Page 1

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br

1


LE CAMP

Padaria & Confeitaria A sua boa compra de todos os dias! 2

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br


FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br

3


EDITORIAL

^ (Sonhos que se tem)

Almejar, desejar, querer. Três palavras que se encaixam perfeitamente com o conceito de sonho, combustível este que nos move diariamente, que faz com que levantemos da cama com coragem para arregaçar as mangas e ir em busca da realização. Dos mais pequenos e singelos, até aqueles quase impossíveis, é bem difícil nos depararmos com alguém que não tenha pelo menos um sonho, como a Eliana Mendes Tagliari, nossa motociclista e personagem primeira da nova série de reportagens que a Revista Fred Magazine está trazendo para você, leitor, intitulada “Protagonistas da Sua História”. Espalhadas por aí, temos muitas e muitas Elianas e tantas outras pessoas que batalham por suas conquistas, sem perder a garra nem o sorriso no rosto, mesmo com tantas adversidades. Quem sabe esse seja o segredo, não se deixar abater, por mais complicada que seja a situação, pois, já diziam por aí que, se ainda não está tudo bem, é porque não terminou. Antes de encerrar, vale lembrar que a Revista Fred Magazine um dia também foi sonho, lá em meados de 2011, e contou com o apoio e ajuda de muitos empresários, locais e regionais, que apostaram nesse projeto. Hoje, com quase oito anos de história, a Fred – como é carinhosamente chamada – tem uma tiragem de mais de 2.500 exemplares por edição, que são

distribuídos em 12 municípios da região do Médio Alto Uruguai. Cada unidade é lida, por pelo menos, dez pessoas, e o número de leitores pode chegar a até 25 mil pessoas, sem contar o vasto público que nos acompanha pelo site, Facebook e Instagram. Sabemos que o cenário parece sombrio, com oportunidades cada vez mais escassas, violência, preços altos e pouco dinheiro, mas tudo é um processo no qual estamos inseridos, seres mutáveis, tendo que encontrar maneiras de estabilizarmos as coisas, de sermos felizes e de realizarmos nossos sonhos. Missão difícil? Impossível? Não! No fim das contas, a gente tira de letra e toda situação vivida é um novo aprendizado. Quando se trata da sua empresa ou negócio, escolher o veículo que fará a ponte entre seus produtos ou serviços e o seu público alvo é imprescindível, e nós estamos aqui para te ajudar da melhor forma possível. Se você está lutando uma batalha em busca de um sonho maior, se mantenha firme no objetivo almejado, pois, assim como os momentos felizes e de realização chegam, os ruins também passam. Parafraseando o querido Alvo Dumbledore: “A felicidade pode ser encontrada mesmo nas horas mais difíceis, se você lembrar de acender a luz”.

www.fredmagazine.com.br

Fred Magazine LTDA – Ano VII, Edição 43 - maio / junho de 2019 Endereço: RS 591, n°200, Frederico Westphalen Telefone: (55) 9 9941-1161 E-mail: contatofredmagazine@gmail.com Diretora: Luara Krasnievicz Dominski Edição e Produção: Luara Krasnievicz Dominski e Vanessa Harlos Planejamento Gráfico: Renata dos Santos Benites

Uma leitura mágica e iluminada!

Vanessa Harlos Editora

Acesse e fique por dentro!

Fotos: Conceito A Studio e Vanessa Harlos Departamento Comercial: Marilisa Baggio, Roberto Salamoni e Iara Cerato

Periodicidade: A cada 50 dias Jornalista Responsável: Vanessa Harlos - jornalista - MTB 0018817/RS

Circulação: Ametista do Sul, Caiçara, Palmitinho, Planalto, Rodeio Bonito, Seberi, Taquaruçu do Sul, Vista Alegre, Frederico Westphalen, Iraí, Pinhal e Tenente Portela.

4

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br


FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br

5


PROTAGONISTAS DA SUA HISTÓRIA

Moto: paixão onde o coração bate mais forte Bioquímica e empresária, Eliana Mendes Tagliari abre os trabalhos da nova série de reportagens da Revista Fred Magazine. Além de reforçar o protagonismo feminino, ela também mostra que não existem barreiras para sonhar e ser feliz Tão charmosa e aventureira quanto Penélope, do desenho “Corrida Maluca”, só que com sua motocicleta, a frederiquense Eliana Mendes Tagliari deixou a insegurança de lado, espantou o medo e, de caroneira, passou a piloto não só da sua Heritage Harley-Davidson, mas também, dos seus sonhos e vontades. É ela a primeira personagem da nova série de reportagens que a Revista Fred Magazine apresenta, intitulada “Protagonistas da Sua História”.

Onde tudo começou A paixão de Eliana por motos vem desde os tempos de faculdade, em 1978 – ela é bioquímica e empresária no ramo de madeiras – quando, junto de seu outro amor, o marido Dimas, montados em uma CG 125, foram até Porto Alegre para uma especialização. Porém, durante a viagem, o veículo foi roubado, depois, vieram as filhas e a motocicleta acabou ficando em segundo plano, até 2010, momento em que foi comprada uma Suzuki Marauder, usada para várias viagens regionais. Dois anos depois, em 2012, o casal adquiriu uma Electra Harley-Davidson, período em que iniciaram-se longas viagens.

Um divisor de águas Até então, Eliana ia na carona de Dimas, mas essa história ainda teria uma reviravolta, quando a bioquímica

6

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br

Como roteiros, já visitou Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai e Bolívia, sempre pilotando sua moto

decidiu ser protagonista e se aventurar como piloto. Para tornar isso possível, precisava ter sua própria moto. “Em 2013 compramos a minha primeira moto, uma Heritage HarleyDavidson, quando deixei de ser caroneira e comecei a pilotar. A escolha

desse modelo foi pela altura dela e por ser uma custom, própria para longas viagens”, explicou Eliana. Ela também fez uma confissão, se sentia um tanto quanto frustrada na carona, queria mesmo era pilotar e encarou o desafio com uma moto de 350 kg.


