional. Para ter direito ao benefício, é necessário que o aluno preencha a ficha de cadastro, na qual é indicada e segurada a pessoa responsável pelo pagamento das suas mensalidades. As fichas de vestibulandos deverão ser entregues até o final da primeira semana de aula (vestibular de verão) e o último dia de julho (vestibular de inverno) não sofrendo carência, na sala 17 da Galeria Universitária.


Cadastro de Imóveis Caso o aluno precise encontrar moradia, individual ou coletiva, o Setor de Prospecção - Central de Atendimento, disponibiliza um cadastro com endereços e ofertas para consulta.

Atendimento Psicopedagógico Nos turnos da tarde e da noite, na sala 117 do Bloco E, é oferecido pelo SEPA - Serviço de Psciologia Aplicada, atendimento psicopedagógico aos alunos que necessitem de orientação nessa área.


Como utilizar o UCS Virtual O UCS Virtual é o espaço restrito do site da UCS onde o aluno acessa todas as informações necessárias para desenvolver com qualidade sua vida acadêmica, da matrícula ao desenvolvimento das disciplinas de cada semestre. O acesso é feito por login e senha que são obtidos no momento da matrícula e serão utilizados em todos os semestres até o final do curso. Para cada disciplina o aluno encontra no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Mural de Recados Cronograma Lista de Participantes Informações da Turma Fórum Acervo da Turma Acervo da Disciplina Log de Acesso


Webfólio Configuração do Ambiente Além disso, pode acessar: Biblioteca Virtual com periódicos e ebooks Atividades Complementares Avaliação On-line Demonstrativo de Pagamentos Documentos e Formulários para download Estudo de Currículo Gerenciador Financeiro Histórico de Impressões Histórico Escolar Matrícula Portais dos Cursos Protocolo Acadêmico Registros de Aproveitamento (notas) Seguro Educacional Calendário acadêmico Documentos e formulários. O acesso pode ser feito de qualquer parte do mundo via internet, no site www.ucs.br


CURRÍCULO DO

curso

Você está ingressando nos novos currículos do Curso de Comunicação, que foram atualizados e aprovados no ano de 2008. Estes novos currículos apresentam a visão integrada da Comunicação, nas suas três habilitações, e por isso aplicam uma nova sistemática de formatação denominada “Tronco Comum”. Durante os cinco primeiros semestres, todos os alunos cursam as mesmas disciplinas, que envolvem conceitos e técnicas gerais da Comunicação. Somente a partir do sexto semestre você terá as disciplinas específicas da sua habilitação.

Disciplinas de Tronco Comum

Disciplinas Específicas

Atividades Complementares

DIPLOMA

Cabe ressaltar que todos os cursos possuem, além das disciplinas gerais e específicas, as horas de atividades complementares, que você pode administrar de forma a agregar maior aprendizado à sua formação.


TRONCO

comum

As disciplinas pertencentes ao tronco comum são de fundamental importância para sedimentar a base teórico-prática do comunicador. Abaixo, expomos as disciplinas que compõem esta base.

PERÍODO

CÓDIGO

Introdução à Comunicação Social

1

COM0244 COM0386 UCS0101 UCS0100 SOC0218 COM0245 COM0270 LET0258 COM0247 FIL0119

Estética e Cultura das Mídias

COM0361 COM0271 LET0259 PSI0100 FIL0150

Empreendorismo em Comunicação

COM0387 COM0388 COM0389 COM0390 UCS0102 UCS0103

Legislação em Comunicação Social

COM0246 SOC0294 COM0391 ECO0105 XXXXX

Midiologia Comparada

2

3

4

5

DISCIPLINAS

Tecnologia em Comunicação Social Leitura e Escrita na Formação Universitária Universidade e Sociedade Sociologia Geral Teorias da Comunicação I Língua Portuguesa CS I Introdução à Fotografia Filosofia Teorias da Comunicação II Língua Portuguesa CS II Psicologia Epistemologia Multimídia I - Rádio Multimídia II - Televisão Mídia Impressa Seminários de pesquisa Ética Política e Comunicação Opinião Pública Fundamentos da Economia Eletiva

CRÉDITOS 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 2 2 4 4 4 4 4

PRÉ REQUISITOS


DISCIPLINAS

específicas

Após o sexto semestre, cada habilitação possui disciplinas específicas que devem ser cursadas para aprimorar o perfil técnico do comunicador, seja publicitário, jornalista ou relações públicas. Apenas os fotógrafos não contém em seu currículo as disciplinas de tronco comum e desde o princípio de seu curso possuem disciplinas específicas. Cada habilitação tem uma grade que pode ser consultada no site da UCS, pelo endereço www.ucs.br, pelo link “Graduação”. É importante destacar que as disciplinas Monografia I e II são comuns para publicitários, jornalistas e relações públicas, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas teóricas que envolvam a Comunicação como um todo.


Publicidade e Propaganda Objeto de Estudo Produção de campanhas publicitárias em veículos impressos, eletrônicos e digitais. Campo de atuação Agências de propaganda, produtoras de áudio e de vídeo, escritórios de design gráfico, web design e de editoração eletrônica, departamentos

de

marketing,

promoção,

consultoria

e

anunciantes em geral. O que faz o profissional Cria, realiza e divulga campanhas de publicidade. Analisa o produto ou o serviço oferecido e o mercado a que se destina, para determinar a melhor forma de apresentá-los ao público e promover sua venda. Faz pesquisas para avaliar o impacto da propaganda sobre o consumidor. Em agências de propaganda, dedica-se à criação, à mídia, à produção ou ao planejamento administrativo.


Curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda Plano Curricular de Duração Média - 4 anos Reconhecido: Portaria n° 1894, 15 de julho de 2003 Carga Horária Mínima CFE: 2700h/a Carga Horária UCS: 2550h/a (166 créditos) + 220h Atividades Complementares = 2770h

PERÍODO

6

7

8

CÓDIGO

DISCIPLINAS

PBP0200 PBP0201 PBP0202 LET0639 PBP0203 PBP0204

Direção de Arte

PBP0205 PBP0206 PBP0207 PBP0208 PBP0209 COM0491

Planejamento de Mídia

PBP0210 ADM0278 PBP0211 COM0497 PBP0212

Comunicação Digital e Novas Tecnologias

* 4 créditos equivalem a 120h/a.

Laboratório de Criatividade Oficina de Fotografia Publicitária Redação Publicitária Planejamento e Atendimento Publicitário Comportamento do Consumidor Laboratório de Aúdio e Vídeo Pesquisa Publicitária Produção Gráfica Comunicação Integrada Monografia I Administração de Marketing e Propaganda Projeto Experimental em PP I - Campanha Monografia II Estágio

CRÉDITOS 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 2 4 4 4 4 4*

PRÉ REQUISITOS

COM0247

COM0389

120 créditos


Jornalismo Objeto de Estudo Narrativas jornalísticas; produção para diversas mídias; relação com as fontes; práxis e ética jornalística; estudos de recepção; discurso midiático; pesquisa em jornalismo e comunicação. Campo de atuação Jornalismo impresso (jornais, revistas, informativos), jornalismo on-line, rádios AM e FM, televisão (canais abertos, TV a cabo, TV comunitária), assessoria de imprensa (empresas públicas e privadas) e produção independente para as diversas mídias. O que faz o profissional É o profissional da notícia. Conta a história do cotidiano, com responsabilidade e ética. Investiga e divulga fatos e informações de interesse público, ou especializado. Produz, redige e edita reportagens, programas, entrevistas e artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem ao veículo e ao público a que se destinam. Também trabalha conceitos de empreendedorismo, pesquisa e domínio midiático, processos de transmissão de textos e tecnologias da comunicação.


Curso de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo Plano Curricular de Duração Média - 5 anos Reconhecido: Portaria n° 259, 27 de fevereiro de 1997 Carga Horária Mínima CFE: 2700h/a Carga Horária UCS: 2640h/a (176 créditos) + 200h Atividades Complementares = 2840h

PERÍODO

6

7

8

9 10

CÓDIGO

DISCIPLINAS

JOR0200 JOR0201 JOR0202 JOR0203 JOR0204

Jornalismo On Line

JOR0205 JOR0206 JOR0207 JOR0208 JOR0209

Laboratório de Jornalismo On Line

JOR0210 JOR0211 JOR0212 JOR0213 XXXXX

Radiojornalismo III

COM0491 JOR0214 JOR0215 JOR0216 JOR0217 JOR0218 JOR0219 JOR0220

Monografia I Laboratório de Produção Audiovisual II Projeto Experimental I: Comunidade/ Audiovisual ou Projeto Experimental I: Comunidade/ Rádio ou Projeto Experimental I: Comunidade/ Fotografia ou Projeto Experimental I: Comunidade On Line ou Projeto Experimental I: Comunidade/ Impresso ou

COM0497

Radiojornalismo I Fotojornalismo Telejornalismo I Jornalismo Impresso Design de Notícia Radiojornalismo II Oficina de Fotojornalismo Telejornalismo II Laboratório de Jornalismo Impresso Laboratório de Produção Audiovisual I Assessoria em Comunicação e Jornalismo Organizacional Eletiva

Projeto Experimental II: Revista Monografia II

CRÉDITOS

PRÉ REQUISITOS

4 4 4 4 4

COM0388 COM0247 COM0389 COM0390

4 4 4 4 4 4 4 4 4 2

JOR0200 JOR0201 JOR0202, COM0247

JOR0203 JOR0207 JOR0204, 0206 JOR0208, 0209

2 4 4 4 4 4 4 4

JOR0212 JOR0209, 0214 JOR0210 JOR0208 JOR0205 JOR0211 JOR0211

4

COM0491


Relações Públicas Objeto de Estudo Comunicação organizacional, criação, aplicação e manutenção de estratégias de relacionamento das organizações com seus diversos públicos, por meio da utilização de instrumentos dirigidos, tecnológicos e midiáticos. Campo de atuação Empresas públicas e privadas, instituições sociais (entidades filantrópicas, sociais, ONGs), prestação de serviços autônomos, empresas de consultoria e assessoria na área de comunicação. O que faz o profissional Atua na estratégia comunicacional das organizações (indústrias, comércio, prestação de serviços, ONGs, assessorias, consultorias). Transmite informações e orientações sobre sua filosofia, valores e objetivos, suas ações, seus produtos e serviços, para funcionários, clientes, consumidores, fornecedores, mídia, governo e comunidade em geral. Formula e administra ações que garantam o bom relacionamento da organização com seus diferentes públicos, planejando estratégias de comunicação, auditoria social e pesquisas de opinião pública.


Curso de Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas Plano Curricular de Duração Média - 5 anos Reconhecido: Portaria n° 79652, 04 de maio de 1977 Carga Horária Mínima CFE: 2700h/a Carga Horária UCS: 2550h/a (170 créditos) + 220h Atividades Complementares = 2770h

PERÍODO

CÓDIGO

Fundamentos Científicos das RP

6

REP0200 REP0201 REP0202 PSI0529 ADM0752 REP0203 REP0204 REP0205 COM0491 REP0206

Pesquisa de Opinião Pública

Técnicas e Instrumentos em RP

4 4 4 2 4

REP0207

Planejamento em Relações Públicas II

4

REP0205

REP0208

Eventos, Cerimonial e Protocolo

4

REP0203, 0205, 0207+

REP0209 COM0497 REP0210

Relações Públicas e Mercado

COM0491

Inteligência Estratégica

4 4 4

REP0211

Comunicação Comunitária e Responsabilidade Social

4

REP0212

Estágio I

4

REP0203, 0205, 0207, COM0497, REP0208

REP0213

Estágio II

4

REP0212

7

8

9 10

DISCIPLINAS

Endomarketing - Comunicação Interna Comunicação Oral Relações Humanas e Comunicação Teorias Organizacionais I Estudo de Mercado em Comunicação Planejamento em Relações Públicas I Monografia I

Monografia II

CRÉDITOS

PRÉ REQUISITOS

4 4 4 4 4 COM0391

UCS0102, REP0200

+A disciplina REP0207 (Planejamento em Relações Públicas II) é um co-requisito para a disciplina REP0208 (Eventos, Cerimonial e Protocolo).


