Page 1


A 11ª Exposição “PLANTE BOAS IDEIAS” 2021 é uma realização do Projeto Semeando Cores da Secretaria de Cultura com o apoio da Secretaria de meio Ambiente da cidade de Taubaté. A mostra é o resultado dos trabalhos dos alunos de Arte com materiais recicláveis do projeto Semeando Cores coordenado pela professora Margarida Fournier. O objetivo da mostra é estimular o imaginário e incentivar a utilização de lixos secos “recicláveis” como matéria prima para realização de experiencias artisticas, ressaltando sempre a importancia da sustentabilidade para um mundo melhor.


As fotos dessa mostra são de autoria dos próprios alunos.

Os trabalhos apresentados nesta mostra foram orientados pela professora Margarida Fournier em formato EaD. Os materiais utilizados como materia prima para realização das peças foram retirados de descartes.


Cestarias feitas com canudinhos de papeis ( folhetos de supermercado, jornais e revistas velhos, folhas de sulfite usadas).

Apesar dos papéis serem feitos a partir de madeira reflorestada, extração e fabricação causam impactos que comprometem a biodiversidade das matas e vazão das nascentes.


Após extração da celulose dos troncos o material passa por diversos tipos de lavagem, cozimento e pressurização o que corresponde a até 100 mil litros de água.


.

Segundo dados da organização mundial Water Footprint Network para a produção de cada folha de papel A4 são gastos por volta de 10 litros de água.


Aqui estamos fazendo reaproveitamento de papéis de forma artistica, mas a reciclagem de papel não funcional também pode ser feita para confeccionar novos papéis.


.

A reciclagem de papéis velhos visa o aproveitamento de fibras celulósicas para a produção de novos papéis.


Arte em papel mache inspirada na arte africana Trabalhos artísticos realizados com reaproveitamento de papéis


.

A reciclagem é um importante fator de ordem economica e social, pela sua contribuição para a conservação de recursos naturais e energéticos e preservação do meio ambiente.


.

Segundo Instituto Akatu organização não governamental, que trabalha com consumo consciente, a cada quilo de papel produzido 540 litros de agua são utilizados.


. Reciclar é a forma mais adequada da redução de deposição dos resíduos em aterros.


A reciclagem de papel no Brasil pode impulsionar a economia e ampliar a geração de renda e emprego.


Sustentabilidade significa, sobretudo, sobrevivencia. Sobrevivencia dos recursos naturais, dos empreendimentos e da própria sociedade.


O impacto ambiental pode ser positivo quando a ação humana resulta na melhoria da qualidade de um fator ou parâmetro ambiental.


Arte em papel mache inspirado na arte indigena Trabalhos realizados com reaproveitamento de papéis

Em 1987 o conceito de sustentabilidade apareceu pela primeira vez quando a Comissão Mundial sobre meio Ambiente apresentou na ONU um diagnóstico dos problemas ambientais. O documento ficou conhecido como Relatório Brundtland.


A sutentabilidade não é mais questão para uma parcela da sociedade. Todos tem de participar.


No Brasil a grande maioria das pessoas possuem uma consciencia muito clara a respeito do impacto de suas ações sobre o meio ambiente. O que ainda precisa ser desenvolvido é a percepção que qualquer ação individual, da familia, da rua ou municípiose repercute, de modo significativo. sobre o seu ambiente.


Vivemos um capítulo importante da História que todos devem escrever. Neste momento temos a obrigação de pensar sobre que tipo de mundo vamos deixar para as futuras gerações.


Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades.


Impacto ambiental é uma alteração causada no meio ambiente devido á ação humana.


Em plena era digital o ideal é fazer uso de documentos, contas e faturas de forma digital, evitando ao máximo imprimir papéis ajudando dessa forma o meio ambiente a se mater limpoe menos poluido.


Viver totalmente sem papéis é impossível, mas é possível utiliza lo com consciencia, repensando seus atos.


39% dos lixos produzidos nas grandes cidades brasileiras são papéis e papelões, seguidos de 16% metais ferrosos, 15% vidros, 8% rejeitos, 7% plastico filme, 2% embalagens longa vida e 1% aluminio.


A arte exerce o poder de transformação, amplia a capacidade de solucionar problemas, há um melhoramento da criatividade, aumenta a autoestima, provoca os próprios limites e faz com que cresça o seu repertório cultural e estético.


Arte em papel mache Linha Azul e Branco Trabalhos realizados com reaproveitamento de papeis


A Reciclagem é o ato de recuperar de modo total ou parcial algum produto para que seja utilizado como matéria prima para produzir um novo produto.


A Reciclagem é um assunto muito importante que deve ser discutido em sala de aula pois é uma das possíveis soluções para o problema ambiental do lixo.


Outro aspecto vantajoso da reciclagem do papel é que o volume de lixo é reduzido, tendo em vista que um papel comum e o papelão demoram cerca de seis meses para se decomporem, ja jornais e revistas podem ficar intactos por décadas.


Aqui foram expostas alternativas para a reciclagem desse tipo de lixo com o intuito de conscientizar os alunos e a sociedade sobre a importancia de realizarem em suas casas a coleta seletiva.


È em casa que começa o processo de reciclagem, então agora que vocês ja sabem como funciona, colaborem com a coleta seletiva e as cooperativas da sua cidade, façam como nós PLANTE BOAS IDÉIAS e colham um MUNDO MELHOR!


Artistas em destaque


Fontes de pesquisa: Revista Filantropia On line edição 170 Dinamicambiental.com.br Wikipédia


Agradecimentos aos alunos participantes:

Daniele Vitória Moreira Cintia Marques Luciana Sonia da Palma Ivani Montoani Dalva Helena de Moura Nascimento Tania Mara dos santos Rodrigues da Palma Marilda Wandaleti Silva Glaucia Aparecida Mendrot Foroni Lara armani França Marilda Moreira Tatiane Aparecida da Silva Ana Paula Maria Clara F. Altelino Lucimeire Campos Fonseca Nadir de Fatima Carneiro Maria Ap. de Souza Toledo Sergio Henrique dos Santos Maria Eduarda Campos Fonseca

Benedito Egídio Ferreira Sueli Marçal


Agradecimentos Especiais

Sr. José Saud Junior Exmo. prefeito de Taubaté Sr. Dimas Oliveira Junior Ilmo. Secretário de Cultura Sr. Cesar Pimenta Ilmo. Diretor de Cultura Sr. Ricardo Vilhena Ilmo. Gestor de Cultura Sra. Magali N. Rodrigues Ilma. Secretária de meio Ambiente Sra. Ana Lucia de Sales Ribeiro representante tecnica SEMA Sr. Professor Edson Oliveira

Vereador Apoiador do Projeto

Sr. Nelson Ferreira dos Santos Arte grafica Sr. Ivo Pereira da Silva Aux. Tecnico Projeto Semeando Cores

Profile for Margarida Fournier

XI Exposição "Plante Boas Idéias 2021"  

XI Exposição "Plante Boas Idéias 2021"  

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded