Page 1

FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

1


2

FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br


SAÚDE E BEM-ESTAR

Emagrecimento em grupo é a aposta para quem cansou do sobrepeso O projeto tem no compartilhamento de experiências o principal fator motivacional (linhas de apoio) Fazer as pazes com a balança e ter um corpo malhado é um dos dese-

jos mais cobiçados por quem busca qualidade de vida e bem-estar. O que muita gente não sabe é que não basta apenas parar de comer ou só se exercitar, mas sim, é preciso ter um programa equilibrado, que cuide tanto da parte física, como metabólica e psicológica, além de uma dose extra de estímulo e motivação. Foi pensando nisso, que as profissionais Jéssica Sirtuli (Nutricionista), Rafaela Dahmer (Personal Trainer) e Dalila Tres (Psicóloga) trabalham com um método revolucionário que tem ajudado muita gente a se reencontrar com suas medidas e o peso ideal. O programa Cansei de Ser Gordo! Emagrecer em grupo é muito melhor! É desenvolvido em Frederico Westphalen e já tem vários adeptos. Baseado nos princípios da terapia cognitivo comportamental o programa visa a perda de peso motivada pelas experiências compartilhadas em grupo, uma oportunidade que os pacientes tem para expor suas dúvidas, fraquezas e ansiedades; principais fatores que levam ao desânimo e a desistência dos objetivos.

Como funciona?

Os encontros são acompanhados pelas profissionais em Nutrição, Psicologia e Educação Física que coordenam, estimulando os pacientes a superar suas metas, através de atividades físi-

cas dirigidas, orientação alimentar e acompanhamento psicológico. Dentre as técnicas utilizadas no programa está o trabalho sobre o pensamento, comportamento e a elaboração de estratégias de vida para alcançar com sucesso as metas estipuladas por cada paciente. A principal característica desse processo é ajudar as pessoas a mudar seus pensamentos e hábitos de tal forma que possam mudar suas ações, seu estilo de vida e, consequentemente, mudem sua composição corporal. Para a psicóloga Dalila Três, os grupos de apoio à perda de peso tem surgido como uma assistência à dieta: “O programa oferece, além de cardápios, treinos e dicas de nutrição, o apoio entre os participante é elemento fundamental para se manter firme na luta pela perda de peso”, salienta. O programa contempla duas avaliações individuais com cada profissional envolvida, sendo uma no início e outra no final do grupo. Durante os encontros, que acontecem às terças-feiras à noite, os participantes são convidados a fazer um resgate da autoestima e desenvolvem temas como reconhecimento pessoal, objetivo principal, visão de futuro a ser atingida, pensamentos sabotadores, atividades diárias, mudanças de hábitos,dentre outros. Semanalmente também são submetidos a avalição de peso e medição da circunferência, o que para a nutricionista Jéssica é fundamental para o andamento do programa, visto que cada grama perdida e a cada centímetro a menos aumenta o ânimo para continuar o árduo trabalho.

Emagreci 9kg em peso, 14kg em gordura e recuperei 5kg em tecido ativo. Meu espanto foi com relação aos centímetros que perdi. Hoje sei o que é perder gordura! Todo mundo que me encontra na rua fala ‘nossa como você emagreceu!’, minha vida mudou muito, hoje tenho qualidade de vida, e minha autoestima é tudo! O resultado te estimula a continuar e você não quer mais parar. Fiz e faria novamente! Relato da advogada IvaniaTomczak que participou do Programa de Emagrecimento Saudável em 2016.

O Programa está disponível na Clínica de Emagrecimento e Estética, localizada na Rua Presidente Kenedy, 1009 – Sala 01 – Centro de Frederico Westphalen. Mais informações pelos Fones (55) 9948-5324 com Dalila, (55) 9909-4259 com Jéssica ou (55) 9907-9229 com Rafaela.

FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

3


O mundo pede mais empatia Empatia. O dicionário classifica a palavra como “...estado de espírito no qual uma pessoa se identifica com outra, presumindo sentir o que a outra sente”. Podemos também considerar a empatia como a capacidade de se colocar no lugar de alguém e entendê-lo emocionalmente. Em um sentido mais amplo, é compreender o outro em sua dignidade, seus direitos, defeitos e, sobretudo, em sua diferença. Nunca antes estivemos tão cercados de pessoas, seja no nível físico ou virtual. Pergunte a seus pais e avós. As gerações passadas não tiveram a chance de interagir tanto quanto nós, mas mesmo assim, nunca vimos tempos tão infrutíferos emocionalmente. As ferramentas da modernidade criam pontes e aproximam pessoas, mas nossa mentalidade ainda constrói barreiras gigantescas de isolamento e intolerância. Estamos prontos a aceitar e crescer com as pessoas que são diferentes de nós? Estamos disposto a aprender com aquilo que nos é estranho? Quando deixamos de nos armar para “colonizar” o outro, nos abrimos para o diálogo, o convívio e a empatia – a capacidade de se colocar no lugar do outro. É quando podemos nos relacionar sem cobranças egoístas, absolutistas e rigorosas. Que tal fazermos um exercício de “troca de lugar” e ser mais tolerantes? Tenho a certeza que fará uma enorme diferença em nossas vidas. Boa leitura!

Mário Lima Editor

QUEM SOMOS

Luara Krasnievicz Dominski Diretora

Mário Lima Edição e Produção

Thaís Soares Jornalista assistente

Renata dos Santos Benites Planejamento Gráfico

Marilisa Baggio Departamento Comercial

Acesse e fique por dentro!

www.fredmagazine.com.br Endereço: Rua Alfredo Haubert, 773, Sala 201, Centro – Frederico Westphalen Telefone: (55) 3744-1680 | E-mail: contatofredmagazine@gmail.com Site: www.fredmagazine.com.br

4

FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

Fred Magazine LTDA – Ano IV, Edição 23 - junho de 2016. Jornalista Responsável: Luara Krasnievicz Dominski – jornalista – MTb 15.857; Redação: Mário Lima – jornalista – DRT 0001483/MA; Planejamento Gráfico: Renata dos Santos Benites. Fotos: Conceito A Studio; Departamento Comercial: Marilisa Baggio; Periodicidade: Bimestral; Circulação: Ametista do Sul, Caiçara, Palmitinho, Planalto, Rodeio Bonito, Seberi, Taquaruçu do Sul, Vista Alegre, Frederico Westphalen, Iraí, Pinhal.


FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

5


6

FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br


Seberi 57 anos

XI Colônia em Festa atrai mais de 20 mil pessoas História que o povo conta: investir no presente, resgatar o passado e construir o futuro. De 02 a 05 de junho, o Município de Seberi realizou a XI Colônia em Festa, feira de hortifrutigranjeiros, agroindústria familiar, artesanato e etnias em comemoração ao aniversário de 57 anos de emancipação político administrativa com a participação de mais de 20 mil pessoas e de 40 expositores. Teve como Soberanas as representantes das comunidades de: Linha Bonita - Fernanda Costa Meireles; Linha Nunes e Parcianello - Gabriela Matter e Linha Barra Funda - Andrieli Jaqueline Trezzi que realizaram um belíssimo trabalho de divulgação e, com muita simpatia e beleza recepcionaram o público durante os dias de festa. A programação foi bastante variada: contou com shows e talentos locais, tarde de louvor, missa em homenagem ao município, desfile temático, café da colônia, porco no rolete, almoço na Comunidade Bom Pastor, buffet de sobremesas, além de stands de produtos locais. Uma pequena amostra das potencialidades de Seberi. A Colônia em Festa é uma celebração construída pelas várias etnias que constituem o povo seberiense. É a valorização da agricultura, a principal atividade econômica das famílias do município, e exalta os pequenos, médios e grandes agricultores, assim como seus saberes, produtos e modos de vida. A Colônia em Festa tem por objetivo divulgar

e fomentar este setor de produção de alimentos, que é uma atividade que exige criatividade, cálculo de riscos, talento na arte de vender e dedicação continuada. É definitivamente um espaço de socialização, profissionalização e inclusão socioeconômica do agricultor e de sua família. É o momento em que os agricultores têm para mostrar o seu produto, e formar a sua clientela. Por meio da Colônia em Festa, vários agricultores despertaram o interesse em se afirmar nesta atividade e hoje estão com agroindústrias formalizadas e outros em fase de formalização. A cada ano novos agricultores familiares estão se inserindo nesta atividade. O artesanato, que ajuda na renda familiar além de ser uma atividade que melhora a autoestima e o bem estar. Em tempos de crise, Seberi demonstra ser uma comunidade que, como se fosse uma Ilha, supera-se através da União da sua gente e dos investimentos públicos e privados. Esta feira foi uma demonstração de que Seberi aposta em Seberi!

