Issuu on Google+

REGULAMENTO CIRCUITO SMASHTOUR 2013


Regulamento do Circuito Smashtour 2013 1 - O Circuito será disputado em três fases, com um mínimo de 19 provas de cada fase de desenvolvimento – Mínimo de 1 e máximo de 5 por Associação Regional (Algarve, Lisboa e Porto podem organizar até 6 provas de cada fase de desenvovimento) + 5 Master’s Inter-regionais + 1 Master’s Nacional, de modo a promover a competição em todo o país nos escalões de Sub 10, com regras e condições que possam adaptar a competição às capacidades desta faixa etária.

a-

1ª Fase – Circuito Inter-Regional (1 de Jan. a 30 de Out.) – Máximo de 5 provas por cada Associação (Algarve, Lisboa e Porto podem organizar até 6 provas).

b - 2ª Fase – Master’s Inter-Regional (De 1 a 15 de Nov.). São apurados os 4, semi-finalistas (4M + 4F) de cada etapa (APENAS ESCALÃO VERDE). Os coordenadores de Zona dispõem de Wild-Cards para acesso ao Masters Inter-Regional. Os WC’s serão distribuídos apenas a atletas que tenham jogado pelo menos 2 etapas do circuito.

c-

3ª Fase – Master’s Nacional (15 de Nov. a 15 de Dez.) São apurados os 3 primeiros classificados de cada Master’s Inter-Regional das zonas Norte, Centro e Sul e os vencedores das zonas Açores e Madeira (APENAS ESCALÃO VERDE). Os coordenadores do PNDT dispõem de 5 WC para a prova Masculina e 5 WC para a prova Feminina para acesso ao Masters Nacional para quem tenha participado em pelo menos 2 provas do Circuito.

2 - A organização das provas Inter-Regionais será atribuída aos Clubes / Associações e será supervisionada “in loco” pelos Coordenadores de Zona do PNDT. Nos escalões laranja e vermelho a supervisão poderá ser feita por coordenadores de circuitos regionais.

a-

1 ou 2 dias de competição (dependendo do nº de campos e inscritos)

b - Mínimo de 4 campos disponíveis 3 - A organização dos Masters Inter-Regionais será atribuída a Clubes / Associações em colaboração com a F.P.Ténis e será supervisionada “in loco” pelos Coordenadores de Zona do PNDT.

a-

2 dias de competição

b - Mínimo de 6 campos disponíveis para as zonas norte, centro e sul. 4 Campos nas ilhas. Atribuição das provas preferencialmente a clubes que disponibilizem campos cobertos.

4 - A organização dos Masters Nacionais ficará a cargo da F.P.Ténis.


5 - Este Circuito é promovido pela Federação Portuguesa de Ténis a-

A FPT controlará a calendarização das provas através dos coordenadores de zona do PNDT.

b - Os Coordenadores de Zona do PNDT estarão presentes para colaborar na organização e avaliar o nível dos jogadores e organização.

c-

A FPT disponibilizará as bolas para a competição através do patrocinador oficial do Circuito (apenas às provas homologadas – calendário disponível na página da FPT em Tennis10’s / Smashtour).

6 - As provas são abertas a todos os atletas federados (na zona de jurisdição) que completem até 10 anos no dia 31 de Dezembro do ano em curso.

7 - A entidade organizadora terá a responsabilidade de: a-

Nomear um responsável que terá de ser credenciado pela Federação Portuguesa de Ténis como treinador ou juiz-árbitro

b - Promover um ambiente competitivo adequado à idade dos participantes c-

Nomear Supervisores de campo (o supervisor deverá auxiliar os atletas nas tarefas de arbitragem do seu encontro).

i.

Vermelhos: 1 por campo; Desempenhar o papel de árbitro (pontuação, todas as chamadas de bolas, trocas de campo, etc.)

ii.

Laranja: 1 por campo na fase de grupos e 1 por dois campos na fase de eliminação directa. Incentivar os jogadores a desempenharem o papel de arbitro mas ter um papel activo em tudo o que fazem ou decidem (pontuação, chamadas de bolas, trocas de campo, …).

iii.

Verdes: 1 por dois campos; Incentivar os jogadores a desempenharem as funções de árbitro sozinhos e apenas quando tiverem duvidas ou visivelmente cometerem erros o supervisor deve interferir no jogo. Sensibilizar os pais que os jogadores terão num futuro próximo de serem os próprios a entenderem-se.

d - Permitir apenas a entrada no recinto de jogo de atletas e supervisores de campo. 8 - Os atletas devem: a-

Desempenhar tarefas de arbitragem.

b - Respeitar adversários e árbitros c-

Dar o resultado no final do encontro

d - Devolver as bolas de jogo


9 - O Circuito está destinado a jogadores com menos de 10 anos e está dividido em 3 fases de desenvolvimento. As 3 fases de desenvolvimento estão formadas com base nas idades e competências dos jogadores.

a - Fase VERDE (campo inteiro e bolas STAGE 1) i.

