Issuu on Google+

INFORMATIVO

EVANGÉLICO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EVANGÉLICO DE CURITIBA ANO 1 | Nº 3 | Junho de 2013

Nesta Edição: Editorial – pg. 2 | Espaço da Presidência – pg. 2 | Semana da enfermagem – pg. 3 | Acontece no HUEC – pg. 4 | Faculdade Evangélica do Paraná – pg. 6 | Mural de depoimentos – pg. 7 Mensagem da Capelania – pg. 8 | Recrutamento Interno – pg. 8

Saúde

ANS Nº 40148-0

Operadora de Planos de Saúde www.evangelicosaude.com.br


esPaço da PresidÊnCia

editorial Estamos iniciando o segundo semestre do ano com muitos júbilos. Durante os meses anteriores pudemos noticiar, através deste informativo, acontecimentos que trouxeram muitas alegrias aos nossos pacientes e colaboradores. Neste mês de junho temos muito para comemorar. A Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba completa 70 anos de história à frente do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, Faculdade Evangélica do Paraná e o Centro de Educação Profissional Evangélico. Não perca a edição especial de aniversário que conta um pouco da história de luta desta sociedade para promover o bem estar social, a saúde, a educação e a assistência espiritual à população, especialmente aos menos favorecidos. Neste mês também tivemos visitas ilustres por causas muito importantes, como a campanha do antitabagismo. A homenagem ao Dia da Enfermagem também foi um ato de demonstração de gratidão pelos serviços prestados e pela importância de um trabalho que vale muito. A Presidência e a Diretoria estão sempre em contato com as autoridades do nosso Estado para levar todo este trabalho e dedicação além dos muros deste Hospital. Esperamos que o próximo semestre seja tão produtivo quanto o que passou, e temos certeza que este pedido vai se concretizar, pois Deus nos deu mais que colaboradores para compor esta instituição, nos deu amigos dedicados à causa de prestar serviços médicos e educacionais de alta qualidade.

dePutado Pr. gilson de souza Visita HosPital eVangÉliCo

O deputado Pr. Gilson de Souza visitou o Hospital Universitário Evangélico de Curitiba para ver como estão sendo utilizados os equipamentos doados ao Hospital que foram objeto de suas emendas. Na ocasião, o deputado juntamente com o presidente da Sociedade Evangélica Beneficente, Pb. João Jaime Nunes Ferreira, visitou os leitos onde estão sendo utilizadas as camas doadas. O presidente agradeceu mais uma vez o apoio do deputado, que reiterou seu apoio ao

Hospital. “A causa do Evangélico é nossa. Estamos à disposição e pode acionar a gente quando precisar” destacou.

Visita ao seCretÁrio muniCiPal de ComuniCação

eXPediente Assessoria de Imprensa e edição. setor de Comunicação sociedade evangélica Beneficente de Curitiba – seB Jornalista Responsável: Débora Trench – MTB 6241 Projeto Gráfico: Erik Gaspar Diagramação: Francisco Pinheiro Alves Jr Conselho editorial: Pb. João Jaime Nunes Ferreira, Jurandir Marcondes Ribas Filho. Sugestões, críticas e elogios: imprensa@evangelico.org.br Tiragem: 2.500 exemplares Impressão e acabamento: Adescryn Publicação mensal de caráter informativo com circulação dirigida e gratuita.

igreJas assoCiadas Assembleia de Deus Batista Batista Independente Congregacional Evangelho Quadrangular Luterana Evangélica Metonita Metodista Presbiteriana do Brasil Presbiteriana Conservadora Presbiteriana Independente

2

No ultimo mês, o presidente da SEB, Pb. João Jaime Nunes Ferreira, o diretor- geral do HUEC, Dr. Jurandir Marcondes Ribas Filho e o Superintendente da Saúde,

Dr. Rogerio Donato Kampa, fizeram uma visita de relacionamento ao secretário municipal de comunicação Gladimir Nascimento.

CafÉ Com o Presidente Faça sua inscrição para o próximo café com o presidente através da intranet do HUEC. Não perca esta oportunidade de conhecer melhor o presidente da SEB e trazer novas ideias para melhorar seu ambiente de trabalho.