2° Dia Estadual do Peixe Um exemplo da importância da Colônia em Festa foi a realização da segunda edição do Dia Estadual do Peixe, no qual foi apresentado o projeto de Desenvolvimento Regional da Piscicultura. Os participantes puderam, ainda, degustar um almoço servido com receitas à base de peixe.

FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

7


DICA DE LIVRO

Um mergulho no universo distópico de Divergente Minha indicação de leitura é Divergente, o primeiro livro da trilogia criada pela escritora Veronica Roth, obra ficcional que tem o intuito de atingir o público jovem e tem como pano de fundo uma Chicago futurista, destruída pelas guerras, Na obra, a sociedade acredita que a culpa de tantas guerras e privações que a assolavam eram atribuías à personalidade humana e por isso as pessoas deveriam ser divididas em cinco grupos denominados facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição e Franqueza. Não pertencer a nenhuma é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão, pelo qual passam todos os jovens aos 16 anos para que seja determinado a qual grupo devem se unir e passar o resto de suas vidas, revela quem ela é, na verdade, uma Divergente (aquele que se enqua-

8

FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

Graciela F. de A. de Carvalho, advogada

dra em mais de uma facção). A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente deveria ser. A escolha de Beatrice tem desdobramentos surpreendentes em sua vida e até mesmo na sociedade supostamente ideal em que vive. A autora faz uma ligação entre ficção e realidade ao abordar o mundo de escolhas que enfrentamos ao passar da adolescência para a vida adulta, rompendo com a segurança e proteção dos pais em busca do nosso lugar no mundo. A escolha pelas facções representa as preferências e indecisões do mundo profissional e o impacto delas para o resto de nossas vidas. Divergente faz indagações sobre nossos valores, estilo de vida e maneiras de pensar e agir, como o estilo de vida imposto pela Abnegação, facção formada por pessoas que se negam ao consumismo e vivem somente com

o indispensável. Roth, em sua obra, consegue criar um universo fantástico a ser explorado também na sequência Insurgente e Convergente. Até que ponto vale a pena assumir ou desistir do peso e responsabilidades de nossas escolhas? Prontos para a sua escolha de facção? Boa leitura!


FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

9


G E S TÃO M A I S QUALIFICADA, R E S U LTA D O S PA R A OS GAÚCHOS. A Assembleia gaúcha é a primeira na implantação de práticas de Governança. Através do seu Programa Gestão Qualificada, Parlamento Eficaz, em parceria com o Movimento Brasil Competitivo, esta visão de melhoria contínua amplia a Transparência e melhora o acompanhamento dos investimentos públicos e a participação dos cidadãos.

MAIOR PARTICIPAÇÃO CIDADÃ Criação de uma ferramenta para a sociedade gaúcha acompanhar a aplicação dos investimentos do Estado nas áreas da Saúde, Educação, Infraestrutura e Segurança, especialmente.

10

FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

MODERNIZAÇÃO DE CANAIS DE INFORMAÇÃO Incorporação de tecnologia, qualificação de pessoas e incremento na produção de conteúdos.

MAIOR TRANSPARÊNCIA Ampliação da sua posição como a Assembleia mais transparente do Brasil pelo acesso a conteúdos em linguagem mais acessível, facilitando o controle social.


Conheça nossos profissionais, temos a melhor equipe multidisciplinar Fioseterapeuta Dermatofuncional

Josinéia Coradini

Esteticista

Marieli Battisti Klose

Pós Graduada em Fisioterapia Dermatofuncional e Cosmetologia. Mestre em Biociências e Saúde. Especialista em carboxiterapia, criolipólise, laser, luz pulsada, lipocavitação, pré e pós operatório em cirurgias plásticas e drenagem linfática. Habilitada no Método de Emagrecimento 5S. Habilitada no Tratamento Ortomolecular para estrias – StriOrt . CREFITO – 168922-F

Tecnóloga em Estética Cosmética. Pós Graduada em Cosmetologia e Estética-prática Avançada. Formação Internacional em Peelings Químicos e Enzimáticos, Magistrais e Industriais. Habilitada no Método Magic Touth Detox. Curso de Microagulhamento.

Biomédica Esteta

Luana Pedra Hume Especialista em Rejuvenescimento facial: Toxina Botulínica, Preenchimento e Fios de Sustentação absorvíveis, skinbooster e PEIM – Procedimento Estético Invejável para Microvasos. Pós graduada em Acupuntura e Ortomolecular. CRBM: 1524

Quiropraxista

Letícia Biesek Bacharel em Quiropraxia. Pós Graduada em Acupuntura e eletroacupuntura. Registro: ABQ 0587

Cassius Maynardi Pós Graduado em Terapia Manual e Postural. Formação Internacional em Microfisioterapia (Microkinesitherapie) – Módulos Básicos e Avançados Formação Internacional em Leitura Biológica e em Terapia Informacional Integrativa CREFITO – 129344-F

Nutricionista

Dionara Simoni Hermes Volkweis

Psicólogo

Joelson Modesti Psicólogo Clínico, Neuropsicólogo e Psicoterapeuta Especialista em Psicologia Clínica e Especialista em Neuropsicologia Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental Atualmente está finalizando o Mestrado em Psicogerontologia Atua há 13 anos com crianças, adolescentes, adultos e adultos maiores. CRP/07-11858

Rua Miguel Couto, N° 163, Sala 1 – Centro – FW.

Fisioterapeuta

Pós Graduação em Saúde Pública. Mestre em Envelhecimento Humano. Personal Diet Domiciliar. Coordenadora do Curso de Nutrição URI-FW, professora do Curso de Nutrição e Enfermagem da URI-FW e Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Nutrição Clínica – com ênfase em doenças crônicas e transtornos alimentares. CRN 6671

(55) 3744-7042 e 97328148

Essencially

FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

Garantimos os melhores e mais eficazes resultados.

11


15 ANOS DE MERCADO

Clientes da

recebem premiação em cerimônia especial Além do encerramento da Campanha “Sorte Segurada”, foi lançada a Campanha “Quem Indica Amigo é!”, que vai durar até abril de 2017

Comemorando 15 anos de atuação no mercado de seguros em Frederico Westphalen e região, a Alonso Seguros realizou o encerramento da Campanha Sorte Segurada. No evento aconteceu a entrega de prêmios aos ganhadores do último sorteio e reuniu colaboradores, clientes, parceiros, patrocinadores, autoridades e supervisores. – A sorte segurada foi um caminho que achamos de além da comemoração dos 15 anos, marcar a Alonso Seguros em Frederico e Região, pensando no nosso cliente, em valorizar a parceria que temos com aqueles que estão conosco desde o primeiro ano, e assim, percebemos que tudo valeu a pena. Não conseguimos abranger a todos, mas a ação teve um saldo positivo. Percebemos também que o cliente se sentiu valorizado. Tivemos retorno –, revelou Alan Miguel Alonso, sócio proprietário da corretora. – A campanha que teve duração de um ano, de abril de 2015 a abril de 2016, contemplou vinte clientes e foi considerada bem-sucedida por profissionais dá área – Uma ação como essa valoriza os clientes consolidados e traz novos, proporcionando a visibilidade da corretora –, comenta o

12

FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

Clientes, colaboradores e diretoria da empresa participaram de encerramento da Campanha

gerente comercial da Porto Seguro, Marcio Fleck. Ao todo, foram vinte prêmios sorteados durante o período da promoção que receberam viagens, eletrodomésticos e aparelhos eletroeletrônicos, quatorze deles estiveram presentes na noite da cerimônia. O principal prêmio da campanha foi uma viagem para Buenos Aires que teve como vencedor o comerciante Leonel Caxambu. – Trabalho com eles há mais de 10 anos e sempre foram atenciosos. É uma empresa séria e profissional, e que eu admiro muito. Tenho dois seguros com eles, o residencial e o empresarial. Achei uma campanha boa e muito bem pensada, a qual envolveu muitas pessoas, assim tornandose destaque no mercado frederiquense. – Leonel Caxambú, ganhador da viagem a Buenos Aires.

