Issuu on Google+

Boletim Paroquial Nº 215 - 5 Maio 2013 Fradelos/Vilarinho das Cambas Responsabilidade: Pe. António Machado paroquia.fradelos@sapo.pt Tlm. 917293284; Telef. 252458339

7º Domingo do Tempo Pascal - 12 Maio 1ª Leit. Actos 1, 1-11 «Homens da Galileia, porque estais a olhar para o Céu?». Salmo Responsorial: 46 Por entre aclamações e ao som da trombeta, ergue-Se Deus, o Senhor. 2ª Leit. Ef 1, 17-23 O Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda um espírito de sabedoria e de luz para O conhecerdes plenamente. Evang. Lc 24, 46-53 Jesus levou os discípulos até junto de Betânia e abençoou-os. Enquanto os abençoava, afastou-Se deles e foi elevado ao Céu.

Foi elevado ao Céu.

UM POVO QUE PRODUZA FRUTOS A Solenidade da Ascensão de Jesus que hoje celebramos sugere que, no final do caminho percorrido no amor e na doação, está a vida definitiva, a comunhão com Deus. Sugere também que Jesus nos deixou o testemunho e que somos nós, seus seguidores, que devemos continuar a realizar o projecto libertador de Deus para os homens e para o mundo. No Evangelho, Jesus ressuscitado aparece aos discípulos, ajuda-os a vencer a desilusão e o comodismo e envia-os em missão, como testemunhas do projecto de salvação de Deus. De junto do Pai, Jesus continuará a acompanhar os discípulos e, através deles, a oferecer aos homens a vida nova e definitiva. A segunda leitura convida os discípulos a terem consciência da esperança a que foram chamados (a vida plena de comunhão com Deus). Devem caminhar ao encontro dessa "esperança" de mãos dadas com os irmãos - membros do mesmo "corpo" - e em comunhão com Cristo, a "cabeça" desse "corpo". Cristo reside no seu "corpo" que é a Igreja; e é nela que se torna hoje presente no meio dos homens.


calendÁrio das celebraÇÕes SEG. 6, 20h Eucaristia, 20h30 Rosário TER. 7, 20h Eucaristia, 20h30 Rosário Deolinda Augusta Azevedo, sogros e cunhadas Joaquim Domingues Azevedo Costa Joaquim Reis, pais e sogros José de Sá Maria Alice Ferreira de Almeida e família Mário Jorge Ferreira Reis, avós e tios

Maria Pereira Azevedo Serafim Oliveira e Silva SÁB. 11, 15h Matrimónio de José Luis Reis Costa e Liliana Raquel Torres Barros e Baptismo de seu filho Rodrigo Barros Costa

19h Eucaristia, 20h Rosário Abílio Domingos da Silva e esposa Ac. Gr. Beata Alexandrina Ac. Gr. N. Sra. de Fátima Ac. Gr. N. Sra. de Fátima QUA. 8, 20h Eucaristia, 20h30 Rosário Ana Gomes Pereira e família António Correia e Sá e pais António dos Santos Furtado Arminda dos Santos Azevedo, marido e António Matias e pais família Clementina Joaquina, marido e filha Deolinda Torres Costa Araújo e marido Francisco de Assis Xavier Felisbina Travessa e marido Jaselino Ferreira da Cruz Loureiro e nora Francisco Assis Ferreira dos Santos Manuel Gomes Pereira Gracinda Maia da Cruz e família Maria Augusta Ferreira Silva, marido e José Elísio Barreiras família Manuel Azevedo Cunha Pereira e família Maria Emília Martins Araújo e pais Manuel da Silva Ferreira, esposa e genro Maria Goreti Lima e filho Bruno Maria Reis Costa, pais e sogros Maria Urânia Ferreira dos Santos e marido Maria Otília dos Santos Carneiro e família Maria Rosa da Silva e família Mário Martins Dias e família Paulina Rosa da Costa e filho Rui Duarte Costa Ferreira Rosa Ferreira da Silva e filhos QUI. 9, 20h Eucaristia, 20h30 Rosário Deolinda Azevedo Araújo dos Santos, 30º DOM. 12, 8h Eucaristia Elídia Gonçalves Araújo dia Familiares de Américo Carvalho Adelina Ferreira Lima e marido Henrique Barreiras e irmãos Guilhermina Gomes Lopes e família Manuel Costa Ferreira, Helena Alcântara e Joaquim Pereira da Silva Xavier Joaquim Sá Oliveira Silva e pais marido Manuel Azevedo Cunha e Pereira Pais e sogra de Olindina Carvalho Manuel Rodrigues Ferreira e esposa SEX. 10, 20h Eucaristia, 20h30 Rosário Maria de Azevedo e Silva Ac. Gr. N. Sra. de Fátima Maria Urânia Ferreira dos Santos, marido Ac. Gr. N. Sra. de Fátima e mãe Adélio Oliveira, cunhados e sobrinhos Ricardo Gonçalves e tia Margarida Arlindo Costa e Sá e família Serafi m Oliveira e Silva e cunhado Lázaro Dialina Oliveira Barranhas e marido Vítor Hugo Ferreira Leitão e avós Firmina Ferreira Santos e família Vivos e falecidos da Conf. Sra. Rosário Joaquim da Costa e Silva e família Joaquim Ferreira dos Santos e família Joaquim José da Costa e família

