Page 1


POR QUE VOCÊ ESTÁ RECEBENDO ESTA REVISTA? Mais do que consumir uma carne de frango de qualidade, queremos que você conheça a empresa da qual está comprando o alimento que chega até sua mesa. Por isso, a Frangos Pioneiro leva até você esta revista como um compromisso de honestidade e transparência. Aqui, relatamos todo o nosso processo de qualidade, nossa história e comprometimento com nossos colaboradores, consumidores, comunidade e meio ambiente. Nas próximas páginas, você conhecerá o SIF - Serviço de Inspeção Federal e as garantias que ele proporciona ao abate e no processamento da carne da Frangos Pioneiro. Saberá ainda sobre a exportação de nossos produtos e como o SIF contribui para a qualidade do produto final. Você ainda saberá como identificar se uma carne de frango foi fiscalizada pelo SIF e aprenderá como fazer um teste caseiro para identificar se há excesso de água no produto. Queremos que você consuma alimentos saudáveis de empresas que respeitam o consumidor e que obedeçam todas as normas sanitárias e ambientais vigentes. Apresentaremos também um pouco sobre os projetos de sustentabilidade da Frangos Pioneiro e da Maná Alimentos. Juntas, elas ajudam a preservar a natureza e geram renda para produtores da região, garantindo a sustentabilidade da cadeia produtiva - algo fundamental nos dias atuais. E na última página, você conhecerá os principais benefícios da carne de frango para a nossa saúde. Descubra curiosidades, informações e receitas em um site somente sobre frangos! Com esta revista, esperamos que você possa conhecer um pouco mais sobre a Frangos Pioneiro e do nosso compromisso em sempre aprimorar a qualidade de nossos produtos.

Boa leitura!


PIONEIRO E O SERVIÇO DE INSPEÇÃO FEDERAL:

SAIBA O QUE O SIF GARANTE... Desde a década de 1990, a Frangos Pioneiro, empresa do Grupo Pioneiro, possui o Serviço de Inspeção Federal (SIF), conferida pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Todas as indústrias de abate e processamento de aves são obrigadas a ter um registro, municipal, estadual ou federal. Contudo, para aquelas que desejam comercializar seus produtos para outros estados ou países é obrigatório ter a fiscalização do SIF, que estabelece diversas regras e práticas detalhadas e específicas. A Frangos Pioneiro executa diversos procedimentos de gestão sanitária de qualidade e boas práticas de fabricação instituídas pelo Ministério da Agricultura, sempre supervisionados por um médico veterinário. Todas as aves passam por uma inspeção, feita por funcionários do Ministério, tanto antes quanto depois do abate, que verifica se o frango está saudável e apto para o consumo humano. Para atender ao SIF é preciso implantar programas de autocontrole e sujeitos a verificações diárias do SIF, abrangendo coleta de amostras de todo mix de produção para realização de análises laboratoriais, inclusive para verificação do excesso de água aderido ao produto durante o processo. Rotineiramente a empresa passa por inspeção e auditorias do SIF realizada por técnicos de outros estados designados pelo DIPOA/Brasília, além da

presença permanente de uma equipe do SIF na empresa. Como também, o DIPOA envia técnicos para fiscalização da empresa e da equipe do SIF local. Em 2010 a Frangos Pioneiro começou a exportar atendendo também as normas sanitárias e de qualidade específicas dos países importadores, realizando investimentos estruturais e em novas tecnologias. A qualquer época do ano, a empresa está sujeita e pronta para receber auditores, pois a Frangos Pioneiro respeita o consumidor de qualquer parte do mundo. A n t e s de comprar qualquer produto de origem animal, sempre verifique a procedência. Para empresas fiscalizadas pelo SIF, o número do registro do produto deve constar na embalagem, em formato de um carimbo, com o número de registro da empresa e as palavras “Inspecionado” e “SIF”. Mais que uma exigência, o Serviço de Inspeção Federal é uma garantia de qualidade das marcas do Grupo Pioneiro com você, consumidor.


PROGRAMAS QUE FA Conheça os programas de autocontrole obrigatórios para as empresas que têm o Serviço de Inspeção Federal (SIF), instituídos pela Portaria 175 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa):

ANÁLISES LABORATORIAIS

(MICROBIOLÓGICAS E FÍSICO-QUÍMICAS)

Coleta de amostras e avaliação da qualidade microbiológica e físico-química de produtos, água e gelo, para cumprimento dos padrões previstos nas legislações pertinentes.

VENTILAÇÃO

Medidas que visam controlar a correta ventilação nos setores, evitando a formação de odores, vapores, condensação, gelo e neve, garantindo que os produtos não sofram alterações indesejáveis.