SEMANA DA ENFERMAGEM

Semana da enfermagem

Culto em comemoração a semana da enfermagem

Durante a programação da semana da enfermagem foram feitas diversas atividades no saguão do hospital.

A Capelania do HUEC fez um culto especial em homenagem aos enfermeiros.

Os colaboradores de todos os turnos tiveram um momento de confraternização no café da manhã, almoço e jantar, com sorteio de brindes para os profissionais da enfermagem.

A gerente de enfermagem, Ana Claudia dos Santos Giffhorn, falou da importância do trabalho de cada enfermeiro neste hospital e agradeceu lembrando o tema que inspira a comemoração desta semana “Obrigada por fazer parte da nossa equipe” também esclareceu o significado de cada objeto que estava dentro do saquinho que todos receberam na ocasião.

O Coral da FATI também fez uma apresentação especial em homenagem à equipe de enfermagem.

Jantar de confraternização dos Enfermeiros

O presidente da Sociedade Evangélica Beneficente- SEB, João Jaime Nunes Ferreira, agradeceu pela vida de cada enfermeiro que atendeu o chamado de Deus para fazer este trabalho tão importante. “Vocês levam a luz para os pacientes que aqui estão internados e iluminam a vida deles”.

O presidente lembrou também que sua mãe estava internada no hospital e agradeceu todo o carinho e cuidado com que ela está recebendo, e recordando do tema abordado pela gerente de enfermagem finalizou dizendo

“obrigado por fazerem parte da minha vida”.

HOMENAGEM

Um jantar especial reuniu os enfermeiros do Hospital para comemorar a semana da enfermagem.

A gerente de enfermagem do Hospital Evangélico, Ana Claudia dos Santos Giffhorn, foi uma das homenageadas em sessão solene alusiva às comemorações da Semana da Enfermagem, por proposição do Vereador Dirceu Moreira. A homenagem foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Curitiba.

3


aConteCe no HueC

Jogadores do CoritiBa Visitam HosPital eVangÉliCo Para aPoiar o Programa HosPitalar liVre do fumo Os atletas do Coritiba, Emerson e Keirryson, estiveram no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba para apoiar o movimento antitabagismo.

Evangélico entre os dias 27 e 28 de maio atendendo a comunidade e passando informações e orientações referentes ao tema.

A visita faz parte do cronograma que o Grupo de Humanização organizou para incentivar a comunidade a participar do Programa Hospitalar Livre do Fumo. O grupo esteve no saguão do Hospital

A ação teve início em 2008, elaborado pelo grupo de humanização do Evangélico, com o objetivo de proporcionar aos colaboradores, pacientes e membros da comunidade o tratamento para o fumante. O programa tem parceria com

a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e possibilita a realização de grupos de apoio aos fumantes, bem como a prescrição de medicações, todas fornecidas pelo Ministério da Saúde. Vale ressaltar que todos os dados

coletados pelo programa são repassados à SMS e enviados ao Ministério da Saúde, que controla a eficácia do programa.

doaçÕes No mês de maio, na Reunião de Círculo “Discípulas do amor” na Igreja Presbiteriana do Campo Comprido, foram doadas 135 toalhas ao Hospital Evangélico. As toalhas foram fruto de uma campanha promovida pelas Sociedades Auxiliadoras Femininas – SAFs, da Federação Curitiba. Entre as presentes estavam a Senhora Ivanyra, representante do voluntariado do Hospital Evangélico, a Vice-presidente Sul da Confederação Nacional do Trabalho Feminino da Igreja Presbiteriana do Brasil, Célia Mara de Oliveira Castilho e a Senhora Maria José da Luz Luchtenberg, Secretária de Ação Social da Federação e Sinodal Curitiba.

Sr. Luiz Eduardo, da Igreja Presbiteriana do Champagnat, doou mais de 50 kg de alimentos, além de aproximadamente 5l de óleo, para os setores do psicossocial e para nutrição do Hospital Evangélico.

4

A escola Atuação doou 2636 litros de leite longa vida aos pacientes do Hospital Evangélico. A arrecadação foi feita na festa junina da escola. Todo ano a escola Atuação realiza esta ação em prol do Hospital Evangélico.

