Page 66

66

AfD4 são pessoas que pensam estar vulneráveis e desamparadas pelo interesse político. Como tal, é uma expressão de uma atmosfera do tempo, pois a impotência nunca é muito popular, e busca por uma válvula. Foram feitas tentativas anteriores de compensar a impotência com projeções imperiais, e um ditador acabou sendo adorado. Estas eram pessoas que cultuavam variantes da impotência, que atualmente não podem se impor em quase lugar algum. Então, o empoderamento do populismo vulgar permanece apenas em um nível fantasioso.

Nossa experiência no Campeonato Europeu é apenas um reflexo dos humores políticos? A Inglaterra está saindo mais cedo, o contraste da economia e do sucesso desportivo da Islândia é gritante. Você pode levar isso em consideração?

Sloterdijk: Eu não acho. Com a exceção internacional, o futebol é particularmente organizado em nível de clubes. É uma indústria desportiva empresarial. Possui interesses nacionais normalmente específicos. O Campeonato Europeu e a Copa do Mundo são regressões organizadas a partir da necessidade de se identificar. Onde se poderia, hoje, identificar-se de outra forma com o seu país? Os partidos não oferecem nenhuma oportunidade: lá, um baixo quociente de inteligência é formado mesmo em um fator de potência. Estas regressões organizadas têm, afinal, a virtude de treinar emoções que de outra forma não são mais necessárias. Pode-se identificar com o próprio, ou seja, a assim chamada própria equipe. A identificação se tornou um recurso escasso. Pois o nosso tempo está aparado na desparticipação [Departizipation] e na desidentificação [Desidentifikation], está aparado nas relações mutáveis, em ligações fracas. Durante este período, o Campeonato Europeu e a Copa do Mundo são campos de treinamento para os sentimentos que deixaram de ser usados de outras formas.

4

AfD: Alternative für Deutschland: “Alternativa para a Alemanha”, é um partido conservador alemão criado em 2013. Defende, entre outras pautas conservadoras, nacionalistas e populistas, o fim do Euro e a substituição desta moeda por uma nacional.

Redescrições - Revista online do GT de Pragmatismo, ano VII, nº 1, 2016

Revista Redescricoes ano VII, n2, 2016  
Revista Redescricoes ano VII, n2, 2016  
Advertisement