Page 1

ec ia l Es p Ed iç ão

O Canal do Povo

Emissora completa um ano no ar e relembra a trajetória de um trabalho fundamentado na imparcialidade, credibilidade e atendimento ao interesse público


2

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 18 a 24 de setembro 2015

O canal do povo Introdução

Uma questão de pele

Estranhamente coerente, foi um jornalista, o pioneiro Assis Chateaubriand, a pessoa responsável por inaugurar a primeira emissora de televisão brasileira, em 1950. Não é em vão, que o principal meio de comunicação criado no Século XX, colocou o mundo em um movimento direto e complexo que resulta em troca de conhecimento. A comunicação em massa é uma das mais importantes armas da sociedade. Sua correta utilização tem proporções benéficas imensuráveis para humanidade, na mesma medida em que sua manipulação irresponsável e por interesses particulares, pode contaminar culturas inteiras.

Jornal A Banqueta de Notícias - 292ª Edição

BEX Edições Ltda. CNPJ: 11.160.970/0001-70 Fale conosco: 31 3541-5701 / 8569-2926 ou abanqueta@gmail.com Diretor: Frederico Sarti Mendes Jornalista responsável: Letícia Barros Redação: Letícia Barros, Júlia Leal, Júnia Rodrigues e Janaina Santos Diagramador: Elton Corrêa David Diagramadores aux.: Sônia Souza, Jordana Matos e Tatiana Dias Comercial: Clauzy Barbosa: 9847-9631 / Efigênia Veloso: 8848-4388 Gráfica Editora Sempre - 16.000 exemplares

A consciência do que significa possuir um meio de comunicação do porte de uma TV, a importância de a população apropriar-se dos benefícios que esse veículo pode oferecer são ingredientes primordiais para o desenvolvimento social. Em se tratando de uma emissora local, inteiramente acessível aos moradores da cidade, o mecanismo ganha peso ainda maior, como é o caso da TV Banqueta. O fato torna-se uma questão de pele, a informação provoca arrepios, lágrimas, sorrisos, portas abertas ou janelas fechadas. A voz do povo é ouvida, o canal de contato entre autoridades e populares fica mais curto, fácil, abrangente, independente e menos burocrático.

Criada para você

Com a TV Banqueta no ar, fica mais difícil esconder a verdade, fica mais viável divulgar o interessante, o importante e o que é preciso ser destacado como talento. A TV é do povo, das entidades sem fins lucrativos que trabalham por uma Nova Lima mais justa; é dos bairros, das escolas, dos vizinhos, das festas culturais e dos especialistas que têm

Contato: 31 3541-5701

O jornal A Banqueta de Notícias se exime de qualquer responsabilidade sobre opiniões e pontos de vistas expressos em artigos, anúncios e publicações assinadas que exprimam conotações políticas, religiosas ou sociais, por não refletirem as convicções desta diretoria. Reservamo-nos o direito de erro gráfico.

TV Banqueta completa um ano no ar e desponta como veículo de informação de grande inserção popular assuntos relevantes para divulgar. Por causa disso, com tudo isso junto, e com a consciência plena e leve é que a TV Banqueta comemora o primeiro ano de atividade. Desde 15 de setembro de 2014, data de estreia da emissora, Nova Lima possui um bem comum, feito para atender o interesse público. Nesses primeiros 365 dias de vida da TV Banqueta, prevalece a certeza do cumprimento de um dos principais objetivos da emissora, traçados ainda no período embrionário da TV. Foi assegurado a todos os segmentos sociais da de Nova Lima, o pleno exercício do direito de expressão, de geração de informação e de produção cultural.

Edição especial

Na última terça-feira, o primeiro ciclo da TV Baqnqueta foi completado. Em comemoração ao ano de inauguração, o Grupo Banqueta de Comunicação preparou uma edição jornalística especial. Retrospectiva de aniversário, os programas de produção local, a palavra de personalidades nova-limenses, entre outros assuntos, estarão nas próximas páginas desta edição. Boa leitura. Fred Sarti.


Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 18 a 24 de setembro 2015

3


4

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 18 a 24 de setembro 2015

O Quarto Poder Edição Especial

Colado na notícia, o jornalismo da TV Banqueta formou um dos maiores arquivos sobre Nova Lima e região. Veja a retrospectiva do primeiro ano

O Jornal Banqueta (JB), em seu primeiro ano de produção, dentre as 233 edições, cobriu mais de mil acontecimentos jornalísticos ligados às editorias de saúde, educação, política, cultura, economia, esporte, polícia, curiosidades entre outros fatos ocorridos em Nova Lima e região. Produzido pela TV Banqueta e veiculado no canal 6 da NET, o JB é, também, bastante conhecido fora dos limites da cidade. No canal da emissora no Youtube, há registros de audiência em 50 países além do Brasil, entre eles: Portugal, Estados Unidos, Suíça, Itália, Reino Unido, França, México, Espanha e até países como o Vietnã, Egito, Japão, Paquistão, Índia, Coréia do Sul, Marrocos, Malásia, Filipinas e Emirados Árabes. Para o Grupo Banqueta de Comunicação, o retorno positivo do público que acompanha a emissora torna o aniversário de um ano da TV Banqueta um momento ainda mais especial. Portanto, em respeito aos telespectadores, a data exige uma retrospectiva desse trabalho, fundamentado na ética profissional e atenção ao interesse público. Para isso, o jornal impresso A Banqueta de Notícias relembra as coberturas jornalísticas mais importantes realizadas pelo JB.

Esporte

Em novembro, a atenção estava voltada para a final histórica da Copa do Brasil, com os rivais mineiros brigando pela taça de campeão. Nesse cenário de expectativa das torcidas, o JB apresentou uma série de reportagens especiais com os torcedores atleticanos e cruzeirenses novalimenses. Uma das matérias de maior audiência foi a entrevista com os presidentes das torcidas organizadas Galoucura e Máfia Azul de Nova Lima, em uma conversa descontraída sobre o trabalho das associações de torcedores. Além disso, às vésperas da final da Copa do Brasil, o JB promoveu uma disputa de pênaltis no campo das Quintas, entre um grupo de torcedores dos dois times e uma aposta divertida para a final do campeonato. A reportagem finalizou com chave de ouro a série, a qual repercutiu de forma positiva nas redes sociais.

Destaques do Villa Nova

Um dos destaques das matérias esportivas do JB foi Villa Nova. O jornal diário fez a cobertura de

fatos importantes para o clube. Em menos de um mês de estreia da TV, o jornal acompanhou todo o processo de escolha da nova diretora para o biênio 2015/2016. Além da posse do presidente Áécio Prates, e a renúncia ocorrida em julho deste ano, o jornal cobriu a eleição e posse do atual presidente, Nélio Aurélio. Além disso, em um ano de transmissão, o jornal acompanhou a passagem dos técnicos Welligton Farjado, Guiba e Felipe Surian. E dentro das conquistas do Leão do Bonfim, foi destaque a inauguração da primeira etapa do CT do clube.

Cenário desportivo

O JB esteve presente também na cobertura do Campeonato de Futebol Amador de Nova Lima. Em 2014, os torcedores acompanharam os principais lances das partidas e entrevistas com os jogadores, treinadores e diretores dos clubes. Além disso, as diversas modalidades que envolvem o esporte nova-limense foram destaque nas matérias do jornal, como futsal, artes marciais, tênis, ciclismo e skate.

reportagens foram realizadas.

Terça-feira trágica

O Jornal Banqueta também acompanhou fatos trágicos ocorridos na cidade de Nova Lima e região, sendo que um deles ganhou destaque na mídia. O grave acidente na MG-30, o qual envolveu um ônibus e uma carreta, ocasionando uma morte e vários feridos. O dia ficou marcado como a terçafeira trágica, 24 de fevereiro de 2015, data em que uma sequência de acidentes aconteceram na cidade. No momento em que a equipe de jornalismo apurava a batida na MG-030, um ônibus colidiu contra uma motociclista, na mesma rodovia, e um carro forte perdeu o controle do veículo no bairro Cristais. Todos os fatos da terça-feira trágica foram noticiados no mesmo dia no JB.