CALIBRAÇÃO E AFERIÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE CONTROLE DE PROCESSO Garantem o monitoramento das temperaturas e pesos em todas as etapas de produção, de forma precisa e sem danos à segurança e qualidade dos produtos.

TEMPERATURAS Controla a temperatura nas diversas etapas do processo, assegurando inocuidade das operações, segurança e qualidade do produto.

VESTIÁRIOS, SANITÁRIOS E BARREIRAS SANITÁRIAS

ILUMINAÇÃO

Garante condições de iluminação dos setores envolvidos com a manipulação e processamento para não haver prejuízo da avaliação das condições higiênico-sanitárias das instalações, equipamentos e produtos em processamento.

Procedimentos adotados desde a chegada do funcionário ao trabalho até seu retorno, como manutenção dos vestiários, sanitários, barreiras sanitárias e utilização dos uniformes, evitando a contaminação do interior da indústria pelo meio externo.

MATÉRIASPRIMAS, INGREDIENTES E EMBALAGENS

Procedimentos para avaliar e garantir a qualidade e inocuidade dos produtos e/ou tudo que entra em contato direto com ele, que inclui desde a procedência das aves até a embalagem final.

MANUTENÇÃO DAS INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTO

Normas para o correto funcionamento da indústria em conformidade com o processamento programado, eliminando eventuais paradas e preservando as características originais das instalações para garantir a qualidade do produto.


AZEM PARTE DO SIF TREINAMENTO HÁBITOS HIGIÊNICOS E SAÚDE DOS MANIPULADORES Procedimentos e avaliação de hábitos de higiene pessoal dos funcionários, garantindo o uso correto dos uniformes, acessórios e controle de saúde dos funcionários.

BEM-ESTAR ANIMAL

Regras para o manejo das aves ainda vivas, para evitar sofrimento ou desconforto desnecessários no transporte, recepção, descarga, pendura, insensibilização e sangria.

CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS

Método de controle e prevenção para evitar a atração, instalação, proliferação e infestação de pragas no recinto industrial, matérias-primas e produtos finais.

ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE (APPCC)

ÁGUAS RESIDUAIS

Processos para escoamento correto das águas residuais nos diversos setores, garantindo as condições de higiene, ambientes limpos, secos e organizados, evitando os riscos de contaminação cruzada.

Programa desenvolvido para garantir a inocuidade e segurança dos produtos, com métodos de controle e monitoração específicos para cada processo.

CERTIFICAÇÃO SANITÁRIA DE PRODUTOS Garante a qualidade do produto final que é destinado ao consumidor.

LIMPEZA E SANITIZAÇÃO (PPHO)

ÁGUA DE ABASTECIMENTO Procedimentos adotados que certificam a boa qualidade e segurança da água utilizada nos processos industriais.

PROCEDIMENTOS SANITÁRIOS DAS OPERAÇÕES (PSO) Procedimentos para manter as condições higiênico-sanitárias dos alimentos durante todas as operações, assegurando que os produtos não sofram alterações.

Regras que previnem a contaminação direta, cruzada ou adulterações dos produtos por meio das superfícies dos equipamentos, utensílios, instrumentos de processo e manipuladores de alimentos.

PROGRAMA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE ADIÇÃO DE ÁGUA AOS PRODUTOS (PPCAAP)

Previne e combate à fraude por adição de água nos produtos, controlando e corrigindo possíveis não conformidades do processo.


VOCÊ SABE IDENTIFICAR SE O FRANGO ESTÁ COM EXCESSO DE ÁGUA? Uma preocupação da Frangos Pioneiro é ter a confiança do consumidor. O frango que você compra deve respeitar a legislação brasileira. Para atender isso, contamos com um controle de qualidade rígido. Entre os procedimentos de qualidade adotados, a Frangos Pioneiro segue o Programa de Prevenção e Controle de Adição de Água aos Produtos (PPCAAP), que previne e identifica possíveis não conformidades do processo, como a adição de mais água do que o permitido na carne de frango. Como todos os produtos passam pelo processo de pré-resfriamento por imersão em água, é perfeitamente admissível que haja uma certa absorção, pois durante o processo de produção o frango entra em contato com a água. Qualquer quantidade superior ao limite 6% de líquido perdido após o descongelamento do frango inteiro é considerada fraude econômica. E como descobrir se o produto não possui mais água que o permitido por lei? Existe um pequeno teste caseiro, que você pode fazer para saber se o frango que comprou possui mais quantidade de água do que o permitido.


FAÇA O TESTE! 01. ANTES DO PREPARO, PREVIAMENTE AO CONSUMO, DEIXE A CARNE DESCONGELAR DE MANEIRA NATURAL.

*VÁLIDO PARA O FRANGO INTEIRO.

6% 02.

