Nona Arte | Set 2013

Page 7

nona arte | 7

de São Lorenzo; outra sob a de São Lourencinho, em Oliveira do Bairro; São Lourenço de Selho, em Guimarães; e apenas como São Lourenço nas zonas de Ruivais (Vieira do Minho), Guimarães, Ericeira (Mafra), sendo ainda as das regiões de Chaves e Va­­­ ladares (Gaia) as de maiores dimensões. São sedes de freguesia com o seu nome, sob a referida forma de São Lorenzo, em Vila Nova de Cerveira; São Lourenço de Mamporcão, na zona de Santo Aleixo (Portalegre); São Lourenço do Bairro, em Anadia; São Lourenço do Douro, em Castelo de Paiva; ou apenas São Lourenço, nas imediações de Ponte da Barca, Braga e Vila Boim (Elvas). Além destes, pequenos lugares ou diminutos aglomerados têm S. Lourenço como patrono em Ponte de Lima, Bragança, Ponte da Barca, Mondim de Basto, Sanfins do Douro (Alijó), Amarante, Lageosa do Mondego (Celorico da Beira), Marmeleira (Mortágua), Monsanto (Idanha-a-Nova), Madeira (Oleiros), Albergaria dos Doze (Pombal), Montijo, Azinheira de Barros (Grândola), e Querença (Loulé). Não admira, por isso, que haja regiões nos arredores de Loivos (Chaves), Mondim de Basto, Monsanto (Idanha-aNova), Alcains (Castelo Branco) que assumam também o seu nome. E com o fluir do tempo, ou como sinal da evolução da história dos povos, as ruínas na zona do Ciborro (Montemor-o-Novo) atestam a sua veneração na região em tempos do passado. Não é o caso, porém, da estação de Caminho-de-Ferro

a servir a região de Carrazeda de Ansiães, na linha do Tua, mas hoje é já motivo de atração turística. Contudo, para além de todos os topónimos referenciados, ainda se regista um pequeno acidente na orla marítima na região de Viana do Castelo, designado por Ponta de S. Lourenço, e vários vértices geodésicos denominados como tal: São Lourenço Primeiro, na região de Loulé, multiplicando-se com a designação de apenas São Lourenço por São Pedro da Torre (Valença), Vila Praia de Âncora (Caminha), Cisterna (Vinhais), Ponte da Barca, Carapecos (Barcelos), Esposende, Mondim de Basto, Armamar, Calde (Viseu), Oliveira do Bairro, Manteigas, Lousã, Crato, Santa Suzana (Alcácer do Sal), Estremoz, Portel, São Mamede do Sado (Grândola) e Loulé (Reportório, 1967, 203-204).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.