Page 1

1


2


Você tem nas mãos a primeira edição de uma nova revista que será publicada no final de cada ano. Ela é distribuída em Cachoeiro de Itapemirim e nas principais cidades do litoral sul do Espírito Santo durante o verão. Tivemos a ousadia de juntar a badalada “Carro Mania” e a tradicional “Mundo Country” para criar esta “365 Dias”. Claro, o desafio foi muito maior, uma grande oportunidade de “mudar o assunto” para quem escreve somente em publicações especializadas. Os fãs de nossas outras edições podem ficar tranqüilos, continuaremos a publicar normalmente três “Carro Mania” e duas “Mundo Country” anualmente porque acreditamos que o mercado editorial deve ser segmentado. Cada pessoa tem suas referências e uma revista especializada, teoricamente, é muito mais completa. Nosso objetivo principal é agradar o leitor, fazendo revistas interessantes e gostosas de se ler! Nesta edição misturamos tudo e nos perdemos um pouco por falta de experiência, infelizmente não pudemos publicar todas as fotos por falta de tempo... Apesar disto, esperamos que esta nova revista agrade a todos. Continuamos com nossa linha editorial muito “local”, poderíamos até falar barrista... É engraçado um editor francês escrever isto quando se mora há apenas 15 anos numa pequena cidade do interior do Brasil! Em Cachoeiro, aprendi muitas coisas e principalmente, fiz muitos amigos. Os cachoeirenses são, na sua grande maioria, simpáticos, trabalhadores e alguns têm muitos talentos. Realmente, viver na “capital secreta” é fantástico! Agradecemos a Deus e aos nossos patrocinadores por nos permitir finalizar mais esta edição. Boa leitura! Desejamos a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo! Frédéric Décatoire Editor

Alguns flagrantes da nova revista 365 Dias

Giovana e as vendedoras da Chérie Calçados

Renato Shopping Sul

Graveto Graveto Off-Road

Rafael Cola Veículos

Fabrício Mecânica Camargo

Elizeu Ramos Fotografo

Dr. Clovis Hatum Ginecologista

3


Para quem procura comprar ou vender um imóvel no litoral sul do Espírito Santo, a boa dica é procurar o Dilermano na D&C imóveis. Veja o comercial da página 29.

Nathan festejou seu aniversário em grande estilo na pizzaria e churrascaria Montana. Na fotografia ele está acompanhado dos pais, Cléo e Monica, do irmãozinho Bernardo e dos avós.

Nosso editor Fred, ladeado pelo Sr. Joacyr, Diretor da revista “Sete Dias”. O Sr. “Jô”, com seus 28 anos de sucesso, é um grande exemplo para todos os profissionais da área. A “Sete Dias” publicou em grande estilo sua edição nº 1000 em agosto de 2009 e a sua competente equipe continua se superando a cada número. Apesar das linhas editoriais serem totalmente diferentes, escolhemos o nome “365 Dias” para nossa nova publicação anual em homenagem à famosa revista semanal. Como era de se esperar, o Joacyr aprovou a idéia e nos incentivou. Um churrasco de confraternização é previsto para reforçar os laços de amizade das duas equipes.

O casal José Roberto e Kamila com o filho João Pedro. Em 2010, Kamila deve começar a trabalhar no setor comercial de nossas revistas. Desejamos-lhe muito sucesso!

4

Uma pequena parte da simpática equipe da Casa Feita. Além do preço e da qualidade dos produtos, o atendimento é de primeira com profissionais muito competentes e um serviço de entrega rápido.


5


Neste Caderno você encontrará um resumo das clássicas páginas de nossa revista Mundo Country. Há alguns meses perdemos nosso amigo Bazoni, respeitado empresário da agropecuária (Agrosul / Purina Cachoeiro). Lamentavelmente não achamos fotografia em nossos arquivos. Quem conheceu Bazoni, com certeza lembra seu rosto iluminado e sorridente. Mandamos aqui nossas sinceras condolências aos amigos e famíliar.

Bruno Sartório administra a MBS Tratores com muita competência. Vale a pena visitar a nova e moderna sede da empresa, planejada para oferecer a seus clientes o que há de melhor no ramo de tratores, implementos , peças e serviços.