Fotografia Objeto de Estudo O universo da fotografia, levando em conta não apenas os recursos convencionais, mas também os avanços tecnológicos que têm repercussão direta nessa área específica de atuação profissional. Campo de atuação Produção fotográfica, em setores de mercado como o de propaganda e marketing, moda e decoração, segmento técnico-científico, fotografia documental e editorial. Ele pode atuar em empresas jornalísticas, cinematográficas,

laboratórios

especializados,

comércio

de

equipamentos fotográficos, centros de pesquisas, estúdios e escritórios de decoração/arquitetura e moda. O que faz o profissional Atua de forma eficaz nas áreas de criação, mídia e produção de imagens; compreende a importância da fotografia para o resgate da história das pessoas, dos grupos e das instituições; define objetivos e estratégias de fotografia, enquanto instrumento de comunicação visual, como proposta de solução para problemas relacionados à área; utiliza conhecimentos existentes e disponíveis, derivando daí condutas profissionais responsáveis e éticas; analisa criticamente a produção imagética, antecipando e promovendo transformações na sua estrutura e no seu funcionamento.


Curso de Comunicação Social - Tecnologia em Fotografia Plano Curricular de Duração Média - 3 anos Resolução: CONSUNI Nº 09/10 de 16 de abril de 2010 Carga Horária Mínima CFE: 2700h/a Carga Horária UCS: 1770h/a (116 créditos) + 100h Atividades Complementares = 1870 + ENADE

PERÍODO

CÓDIGO

Introdução à Fotografia

1

COM0304 PBP0201 SOC0318 HIS0373 ART0329 COM0352 COM0308 COM0353 COM0394 COM0306

Fotografia Digital I

2

3

4

5

6

DISCIPLINAS

Laboratório de Criatividade Antropologia Visual História da Fotografia Artes Visuais Linguagem Visual Semiótica da Imagem Laboratório Químico Para Fotografia Laboratório de Fotografia I

COM0312 COM0311 COM0395 PSI0321 COM0396

Oficina de Estúdio

COM0320 COM0397 COM0398 DIR0304 COM0399 COM0498

Fotografia e Moda

COM0319 COM0355 COM0325 COM0357 DSG0245

Fotojornalismo

ART0506 COM0499 HIS0300 COM0361 COM0500

Fotografia em Preto e Branco Fotografia Social Psicologia da Imagem Projetos Culturais e Marketing em Fotografia Trabalho de Conclusão I Laboratório de Criação e Produção Multimídia Legislação da Fotografia Fotografia Autoral Oficina de Processos Alternativos Fotografia Publicitária e Industial Fotografia Para Vídeo e Cinema Fotografia Digital II Ilustração Tridimensional Curadoria Retrato Técnicas de Arquivo Empreendedorismo em Comunicação Trabalho de Conclusão II

*No currículo do curso de tecnologia em fotografia não constam as disciplinas do tronco comum.

CRÉDITOS

PRÉ REQUISITOS

4 4 4 4 4 4 4 4 4 4

COM0304

4 4 4 4 4

COM0304

4 2 4 2 4

COM0304

4 4 4 4 4

COM0304

4 4 4 2 4 2

COM0304

COM0304 COM0304 COM0304 COM0304 COM0304 COM0304 20 créditos COM0304 COM0304 COM0304 COM0304 COM0304 COM0304

COM0304

COM0304


Foto: Hugo Araújo

Foto: Hugo Araújo

Coordenadores de Curso

Marcelo Wasserman

Álvaro Benevenutto Jr.

Publicidade e Propaganda mwasserman@ucs.br

Jornalismo abenevenutojr@gmail.com


Foto: Hugo Araújo

Foto: Maria Júlia Côrrea

Coordenadores de Curso

Jane Rech Relações Públicas jrech2@ucs.br Como agendar horário com seu Coordenador: Na Secretaria do Bloco M ou pelo telefone 3218-2611.

Edson Corrêa Fotografia correa.edson@gmail.com


Matrícula On-line: Passo a Passo Fase 1: Orientação aos alunos Esta etapa destina-se à sua orientação pessoal e presencial com o coordenador/orientador do seu curso. É uma etapa optativa, mas de muita importância. A fase compreende os 40 dias anteriores à solicitação on-line de disciplinas. Para a orientação, você deve estar com seu estudo de currículo impresso em mãos. Fase 2: Solicitação on-line das disciplinas Nesta fase você deve acessar o sistema via internet, utilizando para tanto o seu usuário de e-mail (fornecido gratuitamente pela UCS) e sua senha. Essa fase é obrigatória e fundamental para você garantir as disciplinas que pretende cursar no próximo semestre. Ao acessar o sistema, você irá visualizar uma proposta inicial de matrícula, como se fosse o boletim de matrícula.


