Guia do 1º Emprego 2012

Page 37

36a39 europass 3P_Layout 1 1/27/12 8:07 PM Page 37

37

guia do 1º emprego 2012

sua experiência no mercado de trabalho. Para a elaboração deste documento, que é de iniciativa individual, o cidadão pode recorrer a um formulário eletrónico disponibilizado pelo CEDEFOP na sua plataforma em https://europass.cedefop.eu ropa.eu/cvonline/cv.jsp?forward=before&l ocaleStr=pt_PT › Europass Passaporte Línguas (EPL) – permite aos cidadãos apresentar as suas competências linguísticas com base na grelha de auto-avaliação do Portefólio Europeu de Línguas. Como no caso do ECV é possível recorrer a um formulário eletrónico disponibilizado pelo CEDEFOP na sua plataforma em https://europass.ce defop.europa.eu/instruments/lp/step0.do › Europass Mobilidade (EM) - regista os percursos europeus de aprendizagem, por exemplo, um estágio numa empresa; um período de estudos ou uma colocação voluntária numa ONG, efetuados pelo seu titular em países diferentes do país de origem. O percurso é monitorizado por duas organizações, uma sedeada no país de origem e a outra no país de acolhimento. O EM é emitido pelo Centro Nacional Europass (CNE). › Europass Suplemento ao Diploma (ESD) - fornece informações sobre os estudos do ensino superior concluídos pelo seu titular. Contribui para uma melhor compreensão das qualificações académicas

de nível superior, sobretudo noutros países europeus. O ESD é emitido pela Instituição de Ensino Superior que emite o diploma de conclusão de estudos. › Europass Suplemento ao Certificado (ESC) - descreve as competências e qualificações correspondentes a um certificado de formação profissional, facilitando a sua compreensão por parte das entidades empregadoras nacionais e europeias. Em Portugal a emissão do ESC é da responsabilidade do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O sucesso do Europass A primeira avaliação desta iniciativa ocorreu em 2008 e permitiu, entre outras, as seguintes conclusões: potencial para facilitar a mobilidade e para facilitar o acesso a oportunidades de aprendizagem e de emprego na Europa; elevada satisfação dos utilizadores, nomeadamente no que respeita ao ECV, porque permite uma comunicação clara das competências e facilita a comparabilidade para efeitos de candidaturas a programas de aprendizagem ou de trabalho. Prevê-se a realização de uma segunda avaliação em 2012, mas pode afirmar-se que esta iniciativa é já um sucesso. A confirmá-lo estão também os 10 Milhões de utilizadores do ECV (2010), sendo Portugal o país que lidera a UE na utilização deste documento.

O enquadramento do Europass na atualidade política europeia Mantendo-se as questões de fundo identificadas desde 2000, designadamente, a globalização e a emergência de novas potências económicas, o sentido da construção de uma economia do conhecimento e o real envelhecimento da população, a estratégia 2020 estabeleceu como prioridades o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. De entre os objetivos definidos são-nos particularmente caros os relativos ao emprego e à educação. São ambições da UE para 2020, nestes domínios, que 75% da população de idade compreendida entre os 20 e os 64 anos esteja empregada e que a taxa de abandono escolar precoce seja inferior a 10%, devendo pelo menos 40% dos jovens dispor de um diploma de ensino superior. Associadas a esta estratégia foram lançadas várias Iniciativas emblemáticas, das quais destacamos Youth on the Move e Agenda new skills for new jobs, que aparecem especialmente associadas ao Europass encarado como instrumento para a consecução dos seus objetivos, na medida em que este torna visíveis as competências, aptidões e conhecimentos adquiridos em experiências laborais ou de aprendizagem. No contexto destas iniciativas foram apontadas ações, nomeadamente, a criação de um passaporte europeu de competências, com base no Europass, para um registo


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.