6

A equipe de Hipismo Clássico do Clube do Cavalo de Cachoeiro está ganhando todas! Veja o resultado da estadual em nossa capital Vitória: Categoria Escola 60cm Campeão: - Felipe Puppim Zucoloto Vice Campeão: - Rafael Puppim Zucoloto Categoria Escola 90cm 3º Lugar: Elginia Paes Categoria 1 metro - Preliminar Campeão: Liecson Duarte Categoria 1 metro - Omnia Vice Campeão: Messias Paes

Flagrante na cavalgada Marechal Floreano x Matilde x Vargem Alta. No total são 115Km de belas paisagens.

João Barraco e Quati: com esta dupla na cozinha, ninguém passa fome!


7


A evolução do cavalo Descendente de uma linha evolutiva com cerca de sessenta milhões de anos, numa linhagem que parece ter-se iniciado com o Hyracohteriun - um animal primitivo com cerca de 40 cm de altura. Os antecessores do cavalo, são originários do Norte da América mas extinguiram-se aí por volta do Pleistoceno há cerca de cento e vinte mil anos. Os cavalos selvagens originais eram de constituição mais robusta do que as raças de membros esguios que existem na atualidade. Há cinquenta milhões de anos atrás, uma pequena criatura semelhante a uma lebre, possuindo quatro dedos nas patas dianteiras e três em cada pata traseira, corria através de densas e úmidas vegetações rasteiras, alimentando-se de suculentas plantas e pastagens. Pelo fato de poder fugir e esconder-se de seus destruidores, o pequeno mamífero conseguiu prosperar. Esse animal era o Eohippus, o antecessor do cavalo moderno. Poucos animais possuem um registro tão antigo e completo como o cavalo. Através do estudo de sua história, toma-se conhecimento dos efeitos causados pela crescente mudança do meio-ambiente na batalha do animal pela sobrevivên-

8

cia e das adaptações que foram sendo necessárias durante o processo de sua evolução. Com a mudança gradual do clima, a terra se tornou mais seca, e os pântanos foram cedendo lugar a extensas planícies gramadas. De Eohippus, no espaço de vinte milhões de anos aproximadamente, evoluiu o Mesohippus, maior e mais musculoso, possuindo três dedos e patas mais longas. Seus dentes, ligeiramente modificados,

eram mais adequados para puxar a grama do que para pastar nos arbustos e musgos dos pântanos. Outros vinte milhões de anos transcorreram, e apareceu Merychippus, no qual apenas o dedo do meio, bem maior, tocava o solo quando o animal corria, sendo que os dedos laterais, reduzidos de tamanho, eram usados somente em terreno molhado e pantanoso. Esse cavalo tinha o porte de um

cão, com dentes notavelmente diferentes: mais adequados para triturar a mastigar. A cabeça possuía maior flexibilidade em sua base, sendo proporcionalmente mais longa do que a de seus antecessores, e assim o animal pastava com mais facilidade. Pliohippus, o primeiro cavalo de um dedo só, apareceu na época pliocênica. Era um animal adaptado para desenvolver maior velocidade em descampados e pradarias, para evitar a captura. Estava-se, então a um passo do surgimento do Equus, o cavalo moderno, cuja estrutura de pata é formada pelos ossos do dedo central e cuja unha alargou-se enormemente, formando o casco. Hoje, acreditasse que todos os cavalos e pôneis sejam descendentes de três tipos distintos, produzidos pelas variações em seu ambiente natural. O norte da Europa produziu um cavalo pesado e de movimentos lentos (Equus silvaticus) do qual todas as raças de cavalos de tração do mundo são derivadas. Outra variação foi o primitivo Cavalo Selvagem Asiático, sobreviventes dos quais foram achados ainda vivendo livres por volta de 1881 (também chamados Cavalos Przewalski), e finalmente o mais refinado de todos, o Tarpan, da Europa oriental.


A Genética na Cor de Pelagem dos Eqüinos A cor da pelagem nos eqüinos é determinada exclusivamente através dos genes presentes em cada uma das células destes animais. Com exceção das células reprodutivas, o óvulo ou o espermatozóide, cada célula apresenta pares de genes, sendo cada um destes genes oriundo de seu pai e o outro de sua mãe. À composição dos pares de genes do cavalo, chamamos de genótipo. Às características externas que podemos visualizar, no caso a cor, chamamos de fenótipo. Animais de mesmo fenótipo podem apresentar genótipo diferente e isto será determinante na coloração de seus descendentes.

POSSIBILIDADES DE CORES EM ACASALAMENTOS: TORDILHO X TORDILHO: todas as colorações são possíveis, desde que ambos sejam heterozigitos (Gg). Se não, apenas tordilhos.

