Page 1

Nº 390 - 08 de Janeiro de 2017 Fradelos/Vilarinho das Cambas Responsabilidade: Pe. António Machado paroquia.fradelos@sapo.pt Tlm. 917293284; Telef. 252494184

2º Domingo Comum - 15 Janeiro 1ª Leit. Is 49, 3. 5-6 «Vou fazer de ti a luz das nações, para que a minha salvação chegue até aos confins da terra» Salmo Responsorial: 39 (40) Eu venho, Senhor, para fazer a vossa vontade. 2ª Leit. 1 Cor 1, 1-3 A graça e a paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo estejam convosco. Evang. Jo 1, 29-34 Eu não O conhecia, mas quem me enviou a baptizar em água é que me disse: “Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e repousar é que baptiza no Espírito Santo”.

«Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.»

UM POVO QUE PRODUZA FRUTOS (www.dehonianos.pt) A liturgia deste Domingo coloca a questão da vocação; e convida-nos a situá-la no contexto do projecto de Deus para os homens e para o mundo. Deus tem um projecto de vida plena para oferecer aos homens; e elege pessoas para serem testemunhas desse projecto na história e no tempo. A primeira leitura apresenta-nos uma personagem misteriosa – Servo de Jahwéh – a quem Deus elegeu desde o seio materno, para que fosse um sinal no mundo e levasse aos povos de toda a terra a Boa Nova do projecto libertador de Deus. A segunda leitura apresenta-nos um “chamado” (Paulo) a recordar aos cristãos da cidade grega de Corinto que todos eles são “chamados à santidade” – isto é, são chamados por Deus a viver realmente comprometidos com os valores do Reino. O Evangelho apresenta-nos Jesus, “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Ele é o Deus que veio ao nosso encontro, investido de uma missão pelo Pai; e essa missão consiste em libertar os homens do “pecado” que oprime e não deixa ter acesso à vida plena.


Calendário das Celebrações TER. 10, B. Gonçalo de Amarante, 18h30 Rosário, 19h Eucaristia António da Silva Oliveira (aniv) Leopoldina Campos Torres (aniv) e marido Manuel Joaquim Sousa Santos (aniv) Maria Joaquina Leitão (aniv) e marido Ac. Gr. N. Sra. de Fátima Adelino Gonçalves Ferreira e esposa Alfredo Alves Azevedo, esposa e filha Joaquim da Costa e Silva e família José Pereira Raposo e esposa Maria de Lurdes da Costa Lopes Azevedo Padrinhos de Ana Gomes Serafim Oliveira e Silva QUA. 11, 18h30 Rosário, 19h Eucaristia António Domingues Azevedo António Gonçalves Lopes da Silva e família Francisco de Assis Xavier e José Duarte Tão Cirne Jaselino Loureiro e Alzira Padrão Loureiro Manuel Gomes Pereira Maria de Fátima Santos Furtado Maria Otília dos Santos Carneiro e Silva Maria Rosa da Silva e família QUI. 12, 18h30 Rosário, 19h Eucaristia, na Capela da Senhora das Neves Júlia Gonçalves da Silva e família Laura da Silva Santos Lino dos Santos Azevedo e família Manuel Gomes Reis Carneiro, esposa e filho Pelas Almas do Purgatório Pelas Almas do Purgatório Raulino da Silva Barbosa e esposa SEX. 13, S. Hilário, 18h30 Rosário, 19h Eucaristia Beatriz Lopes da Cruz (aniv) Laurindo Oliveira Dias (aniv) Conceição Costa e Silva Hernani de Azevedo Costa e família

Leonor Santos Gonçalves Sá e Delfina Campinho Manuel Maria Gonçalves Oliveira e família Mário da Júlia Adoração Eucarística e Vésperas SÁB. 14, 18h15 Rosário, 19h Eucaristia José do Jerónimo (aniv) e esposa Ac. Gr. S. Teresinha do Menino Jesus Idalina Silva Reis e marido Joaquim Azevedo Silva José da Costa Carneiro e esposa José da Silva Azevedo e esposa José Manuel da Silva Xavier Maria Alice Reis Couto Araújo Maria Amélia Gomes Moreira e marido Maria Goretti Lima e filho Bruno Maria Inês Oliveira Dias Maria Silva Ferreira e família Martinho Ferreira da Silva e Maria Sá Araújo Palmira Rosa da Costa, marido e filho DOM. 15, 2º Domingo Comum, 7h30 Rosário 8h Eucaristia Conceição Gomes da Silva (aniv) Adão Gonçalves Ferreira e esposa Alzira Alice Loureiro António Costa Santos e família António dos Santos Furtado e família Arminda Azevedo Silva e pais Bernardino da Costa Gonçalves e esposa Florinda Moreira Silva e filho Joaquim Oliveira Silva Fonseca e mãe José Maria Seabra Pereira e Mário Júlia Maria Lurdes Costa Lopes Azevedo e pai Mário da Júlia e Gracinda Oliveira Pais, sogros e filha de Carolina Xavier Rosalina Mendes Silva Vivos e falecidos da Confraria da Senhora do Rosário 11h Eucaristia


