Issuu on Google+

Blog de Inaldo Sampaio – PE 25/02/2013 - 14:48 Política

Partido de Roberto Freire troca de comando em Pernambuco Ele passou o cargo ontem à advogada Débora Albuquerque para dedicar-se exclusivamente à Câmara Municipal do Recife. Inaldo Sampaio Divulgação

O vereador recifense Raul Jungmann não é mais o presidente do PPS pernambucano. Ele passou o cargo ontem à advogada Débora Albuquerque para dedicar-se exclusivamente à Câmara Municipal do Recife. Débora foi candidata a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo deputado Daniel Coelho (PSDB) e faz parte do governo do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), como diretora do PROCON. O PPS não elegeu nenhum prefeito em Pernambuco nas últimas eleições, apenas quatro vices e 39 vereadores.

Blog de Inaldo Sampaio – PE 25/02/2013 - 14:53 Política

Senador Aécio Neves ainda não tem palanque em Pernambuco Ele e o presidente nacional do partido, Sérgio Guerra, estão começando essa montagem pelos estados mais populosos Inaldo Sampaio Divulgação

O senador e pré-candidato à presidência da República em 2014 pelo PSDB, Aécio Neves, ainda não tem palanque montado no Estado de Pernambuco. Ele e o presidente nacional do partido, Sérgio Guerra, estão começando essa montagem pelos estados mais populosos. Em Minas e em São Paulo os candidatos do PSDB já estão escolhidos: são os atuais governadores Antonio Anastásia e Geraldo Alckmin, respectivamente. Em Pernambuco, no entanto, o PSDB ainda não em candidato a governador. Mas terá que ser um desses quatro: o próprio Sérgio Guerra (se a saúde permitir), o prefeito Elias Gomes (Jaboatão dos Guararapes), o deputado Daniel Coelho ou o vereador Raul Jungman (PPS) se o partido dele se coligar com os tucanos.


Diario de Pernambuco – PE 26/02/2013 - 07:11 Colunas

João Alberto Uma campanha muito difícil Fortes lideranças políticas que ouvi revelam que a eleição para deputado federal em 2014 será das difíceis, antecipando grande renovação na atual bancada de 24 integrantes. Entre os novos que tentarão chegar a Brasília: Guilherme Coelho, Zeca Cavalcanti, Daniel Coelho, João da Costa, Marinaldo Rosendo, Lula Cabral, Yves Ribeiro, Ricardo Teobaldo, Sílvio Costa Filho, André de Paula, André Campos, Luciano Bivar e João Fernando Coutinho. Outros nomes que poderão estar na disputa: Antônio Figueira, Tadeu Alencar, Tony Gel e Josenildo Sinésio. Leão do Norte O escultor, gravurista, desenhista, pintor e ceramista Abelardo da Hora vai receber a Medalha Leão do Norte Mérito Cultural Gilberto Freyre, por proposta do deputado Raimundo Pimentel. Nada mais justo. Movimento O deputado Júlio Cavalcanti retornou de temporada na França. Emocionante o discurso que Raquel Lyra fez no plenário da Assembleia Legislativa lembrando seu tio Fernando Lyra.

Diario de Pernambuco – PE 26/02/2013 - 07:49 Colunas

Movimento Da Redação O deputado Júlio Cavalcanti retornou de temporada na França Emocionante o discurso que Raquel Lyra fez no plenário da Assembleia Legislativa lembrando seu tio Fernando Lyra.


