Page 1

Nº 402 - 02 de Abril de 2017 Fradelos/Vilarinho das Cambas Responsabilidade: Pe. António Machado paroquia.fradelos@sapo.pt Tlm. 917293284; Telef. 252494184

Domingo de Ramos - 09 Abril 1ª Leit. Is 50, 4-7 O Senhor deu-me a graça de falar como um discípulo, para que eu saiba dizer uma palavra de alento aos que andam abatidos. Salmo Responsorial: 21 (22) Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes? 2ª Leit. Fil 2, 6-11 Assumindo a condição de servo, tornou-Se semelhante aos homens. Evang. Mt 26, 14 – 27, 66 «‘O Mestre manda dizer: O meu tempo está próximo. É em tua casa que eu quero celebrar a Páscoa com os meus discípulos’».

«Este é o meu Sangue, o Sangue da aliança.»

UM POVO QUE PRODUZA FRUTOS (www.dehonianos.pt) A liturgia deste último Domingo da Quaresma convida-nos a contemplar esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-Se servo dos homens, deixou-Se matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos. A cruz (que a liturgia deste domingo coloca no horizonte próximo de Jesus) apresenta-nos a lição suprema, o último passo desse caminho de vida nova que, em Jesus, Deus nos propõe: a doação da vida por amor. A primeira leitura apresenta-nos um profeta anónimo, chamado por Deus a testemunhar no meio das nações a Palavra da salvação. Apesar do sofrimento e da perseguição, o profeta confiou em Deus e concretizou, com teimosa fidelidade, os projectos de Deus. Os primeiros cristãos viram neste “servo” a figura de Jesus. A segunda leitura apresenta-nos o exemplo de Cristo. Ele prescindiu do orgulho e da arrogância, para escolher a obediência ao Pai e o serviço aos homens, até ao dom da vida. É esse mesmo caminho de vida que a Palavra de Deus nos propõe. O Evangelho convida-nos a contemplar a paixão e morte de Jesus: é o momento supremo de uma vida feita dom e serviço, a fim de libertar os homens de tudo aquilo que gera egoísmo e escravidão. Na cruz, revela-se o amor de Deus – esse amor que não guarda nada para si, mas que se faz dom total.


Calendário das Celebrações Pe. Xavier e família TER. 04, S. Isidoro, 7h30 Rosário, 8h Pelas Almas do Purgatório Eucaristia Pelas Almas do Purgatório Deolinda Pereira da Silva (aniv) Maria dos Santos Carneiro (aniv) e família Vivos e falecidos da Assoc. Sagrado CoraAlberto Ferreira da Costa e pais ção de Jesus Delfim Araújo, esposa, filha e cunhada SÁB. 08, 18h15 Rosário, 19h Eucaristia Beatriz Deolinda Azevedo Santos (aniv) Deolinda Torres Costa Araújo e marido Adriano Eiró Manuel da Costa Ferreira e família Fernando Pereira Campos e família Maria Ilda Costa Pereira e família Francisco Alves da Costa Lemos e família Adelino Santos Azevedo Joaquim Cruz Rodrigues Adriano Sousa Moreira e filho Joaquim da Silva Oliveira António Domingues Azevedo, filho, pais e José da Silva Azevedo e esposa tias Manuel Cerejeira e família Deolinda Pereira da Silva, marido e família Manuel da Silva Ferreira e família Isabel Casa Nova Manuel Gomes Reis Carneiro, esposa e José da Costa Oliveira filho Virgílio Santos Martins e esposa Manuel Rodrigues Ferreira QUA. 05, Não há Eucaristia Maria Amélia da Costa Martins, família, Olinda Ferreira Lima e família QUI. 06, 07h30 Rosário, 8h Eucaristia Maria Sá Araújo Dinis e pais Mário Torres da Costa Peniche, 30º dia Mário Gonçalves Carneiro e esposa Manuel da Silva Vila Nova (aniv) Mário Martins Dias e família Ac. Gr. S. Bento e N. Senhora Martinho Ferreira da Silva e Hugo Leitão Adelino da Silva Ferreira Conceição Costa e Silva DOM. 09, Domingo de Ramos, 7h30 Hilário da Costa Ferreira e família Rosário Joaquim Rodrigues Carvalho e família 8h Eucaristia Manuel António Sousa Azevedo Joaquim Azevedo Torres (aniv) e pais Manuel Ferreira da Silva e esposa Celestino Silva Azevedo, filha e genro Manuel Joaquim da Costa Neves, esposa Claudemiro Furtado da Costa e família e filha José da Silva Azevedo e família Maria Alice Ferreira de Almeida e família José de Oliveira e Silva e esposa Maria Ferreira de Almeida e família José Manuel da Silva Xavier e família Rosalina Mendes Silva Manuel da Silva Figueiredo e pais SEX. 07, S. João Baptista de la Salle, Manuel Oliveira Veloso, esposa e filho 18h30 Via-Sacra, 19h Eucaristia Manuel Santos Silva, esposa e nora Abílio da Silva Queirós e filho Maria da Glória Ferreira Fernandes Castro Arminda Azevedo Santos e família e família Camilo Ruas Costa e José Torres Maria Reis Costa, pais e irmãos Felisbina Gonçalves Silva e filho Mário Mário Campos Carvalho Joaquim Pereira da Silva Xavier e Ana Pais e sogros de Álvaro Silva Alves Ferreira de Figueiredo Pedro Manuel Gonçalves Furtado Joaquim Reis, pais e sogros Vivos e falecidos da Confraria da Senhora Maria da Piedade Martins e família do Rosário Maria Goreti Lima e filho Bruno 11h Eucaristia Maria Teresa Martins Lopes Missa Penitencial Cursilhos de Cristandade 15h Via-Sacra: Igreja