03. ISSO SIGNIFICA QUE, EM2 Kg DE CARNE DE FRANGO, O TOTAL DE LÍQUIDO NÃO PODE ULTRAPASSAR 120 ml.

APÓS TOTAL DESCONGELAMENTO, A CARNE DE FRANGO NÃO PODE PERDER MAIS QUE 6% DE LÍQUIDO.

04. 2 Kg = 120 ml = 6% FIQUE ATENTO! Quantidade maior de líquido configura fraude.


CONHEÇA A PIONEIRO O Grupo Pioneiro iniciou suas atividades em 1983, no norte pioneiro do Paraná. Na cidade de Joaquim Távora nascia a Frangos Pioneiro, especializada no abate de frangos e processamento da carne. Em 2001, inaugurou a Maná Alimentos, responsável pela fabricação de embutidos. E na cidade de Ribeirão do Pinhal, em 2005, era fundada a Rações Pioneira, que produz alimentação para aves, bovinos, ovinos e suínos. Hoje, as três empresas integram o Grupo Pioneiro, que produz cerca de 270 toneladas de alimentos por dia, distribuídos para os estados do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Bahia, Sergipe, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Amazonas. Em 2010, vieram a exportações. Mas, para isso, a Frangos Pioneiro reestruturou seu complexo industrial, foi qualificado com o Selo de Qualidade Islamic Halal, do Serviço de Inspeção Islâmica, e passou a exportar carne de frango para países islâmicos. Os pro-

dutos exportados fazem parte da marca Mana Foods, exclusiva para o mercado externo, que hoje, está presente no Japão, nos países da África e do Oriente Médio. Todos os frangos do Grupo Pioneiro são de origem de aviários que fazem parte do Sistema de Integração de Frango de Corte, que ajuda no controle da saúde das aves e ainda apoia e incentiva a agricultura familiar na região. A empresa fornece os pintainhos e todo o suprimento necessário para os aviários, que são responsáveis pela criação das aves. O cuidado e a tecnologia empregados na cadeia de produção do frango começa desde da linhagem do pintainho que vai para as granjas, com também a ração adequada para cada fase de desenvolvimento do animal, garantindo assim carne com qualidade para os consumidores. Para a valorização de seus cerca de 1.750 colaboradores, o Grupo Pioneiro conta com o Programa Pioneiro Humanizado,


que oferece convênios de saúde, parcerias com faculdades e cursos técnicos e incentivo ao esporte. Dentro do complexo industrial da Frangos Pioneiro, ocorrem atendimentos médicos, ginástica laboral, programas de segurança do trabalho e alimentação. As refeições servidas diariamente são balanceadas, contando com acompanhamento nutricional, e têm 70% do seu custo subsidiado pela empresa. Atuante na comunidade, o Grupo apoia programas sociais e eventos culturais. A sustentabilidade é outra preocupação do Grupo, que processa os resíduos nas Estações de Tratamento de Efluentes e Tratamento de Água. Por meio de compostagem de carcaças e aves mortas e da utilização dos

substratos de dejetos orgânicos dos frangos nas granjas são gerados adubo orgânico. No Grupo Pioneiro nada é desperdiçado, tudo é reutilizado! E pensado em cada detalhe para não agredir o meio ambiente, uma das ações é reciclar o óleo usado no restaurante do Grupo, dando uma destinação ecologicamente correta. Em constante expansão, o Grupo Pioneiro já prevê novos investimentos. Até 2015 haverá nova ampliação e maior modernização em todos os setores das empresas, buscando sempre um crescimento sustentável e socialmente responsável.

PIONEIRO INVESTE EM SUSTENTABILIDADE

ETE

São realizadas análises periódicas da água tratada, que medem a Demanda Química de Oxigênio (DQO) e a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), parâmetros importantes para quantificar a matéria orgânica e indicar a qualidade da água tratada.

Estação de Tratamento de Água Estação de Tratamento de Efluentes O processo de abate de aves e processamento de carne gera toneladas de resíduos todos os dias, que podem contaminar o meio ambiente se não tratados corretamente. Para evitar a poluição de rios e recursos hídricos, o complexo industrial da Frangos Pioneiro possui a Estação de Tratamento de Efluentes, projetada com modernas tecnologias disponíveis no mercado e atendendo a legislação ambiental, são tratadas 200 m3 de água por hora, que geram, diariamente, cerca de 1 milhão e 600 mil litros de água limpa devolvidas para o Ribeirão Fortunato. A empresa segue as resoluções nº 357/2005 e nº 430/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que estabelecem condições e padrões de lançamento de efluentes.

A Frangos Pioneiro também desenvolveu a Estação de Tratamento de Água, com capacidade para 1.800 m3 por dia. Toda a água potável utilizada no complexo industrial passa pela estação, e segue os procedimentos de controle e padrões de potabilidade da Portaria nº 2914/11 do Ministério da Saúde.