Idade aconselhada pelo programa mundial Play and Stay – 10 anos

ii.

Não é permitido aos jogadores que completam 8 anos a 31 de Dezembro do ano em curso jogar na fase verde sem que tenham pelo menos atingido o 1º lugar em 2 provas da fase laranja

b - Fase LARANJA (campo de 18m X 6,5/ 8,23m e bolas STAGE 2) i.

Idade aconselhada pelo programa mundial Play and Stay – 8 anos

ii.

É permitido aos jogadores que completam até 9 anos a 31 de Dezembro do ano em curso participar na fase laranja até atingirem o 1º lugar em 2 etapas. Após atingir esse objectivo terão obrigatoriamente de transitar para a fase seguinte.

iii.

Não é permitido aos jogadores que completam até 6 anos a 31 de Dezembro do ano em curso jogar na fase laranja sem que tenham pelo menos atingido o 1º lugar em 2 provas da fase vermelha.

c - Fase VERMELHA (campo de 11/12m x 5/6m e bolas STAGE 3) i.

Idade aconselhada pelo programa mundial Play and Stay – 6 anos

ii.

É permitido aos jogadores que completam até 7 anos a 31 de Dezembro do ano em curso participar na fase vermelha até atingirem o 1º lugar em 3 etapas. Após atingir esse objectivo terão obrigatoriamente de transitar para a fase seguinte.

10 -

A Data limite para inscrições nas etapas deverá ser até 3 dias antes do início da Prova.

provas de Fim-de-Semana)

(quarta-feira para as


REGRAS DA COMPETIÇÃO CIRCUITO SMASHTOUR VERMELHO a - Dimensão dos campos: 11 a 12 m X 5 a 6 m b - Redes de mini-tenis c - Obrigatória a utilização de BOLAS STAGE 3 (vermelho). d - O valor máximo da inscrição: 12 €. e - Competição desenrola-se em sistema combinado; 1ª e 2ª ronda em sistema de grupos (Poules) seguido de eliminação directa. Os jogadores jogam todos contra todos dentro de cada grupo. Ficarão apurados o 1º e 2º atletas de cada grupo passando para os grupos da competição principal. Os dois últimos de cada grupo passarão para os grupos de trás e participam na competição de consolação. A competição continua após as 2 rondas de grupos (Quadro no sentido principal e sentido consolação) seguidas de quadros de eliminação directa em ambos os sentidos. f - O Sorteio dos grupos deverá seguir as seguintes regras:

i.

Os atletas terão de ser distribuídos pelo maior número possível de grupos com 4 elementos.

ii.

Sorteio condicionado: Evitar ao máximo colocar jogadores do mesmo clube no mesmo grupo.

g - A colocação no quadro de eliminação directa dos atletas apurados será conforme a matriz existente nos quadros fornecidos pela organização do circuito. h - Na sua constituição, os grupos serão formados por jogadores de ambos os géneros. i - Os encontros podem ser disputados com ponto de ouro (sistema NO-AD) ou vantagens nos formatos abaixo descritos, dependendo do nº de inscritos ou disponibilidade de campos;

iii.

À melhor de 3 tiebreaks (até aos 7 pontos) aconselhado

iv.

À melhor de 1 super-tiebreak (até aos 10 pontos)

v.

Jogos de pontos seguidos com tempo limitado

j - No início do jogo é sorteado quem começa a servir. k - O serviço é efectuado apenas para o outro lado da rede. l-

É repetido o serviço quando existe Net.

m - Serão aplicadas as regras oficias da modalidade, para os casos não mencionados. n - As dúvidas e os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pelo técnico responsável pela actividade pertencente ao clube.


o - Obrigatório, prémios de presença. Medalhas ou troféus para os 4 primeiros classificados do quadro principal. Em caso de Chuva: Poder-se-á jogar após a 1ª fase de grupos, de forma eliminatória.


REGRAS DA COMPETIÇÃO CIRCUITO SMASHTOUR LARANJA

a - Dimensão dos campos: 18m X 6,5 a 8,23m (dimensão aconselhada pela ITF – 18m x 6,5)

b - Rede rebaixada (Máximo, 80 cm ao centro) c - Obrigatória a utilização de BOLAS STAGE 2 (laranja). d - O valor máximo da inscrição: 12 €. e - Competição desenrola-se em sistema combinado; 1ª e 2ª ronda em sistema de grupos (Poules) seguido de eliminação directa. Os jogadores jogam todos contra todos dentro de cada grupo. Ficarão apurados o 1º e 2º atletas de cada grupo passando para os grupos da competição principal. Os dois últimos de cada grupo passarão para os grupos de trás e participam na competição de consolação. A competição continua após as 2 rondas de grupos (Quadro no sentido principal e sentido consolação) seguidas de quadros de eliminação directa em ambos os sentidos.

p - O Sorteio dos grupos deverá seguir as seguintes regras:

vi.

