Issuu on Google+

Ano 1 edição 1

Organização é

TUDO

Uma grande formatura começa com planejamento. Confira algumas dicas.

Entretenimento

DIFERENCIADO

Conheça brinquedos que até adultos brincam como crianças.

Me formei

E AGORA?

Saiba o que fazer depois que pegar o diploma.

HUMMM... QUE DELÍCIA!

Renê Doninho e Wiviany Oliveira Mister e Miss Goiás 2011

Do tradicional ao excêntrico, os buffets de Goiânia trazem grandes opções para a sua festa ficar ainda mais cativante.


Para as melhores cenas

OS MELHORES CENÁRIOS

Não existe dúvida: as melhores fotos da sua formatura serão aquelas realizadas a frente de bons cenários e uma grande decoração. Como num filme, as melhores cenas precisam de cenários à altura. E uma grande formatura, sem dúvida, precisa do cenário ideal, ilustrando os melhores momentos da sua conquista. Por Isso, é muito importante que a comissão de formatura tenha em mente que a decoração e cenografia da colação de grau, assim como dos outros eventos, devem ter uma atenção especial. Afinal, trata-se da “cereja do bolo”, como diz o ditado.

“As formaturas exigem projetos exclusivos e que se adaptem totalmente às necessidades da turma e do curso”, explica Marcos Leite, diretor proprietário da Markos Cenografia, empresa que atua a dez anos no mercado goiano, trabalhando com cenografia de formaturas, casamentos, debut, bodas, congressos, cenários temáticos, forração, construção de palco, criação e produção cenográfica. Os projetos exclusivos são, de fato, o que marcam uma formatura, pensando em todos os registros do evento em anos posteriores. Todos os cenários que envolvem os formandos nas

diferentes festividades é que farão a composição de todas as recordações dos mesmos, registradas em fotografias e vídeos. Foi pensando nesse diferencial que a Markos Cenografia foi criada: “Queríamos uma empresa que pudesse se adaptar ao mercado de formaturas e às necessidades de cada comissão de formatura”, completa Marcos, que ainda pauta o sucesso da empresa em dois grandes pilares de

atuação, transparência e honestidade em todas as etapas do trabalho com as comissões. A comissão de formatura precisa ficar ciente que um trabalho de cenografia demanda tempo e são projetos exclusivos, por esta razão, precisa ser contratado com antecedência. Para os interessados em contatar a Markos Cenografia e conhecer os trabalhos já realizados pela empresa, as redes sociais também estão a disposição.

(62) 3288-1744 9137-1719 markoscenografia@hotmail.com www.markoscenografia.weebly.com


EDITORIAL edição - 01 Fevereiro de 2011

Revista Formatura GO é uma publicação da SR Eventos Ltda. Rua B-1, Qd. 03, Lt. 15, St Americano do Brasil 62 3432-3070 / 62 3286-3435 - Goiânia - GO contato@formaturasgo.com.br

Há alguns anos, quando nos formamos, descobrimos que não era fácil desenvolver uma festa de formatura, afinal, como saber se a empresa é de confiança? Quais serviços contratar? Como desenvolver uma festa com qualidade? Então, por que não dar opções para as turmas? Assim, surgiu a idéia de produzir uma revista na qual os formandos pudessem não só escolher as empresas para contratar, mas também entender o verdadeiro significado da formatura e quais são os passos que devem ser dados para concretizá-la.

Patrícia Ramos

Claudio Rodrigues

Diretora Geral e Diretor Executivo

A Formaturas GO não é um guia, mas sim uma revista informativa e com a finalidade de interagir com os formandos. Além disso, estamos lançando a primeira publicação do gênero no estado de Goiás, trazendo novidades para este segmento e ainda com um portal recheado de informações. Nesta primeira edição, vocês poderão conferir algumas matérias de grande importância: Gastronomia, Espaços para festas, Certo e errado, Moda e os tipos de eventos de maior relevância. Desenvolver esta revista também não foi uma tarefa fácil, começamos este trabalho árduo, juntando experiências e buscando no mercado de eventos as melhores opções oferecidas. Uma vitória nossa e de toda classe estudantil do estado de Goiás. Esperamos que a Revista Formaturas GO corresponda ao seu real objetivo, que é orientar e auxiliar nas tomadas de decisões das diversas empresas. Que sua formatura se torne um grande sucesso. Boa leitura!

EXPEDIENTE Realização

SR Eventos Ltda.

Diretora Geral

Patrícia Ramos patricia@formaturasgo.com.br

Diretor Executivo

Claudio Rodrigues claudio@formaturasgo.com.br

Jornalista Responsável

Evelin Santos MTB: 25.490/SP jornalismo@formaturasgo.com.br

Agência de Propaganda

INDÍGENA Propaganda www.indigenapropaganda.com.br

Design e Diagramação

Rodolfo Ferreira rodolfo@indigenapropaganda.com.br

Colaboradores

Dep. Jurídico Dra. Ana Cristyna OAB/GO 22421

Fotolito e Impressão Gráfica e Editora Talento www.graficatalento.com.br

Contatos Comerciais

Rhodner Santana Silvia Carvalho Waldenyr de Souza Andressa Khariny

62 3432 - 3070 62 3286 - 3435 62 8144 - 2555 62 8425 - 1513 contato@formaturasgo.com.br

Periodicidade: anual Distribuição: Dirigida

CAPA Foto

Hélio Junior - Hektapoto’s contato@hektaphotos.com.br

Cabelo e Maquiagem

Le Touche Cabelereiros celso.rezende@letouche.com.br

Becas e Acessórios

Criativas Becas lindaci@criativasbecas.com.br

Criação Capa

INDÍGENA Propaganda www.indigenapropaganda.com.br

Agência de Modelos Voga Models contato@vogamodels.com.br (Miss Goiás 2011) Wiviany Oliveira wivianyoliveira@gmail.com

Major Model luanajaime@gmail.com (Mister Goiás 2011) Renê Doninho rene_jr_22@hotmail.com

As materias publicadas não expressam necessariamente a opinião da revista, sendo de inteira responsabilidade dos colaboradores. O conteúdo dos anúncios e os conceitos por eles emitidos são de inteira responsabilidade dos anunciantes. Os representantes comerciais não tem vínculo empregaticio com esta revista.


INDICE INDICE


Formatura

8

O EVENTO!!!

Após concluir todas as exigências curriculares de conclusão de um curso específico, o aluno tem o direito de participar de um evento (ou conjunto de eventos) a que denominamos de Formatura. Nesse processo de formatura, há um único evento obrigatório e vários eventos opcionais. Detalhemos, aqui, os principais destes eventos:

COLAÇÂO DE GRAU Popularmente considerada como sinônimo de formatura, por tratar-se do único evento protocolar e obrigatório, imprescindível para o exercício das profissões regulamentadas legalmente no país. Na colação de grau, o aluno recebe a outorga de grau. Tal outorga de grau é concedida pelo Governo da República Federativa do Brasil, através da legítima representação da Congregação do Centro Universitário (sob a liderança do Reitor ou, sob sua delegação, Pró-Reitor ou Diretor da Faculdade). Cada instituição possui normas próprias para a realização da Colação de Grau. Configura-se como um evento de grande tradição e pompa, com simbologia que re monta às Universidades da Idade Média. Utilizamse os trajes talares, que variam de acordo com o status (Reitor, Pró-Reitores, Diretores, Professores e Acadêmicos). Importante lembrar que a Colação de Grau Solene, mesmo realizada fora da Instituição de Ensino, deverá seguir rigorosamente as regras protocolares da referida Instituição.

EVENTOS COMPLEMENTARES/OPCIONAIS A. PRÉ-EVENTOS Há uma série de possibilidades de eventos prévios à formatura propriamente dita. Estes eventos normalmente são propostos ou orientados e executados pela empresa organizadora contratada pela comissão de formatura.

B. CULTO ECUMÊNICO Habitualmente realizado nas proximidades da data da colação de grau, trata-se do momento de oração, agradecimento e homenagens dos concluintes. Pode-se realizar um culto envolvendo todas as religiões abrangidas pelos concluintes e suas respectivas famílias.

C. AULA DA SAUDADE um evento de caráter

informal onde, em clima de descontração, um ou mais professores da turma, são convidados a desenvolver atividades-surpresa que remetam a turma concluinte a relembrarem etapas vividas durante todo o período de graduação. É também uma forma de homenagem, convidar professor (es) para executar (em) a aula da saudade. A informalidade, a extroversão e o lazer marcam este evento que traz também uma grande dose de emotividade, de acordo com o planejamento do mesmo.

D. BAILE/FESTA DE FORMATURA O formato deve ser personalizado para a turma concluinte, sendo mais adotado o baile de gala, agregado a jantar ou assemelhado. Naturalmente, o que definirá será o perfil da turma e a disponibilidade de recursos para tal.

E. REENCONTROS encontros formatos:

dividem-se,

PÓS-EVENTO basicamente,

Estes em dois

1. Reencontros imediatos – realizados após um mês do período de formatura com objetivo de confraternizar e compartilhar as emoções vividas. 2. Reencontros temporários – realizados em ciclos definidos pela turma (a cada 5 anos, 10 anos, etc...). O objetivo é a manutenção do contato entre os, agora, profissionais de mercado, visando o intercâmbio de informações, Network e, principalmente, aprofundamento dos vínculos amistosos. .... O importante é se lembrar de que: a. O evento protocolar, formal e obrigatório de uma formatura é a Colação de Grau. É possível uma personalização da Colação de Grau, porem o Protocolo Oficial precisa ser respeitado para que a mesma não seja invalidada. b. A formatura é um momento único na vida do acadêmico e da Instituição de Ensino... faça de forma prazerosa, em total sintonia com sua Instituição de Ensino e tenha momentos inesquecíveis para guardar. Professor Waldenyr Martins de Sousa


10

É hora de vestir a

BECA

Tradição das colações de formaturas, as becas são a grande vestimenta que marca o rito de passagem ao receber o diploma. Você pode ficar até meses inteiros pesquisando sobre o traje que vestirá durante as festividades da sua formatura: aula da saudade, jantar ou baile, mas durante a colação de grau, tenha certeza: você estará trajando a tradicional beca. O modelo ou comprimento podem até variar, mas a beca será o seu traje especial. Mas por que a beca? O traje tem sua origem na Europa dos séculos XII e XIII, períodos em que as universidades começaram a tomar forma como instituição. Até então, a beca era uma vestimenta diária, que marcava o acadêmico como tal, não importando se ele era professor ou aluno. A beca era uma forma de identificar que o indivíduo fazia, de alguma forma, parte da academia, como explica Lindací Santos, proprietária da Criativa Becas, empresa com mais de 11 anos de mercado, no segmento de locação de becas para formatura. As cores das faixas que acompanham os cursos surgiram muito tempo depois. A primeira cor diferenciada foi a branca, retirada dos debruns de pele dos Bacharéis em Artes de Oxford e Cabridge, que passou a designar as Letras e as Artes. O vermelho então foi direcionado para a teologia, por ser uma das cores mais tradicionais da igreja. O verde, a cor das ervas medicinais, passou, então, a ser adotado pela medicina. Assim, as cores foram sendo destacadas para as áreas.