Série de reportagem

Cobertura especial

Desde as primeiras reclamações do Sindiserp em relação ao desacerto dos servidores públicos municipais e a prefeitura, até as reuniões e assembléias que culminaram na resolução de estado de greve dos servidores, o JB esteve presente para registrar os fatos. As manifestações e protestos organizados pelo Sindserp, o posicionamento do Poder Público, a argumentações da classe em greve, a intervenção do Ministério Público e da Justiça foram acompanhadas de perto pela equipe de reportagem. Em 18 dias úteis de paralisação, 17

Desde o lançamento da emissora, vários temas ganharam destaque no JB, sendo abordados em séries especiais. Foi o caso do Outubro Rosa 2014, uma campanha realizada no Brasil que enfatiza a importância da prevenção do câncer de mama. A equipe de jornalismo cobriu os eventos da


5

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 18 a 24 de setembro 2015

programação, realizados pela Associação Casa Rosal e, além disso, durante o mês de outubro apresentou histórias de mulheres guerreiras que lutavam contra a doença. No mesmo mês, acontecia na cidade, o concurso de emagrecimento Nova Lima na Medida e o Jornal Banqueta também acompanhou todas as etapas da seleção.

Datas importantes

A TV Banqueta esteve presente também em datas marcantes da cidade. No aniversário de Nova Lima, o JB apresentou matérias especiais, as quais contaram com a participação de vários novalimenses. Em uma das reportagens, crianças de diversas escolas da cidade, participaram de um bate-papo descontraído, em que o tema principal, foi Nova Lima. O concurso tradicional de beleza Miss Nova Lima também não poderia faltar na cobertura do TV Banqueta. Além da transmissão, ao vivo, do evento, foram realizadas diversas matérias durante a preparação das candidatas para o concurso.

Legislativo Municipal. As reuniões plenárias e eventos pertinentes à Casa são transmitidos, ao vivo, pela emissora. Já, em relação às pautas políticas do JB, o noticiário tem sido fonte de informações fundamentais para formação da opinião pública.

Entre as principais coberturas realizadas pelo JB está a entrevista exclusiva com o prefeito de Nova Lima, Cassinho Magnani (PMDB), a respeito das denúncias publicadas pelos Jornais O Tempo e Super Notícia sobre as suspeitas de desvio de dinheiro em algumas secretarias do município. Além disso, frente a indignação dos candidatos ao concurso da Guarda Municipal, devido ao cancelamento, o JB acompanhou o andamento das informações dando voz à população revolta e às justificativas do poder público.

Visita da presidente Dilma à Nova Lima

Eventos solidários

O JB apoiou causas solidárias, como a realização de eventos beneficentes organizados por novalimenses. Um deles foi dedicado a George César, garoto de 12 anos, diagnosticado com dois tipos de Leucemia. Na ocasião, músicos da cidade organizaram o evento “Todos por George César” para arrecadar fundos para seu tratamento. Outra história divulgada pelo JB e que comoveu os telespectadores foi da menina Kauane, diagnosticada com estrabismo. A família de Kauane não tinha recursos financeiros para pagar a cirurgia para corrigir a visão, mas com a ajuda de novalimenses foi possível realizar o procedimento.

Política

Conhecido como o Quarto Poder, o jornalismo é fundamental para população no que diz respeito à interação entre política e sociedade. Nesse aspecto, a TV Banqueta representa umas das principais ferramentas de conhecimento para Nova Lima. Por meio do programa Espaço Câmara, a comunidade tem acesso ao trabalho desenvolvido pelo Poder

Outra cobertura memorável permitiu o registro da visita da presidente Dilma à Nova Lima, em comício realizado na Praça do Rosário, no bairro Rosário. A reportagem mostrou a recepção da população à governante, que teve a participação de grupos religiosos de matriz africana, além de pontuar o principal motivo da visita, que era o de ampliar o alcance de políticas públicas voltadas para a população negra.