PROTAGONISTAS DA SUA HISTÓRIA

Aventura imperdível Inúmeros foram os roteiros, paisagens e lugares que a motociclista já conheceu em seus passeios pelo Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai e Bolívia. “Viajar é sempre uma aventura, mas a maior foi o retorno do Chile, pelo Paso de Jama, que fica entre San Pedro de Atacama (Chile) e Purmamarca (Argentina), onde enfrentamos altitude de 4200m e frio de -4°C, com paisagens lunares. Estivemos na Bolívia, no Salar de Uyuni, em 2014, também uma aventura imperdível, onde passamos por Potosí, uma cidade com 3.090m de altitude”, relembrou. Outros lugares maravilhosos que Eliana também conheceu foram Puerto Madryn, El Calafate, Bariloche, Comodoro Rivadavia, na Argentina, e Ilha de Chiloé e Antofagasta, no Chile. “Moto é uma paixão, assim como outros esportes. As viagens de moto têm um diferencial: todos os dias têm trajetos diferentes, paisagens, frio, calor, vento, chuva e a gente sempre interage com o ambiente”, comentou ela. A última jornada feita em março deste ano durou 26 dias, com 9.000 km percorridos entre Uruguai, Argentina e Chile. Ainda em 2019, a ideia é realizar várias viagens curtas pelo Brasil e, para 2020, os planos são ir até Ushuaia. “As pessoas devem perder o preconceito e a timidez por atividades que são preponderantes aos homens e se arriscar, e vencer, não importando a idade, desde que se sintam capazes”, finalizou Eliana. Ainda como conselho, ela é clara “uma boa dose de academia vai bem”. E, assim, aos 63 anos, a protagonista desta reportagem, que é bioquímica, empresária e motociclista, nos ensina que os sonhos nem sempre tem asas, as vezes eles “voam” sob duas rodas.

Eliana passou a pilotar em 2013, quando comprou sua primeira moto

GOSTO MUITO DE MOTO, MAS A CARONA ME DEIXAVA UM POUCO FRUSTRADA E O DESAFIO DE PILOTAR UMA MOTO DE 350 KG ME LEVOU A TOMAR ESSA ATITUDE.

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br

7


CORES E TEXTURAS

PARA TER O MELHOR DOS AMBIENTES

A Todeschini Frederico Westphalen trouxe para a casa da arquiteta e urbanista Francine Trento Garlet, de Ametista do Sul/RS, que participou no desenvolvimento arquitetônico da obra, produtos de altíssima qualidade, sofisticados e fabricados com o compromisso de transformar os ambientes, tirando os sonhos do papel.

FRANCINE TRENTO GARLET ARQUITETA E URBANISTA

Fiquei muito feliz e satisfeita com o atendimento e serviço prestado por toda a equipe da Todeschini FW, desde as definições iniciais de projeto, até a finalização da montagem dos móveis. É muito gratificante chegar ao final da obra e ver que o resultado foi exatamente o pensado e projetado para cada ambiente.

FRANCINE TRENTO GARLET E BRUNA LUCIETTO ESCRITÓRIO BRUNA LUCIETTO E FRANCINE TRENTO ARQUITETURA Para a cozinha, buscamos a otimização dos espaços aliada a funcionalidade no dia a dia, em uma paleta de cores neutras que harmonizam com os demais ambientes, já que esta peça está localizada na área central da casa. Na sala de estar, optamos por uma combinação de cores quentes, com um toque de personalidade trazido pelo visual do couro em um tom de marrom super moderno no balcão do home. O aço cortain é um padrão que oferece multipossibilidades e como a ideia era propor algo marcante, ele trouxe charme e originalidade ao espaço gourmet com churrasqueira perfeito para receber os amigos e confraternizar!

8

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br

FREDERICO WESTPHALEN


CASA CRIATIVA

Uma dose extra de aconchego para o inverno

Coloridas, neutras, modernas ou rústicas, as salas de estar ficam ainda mais em evidência com as baixas temperaturas

Junho é oficialmente o mês em que se inicia a estação mais fria do ano, o inverno e, nesse período, aumenta a vontade por estar em locais quentinhos e confortáveis, como as salas de estar, cômodos protagonistas de qualquer lar nessa época. Para que esse ambiente fique o mais aconchegante possível, o ideal é arregaçar as mangas e caprichar na decoração, investindo em mantas, almofadas, tapetes, lareiras e até velas, tudo que proporcionar acolhimento está valendo. Para te ajudar com essa missão, separamos algumas ideias e também dicas, depois, é só curtir o frio sossegado.

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br

9


CASA CRIATIVA

O QUE NÃO PODE FALTAR Alguns itens são tidos como peça-chave para compor a decoração das salas de estar no período no inverno, como, por exemplo, os tapetes, responsáveis por trazer ao ambiente uma sensação de conforto, como explicou a arquiteta e urbanista, Juliana Zanco. “O que não pode faltar em uma sala de estar no inverno é o aconchego e a sensação de bem-estar. E para alcançar esse objetivo, podemos utilizar, na decoração, tapetes, que é sem dúvida a peça-chave, trazendo um maior conforto e calor para o ambiente”, argumentou Juliana. Ela também ressalta outros itens indispensáveis para esse tipo de ambiente, como as cortinas - que ajudam no aquecimento e proteção contra o vento; as mantas – encontradas em diversos modelos e texturas; e a iluminação – coringa na hora de deixar o local mais confortável e quentinho.

Tapetes são os responsáveis por proporcionar um ar de bem-estar ao ambiente. / Reprodução Internet

A iluminação também é coringa na hora de proporcionar calor e aconchego. / Reprodução Internet

10

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br


CASA CRIATIVA

MUITAS CORES E TEXTURAS No quesito cores, a decoração das salas de estar para o inverno pode se dividir em tonalidades claras para os tapetes, cortinas e mantas, auxiliando na promoção do sentimento de aconchego; e escuras para a mobília, quadros, almofadas e outros objetos. “Cores que são tendências para a estação são o marrom, vermelho, vinho, laranja em tonalidades mais fechadas, azul e verde escuro. Os tecidos metalizados, de veludo e estampados, que imprimem um ar contemporâneo ao lar, também podem entrar para dar um toque. Já para os papéis de parede, as melhores opções são os inspirados em tecidos”, ponderou a arquiteta.