Compostagem Nos aviários os resíduos gerados pelo processo permite a transformação em adubo orgânico de carcaças, aves mortas e a cama de frango, que são os dejetos orgânicos. A compostagem é um importante procedimento de controle sanitário, com baixo custo e que gera adubo de ótima qualidade, beneficiando o meio ambiente e sendo reutilizado na agricultura.


PRODUTOS DO GRUPO PIONEIRO PELO MUNDO O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, segundo a União Brasileira de Avicultura (Ubabef). As vendas para o mercado externo ajudam a economia brasileira com a entrada de recursos no país e com a maior geração de emprego e renda, assim, toda a cadeia produtiva sai fortalecida.

o animal foi abatido respeitando suas exigências, o selo Halal também é um comprovante de empresa sustentável, já que exige rigorosas condições de higiene e animais saudáveis. E para atender especificamente o mercado islâmico, a empresa criou a marca Almana Foods, exclusiva para os produtos de abate halal.

A empresa aumenta a lucratividade, diversifica seu negócio, ficando menos vulnerável às oscilações do mercado interno. Consequentemente, o consumidor também ganha: pois recebe um produto que passou por diferentes controles de qualidade e higiene, que são rigorosamente fiscalizados para entrar em qualquer país do mundo.

No contexto geral da exportação cerca de 10% da produção total são destinados para o mercado externo. Entre os países atendidos estão: Gana (na África), Emirados Árabes Unidos, Bahrain, Kuwait, Turquia, Jordânia e Líbia (no Oriente Médio) e Japão (na Ásia).

Desde 2010, a Frangos Pioneiro recebeu a habilitação, concedida pelo Ministério da Agricultura para exportação, que estabelece diversas normas sanitárias e de qualidade, além de passar por auditorias constantes. E no mesmo ano foi obtido o Selo de Qualidade Islamic Halal, do Serviço de Inspeção Islâmica, obrigatório para exportação de carne de frango para países islâmicos. Entre os procedimentos exigidos, os animais devem ser sacrificados manualmente, com instrumentos e vestimentas adequadas. Mais do que garantir para o consumidor islâmico que

Para os próximos anos, a Frangos Pioneiro pretende ampliar suas vendas para a Europa, o que tornará os processos ainda mais rigorosos, já que este mercado apresenta diferentes exigências sanitárias e de qualidade. É a indústria brasileira mostrando seu valor pelo mundo afora.


FRANGO: UM FORTE ALIADO DA SUA SAÚDE A carne de frango tem muitos benefícios para a saúde. É fonte de proteína, zinco, ferro, fósforo, ácido pantotênico, folacina e niacina, que ajudam no metabolismo de açúcares, gorduras e outros processos e vitaminas do complexo B. Quando digeridos, os aminoácidos essenciais formados pelas proteínas e vitaminas B2 e B12 presentes na carne, auxiliam na formação do material genético, DNA e RNA, reparação muscular, metabolismo celular e funções do sistema nervoso, como concentração, qualidade do sono, combate à fadiga, estresse, cicatrização e renovação das células da pele, que colaboram, inclusive, para deixar a pele, cabelos e unhas mais saudáveis e bonitos. Todas estas substâncias também fazem do frango um importante aliado no com-

O site ComaFrango, uma iniciativa do Grupo Pioneiro, reúne diversas curiosidades sobre o alimento, notícias do mercado de frango, como sua criação e produção podem ajudar na sustentabilidade e ainda, receitas preparadas por um chef de cozinha para incrementar o seu almoço ou jantar.

E você ainda pode enviar dúvidas ou sugestões de matérias.

bate ao índice de colesterol, pois a vitamina B3 aumenta o HDL, o colesterol bom. Além disso, possui quantidade menor de gorduras saturadas quando comparada a outras carnes, mas desde que seja preparada grelhada e sem pele. Sem restrições, em forma de papinha, já pode ser consumida a partir dos seis meses de idade, por ser de fácil digestão e conter diversos nutrientes.

MITO DO HORMÔNIO Mas e o hormônio que dizem ter na carne de frango? Isto é um mito, pois a ação de um hormônio no crescimento da ave é maior do que o tempo que ele tem para ser abatido: 42 dias. Um hormônio de crescimento precisa de, no mínimo, 60 dias para começar a agir no organismo de um animal.


SAC (43) 3559-8065 sac@frangospioneiro.com.br Rod. Parigot de Souza, PR 092 Km 303 s/n Joaquim Tรกvora/PR 86.455-000 Central de Atendimento (43) 3559-8000

Cartilha SIF  

Você sabe o que é o SIF? Mais um selo de garantia de qualidade que vai para sua mesa.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you