Contudo, você poderá procurar disciplinas em quaisquer cursos, campi, núcleo, turno, turma, etc., que tem interesse em cursar, desde que observados os pré-requisitos. Nessa fase, o sistema mostra o valor, o horário e o professor da disciplina. Decorrente da proposta e da busca realizada, você indicará um conjunto de, no máximo, 10 disciplinas de códigos diferentes, nas quais tem interesse. (Essa indicação não garante vagas). No fim dessa fase, o sistema processa as informações solicitadas por todos os alunos, disponibilizando os resultados para a FASE 3 - Contratação. ATENÇÃO! Se você não participar dessa fase, perde os direitos de prioridade e a sua matrícula fica condicionada às vagas remanescentes, não selecionadas, pelos outros alunos. Fase 3: Contratação Nesta fase você acessa o sistema e recebe os resultados da Fase 2 - Solicitação on-line das disciplinas. Os resultados podem ser de dois tipos: disciplinas com vagas reservadas ou disciplinas em espera. Se a vaga está reservada, você está habilitado a fazer a matrícula da(s) disciplina(s).


Se estiver em lista de espera, você vê sua posição e pode decidir aguardar por desistências dos outros alunos que estão na sua frente. Se os resultados não atenderem à sua necessidade e você não estiver satisfeito, poderá realizar matrícula em outras disciplinas em que há vagas, ou se candidatar a outras disciplinas e ficar em lista de espera, conforme a sua conveniência. Fase 4: Ajustes Esta é a fase em que as vagas/disciplinas não contratadas na Fase 3 - Contratação são redistribuídas para os alunos em lista de espera. Quando as vagas são liberadas você é chamado por e-mail e por SMS (desde que esteja cadastrado na Fase 2 Solicitação on-line das disciplinas) para fazer a matrícula. FIQUE ATENTO AO PRAZO DE CONTRATAÇÃO DAS DISCIPLINAS RESERVADAS.


ATENÇÃO: Se você não tiver interesse, o sistema chamará o próximo da lista automaticamente. Nessa fase, assim como na anterior, você pode entrar no sistema a qualquer momento e fazer matrícula nas vagas remanescentes, ou entrar na lista de espera das disciplinas que lhe interessam. Além disso, você pode verificar sua posição na lista de espera das disciplinas que tenham ficado pendentes na Fase 3 - Contratação. IMPORTANTE: Se você selecionou a disciplina na Fase 2 - Solicitação on-line das disciplinas, sua posição na lista de espera será de acordo com os critérios de prioridades, que serão mantidos. Contudo, se você manifestar interesse na Fase 3 - Contratação, ou na Fase 4 - Ajustes, você entrará no final da fila de espera.


Na Fase 4 - Ajustes existe também a possibilidade de cancelamento de disciplinas já contratadas. Quando este for parcial, ocorre via sistema. Quando o cancelamento for total, somente via Protocolo Acadêmico ou nas secretarias dos Campi/Núcleos da UCS (vejas as regras e prazos de cancelamentos no site da UCS). Tire suas dúvidas: 0800 54 11 166 matriculaonline@ucs.br Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h15min às 11h20min; das 13h30min às 18h (funcionamento a partir da contratação de disciplinas até o final dos ajustes). O Guia completo está no Portal UCSvirtual.


O que são Pré-requisitos São disciplinas que devem ser feitas antes de outras que as exijam. Este procedimento é mais comum na etapa de formação tecnológica dos cursos, pois implica em garantir que os estudantes tenham o conhecimento teórico-técnico necessário para avançar nas práticas. A quebra de pré-requisitos tem que ser autorizada pelo Colegiado de Curso, quando houver demanda.

O que são Atividades Complementares Conforme disposto na Resolução Nº 74/2011, as atividades complementares são integrantes obrigatórias dos currículos dos cursos de graduação da UCS e compreendem as categorias de ensino, pesquisa e extensão. Visam complementar atividades em diferentes áreas do conhecimento que agreguem diferencial à formação do profissional e sejam desenvolvidas ao longo do curso em pelo menos uma das categorias de atividades.


No mínimo 50% da carga horária total para atividades complementares estabelecida no currículo de cada curso deverá ser comprovada por eventos promovidos pela Universidade de Caxias do Sul. Nos Cursos de Comunicação Social do Centro de Ciências da Comunicação - CECC (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Tecnologia em Fotografia), o número de horas para cada um dos cursos é o seguinte: CURSO

Nº HORAS

Jornalismo

200h

Publicidade e Propaganda

220h

Relações Públicas

220h

Tecnologia em Fotografia

100h

A solicitação de aproveitamento e/ou lançamento de atividade complementar deve ser feita pelo aluno, no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, mediante preenchimento de formulário específico. Após, o aluno deverá entregar original e fotocópia do documento comprobatório (certificado, atestado, declaração) de


realização da atividade que pretende ver reconhecida a uma das Secretarias do CECC (Blocos M ou T), que protocolará o pedido e fará o encaminhamento ao Coordenador das Atividades Complementares. O Coordenador de Atividades Complementares do CECC tem as seguintes funções: - receber, analisar e validar (ou não) os documentos comprobatórios dos pedidos de aproveitamento/lançamento de atividades complementares formulados pelos alunos; - enviar, após validação no ambiente virtual, para a Divisão de Registro Acadêmico os documentos que comprovem a realização de atividade complementar desenvolvida pelo aluno (fotocópia); - apresentar, semestralmente, à direção do CECC e às coordenações dos Cursos de Comunicação, propostas ou sugestões de atividades complementares a serem realizadas a cada semestre; - realizar atendimento presencial aos alunos que quiserem esclarecer dúvidas pertinentes às suas atividades (os dias, horários e local de atendimento devem ser verificados junto às Secretarias dos Blocos M e T).