Outro estilo de decoração unânime nesse tipo de espaço é o nórdico, com cores mais “cleans”. / Reprodução Internet

VERSATILIDADE EM ESTILOS

Entre os estilos, o rústico faz sucesso para compor as salas de estar no inverno. / Reprodução Internet

Ainda seguindo aquela pegada de aconchego, o rústico é um dos estilos arquitetônicos muito procurado por quem deseja reproduzir um aspecto mais aconchegante ao ambiente. Como principal característica desse tipo de decoração, temos a madeira gasta pelo tempo ou de demolição, móveis antigos e objetos mais naturais, sempre dando atenção ao acabamento. Outro estilo que tem ganhado destaque, segundo Juliana, é o que engloba algo mais “clean”, com uma influência nórdica. Os projetos com essa característica são compostos por cores pálidas e claras, linhas simples e espaços bastante arejados.

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br

11


12

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br


GENTE

Arquivo pessoal

DEZ DÉCADAS PARA CELEBRAR Chegar aos cem anos de idade é um verdadeiro presente da vida e, como tal, deve ser comemorado. Foi o que fez Clodomira Maria Rizatti Ferigollo. Nascida em 06 de maio de 1919, no sábado, 04, participou de uma missa na Catedral Santo Antônio, em Frederico Westphalen, depois, recepcionou convidados na sede da OAB. Clodomira é mãe de oito filhos - Wilson Aleixo, Aleides Terezinha, Breno Francisco, Nereides Maria, Maria Helena, Ana Diva, Clenita e Janete da Graça, avó de 18 netos e tem 21 bisnetos.

UNIÃO DE ALMAS

Cati Foto Studio

No dia 19 de maio, a jornalista e futura arquiteta e urbanista, Thaís Jacomelli Ribeiro e o brigadiano Bruno Guilherme Ribeiro, oficializaram sua união com uma simples, íntima e belíssima cerimônia, realizada na Capela do Bairro Santo Inácio, em Frederico Westphalen, pelo Monsenhor Leonir Fainello. Depois, o casal recepcionou cerca de 200 convidados no Salão Nobre do Clube Ipiranga, vindos de cidades como Paraná, Florianópolis e Região metropolitana. O destino escolhido para a Lua de Mel foi o Chile.

FAMÍLIA COMPLETA Lucas Averbeck nasceu em 21.05.2019, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, pesando 3,380kg e medindo 50,5 cm. É filho da jornalista Edieni Ferigollo e do médico Márcio Augusto Averbeck. Lucas é irmão do Arthur, de 3 anos de idade, filho mais velho do casal. Os avós são frederiquenses: o advogado Breno Francisco Ferigollo e a professora Edi Maria Mazzotti Ferigollo. Os padrinhos são Breno Ferigollo Filho e Karoline Panosso Ferigollo. A mamãe Edieni contou que este é um momento mágico na vida de todos, que Lucas é um bebê tranquilo e amoroso e que agora a família está completa.

Arquivo pessoal FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br

13


GENTE

FOTOS PARA CELEBRAR

Cati Foto Studio

Mateus Berlatto

A FAZENDA DO MANUEL No dia 26 de maio, o pequeno Manuel Mazzonetto de Campos celebrou seu primeiro aninho. A comemoração, realizada no Salão dos Servidores Públicos de Frederico Westphalen, reuniu cerca de cem convidados que, junto dos papais Jessica de Borba Mazonetto e Luís Henrique de Campos, cantaram parabéns para Manuel. O tema da festa foi a fazenda da Galinha Pintadinha.

14

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br

Em comemoração aos seus dois aninhos, a pequena Lavínia Freo Argenta fez, juntamente com sua irmã Maria Eugênia, de seis, uma sessão de fotos super fofa, na Aquática, em Frederico Westphalen. As pequenas são filhas do casal Grasiela Freo Argenta e Vanderlei Argenta e, na ocasião, Lívia usou a mesma roupa que sua mãe vestiu para celebrar seu primeiro aninho. A tradição também se repetiu com Maria Eugênia quando ela era mais nova.

Luara Krasnievicz

FW AGORA CONTA COM A CLÍNICA LIFE Com o objetivo de promover a aproximação de médicos especialistas para com os pacientes da região, a Clínica Life, que há mais de um ano já atende o município de Seberi, inaugurou seu novo espaço também em Frederico Westphalen no dia 11 de junho, em um evento realizado no Buddha Sushi. Com mais de 14 especialistas nas áreas de dermatologia, urologia, cirurgias plásticas, entre outros, a clínica está sob a responsabilidade de Rivaz Zagoury, (clínica geral e videolaparoscopia). Os atendimentos acontecerão na Rua Presidente Kennedy, 1338, sala 102, térreo.


GENTE

Conceito A Studio

“GUENTA” CORAÇÃO Sol e céu azul marcaram o ensaio fotográfico da turma do curso de Farmácia, da URI-FW, que aconteceu no dia 15 de maio. Ao todo, 14 formandos colarão grau no dia 03 de janeiro de 2020 e as fotos já indicam o que está por vir: muita emoção para coroar esforços e um momento mágico.

Luma Roani Fotografias

CAFÉ W2W: PARA O DESPERTAR DE MULHERES BRILHANTES No dia 01 de junho, um grupo de mulheres se reuniu nas dependências do Sanpa Gourmet para participar do 1º Café W2W, que trabalhou conexão, conteúdo e networking com mulheres brilhantes. Organizado pela estilista Iva Regina em parceria com a Women to Women Club, o evento contou com inúmeros parceiros, como Dati Eventos, Mauro Andre da Silva, Camila Regio, Morgana Bertoncelo, Le Camp Comunicação, Sandra Bortolossi, Sanpa Gourmet, Janete Ferigollo Haubert, Fran Ballen, Bella Pietra Joias, Debora de Borba e Ane Cancian Cocco.