O Departamento Feminino do Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército doou enxovais para bebês, e roupas e calçados usados adulto e infantil.


aConteCe no HueC

seB ComPleta 70 anos Neste mês, a Sociedade Evangélica Beneficente - SEB completa 70 anos de trabalhos voltados à saúde e à educação. A comemoração ocorreu na Capela do Hospital Evangélico com um culto de Ação de Graças realizado com a presença de diversas autoridades. A SEB nasceu em prol da construção do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba – HUEC, com a missão de prestar serviço médicohospitalar à sociedade curitibana, em especial à população carente. A Faculdade Evangélica do ParanáFEPAR e o Centro de Educação

Profissional na área da Saúde - CEPE foram construídos logo depois para contribuir com os recursos humanos da medicina especializada e de alta qualidade. Confira também a edição especial comemorativa, um informativo que trará um pouco da história dos 70 anos da SEB!

aniVersariante de maio

50º Curso de aleitamento materno

A aniversariante sorteada no mês de maio foi Camila Aparecida Pinheiro. A enfermeira júnior ganhou um belo jogo de jantar.

No último mês foi realizado no Hospital Evangélico o 50º curso de aleitamento materno, que contou com a participação de 27 pessoas, entre colaboradores, profissionais das unidades de saúde da Prefeitura e acadêmicos. O Curso é ministrado por uma equipe multiprofissional, e coordenado pela enfermeira Rosane Silva, colaboradora do HUEC. Este curso de 20 horas, já habilitou mais de 1000 profissionais na área de aleitamento materno.

dia dos namorados no HueC

No dia dos namorados, os colaboradores tiveram um delicioso almoço no refeitório decorado conforme a data, e ainda teve a presença ilustre do nosso voluntário “Elvis” cantando músicas românticas e distribuindo rosas para o dia especial.

Prosurg e teCnomediCal

As Equipes de vendas da Prosurg e Tecnomedical estiveram no Hospital Evangélico realizando um workshop para demonstração dos produtos que farão parte do portfólio do hospital.

Coral do HueC

Venha participar do Coral do HUEC. Os ensaios são realizados toda segunda-feira, das 19h às 20h30min. na Sala Avelino Vieira.

VoluntÁrias fazem Contação de HistÓrias

O grupo de alunas de Pedagogia da Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras – FACEL mensalmente fazem contação de histórias para as crianças da pediatria geral e queimados. O lúdico por meio das histórias possibilita um ambiente mais humanizado para crianças que estão internadas.

5


faCuldade eVangÉliCa do ParanÁ ColaBoradores da fePar PartiCiPam de treinamento Com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional e aumentar a qualidade dos serviços prestados, os colaboradores da Faculdade Evangélica participaram de um treinamento no último dia 22 de junho. Para o evento, com o tema: “Como ser líder de si mesmo usando estratégias eficientes e eficazes”, foram convidados onze palestrantes: Pr. Hilário Batista Junior, Profª. Dilma G. Kalegari, Profª. Adriana Maria Bigliardi, Rubia Borges de Sousa, Sr. Vilmar Gumz, Sr. Theilor Dunko (HUEC), Prof. Jean Selleti, Profª. Sirlei T. Bittencourt, Sr. Antonio Cezar Ribeiro, Prof. Alfredo Hauer Junior, Sr. Diego BelloPicotti. Além dos convidados, o treinamento contou com a presença da Diretora-Geral, Dra. Erica Pauls e com o apoio dos colaboradores Maria Bernadete Jorgensen, Ivan Brito, Sandi Gutierrez e da Profª. Patrícia H. Napolitano.

CerimÔnia da lÂmPada 2013 O curso de Enfermagem da Faculdade Evangélica realizou, no dia 29 de maio, a Cerimônia da Lâmpada. O evento representa os ideais dos conhecimentos técnicos, científicos e éticos adquiridos ao longo do Curso de Enfermagem e que devem ser mantidos acesos. A Lâmpada é passada dos alunos do 5º período aos alunos do 3º período, que iniciam as atividades de estágio. O ato simbólico traduz a disposição dos acadêmicos em seguir os ideais de FlorenseNightingale, considerada a precursora da enfermagem moderna.

