Page 1

Trabalho Realizado por: António Santos nº2 Carolina Amaral nº5 Francisco Pranto nº10 Maria Müller nº23


.Como Surgiu ? .Quando e onde emergiu? .Como se Desenvolveu? .Como se difundiu?


Como surgiu? PORTUGAL O Renascimento em Portugal estende-se de meados do século XV a finais do século XVI. O Renascimento português, nasce, principalmente em termos artísticos, da mistura do estilo gótico final com as inovações do século XV.A subida ao trono do Mestre de Avis marca o início de uma nova época em Portugal. Novas perspectivas na evolução social, económica, política e cultural estavam em curso e marcariam o início de um novo período histórico, cultural e artístico que irá caracterizar o Renascimento em Portugal. Intensificaram-se os contactos com a Europa, o que proporcionou a Portugal receber maiores influências dos centros renascentistas da Europa.


Itália A referência inicial é a região da Toscana, centrado nas cidades de Florença e Siena. Espalhou-se depois para o sul, tendo um impacto muito significativo sobre Roma, que foi praticamente reconstruída, em sua maior parte, sob a tutela dos Sumo Pontífices da Igreja Católica Romana que ocuparam a Cátedra de São Pedro no período, especialmente Sisto IV. Foi um momento de grandes realizações culturais, do aparecimento de nomes como: Petrarca, Baldassare Castiglione e Maquiavel na literatura; Leonardo da Vinci, Botticelli, Michelangelo, Rafael e toda uma gama imensa de grandes mestres nas artes plásticas. Um período de grandes realizações arquitectónico: do domo de igreja de Santa Maria del Fiore, de Brunelleschi em Florença e a Basílica de São Pedro em Roma: e outras tantas, distanciadas do Gótico, vêm a lume.


Quando e Onde Emergiu? O Renascimento começou em Itália no século XIV, tendo como principais centros as cidades de Florença e Siena, de onde se difundiu pela Europa Ocidental no decorrer dos séculos XV e XVI. A Itália foi sempre o local onde o movimento mostrou maior expressão, no entanto também ocorreram manifestações renascentistas muito importantes na Inglaterra, Alemanha, Países Baixos e, com menos intensidade, em Portugal e Espanha.

A verdadeira obra de arte é apenas uma sombra da perfeição divina. Miguel Ângelo


Como se desenvolveu? O desenvolvimento do renascimento deixava para trás a espiritualidade excessiva do gótico e via o mundo natural e cultural como um local a ser desfrutado, com ênfase na experiência individual do homem. Além disso, os experiências democráticas, o crescente prestígio do artista como um erudito, e um novo conceito de educação que valorizava os talentos individuais de cada um e buscava desenvolver do homem num ser completo, com a expressão das suas faculdades espirituais, morais e físicas, nutriam sentimentos novos de liberdade social e individual.


Como se difundiu? No século XVI a cultura renascentista espalhou-se para outros países da Europa Ocidental e para que isso ocorresse, contribuíram as guerras e invasões vividas pela Itália. As ocupações francesas e espanhola determinaram um conhecimento melhor sobre as obras renascentistas e a expansão em direcção a outros países, cada um adaptando-o. Numa época de formação do absolutismo e de início do movimento de Reforma Religiosa. O século XVI foi marcado pelas grandes navegações, pelo comércio oriental e posteriormente à exploração da América.


A navegação pelo Atlântico reforçaram o capitalismo de Portugal, Espanha e Holanda e em segundo plano da Inglaterra e França. Nesses países desenvolveu-se então a burguesia e a mentalidade renascentista. Esse movimento de difusão do Renascimento coincidiu com a decadência do Renascimento Italiano, motivado pela crise económica das cidades, provocada pela perda do monopólio sobre o comércio de especiarias. A mudança económica do Mediterrâneo para o Atlântico determinou a decadência italiana e ao mesmo tempo impulsionou o desenvolvimento de outros países como Portugal, Espanha, Holanda, Inglaterra e França, promovendo reflexos na produção cultural.


FONTES • http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascimento_em_Port ugal • http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascen%C3%A7a_it aliana • http://www.historianet.com.br/conteudo/default.asp x?codigo=191 • http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascimento • http://www.historiadomundo.com.br/idademoderna/ renascimento.hm


FIM

trabalho de historia  

trabalho de historia de area de projecto

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you