Foto Elídio

COMEMORAÇÃO NO ESTILO CHAPEUZINHO VERMELHO O dia 18 de maio foi muito especial para a pequena Maria Luiza Wiroski, que completou dois aninhos de vida e, para celebrar a data, reuniu, juntamente com a mamãe, Ana Paula Wiroski, cerca de 40 convidados na chácara da família. Quem assinou a decoração da festa foi a Flor do Campo, de Seberi.

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br

15


GENTE MARIA JÚLIA COMPLETA PRIMEIRO ANINHO

Foto Elídio

Rodeada pelo universo da Galinha Pintadinha, Maria Júlia da Silva Toledo celebrou seu primeiro aninho de vida – completado oficialmente no dia 02 de abril -, com uma festa animada nas dependências da Festolandia, em Frederico Westphalen, no dia 06 de abril. Além da mamãe Elisete da Silva Toledo e do papai Clomar Toledo, cerca de cem convidados festejaram junto da pequena.

Vanessa Harlos

JULIE PAZUCH CAKE SHOP: O PRINCIPAL INGREDIENTE É O AMOR Novidades são o que movimentam a vida, ainda mais se envolverem doces, como é o caso da inauguração da primeira cake shop do município de Frederico Westphalen, a Julie Pazuch Cake Shop, que abriu suas portas oficialmente no sábado, 08 de junho. Com a produção e venda de doces, o local é inspirado nos moldes americanos de venda de produtos. Além da compra para degustação, ali também são fabricados doces para diversas ocasiões, como eventos, casamentos e batizados, todos que demandem essa linha de bolos, os “naked cakes”. Também está em desenvolvimento um cardápio de salgados assados, com bolo salgado, quiches e esfirras. A Julie Pazuch Cake Shop está localizada na Rua Vinte e Um de Abril, 217, Centro, Frederico Westphalen – RS, em frente às lojas Sempre Útil. EM CENA CENTRO DE DANÇA TEM COREOGRAFIA PREMIADA NO 6º PANAMBI EM DANÇA

16

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br

O município de Frederico Westphalen esteve muito bem representado durante o 6º Panambi em Dança, que aconteceu no dia 25 de maio, isso porque o Em Cena Centro de Dança participou do evento com a coreografia “A luz que há em mim”, executada pela solista Vanessa Pelegrini Bellé e coreografada pela professora e coreógrafa Eloísa Sampaio. O trabalho foi premiado com troféu de 3º lugar, não havendo 1º e 2º lugares, e chamou a atenção do público presente no ginásio municipal de Panambi. Outros 19 municípios do Estado também participaram.

Arquivo pessoal


GENTE

COZER, UM CONCEITO DIFERENTE DE GASTRONOMIA

Vanessa Harlos

MUITAS NOVIDADES MARCARAM REABERTURA DA SKINABON SORVETERIA Quem passou pela Rua Tenente Portela, em Frederico Westphalen, nas últimas semanas deve ter percebido que a Skinabon Sorveteria, localizada no número 565, Sala 1, estava toda “envelopada”. Todo esse ar de suspense teve um delicioso motivo: a empresa reabriu suas portas no dia 18 de maio. Entre as novidades acrescidas ao cardápio estão o açaí expresso, versão mini da Taça Leite Ninho com Nutella e novos produtos, entre eles sundae, mix e milkshakes de sorvete expresso, tudo pensado para os dias mais frios. A sorveteria também está mais ampla, visando assim, maior aconchego para os clientes.

Restaurantes, bares, mercados, açougues, escolas e demais espaços onde a gastronomia acontece, localizados em Frederico Westphalen e região, agora contam com uma nova loja especializada nesse segmento, a Cozer – Máquinas e Utensílios de Cozinha, que inaugurou no dia 23 de maio. A Loja está localizada na Rua José Cañellas, 220, Sala 02, ao lado das Lojas Lober e o horário de atendimento vai de segunda à sexta, das 8h00 às 12h e das 13h30 às 18h; e aos sábados até meio-dia. O telefone para contato é (55) 3744-4480.

Divulgação

SICREDI É TOP OF MIND RS PELO SÉTIMO ANO CONSECUTIVO E ESTÁ ENTRE AS 10 EMPRESAS MAIS AMADAS DO ESTADO

ASCOM Sicredi

Pelo sétimo ano consecutivo, a Sicredi foi a marca mais lembrada entre as cooperativas de crédito da pesquisa Top of Mind RS, promovida pela Revista Amanhã. O levantamento considera a primeira empresa que vem à mente do entrevistado, o que mostra a força e a consolidação da instituição em solo gaúcho. Também, foi a nona empresa mais amada no ranking geral do Top 20 na Love Brands RS. O termo foi criado em referência às marcas que ultrapassam a habitual relação entre cliente e empresa e passam a ser essenciais na vida do consumidor, e seu nome é apontado, sem ajuda ou estímulo, como o mais amado pelo público.

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br

17


GENTE

Arquivo pessoal

BEM-VINDA, MANUELA Simoni Di Domenico

MOMENTO DE CELEBRAR O AMOR Os noivos Deise Candito e Roni Alencar selaram a união em um casamento intimista, com a celebração religiosa feita pelo Padre Anderson Guisolphi e a recepção dos convidados no Salão Superior do Faça Festa Decorações, de Frederico Westphalen. A cerimônia ficou aos cuidados da cerimonialista Morgana Bertoncello e o vestido foi assinado pela estilista Vanessa Lucietto. Segundo os noivos, esse foi um “momento especial, repleto de amor, compartilhado com nossa família e amigos”.

Sentimento de gratidão pela vida e amor imensurável foram o que sentiram a mamãe Josinéia Gresele Coradini e o papai Weiler Giacomazza Cerutti, com a chegada da pequena Manuela Coradini Cerutti, no dia 30 de maio. Ela veio ao mundo pesando 2,130 kg e medindo 40cm.

JARDIM DA BELLA No dia 08 de junho, a pequena Isabella Dalegrave Titon comemorou seu primeiro aninho de vida com uma festa para 30 convidados na Sociedade Aquática Barrilense, em Frederico Westphalen. Acompanhada da mamãe Debora Dalegrave e do papai Régis Titon, a Bella se divertiu de montão no “seu jardim”, tema da festa. A decoração foi assinada por Vera Romitti e o vestido de Débora por Unna Maison.

