Page 2

NOROESTE

2

SEXTA-FEIRA, 07 DE ABRIL DE 2017

Páscoa gera 12

mil vagas temporárias no comércio

Feira do Peixe

será na próxima semana A 25ª Feira do Peixe de Santa Rosa, que ocorrerá na quarta-feira, 12, no Mercado Público Municipal Eclair Krüger Moraginski colocará para comercialização 12 toneladas de pescado. Segundo o presidente da feira, Elemar da Rosa, os produtores continuam recebendo informações sobre os cuidados necessários durante todo o processo, desde a retirada do produto do açude, abate, conservação e à venda para o consumidor. A abertura da comercialização acontece às 8h30min e o público pode conferir a feira das 9h às 19h. Serão oferecidos diferentes tipos de peixes como carpa, piava, cascudo, traíra, tilápia e outros. Os peixes podem ser encontrados vivos, frescos, congelados, inteiros ou já em filés. Outra opção para quem desejar comprar seu pescado é a Peixaria Manias em Santa Rosa que disponibiliza cerca de 80 diferentes tipos de peixe. Segundo o empresário Cleiton Manias, entre a maior procura está o dourado cuja a pesca na região está proibida, e sua empresa busca o produto no Paraná. “É um dos peixes mais procurados aqui, mas podemos incluir na lista a piava, o filé de tilápia e o surubi”, disse. Algumas espécies são trazidas de rios da região, mas peixes como Salmão, chegam a ser trazidos do Chile.

A Páscoa está entre as melhores datas do calendário varejista. Por representar uma alta movimentação no comércio, a ocasião gera um número representativo de vagas temporárias no setor: neste ano, 12 mil vagas estão em aberto. Os dados são do Centro Nacional de Modernização Empresarial (Cenam) encomendados pela Federação Nacional e Sindicato Paulista do Setor (Fenaserhtt e Sindeprestem). As entidades apontam que devido à proximidade entre a celebração da Páscoa e o Dia das Mães, alguns segmentos contratam temporários para permanecer na vaga por todo o período. A pesquisa, porém, mostra maior porcentagem de contratos com duração de menos de 30 dias (33%) e de 61 a 90 dias (32%). As perspectivas com relação a chance de efetivação desses colaboradores é baixa para este ano. No levantamento, 18% das empresas de trabalho temporário afirmam haver muita intenção de efetivação por parte da contratante; 66% dizem ter pouca e 16% nenhuma chance de efetivação. No comércio, as principais funções requisitadas são: vendedor (74%); repositor (22%); balconista (2%); auxiliar administrativo (1%); degustador (1%). O perfil buscado é variado: profissionais de 17 a 21 anos (18%), de 22 a 35 anos (66%), acima de 36 anos (16%). A maioria (50%) demanda o 2º grau completo, enquanto 1º grau, nível técnico e universitário são citados por 18%, 16% e 16%, respectivamente.

O SINE/FGTAS de Santa Rosa estima que neste período se ampliam cerca de 40 vagas e muitas contratações poderão se tornar definitivas.

Páscoa Noroeste  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you