CASTANHO X CASTANHO: pretos, castanhos ou alazões.

TORDILHO1) X PRETO: todas as colorações são possíveis.

CASTANHO X PALOMINO: pretos, castanhos, alazões, palominos ou baios amarelos.

TORDILHO 1) X CASTANHO: todas as colorações são possíveis, com excessão do isabel. TORDILHO1) X ALAZÃO: todas colorações são possíveis, com excessão do isabel. TORDILHO 1) X PALOMINO: todas as colorações são possíveis. 1)

CASTANHO X ALAZÃO: pretos, castanhos ou alazões.

CASTANHO X BAIO AMARELO: pretos, castanhos, alazões, palominos ou baios amarelos. CASTANHO X ISABEL: pretos, palominos ou baios amarelos. ALAZÃO X ALAZÃO: apenas alazões. ALAZÃO X PALOMINO: alazões ou palominos.

TORDILHO X BAIO AMARELO: todas as colorações são possíveis.

ALAZÃO X BAIO AMARELO: pretos, castanhos, alazões, palominos ou baios amarelos.

TORDILHO1) X ISABEL: tordilhos, palominos, baios amarelos, isabéis ou pretos.

ALAZÃO X ISABEL: pretos, palominos ou baios amarelos.

PRETO X PRETO: pretos, alazões, palominos, ou isabéis. PRETO X ALAZÃO: pretos, alazões, palominos, castanhos ou baios amarelos. PRETO X CASTANHO: pretos, castanhos, alazões, palominos ou baios amarelos. PRETO X PALOMINO: pretos, castanhos, alazões, palominos, baios amarelos ou isabéis. PRETO X BAIO AMARELO: pretos, castanhos, alazões, palominos, baios amarelos ou isabéis.

PALOMINO X PALOMINO: palominos, alazões ou isabéis. PALOMINO X BAIO AMARELO: pretos, castanhos, alazões, palominos, baios amarelos ou isabéis. PALOMINO X ISABEL: pretos, baios amarelos, palominos ou isabéis. BAIO AMARELO X BAIO AMARELO: pretos, castanhos, alazões, palominos, baios amarelos ou isabéis. BAIO AMARELO X ISABEL : pretos, baios amarelos, palominos ou isabéis. ISABEL X ISABEL : apenas isabéis.

PRETO X ISABEL: pretos, palominos, baios amarelos ou isabéis. 1)

desde que estes animais sejam heterozigotos para o gene G (Gg). Se não, apenas tordilhos

9


O Dr. Gedião Serafini convidou alguns amigos no Rancho G2 para comemorar com antecedência o Natal e festejar mais um ano de sucesso de seus animais durante as competições nacionais da ABQM.

10


11


12


13


14


15


Maus-Tratos de Animais

Os maus-tratos de animais são práticas muito comuns na história da humanidade e perduram até os dias de hoje. Não é raro nos depararmos com situações evidentes de maus-tratos contra animais domésticos ou domesticados. Lojas que abrigam animais em gaiolas minúsculas, sem qualquer condição de higiene, cães presos em correntes curtas o dia todo, proprietários que batem covardemente em seus animais ou os alimentam de forma precária, levando o animal à inanição, cavalos usados na tração de carroças que são açoitados e em visível estado de subnutrição. Felizmente, nas últimas décadas, principalmente, a humanidade tem se sensibilizado contra as ações de maus-tratos e crueldade contra animais, tanto que em diversas partes do mundo procura-se encontrar regras mais “humanas” de abate, bem como de proibição de atos que inflijam a eles desnecessários sofrimentos. Inclusive muitos esportes que utilizam animais como a “briga de galo” e a “briga de canários”, que constituem verdadeiros costumes culturais en-

16

raizados em certas regiões do país, estão sendo combatidos. Devemos lembrar ainda da crescente mobilização popular contra certos costumes como a tourada na Espanha e México e a “farra do boi” no sul do Brasil, existindo já várias associações de defesa dos animais. Assim, consolidou-se em muitos segmentos da sociedade o entendimento de que os animais devem ser realmente protegidos contra maus-tratos e crueldade. Do ponto de vista Médico/Técnico, ao se necropsiar um animal é possível fazer a identificação de alterações que sinalizam maus tratos. Animais que sofrem por asfixia, por exemplo, apresentam o sangue fluido e escuro, sufusões hemorrágicas pleurais, órgãos com congestão generalizada, devido a supressão da respiração e da circulação do sangue. E as asfixias nesse caso, são geralmente causadas, por confinamento em espaços reduzidos, dispondo de uma quantidade de oxigênio limitada. Outra situação associada à asfixia que também pode levar o animal a morte, tendo como causa os maus tratos, prin-