Tabela de Carga Horária relativa a Atividades Complementares ATIVIDADES DE ENSINO

APROVEITAMENTO

DOCUMENTO EXIGIDO

Disciplinas não previstas no currículo do curso

Equivalência: 1h=1h (de atividade complementar)

Histórico escolar

Monitoria institucional

Até 60 h

Atestado de realização emitido pelo Diretor da Unidade

Monitoria voluntária

Até 30 h

Atestado de realização emitido pelo professor responsável

Cursos de certificação realizados na UCS e em outras instituições de ensino superior (atualização, aperfeiçoamento, complementação ou outros)

Até a totalidade da carga horária certificada

Certificado registrado no órgão competente, especificando frequência e desempenho

Cursos de certificação realizados em outras instituições que não instituições de ensino superior (atualização, aperfeiçoamento, complementação ou outros)

Equivalência: aproveitamento da carga horária na faixa de ½ a 1 das horas realizadas (de acordo com normas do colegiado do curso)

Certificado especificando frequência e desempenho


ATIVIDADES DE ENSINO

APROVEITAMENTO

DOCUMENTO EXIGIDO

Iniciação científica institucional

Até 60h

Atestado de realização emitido pela Coordenadoria de Pesquisa

Iniciação científica voluntária

Até 50h

Atestado de realização emitido pelo professor responsável

Publicações: artigos completos/ revistas ou anais de eventos internacionais

Até 30h

Cópia da publicação

Publicações: artigos completos/ revistas ou anais de eventos nacionais

Até 15h

Cópia da publicação

Publicações: resumos/anais de encontros

5h

Cópia da publicação

Produções culturais e artísticas

A ser definido pelo colegiado

Comprovação da produção


ATIVIDADES DE ENSINO

APROVEITAMENTO

DOCUMENTO EXIGIDO

Cursos, seminários, congressos, simpósios, conferências, semanas acadêmicas, encontros, ações comunitárias institucionais e similares

Aproveitamento da carga horária na faixa de ½ a 1 das horas realizadas (de acordo com normas do colegiado do curso)

Certificado ou atestado especificando carga horária e participação

Estágios/laboratórios profissionais eletivos

Equivalência: aproveitamento de 1/3 a 2/3 da carga horária cumprida até o limite de 50% do total das horas

Termo de compromisso de estágio ou comprovante de realização especificando duração e carga horária

Bolsas de iniciação profissional

Até 40h

Atestado de realização emitido pelo órgão competente

Gestão de órgão de representação estudantil

30h (para cada ano de representação)

Documento comprobatório

Representação discente junto a órgãos colegiados

20h (para cada ano de representação)

Documento comprobatório

Atividades profissionais desenvolvidas na área de formação do curso e/ou em áreas afins

Até o limite de 60 horas

Registro da atividade em carteira profissional


Foto: Maria Júlia Côrrea

Coordenação de Atividades Complementares

Silvana Padilha Flores spflores@ucs.br


O que é uma Monografia e um TCC Monografia é o trabalho final do curso. É o relatório final de sua pesquisa, com a fundamentação teórica, descrição da metodologia, apresentação de resultados e as conclusões a que o pesquisador chegou. Há vários métodos de pesquisa e maneiras de abordar o fenômeno que se quer investigar. Monografia pode ser equiparada a um Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Na Comunicação, os TCCs são as monografias. Já em outras carreiras, o TCC pode ser um projeto (Arquitetura), um produto novo, materiais de base para a indústria ou um tipo de equipamento desenvolvido em laboratórios. Portanto, Monografia é o texto, o relatório de pesquisa e TCC pode ser a monografia e/ou outros tipos de trabalhos acadêmicos, que aliam teoria e prática. A coordenação de monografia é realizada pela professora Ivana da Silva. Como agendar horário com a Coordenação de Monografia: Na Secretaria do Bloco M ou pelo telefone 3218-2611.


Foto: Vagner Lovera

Coordenação de Monografias

Marcell Bocchese mbocches@ucs.br


O que é um estágio Há, na formação universitária, carreiras que exigem o estágio curricular. Este se caracteriza pelo desenvolvimento de atividades técnicas, dentro do arcabouço teórico do curso, durante o período no qual o estudante experimenta, no campo, a aplicação das teorias estudadas. Na Comunicação, há o estágio obrigatório, que consta na programação acadêmica (é uma disciplina) para as carreiras de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e, em breve, também no Jornalismo. Na Fotografia o estágio não é obrigatório, mas pode ser realizado na Agência Experimental de Comunicação, na Assessoria de Comunicação da UCS, em empresas e em organizações governamentais ou não governamentais. Há a modalidade de estágio remunerado, ofertado por empresas por meio de programas próprios ou pelas agências (CIEE e Conesul, por exemplo). Estes estágios têm a supervisão local e o acompanhamento da coordenação do curso, além da coordenação específica de estágios, feita via relatórios semestrais.


Estágio Obrigatório A UCS, por meio de convênios com empresas e instituições, busca disponibilizar oportunidades de estágio curricular obrigatório aos seus alunos. A Coordenadoria de Relações Universitárias efetua os registros e controles, por meio da Central de Estágios.

Estágio Remunerado O aluno pode candidatar-se a vagas de estágio remunerado de 6 horas ou de 4 horas junto à Agência Experimental de Comunicação e aos laboratórios de televisão, rádio, fotografia e de informática localizados no bloco T.

Estágio Voluntário O estudante deve ficar atento aos editais ou buscar informações junto à Agência Experimental de Comunicação.


Ivana da Silva Publicidade e Propaganda iasilva@ucs.br

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Hugo Araújo

Coordenações de Estágio Curricular

Maria Lúcia Bettega Relações Públicas primiero@terra.com.br


O que é Iniciação Científica É o rol de atividades que se caracterizam pela adesão a um projeto de pesquisa, coordenado por um professor doutor e seus auxiliares. O estudante em iniciação científica é membro do grupo e trabalha, centralmente, no apoio aos participantes deste. Produz papers, participa de eventos científicos, estuda aspectos aderentes ao fenômeno observado pelo pesquisador. Assim, ele desenvolve o gosto pela pesquisa. Para participar de programas de iniciação científica, o estudante precisa estar atento aos movimentos dos pesquisadores e aos editais de convocação para concorrer a bolsas. É sempre bom conhecer os pesquisadores do Centro e estar próximo a eles, bem como participar dos eventos de iniciação científica da Universidade.


Núcleo de Pesquisa do CECC: Comunicação, Cultura e Sociedade Pesquisas desenvolvidas: . Responsabilidade Social Empresarial: como a sociedade interpreta esse discurso? (Profª Drª Marlene Branca Sólio) . COMPRAT II: Variáveis Antecedentes das Comunidades de Prática e o Impacto dos Processos da Comunicação (Profª Drª Jane Rech) . Usina de Saberes da Comunicação . Imagem Sujeito e Mídia . Desterritorialização Desejante em Turismo e Comunicação (Profª Drª Maria Luíza Cardinale Baptista) . Vídeo Celular: jovens e adolescentes na produção de conteúdos digitais interativos para dispositivos móveis (Prof. Dr. Álvaro Fraga Benevenuto Jr.)


. Análise da Relação entre Inteligência Estratégica e Desempenho em Inovação nas Organizações (Profª Drª Ana Fachinelli) . Modelos Estocásticos para a Análise nos Processos de Inteligência Estratégica (Profª Drª Ana Fachinelli)

Grupos de Pesquisa: Gestão dos Processos de Informação, Conhecimento e Inovação para o Desenvolvimento das Organizações (Líder: Profª Drª Ana Fachinelli) AMORCOM! Grupo de Estudos e Produção em Comunicação, Amorosidade e Autopiese (Líder: Profª Drª Maria Luíza Cardinale Baptista) REVISTA CIENTÍFICA “CONEXÃO” (Editora: Profª Drª Marlene Branca Sólio)


Intercom A Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. A entidade estimula o desenvolvimento de produção científica não apenas entre mestres e doutores, como também entre alunos e recém-graduados em Comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos pela entidade. Fundada no dia 12 de dezembro de 1977 em São Paulo, a Intercom preocupa-se com o compartilhamento de pesquisas e informações de forma interdisciplinar. Além de encontros periódicos e simpósios, a instituição promove um Congresso Nacional – evento de maior prestígio na área de pesquisa em Comunicação, que recebe média de 3.500 pessoas anualmente, entre pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior. O evento, sediado em cidade escolhida pelos sócios no ano anterior, é precedido de cinco Congressos Regionais.


A instituição ainda é responsável pelo lançamento de livros e revistas especializados em Comunicação, além da busca por parcerias com entidades de mesmo objetivo, institutos e órgãos de incentivo à pesquisa brasileiros e estrangeiros. Esse intercâmbio é um incentivo à formação científica, tecnológica, cultural e artística, além de uma forma de capacitar professores, estudantes e profissionais da Comunicação. O Centro de Ciências da Comunicação da UCS sediou o Congresso Nacional da Intercom em 2010, trazendo para a Instituição cerca de 4 mil pessoas. A organização envolveu a Agência Experimental de Comunicação e 400 estudantes voluntários. TODOS OS ANOS, NOS MESES QUE ANTECEDEM MAIO (INTERCOM SUL) E SETEMBRO (INTERCOM NACIONAL), O CECC ESTARÁ ORGANIZANDO A VIAGEM E AUXILIANDO PROFESSORES E ESTUDANTES QUE DESEJAREM PARTICIPAR DOS EVENTOS.


Monitoria de disciplina A Universidade oferece aos alunos uma forma de atividade complementar chamada monitoria de disciplina. Ela consiste em aproveitar a experiência destacada do aluno nas disciplinas para prestar um auxílio ao professor dentro da sala de aula. Em nosso Centro é uma atividade remunerada e pode ser validada como horas complementares. Para ser monitor o aluno deve: ficar atento às datas e à publicação de edital específico para não perder a inscrição; ter cursado a disciplina para a qual se inscrever; ter simpatia, paciência e cordialidade com os colegas que irá auxiliar.


Normas para apresentação de trabalhos Para a apresentação de trabalhos o CCSO conta com uma padronização. Todos, exceto aqueles que formalmente sejam exigidos de forma diferente pelo professor, devem seguir as normas da ABNT que estão disponíveis no endereço: http://biblioteca.ucs.br/Manualtrabalhosacademicos.pdf


Procedimentos para impressões O CCSO, além das regras fixadas pela UCS, dispõe de algumas facilidades quanto à impressão de material didático e também de trabalhos de conclusão de curso. É tudo bem simples. Para impressões solicitadas pelos professores basta colocar o arquivo em formato PDF na pasta de impressões da disciplina e solicitar a impressão. Para cópias coloridas o procedimento deve ser autorizado previamente pelo professor ao nosso pessoal de laboratório. Todo aluno tem uma cota semanal por disciplina e esta não pode ser ultrapassada. Quanto às monografias, o aluno que optar por imprimir seu material no CCSO deve sempre lembrar de enviar o mesmo já formatado no padrão exigido e no formato de arquivo PDF para não haver alterações. Cada aluno tem direito a TRÊS cópias da monografia em impressão frente e verso. As monografias que exigem parte da impressão em cores, terão essa opção em somente uma das cópias. Recomendamos anexar em CD/DVD nas demais cópias as imagens para apreciação da banca avaliadora do trabalho monográfico.


Procedimento para retirada de equipamentos dos laboratórios Esse procedimento é válido até a implantação do Setor de Almoxarifado. Por enquanto, a retirada dos equipamentos ocorre em dois momentos: durante a aula e para trabalhos acadêmicos fora desse período. Vale lembrar que para retirar o material fora do horário das aulas é necessário preencher um formulário na Secretaria do Bloco T e ter a autorização de um professor responsável. O aluno se compromete a zelar pelo equipamento e devolvê-lo nas mesmas condições em que retirou. A disponibilidade dos equipamentos está condicionada ao uso nos horários das disciplinas e em alguns casos deve-se agendar a retirada.


