Issuu on Google+

Boletim Paroquial Nº 240 - 10 Novembro 2013 Fradelos/Vilarinho das Cambas Responsabilidade: Pe. António Machado paroquia.fradelos@sapo.pt Tlm. 917293284; Telef. 252494184

33º Domingo Comum - 17 Novembro 1ª Leit. Mal 4, 1-2 Para vós que temeis o meu nome, nascerá o sol de justiça. Salmo Responsorial: 97 O Senhor virá governar com justiça. 2ª Leit. 2 Tes 3, 7-12 Irmãos: Vós sabeis como deveis imitar-nos, pois não vivemos entre vós desordenadamente, nem comemos de graça o pão de ninguém. Evang. Lc 21, 5-19 Tereis ocasião de dar testemunho. Tende presente em vossos corações que não deveis preparar a vossa defesa. Eu vos darei língua e sabedoria.

Há-de erguer-se povo e reino contra reino.

UM POVO QUE PRODUZA FRUTOS A liturgia deste Domingo reflecte sobre o sentido da história da salvação e diz-nos que a meta final para onde Deus nos conduz é o novo céu e a nova terra da felicidade plena, da vida definitiva. Este quadro (que deve ser o horizonte que os nossos olhos contemplam em cada dia da nossa caminhada neste mundo) faz nascer em nós a esperança; e da esperança brota a coragem para enfrentar a adversidade e para lutar pelo advento do Reino. Na primeira leitura, um “mensageiro de Deus” anuncia a uma comunidade desanimada, céptica e apática que Jahwéh não abandonou o seu Povo. O Deus libertador vai intervir no mundo, vai derrotar o que oprime e rouba a vida e vai fazer com que nasça esse “sol da justiça” que traz a salvação. O Evangelho oferece-nos uma reflexão sobre o percurso que a Igreja é chamada a percorrer, até à segunda vinda de Jesus. A missão dos discípulos em caminhada na história é comprometer-se na transformação do mundo, de forma a que a velha realidade desapareça e nasça o Reino. Esse “caminho” será percorrido no meio de dificuldades e perseguições; mas os discípulos terão sempre a ajuda e a força de Deus.


calendÁrio das celebraÇÕes SEG. 11, S. Carlos Borromeu, 19h Rosário TER. 12, S. Josafat, 19h Rosário, 19h30 Eucaristia Adelina Ferreira Lima e marido Ana Alves dos Santos e marido Francisco de Assis Xavier e pelas Almas do Purgatório Joaquim Marques Campos e família Joaquim Vila Nova e Isaurinda Moreira José Manuel Sá Lima e família José Pereira da Costa Campos Maria Alice Santos Silva e pais Maria Amélia Azevedo Santos e família Maria Elisa da Silva Correia e marido Maria Inês Oliveira Dias Maria Otília dos Santos Carneiro Silva e família Maria Rosa da Silva e família Martinho Ferreira da Silva Salbina Gomes de Almeida e família Abílio da Silva Queirós Alexandrina Loureiro e marido António Azevedo e Silva e pais António Matias Celestino Veloso, filho e Joaquim Raposo Ermelinda Lopes da Costa e marido Joaquina Ferreira dos Santos e família Laurindo Oliveira Dias Lino dos Santos Azevedo e família Manuel Joaquim da Silva, esposa e genro Manuel Joaquim Dionísio e esposa Maria Joaquina Leitão Maria José Costa Machada Pais e sogro de José Carneiro Costa Pais e sogros de Ercília Ferreira QUA. 13, 19h Rosário QUI. 14, 19h Rosário, 19h30 Eucaristia Augusto Veloso de Araújo, esposa e genro Manuel Carlos Alberto Azevedo Silva e pais Eduardo da Silva e Sá e família Joaquim Azevedo Silva Joaquim Oliveira Silva Fonseca e madrinha Maria de Fátima Costa e Silva e família Adelina Silva Pereira e marido Alzira Alice Padrão Loureiro António Araújo e família Arminda Azevedo Silva Avelino Moreira Barbosa Florinda Silva Pereira, marido e filho

Idalino Gonçalves Joaquina Costa Gonçalves e família Justa Lopes da Costa, irmãs e cunhado Laura Silva Santos Manuel Joaquim Marinho Pinto e família Maria Azevedo Costa, marido e filha Maria da Silva Moreira e marido Maria de Azevedo e Silva SEX. 15, S. Alberto Magno, 19h Rosário SÁB. 16, S. Margarida da Escócia e S. Gertrudes, 18h15 Rosário, 19h Eucaristia Agostinho Dias dos Santos e família Alexandrina Cerejeira, marido e família Alexandrina Silva Oliveira, pais e irmãos Ana Santos e Sá, marido e filho António Dias António Oliveira Camilo Miranda Gonçalves e família Familiares de Dulce Macedo Joaquim Alves da Silva e família Joaquim Paixão, esposa e filhos José da Silva Oliveira Pe. José Hermínio Moreira Marinho Pinto e família Pelas Almas do Purgatório Pelas Almas do Purgatório Zulmira Azevedo Costa e marido DOM. 17, 9h Rosário 11h Eucaristia Abílio Pereira dos Santos e esposa Albina Ferreira Peniche Deolinda da Adriana Deolinda da Costa Ferreira Francelina Gomes Reis Joaquim Fernandes e família Joaquim Pereira da Silva Xavier e sogros José Azevedo Cunha, esposa, filhos e neto Júlia Gonçalves Silva e pais Mãe e sogra de Lurdes Reis Maria Emília Martins Araújo e pais Maria Inês Lima de Carvalho e família Maria José da Costa Caneiro e marido Maria José da Silva Matias Sousa, marido e filho Maria Pereira Azevedo Maria Urânia Ferreira dos Santos, marido e mãe Rosa Ferreira da Silva e filhos 15h Eucaristia, Sermão e Procissão: Festa de Santa Leocádia


