#207 Revista Forum Estudante - Janeiro 2009

Page 22

{Texto: Bruna Pereira}

saberes

O MELHOR SÍTIO DO MUNDO PARA APRENDER

Webdesign {Texto: Cátia Felício}

QUERES FAZER...

aviões?

Profissões envolvidas: › Engenheiro Aeronáutico: estuda os projectos de aeronaves, assim como a sua manutenção, certificação de aeronavegabilidade e áreas científicas (aerodinâmica, estruturas, propulsão...). › Desenhador/ projectista: faz os desenhos das peças. › Técnico de montagem: faz os componentes nas respectivas máquinas e monta as restantes peças. › Técnico de manutenção aeronáutica: monta os motores e faz a assemblagem final (união das peças).

Escola Hyper Island (Suécia)

Andas com a cabeça nas nuvens e só te faltam asas para voares? Então prepara-te... Há kits (todas as peças do avião vão ter a tua casa em caixotes e com o respectivo manual de montagem) que te permitem montar um avião ultraleve (a sério!!!) em 250 a 300 horas. Espantado(a)? A FORUM ESTUDANTE esteve na única fábrica que constrói aviões ultraleves em Portugal – a BRM – e conta-te como se faz este tipo de aeronaves! E, acredita, aqui é possível fazê-lo em apenas três semanas!!! O Land Africa (conhecido como o todo-o-terreno dos céus), o Okavango e o Citius Sport são os três ultraleves desenhados e patenteados por esta empresa portuguesa. Tudo começa no escritório, onde o desenhador cria o projecto. Com as matrizes e os códigos definidos, o projectista avalia se está tudo correcto e daí segue para a máquina de controlo numérico, que faz as peças em alumínio aeronáutico. Todas são assinadas com um número e respectivo lote, seguindo para a mesa de controlo. Após o controlo final, que é feito por mais do que um especialista, o material vai para o armazém. A seguir passase à pintura, feita com tintas próprias e de todas as cores possíveis – a BRM até já fez um Land Africa verde fluorescente a pedido do cliente! Passa-se, então, à montagem e... Voilá! O avião está pronto a ser testado na pista! A BRM tem, em média, 20 aviões em peças guardadas no armazém. De acordo com Manuel Vistas, um dos sócios da empresa, é possível comprar um avião a partir de 10 mil euros. “Antigamente era uma actividade de elite, mas hoje qualquer jovem que poupar consegue ter o seu avião”. E adianta: “os kits são uma das nossas grandes apostas porque há mercado para isso. Há muitas pessoas que querem montar o seu próprio avião. E há dois bons motivos para fazê-lo: por ser mais barato e pelo gozo que é montá-lo e depois voar nele!”. Sabe mais em http://www.landafrica.com.

Se a tua paixão pela Internet supera as horas a fio que passas a enviar comentários no Hi5, sabes o que é um layout e tens fascínio pela construção de páginas Web, então talvez estejas talhado para seguir uma carreira de Webdesigner. Mas tem calma, não faz falta recorreres a nenhum motor de busca, porque a FORUM diz-te qual a melhor escola do mundo para aprenderes tudo sobre Webdesign! Chama-se Hyper Island, fica na Suécia e é o estabelecimento de ensino mais dinâmico dum mundo em que o digital está em constante mutação. A Hyper Island oferece especializações em Gestão Empresarial Digital, Digital Media, Interactive Art Director, Rich Media & Motion Graphics, entre outras vertentes multidisciplinares do Webdesign (arquitectura da informação, programação, usabilidade e acessibilidade), sendo que o objectivo último do Webdesigner é garantir que o utilizador final atinja os seus objectivos de forma agradável e intuitiva. Potenciando o factor humano (já que falamos de computadores e do mundo virtual), a Hyper Island faz questão de promover o trabalho em equipa, através do lema “learning by doing” (aprender, fazendo), de forma a ajudar o aluno a desenvolver as habilidades leccionadas! Para saberes mais sobre esta escola, vai a http://www.hyperisland.se/. A FORUM agradece as dicas do Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE) e da Escola de Comunicação e Imagem (ETIC) para a elaboração deste artigo.

Nota: A FORUM quer agradecer à BRM a visita guiada à fábrica, situada em Pêro Pinheiro (Sintra).

A FORUM recomenda ainda…

QUERES VOAR? VÊ COMO NA PÁG. 4!

Vancouver’s Institute of Advanced Media (Canadá) http://www.iamtraining.com Tisch School of the Arts at the New York University (Nova Iorque) http://www.tisch.nyu.edu

Curiosidades… Sabias que a Hyper Island é parceira de comunicação da IKEA? As duas entidades suecas desenvolvem ideias em conjunto, combinando os conhecimentos sobre digital media dos estudantes da Hyper Island com a experiência da reconhecida marca de mobiliário IKEA.

22 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09

www.forum.pt


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.