Page 1

Nº 377 - 09 de Outubro de 2016 Fradelos/Vilarinho das Cambas Responsabilidade: Pe. António Machado paroquia.fradelos@sapo.pt Tlm. 917293284; Telef. 252494184

29º Domingo Comum - 16 Outubro 1ª Leit. Ex 17, 8-13a Josué fez o que Moisés lhe ordenara e atacou Amalec, enquanto Moisés, Aarão e Hur subiram ao cimo da colina. Salmo Responsorial: 120 (121) O nosso auxílio vem do Senhor, que fez o céu e a terra. 2ª Leit. 2 Tim 3, 14 - 4, 2 Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras; elas podem dar-te a sabedoria que leva à salvação. Evang. Lc 18, 1-8 «Porque esta viúva me importuna, vou fazer-lhe justiça.»

‘Faz-me justiça contra o meu adversário’

UM POVO QUE PRODUZA FRUTOS (www.dehonianos.pt) A Palavra que a liturgia de hoje nos apresenta convida-nos a manter com Deus uma relação estreita, uma comunhão íntima, um diálogo insistente: só dessa forma será possível ao crente aceitar os projectos de Deus, compreender os seus silêncios, respeitar os seus ritmos, acreditar no seu amor. O Evangelho sugere que Deus não está ausente nem fica insensível diante do sofrimento do seu Povo… Os crentes devem descobrir que Deus os ama e que tem um projecto de salvação para todos os homens; e essa descoberta só se pode fazer através da oração, de um diálogo contínuo e perseverante com Deus. A primeira leitura dá a entender que Deus intervém no mundo e salva o seu Povo servindo-Se, muitas vezes, da acção do homem; mas, para que o homem possa ganhar as duras batalhas da existência, ele tem que contar com a ajuda e a força de Deus… Ora, essa ajuda e essa força brotam da oração, do diálogo com Deus. A segunda leitura, sem se referir directamente ao tema da relação do crente com Deus, apresenta uma outra fonte privilegiada de encontro entre Deus e o homem: a Escritura Sagrada… Sendo a Palavra com que Deus indica aos homens o caminho da vida plena, ela deve assumir um lugar preponderante na experiência cristã.


Calendário das Celebrações TER 11, S. João XXIII, 18h30 Rosário, 19h Eucaristia António Domingues Azevedo, 30º dia Adelino Gonçalves Ferreira e esposa Francisco de Assis Xavier Joaquim da Costa e Silva e família José Gomes de Almeida Manuel Gonçalves Silva Maria da Conceição da Silva Ferreira Maria Otília dos Santos Carneiro e Silva e família Serafim Oliveira e Silva, Felicidade Fernandes Maciel e filho QUA. 12, 18h30 Rosário, 19h Eucaristia, na capela da Sra. das Neves António Matias e cunhados Avelino Moreira Barbosa e família Avós de Ana Catarina Conceição Costa e Silva, pais e irmãos Familiares de Ercília Ferreira Fernando Costa Santos e família Horácio Costa Santos Laurindo Oliveira Dias Lino dos Santos Azevedo e família Maria Alves de Sá QUI. 13, B. Alexandrina de Balasar, 18h30 Rosário, 19h Eucaristia Berta Campos Pereira e avós Florinda Alves dos Santos Hilário Ferreira, neto e cunhada Lúcia Laura da Quinta Laurinda Ferreira de Sousa, marido, filhos e neto Mãe de Leonardo Veloso e família Manuel Costa Ferreira Manuel Gomes Pereira Maria Conceição Silva Pereira Maria de Fátima Silva e Sá, filho, sogros e cunhados Maria José Machada e tias Joaquina e Sofia Maria Lurdes Costa Lopes Azevedo e pai Maria Silva Ferreira e Celestino Silva Azevedo Pai e filho de Leonor Veloso SEX. 14, S. Calisto I, 18h30 Rosário, 19h Eucaristia Ana Ferreira de Figueiredo António da Silva Ramos António José Souto Ribeiro e filho Arminda Azevedo Silva Celestino Veloso, filho e Ac. Gr. B. Alexandrina Felisbina Gonçalves da Silva e filho Mário

Joaquim Azevedo Silva Joaquim Oliveira Silva Fonseca José Manuel da Silva Xavier Manuel da Silva Ferreira e esposa Maria Alves Silva e filho Sofia Lopes Carneiro e marido Adoração Eucarística e Vésperas SÁB. 15, S. Teresa de Jesus, 11h Matrimónio de João Pedro Araújo Vila Nova e Sónia Marisa Carvalho Costa 18h15 Rosário, 19h Eucaristia Ac. Gr. S. Eufémia e S. Bento Albina Azevedo Maia e filha Isaltina Alzira Alice Loureiro Avelino Barbosa, sogros e cunhado Deolinda Azevedo Sousa, marido, filho e neto Deolinda Pereira Azevedo Joaquim Cruz Rodrigues e sogro José Manuel da Silva Xavier Manuel Ferreira Campos, esposa, irmãos e cunhados Manuel Rodrigues Ferreira e esposa Maria Amélia Gomes Moreira Maria de Lurdes Veloso, marido e Alfredo Maria Joaquina Pereira da Silva e família Maria Ramos Flores e marido Pelas Almas do Purgatório DOM. 16, 7h30 Rosário 8h Eucaristia Adelino Martins, esposa e família Ana de Azevedo Pereira, marido, filho Maurício, genro José Maria, Ana Maria dos Santos, marido e nora Olindina António Araújo e família António dos Santos Furtado Camilo Miranda Gonçalves e irmãos Conceição Costa e Silva Falecidos do lugar de Outeiro do Sino Irmãos vivos e falecidos da Confraria da Senhora do Rosário Joaquim Carvalho Fernandes, pais e sogros Laurinda da Costa Santos Manuel Campelo e esposa Maria Amélia Loureiro da Costa Silva e irmão Maria Conceição da Costa Carneiro, marido e filho Maria Gomes Ferreira, marido e filha Pais e sogro de Adelino Costa Santos Pe. José Hermínio Marinho Pinto, pais e irmão 11h Eucaristia