Cliente Leonel Caxambu, vencedor do prêmio principal, uma viagem a Buenos Aires


15 ANOS DE MERCADO

Prêmios sorteados durante a campanha 1 viagem com acompanhante para Buenos Aires 1 viagem com acompanhante para Aparecida do Norte 2 TV’s LED 32 polegadas 5 cafeteira 3 purificadores de água 3 certificados de bônus para usar na empresa 3 kits churrasco 2 bicicletas Alan Miguel Alonso recebeu colegas, colaboradores e clientes para encerramento da Campanha Sorte Segurada

Quem indica amigo é! Campanha Alonso Seguros 2016/2017 Na ocasião, foi lançada a nova campanha promovida pela Alonso Seguros: Quem indica amigo é! Ao indicar a Alonso Seguros para seguro de automóvel de um amigo, em caso de efetivação do contrato, o cliente que recomendou ganha desconto na sua renovação de seu seguro auto. Algo que aprendemos, é que não existe negócio bom para um só, temos que pensar em dar retorno ao nosso cliente, procuramos nos aproximar ao máximo deles e atingimos o nosso objetivo principal, que é valorizar o nosso segurado e oferecer o melhor serviço do mercado -, complementa Alan Alonso. Para participar, basta que um cliente Alonso recomende os serviços da corretora para um amigo. Cada contrato efetivado rende R$ 50,00 na renovação do próximo contrato auto. Quanto mais indicações efetivadas, mais descontos na renovação. – Uma campanha deste porte é muito importante para a empresa e para os clientes, além de premiar e reconhecer os que já acompanham o trabalho da seguradora, ele movimenta, traz mais clientes e faz com que o mercado segurador cresça, fortalecendo cada dia mais nossa parceria, levando aos segurados os nossos serviços –, ressalta Felipe Luckemeyer, gerente regional da Liberty Seguros. A empresa é hoje uma referência para a região na comercialização de apólices de seguro. São ofertados mais de 30 produtos e serviços de dez companhias. A corretora conta ainda com postos de atendimento em Palmitinho, Seberi, Rodeio Bonito e Boa Vista das Missões e outros municípios vizinhos.

A Alonso Seguros fica localizada à Rua Miguel Couto, n° 897, Centro, em Frederico Westphalen. Mais informações pelo telefone (55) 3744-2573 ou pelo email: fredwest@tcheturbo.com.br, e ainda pela Fanpage Alonso Seguros. Campanha sorteou vários prêmios aos clientes da corretora FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

13


GASTRONOMIA

Couscous Marroquino O couscous é um prato muito usado na região magrebina – norte de África – que consiste em sêmola de cereais. No Marrocos, é o prato da sexta-feira ou dias de festa.

Ingredientes:

Modo de fazer:

250g de couscous marroquinho “fino” - semolina 250ml (aproximadamente) de água fervente 200g de camarões pequenos limpos 4 colheres de sopa de azeite 1 tomate sem pele e sem sementes picado em cubos pequenos 100g de pimentões marinados picados em cobos ou tiras finas 3 colheres de sopa de salsa picada Raspas de 1 limão siciliano Suco de 3 limões sicilianos 2 colheres de chá de sal 1 colher de sopa de glutamato monossódico 1/2 colher de chá de pimenta do reino

Coloque o couscous seco em um recipiente e adicione a água fervente. Deixe hidratar por aproximadamente 15 minutos. Mexa com um garfo para soltar os grãos depois que toda a água for absorvida. Reserve. Salteie os camarões já limpos com 1 colher de sopa de azeite rapidamente. Adicione o suco de 1 limão, 1 colher de chá de sal e reserve até esfriar. Misture com o couscous já hidratado os tomates, os pimentões marinados, a salsa, as raspas do limão e o restante do suco. Adicione o camarão salteado já frio, o sal, o glutamato e a pimenta do reino. Misture tudo com o auxílio de um garfo para soltar bem todos os grãos. Sirva em seguida.

14

FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br


FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

15


GENTE noivos em festa Na noite de 23 de abril, aconteceu o casamento de Eder Bellé e Sirlaine Theisen, na Catedral Santo Antonio. A cerimônia contou com mais de 300 convidados que foram recepcionados no Salão do Bairro Aparecida.

Arquivo Pessoal

1 ANINHO Os pais Fabíula Poncio Caio e Rafael Bueno Caio, comemoraram com muita felicidade o 1° aninho da linda Izadora Poncio Caio, no dia 05 de maio, com direito a decoração de princesa e tudo! Parabéns à família. Conceito A Studio

Nova RP nA área!! A acadêmica Andressa Jaqueline Ficanha cola grau no dia 29 de julho, em Relações Públicas com ênfase em Multimídia pela Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen. Muito sucesso e felicidades!

Vignatti Fotografia

LUANA E DANIEL Luana Novakowski e Daniel Goliszevski subiram ao altar no dia 21 de maio, na Catedral Santo Antônio, em Frederico Westphalen. Após os a cerimonia, familiares e amigos foram recepcionados no salão nobre do Cube Ipiranga. Felicidades ao casal!

16

FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

Arquivo Pessoal


FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

17


GENTE Antares Martins – Band RS

ENSAIO ROMÂNTICO Os noivos Samuel e Carla, realizaram em 30 de abril o ensaio fotográfico nas paisagens bucólicas de Cambará do Sul. As fotos foram registradas pelo Estúdio Vignatti. Muitas felicidades ao casal!

Dedos Cruzados O concurso de Miss Rio Grande do Sul acontece no dia 25 de junho e quem leva a Região do Médio e Alto Uruguai é a linda caiçarense Camila Stefanello. Estaremos todos torcendo pela nossa representante!

18

FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

Ciências Contábeis Será no dia 27 de agosto a solenidade de colação de grau de 54 formandos do curso de Ciências Contábeis da URI-FW. Os novos bacharéis foram clicados pelas lentes da competente equipe da Conceito A Studio, que vai fazer toda a produção fotográfica da formatura.


FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

19


GENTE Bagunça e diversão! Noivos em Festa II

A mamãe Marcilene Lammel, de Frederico Westphalen, eternizou os momentos de carinho, brincadeiras e cumplicidade de suas filhas Bianca e Luiza durante o banho. Não faltou espuma e bagunça! Os cliques são da fotógrafa Marisi Bilini.

No dia 28 de maio os noivos Valéria Consalter e Leonardo Fiorentin Bonfanti selaram a união. A cerimônia de casamento na Igreja Matriz de Rodeio Bonito e a festa no Salão Paroquial de Rodeio Bonito. Felicidades ao casal! O registro fotográfico ficou a cargo de Claudia Vedana.

FESTEJANDO Solange Balestrin reuniu amigos e familiares para comemorar o aniversário de 50 anos. A festa aconteceu no dia 30 de maio, no salão nobre do Clube Harmonia. Muitas felicidades e muito ainda mais anos de vida!

Arquivo Pessoal

ANJINHO No dia 25 de maio, nasceu o pequeno Miguel Otto Gabe Roos, filho de Chirlei Cristina Gabe e Sidinei André Roos. Tão pequeno! Um anjinho, que veio para ensinar o que é o amor. Que veio para amar e ser amado. Anjinho cheio de glória, cheio de benção. Seja bem-vindo! Foto Marin

20 FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br


GENTE

Foto Chapa

ANIVERSÁRIO ESPECIAL No dia 16 de junho, o pequeno Lucas Tagliapietra Senger completou seu 1 aninho de vida. A data foi comemorada ao lado dos pais, Igor Senger e Taciana Tagliapietra, do irmão, Murilo Tagliapietra Senger, familiares e amigos.

Viagem de Aprendizado

Arquivo Pessoal

A organizadora de eventos Sidonia Ve Raimondi participou nos dias 7 e 8 de junho de curso e workshop com Roberto Cohen, em São Paulo (SP). Para a cerimonialista, que atua no mercado há mais de 10 anos, a viagem foi de muito aprendizado e aperfeiçoamento, isso por que Cohen é considerado nada menos que o melhor cerimonialista do país.

Arquivo Pessoal/Divulgação

Família Ferigollo em Festa! Nasceu no último dia 02 de junho, em Porto Alegre, o pequeno Arthur Averbeck, filho do médico Márcio Averbeck e da apresentadora do SBT Edieni Ferigollo. Arthur é neto dos frederiquenses Breno Francisco Ferigollo e Edi Maria Mazzotti Ferigollo. Desejamos muita saúde e felicidades à família.

FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

21


Excelência em atendimento

Funcionários do Posto Maranello são premiados no Desafio Petrobrás No dia 13 de abril, funcionários do Posto Maranello em FW foram premiados em mais uma edição do Desafio Petrobrás. A campanha contemplou o bom desempenho no cumprimento de metas em um reconhecimento pelo atendimento de excelência e melhor qualidade em serviços. Itens como cordialidade, rapidez e agilidade foram avaliados, e a grande vencedora foi a frentista Marli da Silva Strapasson, que ganhou uma Smart TV. “Foi um motivo de muita satisfação. Estou muito orgulhosa, pois foi um prêmio pelo trabalho em equipe. Vamos sempre fazer melhor pelo cliente”, disse. O sócio proprietário do posto, Juliano Locatelli, explica como funcionou o processo de avaliação: “Um funcionário da Petrobrás, chamado ‘cliente oculto’, foi até o posto como um cliente qualquer, mas com o intuito de avaliar o atendimento prestado pelos funcionários, desde pequenos detalhes, como uso de crachá, uniforme padrão da companhia até a qualidade do atendimento em si”, revelou.