Criativa Becas Adulto e Infantil

(62) 3290-5444 9223-2608 lindaci@criativabecas.com.br www.criativasbecas.com

Lindací explica que, hoje, as cores são impostas pelo MEC, mesmo para o ensino fundamental e médio. A Criativa Becas trabalha com becas adultas e infantis, e tem profissionais especializados que cuidam dos detalhes de cores e outros e, ainda, assessoram para vestir e recolher as becas. Ela oferece também as becas das autoridades da mesa diretiva, a borla, canudos, panóplia com as bandeiras e acessórios extras.


11

Agora, a Formaturas GO informa as cores de alguns cursos de graduação. Confira qual é a sua:

JABÔ CAPELO TÚNICA FAIXA

Foto: Hélio Junior

CAPA


12

Quanto vale

um SONHO?

Em meio a um turbilhão de atividades que envolvem a formatura, algumas turmas estão se esquecendo da importância de se comemorar a vitória da graduação Quantos momentos importantes você guarda na memória? Alguns eventos na vida de todo ser humano ficam para sempre em suas lembranças, já reparou? A festa de debutante, a primeira viagem com a turma da escola, casamentos, entre outros. Algumas memórias simplesmente tornam-se especiais demais para serem esquecidas e a festa de formatura encaixa-se nesta lista. A imagem de jogar o capelo para cima, receber o diploma, a comemoração da aula da saudade, a valsa do baile. Tudo ao lado de seus amigos de jornada, de conquista e participantes ativos de toda a sua luta para que aquele dia chegasse. Por isso é que, com muita tristeza, observamos o ritual da formatura perder o seu brilho para algumas turmas, que erram ao optar por não fazê-la. “Muitas pessoas acham caro, desnecessário ou perda de tempo comemorar uma vitória. Eu digo que a vida passa muito rápido e cada conquista deve ser comemorada a altura. Mas isso depende do valor que cada um dá a estes momentos únicos na vida, que jamais voltarão”, opina Rejane Dias, diretora da Dias & Lucena, empresa especializada em formaturas, que atua no ramo de Cerimonial e Fotografia, com 14 anos de mercado e pioneira no trabalho de administração de eventos no Estado de Goiás. “A formatura tem seu tempo e este não voltará mais. Os momentos vividos nestes dias de comemorações coroam os anos de sacrifícios feitos para alcançar essa conquista, apresentando à sociedade

Avenida T-3, Qd.171, Lt.09 Setor Bueno, Goiânia - GO (62) 3091-1984 9192-4492 www.diaselucena.com.br

į íğßPıĽğQįıŒàįĤŒľįıŒßĉîį įŒĤıįæcîįʼníØıPğVįßPÃĥ

os mais novos profissionais e só quem passar por eles, poderá descrever a emoção vivida”, completa Rejane. De fato, você, caro formando, pode responder: quantas vezes você terminará a sua primeira faculdade? Nos dias de hoje, são infinitos os formatos de eventos de formatura que as turmas podem aderir, dependendo sempre das possibilidades financeiras e do número de integrantes do grupo. Nada se torna impossível, ainda mais quando auxiliados por empresas de administração de eventos, que sabem, mais do que ninguém, como fazer milagres para gerarem festas inesquecíveis. No caso da Dias&Lucena, os eventos são assinados e cuidadosamente coordenados pela advogada e cerimonialista de eventos Rejane Dias. A equipe fotográfica é coordenada pelo Administrador e fotógrafo Marcelo Dias. Juntos, administram a empresa e coordenam sua equipe composta por eficientes profissionais e colaboradores preparados para materializar o sonho de seus formandos.

Porque completar a memória com bons sonhos não tem preço!


14

ŒqíğPxcî

QįğÃĔĽQį‚ñįŒʼnŒæıñ

Parte essencial de qualquer decoração, as flores são mais do que uma ornamentação para as festas de formatura. Elas ajudam a contar a história de todo o ambiente...

Se você faz parte de uma comissão de formatura, poderá responder a essa pergunta: Em qual lugar, da lista de prioridades, a decoração dos seus eventos está colocada? Certamente, não está no topo da mesma, mas tenha certeza de que ela é primordial para todas as etapas das suas festividades. Afinal, a decoração dá todo o charme, como explica Cleuza Santos, proprietária da Floricultura Moça Bonita, empresa com 25 anos de existência.

Além disso, a Floricultura tornou-se referência no mercado goiano, pois, além da qualidade do serviço, garante aos formandos também a qualidade dos produtos e pontualidade na entrega, o que é primordial quando a turma de formandos terá mais de uma festividade em seu calendário, como culto, colação, jantar e baile.

Com a decoração definida, o resultado é visto com relevância nas ornamentações realizadas, em sua grande maioria, valorizando as cores predominantes dos cursos. “O diferencial é buscar riqueza Os eventos entraram nas atividades da floricultura nos detalhes das ambientações, assim o investiapós muito tempo de existência. Há 17 anos a frente mento financeiro é de extrema importância para da Moça Bonita, Cleuza Santos começou com mon- esta área, pois a decoração exige glamour.” tagens florais e jardinagem: “A princípio, o trabalho Envolve muito mais do que a gente imagina, não é? na floricultura foi indicado como terapia. Com o tempo, o amor pelo negócio tomou forma. A parte Mas você, formando, que não conseguiu responder à de decoração de eventos entrou para o rol de ser- primeira pergunta de nossa matéria, não se sinta culviços da floricultura, por uma exigência do mercado. pado. Apesar de parte importante das formaturas, a Hoje, esses eventos são o carro chefe da empresa”. decoração parece ser algo tão intrínseco aos eventos, que não é cogitada de imediato. Tratando-se do mundo das formaturas, Cleuza e sua equipe sabem que a palavra de ordem para a empresa é atualização, uma vez que esses eventos, E você? Vai pensar na decoração com em especial, precisam de criatividade. “É preciso mais carinho para a sua formatura? reciclar sempre, participar de diversos cursos e feiras buscando novidades para a área”.

Av. T2 nº 1.230 Setor Bueno - Goiânia - GO (62) 3251-3266 3251-3269 floriculturamocabonita@hotmail.com


FARTURA E

como o próprio dono exige.

Se existe um grande diferencial no Espaço Akhenaton, é a fartura de todos os seus cardápios, conforme o seu proprietário, o Sr. Dario Dall' Agnol, gosta de ressaltar. É claro que a casa possui outras grandes vantagens para as comissões de formatura que a procura, mas a variedade de pratos, feitos com muito cuidado e abundância de paladar é o que traz mais orgulho ao grupo, que teve sua história iniciada em 2001, quando Dario adquiriu as instalações aonde se encontra o Akhenaton hoje. Com uma grande reforma concluída ao final de 2005, o espaço teve suas portas abertas para o mercado

ter suas particularidades, agregar um local privilegiado com vias de fácil acesso, estacionamento amplo para todos em um Buffet completo é o maior trunfo para que o Akhenaton ganhe notoriedade sobre os demais. A junção de fatores e o cuidado especial da equipe é que fazem o sucesso da casa: “Se o buffet falhar, o evento estará comprometido, muito embora saibamos que todos os itens são essenciais. Levamos isto tão a sério que nos preocupamos com o evento até mais do que os seus realizadores. Encontrar todos serviços em um só local traz transtornos em uma escala muito menor para todo organizador de festa.”

de eventos de Goiânia em 2006, depois da possibilidade da casa abrigar uma grande churrascaria ser descartada, pela carência de grandes locais para eventos na região. Com uma estrutura nova, Dario entrou para o mundo de eventos já pensando que um grande cardápio seria o seu maior diferencial. Seus clientes encontram grandes variedades, com uma influência do sul, sua terra de origem, como ele explica: “Quem realiza uma festa, não espera, não deseja nada racionado! Espera um tudo! Outro aspecto que consideramos de vital importância é estacionamento para todos. Sem isto, faltará uma perna de apoio.” Apesar de cada comissão de formatura possuir aspectos diversos e cada evento

Para as comissões de formatura resta a escolha do cardápio, com entrada de frios e jantar com quatro tipos de carne, preparadas em forno, fogão e brasa, além de salgados, feitos sob medida para os eventos. “Salvo os salgados, onde temos fornecedor terceirizado, absolutamente tudo é elaborado por nós, no dia da realização do evento, o que nos garante pratos saborosos e saudáveis”, assina Dario. É claro que tanto cuidado exige uma reserva de tempo. Para as comissões que pretendem fazer a festa no Espaço Akhenaton, são necessários contratar o espaço e buffet com seis meses de antecedência.