Cultura

No cenário cultural, o Jornal Banqueta colocou holofotes sobre centenas de artistas nova-limenses talentosos que vêm desenvolvendo trabalhos dignos de serem multiplicados para população em geral. Música, dança, artesanato, literatura, cinema e eventos culturais diversos pontuaram reportagens líderes de audiência, no JB. A história do MC Bruno da Bomba, por exemplo, o rapper que deixou o mundo do crime para trabalhar e fazer música, só no Youtube, conta com 1.342 visualizações. O sucesso do clipe da música “Minha Levada", produzido em parceria com o Mc Pedrinho, colocou novamente, o MC Bomba em pauta.

Ainda no universo do som, a música Preta foi o gatilho para a descoberta do trabalho de outros dois artistas nova-limenses, o músico Marvin Pires e o MC Delatorvi. Com a missão de transmitir uma mensagem de empoderamento da mulher, principalmente, negra, eles produziram uma levada com cara de sucesso. O Mano Julin e sua Musa do Instagram, também embalaram a editoria de cultura do JB. A música criada pelo rapper reforçou a importância do movimento dentro da cidade e, na TV, eles ficaram maiores e mais acessíveis.

Do Carnaval à culinária, os talentos estão em cena

A cobertura do Carnaval 2014, com o desfile das escolas de samba e a festa organizada pelos blocos carnavalescos não fugiram das câmeras do JB. Em meio à folia, a alegria da população nas ruas curtindo o feriado, o resultado de quem trabalha para fazer um Carnaval seguro ficaram registrados. Das ruas, para os palcos, o jornal teve a honra de entrevistar o artista nova-limense Gleisom Peixoto, pelos seus 20 anos em cena, no trabalho como produtor, ator, escritor e diretor de teatro.

Entre as reportagens de cultura, uma das editorias mais gostosas de ser feita, estão, também, a consagração do doce Lamparina e do bolo Queca como Patrimônio Imaterial da Cidade; os projetos sociais e o estilo de trabalho do grupo de teatro Atrás do Pano; o crescimento profissional dos bailarinos Dayanne Amaral e Renato Augusto, antigos estudantes da Escola Municipal de Dança; a identidade de artesãos nova-limenses, o lançamento do filme produzido pela Fundação de Atendimento Especializado de Nova Lima (Faenol) e interpretado por os usuários da entidade, os quais são portadores de necessidades especiais, agora podem ser vistos em todo mundo devido ao trabalho jornalístico da TV Banqueta.

Ficou interessado em assistir as reportagens?

Acesse o canal da emissora no youtube: www.youtube.com/tvbanquetanovalima. Para acompanhar, ao vivo, toda programação da TV Banqueta, conecte-se ao: www.tvbanqueta.com.br, ou pelo canal 6 da NET.


6

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 18 a 24 de setembro 2015


Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 18 a 24 de setembro 2015

7


Democracia e

8

no ar

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 18 a 24 de setembro 2015

Edição Especial

conhecimento

O compromisso de fazer com que a informação de qualidade circule por toda cidade - semelhante ao que acontece com o jornal impresso A Banqueta de Notícias - é também a meta da TV Banqueta. Para isso, a emissora é responsável pela criação e execução de programas informativos, além do telejornal diário. Entre eles, o Banqueta em Foco, lançado sete meses após a estreia da emissora, tem conquistado cada vez mais popularidade devido a estrutura do programa: um espaço para debate, diálogo e informação sobre os principais fatos de Nova Lima.