faCuldade eVangÉliCa aBre insCriçÕes Para transferÊnCias eXternas mediCina: 4º E 5º PERÍODOS enfermagem: 2º, 4º E 6 º PERÍODOS fisioteraPia: 2º, 4º E 6 º PERÍODOS nutrição: 2º, 4º E 6 º PERÍODOS PsiCologia diurno: 2º, 4º E 6 º PERÍODOS PsiCologia noturno: 2º, 4º E 6 º PERÍODOS mediCina VeterinÁria: 4º, 5º E 6º PERÍODOS teCnologia em gestão amBiental: 2º E 3º PERÍODOS teologia: 2º E 4º PERÍODOS. As inscrições podem ser feitas no protocolo da Faculdade Evangélica até o dia 08/07/2013. Acesse: www.fepar.edu.br para verificar os documentos necessários.

fePar disPoniBiliza liVros Para ColaBoradores do HueC Os colaboradores que desejam emprestar livros ou filmes da biblioteca da Faculdade Evangélica podem se dirigir ao local portando o crachá de identificação para fazer o cadastro. A biblioteca dispõe de vários DVDs de filmes que foram doados à instituição. Aproveite este benefício!

6


mural de dePoimentos

“Gostaria de manifestar minha gratidão a toda a equipe, em especial a Dra. Izabela que prestou atendimento à minha filha nesta madrugada 30/05, pela forma gentil e atenciosa e rápida que dispensou em todo o atendimento. Muito obrigado a todos” Glauco José Chagas 30/05/2013.

“Sou muito grata por este Hospital existir, pois sou paciente eu e meus filhos. Obrigada Dr. Paulo Eduardo, oro por vocês para que Deus unge suas mãos. Porque aqui tem médicos com compromisso e dedicados. Agradeço a Deus por vocês existirem. Agradeço também Dr. Roberto Niedee sua equipe, eles trouxeram muita alegria para minha filha que agora ela se sente melhor”. Silvia Cardoso Gomes

“Gostaria de agradecer a atenção prestada no atendimento a minha mãe. Em especial Dra. Carolina Finachieto, Dra. Débora e Ana Paula, à equipe de enfermagem (maravilhosa), nas pessoas de Marcia, Eline, Jaqueline e Lorine. Muito bom atendimento por todos, desde o guarda, o setor de nutrição, higienização, todos. Meu muito obrigada a todos”. Silvana Schafhauser 24/05/2013

dei entrada no “No dia 1º de janeiro mas no coração, pronto socorro com proble e coloquei um ida fui prontamente atend UTI coronariana. na i ue fiq , nt segundo ste imento que tive Só posso elogiar o atend , Obrigada. E S) por todos (fiquei pelo SU e eu no pronto nt me va no ril ab de no dia 22 mesmo cuidado o e , nt ste um is socorro, ma obrigado por ito e pronto atendimento. Mu tudo que fizeram”. ptista Xavier Maria da Aparecida Ba 19/05/2013

“Queridas amigas do refeitório. Já fazem 9 dias que estou no Hospital com a minha mãe no 2º andar. Quero agradecer a todas as moças da cozinha, as moças que servem a alimentação maravilhosa para nós acompanhante dos doentes. Estou agradecendo a vocês todos pelo atendimento, amor e paciência com as pessoas que precisam essa ajuda. Para mim foi de grande ajuda pois entrei com minha mãe e não tinha dinheiro para me alimentar, por isso estou agradecendo a todos vocês e o Hospital Evangélico pelo carinho de todas vocês para comigo. Que Deus abençoe a família de cada um de vocês. Obrigado queridos amigos”. Vera Ione Bano 27/05/2013