22 FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

- É uma avaliação do posto. Este é um prêmio pela excelência mesmo. São mais de 50 critérios em que os funcionários foram avaliados pelo cliente oculto. Não é algo fácil de ser alcançado. A avaliação é feita em busca de aperfeiçoar o trabalho e os serviços prestados para nosso cliente -, revelou Simone Hamilko, promotora da Van de Prêmio. Esta não foi a primeira vez que o Posto Maranello recebeu uma premiação dada pela Petrobrás. No ano passado, a loja de conveniência BR Mania que funciona no posto, também foi premiada pela excelência em atendimento.

História de sucesso Excelência no atendimento, afinal, é este o objetivo principal do Posto Maranello desde a sua fundação. O


Excelência em atendimento

sócio proprietário Jayme José Locatelli, empreendedor com mais de 50 anos no comércio de FW, iniciou as obras do posto no final de 1999, sendo que o mesmo foi inaugurado em dezembro de 2000. Após um período de mais de 8 anos, em que as instalações foram alugadas, nasce em 01 de Julho de 2009 o Posto Maranello. - A partir de 2009 procuramos recuperar a imagem do posto, ofertando uma linha completa de produtos e a formação de uma boa equipe de funcioná-

rios, com atendimento de melhor qualidade para a satisfação e manutenção da clientela. A cada reunião com os funcionários sempre é destacado aos mesmos que o maior patrimônio da empresa não é a parte física, prédio e instalações, mas sim o cliente -, revela Jayme. Em 2015, foi renovado o contrato com a BR - Distribuidora, o que resultou na reforma do posto, inclusive na Loja BR Mania, com novo visual e novos equipamentos, bem como o aumento do número de produtos oferecidos. Dentre as reformas na pista de atendimento, pode-se destacar a instalação das novas bombas de abastecimento. - Estamos muito felizes e ao mesmo tempo orgulhosos pelo desempenho de nossa equipe. Sabemos da importância desse resultado, o qual é fruto de um trabalho diário com todos os funcionários, e que tem como objetivo principal a satisfação de todos os nossos clientes –, finaliza Juliano Locatelli.

Juliano Locatelli e Jayme José Locatelli

FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

23


saiba mais em

www.tcheturbo.com.br

telefonia

FI XA

· LIGAÇÕES COM QUALIDADE DIGITAL · PORTABILIDADE NUMÉRICA · NUMERAÇÃO PRÓPRIA · SEM FRANQUIA · SUPORTE TÉCNICO LOCAL · EXTRATO DE LIGAÇÕES ONLINE · IDENTIFICADOR DE CHAMADAS

24 FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

compartilhe os momentos da sua

vida.


APP

10 aplicativos para

gestão de empresas

A utilização de tecnologias que facilitam o dia a dia tem melhorado continuamente diversos aspectos da vida moderna. Com a realidade das grandes corporações e empresas de médio e pequeno porte não é diferente. O mercado exige cada vez mais uma gestão simples, dinâmica e automatizada, sendo assim, a Fred Magazine traz para você algumas dicas de aplicativos.

DROPBOX É um aplicativo de armazenamento em nuvem que mantém os arquivos seguros e sincronizados entre dois ou mais dispositivos que tenham o Dropbox instalado.

Evernote É um aplicativo para fazer anotações e organizar arquivos. Com ele, é possível registrar ideias, criar lembretes e deixar tudo registrado em “fichários”. Também é possível conversar com outras pessoas e realizar trabalhos em conjunto.

Serasa Experian Mobile É uma alternativa para empresas que precisam de agilidade segurança e principalmente mobilidade na hora da análise de concessão de crédito.

Consulta CNPJ/CPF Com esse aplicativo é possível comprovar a situação cadastral de empresa ou pessoa física.

LINKEDIN Com o aplicativo do LinkedIn, é possível criar uma rede profissional e se informar das últimas notícias ou se candidatar a vagas de empregos utilizando palavraschave, como área específica ou sua região preferida.

GUIA BOLSO Aqui o saldo de suas contas e transações bancárias está sempre atualizado. Guia Bolso organiza seus gastos automaticamente em categorias. É possível ainda traçar metas e acompanha-las.

Controle de Vendas Ideal para quem trabalha como autônomo, tem como principal objetivo auxiliar na hora do registro e controle dos produtos vendidos. É possível ainda emitir relatórios e fazer cadastro de clientes e vendas.

Trabalhista Muito utilizado para cálculos trabalhistas e simulações rápidas e informais relacionadas à CLT, o Trabalhista utiliza tabelas atualizáveis do INSS IRRF.

nibo Com ele você organiza suas contas a pagar e a receber, e deixa sua contabilidade mais ágil. Sendo possível anexar arquivos diretamente da câmera do celular. Disponível para iOS, em breve para Android

FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

25


26 FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br


Tradição e Cultura

1ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul

O título coroou a estudante frederiquense Giovana Pertuzzatti Rossatto, 15, que iniciou seu envolvimento com o MTG aos seis anos de idade

Foi durante a realização da 46ª Ciranda Cultural de Prendas do Estado, ocorrida em Passo Fundo, no mês de maio, que a estudante Giovana Pertuzzatti Rossatto recebeu um título inédito para a 28ª Regional Tradicionalista: a faixa de 1ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul na gestão 2016/2017. Após a conquista do título de 1ª Prenda Juvenil na Ciranda Regional de Prendas, realizada em 2015, ela conquistou o direito de participar do concurso estadual, representado a 28ª RT. A partir de então, foi uma maratona de leitura que englobou bibliografia com 27 obras e rotinas de estudos que chegaram a oito horas diárias para alcançar a melhor nota nas provas escrita, oral e artística, além da mostra folclórica. A rotina intensa foi acompanhada de perto pela família, professoras de cultura gaúcha e por colegas do CTG Rodeio da Querência. - Nós construímos um olhar mais crítico em relação aos fatos, sejam eles históricos ou atuais e conseguimos preservar e valorizar, de maneira mais eficaz, os bons costumes do povo gaúcho. Também foi possível conhecer outras realidades dentro do nosso estado e levar o lado bom das tradições gaúchas às pessoas que não participam do movimento tradicionalista -, conta Giovana. A professora Zaida Motta, que há 26 anos trabalha preparando prendas e peões para cirandas e entreveros regionais e estaduais, foi uma das responsáveis por lecionar conteúdos de cultura e tradição gaúcha a Giovana e destaca a garra e força de vontade da jovem como um diferencial em seu treinamento. - Ela é uma menina inteligente, estudiosa e determinada, tudo isso somado fez com que ela conseguisse o tão sonhado título de 1ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul. Sucesso é a reposta de muito trabalho. É um acontecimento inédito. É a primeira conquista em Cirandas de Prendas a nível estadual da 28ª Região Tradicionalista. É um fato histórico -, afirma orgulhosa. Como reconhecimento da importância deste título, o parlamento gaúcho irá realizar uma homenagem às prendas e peões representantes do MTG na gestão 2016/2017. A solenidade acontece no dia 27 de junho, em Porto Alegre.

Giovana Pertuzzatti Rossatto, 1ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

27


Super Chef, Super Receitas... Super Delícias Chef Marta Bordignon apresenta receitas de sopas, cremes e carnes na terceira edição do Projeto Super Delícias

Nos dias 23 e 24 de maio foi realizada a terceira etapa do Super Delícias, projeto assinado pela chef Marta Bordignon em parceria com o supermercado Bertolleti, que, de maneira simples e prática, apresenta receitas para quem deseja melhorar o desempenho na cozinha na hora de receber família e amigos. Na primeira noite de curso foram apresentadas receitas de sopas e cremes, ideais para o período do inverno que acaba de iniciar. Caldo Verde, Sopa de Abóbora, Creme de Aspargos, Sopa de Legumes, Creme de Alho Poró e Creme Quatro Queijos foram os pratos exibidos. Para finalizar a noite, torta de maçã com nozes. Já na segunda noite do Super Delícias, a chef, atendendo a pedidos, apresentou o segundo curso de carnes do projeto, no qual ensinou a preparar Maminha Recheada, Iscas de Frango na Cerveja, Costela Recheada, Contrafilé com Legumes Grelhados e Filé Mignon Recheado. Para encerrar com chave de ouro, uma receita simples e de fácil preparo de mousse de limão siciliano foi servida aos participantes. - Cada vez mais pessoas tem se in-

28 FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

teressado pelo curso, muita gente tem entrado em contato e sugerido receitas. Isso acontece porque elas entendem que é interessante receber bem as pessoas e preparar pratos bons e elegantes -, ressaltou a chef Marta Bordignon. A próxima etapa do Super Delícias apresentará receitas de quiches e sanduiches, na primeira noite, e cardápio completo – entrada, primeiro prato, prato principal e sobremesa -, na segunda noite. As inscrições podem ser feitas no Supermercado Bertoletti ou direta-

mente com a chef Marta por meio de seu perfil no Facebook. Mais informações pelo telefone (55) 9167-8230.


ARQUITETANDO

Cores fortes e ambiente rústico Escritório Rosana Monteiro Arquitetura e Urbanismo projetou os espaços da Loja Flor de Café, localizada à Rua do Comércio, Centro de Frederico Westphalen.