Estreia ousada

Com apresentação do diretor do Grupo Banqueta de Comunicação, Fred Sarti, a primeira edição foi uma amostra do formato ousado do programa. O Banqueta em Foco retransmitiu, em tempo real, a sessão de julgamento do recurso impetrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), relativo ao processo de cassação que envolve o prefeito de Nova Lima, Cassinho Magnani (PMDB), a viceprefeita Fatinha Aguiar (PT) e do ex-prefeito da cidade, Carlinhos Rodrigues (PT). Do estúdio, o

Programa dedicado ao debate, diálogo e informação sobre assuntos relevantes tem conquistado grande audiência

mediador Fred Sarti, junto a um advogado especialista, comentou o curso do julgamento. O programa realizou, também, a cobertura jornalística, ao vivo, sobre a repercussão do julgamento junto à população, direto da Praça Bernardino de Lima.

Além disso, a mini-reforma política, no que diz respeito ao sistema eleitoral brasileiro, aprovada no Congresso; o cenário político de Nova Lima diante da dúvida sobre a permanência ou não do atual chefe do Poder Executivo, entre outras pautas ligadas à política, estiveram em pauta no programa.

Ferramenta de conhecimento

Mas, não só na política, o Banqueta em Foco tem sido ferramenta de conhecimento para a população. Seja no meio econômico, cultural, socioambiental, político ou dentro de qualquer assunto que se faça necessário o debate, o programa exerceu seu papel, às vezes sob argumentos apimentados dos entrevistados. Temas como o projeto de lei que altera o sistema

de terceirização de funcionários; os desafios que separam Nova Lima do equilíbrio entre desenvolvimento socioeconômico e preservação da natureza; a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos; a polêmica que envolveu o leilão do Parque Aquático do Villa Nova; o lançamento da segunda revista comemorativa do Instituto Histórico e Geográfico do Alto Rio das Velhas, entre outros assuntos, entraram em pauta na bancada mais apimentada de Nova Lima.

Entrevistados de peso

Além dos temas abordados no programa, outro ponto forte do Banqueta em Foco é a participação dos convidados. Especialistas de diferentes áreas como meio ambiente, direito, política, esporte, sociologia e membros de diferentes segmentados da sociedade organizada, dentre outros, que, de alguma forma, têm o conhecimento para esclarecer assuntos e problemas que atingem diretamente a população da cidade, fazem parte da história do Banqueta em Foco.


Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 18 a 24 de setembro 2015

9


10

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 18 a 24 de setembro 2015


Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 18 a 24 de setembro 2015

11


Inovação e

12

reconhecimento

Na semana de comemoração do primeiro aniversário da TV Banqueta, os dias de trabalho parecem curtos para o volume de atividades desempenhadas por um veículo de informação novo, porém apto a realizar um serviço de grande

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 18 a 24 de setembro 2015

Edição Especial

Em seu primeiro ano de atividade, personalidades de diversas áreas reconhecem o trabalho desenvolvido pela TV Banqueta

porte. Nesse momento de comemoração, personalidades responsáveis por diferentes áreas de influência social em Nova Lima, expressaram votos de parabenização pelo sucesso da emissora. O reconhecimento do trabalho desenvolvido é um

"Cumprimento Fred Sarti pelo primeiro aniversário da TV Banqueta e desejo que, por muitos anos, o diretor do grupo continue realizando esse trabalho de forma transparente, como deve ser a atuação de toda a imprensa. A emissora é o maior exemplo de que Nova Lima é uma cidade privilegiada, composta por pessoas inovadoras, trabalhadoras e sempre preocupadas com assuntos de interesse público. Parabéns a todos!", Dr. Juarez Morais de Azevedo - Juiz da Vara Criminal e da Infância e Juventude de Nova Lima. “Gostaria de parabenizar a TV Banqueta por todo trabalho desenvolvido ao longo desse ano. Nossa cidade ganha muito com o jornalismo de qualidade e imparcial que busca sempre trazer para a população informações e serviços essenciais. Desejo a toda equipe da TV, os meus sinceros parabéns pela excelência e pioneirismo em Nova Lima! Fiquem com Deus! Forte abraço!”, Cassinho Magnani, prefeito de Nova Lima. “Parabenizo a TV Banqueta pelo excelente serviço de informação prestado para a população de Nova Lima e região. Apesar de ter apenas um ano, a emissora consegue tratar os diversos assuntos com seriedade e imparcialidade, feito raro nos dias de hoje”, Dr. Marcelo Mandel Delegado Regional da Polícia Civil de Nova Lima. “Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar a TV Banqueta pelo excelente trabalho quem vem desenvolvendo na cidade. É um canal novo, que traz informações e entretenimento para a população nova-limense. Em segundo, parabenizo Fred Sarti, esse jovem empreendedor que idealizou a TV, um canal de comunicação direta com a comunidade. Felicitações a toda equipe e telespectadores da TV Banqueta”, Léo Alves de Assis Júnior, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção Nova Lima.