18

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br

Vignatti Estúdio


TRABALHO E ESFORÇO

Oliverio de Vargas Rosado: Incansável em prol de uma sociedade melhor Dividindo seu tempo entre ser professor universitário, vereador, agente penitenciário, entre outras demandas, Oliverio busca participar ativamente do município de Frederico Westphalen e, assim, fazer a diferença para si e para a comunidade como um todo Deixar a individualidade de lado, ter empatia para com o próximo e esforçar-se para ter e viver em uma sociedade mais justa e igualitária, são tarefas nem sempre fáceis e que necessitam de alguém disposto a sair da zona de conforto, trazendo consigo a inquietude da mudança. Cada indivíduo busca meios pelos quais lutar, como é o caso de Oliverio de Vargas Rosado, que fez da educação, da segurança e da política, suas “armas” para contribuir e obter uma realidade melhor para a comunidade frederiquense.

Amor “à primeira aula” Formado em Direito, com quatro especializações no currículo, mais mestrado e atualmente cursando doutorado em Direito na Universidade de Buenos Aires, Argentina, Oliverio, 43 anos, se desafiou a fazer das salas de aula um de seus locais de trabalho. Foi em 2011 que a oportunidade veio, com a aposentadoria de um professor que ministrava aulas de Direito Penal aos acadêmicos do curso de Direito, da URI-FW. “Como sempre foi uma disciplina que gostava, desde o tempo da graduação, aceitei o desafio e foi amor “à primeira aula”. Este ano estou ministrando aula no campus da URI em Erechim também”, explicou Rosado. Parafraseando o Paulo Freire – “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda” – é justamente a educação um dos pilares que Oliverio considera primordiais para a evolução da nação, promoção da transformação social,

Uma das várias atuações de Oliverio dentro da sociedade é como vereador de FW

combate à criminalidade e formação de cidadãos de bem. “Acredito piamente que a única forma de transformação social se dá por meio da educação. Não se pode pensar

em resolver o problema do crime prendendo e botando mais armas na rua quando, na verdade, é preciso investir na criança para que ela não se torne um criminoso amanhã”, ponderou. FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br

19


TRABALHO E ESFORÇO

Enquanto professor universitário, tem a educação como outra de suas “armas” para lutar por melhorias sociais

Militância política como aliada para a transformação social Professor em um período, vereador em outro. É assim que Oliverio divide seu tempo e faz da política também um mecanismo para melhorar a sociedade frederiquense. Vindo de uma família de políticos, cada um militante em partidos diferentes, era, até então, um “revolucionário de sofá”, como mesmo se autodenominou. Reclamava das atitudes dos políticos representantes, mas não tomava nenhuma em prol da mudança. Foi assim até que, por sugestão de amigos, decidiu candidatar-se à vereador do município de Frederico Westphalen, sendo eleito. “Procuro, dentro dos meus limites, contribuir com meu município, seja trazendo emendas para o hospital, seja ouvindo e buscando encaminhar as demandas dos munícipes ao Poder 20

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br

Executivo ou, até mesmo, nas minhas manifestações, incutir na “cabeça” dos cidadãos frederiqueses, que os representantes políticos do município devem trabalhar para a população, indistintamente de sua condição social ou econômica, e que o povo deve reclamar e brigar pelos seus direitos”, comentou Rosado. Além da educação e da política, acrescida a esse time está a segurança, mais uma forte aliada que, além de profissão, é ainda promotora da transformação das pessoas e de onde elas estão inseridas.

O melhor em nome da sociedade Foi também no ano de 2011 que Oliverio assumiu o cargo de Agente Penitenciário, atuando na Penitenciária Estadual de Charqueadas, onde foi Chefe de Segurança e Subdiretor.

Posteriormente, trabalhou dentro da Susepe, como Corregedor Penitenciário, Diretor de Presídios e Diretor da Escola Penitenciária. Atualmente como Agente Penitenciário no Presídio Estadual de Frederico Westphalen, Oliverio atua ao lado da esposa, Adriana Borella Rosado, Diretora do Presídio e, por mais perigosa que essa profissão seja, afirma amar o que faz. “Amo também o que faço, mesmo sendo uma das profissões mais desgastantes, mundialmente falando. Segundo dados da ONU, é a segunda profissão mais perigosa do mundo, mas, diante de todas as dificuldades e falta de reconhecimento, procuro fazer o meu melhor em nome da sociedade, enquanto Servidor Público Estadual. E minha esposa, além de companheira e mãe incrível, é uma profissional do mais alto gabarito, a melhor com quem trabalhei durante estes 19 anos”, reforçou.


TRABALHO E ESFORÇO -presidentes do União Frederiquense, responsável pelas categorias de base do clube; e Consul do Grêmio em FW, função esta, assumida em 2019. “Procuro participar ativamente de meu município. Em relação à educação, pretendo continuar por muitos anos ministrando aulas, é algo que tenho muito amor em fazer. Em relação à política, preciso conversar com minha família, pois nos trouxe muitos desgastes, infelizmente no cenário atual, não se consegue discutir de forma ordeira e respeitosa pensamentos antagônicos dentro da política, muitas pessoas partem para ataques pessoais e isso em nada contribui para a democracia”, concluiu Oliverio. Em meio ao amor por ser professor, a vontade de seguir estudando, quem sabe, cursar um pós-doutorado no futuro; sua participação dentro da diretoria do União Frederiquense como forma de ajudar no desenvolvimento do município; a atuação política no cargo de vereador e, ainda, seu trabalho à frente da segurança pública; tudo isso culmina para um objetivo comum, o de promover a mudança e a melhoria da sociedade e das pessoas nela inseridas.