Diário de Pernambuco Online – PE 25/02/2013 - 18:00 Política

Assembleia define integrantes da Comissão de Ética Comissão de Ética tem a função de zelar pelo bom funcionamento do Poder Legislativo e oferecer parecer nas proposições que envolvam matérias relacionadas à disciplina e à ética parlamentar Da Redação Os deputados que irão integrar a Comissão de Ética Parlamentar no próximo biênio foram eleitos na tarde desta segunda-feira (25, no plenário da Assembleia Legislativa. Por meio de votação secreta, foram escolhidos como titulares os deputados Ângelo Ferreira (PSB), Antônio Moraes (PSDB), Clodoaldo Magalhães (PTB), Gustavo Negromonte (PMDB), Raimundo Pimentel (PSB), Rodrigo Novaes (PSD) e Tony Gel (DEM). Para suplência, Adalto Santos e Leonardo Dias, ambos do PSB, Ossesio Silva (PRB), Raquel Lyra, Sebastião Rufino e Waldemar Borges, do PSB, Teresa Leitão (PT). A eleição do presidente e do vice-presidente acontecerá durante a reunião de instalação do colegiado, em data a ser definida. A Comissão de Ética tem a função de zelar pelo bom funcionamento do Poder Legislativo e oferecer parecer nas proposições que envolvam matérias relacionadas à disciplina e à ética parlamentar. Da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Diário de Pernambuco Online – PE 25/02/2013 - 21:30 Cidades

Sindicato dos portuários de Pernambuco devem se encontrar com o governador nesta terça Da Redação Nesta segunda-feira (25), representantes sindicais que defendem os interesses dos trabalhadores portuários de Pernambuco se reuniram para deliberar uma agenda de ações contra a aprovação, sem emendas, da Medida Provisória 595/12, a MP dos Portos. O encontro foi na sede da Força Sindical, no bairro de São José, e foi conduzido pelo vice-presidente, Rinaldo Júnior. Nesta terça-feira (26), o grupo se encontra com o governador do estado, Eduardo Campos, para solicitar a intervenção do gestor junto ao governo federal. De acordo com os sindicalistas, a MP autoriza a liberação para terminais privados, fora da área do porto organizado, de movimentarem cargas de terceiros. A categoria exige isonomia para os trabalhadores portuários avulsos, ou seja, que eles também possam atuar nos portos privados. Entre os assuntos, foi debatida a operacionalização dos portos privadas com financiamento público. A categoria também estará reunida na Assembleia Legislativa de Pernambuco no próximo dia 04 de março, a partir das 9h, para uma audiência pública.


Folha de Pernambuco – PE 26/02/2013 - 06:52 Colunas

Fogo Cruzado Inaldo Sampaio A vingança dos irmãos Ferreira Gomes O ex-ministro Ciro Gomes conhece bem Eduardo Campos e sabe que o governador de Pernambuco tem mais preparo do que ele para ser presidente da República. Já foi deputado estadual, federal, secretário de estado, líder de bancada na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, ministro e governador. Na ordem natural das coisas, portanto, é legítimo que aspire agora à presidência da República. Mas Ciro entende que ele “não tem projeto” para o país e tenta desqualificá-lo. É pura vingança dele e do irmão, Cid, atual governador do Ceará, por ter sido preterido no PSB como candidato do partido à sucessão de Lula em 2010. Ele culpa Eduardo Campos pelo fato de o PSB ter-lhe negado a legenda para engrossar o palanque eleitoral da petista Dilma Rousseff. Depois, ficou chateado com o governador porque queria ser ministro da saúde e não conseguiu. Dilma tinha avisado a Eduardo, logo depois da eleição, que a pasta seria comandada pelo petista Alexandre Padilha. O ressentimento se agravou quando Dilma ofereceu ao PSB local o Ministério da Integração Nacional e ao PSC cearense uma pasta de segunda classe: a Secretaria Nacional dos Portos. E atingiu o ápice no último sábado, dia 23, depois que a imprensa nacional passou a tratar como consumada a candidatura de Eduardo Campos ao Palácio do Planalto. Ciro não engoliu ainda esta ascensão porque saiu da ribalta nacional em 2010 para ser comentarista de futebol numa rádio de Fortaleza. O palanque - O PSDB vai precisar de candidato próprio ao governo estadual no próximo ano, para dar “palanque” a Aécio Neves, mas ainda não se sabe quem será. Em todo caso, um desses tucanos terá que ir para o “sacrifício” para armar o palanque presidencial do senador: Daniel Coelho, Sérgio Guerra, Bruno Araújo, Elias Gomes, Terezinha Nunes ou Guilherme Coelho. O Fundo - A Assembleia Legislativa deverá aprovar ainda esta semana a criação do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal proposto pelo Poder Executivo. É deste Fundo que irão sair os R$ 228 milhões que o Governo do Estado irá repassar para os 184 municípios pernambucanos, em quatro parcelas, como se fosse uma “quota-extra” do FPM.

