Page 47

47

do coração dos cristãos”?18 Já nas primeiras páginas do Catecismo da Igreja Católica notamos que a instituição reconhece que a descrença em Deus, em algumas ocasiões, é provocada pelo “o mau exemplo dos crentes”.19 É o contratestemunho dos cristãos de seu tempo que o velho e bom Pascal pretende avaliar. Por fim uma consideração metodológica: a tradução foi dividida em parágrafos, os quais são indicados por [ ]; a seguir, consta, entre parênteses, a página, seguida da letra (a ou b), que se refere à coluna que foi traduzida da Edição de Louis Lafuma.

TÍTULO: COMPARAÇÃO DOS CRISTÃOS DOS PRIMEIROS TEMPOS COM AQUELES DE HOJE. [1] (360a) – 1.20 Nos primeiros tempos só víamos cristãos perfeitamente completos em todos os pontos necessários para a salvação; [2] (360a) – ao passo que hoje vemos uma ignorância tão grosseira que causa sofrimento a todos aqueles que têm sentimentos de ternura pela Igreja. [3] (360a) – Não entravamos para Igreja senão depois de grandes tarefas e longos desejos. [4] (360a) – Hoje, nela nos encontramos sem nenhuma dificuldade, sem cuidado e sem tarefas. [5] (360a) – Nela então, só éramos admitidos depois de um exame muito exato. [6] (360a) – Agora, somos admitidos antes que estejamos em estado de ser examinados. [7] (360a) – Não éramos recebidos senão depois de ter abjurado a vida passada, de ter renunciado o mundo, a carne e ao diabo. [8] (360a) – Agora, entramos antes que estejamos em condição de realizar alguma destas coisas. [9] (360a) – Enfim, outrora era preciso sair do mundo para ser recebido na Igreja, ao passo que hoje entramos na Igreja ao mesmo tempo que entramos no mundo. [10] (360a) – Assim, conhecíamos por este procedimento uma distinção essencial do mundo com a Igreja.

18

PASCAL, Blaise. Comparacion des chrétiens des premiers temps avec ceux d’aujourd’hui, p. 361a, parágrafo [27]. 19 CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. 10ª ed. Petrópolis: Vozes, 1999, 29, 2123-2128. 20 Numeração do manuscrito Périer.

Redescrições - Revista online do GT de Pragmatismo, ano VI, nº 2, 2015

Revista Redescricoes, Ano VI, n.2  

Revista Redescrições é uma publicação quadrimestral do GT-Pragmatismo e Filosofia Americana da Anpof. O conteúdo dos artigos publicados tra...

Revista Redescricoes, Ano VI, n.2  

Revista Redescrições é uma publicação quadrimestral do GT-Pragmatismo e Filosofia Americana da Anpof. O conteúdo dos artigos publicados tra...

Advertisement