Issuu on Google+

Sorriso!

nº 3 | dezembro 2013

Uma publicação da SISOitu - odontologia especializada | www.sisoitu.com.br

Prevenção que começa pela boca Saiba, aqui, como seu dentista pode ajudar a detectar o câncer de boca e, dessa forma, permitir que o tratamento seja mais eficaz

Por Leidi Sales Uma das doenças mais severas dos últimos tempos é o câncer. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2020, o mundo terá 15 milhões de pessoas com a enfermidade. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2009, foram registrados 460 mil novos casos só no Brasil e, para este ano, calcula-se mais de 520 mil novos casos no País. Existem incontáveis tipos da doença e são tantos os lugares em que ela pode se manifestar que, muitas vezes, o diagnóstico torna-se difícil. Apesar de o câncer ser uma especialidade do médico oncologista, o dentista pode ser de grande valia na prevenção e na detecção desta doença quando ela se manifestar em âmbito bucal. Especificamente nesta área, as taxas de incidência e de mortalidade no Brasil figuram entre as mais altas do mundo. O Inca estima que, no país, em torno de 14 mil casos de câncer bucal surgirão a cada ano. O tipo de câncer bucal que se vê com mais frequência é o carcinoma de células escamosas. Ele é mais comum em homens na faixa etária acima de 40 anos, tabagista e etilista (consumidor de álcool). No entanto, a incidência em mulheres e

em pessoas mais jovens, particularmente da faixa entre 20 e 35 anos, tem aumentado. Isso se justifica pela exposição precoce dos jovens aos principais fatores de risco: o fumo e o álcool. Assim como nos outros tipos de câncer, no câncer bucal, o sucesso no tratamento passa pela descoberta e diagnóstico precoce. Isso é possível através de exames visuais da mucosa da boca de forma cuidadosa, com boa iluminação e, de preferência, realizados pelo cirurgião-dentista. Detectados sinais de lesões suspeitas, é realizada uma biópsia e a adequada interpretação laboratorial do espécime por um profissional. Uma vez que os riscos são identificados, a conduta de prevenção do câncer bucal não é tarefa difícil. Basta abster-se do consumo de cigarro de qualquer natureza (industrializados, palheiros, cachimbo, narguilé etc) e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, manter uma higienização saudável, evitar traumas nos tecidos e visitar periodicamente o cirurgião-dentista. Essas são as medidas preventivas apontadas com unanimidade pelos especialistas. Então, não esqueçam: prevenir é a melhor forma de combater doenças!


NOVIDADE SISOITU

SISOItu inova e lança Day Clinic Novidade permitirá solução de problemas bucais em apenas um dia Por Leidi Sales A SISOItu está implantando em seu consultório um novo sistema de atendimento que vai revolucionar seus dias no dentista, ou melhor, seu dia no dentista! A técnica utilizada no Day Clinic foi analisada pelos especialistas, Dr. Renato Villin Prado e Dr. Roberto Engler Rizzi, em um curso ministrado por professores da USP. Ambos decidiram, então, trazer essa novidade para os pacientes da SISOItu. Imagine ir ao dentista e conseguir fazer tudo o que for preciso em apenas um dia? É isso que o Day Clinic vai proporcionar aos pacientes da SISOItu: um tratamento moderno, humanizado, e que permita que o paciente resolva uma parcela importante de seus problemas bucais em um dia!

“Tratamento odontológico realizado de forma intensiva, onde

Em miúdos

o paciente alcança um resulta-

O Day Clinic é uma forma revolucionária de atendimento que traz aos pacientes a flexibilidade de poder fazer todo o procedimento necessário em apenas um dia.

do estético de excelência em um

Apesar de abranger todo o tipo de tratamento, seu carro-chefe é o implante dentário, cujo público-alvo maior são idosos - porém, não unicamente, já que pessoas que passaram por doenças gengivais, acidentes e outros traumas também podem requerer essa técnica.

Como funciona?

A novidade é que, se antes um implante demorava até seis meses para ficar pronto, hoje, o paciente pode chegar no consultório de manhã sem os dentes e sair, à tarde, com um novo sorriso.

Nessa primeira etapa, é feita a colocação do suporte que dará toda segurança para os dentes. A tarde, o Dr. Roberto finaliza o processo com a colocação da prótese dentária.

curtíssimo período de tempo”

A ação é simples. O paciente previamente agendado chega ao consultório, onde vai ser recebido pelo Dr. Renato, que dará inicio ao tratamento.


boletim Sorriso! Ainda tenho dúvidas! Para falar um pouco mais sobre as técnicas do Day Clinic, os dentistas Renato Villin Prado e Roberto Engler Rizzi respondem a quatro perguntas básicas sobre o inovador método de implante.

O que é Day Clinic SISO? O tratamento tipo Day Clinic da SISOItu consiste em um tratamento odontológico realizado de forma intensiva, onde o paciente alcança um resultado estético de excelência em um curtíssimo período de tempo (em um dia). Desta forma tiramos os pacientes de seu cotidiano no menor tempo possível. Que tipo de tratamento é realizado no Day Clinic da SISOItu? Realizamos aqui na SISOItu, no Sistema Day Clinic, extensas reabilitações odontológicas tipo Protocolo, em apenas um único dia, onde o paciente chega edêntulo total (totalmente sem dentes) e sai com os implantes e com os dentes definitivos no mesmo dia. Este é um tratamento doloroso? De forma alguma, o paciente é adequadamente medicado e não sente nenhum desconforto durante o tratamento. O Day Clinic tem alguma diferença com relação ao custo do tratamento comparado ao tratamento convencional que pode durar de 3 a 5 meses? Não. A proposta do Day Clinic SISO é reabilitar esteticamente o paciente em apenas um dia, mas sem onerá-lo por isso, de forma que o custo é o mesmo de um tratamento convencional só que realizado de forma rápida e com excelência.

Da esquerda para a direita: Dr. Roberto Engler Rizzi e Dr. Renato Villin Prado Confira o vídeo explicativo sobre o Day Clinic na Fan Page do Facebook da SISOItu: www.facebook.com/sisoitu.odontologia


Feliz Natal com SORRISO SISOItu Que neste Natal nossos sorrisos expressem a alegria sincera de nossa alma e de nosso coração. Que possamos aprender que um sorriso aberto, franco, e um abraço caloroso que transmita a força inestimável de nosso amor, são muito mais importantes do que qualquer mimo ou presente. Porque estes são presentes que, verdadeiramente, vêm de Jesus Cristo. A SISOItu deseja a todos um Feliz Natal e Próspero 2014, com nossas vidas abençoadas por muita saúde, paz e amizade.

Sorriso! - Boletim informativo da SISOitu - odontologia especializada www.sisoitu.com.br

Conteúdo Parla! Assessoria

contato@sisoitu.com.br

www.parlaassessoria.com.br contato@parlaassessoria.com.br

sisoitu.odontologia @sisoitu Tel

(11) 4022-0442 Rua Piauí, 167, Bairro Brasil, Itu (SP), CEP 13301-440

(11) 3413-4416

Publicação Editora FoxTablet www.foxtablet.com.br contato@foxtablet.com.br (11) 3413-3998


Sorriso! nº3 / dezembro 2013