marco para o município e as mensagens de felicitação representam mais um incentivo para a TV Banqueta continuar sua missão de fortalecer e atender o interesse público. “Quero parabenizar toda a equipe da TV Banqueta pelo aniversário de um ano. É muito importante o trabalho que a TV está realizando em Nova Lima para manter os cidadãos informados a respeito de todos os acontecimentos e notícias importantes para a cidade”, Dra. Ivana Andrade – Promotora de Justiça.

“A imprensa tem papel fundamental na garantia do sentimento de segurança das pessoas, o que nós chamamos de segurança subjetiva. Eu fico muito feliz por termos em Nova Lima, uma emissora como a TV Banqueta, que dá a oportunidade à Polícia Militar de demonstrar, para a população, o quanto nosso trabalho é importante. Por isso, desejo um feliz aniversário e que a TV continue nos ajudando nos próximos anos, para que a PM consiga fazer de Nova Lima uma cidade cada vez mais segura”, Tenente Cel. Adriano - Comandante da Polícia Militar de Nova Lima, Rio Acima e Raposos. “Primeiramente, gostaria de agradecer a TV Banqueta por informar de forma tão democrática e transparente o cidadão novalimense. Parabenizo Fred Sarti e toda a equipe por essa atitude tão empreendedora que é inovar. Parabéns TV Banqueta, sucesso e conte sempre com a Associação Comercial”, Tatiane Verônica – Presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Nova Lima (ACISNL). “A TV Banqueta tem prestado o importante serviço de mostrar o que acontece na cidade. Principalmente, na cobertura do poder Legislativo onde as pessoas podem se conscientizar e conhecer, por exemplo, o que é a Câmara Municipal e o papel de fiscalização de um vereador. Nesses 365 dias que a TV está completando, gostaria de parabenizar e pedir a Deus que o trabalho continue. Porque a única maneira que o Brasil tem para progredir é utilizar a imprensa na divulgação dos fatos negativos e positivos da cidade, estado e até mesmo do país”, Vitor Penido, Ex-Deputado Federal.


13

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 18 a 24 de setembro 2015

“É uma honra homenagear a TV Banqueta nesse um ano de funcionamento. Gostaria de agradecer, em nome da Casa Rosal, a toda a equipe da emissora que, nesse ano, fechou conosco várias parcerias para divulgar a prevenção do câncer. Quero desejar a TV sucesso e que continue com a possibilidade de nos informar sobre tudo o que acontece em Nova Lima, para que assim, nós cidadãos tenhamos consciência de como a cidade está evoluindo”, Babá Couto, presidente da Associação Casa Rosal.

“Nova Lima já tinha ganhado de presente, há cinco anos, o jornal impresso e, há um ano, esse mesmo grupo de comunicação nos trouxe a primeira emissora de televisão da cidade. Temos muito que comemorar, porque a proposta jornalística do impresso e, consequentemente da TV, conseguiu se sustentar comercialmente sem perder a isenção e o interesse público. O impresso se estabeleceu por criar uma imagem própria, isenta e, por isso, criou um diferencial. A TV conseguiu captar todos os elementos do semanário, sem perder de vista a realidade da população. Por isso, acredito que todos os nova-limenses devem saudar e parabenizar a TV Banqueta”, Carlinhos Rodrigues - Ex-prefeito de Nova Lima.

