Issuu on Google+

LISTA A  

Uma equipa

  ● Atenta, solidária, com experiência, sensibilidade associativa e capacidade de trabalho;   ● Disposta a continuar um projecto em prol do bem-estar, cultural, intelectual, físico, social e profissional dos trabalhadores do sistema público da Segurança Social;   ● Com projectos e iniciativas para todas as gerações de trabalhadores, aposentados ou no activo.

A Lista A ● Conhece as dificuldades e as limitações actuais; ● Com realismo, saberá encontrar as melhores respostas, mantendo as actividades existentes; ● Adaptará os seus projectos e dinâmicas às necessidades dos associados.  

CCD DE LISBOA | UMA ASSOCIAÇÃO COM FUTURO


PROGRAMA A Dimensão Social

 A Cultura

a) Desenvolvimento de ateliês de solidariedade entre trabalhadores, para permuta de necessidades, (livros, meios de informática, equipamentos domésticos e outros).   b) Manutenção e alargamento do sistema de rastreios e de auto–controle da tensão arterial, diabetes, colesterol.   c) Médico, uma vez por ano, para verificar o estado geral de cada associado.   d) Alargamento do apoio social a associados em dificuldades. A concretizar no primeiro ano de mandato.   e) Criar espaços educativos de apoio a descendentes de associados em idade escolar.

f ) Organização de visitas temáticas a cidades e locais de interesse patrimonial e cultural.   g) Incentivar e apoiar a capacidade criativa e científica dos associados, dinamizar espaços de reflexão sobre temas livres, previamente anunciados.   h) Alargar o Livro da Quinzena a autores de outras línguas.   i ) Aproveitar e valorizar a experiência de trabalhadores aposentados com larga carreira de trabalho no Serviço Público de Segurança Social para se integrarem em iniciativas com vista a fomentar e reforçar a cultura organizativa, associativa e de trabalho específicas da Segurança Social.


ELEITORAL Área Económica

Bem-Estar e Lazer

 j) Adaptação dos bares e refeitórios às actuais condições de gestão. No actual quadro de limitações e restrições, procurar soluções que permitam manter o serviço de bar e restauração, ajustado às necessidades dos trabalhadores, implementando novas respostas.   k) Prosseguir a reestruturação interna de ajuste da estrutura às necessidades associativas e aos condicionalismos impostos.   l) Equilibrar a gestão dos bares e refeitórios afectada pelo agravamento do IVA, pela suspensão do apoio financeiro e da cooperação do Estado a esta actividade.  

m) Promover encontros e convívios específicos de grupos de associados - famílias trabalhadoras da Segurança Social, aposentados, jovens e outros.   n) Organizar espaços de música (tradicional, música de intervenção, fado, etc.). o) Realizar cursos de formação específicos (informática, línguas, vídeo, fotografia, etc.).   p) Dinamizar passeios a regiões com história e interesse paisagístico, fomentando o convívio entre trabalhadores de regiões diversas reforçando laços identitários da Segurança Social, independentemente da região em que se inserem os serviços.


Informação Associativismo e Cooperação q) Manter, reforçar e melhorar a cooperação entre o CCD, a CCD-Coop, Cooperativa de Consumo dos Trabalhadores da Segurança Social de Lisboa (na área económica ) e o Centro Comunitário de Desenvolvimento Social de Lisboa (na área social).   r) Trabalhar com a Associação Nacional dos CCD s da segurança social na procura das melhores soluções, projectos e estratégias que defendam o projecto associativo dos CCDs.   s) Manter a cooperação com instituições, organizações e associações estrangeiras, cujas dinâmicas e actividades possam de algum modo beneficiar os associados.   t) Trabalhar bilateralmente com CCDs da segurança social em projectos específicos, enquadrados pela ANCCD.

u) Considerar o correio electrónico como contacto informativo privilegiado com os associados.    v) Consolidar o Busílis electrónico, como espaço de informação e reflexão das actividades do CCD, da natureza e funções da Segurança Social e do associativismo em geral.   w) Manter as formas tradicionais de comunicação através dos placards nos locais de trabalho e do CCD Informa.

Desporto x) Manter e ajustar as condições disponibilizadas para a prática de desportos de equipa.   y) Dinamizar actividades desportivas que permitam a participação das famílias ao fim–de–semana (caminhadas, desportos radicais, passeios de bicicleta, petanca, canoagem, tiro com arco, jogos de mesa e outros).


Programa eleitoral