Volume 3 Série DRS

Page 50

Gestão Social Final.qxd

08.12.06

18:46

Page 51

SÉRIE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL

Gestão Social do Território

sociais, considerando uma perspectiva cultural e dialógica. O que se busca é estabelecer uma interlocução entre o saber acumulado pelas comunidades – expresso nos talentos – e o conhecimento técnico. A pedagogia começa nas aulas e logo desenvolve capacidades de autoformação e acesso à informação nos ambientes intercomunitários. A mediação social se dá nos espaços onde o diálogo é construído e onde se tomam decisões. É o que conduz monitores e facilitadores locais, criando, assim, um estilo particular de gestão mediadora; • a capacidade de orientar os investimentos públicos para promover o desenvolvimento nos contextos afetados pela pobreza, de forma que os investimentos sejam feitos acompanhados de processos de formação de capital humano e social (os investimentos atendem às necessidades legítimas e sentidas nas localidades, ao mesmo tempo em que convertem-se em instrumentos educativos e formativos para o desenvolvimento); • a combinação de facetas técnicas e políticas nos processos de intervenção a partir da gestão permanente de alianças com distintos atores sociais e políticos que abrangem as instâncias federal (nacional), estadual e territorial. Essa gestão permanente implica um trabalho de “inteligência” e investigação capaz de fazer leituras permanentes sobre a possibilidade de parceiros e sobre a dinâmica estadual, nacional e internacional. No processo de construção de alianças, também vai sendo plasmada uma percepção comum sobre a necessidade de um futuro sustentável e eqüitativo, o que leva à canalização dos recursos para as políticas e estratégias e ao uso de instrumentos adequados para esses fins. Da mesma forma que há um cálculo estratégico, devem existir também negociações cuidadosas e transparentes (a confiança é ganha no terreno da ação). Objetiva-se a compreensão dos principais traços dessa evolução e a identificação de lições e resultados que podem ser úteis a outros países.

1.2.1. Gênese, evolução e inovação dos conceitos e métodos para formação de capacidades Descobrir a evolução das ações de capacitação do IICA implica resgatar um processo não linear ou monolítico que estabelece dificuldade própria de ser multifacetado e diverso nos aportes de distintos atores e nos produtos. Também não há uma cronologia evolutiva, porque as ações de

51


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.