17

SABOR

Rodovia GO 060, s/n – km 5 Conjunto Vera Cruz – Goiânia - GO (62) 3298-5156 espacoakhenathon@hotmail.com www.espacoakhenaton.com.br


18

FAZENDO A SUA CABEÇA Não basta um vestido bonito. Penteados elegantes e uma bela maquiagem fazem do rosto de toda formanda um grande cartão de visita na noite de glamour. “O rosto é o cartão de visitas de uma pessoa”. A frase que passeia em todas as conversas sobre aparência e marketing pessoal torna-se ainda mais verdadeira quando se pensa no dia da formatura. Afinal, de que adianta um belo vestido ou smoking sem um cuidado especial com a face e os cabelos na formatura? Pensando nisso, é preciso procurar os melhores profissionais para não fazer feio na sua noite de gala. Benedito Pires, Ines Biazi e Ivani Barroso, proprietários do salão Le Touche, garantem essa afirmação: “O Le Touche existe há 16 anos. Ele surgiu da união de três amigos que trabalhavam em outro salão de beleza, já renomado. Hoje, com duas unidades, temos o orgulho de possuir o título de referência quando se pensa em cabelo e maquiagem em Goiânia.” Para as formandas, o céu é o limite, já que elas possuem infinitas possibilidades, de acordo com o estilo de cada pessoa. “Penteados e maquiagem dependem mesmo do gosto do cliente”, observa Benedito. Apesar disso, é bom que as mulheres fiquem ligadas nas tendências e prestem atenção no que fica melhor para cada idade: “A idade influencia muito. E existem tipos de maquiagem que são especialmente direcionados para um público mais jovial”.

Mães, irmãs e amigas precisam de cuidados especiais. Assim, Benedito ressalta que a vontade da formanda pode ser o diferencial na hora das convidadas escolherem seu visual: “Algumas formandas preferem estar mais diferenciadas das demais convidadas, por isso, exige-se um penteado/maquiagem mais elaborados. Outras já não se importam tanto com esse quesito”. Benedito ressalta que o mais importante é não se deixar levar por diferentes opiniões e deixar de lado o estilo próprio: “Consequentemente, o maior acerto é já conhecer previamente o que lhe cai bem. Isso ajuda o profissional na hora de realizar o trabalho”. Indica-se que a formanda reserve seu horário com quatro a cinco meses de antecedência, para não correr o risco de ficar sem um horário conveniente de atendimento no Le Touche.

Dessa forma, sempre é bom escolher o salão com antecedência, pois, em alguns casos, é necessária uma prévia para saber qual o melhor estilo de penteado e make up, já que tudo precisa estar em sintonia com o figurino.

AV. T-1, Nº 2326 – SETOR BUENO - GOIÂNIA-GO (62) 3251-7794 3251-2240 RUA C-137 Nº 125 – SETOR NOVA SUÍÇA - GOIÂNIA - GO (62) 3285-6651 3285-6600 contato@letouche.com.br www.letouche.com.br


20

TUDO ACONTECE

NA PISTA DE DANÇA Os embalos das formaturas estão cada vez mais modernos. Seguindo a tecnologia e as técnicas de interatividade, os formandos podem dar show em meio a luzes e sons.

Os filmes de Hollywood já decretaram uma infinidade de vezes: é na pista de dança que as coisas acontecem. A grande concentração de pessoas em um baile de formatura se encontra no local de dança e interação. É por isso que em tempos de tecnologia tão avançada, um show de luzes e cores é proposto pelas empresas de iluminação que trabalham com esse tipo de evento. “Goiânia necessitava de empresas que prestassem serviço de sonorização e iluminação com preço mais acessível, porém, sem perder a qualidade. Além de termos realizado este objetivo, ainda trouxemos para Goiânia inovações tecnológicas como o piso interativo”, conta Felipe Perilo, diretor da 4FUN, empresa especializada na área. Foi essa necessidade, inclusive, que deu início à empresa. Os sócios da 4FUN já trabalhavam com eventos há mais de cinco anos, quando sentiram que poderiam fornecer um serviço diferenciado, com mais qualidade, pontualidade e eficiência. Criaram assim a empresa de iluminação e sonorização que já é destaque em Goiânia, além de serem responsáveis também, pelo espaço de eventos ANSEF.

“A pista de dança é a que gera maior exigência entre os formandos, logo é importante investir neste espaço para que a iluminação e sonorização façam a diferença no seu evento e cause realmente um bom impacto”, conta Felipe. Para os formandos de 2012, a grande novidade para o baile é o piso interativo, uma ferramenta nova que pode ser utilizada de formas infinitas. Outras possibilidades são as TV’s de LCD e Plasma, pista e pontos de luz em LED, além do laser, que continua sempre fazendo sucesso. A tradicional chuva de prata e os fogos indoor continuam em alta. Para as turmas que pretendem contar com todas as possibilidades da 4FUN, Felipe aconselha que o contrato seja fechado com uma reserva de seis meses de todos os equipamentos. Tudo para fazer da sua pista um show à parte!

Felipe garante que, quando se pensa na formatura, a questão da qualidade em todos os pontos do trabalho é muito mais exigida, em comparaçáo com outros eventos: “Os formandos são mais exigentes na produção, afinal é um momento de consagração.”

(62) 3283-4584 8139-8084 contato@grupomajestic.com.br www.grupomajestic.com.br


íàįĔĽįğíĽĉQ

22

Maísa Gouveia

Com dois ateliês em Goiânia, um exclusivo para noivas e um para festas, Maísa Gouveia é um dos maiores nomes da moda do Centro-Oeste. Referência de elegância e criatividade, a estilista conversou com a Formaturas GO e dá dicas importantes para as formandas que desejam estar deslumbrantes em todos os seus eventos. Confira: Formaturas GO: Há quanto tempo você está no mercado? Como vê a tendência da moda no estado para grandes eventos? Maísa Gouveia: Estou no mercado há 18 anos. A moda é um reflexo do que está acontecendo no mundo, não existe uma tendência característica de maneira que identifique um estilo marcadamente goiano. A moda aqui segue a mesma tendência da moda no mundo de forma geral, é claro que sempre respeitando o biótipo das pessoas e o clima do nosso lugar.

Formaturas GO: A grande diversidade de cores e modelos de vestidos é responsável por fazer das mulheres os maiores destaques das noites de formatura?

Formaturas GO: As mulheres ainda se preocupam com os homens no quesito vestimenta em grandes eventos?

Formaturas GO: A noite do baile de gala, para as mulheres que ainda não se casaram ou têm filhos, é a noite mais importante de suas vidas, pela grande conquista alcançada? Elas tentam demonstrar isso através do figurino?

Maísa Gouveia: Sim, portanto é importante que o homem matize o terno com o vestido da dama, dando atenção especial a gravata que pode, ou não, ter o tom do vestido da dama.

Maísa Gouveia: O que faz as mulheres estarem radiantes é a alegria da realização de um sonho. Nosso clima favorece muito o uso de cores vibrantes e nos dá a liberdade de aplicar tecidos fluídos com movimentos, que acompanham a dança da alegria que embala o clima de formatura.

Maísa Gouveia: Acredito que a colação de grau seja o momento mais importante. Para o baile, ela

Rua 1.139 Nº 111 St. Marista (62) 3242-2844 3242-2065 www.maisagouveia.com.br

lança mão de decotes, fendas e detalhes que marcam a silhueta. Formaturas GO: Mães, irmãs e parentes próximos também devem estar elegantes. Para essas mulheres, quais são os melhores modelos? Maísa Gouveia: Cada ocasião permite um traje diferente, porém a noite é da formanda. Mães, parentes e amigos não devem usar trajes que concorram ou chamem mais atenção. Formaturas GO: Para as formandas de 2012, quais os modelos que estarão em alta? Maísa Gouveia: A moda casual muda com a estação, porém a moda festa habillé segue o estilo de cada pessoa. Como estilista, tento interagir com a cliente e me adequar ao estilo de cada uma. Na primeira entrevista, ela me dá o vetor que deseja, e nesta direção, vou criando um perfil imaginário. Então, apresento algumas opções em desenho, a cliente vai aprovando até chegar o resultado final. E é isto que faz o trabalho ser exclusivo.


Œľįʼníľ

23

Estilo Fashion Locações

A Estilo Fashion é uma das grandes referências de Goiânia sobre o vestir bem para homens. A frente de duas lojas na capital goiana, Tony e Vanda administram novidades de vestuário masculino em todas as estações e nos deram algumas dicas sobre elegância e sofisticação para os formandos. Confira: Formaturas GO: Há quanto tempo a Estilo Locações está no mercado? Como vê a evolução da moda no estado para grandes eventos? Estilo Fashion: A Estilo existe há cerca de 20 anos e possui, hoje, duas lojas, sendo uma na Rua 137, setor Marista, e outra na Av. T-4, setor Bueno. Trabalhando todos esses anos com eventos dos mais variados, vemos uma clara evolução na maneira como as pessoas lidam com eventos especiais e seus figurinos. Antigamente, as pessoas se constrangiam em alugar uma roupa. Hoje, elas aderiram a essa prática. Tornou-se, inclusive, bastante usual, já que é possível usar roupas atuais, sem a necessidade de ter um alto custo com aquisições. Formaturas GO: As mulheres ainda se preocupam com os homens no quesito vestimenta em grandes eventos ou esse cenário vem mudando nos últimos anos? Estilo Fashion: As mulheres sempre dominarão, em grande parte, a escolha dos modelos, ou pelo menos, participarão ativamente do processo. Elas sempre acompanham seus parceiros, e ajudam a escolher modelos, cores, entre outros.

Formaturas GO: Os homens estão arriscando mais no figurino em eventos de gala? De que maneira? Estilo Fashion: Estão arriscando sim. O composê é muito utilizado agora. A mistura do colete do fraque com o terno é um exemplo. Antes, utilizava-se muito o meio fraque, mas hoje essa é uma escolha que depende muito da turma e do cerimonial. Observamos também a volta do uso do terno com dois botões. Formaturas GO: Quais são as dicas para os formandos que terão mais de um evento festivo, como jantar e baile em dias separados, para se destacarem de maneira distinta?

Caso seja uma escolha do casal, costuma-se utilizar a combinação da cor do vestido com a gravata do homem. Formaturas GO: O homens acabam se confundindo com os nomes dos trajes. Explique-nos e deixe um dica para 2012. Estilo Fashion: O costume inglês é o atual paletó. O que chamamos de terno, atualmente, seria o costume, pois a palavra terno se origina do três – em moda, três peças: calça, colete e paletó. A grande novidade para os formandos 2012 é o costume com dois botões.