“Quero desejar muitas felicidades à toda equipe da TV Banqueta. Como presidente da Câmara tenho certeza de que fiz o melhor contrato na Casa, na minha gestão. Antes, a TV Banqueta filmava somente as reuniões, hoje, elas são transmitidas diretamente, ao vivo, e mostram à população a realidade de Nova Lima, quem é quem aqui na Casa Legislativa e os vereadores que realmente lutam pela nossa cidade. Torço muito não só pela TV Banqueta mas também, por outros veículos de comunicação de Nova Lima, pois, o município precisa, principalmente, de jornalismo sério para divulgar a cidade, a Câmara e a prefeitura, os bons e os maus momentos. A TV Banqueta está levando aos lares o que o povo precisa saber”, José Guedes – Presidente da Câmara de Vereadores.

“Nesse um ano de TV Banqueta, temos muito a agradecer e falar da importância que a emissora tem para a área cultural. Através dela, conseguimos ver a nossa imagem, principal ferramenta de trabalho do artista, exposta na mídia, na internet e na televisão a cabo. Queria desejar a TV Banqueta parabéns. Espero que a equipe continue mostrando Nova Lima para o mundo e dando oportunidade para os talentos da cidade”, Gleisom Peixoto- Produtor cultural.

“Quero parabenizar a diretoria e a equipe da TV Banqueta, por celebrar um ano de existência. Toda comunidade nova-limense e os municípios vizinhos, também merecem os parabéns, considerando que podem contar com mais este acesso à informação. A TV Banqueta agregou conteúdo no âmbito da cultura, educação, religiosidade e da política. Deus abençoe a todos vocês e lhes concedam, cada vez mais, o dom de comunicar os acontecimentos cotidianos e mais, o dom de comunicar a paz”, Padre Márcio - Pároco na Paróquia de Santa Efigênia e Superintendente da Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes. “Nova Lima precisava dessa iniciativa. Toda a equipe da TV Banqueta está de parabéns. É uma forma de comunicação que atinge muita gente e possibilita cultura, entretenimento, além de notícias transparentes. A população precisa estar informada, para assim formar a cidadania e pessoas que possam atuar na cidade. Parabéns Fred Sarti!”, Feliciana Couto – Dentista.

“Desejo que a TV Banqueta perdure por muito tempo e que daqui a uns 50 anos, a gente se lembre que a emissora foi precursora na divulgação dos acontecimentos da cidade”, Abílio Couto – Presidente da Liga Municipal de Desportos de N. Lima.

“Gostaria de parabenizar a TV Banqueta e toda a equipe pela parceria com o Sindserp, pelo comprometimento, seriedade, gentileza e alegria de sempre. Parabéns, que Deus continue abençoando todos vocês”, Érika Fernanda – Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Lima (Sindserp).

“Parabenizo a TV Banqueta pelo sucesso. Nova Lima precisa muito de uma imprensa séria como a TV Banqueta, que faz um trabalho de qualidade no município”, Luiz 7 Irmãos – Músico .


14

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 18 a 24 de setembro 2015


Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 18 a 24 de setembro 2015

15


16

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 18 a 24 de setembro 2015


Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 18 a 24 de setembro 2015

17


18

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 18 a 24 de setembro 2015


Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 18 a 24 de setembro 2015

19


20

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 18 a 24 de setembro 2015


Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 18 a 24 de setembro 2015

21


22

Coberturas ao vivo

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 18 a 24 de setembro 2015

Edição Especial

Transmissão em tempo real exige trabalho de gente grande

A dificuldade que envolve a realização de uma cobertura ao vivo, não foi impedimento para que a TV Banqueta estivesse presente durante os principais acontecimentos da cidade. O Miss Nova Lima 2015, realizado no Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima esteve entre eles. A julgar o porte do evento e a complexidade que envolveu o trabalho, é possível afirmar que a cobertura do desfile que elegeu a Miss Nova Lima 2015 foi um dos principais desafios que a TV Banqueta enfrentou, além de ter sido a primeira vez que o concurso foi televisionado. Por isso, maior ainda a satisfação da equipe devido ao retorno positivo do telespectador.