cipalmente, é o sufocamento inabilidade de atrair ar para dentro dos pulmões -, em muitos casos pertinente a oclusão da boca e fossas nasais do animal, na tentativa de se alimentar sem nenhuma seletividade. Diante de tais fatos, portanto, fica claro que o ato de se maltratar animais e/ou qualquer outra forma de vida, caracteriza desvio de conduta e além do mais é considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos. Animais são seres senscientes, ou seja, são capazes, entre outras coisas, de sofrer e sentir dor. Respeito à vida é primeiramente questão de cidadania. Se somos iguais na dor, porquê tratá-los diferentemente? Daniela Maggioni Estudante de Medicina Veterinária

Hudson e sua esposa Adriana, proprietários da Casa da Granja desejam um feliz Natal e um Próspero Ano Novo a todos!


17


18


19


Parque Ecol贸gico do Grupo Itapemirim

Cachoeiro de Itapemirim - ES

20


Vargem Alta - ES

O Dr. Luiz Renato Madureira e seu irmão Jõao Luiz inauguraram a RPPN Mata da Serra. O local é perfeito para quem curte a natureza.

21


22


23


Tubarões Ângelo, proprietário da JC Capotaria (Cachoeiro) levou o filho “JC” no Maracanã (Rio de Janeiro) para assistir um jogo do Flamengo, a equipe de seu coração! Ângelo e considerado, até pelos Vascainos e Palmereises, como um excelente profissional no ramo de capotaria!

O grande predador dos mares Tubarões, são encontrados no litoral brasileiro, particularmente no norte e nordeste. Calcula-se que os tubarões existam há cerca de 450 milhões de anos, sem grandes alterações em sua morfologia, o que sugere um bom nível de adaptação e evolução. Ocuparam diversos nichos ecológicos, desde os mares tropicais aos oceanos Ártico e Antártico. São criaturas importantes em quase todos os ecossistemas marinhos. A quase totalidade dos tubarões é marinha, carnívora e pelágica, habitando águas costeiras e oceânicas da maioria dos mares e oceanos, quer na sua superfície, quer na sua profundidade. São conhecidas cerca de 400 espécies em todo o planeta, cujos tamanhos podem variam entre 10 cm e 18 m de comprimento. Deste, 30 espécies podem provocar acidentes com o homem. No Brasil, existem 88 espécies de tubarão conhecidas. Os registros demonstram que somente 12,

24

no litoral brasileiro, são perigosas e realmente podem atacar banhistas, surfistas, pescadores e mergulhadores. Os acidentes são extremamente raros, já que eles se alimentam principalmente de peixes, crustáceos, lulas, polvos, tartarugas, raias e outros cações. Não tomamos registro de ataques em nosso estado(ES), a maioria dos acidentes na costa brasileira acontecem no litoral de Pernanbuco (PE). Os tubarões são as grandes vítimas da pesca comercial que vem sendo empreendida há muitas e muitas décadas. Atualmente, a cada ano, de 50 a 100 milhões de tubarões são capturados no mundo todo e sua quantidade vem diminuindo de maneira alarmante devido a exploração descontrolada da pesca predatória, para obtenção da cartilagem e das barbatanas dos tubarões. Atualmente, vários projetos ambientais estão sendo desenvolvido para proteger os tubarões em todo Brasil.

Os frentistas do Posto Oasis sempre com sorriso! A equipe do Mica em pose especial para nosso fotografo.

A Fernandes Motos promete um 2010 cheio de novidades!

Flagrante no Grupo Vagalume.


25


Pensamentos Frases de

Confúcio Filósofo Chinês (551 a.C - 479 a.C)

Crianças e Video Game Quando bem dosados, os jogos de video game têm o beneficio de fazer com que crianças tenham um melhor desenvolvimento emocional, aprimorando o raciocínio lógico e matemático. Ainda faz com que elas processem muito mais rapidamente as informações que recebem. Também ajuda a desenvolver a concentração e o foco. Tudo isso em um divertido passatempo. Mas tudo que é bom também tem sua parte negativa. Passar horas na frente do video game pode fazer com que o seu filho fique sedentário, mude os hábitos alimentares comendo menos comidas saudáveis e gerando a obesidade. Outro aspecto negativo é a falta de socialização do seu filho, já que ele perde bons momentos com os colegas se passar a tarde toda trancado jogando video game. Além do tempo passado na frente da tela, os pais devem ficar atentos aos tipos de jogos utilizados , já que essa indústria é também voltada ao mercado adulto com alguns títulos extremamente violentos e com efeitos cada vez mais realistas.

