Page 1

Em geral o som propaga-se melhor nos sólidos do que nos líquidos e nestes melhor do que nos gases. Existem algumas exceções, como a borracha, em que a velocidade do som é muito pequena, apesar de ser um sólido. A velocidade do som num dado meio calcula-se dividindo a distância percorrida pelo som pelo tempo que leva a percorrê-la. Distância percorrida Velocidade = ___________________ Intervalo de tempo


A velocidade exprime-se, no Sistema Internacional de Unidades, em m/s. Se compararmos a velocidade com que o som se propaga em diferentes meios, verificamos que: Nos sólidos, como no aço, o som pode atingir a velocidade de 6000 m/s.

Nos líquidos, como na água, o som propaga-se a cerca de 1500 m/s.


Nos gases, como no ar à temperatura de 0 oC, a velocidade do som é de, aproximadamente, 330 m/s. Vídeo explicativo

Como podes ver no exemplo anterior, além do meio em que o som se propaga, a temperatura do meio também tem influência na velocidade de propagação do som. A velocidade é maior quando a temperatura aumenta. Assim, a velocidade do som no ar a 20 oC é de, aproximadamente, 343 m/s.


1. Investigo Como viste na página anterior, a temperatura do meio também tem influência na velocidade de propagação do som. Esta influência tem uma explicação. Realiza uma pesquisa que te permita explicar essa influência da temperatura na velocidade de propagação do som.

2. Organizo Elabora uma apresentação que explique a influência da temperatura na velocidade de propagação do som.


3. Reflito Reflete sobre a apresentação que crias-te e rescreve-a, tendo em conta as anotações de melhorias/sugestões por mim colocadas.

Em que meio se propagará melhor o som?  
Advertisement