Folha de Pernambuco – PE 26/02/2013 - 06:54 Política

Vicente: Casa é presidencialista Ainda ontem, o socialista relatou uma reunião entre a comissão de reforma da Câmara do Recife e o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa (PDT), para troca de informações entre os parlamentos Alex Ribeiro, Wagner Santos e Gilberto Prazeres O presidente da Câmara dos Vereadores, Vicente André Gomes (PSB), voltou a afirmar que não há ingerência da primeira secretária, referindo-se às acusações de Augusto Carreras (PV)


- o parlamentar estaria insatisfeito com a possível interferência de Gomes em suas atribuições. Embora negue o mal-estar, o socialista disse, em tom contundente, que a Câmara possui um regime presidencialista e que pode intervir em qualquer processo tramitado na Casa Legislativa. “Tenho nada contra o meu amigo Augusto (Carreras). Muito pelo contrário, tenho uma relação muito próxima a ele. Agora é natural que a comissão executiva eleita agora esteja a par do que está acontecendo. Todos os processos têm que passar pela presidência”, destacou o vereador, durante entrevista à Rádio Folha FM 96,7, ontem. Ainda ontem, o socialista relatou uma reunião entre a comissão de reforma da Câmara do Recife e o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa (PDT), para troca de informações entre os parlamentos. O pedetista detalhou todo o processo que culminou, no ano passado, com o início da construção da nova sede do Parlamento Estadual. Os vereadores pretendem acertar a construção de um novo prédio para o Legislativo recifense ainda este ano. Corre, nos bastidores, a informação de que um terreno na Avenida Cruz Cabugá estaria nos planos da Casa. Contudo, ainda não haveria garantias de compra e, muito menos, dos recursos para a construção. O encontro também serviu para a concretização da primeira parceria entre a atual legislatura da Câmara e a Alepe. A TV Assembleia, que deverá ir ao ar após a construção do novo prédio do Parlamento estadual, deverá reservar um horário de sua programação para ações desenvolvidas pela Casa de José Mariano. ROYALTIES Já está na Câmara o projeto assinado pelo prefeito Geraldo Julio (PSB) que prevê a destinação de 100% dos recursos advindos dos royalties do petróleo para a Educação. O presidente da Comissão de Justiça, Aerto Luna (PRP), disse que ainda não teve acesso ao conteúdo do projeto, porém este deve entrar em pauta na próxima reunião da comissão, que acontece no dia 5 de março.

Jornal do Commercio – PE 26/02/2013 - 06:24 Política

Discurso de Aécio lido na alepe Deputado Antônio Morais enalteceu o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, destacando seu papel na estabilização da economia nacional com o Plano Real Juliane Menezes Dando mostras de que o PSDB engatou de vez na pré-campanha presidencial de Aécio Neves (MG), a deputada Terezinha Nunes (PSDB) leu, na sessão de ontem na Assembleia Legislativa, a íntegra do pronunciamento feito pelo senador mineiro na semana passada, destacando os "13 erros do PT". E a bancada do PSDB fez coro, com os deputados elogiando em apartes o recado do senador, ao mesmo tempo em que faziam críticas à gestão da presidente Dilma Rousseff (PT). O deputado Antônio Morais enalteceu o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, destacando seu papel na estabilização da economia nacional com o Plano Real. "Eu queria que (o ex-presidente petista) Lula tivesse assumido a Presidência com a inflação de 60% para ver o que ele ia fazer, para ver se ele é bom mesmo", provocou. Daniel Coelho valorizou o discurso do senador como "inspiração de como fazer oposição com responsabilidade", afirmando que as questões levantadas por Aécio são "muito maiores que a eleição de 2014". Já Betinho Gomes criticou a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), ,alegando que o PT "ao invés de procurar formas criativas de estabilizar a economia, exonera setores importantes". "A gente assiste a economia caindo e o governo maquiando", criticou. O coro foi engrossado por Tony Gel (DEM).


Os deputados do PT e de legendas aliadas, como o PSB, nĂŁo alimentaram o debate, preferindo o silĂŞncio.


Alepe Notícias - CLIPPING 26 02 2013