A democracia na america ii democracy in america ii

Page 219

206

A DEMOCRACIA NA AMÉRICA bretudo do respeito aos governadores e governadoras, e de não jogar pedras no jardim deles1. Madame de Tarente estava ontem em seu bosque, num dia encantado. Nada de quarto nem de colação. Ela entra pelo portão e volta do mesmo modo...”

Noutra carta, acrescenta; “Você me fala de maneira muito agradável de nossas misérias; não somos mais tão surrados assim; um cada oito dias, para manter a justiça. É verdade que o enforcamento me parece, agora, um refrigério. Tenho uma idéia totalmente dife­ rente da justiça, desde que estou nesta região. Os galerianos de vocês me parecem uma sociedade de gente de bem que se retirou do mundo para levar uma vida tranqüila.”

Seria um erro crer que Madame de Sévigné, que traçava essas linhas, fosse uma criatura egoísta e bárbara; ela amava apaixonadamente seus filhos e se mostrava muito sensível às penas de seus amigos; e podemos perceber inclusive, lendo-a, que tratava com bondade e indulgência seus vassalos e serviçais. Mas Madame de Sévigné não concebia claramente o que era sofrer quando não se era fidalgo. Em nossos dias, o homem mais duro, escrevendo à pes­ soa mais insensível, não ousaria entregar-se de sangue-frio ao gracejo cruel que acabo de reproduzir e, ainda que seus modos particulares lhe permitissem fazê-lo, os modos gerais da nação lhe vedariam. De onde vem isso? Temos mais sensibilidade do que nossos pais? Não sei; mas com certeza nossa sensibilidade abarca mais objetos. Quando os níveis são quase iguais num povo, tendo to­ dos os homens mais ou menos a mesma maneira de pensar e de sentir, cada um deles pode julgar num momento as sensações de todos os outros: lança um rápido olhar sobre si mesmo, e isso lhe basta. Portanto, não há miséria que não conceba sem dificuldade e cuja extensão um instinto secreto não lhe revele. Pouco importa se são estranhos ou inimigos: a imaginação logo o coloca no lugar deles. Ela mescla algo pessoal à sua piedade e o faz sofrer quando dilaceram o cor­ po de seu semelhante.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.