Futebol, ao vivo, pela TV

Desde a inauguração da TV, em 2014, a emissora passou a acompanhar os jogos do Campeonato de Futebol Amador e exibir os melhores momentos no Jornal Banqueta (JB). “Desde o início, o sonho era o de transmitir as partidas ao vivo, e o que parecia distante, se tornou realidade. Agora, aos domingos, a população pode assistir aos jogos do campeonato amador, no conforto de casa”, lembra o diretor do Grupo Banqueta de Comunicação, Fred Sarti. A primeira transmissão foi realizada na semana passada, direto do campo do Villa Nova; um marco na história do esporte nova-limense e vitrine para um trabalho que sempre mereceu espaço, agora, viabilizado pela TV Banqueta.

Elaboração complexa

Fred Sarti em transmissão, ao vivo, da Assembleia Geral do Sindserp realizada no Teatro Municipal

A cobertura da eleição do novo presidente do Villa Nova, Nélio Aurélio, também foi transmitida em tempo real, direto do ginásio poliesportivo do clube, em agosto deste ano. Além disso, duas assembleias históricas realizadas pelos Servidores Públicos Municipais - decisivas para a resolução que definiu o estado de greve dos servidores – foram transmitidas, ao vivo, pela TV Banqueta, uma direto do Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima e outra do Campo do Retiro.

Para quem não faz idéia da responsabilidade e da dificuldade que uma cobertura do tipo exige, é preciso mencionar. De acordo com o diretor técnico da TV Banqueta, Heli Guimarães, para coberturas em tempo real, seria necessário, pelo menos, oito dias de produção. O período serve para analisar e precisar os recursos físicos e de pessoal como aparelhagem para captação de imagem e som, equipe de cinegrafia, jornalismo, assistência técnica e direção de produção. “Cada evento tem necessidades diferentes e a falta de um cabo que seja, pode inviabilizar o trabalho, por completo. Nesse sentido, a TV Banqueta tem sido referência,

quando comparada a emissoras do mesmo segmento”, afirma.

A lógica da afirmação, o diretor explicou logo em seguida. A transmissão do Miss Nova Lima, por exemplo, foi bastante elogiada na cidade, sendo que o tempo de produção e a equipe envolvida na execução da cobertura estavam reduzidos pela metade. “Tínhamos quatro cinegrafistas, um diretor de TV, três jornalistas e dois assistentes de câmera, sendo que o ideal era ter o dobro da equipe”, frisa.

“Pura adrenalina”

A viabilidade do local do evento em relação à criação do sinal e a disponibilidade de efetuar o link, que é a conexão da emissora ao espaço onde está sendo feita a gravação, são pontos cruciais para o sucesso da transmissão, sendo que a topografia do local de gravação, a distância entre o evento e a emissora podem ser impedimentos para cobertura em tempo real, a qual pode ser feita via satélite ou via terrestre. Para Sidney Oliveira, diretor da TV, planejar e executar esse tipo de cobertura é “pura adrenalina”, principalmente, quando analisados os recursos gerais da TV e os desafios de uma emissora que acaba de completar um ano. “Estamos no caminho certo, amadurecendo cada vez mais e rapidamente. Esse é o resultado de um trabalho honesto, firme, bem cuidado, com o qual a população se identifica”, finaliza.


Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 18 a 24 de setembro 2015

23


24

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 18 a 24 de setembro 2015

Edição 292  
Edição 292  

Confira a edição virtual desta semana do Jornal Banqueta!! #ediçãoespecial #1anoTVBanqueta

Advertisement