Estilo Fashion: Uma dica rápida para os formandos 2012 é, para o culto ou missa, o uso de terno com gravata da mesma cor. Para o jantar, o mais elegante seria o smoking. E para o baile, pode-se escolher o composê de costume. Formaturas GO: A combinação do figurino masculino com o feminino, pode acontecer nos detalhes? De que maneira? Estilo Fashion: A combinação de modelos sempre é muito comentada. Mas é preciso deixar claro que ela não é obrigatória.

Loja 1: Av. T-4, 218 - Setor Bueno (62) 3281-2329 Loja 2: Rua 137, 525 - Setor Marista (62) 3278-2818






 AUL A DA SAU DAD E

E STA É UMA AULA FEST IVA E SIMB ÓLIC A , NA QUA L FERE M SUA S OS PRO FESS ORES HOM ENA GEA DOS PRO OS . É TAM BÉM MEN SAG ENS FINA IS AOS SEUS ALUN ERNI ZAÇÃ O UM MOM ENTO DE DIVE RSÃO E CON FRAT OS . TEM OS ENTR E OS PRO FESS ORES E FORM AND

CARA M , DE SAU DAD ES DE EVEN TOS QUE NOS MAR

CULTO ECUMÊ NICO

M OMENTO

PROVIDÊ NCIA .

G RAÇAS À QUELE

O EVE NTO MAI S ESP ERA DO E DES EJA DO PEL O FOR MAN DO . O SIM BOL ISM O DA COL AÇÃ O EST Á REP LETO DE EXP ECT ATIV AS ; TOD OS OS OBS TÁC ULO S , DIFI CUL DAD ES , ALE GRIA S , CON QUI STA S , LÁG RIM AS , NOI TES INSO NES , CUL MIN AM NES SA NOI TE EM UMA EXP LOS ÃO DE SAT ISFA ÇÃO E ORG ULH O .

O

ENCERRAM ENTO DAS FESTIVIDA DES .

E

ESSA

CONCLUS ÃO PRECISA SER COM CHAVE DE OURO .

G ARANTIRE MOS

QUE SEU BAILE , QUER SEJA MAIS

FORMAL OU DESCONT RAÍDO , FIQUE MARCADO ETERNAM ENTE EM SUA MEMÓRIA .

Rua B1 Qd 03 Lt 15 N°167 Vila Americano do Brasil, Goiânia-GO (62)3432-3070 contato@claudiorodriguesformaturas.com.br www.claudiorodriguesformaturas.com.br facebook.com.br/claudiorodriguesformaturas

PELA

AO FINAL DESSA CAMINH ADA ,

QUE LHE AJUDOU ALCANÇ AR

A ALEGRIA DA VITÓRIA !

COL AÇÃ O DE GRA U

BAILE DE GALA

E

D EUS

JUNTO COM OS FAMILIA RES E AMIGOS VOCÊ DÁ

. FATO S POSI TIVO S E EMO CION ANT ES

É

PARA AGRADE CER A


Porque momentos assim...

...não podem passar em branco!

Av. C-1 nº 993, Jd América Goiânia GO Contatos: (62) 3286-3435 8425-1513 of.contato@hotmail.com.br www.studiomakingof.com.br www.facebook.com/makingofstudio


Para

você

mesma!

Cursos de auto maquiagem do O Boticário ensinam mulheres a tornarem-se profissionais de si mesmas.

Assim como a Festa de Debutante e o casamento, a formatura é o tipo de evento singular, que permite às mulheres penteados e maquiagens em dias especiais de salão de beleza. Mas para todos os outros dias do ano, cabe a cada uma cuidar da pele e não fazer feio na hora de se arrumar para a rotina diária e, claro, as baladas noturnas. Pensando nessas mulheres, a rede O Boticário realiza há 15 anos o curso de auto maquiagem. Com duração média de quatro horas, o curso teve seu início nas unidades de Goiânia, como explica professora Pingo, instrutora dos cursos na capital: “Nestes 15 anos, somamos 50 mil alunos”. É essencial que a mulher saiba se maquiar hoje em dia, pois além das festividades, o trabalho também exige esse tipo de conhecimento e para quem começa uma carreira, chegar com o look em dia, certamente é um diferencial. A inscrição para o curso de auto maquiagem pode ser feita em qualquer uma das 35 lojas O Boticário da cidade. Ele acontece diariamente, em horários alternados, na unidade do shopping Bounganville, no setor Bueno. “O horário mais procurado é o noturno. Recebemos alunos de todas as idades. Durante as férias, colocamos em nosso cronograma, um curso teen, para atender as adolescentes que, neste período, procuram mais o curso. No entanto, ao longo do ano, a classe é bem mista”, explica Pingo. Cada turma comporta, no máximo, 16 pessoas, na maioria mulheres, mas homens também realizam os cursos, muitas vezes para uma especialização profissional. A diversidade de clientes que procuram o curso também é aumentada pelo cuidado dos proprietários da unidade Bounganville em disponibilizar um elevador direcionado para casos especiais, como gestantes e cadeirantes, que têm, dessa forma, o acesso facilitado ao segundo andar da loja, onde as atividades são realizadas.

Em um bate-papo com a equipe da revista Formaturas Go, Pingo deu algumas dicas sobre o passo a passo de uma maquiagem bem feita. Fique ligada para que você não tenha mais problemas com o seu make up durante o seu dia ou noite. Antes de tudo, é preciso preparar a pele para a maquiagem. Não se maquia o rosto antes de uma boa limpeza. Para isso, use sabonete; um bom tônico, que complementa a limpeza, minimiza poros e equilibra o PH da pele; um hidratante para área dos olhos e, por fim, o protetor solar.


27

Após esses cuidados, a auto maquiagem pode ser iniciada. São 12 passos para um trabalho completo: 1- Primer facial: trata-se do fixador de maquiagem;: 2- Base ou duo base (base e pó juntos); 3- Corretivo; 4- Pó compacto ou pó facial; 5- Primer para os olhos: no caso dos olhos, além de fixar a maquiagem, o primer ressalta a cor da sombra; 6- Sombra; 7- Lápis de contorno para os olhos; 8- Delineador;

Pingo garante que, sem todos os passos realizados corretamente, problemas certamente ocorrerão com a maquiagem. Sem a limpeza, por exemplo, a pele não tem uma preparação correta, podendo ficar oleosa e perder a maquiagem facilmente. Ao contrário, com todas as dicas seguidas à risca, a mulher terá apenas que se preocupar com retocar o pó, o blush e a boca. Ficou curiosa? Quer aprender esses truques ao vivo? Então, tome nota: o curso de automaquiagem do O Boticário tem o custo de 80 reais. No entanto, clientes têm a opção de pagar 40 reais, mediante a compra de três produtos da marca, das linhas de maquiagem e cuidado facial. Para grupos, existem, ainda, descontos especiais.

Que tal, você perfumada e maquiada?

9- Máscara para cílios: o famoso rímel; 10- Lápis de contorno para os lábios; 11- Batom ou gloss (brilho labial); 12- Blush.

www.oboticario.com.br


28

RESTAURANTE

CHÃO NATIVO Gostinho de comida caseira e proximidade com o cliente.

Um dos restaurantes mais tradicionais e famosos da cidade abre espaço para realização de eventos fechados, como jantar para os pais e reunião para as comissões. Com 15 anos de existência, o Chão Nativo ainda tem pleno cuidado de seus fundadores, Dona Ione, proprietária e ainda responsável pela comida e Paulo Filho, que gere a parte administrativa do empreendimento. Receber famílias inteiras para as comemorações da formatura são uma rotina para a equipe do restaurante. Mais do que isso, o Chão Nativo é procurado, com muita frequência, para confraternizações de todos os tipos: aniversários, empresas, reuniões, entre outros, todos marcados pelo delicioso cardápio goiano. “Temos um espaço bem acolhedor, de família, com uma ambientação totalmente diferenciada dos demais, com as características de casa de fazenda. Além disso, o atendimento é conhecido por sua excelência, pois aproximamos nossos funcionários aos clientes, para que eles se sintam realmente em casa”, explica Paulo Filho, justificando o sucesso do restaurante. Para os eventos noturnos, a casa é reservada com exclusividade, para que o evento aconteça da forma mais adequada, possuindo a capacidade de atender festividades para até 300 convidados.

=ŒßñįĽàįŒĤĉPxî dŒàįPqíØÀŒ‚í𠂍į PßÊØÃQ

E se o almoço do chão nativo é conhecido por seu cardápio típico goiano, com mais de 50 variedades de pratos, além das saladas e de doces caseiros, com destaque para o empadão goiano, pequi, guariroba, angu de milho, paçoca de pilão, linguicinha frita na hora, galinhada, leitoa à pururuca, frango caipira, carne recheada da roça, entre outras, o restaurante atende diferentes pedidos e trabalha com pratos mais sofisticados, conforme as necessidades dos clientes que fecham os eventos noturnos. Aberto diariamente para o almoço, de segunda à domingo, e com possibilidade de reservas noturnas para todos os dias, o atendimento do Chão Nativo é realizado por uma equipe de 20 funcionários e supervisionado pessoalmente pelos proprietários, “para ter sempre um diferencial de atendimento”, como garante Paulo.