7


mensagem da CaPelania O maior mandamento que Deus deixou para a humanidade se encontra escrito no evangelho de Mateus 22: 35 e 39 “Amarás o senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento e amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Os dois mandamentos se resumem em um só, pois não posso dizer que amo a Deus se não me importo com o meu semelhante. Como posso dizer que amo meu semelhante se não tenho compromisso com Deus. No evangelho de Mateus 24: 12, o Senhor Jesus nos diz: Por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos. Com isso ele nos mostra como este sentimento tão puro iria esfriar com o passar do tempo e a sua maior obra prima, isto é, os seres humanos iriam tomar caminhos contrários ao que Deus sonhou para elas. Estamos vivenciando um momento muito crítico em nossa sociedade, onde os valores morais estão sendo deturpados, onde a palavra de Deus não tem tido o valor que deveria ter. Muito embora o povo demonstre visivelmente a necessidade de conhecer e aceitar as verdades contidas na Bíblia. Mesmo assim muitos estão passando pela vida sem vivenciar e praticar o verdadeiro amor. A Bíblia nos ensina que Deus é amor e que seu amor é incondicional. Sendo assim o amor de Deus é para todos. O modernismo e o ativismo têm afetado e distanciado as famílias. As pessoas se corrompem facilmente, pois a Internet, a televisão e outros meios de comunicação têm mostrado caminhos querendo nos fazer acreditar, que somos seres altamente capazes, que não precisamos uns dos outros, o quem nos torna muitas vezes frios, incapazes de amar e ajudar o nosso semelhante. Mas quando o amor esfria? Quando olhamos só para nós e esquecemos que muitas pessoas querem a nossa atenção, o nosso carinho e muitas vezes não estamos nem ai. O amor esfria quando tentamos passar por cima dos outros sem medir as consequências, sem avaliar as marcas que irão ficar em quem sofre. O amor esfria quando nosso coração não tem fundamento em Jesus. Vamos parar e ver se estamos agindo como o nosso criador quer. Estamos agindo como seres humanos? Reflita e veja como tem sido suas atitudes em relação ao outro. O amor esfriará em quase todos e ainda bem que não em todos. Amém. Capelão: Jorge Luiz Meira Batista

HosPital eVangÉliCo admite: enfermeiros(as) – Desejável experiência de 6 meses em atividade hospitalar. Indispensável inscrição regular e ativa no COREN/PR. enfermeiro(as) - Para atuar em CCG das 7:00 às 13:00h. Indispensável experiência em Bloco Cirúrgico (CME,CCO,e CCQ). Inscrição regular e ativa no COREN/PR. enfermeiro(a) JÚnior – OPORTUNIDADE PARA RECÉMFORMADOS! Requisitos: graduação completa em enfermagem e inscrição regular e ativa no COREN/PR. auXiliares e tÉCniCos em enfermagem - Para atuar no período noturno, 19;00/7:00h, escala 12x36. Necessária experiência de no mínimo 06 meses na função, em atividade hospitalar. Inscrição regular e ativa no COREN/PR. tÉCniCo(a) em enfermagem – Desejável experiência na função, para atuar em setores de alta complexidade. Indispensável inscrição regular e ativa no COREN/PR. tÉCniCos(as) em enfermagem - Para atuar em Hemodiálise das 19:00/7:00h, escala 12x36. Indispensável experiência neste setor. Inscrição regular e ativa no COREN/PR auXiliar de enfermagem –Indispensável inscrição regular e ativa no COREN/PR auXiliar de serViços gerais – oPortunidade Para estudantes da área técnica ou graduação em enfermagem. estagiÁrio(a) enfermagem – Necessário estar cursando graduação em Enfermagem. auX. administratiVo - Necessário ter ensino médio completo e experiência em atendimento em contexto da área de saúde. farmaCÊutiCo - Com formação superior completa. Experiência com manipulação de medicamentos. Vivência em contexto hospitalar será diferencial auX. farmÁCia - Ensino médio completo. Somente com experiência com manipulação de medicamentos. telefonista folguista - Ensino médio completo e experiência com PABX. Necessário possuir disponibilidade TOTAL de horários. auXiliar de nutrição – Para atuar no pré-preparo das refeições. segurança - Com ensino médio completo ou cursando, para realizar rondas e controle de acesso de pessoas e veículos. auXiliar de limPeza – Ensino fundamental incompleto. Não é necessário ter experiência. TODAS AS OPORTUNIDADES ESTÃO DISPONÍVEIS TAMBÉM PARA PROFISSIONAIS COM DEFICIÊNCIA OU REABILITADOS! Os interessados podem também comparecer à Rua Capitão Souza Franco, 336, bairro Bigorrilho, próximo ao Hospital Evangélico de Curitiba.

Participe do Informativo Tem algum assunto que gostaria de divulgar sobre seu setor? Envie sugestões para: imprensa@evangélico.org.br ou através do ramal: 5167


Informativo