QUANDO FALAMOS EM REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA, CRIANDO PENAS MAIS SEVERAS, ESTAMOS Casado há 16 anos com Adriana Borella Rosado e pai de Gabriel Borella Rosado desde 2004, tem a família como base indispensável

Estrutura indispensável Falando em família, a trajetória profissional de Oliverio dentro da Segurança Pública mesclou-se com sua história de amor com Adriana. Casados há 16 anos, ambos se conheceram ocupando o cargo de agente penitenciário em Charqueadas, casaram e foram morar em Ijuí onde, em novembro de 2004, nasceu o primeiro e único filho do casal, Gabriel Borella Rosado. “A família é o lastro, a estrutura de qualquer projeto, sem a presença e o apoio de minha família, nenhum projeto ou atividade laboral teria sido

viável. A minha família é sem dúvida alguma, meu porto seguro, o lugar onde busco minhas referências e meu suporte”, disse Oliverio.

Para o futuro, a luta continua

TRATANDO DE UMA “DOENÇA” QUANDO ELA JÁ ESTÁ INSTALADA. SERIA MUITO MAIS SIMPLES E MENOS ONEROSO AOS COFRES PÚBLICOS INVESTIR NA EDUCAÇÃO COMO UMA FORMA PREVENTIVA,

Seja por meio da educação, da segurança ou da política, Oliverio é um dos cidadãos protagonistas das mudanças da sociedade onde está inserido. Sua participação ativa se expande inclusive para outras atividades, como ser um dos nove vice-

COMO SE FOSSE UMA “PROFILAXIA”, UMA FORMA DE IMUNIZAÇÃO CONTRA A INCIDÊNCIA DO CRIME.

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br

21


22

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br


GESTÃO, NEGÓCIO E CIA

Permita que

algumas coisas passem Sabe aquelas pessoas que ficam “remoendo” durante muito tempo as palavras ou situações desagradáveis que ocorreram com elas? E aquelas pessoas das suas relações que repetem de diferentes formas relatos de fatos desagradáveis entendendo que aquilo travou sua vida? De algum modo, com maior ou menor intensidade isso ocorre com muita gente. Escrevo nesta edição entendendo que é preciso de mais resiliência para levar a vida desejada. Continua sofrendo quem persiste em reações emocionais negativas a tudo o que é dito que não se gosta, e/ou não concorda. Tem mais poder pessoal quem consegue parar, observar e refletir a maior parte dos atos e fatos da sua vida, com mais calma e com mais razão do que emoção. Aqueles que ficam tão impactados com as palavras e as ações dos outros, deixam bastante perceptível que qualquer um pode controlá-los. Se for e quando for o seu caso, respire fundo, analise com calma e permita que algumas coisas passem, sem necessitar da sua interferência, nem tomar a sua energia. É fundamental analisar também, o que poderia ter feito diferente para que aquilo não ocorresse e como uma nova situação como esta, pode ser evitada por algo que está no seu controle. Próximo de cada um de nós é possível encontrar muitas coisas ruins, negatividade, mas também um ambiente repleto de oportunidades, de coisas boas, de positividade. Por vezes opta-se por olhar numa direção, e por vezes, em outra, o que comprova que a escolha dos caminhos por onde se anda, dos horizontes para onde se olha, é de cada um de nós. Quem não consegue esquecer palavras ruins, atitudes que não desejava de outras pessoas, eventos desagradáveis que lhe ocorreram, fica na mesma página da história de sua vida por muito tempo, perde muito

tempo na vida e tem muita dificuldade de seguir em frente de forma positiva, produtiva e proativa. Quando determinadas palavras, atos e fatos desagradáveis parecerem gigantescos, muito importantes e impactantes em nossa vida, é preciso conversar com outras pessoas. Outros olhares costumam nos mostrar que, na maioria das vezes, estamos, na verdade, diante de pequenas coisas que podem ter pouco significado e isso depende da forma de encarar a vida, da postura e das atitudes de cada um de nós. Para viver melhor, para ser mais produtivo, para estar de bem com os outros, é preciso evitar ao máximo que pequenas coisas nos coloquem para baixo. Algumas pessoas que eventualmente machucam, atacam, enrolam devem ser esquecidas ou colocadas de lado. Quanto às outras, talvez, na maioria, basta esquecer ou ignorar determinados atos e seguir em frente. Mais importante do que estas pessoas ou

marcelo.blume@referenda.com.br Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção. Dirigente e professor na FAHOR e docente convidado em diversas IES. Sócio e consultor da Referenda Consultoria. Palestrante, pesquisador e escritor, com artigos e livros publicados na área de gestão e educação.

seus atos, palavras, posturas, é a vida de cada um de nós, nossos objetivos, sonhos, que terão mais dificuldade de se concretizar, se as mágoas pelo que outros fizeram ainda estiverem nos pensamentos. Será que estas pessoas valem a sua mágoa, o tempo e a energia que você gasta com o aborrecimento e a tristeza? Tenho certeza de que a vida de quem é leitor desta coluna e os seus objetivos valem muito mais! Que possamos deixar que algumas coisas simplesmente passem, para termos vidas, carreiras e negócios melhores! Um abraço e até a próxima!

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br

23


SAÚDE E BEM-ESTAR

Nosso corpo é nosso lar: cuidados e dicas para o inverno Saiba os benefícios que massagens e limpeza de pele trarão a você nos dias mais frios As temperaturas mais baixas típicas do outono / inverno já têm dado as caras por aí, fator esse que aumenta a vontade de ficar em casa, debaixo das cobertas e evitar ao máximo atividades que nos exponham ao frio. Essa mudança de hábito pode acarretar em problemas circulatórios, dores nas articulações e no corpo todo. Mas, calma, para evitar tudo isso e até dar um up na imunidade, que tal fazer uma massagem? Além de prazerosa, ela traz inúmeros benefício à saúde.