Av. T-11, esq. c/ T-4 Setor Bueno - Goiânia - GO (62) 3241-2266 chaonativo@restaurantechaonativo.com.br www.restaurantechaonativo.com.br


29

Tudo em um lugar só Em meio a uma infinidade de decisões acerca da formatura, comissões podem encontrar conforto na contratação de empresas especializadas. Decisões, decisões e mais decisões. Os integrantes de uma comissão de formatura, ao aceitarem o desafio de transformar o sonho da turma em uma realidade, precisam estar cientes de que eles entraram numa maratona de escolhas. Não se trata de um período fácil, afinal, como encaixar a vontade de tanta gente numa só festa? Por isso, uma hipótese interessante para os mais aflitos é o de optar por empresas que cuidem de mais de um ramo dentro de todos os que envolvem os eventos da formatura. Cada vez mais comum, é possível contratar empresas de cerimonial que, além de assessorar toda a formatura, já realizam os trabalhos de decoração, iluminação, cenário, sonorização entre outros. Esse é o caso da empresa Ximenes Eventos, empresa tradicional no mercado goiano, que leva a assinatura da cerimonialista mais famosa do estado, Nádia Ximenes, com uma experiencia de mais de 20 anos, realizando formaturas e sonhos. A união de serviços pode ser muito importante para os alunos à frente da comissão, uma vez que, diferente de outros eventos isolados, a formatura é uma corrente de acontecimentos: “A Formatura tem uma programação mais extensa, podendo ter até cinco eventos (aula da saudade; culto ecumênico; colação de grau; jantar dos pais e baile) por turma. Além disso, a organização de uma formatura envolve um número maior de clientes e de convidados, o que exige mais experiência e domínio para conseguir agradar uma variação maior de gostos e opiniões”, ensina Nádia.

įį íğßPıĽğQį’įĽà ßíߌæıîįłæÃqî

Outra vantagem é que empresas mais completas têm um know-how para lidar e conseguir conciliar as expectativas de todos os formandos, que sempre podem procurar os profissionais diretamente, diminuindo possíveis atritos e cobranças indevidas para cima da comissão. No caso da empresa Ximenes Eventos, esse acompanhamento é sistêmico: “Com certeza, a formatura é um momento único e inesquecível na vida de nossos formandos. Por isso, procuramos estar mais próximos, não somente da comissão de formatura, mas também da turma, acompanhando mais de perto o dia a dia deles. Aplicamos, também, uma pesquisa para traçar um perfil mais claro do grupo.” Fica, dessa forma, a cargo da comissão gerenciar a formatura em conjunto com a empresa, em busca de um melhor resultado. “Na nossa assessoria fazemos varias reuniões para escolhas e tomadas de decisões. Nossos clientes interferem em todo o processo de organização. Não só na decoração, mas em todo o planejamento de cenário, repertório musical, Buffet e etc”, coloca Nádia, que se orgulha por estar a frente de uma empresa reconhecida pelo mercado, parceiros e clientes como uma empresa pautada na ética e no respeito, além de ser famosa pelo pioneirismo com formaturas temáticas.

Viu só? Uma ajudinha pontual para conseguir uma festa dos sonhos.

Rua 138, 110 Setor Marista - Goiânia - GO (62) 3091-5755 9251-4648 www.nadiaximenes.com nadiaximenes@nadiaximenes.com


Me formei

?

E AGORA

Por onde começar, o quê fazer, como fazer? Situações tão adversas, como resolver? Muitas perguntas e tantas respostas... diferentes. As maiores dificuldades e temores dos formandos estão intimamente relacionados à falta de emprego em sua formação e o que fazer depois de graduado. O planejamento de uma carreira profissional se inicia com a escolha da profissão e, claro, você já deu esse primeiro passo. Incorpore um espírito empreendedor e vá à luta. As histórias de sucesso não acontecem por acaso. Elas são construídas passo à passo. Quer uma ajudinha? Então vamos lá. Se você está quase pegando o canudo, é melhor correr e participar de projetos acadêmicos, voluntariado e estágios. Aproveite também os benefícios do CIEE, que além de encaminhamento, oferece cursos gratuitos e online. Não perca esta chance: www.ciee.org.br – informações e matrículas. E já de posse do tão sonhado diploma, algumas opções que indicaremos talvez se encaixe no seu perfil. Seja um Trainee – concorra à uma vaga dentre as diversas destinadas à jovens recém graduados, ou com até dois anos de graduação. Após um processo de seleção e uma série de treinamentos focados, que podem variar de 1 a até 3 anos, você estará pronto para seguir carreira dentro ou em outra empresa, se desejar. É a chance de ingressar em uma empresa conceituada no mercado, já com um pacote de benefícios. As empresas disponibilizam em seus sites as ofertas de vagas e inscrições com datas específicas. Fique atento. Listamos abaixo, algumas das empresas que oferecem de tempos em tempos essas oportunidades: L’Oréal, Shell, Editora Abril,

Votorantim, Renault, Lojas Renner, Souza Cruz, Natura, Ambev, Volkswagen, Oi, Itaú, Pernambucanas. Acesse sites que tratam do assunto: www.portaltreinee.com.br www.vidadetreinee.com.br www.carreira.universia.com.br/tag/trainee O formando tem ainda a possibilidade de ingressar no serviço público através de Concursos. Anote alguns sites que informam quais estão em aberto e informações sobre os mesmos: www.concursosnobrasil.com.br www.pciconcursos.com.br www.tudosobreconcursos.com Os concursos abrangem praticamente todas as áreas. Observe o valor da taxa e as datas de inscrição e provas. A dica é focar em alguns e se preparar para eles. Você se formou em Direito? Desafio vencido, mas, para quem já está com o diploma ainda não é hora de respirar, mas sim de continuar nos estudos porque vem aí o temido exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Segue o link e informe-se: www.oabgo.org.br/oab/exame-de-ordem Para aquele formando que acredita que Franquia só dá certo para quem fez administração, se enganou profundamente. Existem franquias para todas as áreas e todos os bolsos. Segundo definição da ABF (Associação Brasileira de Franchising) franquia resumidamente é: Sistema onde alguém (franqueador) autoriza um terceiro (franqueado) à explorar os direitos de uma marca. Franquia não é so-


35

somente o imóvel com uma identidade visual, sobretudo é a forma de atendimento, o ambiente, a filosofia de trabalho, o que torna determinado negócio conhecido e respeitado pelo consumidor. Não existe fórmula mágica para o sucesso e nem risco zero, por isso, pesquise em revistas especializadas e sites. Anote o site da ABF: www.portaldofranchising.com.br e relacionados: www.1001franquias.com.br www.geranegocio.com.br Lembre-se: Nenhum site poderá lhe dizer qual é o melhor ou se determinado negócio é mais lucrativo ou não, por isso cabe à você fazer relação custo x benefício.

Aluno graduado, profissional registrado, certo? Seria bom, mas cabe a você procurar o seu Conselho Regional e fazer o pedido de registro. E tem novidade por aí: o diplomado em curso Superior de Tecnologia já pode procurar o Conselho Regional de Administração (CRA) para regularizar sua situação. O registro é obrigatório para todos aqueles que atuam em áreas relacionadas à Administração. Confira no site do Mec: www.catalogo.mec.gov.br. Vamos lá, segue abaixo a relação de alguns Conselhos do Estado de Goiás: Administração:..................................................(62) 3230-4703 www.crago.org.br Biomedicina:......................................................(62) 3215-1512 www.crbm3.org.br

E se você já tem seu negócio próprio ou em mente, pode procurar o SEBRAE, que oferece vários serviços para lhe auxiliar: Cursos e palestras - gratuitos e subsidiados, de forma presencial e a distância. A programação é extensa. Consultorias - Para empresas em formação e empresas já formalizadas e mais avançadas. Ex: Estudos de viabilidade, planos de negócio, gestão financeira, marketing, inovação e tecnologia, entre outros. Informações técnicas - Respondidas à partir de conteúdos disponíveis no Sebrae ou no mercado. Generalizadas. Promoção e acesso ao mercado - O Sebrae ajuda sua empresa a se aproximar de fornecedores, parceiros e clientes para fomento da atividade econômica. Acesso à serviços financeiros - A falta de crédito é obstáculo para o desenvolvimento dos pequenos negócios no Brasil. O Sebrae presta informações de modo a reduzir as barreiras que enfrentam os empreendedores na busca por recursos financeiros. Acesse e saiba mais: www.sebrae.com.br e os cursos: www.ead.am.sebrae.com.br .

Contabilidade:..................................................(62) 3321-5655 www.crcgo.org.br Direito:.................................................................(62) 3238-2000 Direito:................................................................. www.oabgo.org.br Enfermagem:.....................................................(62) 3242-2018 www.corengo.org.br Engenharia e Agronomia:.............................(62) 3221-6200 www.crea-go.org.br Farmácia:.............................................................(62) 3281-4311 Farmácia:............................................................. www.crfgo.org.br Medicina:............................................................(62) 3621-1440 www.crmgo.org.br Medicina Veterinária:.....................................(62) 3269-6500 www.crmvgo.org.br Odontologia:.....................................................(62) 4006-7505 www.cro.org.br

Gostou??? Esperamos ter ajudado de alguma forma. Se você deseja contribuir com esta página para a próxima edição, envie-nos sua sugestão por e-mail ou em nosso portal: www.formaturasgo.com.br Grande abraço! Patrícia Ramos Diretora Geral da Revista Formaturas GO


36

O mais doce de uma

FORMATURA Assim como o cardápio principal, as sobremesas da formatura também evoluíram.

As coisas não são mais tão simples como eram antigamente e nos dias atuais, assim como tudo que envolve uma formatura, a sobremesa se tornou um acontecimento à parte. É o que explica Maria Valentine, proprietária da Valentine Festas, empresa especializada no mercado de doces existente desde 1994 no mercado goiano. Mais do que o Bolo Confeitado e o sorvete com calda, as sobremesas tomaram sua complexidade: “Hoje, elaboramos diversos cardápios de doces, desde a mesa de bombons, tortinhas francesas, chocobem e show de bolos”, cita Maria, que garante que as grandes novidades vão além do que se serve, mas abrange o como se serve. “Imaginação na arte de criar doces e guloseimas não tem limites. Acho que a novidade no mercado de doces está na forma de servi-los, indo desde uma embalagem criativa a um serviço diferenciado para os convidados se deliciarem.” Além de uma grande possibilidade de agradar a todos os convidados, o show de bolos torna-se uma grande arma para a decoração da festa, assim como outros docinhos: “Primeiro come-se com olhos, isto é fato. Então, junto com o cliente, procuramos criar e elaborar diversas formas de decoração com a montagem dos doces, conforme o tema da festa.” Por essa razão, temas mais personalizados precisam ser fechados pela comissão com mais antecedência. A Valentine Festas pede seis meses para

Rua 139, 329 Setor Marista - Goiânia - GO (62) 3242-0242 valentinefestas@hotmail.com www.valentine.com.br

temas mais complexos de realização, já que, muitas vezes, alguns produtos podem ser importados, demorando mais tempo para chegar às mãos da empresa. Festas informais já necessitam de menos tempo, sendo o natural três meses de antecedência para a reserva.