A reforma da Loja Flor de Café setorizou os ambientes: Melissa, Espaço Kids, Flor de Café, Marca Dja, provadores e recepção. Os móveis de madeira rústica foram preservados, porém a loja ganhou cores fortes e mobiliário, priorizando o conforto dos clientes.

Rua Tenente Lira, 780 – Centro – Frederico Westphalen (55) 3744-3922 | rosanamonteiro.arquiteta@gmail.com Rosana Monteiro Arquitetura e Urbanismo

FREDMAGAZINE Junho, 2016 29 www.fredmagazine.com.br Rosana Monteiro & Juliana Panosso


EDUCAÇÃO

Me formei... e agora? Entenda por que os cursos de pósgraduações são uma exigência cada vez mais frequente em um mercado acirrado Seja na carreira acadêmica ou no mercado de trabalho, ter somente a graduação não é mais um grande diferencial, em termos de concorrência. Com a popularização dos cursos superiores à distância e as expansões dos campi das universidades púbicas e privadas, a força de trabalho graduada aumentou e com ela a concorrência entre profissionais. Atualmente, o Brasil tem 122.295 estudantes de pós-graduação, dos quais 76.323 são de mestrado acadêmico, 4.008 de mestrado profissional e 41.964 de doutorado. O levantamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes/ MEC) mostra que o número ainda é pequeno, se comparado a países mais desenvolvidos, como a Alemanha, que possui uma taxa de 18,6 doutores a cada mil habitantes, mas refle os avanços dos últimos anos. - A concorrência agora se dá em

30 FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

nível global. Então, quanto maior for a qualificação do profissional em sua área de trabalho, maiores serão as condições de empregabilidade e de valorização profissional e salarial que se abrirão à sua frente, dentro ou fora do País -, revela a professora e coordenadora do Curso de Mestrado em Letras da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missão (URI), Campus de FW, Maria Tereza Veloso.

Buscando a carreira acadêmica A frederiquense Débora Cerutti Viegas, 23, formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria, Campus de FW, hoje estudante do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, aposta em um curso de Mestrado para alcançar seu objetivo profissional. - Pretendo seguir carreira acadêmica, ser professora e contribuir no que eu puder na formação de novos profissionais -, afirma. Após passar por u m a seleção com quatro etapas bastantes disputadas entre candidatos de todo o país, D é b o r a

foi uma dos 20 selecionados que para o Programa que tem foco na pesquisa e docência. - Vejo o mestrado como uma grande oportunidade para estudar aquilo que vimos de modo mais superficial na graduação, é onde aprendemos a pesquisar e temos contato com aquilo que de mais inovador e importante o campo está desenvolvendo -, ressalta a jovem. Investimento que faz a diferença no currículo e também no bolso. Segundo o Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG), trabalhadores com nível superior que tenham mestrado ou doutorado ganham, em média, 37,72% a mais do que aqueles que só fizeram graduação.

Saiba diferenciar LATO SENSU: “Sentido amplo” em latim, inclui programas de especialização para os que já têm diploma de graduação. O curso deve ter duração mínima de 360 horas e oferece um certificado de conclusão. STRICTO SENS: “Sentido específico” em latim, diz respeito aos programas de mestrado e doutorado que oferecem diploma de titulação ao estudante após a defesa de sua pesquisa para uma banca pública. MBA: Do inglês Master Business Administration (ou “mestrado em administração de negócios”), o curso não faz parte do mestrado, como seu nome sugere, mas é uma pós-graduação lato sensu com temas ligados à área de administração de empresas. MESTRADO PROFISSIONAL: Esse tipo de curso se inclui entre os de mestrado stricto sensu e promove a formação de profissionais que desempenham atividades técnicocientíficas de alto nível em diferentes áreas do conhecimento. DOUTORADO SANDUÍCHE: Programa que oferece bolsas de estudos para doutorandos brasileiros visando à realização de pesquisas em instituições internacionais.


A voz da experiência...

Maria Thereza Veloso possui cursos de licenciatura em Estudos Sociais (FAFIUR/PUC-RS), Câmpus Uruguaiana, e de licenciatura em Letras com habilitações em Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola, os dois primeiros na FAFISB (São Borja) e o último na URI, Câmpus de Santo Ângelo. Mestrado e Doutorado em Letras, na Área de Linguística Aplicada, na linha de pesquisa Discurso e Relações Sociais, na Universidade Católica de Pelotas(UCPel). Pós-Doutorado em Letras, na UFRGS. Professora da Rede Estadual de Ensino aposentada, já atuou profissionalmente em rádio e jornalismo impresso. Atualmente exerce a docência na URI/ Frederico Westphalen, na licenciatura em Letras e no Mestrado em Letras, de que é coordenadora. Fred Magazine: Qual a importância de uma pós na carreira de um profissional? Maria Thereza Veloso: Em qualquer dos seus três níveis (Especialização, Mestrado e/ou Doutorado), um curso de pós-graduação é sempre muitíssimo importante, porque proporciona aprofundamento e atualização de conhecimentos na área profissional de quem o realiza. FM: Quais são os critérios que um estudante deve avaliar ao escolher um curso de pós-graduação?

MTV: Sabendo-se que a definição da profissão que se quer exercer ao longo da vida adulta se faz quando decidimos pelo curso de graduação escolhido, devem ser levados em conta principalmente os critérios conceituais, relacionados à confiabilidade e solidez da Instituição que oferece o Curso de Pós-graduação; à funcionalidade e atualidade da proposta pedagógico-profissionalizante, observável nas disciplinas da base curricular; à qualificação profissional e à experiência dos docentes na respectiva área; ao número de egressos e a empregabilidade e ascensão profissional de cada um deles, por exemplo. FM: Os cursos de pós são importantes para incrementar o currículo e os conhecimentos. Qual o impacto dessa crescente especialização das pessoas no mercado de trabalho? MTV: O mercado de trabalho, em todas as áreas, vem exigindo cada mais dos profissionais, considerando-se que na atualidade a concorrência por vagas deixou de ser predominantemente localizada por região, em âmbito nacional. FM: Qual é o melhor momento para iniciar uma pós, logo que se termina a graduação ou, posteriormente, após algum tempo de experiência de mercado? MTV: A escolha desse momento dependerá sempre de várias condicio-

EDUCAÇÃO

nantes, sejam determinadas em razão de compromissos pessoais, familiares e/ou até mesmo profissionais. Penso que um Curso de Pós-Graduação em nível de Especialização deveria ser feito como uma continuidade do curso de Graduação, sem espaço intervalar entre um e outro. Isso facilita a assimilação de novos conceitos, oportuniza a absorção de novas habilidades de leitura, pesquisa e manejo de práticas surgidas naturalmente, durante os diálogos e as interações presenciais na sala de aula, quer entre colegas e/ou destes com os professores permanentes dos cursos, ou professores convidados, vindos de outras Instituições. FM: É preciso que as pós sejam feitas necessariamente na área de graduação do profissional? MTV: É importante que tanto especializações, mestrados ou doutorados sejam feitos sempre na área da graduação universitária inicial. Essa coerência soma positivamente por ocasião das análises de currículo, seja para fins de concurso público, ou outra situação equivalente.

FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

31


CUFA

MORADA MELHOR

Por Sabrina Ritter e Vinícius Duarte

A qualidade de vida de uma população, sem dúvidas, depende também do conforto e boas condições de suas residências. Ter uma casa aconchegante, que resista aos ventos do inverno, às chuvas e outros fatores é essencial. O ideal seria que todos tivessem condições financeiras de se manter em um ambiente salubre, que atenda a necessidades básicas dos moradores, entretanto, a reforma ou manutenção de um imóvel torna-se distante quando fala-se de matéria prima e mão de obra capacitada. Pensando nessa demanda, surge o projeto “Morada Melhor”. Após um levantamento feito por membros da CUFA/ FW, em janeiro deste ano, foram selecionadas 12 casas para que o projeto piloto fosse aplicado, essas, localizadas no bairro São José, na Pedreira

32 FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

e no Jardim Primavera. As primeiras reformas já estão em andamento. Janete Melo da Costa, moradora há 10 anos do São José, foi beneficiada e comenta como utilizará os materiais: “vai ajudar bastante sim. Tem muita goteira lá em casa, principalmente no quarto das crianças”, comenta. O projeto “Morada Melhor” é uma realização da CUFA/FW com o apoio da onstrutora Marcos Lima e conta com o patrocínio institucional da Arbaza Alimentos. Até o final do “Morada Melhor” serão reformadas 50 casas nas localidades atendidas pela organização. Seguimos somando aliados, proporcionando qualidade de vida e construindo novas perspectivas de um futuro melhor. Pela comunidade, somos CUFA!.


