Issuu on Google+

Manual de Normas Grรกficas Museu Etnogrรกfico de Chavรฃo


Índice Introdução 5 Conceito 6 Identidade Marca 8 Versões da marca 9 Margem de segurança 10 Dimensão mínima 11 Codificação cromática 12 Versão preto/branco 13 Marca sobre fundos de cor 14 Marca sobre fotografias 15 Codificação tipográfica 16 Utilizações incorretas 17 Estacionário Cartão pessoal e institucional 19 Cartão de mensagem 20 Envelope 21-22 Papel de carta e continuidade 23 Pasta A4 24 Suportes Adicionais Cartão de identificação 26 Desdobrável informativo 27 Sinalética Diretório geral 29 D.G - Aplicação 30 Pictogramas 31-32 Placas identificativas 33-34 P.I - Aplicação 35-36

4


Introdução Este manual de normas gráficas tem como objetivo de demonstrar o projecto desenvolvido para a instituição “Museu Etnográfico de Chavão”, na cadeira de Projeto II do curso de Design Gráfico, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Demonstra as regras e normas a seguir em relação à marca, aos suportes e à sinalética.

5


Conceito O conceito da marca é a antiguidade, a preservação e o remeter à vida rural e tradição do concelho de Chavão, tendo em conta que o museu tem como objetivo a preservação de objetos da terra de Chavão e outras freguesias de Barcelos, que caracterizam a sua cultura e ruralidade dos tempos passados.

6


Identidade


Marca A marca é constítuida pelo símbolo gráfico e pela designação. O símbolo consiste numa urdideira, que é uma das peças que se encontra no museu, de forma a que quando as pessoas a observem, remetam logo aos dois conceitos inerentes: tradicional e regional, sendo também a fonte serifada, fortalecendo assim os conceitos inerentes. A marca possuí a versão vertical, que só deverá ser aplicada em casos excepcionais, sendo que a marca com o formato horizontal é a marca oficial.

símbolo gráfico

designação

Museu de

Chavão

símbolo gráfico

Museu de

8

Chavão

designação


Versões da marca As versões aprovadas da marca são as que se encontram ao lado. É constítuida pela versão oficial, e por outra, que possuí um fundo de cor uniforme do tom castanho utilizado na própria marca.

9


Margem de segurança Para evitar a perturbação da leitura da marca, foi estabelecida uma margem de segurança, equivalente a altura da designação (tamanho x).

x

Museu x

de

Chavão

x

x

x

Museu de

10

Chavão

x


Dimensão mínima A aplicação da marca nos suportes nunca deverá ser menor do que 27 mm, porque assim a sua leitura será impossibilitada. O tamanho standard seria de 35 mm. Este valor poderá ser ultrapassado dependendo da situação, mas de forma a que não seja demasiado exagerado. 55 mm

35 mm

27 mm

11


Codificação crómatica A marca oficial é constítuida por 2 cores de tom castanho, havendo a mesma relação cromática entre o símbolo gráfico e a designação.

Museu de

Gama CMYK/RGB C - 35 R - 117 M - 67 G - 68 Y - 91 B - 27 K - 45

C - 36 R - 147 M - 60 G - 96 Y - 80 B - 55 K - 23

12

Chavão


Versão preto/branco No caso de não ser possível a reprodução da marca na quadricomia, poderá ser adotada a opção de cores preto e branco.

Gama CMYK/RGB C-0 R-0 M-0 G-0 Y-0 B-0 K - 100

C-0 M-0 Y-0 K-0

R - 255 G - 255 B - 255

13


Marca sobre fundos de cor Aqui encontrasse a aplicação da marca sobre fundos de cor plano, podendo ser visualizado as melhores cores que resultam com a marca. Pode-se evidenciar que a marca só resulta melhor em fundos com pouco intensidade de cor, porque a cor de fundo com um tom escuro perturba a leitura da marca, pois absorve a marca completamente.