Agenda Atendimento / Cartório - Sábado, das 10h30 às 12h. Via-Sacra - Este Domingo à tarde, dia 02, com início às 15h, junto ao prédio novo das Cruzes. Termina junto ao Cruzeiro Paroquial. Visita do pároco aos doentes - Quarta-feira da parte de baixo da paróquia. Sexta-feira parte de cima da paróquia. Confissões Quaresmais - Quinta-feira, das 9h30 às 12h e das 17h às 20h. Vamos poder contar com a ajuda de oito sacerdotes de manhã e nove de tarde. Saibamos aproveitar este dia para celebrar um sacramento que nos ressuscita: a Reconciliação. Também já são férias escolares e os mais novos, com ajuda dos pais e de seus Catequistas, aproveitem para celebrar o perdão e a misericórdia. Reunião de Catequistas - Quinta-feira, às 21h. Reunião do Movimento Mensagem de Fátima - Sábado, dia 08, às 15h. Sábado e Domingo de Ramos - Na Eucaristia de Sábado à tarde (19h) e na das 11h de Domingo iniciamos a celebração junto ao Cruzeiro: Bênção dos Ramos, Procissão e Eucaristia. Via-Sacra da Catequese - No Domingo de Ramos, dia 09, às 15h. Se o tempo permitir, rezamos no espaço envolvente à Igreja, onde já se encontram cruzes colocadas. Toda a comunidade está convidada a participar. CPM - Terá início no dia 30 de Abril, às 15h, no Centro Social de Ribeirão. Entra-se pelo lado do campo de futebol. Contributo Penitencial - No próximo fim-de-semana, entregamos nas Eucaristias o fruto das nossas renúncias. Arranjo floral da Igreja - Em Abril, são chamadas a contribuir as pessoas do lugar da Povoação. Jantar Pascal-Jantar do Compasso - No encerramento da Visita Pascal, no Salão Paroquial de Vilarinho das Cambas. Para participarmos, fazemos a inscrição na sacristia. O preço do jantar é de 10 euros por pessoa. Aniversário Pe. Machado - Dia 8 de Abril, no final da Eucaristia, no Salão Paroquial de Fradelos. O preço por pessoa é 7,50 € e as crianças até aos 12 anos pagam 5 €. Cada família deve trazer uma sobremesa. As inscrições são junto de Salbina, Tina e Paula em Fradelos; o sr. Rocha em Vilarinho. As inscrições terminam dia 04. Formação para os Pais - Para os que participaram, foi uma experiência muito rica. Pena é muita gente ficar em casa. São necessários Pais mais missionários. Passeio Douro Internacional, Bragança e Zamora - Em 29 e 30 de Abril. Logo que possível contactem com o pároco para ser feita a inscrição! Encontramos o programa os boletins anteriores. Passeio a Lisboa - Em 17 e 18 de Junho, com direito a fados, visita a Sintra, Cascais e Estoril. Pensão completa, com alojamento em hotel. Jantar de fados em restaurante típico. Para inscrições e mais informações, contactar Manuel Carvalho, tel: 919 644 810.


Confessar-me? Porquê? “O perdão é pedido a outra pessoa, e na Confissão pedimos o perdão a Jesus. O perdão não é fruto dos nossos esforços, mas uma dádiva, um dom do Espírito Santo, que nos enche com a misericórdia e a graça que surge incessantemente do Coração aberto de Cristo Crucificado e Ressuscitado.” Papa Francisco, Audiência 19/02/2014 A Confissão é um sacramento instituído por Jesus Cristo para perdoar os pecados, quando disse aos seus apóstolos: “Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos.” Jo, 20,23. Porque a vida nova que nos foi dada por Ele no Baptismo pode debilitar-se e perder-se por causa do pecado. Por isso, Cristo quis que a Igreja continuasse a sua obra de cura e de salvação mediante este sacramento. Pela absolvição sacramental do sacerdote, que atua em nome de Cristo, Deus concede ao penitente o perdão e a paz, recupera a graça pela qual vive como filho de Deus e pode chegar ao céu, a felicidade eterna. Vale a pena ler: Catecismo da Igreja Católica, números 1420-1421; 1426; 1446.

Papa alerta para «preguiça» espiritual O Papa Francisco alertou no Vaticano para a “preguiça” espiritual, que considerou um pecado que “paralisa” a existência. “Este é um pecado feio, o pecado da preguiça, que é pior do que ter o coração morno, bem pior. É viver, mas viver sem vontade de ir em frente, de fazer alguma coisa na vida; é perder a memória da alegria”, sublinhou, na homilia da Missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta. A intervenção centrou-se numa passagem do Evangelho de João 5 lida na Eucaristia da passada terça-feira, que narra o episódio de um paralítico curado por Jesus, após 38 anos de doença. “A preguiça é um pecado que paralisa, que nos deixa paralíticos, que não deixa caminhar”, alertou. Francisco sustentou que os católicos devem assumir a vida “vida como ela é, boa, má, como for” e avançar sem medo. “Se dissermos ao Senhor ‘Sim, quero ser curado; sim, Senhor, ajuda-me porque quero levantar-me’, saberemos como é a alegria da salvação”, concluiu.

Pensamento da Semana “Se aprendermos a ler tudo com a luz do Espírito Santo, perceberemos que tudo é graça!” Papa Francisco

Boletim nº 402  

02 de Abril de 2017

Boletim nº 402  

02 de Abril de 2017

Advertisement