Issuu on Google+


O triathlon, esporte em que os atletas realizam três modalidades diferentes - natação, ciclismo e corrida - surgiu em San Diego, em 1974. Quatro anos depois o comandante da marinha americana John Collins, idealizou uma competição que desafiaria os limites da resistência e superação humanas.

Dessa maneira nascia em pleno verão de 1978, o Ironman, maior evento de triathlon do mundo.


O número se refere à metade da distância de um Ironman, em milhas, onde o atleta precisa superar os limites físicos e psicológicos ao encarar os 1,9 Km de natação, 90,1 Km de ciclismo e 21,1 Km de corrida.


Atualmente sĂŁo 70 eventos em diferentes paĂ­ses nos 5 continentes, sendo todos classificatĂłrios para a grande final mundial do Ironman 70.3.


O tempo de prova varia entre 4 horas para os atletas de elite, e o tempo måximo permitido de 8 horas de duração.


“O Ironman representa um estilo de vida saudável, no qual o praticante tem que ter em si o espírito da superação, disciplina, motivação, garra, força de vontade e responsabilidade. Com esses atributos enraizados na vida pessoal e profissional, o atleta Ironman estará sempre melhor preparado para qualquer tipo de desafio que surgir pela frente.”

Carlos Galvão Presidente do Grupo Latin, Triatleta e Diretor Geral do Ironman Brasil


No Brasil o triathlon começou a ser difundido em 1983, compreendendo inicialmente distâncias mais curtas.


O primeiro Ironman Brasil 70.3 foi realizado em 2006, em Brasília. Em 2013 registrou o expressivo número de 800 participantes de 14 países.


O Ironman 70.3 Brasil classifica 50 atletas para a concorrida final do circuito mundial, que em 2014 acontecerรก na cidade de Mont-Tremblant, no Canadรก.


Hoje o evento conta com mais de 1.000 staffs, sendo que grande parte são voluntários contratados em parceria com universidades da região. O público de aproximadamente 10 mil pessoas movimenta R$ 3 milhões no setor de turismo. Dessa forma, a data do evento tem potencial para se tornar uma das mais importantes no calendário turístico local.


A célula responsável pela aplicação de programas de sustentabilidade da Latin Sports tem como compromisso minimizar ao máximo o impacto ambiental do Ironman Brasil por meio de uma rigorosa política de redução da emissão de CO2, plantio de árvores e utilização de materiais reciclados sempre que possível.


Reúne ações de responsabilidade social, envolvendo participantes, parceiros e patrocinadores do Ironman Brasil junto à comunidade, além de doações de equipamentos, materiais esportivos e repasses financeiros às instituições parceiras.


A Expo Ironman é um dos destaques do Ironman Brasil 70.3. São mais de 25 lojas e expositores distribuídos em 1.000m2 com produtos e atrações internacionais exclusivas, além de uma área de alimentação completa para os mais de 10 mil visitantes ao longo dos três dias de evento.


Atendimento a mais de 40 jornalistas de diversos países. Presença dos principais veículos de comunicação da região. Retorno de mídia estimado: R$ 2 milhões.


SaúdeRealizaçãoComprometimentoForça ResultadoEquilíbrioAmadurecimentoLimites CrescimentoSuperaçãoPositivismoLágrimas DesempenhoPlanejamentoRaçaDisciplina DiferenciaçãoSuorTreinoEmoçãoIronman


O legado deixado pelo Ironman para as cidades por onde passa e parceiros aos quais se une é construído a partir de uma série de valores fortemente vinculados à marca e amplamente divulgados por uma história de sucesso consolidada no esporte mundial.


Os atletas do Ironman Brasil 70.3 apresentam o seguinte perfil:


14 Países representados 88% Brasileiros 12% Estrangeiros 63% Se hospedam em hotéis 24% Ficam em pousadas 10% Tem residência local ou alugam 46% Trazem 1 ou 2 acompanhantes 18% Têm entre 3 e 5 acompanhantes 8% Viajam com 6 ou mais em companhia


70% Alugam veículos na cidade 64% Permanecem de 3 a 4 dias na cidade 16% Ficam 5 dias ou mais 20% Se hospedam de 1 a 2 dias 73% Viajam de avião para o local 25% Utilizam veículo próprio 1% Alugam carros para a viagem 1% Viajam de ônibus


Impacto Financeiro



Book IRONMAN 70.3 Grafica