26

- Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos. - Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha. - A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda. - A preguiça caminha tão devagar, que a pobreza não tem dificuldade em a alcançar.

Frases de

Albert Einstein Físico Alemão (1879 - 1955)

-Sem Deus, o universo não é explicável satisfatoriamente. - O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. - Guardar ressentimentos é tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra. - Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso. O sucesso é consequência.

Água Na Lua Existe água gelada em grandes quantidades no pólo sul da Lua, confirma a NASA. A agência espacial norte-americana analisou os últimos dados da missão que levou o satélite LCROSS a despenhar-se em alta velocidade na grande cratera Cabeus, no dia 9 de Outubro de 2009. Esta depressão localizada no pólo sul da Lua está permanentemente na sombra, numa região onde a temperatura nunca sobe acima dos 170 graus negativos. O violento impacto do LCROSS na Cabeus provocou um jato de vapor de 1,6 km de altura equivalente a mais de cem litros de água. Antes de deixarem de funcionar, os sensores da nave (espectrómetros de infravermelhos e ultravioletas) detectaram vapor de água e gelo. “Não encontramos apenas um pouco de água mas uma quantidade significativa”, afirmou Anthony Colaprete, cientista chefe desta missão.


O hábito de comer peru no Natal surgiu em

Plymouth, Massachusetts, nos EUA, em 1621. Nesse ano, no Dia de Ação de Graças, serviu-se peru selvagem, criado pelos índios mexicanos, como prato principal. Os espanhóis os levaram para a Europa por volta do século 16. Nessa época eram servidos gansos, cisnes e pavões, aves nobres. O peru, além de ser mais barato, ganha peso mais facilmente. Cristóvão Colombo conheceu o peru quando chegou à América. Ele acreditava estar chegando às Índias por um novo caminho. Por isso, o peru ficou conhecido na Itália como gallo d’Índia (ou dindio/dindo); na França, como coq d’Índe ou dinde; e na Alemanha, como calecutischerhahn, numa referência a Calcutá.

Como Reagimos ao Parar de Fumar? 20 minutos – Pressão arterial e freqüência cardíaca voltam ao normal. 8 horas - (CO) e (O2) voltam ao normal. 24 horas – Começa a reduzir o risco de infarto agudo do miocárdio. 48 horas – Terminações nervosas começam a se regenerar. 72 horas – Respiração fica mais fácil (Brônquio relaxamento), aumenta a capacidade pulmonar. 2 a 3 meses - Aumenta e facilita a circulação sanguínea (Caminhar toma-se mais fácil). 1 a 9 meses – Diminuição da tosse, congestão nasal, fadiga e falta de ar, movimento ciliar brônquico volta ao normal, limpando os pulmões. Aumentando assim a capacidade física. 1 ano - O imenso risco de doenças cardíacas coronarianas, cai para metade de quando se era um fumante habitual. 5 anos – A possibilidade de desenvolver um câncer de pulmão cai pela metade. O risco de um derrame cerebral após 5/10 anos sem fumar – é o mesmo de quem nunca fumou, o risco de câncer de boca, garganta e esôfago também. 10 anos - A morte por câncer de pulmão toma-se similar a dos não fumantes. As células pré-cancerosas são substituídas. reduz-se a quase zero os riscos de câncer na boca, garganta, esôfago.