Direitos e deveres em sala de aula De acordo com os critérios da UCS, para obter aprovação nas disciplinas, o aluno deve atingir, no mínimo, média 6 (seis) e comparecer a, no mínimo, 75% das aulas (são 19 encontros presenciais e dois não presenciais, sendo que os feriados são compensados com atividades extras, não presenciais). Atestados referentes a faltas devido a compromissos profissionais e/ou problemas de saúde não são aceitos como abono para faltas, mas apenas como justificativa. Nestes casos, recomenda-se conversar com o professor e verificar se há alguma forma de recuperação do conteúdo e/ou das atividades realizadas na respectiva data. O aluno deve primar pelas relações de respeito em relação a seus professores e colegas; evitar “distrações tecnológicas” durante a aula e lembrar que o plágio constitui-se em crime.


Formas de avaliação Cada disciplina possui sua forma específica de avaliação, de acordo com o conteúdo da mesma. A forma de avaliação bem como o plano de ensino da disciplina são apresentados pelo professor no primeiro dia de aula e podem ser acessados pelo aluno no UCSVirtual, nos links Informações da Turma – Plano de ensino da disciplina.


Avaliação On-line A Avaliação On-line vem, desde 2002, integrando a rotina acadêmica e se consolidando como um procedimento importante e necessário para a qualificação dos Cursos de Graduação. A avaliação é, também, um processo decisivo para subsidiar a tomada de decisões nos diversos âmbitos de gestão. Avaliam-se as condições de ensino e de aprendizagem (avaliação dos professores pelos alunos, autoavaliação dos alunos, autoavaliação dos professores e avaliação das turmas pelos professores); Avaliação da infraestrutura (serviços gerais; laboratórios e bibliotecas); e avaliação pelos funcionários. A Avaliação On-line envolve alunos, professores, funcionários e gestores para conhecer suas percepções sobre os Cursos de Graduação, além de originar um diagnóstico mais preciso sobre o desempenho dos cursos para planejar com mais clareza e objetividade ações voltadas para a sua melhoria. Entre os estudantes que respondem há sorteio de bônus de descontos nas mensalidades. O processo é sigiloso, sem que o estudante precise se identificar ao responder o questionário para manter a lisura do processo.


ENADE O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é uma avaliação anual feita pelo MEC para verificar a qualidade do Ensino Superior no Brasil por meio do conhecimento de todos os alunos que estão concluindo seu curso superior. O ENADE é importante para a Instituição de Ensino Superior (IES), mas é duas vezes mais importante para o aluno. Pelo ENADE é que o MEC gera o conceito do curso (CPC) em que o aluno está estudando. Isso acaba definindo o peso e a importância do diploma dele. Participam do ENADE estudantes ingressantes, ou seja, aqueles que iniciaram o respectivo curso com matrícula no ano de ingresso e estudantes concluintes, ou seja, aqueles que têm expectativa de conclusão do curso no semestre seguinte ao que está matriculado, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período de inscrições.


Ficam dispensados do ENADE: Os estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do ENADE, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante. A dispensa do ENADE deverá ser devidamente consignada no histórico escolar do estudante. O MEC disponibilizará, por meio do endereço eletrônico http://enade.inep.gov.br as instruções e os instrumentos necessários às IES para a inscrição eletrônica dos estudantes habilitados. A UCS é responsável pela inscrição de todos os estudantes habilitados ao ENADE. O ALUNO CONVOCADO DEVE COMPARECER PARA FAZER A PROVA, SOB PENA DE NÃO RECEBER O DIPLOMA. A NOTA DO ENADE FICA REGISTRADA NO VERSO DO MESMO.


O que são o DA e o DCE DCE (Diretório Central de Estudantes): é a entidade que representa os estudantes da UCS. São mais de 32.000 alunos divididos em 8 cidades. Os integrantes do DCE são eleitos anualmente através do voto direto. Todos os alunos da UCS podem votar e serem votados nas eleições. Localização: Centro de Convivência da UCS Site: www.dceucs.com.br E-mail: dceucs@gmail.com Telefone: (54) 3218-2100, ramal 2009 DA (Diretório Acadêmico): entidade ligada ao DCE que representa os estudantes da cada curso da UCS. Os integrantes também são eleitos anualmente através de voto direto. Os DAs da Comunicação localizam-se no Bloco M – Sala 307


DA de Publicidade e Propaganda Contatos: Twitter: @da_pp E-mail: diretorio.publicidade@gmail.com Facebook: /D.APublicidadeePropaganda

DA de Jornalismo Contatos: Blog: jornalismoucs2011.blogspot.com.br Twitter: @jornalismo_ucs E-mail: jornalismoucs@gmail.com Facebook: /DAJOR2012


DA de Relações Públicas Contatos: Blog: darpucs2012.blogspot.com Twitter: @DARPUCS E-mail: darpucs@gmail.com Facebook: /DARPUCS

DA de Fotografia Contatos: Twitter: @DAFotoUCS E-mail: dafotoucs@hotmail.com Facebook: /D.A.Foto


Projeto Solte o Verbo! Os Cursos de Comunicação têm a responsabilidade social de ajudar a formar sujeitos mais potentes na sua capacidade de estruturação do discurso, potencializando o texto. Para que isso aconteça é desenvolvido na UCS desde 2009 o Projeto Solte o Verbo! Solte o texto e aprimore sua escrita! O projeto conta com supervisão personalizada de texto, para auxiliar estudantes de Comunicação Social que desejam melhorar sua produção escrita. Trata-se de um atendimento individual, com desenvolvimento de atividades de escrita.