Terapias do bem As massagens indicadas são aquelas que proporcionam relaxamento ao corpo e o recomendado é fazer pelo menos uma sessão por semana, conforme explicou a massoterapeuta, Tatiane Gonçalves. “Nosso corpo e os músculos sentem os benefícios da massagem por até uma semana, então, o recomendado é fazer pelo menos uma sessão por semana durante o ano todo”, afirmou. Sobre os benefícios, a massagem ajuda na estimulação da circulação sanguínea e muscular, desobstrui o fluxo de energia e libera as toxinas do corpo, com isso, também afasta gripes e resfriados, hidrata a pele, combate o estresse e aumenta a autoestima. Contudo, para aproveitar da melhor forma possível todos os efeitos positivos dessa prática, é recomendável aliar a ela outros cuidados. “Para aproveitar plenamente a estação, devemos ter outros cuidados com o corpo além da massagem, como tomar água regularmente, alongar-se ao acordar e antes de dormir, cuidar da alimentação e dormir bem”, enfatizou Tatiane.

24

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br

Relaxamento muscular e aumento da imunidade são apenas alguns, dos inúmeros benefícios que as massagens proporcionam no inverno / Reprodução Internet

Unida a tudo isso e para coroar os cuidados com a saúde corporal no inverno, está a limpeza de pele, que, além de mais sensível, também resseca com facilidade por causa do vento frio e das baixas temperaturas.

Pele saudável, autoestima elevada Para evitar ressecamento, descamações e até mesmo manchas, a limpeza de pele é indicada para todas as idades e, assim como a massagem, também contribui com a saúde corporal durante o inverno. “A limpeza de pele ajuda a prevenir o surgimento de cravos e espinhas, retira as células mortas do rosto e faz um detox na pele. Ajuda a controlar a oleosidade excessiva no rosto, suaviza e uniformiza a pele e, ainda, previne as rugas e linhas de expressão”, comentou Tatiane.


Pedras quentes A massagem é realizada com pedras especiais aquecidas a uma temperatura bem agradável, com a finalidade de relaxar e reequilibrar as energias do corpo. Entre os benefícios, proporciona aumento da circulação sanguínea local devido ao calor das pedras; relaxamento profundo, alívio de dores musculares; aumento do bem-estar, entre outros benefícios.

Candle Massage ou massagem com velas quentes

Técnica inovadora de massagem americana, a massagem com vela quente (óleo) possui movimentos suaves, que potencializam a sensação de relaxamento e amenizam as dores, o cansaço e o estresse, além de hidratar profundamente a pele.

A pele, principalmente a do rosto, também sente com os dias frios, por isso é recomendável fazer limpeza de pele / Reprodução Internet

Pindas Chinesas Massagem oriental com saquinhos de linho contendo ervas medicinais e especiarias com propriedades tanto relaxantes como estimulantes, as quais são previamente aquecidas para criar um efeito terapêutico, equilibrando a energia interior e trazendo bem-estar. Proporciona relaxamento muscular, aumento da autoestima e elevação do estado de consciência, facilitando a concentração e a meditação, entre outros.

Termoterapia ou detox corporal Dentre as massagens indicadas para cuidar do corpo no inverno, está a prática com pedras quentes / Conceito A Studio

A procura dessa técnica é maior por mulheres que querem perder ou manter as medidas, mesmo no inverno. Entre os benefícios, estão o aumento da circulação e oxigenação dos tecidos, maior queima de gordura, eliminação das toxinas e radicais livres (efeito detox), combate à celulite e perca de peso.

agenciaholy.com

o novo começa agora. Tina - Inteligência artificial da Tchê Turbo. Adicione

55

tcheturbo.com.br

2010.0000 e converse com a Tina.

tcheturbo.telecom

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019

tcheturbo

www.fredmagazine.com.br

25


OMMM

Ensinamento

Budista

Na qualidade de seres humanos todos temos o desejo nato de encontrar a felicidade e de superarmos o sofrimento, mas para que isso aconteça torna-se necessário um movimento interior que, em tibetano, “Lo-Jong” significa “treinar a mente”, pois todas as nossas experiências de felicidade ou sofrimento provém da leitura de mundo realizada pela mente individual. Para Fontes (2000), há um tipo de experiência que está mais vinculado ao corpo e ocorre por meio dos órgãos dos sentidos e outro relacionado diretamente com a mente. Desta forma, se o nível mental de uma pessoa for tranqüilo, esta será capaz de superar mais facilmente qualquer outra experiência de tristeza ou dor. Já um nível mental depressivo e ansioso terá maior dificuldade em vivenciar os estados de felicidade.

26

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br

Sendo assim, os ensinamentos Budistas propõem uma série de ferramentas para focar e disciplinar a mente para que, assim, seja possível construir uma base sólida para o desenvolvimento da felicidade de forma que possamos verdadeiramente compreender como funcionam nossos pensamentos e emoções. No budismo, torna-se necessário transformar a mente e o coração, bem como realizar mudanças interiores no modo de ser e entender por meio da meditação, pois esta filosofia compreende que o estado mental normal de nossos pensamentos e emoções é o descontrole e, desta forma, torna-se necessário dominá-los. Ainda é valido mencionar que esta transformação não deve ser algo imposto, mas sim, um movimento interior voluntário, UM MOVIMENTO ALTRUISTA. NAMASTÊ

Ivania Cardoso Terapeuta Naturopata formada em Nutrição pela URI-FW Pós-Graduanda: Saúde e espiritualidade- UCS


Alfa Barber Shop: o acaso que virou profissão Entre um destino e outro, Douglas Baptista Bart conta como descobriu que ser barbeiro era sua vocação É difícil quem consiga, logo de cara, descobrir qual o seu propósito, no que é bom e que profissão quer seguir. As vezes demora um pouco e um longo caminho é percorrido. Foi o que aconteceu com Douglas Baptista Bart, hoje barbeiro e empresário, dono da Alfa Barber Shop, de Frederico Westphalen.