agenda Atendimento / cartório - Quarta-feira: 21h-22h, com o Diogo. Informação - Esta semana, até Sexta-feira, estarei ausente em Fátima a participar no Retiro Anual organizado pelos “Sacerdotes do Prado”, associação espiritual para ajudar os sacerdotes diocesanos na sua vida espiritual e pastoral. Também faço parte, sou membro dos Padre do Prado. Nesta minha ausência, podem contar com ajuda de dois sacerdotes para algum serviço mais urgente: senhor padre Manuel Joaquim (Ribeirão) e o senhor padre Nuno (Esmeriz). Semana dos Seminários - Estamos a celebrar desde hoje até ao próximo Domingo, dia 17. Este ano tem como tema: “Para que Cristo se forme em nós”. Para nos unirmos a esta grande intenção da Igreja, somos convidados a rezar em comunidade diariamente o Rosário! Vejamos os horários marcados. Festa de Cristo Rei - O pároco pede a todos os membros do Conselho Pastoral Paroquial para participarem numa breve reunião na Residência Paroquial, no próximo Sábado, dia 16, às 9.30h. Apenas para prepararmos a Festa de Cristo Rei e o nosso Compromisso Apostólico. Festa de Santa Leocádia - No próximo Domingo, dia 17. A Eucaristia da Festa está marcada para as 15h, com Sermão e seguida de procissão. Por este motivo, não haverá a Eucaristia das 8h. O Rosário será recitado às 9h, como de costume. Bombeiros Voluntários de V. N. de Famalicão - Esta Associação Humanitária vai realizar a Primeira Caminhada Solidária Voluntários de V. N. de Famalicão, com o tema “Caminhe por um alimento”, que se realizará no próximo dia 17 de Novembro. A finalidade desta actividade é angariar o maior número possível de alimentos para a composição de cabazes de Natal que posteriormente serão distribuídos por famílias carenciadas das 49 freguesias do nosso Conselho. A partida está marcada para as 10h no Quartel dos Bombeiros Voluntários (Rotunda das Pombinhas).

Pensamento da semana O Papa Francisco disse esta semana no Vaticano que Deus é como um pai que perdoa sempre, alertando para a tentação de “murmurar” contra quem peca. “A alegria de Deus não é a morte do pecador, mas a sua vida: é a alegria. Como estavam longe as pessoas que murmuravam contra Jesus, estavam longe do coração de Deus! Não o conheciam”, declarou, na homilia da missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta. Francisco falou das pessoas que julgando ser religiosas, incorriam na “hipocrisia de murmurar”. “Pelo contrário, a alegria do Pai é aquela do Amor: ama-nos. ‘Mas eu sou pecador, fiz isto, isto e aquilo...’ Mas eu amo-te na mesma e vou procurar-te e levo-te para casa. Este é o nosso Pai”, acrescentou. O Papa comentava as parábolas evangélicas da ovelha e da moeda perdidas, com uma reflexão sobre a atitude dos fariseus que se escandalizavam com as coisas que Jesus fazia. “Deus caminha para procurar-nos e tem uma predilecção de amor por aqueles que mais se afastaram, que se perderam. Vai e procura-os. E como é que os procura? Procura-os até ao fim”, explicou.


Oração do Papa Francisco No final da Missa celebrada frente à Basílica de S. Pedro, por ocasião do Ano da Fé, a 13 de Outubro de 2013, o Papa Francisco realizou o Acto de Entrega a Nossa Senhora de Fátima, perante a sua imagem que veio do Santuário de Fátima. Nossa Senhora de Fátima, com renovada gratidão pela tua presença materna, unimos a nossa voz à de todas as gerações que Te proclamam bem-aventurada. Em Ti celebramos as grandes obras de Deus, que nunca se cansa de inclinar-se com misericórdia sobre a humanidade, afligida pelo mal e ferida pelo pecado, para a curar e salvar. Acolhe com benevolência de Mãe o acto de entrega que hoje fazemos com confiança, diante desta tua imagem que nos é tão querida. Estamos certos que cada um de nós é precioso aos teus olhos e que nada do que habita os nossos corações Te é estranho. Deixamo-nos alcançar pelo teu dulcíssimo olhar e recebemos a consoladora carícia do teu sorriso. Guarda a nossa vida entre os teus braços:

abençoa e robustece todo o desejo de bem; vivifica e alimenta a fé; ampara e ilumina a esperança; suscita e anima a caridade; guia a todos nós no caminho da santidade. Ensina-nos o teu amor de predilecção pelos pequenos e pobres, pelos excluídos e sofredores, pelos pecadores e os de coração transviado: reúne a todos sob a tua protecção e a todos entrega ao teu amado Filho, Jesus nosso Senhor. Ámen.

Oração da Semana dos Seminários Senhor nosso Deus e nosso Pai, Obrigado pelo dom de Jesus Cristo, Teu Filho e nosso Irmão. Ele vem aos nossos corações, Converte-nos e transforma-nos, Faz de nós Teus filhos bem amados. Ajuda-nos a crescer no amor filial, Até à estatura do Homem Perfeito, Até às alturas do amor e do serviço. Fortalece os nossos seminaristas, Com o dom do Teu Espírito,

Para que sejam imagens de Jesus, Vejam com o Seus olhos, Amem com os Seus sentimentos, Sirvam com as Suas disposições filiais. Nesta Semana dos Seminários, Nós te suplicamos, pela intercessão de Maria: Concede à Tua Igreja Muitas e santas vocações sacerdotais. Ámen.


Boletim nº 240