11h Eucaristia 15h Rosário


agenda Atendimento / cartório - Terça: 20h30-21h30. Sexta: 10h-11h30. Reunião de preparação para Baptismos - Terça-feira, dia 7, às 22h, na Residência Paroquial. Reunião de catequistas - Quinta-feira, às 21h. Vigília de Pentecostes - Na noite de 18 de Maio, com início às 21h30, teremos uma Vigília de Oração! Para todas as pessoas da paróquia, mas sobretudo a pensar nos jovens da comunidade. Por isso eles (os jovens) são todos convidados a participar! No final da Vigília haverá para os jovens que participarem um tempo de convívio e partilha. Festa dos Doentes e Idosos - Organizada pela Conferência Vicentina e Acção Católica. Alteração da data: esta festa não se realizará no dia 26 de Junho, mas sim no dia 26 de Maio! Terá início às 15h com a oração do Rosário, Eucaristia e lanche convívio no Salão Paroquial. Na Sexta-feira anterior, dia 24, o pároco estará disponível na Igreja das 10h30 às 11h30 para os idosos que desejem reconciliar-se e preparar-se espiritualmente para esta festa. Recolha de anuais - A Confraria do Santíssimo Sacramento irá recolher os anuais durante todos os fins-de-semana do mês de Maio, antes e depois das Eucaristias. Arranjo floral da Igreja - Neste mês de Maio, a responsabilidade de contribuir para o embelezamento da Igreja é do lugar de Mesa-Chã. Passeios/peregrinações - Além de recordar estas iniciativas no Ano da Fé que estamos a celebrar, é importante não deixar para os últimos dias. Recordando: - 8 e 9 de Junho, Espanha: Percurso dos Místicos (Santa Teresa e S. João da Cruz): Salamanca, Ávila, Segóvia e Alba de Tormes. Preço por pessoa com tudo incluído (pensão completa em hotel de qualidade): 195 euros. - 19 a 23 de Agosto, Celebrar o Ano da Fé e o Papa Francisco: Roma e Assis. Preço por pessoa: 960 euros (pensão completa em hotéis de qualidade). Nota: A partir de 26 inscrições (lugares) o preço por pessoa desce para 920 euros para todas as pessoas que participam na viagem. Nesta viagem está previsto um encontro com o Papa, na audiência de Quarta-feira. As inscrições podem ser feitas com o senhor padre Machado (tel: 917 293 284) ou também com o Diogo (tel: 914 142 844).

GPS da vida cristã Um guia que traz, de maneira condensada, os ensinamentos de Jesus e a experiência de 2000 anos de caminhadas cristãs, concretamente dentro da tradição católica. Inclui temas como “O que é ser cristão?” e “Cultura cristã”. Espaço também para orações, sites e livros recomendados, passagens da Bíblia, pensamentos e reflexões, perguntas e respostas, textos e orações e contactos úteis. Um livro para ir sendo completado a partir da experiência de cada um. Uma edição do AO: Apostolado da Oração, Braga.


Papa alerta para «trabalho escravo» O Papa Francisco assinalou no Vaticano a celebração do 1.º de Maio, alertando para o “trabalho escravo” no mundo e pedindo um novo “impulso” dos responsáveis políticos para a criação de emprego. “Uma situação particular de trabalho que me preocupa (...) é aquilo que poderíamos definir como ‘trabalho escravo’, o trabalho que escraviza”, disse o Papa na audiência pública semanal, Quarta-feira passada coincidiu com o dia em que a Igreja evoca os trabalhadores sob a intercessão de São José, operário. Segundo Francisco, há muitas pessoas “em todo o mundo” que são vítimas deste tipo de “escravidão”, na qual “é a pessoa que serve o trabalho” e não o contrário. “Deve ser o trabalho a oferecer um serviço às pessoas para que tenham dignidade”, defendeu, numa passagem sublinhada pelos presentes com uma salva de palmas. O Papa pediu aos cristãos e a todos os “homens e mulheres de boa vontade” que sejam determinados na luta “contra o tráfico de pessoas, no seio da qual figura o ‘trabalho escravo’”. A catequese semanal aludiu também às dificuldades que se vivem no mundo do trabalho e nas empresas, particularmente no caso dos jovens desempregados, com críticas a “uma concepção economicista da sociedade, que procura o lucro egoísta, fora dos parâmetros da justiça social”. “Desejo dirigir a todos um convite à solidariedade e aos responsáveis da coisa pública um encorajamento a fazer todos os esforços possíveis para dar um novo impulso à criação de emprego: isso significa preocupar-se com a dignidade da pessoa, mas sobretudo não perder a esperança”, declarou. A festa litúrgica de São José operário foi instituída pelo Papa Pio XII em 1955 como forma de associar os católicos à celebração mundial do Dia do Trabalhador. “O trabalho é um elemento fundamental para a dignidade de uma pessoa”, disse Francisco. O actual Papa pediu aos jovens presentes na Praça de São Pedro, entre dezenas de milhares de pessoas, que se comprometam no seu “dever quotidiano, no estudo, no trabalho, nas relações de amizade, na ajuda aos outros”. Francisco recordou ainda que o mês de Maio é particularmente dedicado na Igreja Católica à Virgem Maria e destacou a “importância e a beleza da oração do santo rosário”. “A oração feita em conjunto é um momento precioso para tornar ainda mais firme a vida familiar, a amizade”, realçou.

sugestÃo da semana “Café Concerto”: no Centro Pastoral de Vila Nova de Famalicão (junto à Igreja Matriz Nova) no dia 11 de Maio (Sábado) e com início às 21h! Tema: “Família: frutos esperados”. Entrada grátis. Para toda a família: pais, filhos, avós, tios, amigos… Este encontro é organizado pela Equipa Arciprestal da Pastoral Familiar. A não perder!


Boletim Nº 215