27


O Rafale para o Brasil

O Rafale é o avião de caça multifuncional bireator que substituirá todos os aviões de combate franceses atuais. Quando Lula convidou Sarkozy para as comemorações do Dia da Independência e terá dito que gostaria de assinar vários acordos de Defesa, muitos interpretaram a afirmação como um sinal da vantagem do Rafale sobre seus concorrentes, o Sueca “JAS-39 Gripen” e o Norte Americano “Boeing F-18 Super Hornet”. Atualmente, a França é o nosso maior fornecedor de armamento. O valor de um caça Rafale não foi divulgado oficialmente mas deve girar em volta dos R$ 150 milhões unitário. O Brasil pretende adquirir 36 aviões de caça de nova geração para substituir os aparelhos mais idosos. Com a retirada dos Mirage III e a sua substituição por Mirage 2000 de segunda mão, a Força Aérea Brasileira tem aviões com uma idade média de vinte anos, dos quais quase 40% estão fora de serviço, devido à sua idade e difícil manutenção no inclemente clima tropical brasileiro. A diferença entre o Brasil e os seus vizinhos é particularmente notável nos chamados “caças de linha”. Contra nossa dúzia de Mirage 2000 (de segunda mão!), nossos vizinho alinham aviões de ultima geração como os SU-30mk2 venezuelanos, os MiG29 peruanos ou os F-16 de última geração chilenos. Ficha Técnica: Rafale - Dassault Aviation - França Caça de dupla propulsão com asa em delta, altamente ágil, considerado de 4,5ª geração. Velocidade máxima: 2.390 km/h (Mach: 2,0) Alcance bélico de 1.850 Km / 3.125 km Relação de subida: 18.300 m/min

28

O que faz o dólar subir ou descer perante a nossa moeda? Oferta e procura - O mercado de câmbio é onde se negociam valores em moeda nacional em troca de estrangeiras. Se há aumento da oferta de dólares no mercado de câmbio, por conseqüência, o preço do dólar baixa. A oferta e procura de moedas, por sua vez, é influenciada pelo resultado da balança comercial, mercado financeiro e da ação do Banco Central. Por exemplo: se você importar algo dos EUA, é necessário que você pague seu credor em dólares americanos. Assim, você precisará vender o valor equivalente em reais no mercado de câmbio, para comprar dólares, com os quais efetuará o pagamento. A operação inversa deverá ser feita por aquele que deseja importar um produto feito no Brasil.


29


No dia 13/12/09, o Veteran Car Club de Vitória-ES realizou sua festa de confraternização de final de ano, comemorando também , o aniversário de seu ilustre Presidente Sr. Geronço Bragança, na fotografia ladeado pelos Srs. Fernando Ayub e Fabiano de Castro, respectivamente, Presidentes do Clube Olavo Machado Cachoeiro-ES, e Minas Rios-RJ.

Tiago e Hudson, proprietários da DT DUT Auto Peças para caminhões, desejam a todos os leitores da revista, um Feliz Natal e um Próspero 2010!

Wander da CVC Cachoeiro feliz com as vendas do Chevrolet Captiva. O modelo da foto, top de linha, tem um motor V6 de 261cv.

Marcelo da Shopcar Veículos esta de loja nova na avenida Jones dos Santos Neves.

30

Vinícius da Pegab Tintas com o filho Gilherme e a esposa Graziely. O casal inaugurou recentemente uma loja especializada em sandálias Havaianas no Shopping Cachoeiro.

Desde de que o Sr. Leonel se aposentou, Josiel administra com muita competência as duas Bracom, concessionárias Ford em Cachoeiro. A Ford com seus modelos Edge, Ranger, Fusion, Novo Focus e o pequeno e simpático Ka tem excelentes veículos em cada segmento do mercado. Na linha de caminhões a marca também é muito competitiva.


31


No dia 22/11/09, para festejar mais um ano de crescimento da Pegab Auto Peças, Tiago Pessine levou sua equipe num passeio para o Yahoo, parque com a maior diversidade de entretenimento do Brasil.

Patrick inaugurou a “Forte das Baterias” comercializando a marca Solar, umas baterias veiculares que além de oferecer um ano de garantia, tem preços muito atraentes.

Alencar da Garinni Motors com Romário da Sossai. Na motocicleta, o Dr. Celmo, Diretor de Desenvolvimento do Grupo Itapemirim, experimentando a Garinni personalizada especialmente pelos 55 anos da viação Itapemirim.