Os atletas terão de ser distribuídos pelo maior número possível de grupos com 4 elementos.

vii.

Sorteio condicionado: Evitar ao máximo colocar jogadores do mesmo clube no mesmo grupo.

f - A colocação no quadro de eliminação directa dos atletas apurados será conforme a matriz existente nos quadros fornecidos pela organização do circuito.

g - Na sua constituição, os grupos serão formados por jogadores de ambos os géneros. Ficará em aberto a possibilidade da organização realizar 2 provas (masculino e feminino) caso ambos os géneros tenham pelo menos 8 elementos.

h - Os encontros podem ser disputados com ponto de ouro (sistema NO-AD) ou vantagens nos formatos abaixo descritos, dependendo do nº de inscritos ou disponibilidade de campos;

viii. ix.

Á melhor de 1 short set (tiebreak aos 4/4). (aconselhado) 3 tiebreaks (até aos 7 pontos).

Excepcionalmente, apenas 1 super-tiebreak no caso de muitos inscritos ou poucos campos.

i - Cada jogador terá direito a 2 serviços, o primeiro por cima obrigatoriamente. j - Serão aplicadas as regras oficiais da modalidade, para os casos não mencionados.


k - As dúvidas e os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pelo técnico responsável pela actividade pertencente ao clube.

l - Obrigatório, prémios de presença. Medalhas ou troféus para os 4 primeiros classificados. Em caso de Chuva: Poder-se-á jogar à melhor de 1 tiebreak Poder-se-á jogar após a 1ª fase de grupos, de forma eliminatória.


REGRAS DA COMPETIÇÃO DO SMASHTOUR VERDE a - Dimensão dos campos: Campo inteiro b - Obrigatória a utilização de BOLAS STAGE 1 (verdes). c - Competição em sistema combinado i.

1ª Fase - Grupos

ii.

2ª Fase - Eliminação directa

d - Para as Etapas o sorteio dos grupos e apuramento para a fase seguinte deverá seguir as seguintes regras: i.

Os atletas terão de ser distribuídos pelo maior número possível de grupos com 4 elementos.

ii.

Sorteio condicionado: Evitar ao máximo colocar jogadores do mesmo clube no mesmo grupo.

iii.

A colocação no quadro de eliminação directa dos atletas apurados será conforme a matriz existente nos quadros fornecidos pela organização do circuito.

e - Para os Masters Inter-regional e nacional o sorteio dos grupos e apuramento para a fase seguinte deverá seguir as seguintes regras i.

Os coordenadores de zona determinam uma ordem de mérito. a. O.Mérito 1 – 1 atleta por grupo (ex. para 8 grupos 8 atletas com OM1) b. O.Mérito 2 – 1 atleta por grupo (ex. para 8 grupos 8 atletas com OM2) c. Em cada grupo será sorteado 1 atleta O.M.1, 1 atleta O.M.2 e 1 ou 2 restantes.

ii.

A colocação no quadro de eliminação directa dos atletas apurados será conforme a matriz existente nos quadros fornecidos pela organização do circuito para o 1º classificado de cada grupo. Os 2ºs classificados serão sujeitos a sorteio condicionado: os jogadores do mesmo grupo não poderão ser sorteados no mesmo lado do quadro.

f - Os encontros podem ser disputados com ponto de ouro (sistema NO-AD) ou vantagens nos formatos abaixo descritos, dependendo do nº de inscritos ou disponibilidade de campos; i.

Á melhor de 3 short sets (tiebreak aos 4/4 e super tiebreak na 3ª partida). (aconselhado)

ii.

Á melhor de 1 short set (tiebreak aos 4/4).


g - Obrigatória a realização da prova de pares, masculinos, femininos ou mistos, aberta a todos os participantes. h - A competição engloba ambos os géneros (rapazes e raparigas na mesma competição de singulares apenas se num dos géneros houver menos de 4 participantes) i - O valor máximo da inscrição: 12 €. j - Obrigatório, prémios de presença e medalhas ou troféus para os 4 primeiros classificados de singulares e aos finalistas de pares.

Em caso de Chuva: Poder-se-á encurtar os encontros; à melhor de 3 tiebreaks (até aos 7 pontos)


regulamento