Agenda Atendimento / Cartório - Terça-feira, das 21h às 22h30. Reunião de Catequistas - Quinta-feira, às 21h. Apelo novamente à participação de todos os Catequistas nas reuniões. Reunião do Movimento Mensagem de Fátima - Sábado, dia 14, às 15h. Ceia de Natal da A.C.R jovens - No próximo Sábado, à noite. Formação Bíblica - No último encontro estiveram poucas pessoas… A próxima formação está marcada para o dia 27 de Janeiro, às 21h. Leitores e Ministros da Comunhão - Alguns faltam por vezes aos seus compromissos. Nota-se algum relaxamento. Como é importante não esquecer a nossa missão! É a Igreja que servimos e com ela temos este compromisso. “Evangelho Diário 2017” - Já estão mais livros disponíveis na sacristia. Seria bom que existisse um exemplar em cada família e que fosse utilizado todos os dias. Telemóvel do Pároco - Sempre que eu não possa atender, peço que deixem mensagem escrita ou de voz, porque eu ligo de volta assim que puder. Confraria de N. Sra. dos Remédios e Almas, da Paróquia de São Julião do Calendário - Os membros da desta Confraria irão proceder, porta à porta, à recolha dos anuais a partir de Domingo, dia 8, nas paróquias de Fradelos e Vilarinho. É preciso Distribuidor de Boletim - Para a zona de Lameiras e Ponte das Eiras, num total de 121 Boletins. Valdossos continua a precisar de um distribuidor para cerca de 80 Boletins. Quem puder tomar este encargo deve falar com o pároco. Arranjo floral da Igreja - A contribuição para o arranjo floral da Igreja Paroquial em Janeiro está ao cargo dos lugares de Felgueiras, Boavista e Olheiro. Fica o apelo à generosidade de todas as pessoas destes lugares! Junta de Freguesia de Fradelos - Convida o Sr. Padre António Machado, o Conselho Económico e todas Associações ligadas á Paróquia, a estarem presentes na reunião do tecido Associativo a realizar no dia 31 de Janeiro de 2017, pelas 21h, na Sede da Junta. Peregrinação a Fátima - A 12 e 13 de Maio. Os interessados devem contactar Alice Azevedo, tel: 252 458 052 ou 933 290 801.

Renovação do Conselho Pastoral Paroquial Como foi reflectido na última reunião que tivemos, este é o tempo de renovação dos membros do Conselho Pastoral Paroquial. Ficou acertado que, nos grupos e movimentos, se escolheriam os novos Delegados, de modo a que na reunião de 20 de Janeiro os novos membros já estivessem presentes. Acontece que até hoje ainda nenhum grupo/movimento entregou ao pároco o nome de quem o representa no Conselho Pastoral nos próximos três anos! Assim sendo, a reunião prevista para 20 de Janeiro é adiada para o dia 17 de Fevereiro. É urgente que, até lá, todos os grupos paroquiais escolham o seu Delegado e entreguem quanto antes os dados dessa pessoa.


Papa alerta para «orfandade espiritual» O Papa Francisco denunciou no Vaticano a “orfandade espiritual” que afecta a humanidade, no dia em que presidiu à Missa da solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, Dia Mundial da Paz. “Começar o ano lembrando a bondade de Deus no rosto materno de Maria, no rosto materno da Igreja, nos rostos das nossas mães, protege-nos daquela doença corrosiva que é a ‘orfandade espiritual’: a orfandade que a alma vive quando se sente sem mãe e lhe falta a ternura de Deus”, disse, na homilia da celebração que decorreu na Basílica de São Pedro. No primeiro dia de 2017, Francisco sustentou que esta orfandade apaga “o sentido de pertença” e de “casa comum”. “Tal atitude de orfandade espiritual é um cancro que silenciosamente enfraquece e degrada a alma. E assim, pouco a pouco, nos vamos degradando, já que ninguém nos pertence e nós não pertencemos a ninguém”, prosseguiu. Esta “perda dos laços” é considerada pelo Papa como uma consequência da actual “cultura fragmentada e desunida”, levando a uma sensação de “grande vazio e solidão”. “A orfandade espiritual faz-nos perder a memória do que significa ser filhos, ser netos, ser pais, ser avós, ser amigos, ser crentes; faz-nos perder a memória do valor da diversão, do canto, do riso, do repouso, da gratuidade”, precisou. A intervenção sublinhou a importância da pertença a uma família e uma comunidade para aprender a crescer “humanamente” e não como “meros objectos destinados a consumir e ser consumidos .“Celebrar a festa da Santa Mãe de Deus lembra-nos que não somos mercadoria de troca nem terminais receptores de informação. Somos filhos, somos família, somos povo de Deus”, prosseguiu o Papa. No final da homilia, Francisco convidou os presentes a unir-se numa aclamação conjunta da Virgem Maria como “Santa Mãe de Deus”. Mais tarde, na recitação do ângelus, o Papa falou da visita dos pastores a Belém, para ver o Menino Jesus, sublinhando que Deus se manifesta “na presença destas pessoas humildes e pobres”. “Enquanto contemplamos, como os pastores, o ícone do Menino nos braços da sua Mãe, sentimos crescer no nosso coração um sentimento de imenso reconhecimento para com aquela que deu ao mundo o Salvador”, acrescentou, antes de recitar uma oração à Virgem Maria. “Obrigado, Santa Mãe do Filho de Deus, Jesus! Reza por nós, peregrinos no tempo, ajuda-nos a caminhar pela estrada da paz”, rezou.

Parabéns senhor D. Jorge Ocorreu na passada Terça-feira, dia 3 de Janeiro, o XXIX Aniversário da Ordenação Episcopal de D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga. Damos-lhe os Parabéns, e assumimos o compromisso de rezar por ele. Bem-haja senhor D. Jorge pelo seu serviço de pastor à nossa arquidiocese, a cada uma das nossas comunidades paroquiais!

Boletim nº 390  

08 de Janeiro de 2017

Boletim nº 390  

08 de Janeiro de 2017

Advertisement