VINTAGE

37

Casa de eventos Modernidade e tecnologia ao seu encontro

Inaugurada há dois anos, a Casa de Eventos Vintage, localizada no Setor Sudoeste em Goiânia, já é um dos maiores locais de eventos de toda a cidade. Idealizada aos detalhes pelos seus proprietários,

Lázara e Eugenilton, a casa foi projetada para suprir algumas necessidades que foram estudadas nos últimos anos: “Queríamos um espaço que juntasse: beleza, conforto, funcionalidade, praticidade para os prestadores de serviços, excelente localização, salão com vão livre e mezanino; conseguimos tudo isso no Vintage”, afirma Eugenilton. Mais do que essas vantagens, a casa também possui um projeto estrutural que possibilita

grandes eventos, para as 500 pessoas que capacita: pé direito de sete metros, ar condicionado, espaço noivas com hidromassagem, estúdio de maquiagem, brinquedoteca, cozinha industrial, bar, estacionamento, sala multiuso, hall de entrada com piso

iluminado e palco de madeira nobre. Um novo campeão de festas, a Vintage pode ser uma forma de referência para as comissões de formatura, que devem listar, na hora de escolher um lugar para realizar sua festa, custo benefício, qualidade x preço, segundo Eugenilton. Por estas razões, a Casa de Eventos Vintage, hoje, precisa ser reservada com, no mínimo, seis meses de antecedência. Tempo suficiente para correr atrás de todos os outros detalhes da formatura.

Av. C-12, 651 Setor Sudoeste - Goiânia - GO (62) 3247-2570 8147-7910 casadeeventosvintage@hotmail.com www.vintagecasadeeventos.com.br


ORGANIZAÇÃO É TUDO!

Com as atribulações de um longo calendário acadêmico, as Comissões de Formatura encontram nas empresas de Organização de Eventos, suas maiores aliadas para conseguir realizar a festa dos sonhos. Não existe desculpa! Cursar a faculdade exige muita dedicação para o aluno que pretende se destacar no mercado. Além de uma avalanche de conhecimento geral e prático específico, os estudantes precisam ter jogo de cintura para conciliar os estudos com outras atividades, como o trabalho, família, entre outros. Assim, seja em um curso tecnológico de apenas dois anos, no qual os estudantes precisam se concentrar no acúmulo de conhecimento em um curto espaço de tempo, entregando muitos trab-

ticas e vivencias da profissão e o risco de aulas em período integral, as turmas formadas precisam de tempo e disposição para conseguir terminar a faculdade.

sas de Organizações de Eventos são as grandes parceiras na realização do sonho de vários estudantes que percebem, enfim, que precisam de ajuda profissional.

Parece cansativo? Então, imagine o que seria tudo isso e ainda correr atrás da tão esperada formatura, que para muitos jovens, ainda sem conquistas pessoais como o casamento ou a chegada de herdeiros, é o dia mais importante de sua vida.

Pensando assim, para falar um pouco sobre o trabalho dessas empresas que ajudam a realizar o sonho de muitos formandos, e facilitam a vida de qualquer comissão, Silvia Cristina Carvalho Santos, sócia-proprietária da Cláudio Rodrigues Formaturas, bate um papo conosco.

Essa maratona de escolhas, pesquisas e contratações pode se transformar no maior pesadelo de lhos paralelos, ou em um curso uma comissão de formatura, sem de até cinco ou seis anos, com prá- dúvida. É por isso que as empre-

Formaturas GO: Algumas comissões de formaturas optam em fazer sua formatura sem o auxílio de empresas de organização. Muitas delas, em consequência, acabam incorrendo em alguns erros ou dificuldades que não estão acostumadas a resolver. Por quê? Silvia Carvalho: Teoricamente desenvolver os serviços por conta própria deveria ficar com custos mais acessíveis, porém, na prática não funciona bem assim. A comissão de formatura pode pensar "não há segredos", mas o caminho com certeza tem mais

obstáculos do que se imagina. Por exemplo: Quanto se irá cobrar de cada formando? Antes de dividir as despesas, precisa-se definir o local dos eventos, verificar as condições do local escolhido para a formatura, se comporta a quantidade de pessoas que participarão do evento e se é um lugar seguro. Para a colação, o local escolhido atende as regras da instituição? O espaço para o Baile, possui buffet próprio? Se não, quem contratar? O que o espaço de eventos oferece? Assim, também precisam ser analisados o som, iluminação, cenário, decoração, etc. E o maior dos em-

cenário, decoração, etc. E o maior dos empecilhos, quem irá administrar e manter coeso todos os fornecedores no dia dos eventos? E quem cuidará dos bastidores dos eventos? Se surgir um problema durante o evento, por ex emplo, quem irá resolvê-lo? Formaturas GO: Você poderia enumerar algumas das facilitações e vantagens que uma empresa de Organização traz para a realização de uma formatura? Silvia Carvalho: A palavra chave é ORGANIZAÇÃO. Uma empresa especializada em eventos de Formatura tem como


organizar todos os eventos sem causar sobressaltos aos formandos. Ela conhece "o caminho das pedras". Possui fornecedores de confiança, negocia melhores valores para os serviços, fazendo com que a conta final seja até mesmo mais vantajosa. Possui pessoal capacitado para gerenciar crises, tanto as que aparecem antes dos eventos, como as que podem surgir durante os mesmos e fica com toda a responsabilidade de administrar os fornece dores, para que nada atrapalhe o brilho dos eventos e perturbe os formandos. Formaturas GO: As formaturas tradicionais, com aula da sauda de, missa, culto ecumênico, colação e festividades de jantares e bailes ainda continuam sendo a preferência dos formandos ou essa realidade vem mudando nos últimos tempos? Silvia Carvalho: A tradição persiste, apesar de muitas vezes os formandos optarem por deixar de executar um ou dois eventos, no intuito de fazer outros com mais opções de entretenimento.

Normalmente, isto se diferencia pelo poder aquisitivo das turmas. Formaturas GO: Empresas de Organização de Formatura diferem em quais aspectos principais, das outras responsáveis por eventos empresariais, governamentais, casamentos e outras? Silvia Carvalho: Nos eventos em geral, o profissional se relaciona com poucas pessoas. E neste caso, quase sempre, o que se tem a fazer já vem definido para o profissional; cabe a ele executar. Agora com as formaturas, tudo é diferente, nós tratamos com várias pessoas, com seus sonhos e expectativas, sendo: os dos formandos, de seus pais, avós, cônjuges, filhos. Uma grande responsabilidade, mas que se torna satisfação, quando vemos o sor riso estampado nas faces e a certeza do dever cumprido. Formaturas GO: Quais são as principais características que uma comissão deve listar na hora de encontrar uma boa empresa de Organização para Formaturas? Silvia Carvalho: Idoneidade, verificar se é uma empresa constituída (CNPJ), sua situação no SERASA, se possui boas referências, entre outras. Com esses dados em mãos, a comissão deverá detalhar serviço por serviço nos orçamentos. Uma das principais causas da variação dos valores ofertados são os serviços mencionados no fechamento do contrato, mas não cumpridos na

39 execução do evento. Uma grande característica é aquela empresa que garante a satisfação do cliente. Formaturas GO: Com quanto tempo de antecedência é preciso começar a desenvolver a formatura? Silvia Carvalho: Sugerimos o quanto antes possível, assim a turma consegue se preparar na questão de arrecadação de dinheiro, como rifas, chopadas, arraiais, festivais de sorvetes, entre outros. Deixar para o final pode significar pagar toda a conta sem estes subsídios. Formaturas GO: De que forma sua empresa consegue abordar os alunos? Silvia Carvalho: Toda empresa de eventos, antes de abordar os alunos dentro das instituições, precisa entrar em contato com o departamento de eventos, normalmente exige-se documentos e referencias para obter liberação de acesso dentro das faculdades. Aconselhamos, inclusive, as comissões de formaturas a procurar o departamento de evento de sua instituição, buscando informações de empresas credenciadas, evitando assim transtornos ao contratar uma empresa descredenciada. Desta forma, uma vez que somos credenciados, abordamos os alunos em sala de aula, claro, com autorização prévia, divulgamos via panfletos, guias comerciais, site e redes sociais.

Rua B 1, Qd 03 Lt 15 Casa 02 Vila Americano do Brasil - Goiânia - GO (62) 3432-3070 contato@claudiorodriguesformaturas.com.br www.claudiorodriguesformaturas.com.br


40

Uma pose

instantânea para a sua formatura

Novidade no mundo das Formaturas, Cabine de Fotos faz a alegria dos formandos que podem ensaiar várias poses e distribuir fotos durante a festa. É claro que você, formando, terá os momentos da sua formatura eternizados em lindos álbuns de fotografia e vídeos personalizados com as melhores lembranças das festividades. Mas, saiba você, que a fotografia ganhou novas possibilidades e o seu baile de formatura pode se transformar em um desfile de poses instantâneas. Essa novidade que chega para alegrar o mercado de eventos tem nome: Click Foto Cabine. Trata-se da utilização de uma idéia já antiga em uso, revitalizada para atender eventos de maneira interativa. Há dois anos no mercado de Goiás, Distrito Federal e Triângulo Mineiro, a Click Foto Cabine utiliza as velhas máquinas de foto instantânea para se tornar entretenimento da formatura: “Um grupo de convidados entra numa cabine fotográfica automática e moderna, aperta uma vez o botão interno e faz quatro poses diferentes e divertidas. Ao saírem da Click Foto Cabine, a foto com as poses já estará impressa, pronta para levar”, explica Grazielle Silva, gerente da empresa. Apesar de automático, as poses só podem ser vistas pelo resto do grupo através das fotos: “Uma grande característica no uso da cabine, por ela ser toda fechada, é a privacidade dos convidados em fazerem suas poses, isso faz com que saiam divertidíssimas,” informa Grazielle.