A hora certa pra tudo

Quando tinha 15 anos, Douglas decidiu sair da casa em que morava no interior de Santo Antônio da Patrulha, com o pai, Luís Carlos Bart, para residir, na época, com o patrão, no centro do município. Depois de um tempo, mudou-se para Parobé, junto da mãe, Eliziane Previati Baptista. Foi para Frederico Westphalen e, daqui, alçou um voo mais alto e mudou-se para São Paulo -SP. Visitou o pai uma única vez e, cerca de dois meses depois, este veio a falecer. Essa perda o motivou a retornar novamente, desta vez, em definitivo. Já empregado e com um bom círculo de amizades, o primeiro vislumbre de que as coisas estavam prestes a se encaixar chegou na forma de um convite, feito pelo amigo Marcelo, para que Douglas fosse com ele se inscrever em um curso de adesivagem 3D para piso. Lá pelas tantas, surgiu o comentário de que também haveria um curso para barbeiro, Douglas ficou meio assim, indeciso, mas, no dia seguinte, foi buscar mais informações, tudo sem pretensão alguma. A vendedora, persuasiva, o convenceu e ele decidiu iniciar o tal curso. “Comecei a fazer cara, e comecei a gostar demais! Tive uma facilidade jamais vista, pra ti ter noção, em dois meses de curso. Daí eu vi que era o que eu realmente queria, me encontrei no

Douglas descobriu na profissão de barbeiro sua verdadeira vocação / Marcelo Tenedini Fotografia

que eu estava fazendo, sem imaginar que era aquilo ali”, relatou Douglas. De três para quatro meses de curso, o futuro barbeiro foi, da insegurança de não saber se era aquilo mesmo que queria, a destaque da turma. Comprou os melhores materiais disponíveis no mercado no segmento de barbearia, investiu tudo que tinha e, aos poucos, foi vislumbrando o futuro. Foi quase um ano se dividindo entre os trabalhos em uma churrascaria e um salão, até que conseguiu juntar dinheiro para abrir o próprio negócio, no início, uma sociedade, depois, sozinho. Assim nasceu a Alfa Barber Shop.

Parceria, boas risadas e muito profissionalismo

Localizada na Rua do Comércio, 551, Sala 01 superior, em cima da Loja Itapema, a Alfa Barber Shop, que iniciou os atendimentos com alguns pufes, um

espelho e uma cadeira, hoje conta com um amplo espaço e uma gama variada de serviços ofertados, tudo inserido em uma rede de histórias que se entrelaçam, resultando em algo que vai muito além de apenas cortes de cabelo e barba. “São vidas e histórias que estão aqui dentro, são amizades e contatos que fazemos. Estou com um espaço bem bacana, muito bem visto na cidade e agradeço muito a Deus por isso, sou muito grato por isso”, explicou.

Serviços “de primeira”

Além de cabelo, barba, sobrancelha e barba terapia – esta última, um trabalho na pele no qual é feito uma esfoliação no rosto e envolve argila também – na barbearia também é realizado um importante e diferenciado trabalho voltado para noivos, momento em que estes encontram ali um espaço para curtir o dia especial ao lado dos padrinhos, pais e convidados, além de saírem prontos para a cerimônia e festa. Ainda, outro diferencial é o estúdio de tatuagens da tatuadora Tais Brezink, que atende junto à Alfa Barber Shop.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO De terça à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 22h Aos sábados, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 20h @alfabarbershop Alfa Barber Shop está localizada na Rua do Comércio, 551, Sala 01 superior, em cima da Loja Itapema / Conceito A Studio

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br

27


28

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br


DICA DE LIVRO

Uma conexão angelical – humana nada convencional “A verdade é que somos seres infinitos. O ciclo acaba, para então recomeçar em outro lugar. Quantas encarnações suas se passaram? Quantas histórias você viveu? Você foi o bem, foi o mal, foi o reflexo de seus atos, foi a construção de seus pensamentos.” Esse é um pequeno trecho do livro “O Primogênito da Sabedoria”, obra escrita pela autora Mikaela Gaelzer, que está em fase de diagramação e revisão para, ainda este ano, ser oficialmente lançado pela PenDragon Editora. Autora de mais de 40 histórias publicadas na web, Mikaela fará sua estreia no universo das obras impressas e, por isso, na Dica de Livro desta edição da Revista Fred Magazine, ela trará um pouco do que os leitores poderão esperar ao ler “O Primogênito da Sabedoria”. Confira! Em “O Primogênito da Sabedoria” acompanharemos a jornada de Nataniel em outro país, na busca do seu sonho de cursar História numa renomada universidade, contrariando então a vontade de seu pai, que sonhava em o ver no ramo da contabilidade. Tudo segue com tranquilidade nessa nova vida, até a chegada de Clarisse. Nataniel sente-se atraído pela moça, mas não consegue explicar essa conexão. Pouco a pouco, a história nos envolve e nos mostra como presente e passado estão conectados e

Mikaela Gaelzer Acadêmica de Educação Física – Unopar Escritora / Atendente

o quanto Nataniel corre perigo, precisando da proteção e ajuda da até então desconhecida e enigmática Clarisse. O livro nos traz o bom e velho clichê do amor proibido entre anjos e humanos de uma forma totalmente desconstruída e inovadora, uma história fantástica onde nada – e nem ninguém – é o que parece.

Sobre a autora Mikaela Gaelzer tem 20 anos, é natural de Porto Mauá, mas reside em Frederico Westphalen há quase cinco anos e “O Primogênito da Sabedoria” será sua primeira obra física publicada. No entanto, a autora escreve há oito anos e tudo começou com sua insatisfação pelo final de um livro, quando ela decidiu reescrevê-lo. Além de seu primeiro livro, Mikaela já trabalha em uma segunda obra, intitulada “Alas”, que traz uma pegada mais pesada, acompanhando a história de um anjo da guarda que não é lá muito fã do seres humanos. Como referências, se espelha no escritor brasileiro Eduardo Spohr, que escreveu “A Batalha do Apocalipse”, livro que, segundo Mikaela, marcou sua vida e é sua inspiração número um.

Onde encontrar: PenDragon Editora, Submarino, Americanas, Amazon e Shoptime. Valor: R$33,90 Páginas: 345

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br

29


s

Desconto

s i e v í d r e p idme Inauguração 40% 50% 60% Acredite

no seu

sonho

30

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br


FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br

31


32

FREDMAGAZINE | JUNHO, 2019 www.fredmagazine.com.br

Profile for Revista Fred Magazine

Revista Fred Magazine de junho  

Edição de junho

Revista Fred Magazine de junho  

Edição de junho

Advertisement