Encontros Caóticos da Comunicação e do Turismo Discutem referenciais teóricos para a pesquisa, além de se constituírem em uma roda de conversas onde cada pessoa pode falar de sua vida e seus projetos comunicacionais. A participação é aberta a todos, estudantes e professores.


Foto: Hugo Araújo

Coordenação do Projeto Solte o Verbo! e Encontros Caóticos da Comunicação e do Turismo

Maria Luiza Cardinale Baptista malu@pazza.com.br Como agendar horário com a Coordenação do Solte o Verbo! ou Encontros Caóticos da Comunicação: na Secretaria do Bloco M ou pelo telefone 3218-2611.


Eventos do CECC: a extensão da sala de aula O aluno deve sempre ficar atento ao que acontece na Universidade e também no CECC. Para isso, precisa regularmente acompanhar as informações postadas no Site da UCS e no Portal Frispit. www.ucs.br/site/graduacao/calendario-academico/ www.frispit.com.br 1. Precisamos nos Conhecer: é realizado todo início de semestre, pode ser definido como 'Recepção aos Calouros'. Os novos estudantes visitam e conhece os blocos da Comunicação (M e T). Os professores e gestores se apresentam e após, há uma confraternização no Galpão Crioulo da UCS. 2. Aula de início de semestre: abertura do semestre letivo, com palestra ou apresentação artística direcionada aos objetivos da Comunicação.


3. Show de Talentos: acontece uma vez ao ano. Estudantes, professores e funcionários apresentam-se (dança, música, teatro) no palco do UCS Teatro, com transmissão ao vivo pela webTV do Portal Frispit. O objetivo é gerar convivência entre a comunidade acadêmica (ou a 'galera') da Comunicação. 4. Fórum da Comunicação: planejado a partir da disciplina de Eventos, Cerimonial e Protocolo do Curso de RP, tem periodicidade anual, sempre no primeiro semestre. Compõe-se de palestras, dedicadas às áreas de Fotografia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, com assuntos específicos e palestrantes de renome. 5. Semana da Comunicação: idealizada pelos gestores do Centro, Diretórios Acadêmicos e disciplina de Eventos, Cerimonial e Protocolo, tem periodicidade anual, sempre no segundo semestre. Compõe-se de palestras durante a noite e oficinas/workshops durante o dia. 6. Assembleia de Alunos: acontece uma vez a cada semestre, com o objetivo de gerar debates em torno dos projetos pedagógicos dos cursos (disciplinas, relação com professores, reivindicações, etc)


entre estudantes e seus representantes nos DAs e os gestores do CECC (coordenações de curso e direção de Centro). O objetivo é melhorar sempre, gerando um canal de informações e comunicação direta entre as partes envolvidas. 7. MUC – Mostra Universitária Competitiva: visa premiar os melhores trabalhos práticos realizados em sala de aula, nas mais diferentes áreas. Conta com júri externo, composto por professores de instituições brasileiras e profissionais de mercado. Os estudantes se inscrevem, observando edital e regras a serem publicadas no Frispit. A cerimônia de premiação é sempre no primeiro semestre. 8. Cinéfilus: é um dos programas do CCSO. Periodicamente promove sessões temáticas de filmes no UCS Cinema, muitas vezes com debate posterior. A AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO E O PORTAL FRISPIT SE ENVOLVEM DIRETAMENTE EM TODOS OS EVENTOS, CRIANDO A IDENTIDADE VISUAL, PARTICIPANDO DO PLANEJAMENTO E DIVULGANDO. FIQUE ATENTO E PARTICIPE!


Agência Experimental de Comunicação da UCS A Agência Experimental de Comunicação - AEC é um espaço prático de ensino-aprendizagem localizado no Bloco T. Agrega professores e alunos de Fotografia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, além de professores de todas as áreas, que atuam como supervisores, em todos os turnos de funcionamento da Universidade de Caxias do Sul. A Agência desenvolve trabalhos práticos para clientes reais da própria UCS, constituindo-se, portanto, em um “braço” de sua Comunicação Institucional. A AEC também é responsável pela identidade visual, organização e divulgação de todas as ações de comunicação do CCSO e pela manutenção do Portal Frispit.


Fotos: Hugo Araújo

Agência Experimental de Comunicação


Foto: Hugo Araújo

Coordenação da Agência Experimental de Comunicação da UCS

Marliva Vanti Gonçalves mvgoncal@ucs.br


Portal Frispit O FRISPIT – www.frispit.com.br é o Portal da Comunicação Social da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Abre espaço para que os estudantes de Fotografia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas possam ter seus trabalhos divulgados, além de proporcionar experimentação prática às aulas teóricas. Os alunos e professores da Agência Experimental de Comunicação e os funcionários do Centro de Ciências Sociais da UCS, que abriga a Agência, são os responsáveis pelo Portal. O nome vem do inglês free speech, ou seja, discurso livre. Nesse sentido, valoriza conceitos que estão fortemente integrados à Universidade e à Comunicação, como juventude, dinamismo, rapidez, convergência, mobilidade e mutação. A produção multimidiática, recolhida nas diferentes disciplinas e também realizada pela Agência, pretende refletir a “cara” da Comunicação da UCS de uma maneira criativa e interativa; mostrar o que se faz e o que se pensa por aqui.


Foto: Claudia Velho

No Frispit, que conta com notícias online, webtv e webrádio, você fica sabendo sobre tudo o que importa à comunidade acadêmica da Comunicação e, mais especificamente, do seu Centro e curso. Os professores recebem, toda semana, as principais notícias que ‘rolam’ no Frispit e podem discuti-las em sala de aula. Por isso, quando você vir o ‘Cabeção de Asterisco’ - marca do Frispit - por aí, estará sabendo que pode fazer parte da próxima notícia.


Esta cartilha foi produzida pela Agência Experimental de Comunicação. Você pode encontrá-la, sempre atualizada, no site: www.frispit.com.br.


Cartilha dos Bixos  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you