Novos Mercados de Trabalho e Novas Profissões - Estudo Prospetivo

Page 89

Novos Mercados de Trabalho e Novas Profissões – Estudo Prospetivo

III. SECTORES E PROFISSÕES DE(COM) FUTURO: QUE REQUISITOS? 1. Profissionais em TIC e “empregos digitais” Mesmo durante os anos mais severos da crise actual, os profissionais em TIC registaram um crescimento no emprego de cerca de 3% ao ano, tendo sido uma das muito poucas profissões que continuou a crescer neste período (EC, 2012:4)58. Na verdade, o mundo das profissões e do trabalho em TIC é hoje bem maior do que o do sector ou indústria de TIC: 55% dos profissionais em TIC trabalham fora da própria indústria TIC, em sectores utilizadores destas tecnologias (EC, 2012:4)59. As mais recentes estimativas apontam para 7.4 milhões de trabalhadores em TIC em 2012, i.e. cerca e 3,4% do emprego total na Europa, incluindo várias profissões: as dedicadas à gestão, arquitetura e análise, com cerca de 1.5 milhões de trabalhadores; uma segunda categoria, mais numerosa, de quadros e especialistas em programação, engenharia e administração de sistemas, com cerca de 3.4 milhões de trabalhadores; e finalmente, uma ainda vasta mão-de-obra, de 2.5 milhões de trabalhadores, em profissões técnicas associadas (EC, 2014:5)60.

European Commission (2012). Exploiting the employment potential of ICTs. Commission Staff Working Document. SWD(2012) 96 final. 59 Ibid. 60 European Commission (2014). E.Skills for Jobs in Europe: Measuring progress and moving ahead. Final Report, prepared by Empirica GmbH for the European Commission. www.eskills-monitor2013.eu 58

87


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.