(62)3609-3008 8219-5999 contato@clickfotocabine.com.br www.clickfotocabine.com.br

Em meio ao boom da internet e das redes sociais, no qual o imediatismo tornou-se uma constante na vida de todos, a Click Foto Cabine vem para transformar a festa em resultados imediatos. Pensou em todas as possibilidades? Mas, comissões de formatura, um aviso: apesar de várias cabines à disposição, a novidade exige uma reserva com antecedência de, pelo menos, dois meses.

Afinal, trata-se de uma nova brincadeira!


RIR É O

41

MELHOR...

Xantara

... jeito de fazer entretenimento diferente nas festas de formaturas.

Para você que esperava a frase chavão “Rir é o melhor remédio” para completar o título dessa matéria, sim, rir pode ser um remédio incontestável contra as pressões do cotidiano, como pode ser também um grande trunfo para agradar os convidados de uma formatura. Considerando esse nicho de mercado como um grande filão, várias empresas de humor estenderam seus negócios para fornecer shows direcionados também nas festividades de graduação universitária, já realizados com muito sucesso em eventos empresariais. Em Goiânia, um dos melhores exemplos de sucesso é a companhia de comédia Planeta Riso, existente há quatro anos.

Fundado em outubro de 2009 por Luiz Carlos e Toni Marmo, que descobriu seu talento para o humor ainda na faculdade. Em 2010 a companhia passou a contar também com o talento e a experiência de Michel Rodrigues, que se tornou um dos sócios. Com esses anos de estrada, realizando trabalhos de humor, os integrantes da companhia oferecem vários estilos de comédia, do pastelão ao stand up, e atualizam seus números através de pesquisas no meio acadêmico. É claro que para as piadas serem mais engraçadas, a trupe recebe a ajuda das comissões de formaturas, que passam informações específicas sobre a turma de formandos. O objetivo é trazer uma diversão sem limites, ainda mais porque, diferentemente de eventos empresariais,

as formaturas não possuem retrações quanto à abordagem de alguns temas mais polêmicos. Apesar do grande leque de oportunidades para fazer comédia, alguns temas são sempre solicitados para a Planeta Riso, já que alguns de seus quadros são nacionalmente conhecidos:“Hoje, temos 4 situações bem solicita das, Xantara e Nicoly Kyds; As Sedutoras Piriguetes, que chegaram a final do Quem Chega Lá, do Domingão do Faustão; o stand up de Toni Marmo, juntamente com a irreverência do Zé Golinho, também um dos vencedores do Show do Tom; e o show de improviso “Os Cartolas”, enumera Toni. Uma grande opção para qualquer pessoa que não dispensa uma boa risada.

Nicoly Kids

Zé Goli Os cartolas

Toni Marm

(62) 3261-4643 8131-8433 planetariso@hotmail.com www.planetariso.com.br

o

nho


42

æığŒıŒæÃߌæıî

PæıUĤıÃqî

Inovador como entretenimento para formaturas, o Fantastic Ball agrada crianças e adultos numa brincadeira fascinante sobre a água.

Outra grande novidade no mundo do entretenimento para formaturas é uma brincadeira de bola na água. Parece mais comum do que o imaginável? Pois acredite, o Fantastic Ball não possui nada de comum.

Para as turmas que locarem seu espaço com piscina este é um ótimo brinquedo para completar sua diversão. No entanto, onde não existir esta infra estrutura, a Fantastic Ball oferece sua própria piscina.

O Fantastic Ball é definitivamente uma brincadeira em primeira pessoa, saudável, sem limites de idade e de diversão, já que o participante entra em uma bola especial, que flutua em uma grande piscina. Um zíper, com vedação especial, evita que a água chegue ao interior da bola, assegurando que o participante não se molhe ou afunde.

A bolas são feitas de em poliestireno expandido, um material super resistente, com 14m³ de ar e dois metros de diâmetro, tornando possível a brincadeira para os grandinhos. Tudo assistido por uma equipe treinada para fazer da brincadeira uma festa. Surpreenda seus convidados com esta diversão. Não seria engraçado ver seus pais se divertindo como crianças?

Jogo rápido? Não, pois a bola da Fantastic Ball fica com ar suficiente em seu interior, para que uma pessoa mantenha-se respirando por cerca de 40 minutos, muito mais do que sua energia permitirá, com certeza, uma vez que a brincadeira é uma é uma atividade aeróbica constante.

(62) 3922-6677 8407-1777 rodielson@fantasticball.com.br www.fantasticball.com.br


VAI COMER Com muita criatividade, Rudson Zia inovou o mercado de drinques, realizando verdadeiras obras de arte na hora de preparar.

Criatividade e poder de inovação. Essa é a combinação de fatores que fazem do Rushowbar um dos maiores empreendimentos na área de coquetelaria do país. Com dez anos de mercado, atendendo a eventos sociais e empresariais, a empresa, comandada pelo casal Rudson Zia e Fabíola Arroyo, possui hoje a marca de ser a terceira estrutura de bar de todo o Brasil. O segredo do sucesso é a inovação nas técnicas de preparar drinques, como os coquetéis

moleculares, comestíveis, o que proporciona aos clientes a experiência de degustar a sua bebida. A bem sucedida idéia, inclusive, foi estendida para a Ice House, braço da empresa que proporciona sobremesas geladas como sundaes, petit gateu, Milk Shakes, yogurt frozen, sorvetes soft, entre outras modalidades, que podem possuir teor alcoólico. A premissa dessa criação, explica Rudson, foi a de que muitas pessoas se esquecem de comer quando estão bebendo. Para que esse sucesso seja firmado, a Rushowbar preocupa-se com cada detalhe, principalmente quando o assunto é a qualidade de seus produtos. Daí a parceria com empresas de referência no mercado. Tanto é que a empresa de coquetéis é a única do Brasil patrocinada oficialmente pela Coca-Cola: “Trabalhamos com toda a linha da companhia, incluindo o energético Burn e os sucos Del Valle.” Outro ponto muito importante para Rudson, que é o atual presidente da Associação Centro-Oeste de Bartenders (ACOB), é a profissionalização de quem entra na categoria. Responsável por ministrar cursos em toda a região, dar assessoria e emitir certificados de qualidade para os profissionais do estabelecimento, Rudson afirma que é essencial preservar a categoria, para que ela tenha boa visibilidade. Ele certifica: “Existe um padrão de qualidade.” Sucesso de festa, na certa! A revista Formaturas GO conversou bastante com Rudson Zia sobre a empresa, os drinques e a experiência em realizar eventos. Confira:


O QUÊ? Formaturas GO: Como é a agenda do Rushowbar?

Formaturas GO: Como você começou na profissão de Bartender?

Rudson: Morei em Londres durante um ano e foi lá que comecei a me envolver com essa profissão. Comecei com cursos e me interessei pela área de mixologia, que consiste em incorporar procedimentos da gastronomia no preparo dos drinques, que os tornam comestíveis. Atualmente, inclusive, as duas capitais que estão trabalhando com coquetelaria molecular no Brasil são Goiânia e São Paulo , com a Rushowbar. Formaturas GO: Você poderia explicar mais sobre a coquetelaria molecular, ainda tão recente no país?

Rudson:Conseguimos atender até cinco eventos simultâneos, com cerca de mil pessoas cada. Realizamos serviços em outros estados brasileiros e já atuamos até no Paraguai. E como diferencial, oferecemos aos clientes uma degustação individual em nosso showroom, para que possam escolher as melhores opções para seu evento. Formaturas GO: Quais os drinques preferidos pelos goianos?

Rudson: Entre os drinques que oferecemos, o preferido é o Sex On The Beach, que leva vodca, licor de pêssego, suco de laranja Del Valle e granadine. Outro que vem ganhando espaço é o Burn It All, que contém cachaça, grenadine, sweet and sour e o energético Burn.

Rudson: Sim, outro nicho de mercado é o Coffee House, que também está muito em moda, e conta com os baristas. Sempre no final dos eventos, oferecemos drinques quentes e gelados, à base de café, acompanhados de croissant e pão de queijo. Formaturas GO: Como você define a profissão de Bartender?

Rudson: Pode ser comparada com a de um Chef de Cozinha. Profissional que exige qualidade nos produtos e que transforma cada prato em uma obra de arte, assim também são os drinques criados exclusivamente para o paladar de cada convidado.

Formaturas GO: A Rushowbar conta também com baristas?

Rudson: É novo e exótico,

como transformar a bebida em algo sólido. É a alteração da estrutura molecular dos ingredientes para adquirir uma nova textura, com isso, é possível confeccionar coquetéis com aparên cia de caviares, pasta, gelatinas e até spaghetti, mantendo o mesmo sabor do drinque original.

45

Rua C-211 c/ C-214, Qd. 504 Lt. 09 Jardim América – Goiânia-GO (62) 3251-5500 7812-3392 rudsonz@gmail.com www.rushowbar.com


46

7PğQįqP‚QįíqPĤÃcî

ĽàįʼnÃĤĽPÙį‚àŒğŒæı

Formaturas completas exigem preparos múltiplos quanto ao cuidado com o cabelo e maquiagem Formaturas com menos eventos não geram tanta preocupação. Mas ainda, você formanda, pode se preparar para, pelo menos, dois dias distintos de comemorações e cuidados especiais com o visual: a colação de grau e o baile de formatura. E caso você esteja em uma turma com direito a todas as festividades, fique ligada, pois são vários dias de cabelo e maquiagem especiais. Dicas sobre cada evento, para que ninguém se perca no meio de tantas possibilidades, nos passa Mara Amaral, uma das sócias-proprietárias do MBeauty, salão de renome da capital goiana. “A formatura é a conquista de um grande sonho. Partindo deste princípio o salão MBeauty está há 12 anos no mercado, sempre em busca de fazer com que este dia seja único, com sua equipe de profissionais experientes, bem treinados e atendimento personalizado” fala Mara.