ANTT

ATENÇÃO CAMINHONEIROS Conforme Resolução nº 3056, de 12 de março de 2009, as empresas transportadoras rodoviárias de cargas, as cooperativas de transporte rodoviário de cargas e os transportadores autônomos, que formam o universo do transporte rodoviário de cargas no Brasil, terão que atender aos requisitos da referida Resolução para se registrarem no RNTRC e, no caso daqueles já inscritos, se adequarem aos termos da Resolução. Somente após a inscrição no RNTRC os transportadores estarão habilitados ao exercício da atividade, e, para os já inscritos, findo o prazo de 18 de Dezembro de 2009, estarão sujeitos às penalidades previstas na mencionada Resolução. Será emitido o Certificado de Registro Nacional de Transportador Rodoviário de Cargas ao transportador que solicitar o registro e atender a aos pré-requisitos. A emissão do certificado, é obrigatória a identificação dos veículos de propriedade, copropriedade ou arrendados pelo transportador registrado, mediante fixação do código do registro nas laterais externas da cabine de cada veículo automotor e de cada reboque ou semi-reboque O Certificado de Registro deverá ser renovado a cada cinco (05) anos, a contar da data de sua expedição. O porte do documento (certificado) que comprova a inscrição no Registro Nacional de Transportadores Rodoviário de Cargas a ser emitido pela ANTT tem caráter obrigatório e será fiscalizado pela Polícia Rodoviária Federal em todas as rodovias federais do País, e pelos fiscais da ANTT nas rodovias concedidas à iniciativa privada. Os transportadores que não possuírem o Certificado de Registro emitido pela ANTT não estarão habilitados a exercer a atividade remunerada, mediante pagamento de frete e, conseqüentemente, estarão sujeitos à multa e sanções. Texto fornecido por Idvaldo Despachante.

32


33


Cayenne é de longe o Porsche mais vendido, com 40 000 unidades ao ano, representando 50% das vendas da empresa Alemã. Como é bom não mexer (muito) em time que está ganhando, as novas gerações, lançadas este últimos anos, ganham apenas leves alterações estéticas. O Cayenne Turbo S (top de linha) tem um motor 4.8 V8 Bi-Turbo a gasolina de 550 cv de potência a 6000 rpm. É muita coisa, mesmo para um carro mais de 2,6 toneladas. Basta pisar com vontade no acelerador para sentir o corpo colar no banco de couro e ver o ponteiro do velocímetro subir instantaneamente devido ao incrível torque de 76.4 kgf.m. Equipado com câmbio seqüencial Tiptronic de seis marchas, ele vai de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e atinge facilmente 280 km/h. Tanque de combustível com capacidade para 100 litros. O sistema 4x4 permanente é capaz de distribuir a tração entre o eixo dianteiro e o traseiro. Equipado com a suspensão ativa, o Cayenne tem seis níveis de altura - com uma variação total de 11 centímetros. No nível normal, o vão livre é de 21,5 centímetros. No esportivo, desce 2,2 centímetros. Há duas formas de acionamento: manual, com um botão no console, ou automático, quando se passa dos 125 km/h - aos 210 km/h, ele desce mais 1 centímetro. No nível off-road, ele sobe 2,8 centímetros além do nível padrão. Claro tudo isto tem um preço muito mais alto do que o dos SUV que circulam por aqui, poéem nenhum deles leva a mítica marca Porsche, um Super esportivo que poderia encarar nossas esburacadas estradas do sul do Espírito Santo como se deslizasse no tapete da sala. A título informativo, segue preços medios de novos e usados no Brasil*: - Cayenne Turbo S 4.5/ 4.8 32V 521/550cv - ano 2010 - R$ 527.845,00 - Cayenne V6 3.2/3.6 24V 250/290cv - ano 2010 - R$ 239.319,00 - Cayenne Turbo 4.5/4.8 450/500cv - ano 2003 - R$ 210.505,00 - Cayenne V6 3.2/3.6 24V 250/290cv - ano 2004 - R$ 159.895,00 *Fonte: Ref. Tabela Fipe - Dezembro de 2009

34


35


36


37


Yamaha

XT 660R Flagrantes

O prazer ao pilotar uma XT 660R tem origem não apenas em seu motor capaz de gerar 48 cv, mas no conjunto, que também proporciona conforto e segurança em qualquer terreno. O chassi tubular em aço, tipo Diamond duplo, acomoda o reservatório de óleo, o que colabora para o baixo peso e o sistema de carter seco bastante conveniente em trilhas. Seus 165 quilos são perfeitamente distribuídos, proporcionando equilíbrio. Já em terrenos fora de estrada, as variações de nível, inclinações e depressões são compensadas pela ação eficaz da suspensão. A XT 660R foi criada para seduzir os pilotos que precisam de sua máquina sempre disposta para as tarefas urbanas, viagens e trilhas longe do asfalto.

O Zuca Despachante está de endereço novo na rua Antônio Cetano Gonçalves, nº06, localizado a poucos metros do seu antigo escritório no Bairro Gilberto Machado, mais agora com muito mais espaço e facilidade para estacionar.