Inverno

Com a chegada do frio cuidados com a pele devem ser redobrados A promessa de inverno rigoroso para 2016, traz à tona a necessidade de cuidados especiais com a pele do rosto e do corpo O inverno acaba de chegar e traz com ele as sensações mais gostosas ano. No entanto, é também nesse período de baixas temperaturas que a pele sofre, pois durante a estação, se torna mais seca e perde um pouco a vida. - Quando as temperaturas baixam, a pele tende a ressecar e aparecem as descamações, marcas de expressões, repuxamento, coceiras e rachaduras. Uma dica muito útil para o inverno é usar hidratantes no próprio banho para deixá-la mais elástica e macia -, revela a fisioterapeuta Dermato Funcional, Taciana Tagliapietra. De acordo com a profissional, algumas simples atitudes podem fazes a diferença na hora de recuperar a vida e o brilho da pele, como retocar o hidratante, beber bastante água durante o dia e fazer limpeza de pele com periodicidade são atitudes que podem evitar rachaduras ou que se formem as rugas. - É muito importante que os cuidados sejam diários. Limpeza, tonificação e hidratação da pele sempre pela mnhã e à noite. Já as peles oleosas tem de ser cuidadas, de preferência, com hidratantes livres de óleos, géis ou cremes -, ressalta.

Dicas para uma pele saudável Peles oleosas necessitam de hidratação em forma de gel (oil-free), que protege do frio e minimiza o aparecimento de cravos e espinhas. Aposte em hidratantes após o banho ou quando lavar o rosto ou as mãos. A esfoliação é importante para a pele oleosa (excesso de sebo) e também para a pele de pessoas morenas a negras. É importante destacar que a hidratação é feita de dentro para fora. Portanto, beba bastante água, mesmo se não tiver sede. Evite banhos muito quentes e prolongados, e o uso constante de buchas, pois removem a camada que protege a pele e que ajuda a mantê-la hidratada. Mesmo nos dias nublados e com chuva, o protetor solar é essencial. Os lábios também sofrem com a ação do frio e podem rachar e até criar feridas. Não esqueça do protetor labial. Limpe sempre o rosto antes de dormir para retirar as impurezas acumuladas durante o dia e desobstruir os poros. Em casos de constantes irritações e descamações é fundamental procurar um dermatologista.

FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

33


34 FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br


Suatem casa que ser Todeschini Loja de Frederico Westphalen é destaque nacional em atendimento de excelência Como sua casa tem que ser? A Todeschini acredita que seu lar deve representar tudo aquilo que você é. Cada ambiente deve refletir a sua personalidade e ser um refúgio para você e para quem você ama, pois eles, em essência, deixam transparecer nossos estilos de vida e contam nossas histórias. A loja de FW, que atende mais de 30 cidades da região, é excelência em atendimento pelo segundo ano consecutivo. Das quase 300 unidades, foi uma das 13 lojas reconhecidas por tornar a Todeschini a marca mais lembrada em móveis planejados no país. Loja de FW foi uma das 13 reconhecidas por sua excelência em atendimento

Equipe liderada pelos sócios proprietários Carlos Alberto Candaten e Irineu José Sartori trabalha com foco atendimento de excelência e produtos de alto padrão

FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

35


A Todeschini de FW transformou em realidade os sonhos da família Biasi, de Caibi - SC. Confira o relato da profissional de Educação Física Francis Leya Bettencourt Biasi.

Eles nos pegaram de surpresa com ideias modernas, cores e contornos que nos cativaram. Foi um projeto que nós construímos juntos.

O diferencial da Todeschini está realmente nos pequenos detalhes e nos espaços aconchegantes.

36 FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

Ao longo desse percurso nós tivemos que fazer algumas modificações, e essa foi a parte mais interessante disso tudo, porque eles acatavam as nossas ideias novas que iam surgindo, dando um jeito de adaptar, mesmo depois de tudo pronto.


Em Santa Rosa - RS, a Todeschini de FW projetou os espaços da família Moura Vargas. Conheça o trabalho que encantou a tabeliã de notas Ana Luíza Moura Vargas e apaixone-se você também.

O diferencial na hora de escolher a Todeschini é ter a certeza de que estamos contratando uma empresa renomada, consolidada e muito atuante no mercado. Se você falar em Todeschini em qualquer lugar do Estado ou do país, todos sabem e conhecem esse diferencial.

O atendimento foi sempre ótimo por que o comprometimento foi muito grande. O mais impressionante pra mim, num contexto geral, foi o cumprimento da meta pela Todeschini ao entregar 90% de todo o mobiliário dentro do prazo.

O importante é você saber exatamente o que você quer. Qual o efeito final que você pretende. E pra chegarmos a isso, é importante você trocar ideias com os profissionais experientes pra você acertar sempre. Tudo que você traz na vida são vivências que nessa hora são importantes de serem discutidas e melhor elaboradas. E nesse aspecto, a equipe é muito boa. No mais, estamos falando dos nossos desejos. Estamos falando da possibilidade de realizar uma boa parte dos nossos sonhos. E eles conseguiram.

FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

37


COLUNA

Os objetivos de um Planejamento Estratégico com Coaching Joice M. Alessi Coach O Planejamento Estratégico empresarial é uma ferramenta que “contempla a criação de indicadores que permitem aos gestores acompanhar as mudanças de cenário. Em outras palavras, eles devem ter condições de monitorar a evolução do quadro econômico, a movimentação no contexto político-legal e as alterações no comportamento do consumidor” Richard Lucht (diretor da ESPM-sul). Sua utilização é identificada como uma competência intelectual que diferencia os grandes realizadores.

Um aspecto relevante é o potencial de alavancagem de resultados do Planejamento Estratégico. Consiste na formulação de princípios e procedimentos que dizem respeito ao oferecimento de produtos ou serviços, levando-se em consideração os recursos disponíveis e as mudanças do meio ambiente, e através dele a tomada de decisões da organização é mais ágil e flexível para responder às demandas do mercado. Por isso, a organização enfrenta um grande paradoxo: quanto mais incerto o futuro, mais ela precisa estar preparada para enfrentá-lo.

ações claras para atingir as metas. Quando a empresa constrói o seu PE, como resultado desse trabalho ela obtém os seguintes bônus adicionais: • Grande capacidade de adaptar-se diante das mudanças no cenário interno e externo; • Orientação estratégica para os nichos de mercado do seu produto; • Maximizar o potencial produtivo considerando os recursos disponíveis; • Traçar planos de ação imediatos, emergenciais e futuros; • Revisão contínua da Missão, da Visão e dos Valores.

Uma poderosa ferramenta de gestão

A utilização da metodologia do PE com Coaching dá celeridade aos resultados porque atua no campo do desempenho – resultado e realização – e influencia na formação e no desenvolvimento de padrões éticos, comportamentais e de excelência. O Planejamento Estratégico é um instrumento poderoso para o gestor e visa a um bom gerenciamento dos negócios garantindo que a organização perdure ao longo do tempo e que desenvolva seu potencial lucrativo. O importante é ter claro que um PE é um processo contínuo e que estar na era do conteúdo relevante requer tomar uma decisão estratégica que vai ajudar a empresa e seus gestores definir e esclarecer sua direção e suas metas a curto e a longo prazo.

O PE desempenha a função de bússola e luz ao mesmo tempo. A rotina de uma empresa exige não mais só criatividade mas, muito preparo. Além de desenvolver equipes e líderes, percebe-se que é de grande importância despertar a consciência coletiva de forma integral, a fim de gerar um processo de autoconhecimento e de competências que potencializam

38 FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br


COFFEE BREAK

Suíça – Beleza, deslumbramento e cultura Quem já visitou a Suíça, não quer mais saber de ir embora. Destino mais escolhido de brasileiros que decidem viver no exterior – ficando apenas atrás dos Estados Unidos – o maravilhoso, deslumbrante e fascinante país alpino é uma das nações mais desenvolvidas do mundo, tendo diversas cidades – como Berna, Zurique e Genebra – frequentemente classificadas em listas que selecionam as melhores cidades do mundo para se viver. Também são incluídas nas listas das mais seguras, desenvolvidas, e com melhor qualidade de vida, e as razões se mostram bem óbvias para quem têm ou já teve a oportunidade de passear por este maravilhoso país. As belezas naturais são arrebatadoras, e literalmente de tirar o fôlego. Visitar os alpes é não apenas uma experiência única, faz você literalmente embriagar-se com o que a vida têm a oferecer de melhor. Com uma grande variedade de opções em todos os sentidos para atender turistas e viajantes, não pense que é necessário gastar muito dinheiro para passar dias incríveis conhecendo um dos melhores países do mundo. Mochileiros conhecem diversos lugares com pouco ou quase nada. As únicas questões indispensáveis para uma viagem são os recursos que devem ser reservados para passagem aérea e alimentação. O resto dependerá de ousadia, motivação, vontade e audácia. Com uma hospitalidade impecável, um bom humor extasiante, e uma alegria fora do comum, os suíços são mestres na arte de receber, atender e servir as pessoas. Se você fala inglês, se sentirá em casa: quase 100% dos suíços são fluentes no idioma. E farão de tudo para que sua estadia seja a melhor possível. Em restaurantes, cafés, hotéis, passeios turísticos, acomodações, transporte público, aonde for, você conhecerá de fato o que é um