Agenda Atendimento / Cartório - Sexta-feira: 16h-17h30. Reunião de Catequistas - Quinta-feira, às 21h. Continuamos com a preparação do novo ano pastoral. Reunião do Conselho Pastoral Paroquial - Recordando que a reunião de Fradelos se realiza esta Sexta-feira, dia 14 de Outubro, e a de Vilarinho na próxima Sexta-feira, dia 21 de Outubro, as duas às 21h, peço a todos os membros dos nossos Conselhos Pastorais para passaram pela Sacristia e levaram a convocatória-agenda para a reunião. Não esqueçamos também os planos de actividades dos nossos grupos-movimentos para 2016-2017! Asseio Floral da Igreja - No corrente mês de Outubro, os lugares responsáveis são Igreja e Engenho. Festa da Padroeira Santa Leocádia - Vai realizar-se no dia 13 de Novembro. Deixamos desde já o apelo a todas as pessoas que queiram colaborar para os Andores que vão em procissão nesta festa, sobretudo as que tiverem promessas para concretizar. Visita aos Doentes - 18 de Outubro (Terça-feira), na parte de baixo da paróquia (durante o dia todo). No dia 26 de Outubro (Quarta-feira), na parte de cima da paróquia (durante o dia todo).

Formação de Catequistas Com padre Luís Miguel, no Salão Paroquial de Fradelos. Sábado 15 de Outubro: das 15h às 18h. Tema: O Perfil Humano da Catequista Quinta-feira 27 de Outubro: das 21h às 22h30. Tema: O Perfil Espiritual do Catequista Sábado 5 de Novembro: das 15h às 18h. Tema: O Perfil Missionário do Catequista É indispensável a presença de cada Catequista, de cada em de nós! Só por razão muito importante é que devemos faltar. Sentirmos a necessidade-urgência da formação. A consciência de que só recebendo podemos dar. É necessário trazer a Bíblia e caderno para apontamentos.

Inscrições para os Escuteiros do CNE Estão abertas as inscrições para o agrupamento de escuteiros da nossa paróquia, para crianças e jovens entre os 6 e os 16 anos de idade. As inscrições poderão ser feitas na sede do agrupamento aos Sábados, às 14h30. Para mais informações, contactar o chefe de agrupamento: Diogo Moreira – 914 142 844.


O Evangeliário Chama-se Evangeliário ao livro que contém os quatro Evangelhos, distribuídos para a sua leitura na liturgia. «Como a proclamação do Evangelho é sempre o ponto culminante da Liturgia da Palavra, a tradição litúrgica, tanto no Ocidente como no Oriente, desde sempre estabeleceu uma certa diferença entre os livros das leituras. Com efeito, o livro dos Evangelhos, elaborado com maior cuidado, era adornado e gozava de veneração superior à dos outros livros das leituras. É, pois, muito conveniente que, também no nosso tempo, pelo menos nas catedrais e nas paróquias e igrejas maiores e mais frequentadas, haja um Evangeliário, ornado com beleza, distinto de qualquer outro livro das leituras» (OLM 36). Na procissão de entrada, na Missa, o Evangeliário pode ser transportado, solenemente, por um diácono ou outro ministro, que o deixa sobre o altar, fechado. O presidente da celebração, ao chegar ao altar, beija o altar e o Evangeliário, antes de se dirigir para o seu lugar presidencial; quando chegar a hora de proclamar o Evangelho, leva-se para o ambão e ali se abre. São vários os momentos em que se torna particularmente expressiva a entrega do Evangeliário: • numa das etapas do processo catecumenal, juntamente com a entrega do Símbolo e do Pai-Nosso, • na ordenação dos diáconos e bispos: «com razão este livro é entregue ao diácono na sua ordenação e é imposto e sustentado sobre a cabeça do eleito na ordenação episcopal» (OLM 36); • também se entrega ao novo pároco como um dos sinais do seu novo ministério; • e pode-se colocar, além disso, sobre o féretro, nas exéquias; • um momento muito solene é quando, nos Sínodos ou Concílios, se «entroniza» o Evangeliário, no começo de cada congregação geral, como se fazia no Vaticano II.

Encontro de Namorados: "Afectividade e Intimidade" O Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar de Braga encontra-se a organizar um encontro de Namorados subordinado ao tema "Afectividade e Intimidade". A iniciativa, que tem lugar no Centro Apostólico do Sameiro, começa pelas 9h30 e prolonga-se até às 18h do dia 29 de Outubro. O encontro tem um custo de 10€ por pessoa e inclui o almoço. As inscrições podem ser feitas no Centro Apostólico do Sameiro ou junto do pároco.

Pensamento da Semana “A Igreja não é apenas para os bons, para aqueles que parecem bons ou que se julgam bons; a Igreja é para todos, preferencialmente para os maus, porque a Igreja é misericórdia.” Papa Francisco

Boletim nº 377  

09 de Outubro de 2016

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you