14


Marca sobre fotografias Ao lado, podemos observar que a marca aplicada à fotografia não funciona sempre em todos os casos, havendo sempre a necessidade de haver um contraste de tom escuro ou claro da parte do fundo com a marca, para esta resultar melhor. Por isso, a marca não é a melhor para colocar sobre fotografias, mas se for mesmo necessário, a que seguir a observação feita anteriormente.

15


Codificação tipográfica A fonte aplicada na marca é a DejaVu Serif, uma fonte serifada, possuíndo uma vasta família de estilos. Para o projecto foram aplicados só quatro estilos.

DejaVu Serif condensed

DejaVu Serif bold

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ 1234567890

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ 1234567890

DejaVu Serif book abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ 1234567890

16


Utilizações incorretas

Para a marca, considera-se a utilização incorreta perante os casos apresentados ao lado

Distorção

Recurso ao outline

Elementos desproporcionados

Mudança de cor

Italização

Eliminação de elementos

17


Estacionรกrio


Cartão pessoal e institucional Foram optadas duas versões, tendo dois tipos de papeis de textura e cor diferentes para diferenciar o cartão pessoal e institucional Ambos os cartões possuem uma continuidade entre a frente e o verso através do símbolo gráfico da marca. Ambos os cartões medem 85 mm x 55 mm.

85 mm

55 mm

19


Cartão de mensagem O cartão de mensagem é simples. A frente é constuído pela marca oficial centrada, e o verso é constítuido unicamente pelo símbolo gráfico no canto inferior direito, sendo o resto do espaço ocupado por linhas para a escrita. O papel é semelhante aos cartões anteriormente mencionados. O formato é de 125 mm x 80 mm.

80 mm

125 mm 20


Envelope 220 mm*

O formato do envelope é o DL (220 mm x 110 mm), tendo as informações necessárias para um envelope comum.

110 mm*

*os valores apresentados não são refletidos nas imagens apresentadas

21


110 mm*

220 mm*

*os valores apresentados n達o s達o refletidos nas imagens apresentadas

22 2


Papel de carta e continuidade Para o papel de carta e continuidade, o formato da folha é A4, e ambas se encontrarão em folhas à parte agrafadas, tendo as informações necessárias que o suporte exige.

23


Pasta A4 A Pasta A4 possuĂ­ 215 mm x 302 mm, e a aba 105 mm. A sua imagem segue a linha visual do resto dos suportes.

24


Suportes adicionais


Cartão de identificação Estes são os cartões de identificação que serão usados pelos funcionários. São integrados numa fita para pescoço, estando dentro de uma bolsa de plástico. O cartão mede 85 mm x 55 mm.

55 mm

85 mm

26


Desdobrável informativo

297 mm*

Este é um desdobrável informativo, que se encontrará na receção do museu, e contém informações da exposição a ocorrer, um breve resumo da fundação do museu, a data e o número de telefone. O formato é de uma folha A4.

210 mm*

*os valores apresentados não são refletidos nas imagens apresentadas

27


SinalĂŠtica


Diretório geral No diretório geral serão indicadas todas as secções constítuintes da estrutura do museu, que se encontra dividida em 2 pisos. O formato seria A3, e iria estar montado num cavalete, na entrada principal.

29


D.G - Aplicação

30


Pictogramas Foram desenvolvidos pictogramas para todas as secções do museu, para tornar mais evidente e fácil a sua identificação. Irão situar-se no diretório geral e nas placas identificativas. Estas foram desenvolvidas tendo em conta a linguagem do símbolo gráfico da marca, para manter a coerência visual.

31


Pictogramas

32


Placas identificativas As placas identificativas serão constituídas pelos pictogramas e a descrição em texto para uma fácil identificação do espaço. Os elementos estarão com a cor castanha escura utilizada na marca sobre uma placa de vidro, que se situará ao lado da porta do compartimento.

33


Placas identificativas

34


P.I - Aplicação Os pictogramas e respetivas descrições serão colocados sobre placas de vidro como se apresentam nas seguintes imagens.

35


P.I - Aplicação

36


37


Projeto II Francisco Cancela 6258 Docente: Jorge Marques


Manual de Normas Gráficas - Museu Etnográfico de Chavão