país de primeiro mundo. O tratamento é impecável, e você em nenhum momento precisará temer pela sua segurança. Outro fator preponderante é a excelência do tratamento, igual para todos: não importa se você é nativo ou estrangeiro, se você é um humilde motorista ou diplomata de algum país relevante no cenário internacional, o humanitarismo parece ser a prática comum, a gentileza é sempre a ordem do dia, e a eficiência é natural aonde você for. Estrangeiros que trocaram seus países de origem pela Confederação Helvética – nome oficial da Suíça – não se arrependem, e regozijam-se constantemente dos benefícios dos quais desfrutam, por viverem em um país maravilhoso. Tendo quatro idiomas oficiais – a saber, o alemão, o francês, o italiano e o romanche (este último confinado a uma localização específica, e, portanto falado por menos de 1% da população) – e um nível de estabilidade social, econômica e política que serve de modelo para os padrões mundiais, a Suíça não têm ainda o merecido destaque internacional que deveria, e certamente mereceria, por seu elevado nível de excelência e competência em todas (ou quase todas) as áreas humanas e sociais. Para não falar das paisagens deslumbrantes, que você, se tiver a oportunidade, nunca vai querer parar de olhar. Destino altamente recomendável, de todas as formas e maneiras possíveis, com benefícios e possibilidades disponíveis a qualquer pessoa. Para melhorar ainda mais a viagem, a Suíça, como não integra a União Europeia, têm a sua própria moeda, o Franco Suíço, que para nós brasileiros, fica muito mais em conta do que o Euro. A recomendação está dada! Então, faça as malas, e boa viagem. Você terá os melhores dias da sua vida!

Por Wagner Hertzog* Wagner Hertzog é escritor, editor e tradutor de Caxias do Sul. Trabalha na editora Épsilon – da qual também é proprietário – e, além de livros, escreve para revistas e jornais do Brasil e do exterior.

FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

39


MULHERES DE AÇO

Lugar de mulher é...

onde ela

quiser

Questionadora por natureza, gentil e discreta por instinto, a Mulher de Aço desta edição da Fred é uma prova de que lugar de mulher é, também, na política, no serviço público e, por que não, no mundo dos negócios. Lori Odete Negreiro, atual vice-prefeita do município de Seberi, uma das duas mulheres da Região do Médio e Alto Uruguai a ocupar cargos no eletivos Poder Executivo, é a prova viva de que o sexo feminino perdeu seu status pejorativo de fragilidade e a cada dia rompe barreiras em todos os campos de atuação. Nascida sob a excitação clássica dos anos 50, em Santa Salete, interior de Iraí, e crescida no clima das transformações sociais históricas das décadas seguintes, ela foi testemunha das mutações culturais e de comportamento de gerações, mas alcançou o êxito de não deixar de ser uma mulher de seu tempo: o hoje. - Minha infância e adolescência foram, sob certos aspectos, maravilhosas... Creio que muitos me viam como uma pessoa contestadora... Eu era muito indignada com as ordens estabelecidas. Mas algo que me marcou muito foi minha infância livre, uma adolescência rebelde e uma juventude rica de mudanças -, revela com serenidade, do alto de seus 66 anos. Sem nunca ter casado ou tido filhos, ela se dedicou aos estudos e encontrou na Educação uma porta para novas oportunidades. Sobre seu protagonismo na política, é categórica: - eu estou abrindo caminho para a mulher que sabe ousar. Há séculos nós não temos essa oportunidade, mas caminhamos para ter mais igualdade -, comenta. O engajamento político que iniciou ainda na adolescência, no grêmio estudantil, a acompanhou durante toda a trajetória como professora, diretora do 26º Centro dos Professores do Estado do RS (CPERS), em sua atuação como delegada adjunta de Educação, em FW, chefe de gabinete no Legislativo Estadual e secretaria municipal de Educação em Seberi. - Política é algo que fazemos todos os dias! -, interpõe, com segurança. Integrando uma chapa que, estrategicamente, uniu a sua experiência e singeleza ao carisma do atual prefeito, para agradar a gregos e troianos, Lori não pensa em reeleição. Para ela, um único mandato é o bastante para se contribuir. - Para mim, o poder é tão efêmero. Eu não serei candidata por dois motivos: o primeiro, é que pessoalmente sou contra a reeleição; o segundo, é que acho que os jovens

40 FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br


têm de construir um mundo para eles. Não somos nós que viemos dos anos 50 do século passado que vamos construir um mundo para estes jovens. A gente precisa dessa noção de tempo. Existem por ai homens e mulheres que poderão construir o mundo deste século -, comenta.

Em quem você se inspira nos momentos difíceis como quando descobriu o câncer?

A gente não pode exigir mais da vida do que a vida nos deu, mas a gente pode querer.

Para chegar onde está, você enfrentou algum tipo de preconceito?

- Minha mãe e minhas avós pela dedicação ao trabalho, e tantas outras mulheres que conheci, responsáveis por famílias numerosas, sem qualquer auxílio das tecnologias que hoje dispomos.

- Todo tipo de preconceito é abominável e fruto da ignorância. O que fiz foi ignora-los. A Política é um mundo dominado por homens. Presta bem atenção... É um Clube do Bolinha.

Quando nasce a vontade de viver intensamente Em 2014, durante o segundo ano de mandado, após um tombo e constantes dores, descobriu um nódulo maligno em uma mama. O tratamento iniciado imediatamente em Santa Maria – RS operou grandes mudanças em Lori. A principal delas foi a crescente e constante vontade de viver melhor. - A morte é certa, mas eu acho que ainda poderia aproveitar mais o mundo. Depois do câncer, aumentou o meu desejo de viver intensamente, às vezes apressadamente, não em termos de tempo, mas de qualidade de novas experiências, novos projetos. Eu passei a ter pressa de viver -, revela, ao falar sobre a cirurgia para retirada do nódulo e as 33 sessões de radioterapia pelas quais teve de passar. Apaixonada por literatura, futebol (é colorada), Rock and roll e corridas de velocidade, ela não se deixa abater pelo peso da idade, pelas marcas do tempo ou pela responsabilidade e experiência. Com espírito aventureiro, ao deixar o Executivo, Lori pretende se arriscar como empreendedora. - A gente não pode exigir mais da vida do que a vida nos deu, mas a gente pode querer. Me dei bem no serviço público, me dei bem na política, mas ainda quero mais. Agora vou experimentar o mundo dos negócios -, revela entusiasmada, mas mantendo segredo sobre os próximos projetos para ao futuro.

Acha que a presidenta pagou por ser mulher? - É claro que não só por isto, mas sempre haverá a dúvida de que o sexismo também tenha contato. Uma pena. Como você avalia o mandato de Dilma Rousseff? - Acho que cometeu dois grandes erros: o primeiro foi que pensou e agiu como os homens que a rodeavam; o segundo foi que, depois de tanto ter lutado por liberdades, não soube ser uma presidente livre, plena no exercício do seu mandato.

FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

41


RECURSOS HUMANOS

Vamos falar sobre o bem-estar no ambiente de trabalho? A satisfação da equipe de trabalho é um aspecto fundamental no processo de produtividade e desempenho de uma empresa e precisa de mais atenção.

Na relação, às vezes tão conflituosa, entre patrões e empregados há muito em jogo, não importa o setor de atuação nem o “papel” desempenhado. Não adianta fazer vista grossa, trabalhar com profissionais motivados e satisfeitos é um diferencial que influencia os resultados que uma empresa irá colher. - O bem-estar das pessoas está diretamente ligado ao bom desempenho delas em suas atividades, ninguém vai trabalhar cheio de disposição se algo em sua vida pessoal não está bem e vice-versa. Não existe uma receita pronta para o bem estar nas atividades, mas acredito que existem critérios de satisfação para que o trabalho consiga fluir -, revela a psicóloga Morgana Marcolan Tozi, do setor de Recursos Humanos da URI.