38


39


16º Festival Brasileiro de Arrancada - Curitiba - PR Nosso super repórter Darcy Moreno (Macchina) registrou, mais uma vez para nós, todos os acontecimentos do evento, durante os dias 12 e 13 de dezembro. Foram 410 carros participantes, divididos em 23 categorias. Publicaremos a matéria completa na próxima edição da revista Carro Mania (março 2010).

40


41


O que é o GNV ?

Gás Natural Veicular para Cachoeirenses em 2010 A Petrobras Distribuidora está finalizando a obra de construção da rede de distribuição para Itapemirim e Cachoeiro de Itapemirim e deverá iniciar o fornecimento do gás natural para indústrias, postos de combustíveis e estabelecimentos comerciais em 2010. A rede foi dividida em três trechos: O primeiro vai da estação do gasoduto Cabiúnas-Vitória, em Itapemirim, até o Trevo da rodovia Safra Cachoeiro. Próximo ao trevo, está localizado o Posto Santa Gema (Shangrila). De bandeira Petrobras, o Santa Gema deverá ser o primeiro posto de combustíveis a fornecer o GNV no sul do Espírito Santo.

42

A partir do trevo da Safra, a rede seguirá até o bairro Aeroporto, cruzando toda a cidade de Cachoeiro de Itapemirim. Há, ainda, um último trecho, de oito quilômetros de rede, que levará o gás natural até o Distrito Industrial de São Joaquim. A rede de distribuição terá, ao todo, 60 quilômetros de extensão, com capacidade máxima de 600 mil/m³ dia. A Petrobras Distribuidora disponibiliza um canal de contato 24 horas. Por meio do telefone 0800 59 50 197 a população pode tirar dúvidas e solicitar informações sobre o Gás Natural.

O gás natural veicular (GNV) é o mesmo gás utilizado pelas indústrias, estabelecimentos comerciais e residências. A rede de distribuição de gás natural canalizado está interligada à postos de combustíveis localizados nos municípios de Vitória, Serra, Vila Velha e Viana. Em Linhares e Colatina, também é possível abastecer com o gás natural. Apesar de não existir rede de distribuição para estes municípios, o gás natural é comprimido e transportado por meio rodoviário em carretas feixe equipadas com cilindro especial. Quanto ao custo do produto, em comparação com o diesel, o álcool e a gasolina, utilizando o GNV o consumidor pode conseguir economia significativa. Além disso, o motorista contribui para baixar os níveis de poluição, já que a queima do gás natural emite menos poluentes que outros combustíveis. Agradecemos a Petrobras pelas informações e a fotografia.

O Sr. Ivanir Potrich, proprietário do posto Santa Gema (Shangrila) informou a nosso editor que a partir de fevereiro deve comercializar GNV.

O uso do GNV em automoveis Desvantagens: Maior desgaste do cabeçote do motor pode trincar e diminui pela metade a vida útil dos cabos de vela. Os cilindros trabalham com um combustível seco, a falta de lubrificação pode causar avaria as válvulas. O ideal é usar gasolina ou o álcool por 5 minutos todos os dias. A gasolina que está no tanque pode ficar velha. Gasolina 3 ou 4 meses parada já não presta para mais nada. Se for rodar pouco, prefira andar com o tanque na metade em vez de enchê-lo toda vez que for ao posto. Assim você terá sempre gasolina fresca no tanque. Há uma pequena perda de potência principalmente sentida em carros de menor cilindradas ou quando a conversão não é bem feita. O torque do carro perde em torno de 10 a 20%, inclusive devido a colocação de um pouco mais de peso no veículo. Um cilindro médio para GNV pesa em torno de 70 kg. Vantagens: O sistema de injeção fica sempre mais limpo. Por ser um combustível mais limpo, o gás não deixa acumular resíduos nos bicos injetores. O óleo dura mais. Já que não há contaminação do mesmo, o prazo de troca pode aumentar 1.000 ou 2.000 quilômetros e Aumento da vida útil do escapamento porque não há o acumulo de água proveniente da gasolina e do álcool. O Custo do combustíveis ao quilômetro rodado fica menor e o veículo produz menos poluição, preservando o meio ambiente.


43


44

365dias01 pdf  

1 2 Renato Shopping Sul Rafael Cola Veículos Elizeu Ramos Fotografo Frédéric Décatoire Editor Giovana e as vendedoras da Chérie Calçados Dr....