Não há mal nenhum nisso – discutir o bem -estar na empresa – o mal é não pensar sobre. A tarefa de avaliar a satisfação no trabalho parece difícil, e em certo ponto realmente é, mas somente por meio de pequenos, mas significativos, questionamentos e reflexões - do tipo Qual o significado do trabalho? Você é feliz 42 FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

em sua atual atividade? O seu trabalho te faz feliz? Por que você escolheu trabalhar nesta área? Você concorda com os objetivos de empresa? - é possível entender “que em alguns momentos não são as empresas que precisam mudar, mas o sujeito quando não está respondendo a estes questionamentos, ou não pensa sobre sua vida profissional e está insatisfeito. Ou também mostra que suas ideias não estão de encontro com o que a empresa acredita. Não há mal nenhum nisso, o mal é não pensar sobre”, afirma Morgana. Nem sempre empresa e colaboradores conseguem estabelecer um ideal comum sobre as necessidades da equipe, seu ritmo e até mesmo limites e somente uma compreensão profunda da obrigações e objetivos individuais e coletivos pode levar um consenso que proporcione que o trabalho se desenvolva sem pressões - O grupo necessita fazer uma leitura das características de cada um, e trabalhar em cima destas características para não ter conflitos. Nestes casos o mais recomendado é a comunicação por ser uma ferramenta de trabalho imprescindível, por que só assim as ideias vão se alinhar e ganhar forma para o trabalho fluir –, comenta.

Entre a crítica e a motivação

Ser transparente e direto é a melhor estratégia na hora de fazer cobranças. O funcionário precisa entender que faz parte de uma equipe de fato e que o trabalho dele é importante. É Preciso conhecer os objetivos da empresa pra que haja coerência e alinhamento com os objetivos pessoais. Marcolan revela

ainda que “se tudo isso estiver claro para o colaborador, facilita o trabalho e possibilita que não haja cobranças, mas sim solicitações ou mesmo um pedido que deve ser cumprido para que o objetivo da equipe seja alcançado.” A chave para o bom relacionamento está na comunicação, mas nada de estabelecer contato com a equipe somente na hora de cobrar. O diálogo entre empregados e patrões precisa se tornar habitual. O feedback, tanto em bons, quanto em momentos ruins, não devem ser adiando por muito tempo. - Os apontamentos de melhorias devem ser feitos também com o objetivo de qualificar cada vez mais a pessoa que já faz bem, mas pode melhorar, ou que não está fazendo bem e deve melhorar. Quanto à motivação, ela deve ser de cada um, ninguém motiva ninguém, o bom ambiente de trabalho cria condições para que a equipe sintase motivada -, finaliza.

Cinco dicas para manter um ambiente de trabalho saudável na empresa Autoconhecimento - conhecer seus limites e necessidades Objetivos pessoais e os da empresa alinhados. Comunicação clara entre membros de uma equipe e entre as equipes Ética em toda e qualquer ação desenvolvida Feedback diário para que o funcionário saiba se está fazendo certo ou deve melhorar e em que melhorar


COM A PALAVRA

Leticia Poletto Dall’Agnol Médica Veterinária

Ver nosso animal de estimação doente é sempre algo que nos trás muita preocupação. Mas quando o tratamento envolve algum tipo de procedimento cirúrgico, a preocupação é ainda maior, e o medo de que algo dê errado e arrisque a vida de nossos melhores amigos nos tira muitas noites de sono. São várias as dúvidas e incertezas em relação ao melhor momento, melhor cirurgião, técnica cirúrgica mais adequada, e principalmente, melhor forma de anestesia para que o animal passe pelo procedimento com o mínimo de riscos e o máximo de benefícios. A anestesia inalatória traz maior segurança quando comparado com a anestesia injetável convencional. Tanto a anestesia injetável quanto a inalatória levam à anestesia geral. N o entanto, a inalatória é mais segura, pois mantém o paciente constante-

mente com suprimento de oxigênio. Além disso, a recuperação anestésica é mais rápida, o que leva a uma segurança maior. Já a injetável é utilizada em procedimentos de curta duração (pequenas suturas, RX, biopsia, citologias), indução para anestesia inalatória.

Vantagens: • Idade não é fator limitante • Pronta metabolização e eliminação • Recuperação rápida • Tempo maior para realizar a cirurgia Indicações: • Pacientes Idosos • Nefropatas • Hepatopatas • Cardiopatas • Animais obesos • Cirurgias complexas (neoplasias, amputações, entre outras)

FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

43


HORADOCHÁ

Ah.... o cinema! Uma vez por mês levo meu sobrinho pequeno ao cinema. É programa sagrado. Normalmente aos sábados. Dia de comer muita porcaria, ver um filme divertido e brincar bastante. Hoje quero falar de cinema! Da delícia de sentar-se na poltrona com um balde de pipoca e um galão de refrigerante ao colo e assistir ao lado de quem se gosta um blockbuster repleto de correrias, música alta e cenas de ação inverossímil. Ou um desenho animado habitado por seres rechonchudos, narigudos e multicoloridos. “Mas bah, Corbari, está alimentando teu guri com lixo cultural estadunidense?” A pergunta é direta. A resposta, não. Faz-me lembrar de uma prosa de anos atrás, com o amigo-livreiro Marco Girardello, quando o sobrinho era outro (hoje adulto) e o produto cultural em pauta eram livros. Me

44 FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

incomodava a leitura insistente de Harry Potter’s e afins. “Porque diabos esse piá não se interessa por coisa que preste?” E o amigo, com ares que misturavam o marketing de vendas com a sabedoria de vida argumentava: “Não questiona a leitura dele, se puder orienta, mas se não puder deixa que leia, porque neste tempo o mais importante é o hábito”. E sim, os hábitos se transformam. Aliás, é muito mais simples transformar para melhor um bom hábito já principiado, do que criar um novo do zero. Meu pequeno Vicenzo, 7 anos, acostumado a ver filmes de heróis no cinema, assistiu comigo e com mais 80 pessoas há pouco mais de mês, a animação brasileira “O menino e o mundo”. Sem poltrona, sem balde de pipoca, sem galão de refri. Trata-se de uma experiência cinematográfica

Por Marcos Corbari, jornalista

de estética contrária ao ritmo de videoclipe imposto pelas produções hollywoodianas, linguagem experimental, repleta de silêncios e sonoridades difusas e sem diálogos aparentes. O filme foi projetado no salão paroquial pela tela inflável do SESC e da CUFA. Um filme que muitos adultos tiveram dificuldades em compreender. E ele acompanhou do início ao fim com atenção e encantamento. Meu pequeno, do alto de sua imaturidade proporcionou-me mais uma lembrança doce para a coleção de memórias que venho compondo. Do hábito de cinemateca ele já tem suas preferências – que em muito já orgulham o tio -, como por exemplo o chocolate Wonka produzido pelo Gene Wilder ao do Jhonny Depp. O hábito, cultivado com carinho, lindamente começa a se transformar.


ESPAÇO CONCEITUAL

Hyago Kayann Santa Inês – MA Hyago Kayann

A câmera é a minha voz, é a minha forma de protestar, comunicar e demonstrar minhas emoções.

Por trás das lentes A fotografia conceitual para mim serve como de escapatória desse mundo comercial e padronizado que a fotografia se tornou. É quando eu posso reunir meu olhar artístico com o que a pessoa a ser fotografada por mim procura retratar. A principal importância desse estilo é inspirar, estimular e mostrar que a fotografia pode ser mais que um meio para ganhar dinheiro e pode se tornar cada vez mais uma forma de expressão, assim como as artes plásticas, a música, o cinema e tantas outras artes...

A fotografia é algo que gosto muito que me inspira bastante nos meus filmes. Gosto de explorar cada espaço e lugar por onde passo. Acho que como no vídeo devemos capturar os bons momentos e contar grandes histórias. Para mim fotografia não deve ser pensada, acho que quando se pensa demais acabamos perdendo o momento e a essência de uma boa fotografia.

Lucas Marcon fotógrafo

Alexandro Wiroski videomaker

FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

45


46 FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br


COMUNICAÇÃO

Planejando o desenvolvimento da sua empresa A Agência KS é especialista em desenvolver projetos e campanhas que auxiliam a sua empresa na busca por resultados Planejar é a arte de criar estratégias para atingir um determinado objetivo. Inovar e apostar em Planejamento de Marketing é o primeiro passo para quem quer ser destaque em meio a tantos empreendimentos. Por isso, procurar uma agência de comunicação é essencial para atingir seu objetivo. Referência em planejamento de marketing, a Agência KS visa soluções inovadoras para dar suporte às empresas que procuram suprir carências e dificuldades, e buscam ser destaque de mercado. - Através das ações de marketing o cliente consegue se identificar com a empresa, tornando-se próximo a ela, alavancando assim, o fortalecimento da marca e por conseguinte o alcance das metas -, afirma a especialista em Marketing Lisiane Vaz da Silva, sócia da agência. Investir nesse tipo de comunicação é apostar em sua própria imagem, em suas competências e potencialidades. Em uma época em que todos os produtos se assemelham em qualidade e preços, a busca está no diferencial que cada experiência pode proporcionar.

FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

47


48 FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br


FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

49


50 FREDMAGAZINE Junho, 2016 www.fredmagazine.com.br

Fred Magazine - ed. junho de 2016  
Fred Magazine - ed. junho de 2016  
Advertisement