CULTO ECUMÊNICO: Neste dia, as formandas devem usar cabelos mais simples e uma maquiagem leve.

AULA DA SAUDADE: É um evento mais descontraído. Então, aconselhamos que a formanda verifique o tipo de espaço no qual acontecerá o evento. Ainda assim, é sempre bom lembrar que existem fotos e filmagem. Por isso, uma bela maquiagem, mais casual pode fazer sucesso.

Rua T - 37, Qd. 112 Lt. 7 Setor Bueno - Goiânia - GO (62) 3091-1156

COLAÇÃO DE GRAU: Requer mais requinte. Um cabelo preso, bem acomodado e uma maquiagem elegante, mais séria. A trança está em alta.

BAILE: Dia de festa e encerramento de uma vitória. Deixe sua imaginação e criatividade fluir, use e abuse dos penteados, maquiagem, brilhos e paetês. Os cílios e a unha de porcelana são bem vindos e dão o toque final. Cores vibrantes e quentes estão em alta. Enfim, chegou o dia mais esperado, você merece estar linda! A porcelana, aliás, é uma grande novidade para as graduandas que passaram seus últimos dias de estudo roendo todas as unhas. Elas podem ser moldadas do tamanho e da cor que a formanda preferir.

Tudo para fazer todos os seus dias de festa mais bonitos e especiais.


Fotografia

APAIXONE-SE pelo seu álbum As maiores recordações da sua festa, ao longo dos anos, serão as fotografias de momentos com sua turma, família e amigos. Eternos registros de sua conquista!

Os seus melhores ângulos, os sorrisos mais bonitos, os passos lentos da valsa, as lágrimas na hora do brinde. Todos esses momentos ficarão guardados na sua memória e no seu álbum de fotografias. Tradição desde as primeiras conquistas escolares, os álbuns de formatura marcam a maior concentração de lembranças que você pode ter de seus dias de celebração pela tão sonhada graduação. Da aula da saudade aos últimos minutos do baile de formatura, tudo será registrado através de imagens inesquecíveis.

Por isso, a escolha de uma boa empresa de fotografias é fundamental para que estes momentos não possam ser perdidos. A revista Formaturas GO entrou em contato com Rhodner Santana, diretor proprietário da Making Of, empresa especializada em fotografias de formaturas, para esclarecer algumas dúvidas que possam surgir na hora de optar pelo serviço:

Formaturas GO: Com a grande popularidade das redes sociais, como transformar a fotografia de formatura para acompanhar a simultaneidade que os formandos exigem dos eventos? Rhodner Santana: As redes sociais existem para beneficiar à todos. Todos querem ver fotos e compartilhar. E nada melhor do que compartilhar uma excelente foto, com qualidade, resolução, iluminação. Com isso, para acompanhar a exigência do mercado, nossa empresa disponibiliza além de fotos impressas, ou seja, o álbum, também arquivos digitais em diferentes tipos de mídias.


Formaturas GO: É muito importante saber que a fotografia da formatura também depende dos formandos e seus familiares?

de cada evento, nos diferentes tipos de fotos realizadas. A Making Of participa dos ensaios junto com a empresa de organização de formaturas, repasRhodner Santana: Sim, é sando as informações com os forimportante. A formatura, exige mandos. Desta maneira fica fácil e muita dedicação e cooperação de divertido para todos. todos, assim, as fotos acompanham no mesmo sentido esse processo, que tudo é claro, deve Formaturas GO: Atualmente, ser registrado. No final, as fotos serão as melhores lembranças quais são os principais produtos oferecidos ao dessa época. Chegar nos horários fotográficos estipulados já é o primeiro passo. formando? Fazer fotos com o formando atraRhodner Santana: Trabalhasado, certamente não dará certo. mos com uma variedade de Outro fator de cooperação é produtos. O item principal ainda reunir os parentes para momentos é o álbum, que possui diferentes de fotos em painel (esquecer-se formatos, tamanhos e acabamende tirar foto com um tio ou avô é tos. Hoje, eles recebem tratamenpraticamente uma gafe). Então, to digital, proteção nas lâminas aluno preparado, família reunida, diagramação total, não ficando fotógrafo com equipamento no apenas em algumas poucas monponto certo: Muitos sorrisos e tagens. Acompanhando o álbum, muitas lembranças. oferecemos pôsteres, foto-telas,

dvd´s com slide show, caixas perFormaturas GO: A fotografia sonalizadas, calendários, porta de formatura difere em que para retratos, entre outros. A intenção maior é inovar e surpreender: as de casamentos? Você olha para os produtos e se Rhodner Santana: Quando “apaixona” pelo resultado final. fazemos um casamento, temos 2 clientes em 1 dia de evento: o noivo e a noiva. A Formatura tem Formaturas GO: O que uma uma sequência de eventos e temos 20, 40, 60 clientes: os for- comissão de formatura deve anamandos. A Formatura acontece lisar na hora de escolher uma emno coletivo, mas cada formando presa de Fotos para formatura? possui seu único papel, exclusivo. Rhodner Santana: Se a emCaptar cada momento impor- presa possui boas referências, e tante em multiplicidade exige se possui equipamentos e materitécnica, experiência e criatividade. ais para atender a turma. Formaturas GO: Como lidar com as expectativas e ansiedades de muitos formandos para essa recordação eterna de uma grande conquista? Rhodner Santana: É com muito diálogo que definimos todas as etapas que eles seguirão. Conseguimos tranquilizá-los ao explicar como serão conduzidas as fotos

Importante também é analisar a proposta e o contrato em sí, pois não existem fórmulas mágicas, se a proposta é mirabolante, desconfie pois, existem empresas

49 que colocam cláusulas abusivas, impedindo a comissão de cancelar o contrato, ou seja, mesmo que a comissão perceba que fechou com a empresa errada, a multa é tão alta que impossibilita qualquer ação nesse sentido. É bom ficar de olho. Formaturas GO: Com a profissionalização dos eventos de formatura, quais são as principais vantagens de se trabalhar com uma Organização de eventos profissional? Rhodner Santana: Comissão de formatura sem uma empresa amparando-a comete inúmeros erros. E aí, muitas vezes, atrapalha o bom andamento de nosso trabalho. Já a empresa de formatura possui métodos de organização que nos auxiliam, de diversas formas, como enviar-nos os cronogramas e demais informações sobre os eventos, assim, podemos nos antecipar em relação aos posicionamentos e locais para os painéis, entre outros. Formaturas GO: Como uma comissão de formatura pode contratar a empresa Making Of? Rhodner Santana: A comissão pode entrar em contato direto com o departamento comercial e solicitar uma visita ou agendar um horário em nosso escritório e caso já tenha fechado com uma empresa de organização de formaturas, nada impede o fechamento do contrato fotográfico com a Making Of. Oferecemos condições especiais para turmas que estão se organizando para este grande momento.

Av. C 1, 993 Jardim América - Goiânia GO (62) 3286-3435 8425-1513 of.contato@hotmail.com www.studiomakingof.com.br


50

PEQUENOS E

SABOROSOS Se você ainda não ouviu falar, corra para saber desta novidade: o finger food veio para ficar conceito é a de oferecer vários sabores e estilos em uma refeição leve e por longo período de tempo, o que garante uma festa super animada até o final”, completa Elaine.

E o que é Finger food? Também descrito por muitos novos adeptos como “comidinha”, o Finger food é uma porção individual, dos pratos principais de um Buffet servidos durante todo o período da festa. É o que explica Elaine Moura, proprietária do Buffet Accontece, empresa de Goiânia especializada em realizar eventos com a nova forma de apresentação do cardápio: “Essa alternativa veio para ficar e, sem dúvida, é uma ótima opção para quem vai receber e possui um estilo mais descontraído”. E se uma das palavras de ordem de um grande baile de formatura é descontração, o finger food apresenta grandes benefícios para a turma: “Uma das vantagens em optar por esse

O cardápio possibilita à turma misturar vários temas à sua festa, podendo servir comidinhas japonesas, com temakis e sushis, mexicanas, com nachos e tortillas, usar pratos da comida árabe, com mini kibes recheados de homus ou lascas de pão sírio com kibe e hortelã, por exemplo. Isso sem deixar de lado as delícias típicas do cerrado. Todo o cardápio vem com apresentações especiais: “Também se adaptam alguns utensílios para servir este tipo de alimentação. Entre essas adaptações estão pequenas tigelas, espetinhos, taças, cups, hanequins, colheres de porcelana, ou mesmo legumes e algumas massinhas moldadas especialmente para este tipo de serviço à mesa”, ensina Elaine.

Rua 1.124 c/ 1122, 161 Setor Marista – Goiânia - GO (62) 3281-5108 contato@accontece.com.br www.accontece.com.br

“O melhor dessa história é que você, no final de tudo, não teve aquele momento de parada da festa para que todos se alimentem ao mesmo tempo, cada um aproveitou o evento ao seu tempo”, completa Elaine, que também garante que para que o finger food dê certo na sua formatura, é preciso contratar um buffet especializado, como é o caso do Buffet Accontece. Afinal, só a comida pode ser pequenininha, quando se trata da sua formatura!


Se beber

51

NÃO DIRIJA...

Situação em que as pessoas só se lembram no momento em que a festa já acabou, é preciso refletir em meio a tanta festividade, se alguém já se programou para voltar em segurança? Invariavelmente, chopadas, baladas com a turma, arraiais juninos e festas como o baile de formatura, que proporcionam o que é conhecido como “Open Bar”, ou seja, bebidas liberadas, geram um maior grau alcoólico e pessoas inaptas a dirigir. Pensando ainda nas grandes capitais, como é o caso de Goiânia, com um grande fluxo de automó veis e motocicletas, os cuidados devem ser redobrados.

Elas precisam se deslocar confortavelmente do hotel para o local de evento, além de participar de outros possíveis eventos, durante o tempo de estadia”. Atuando há cinco anos no mercado, a Gold Park viu um grande crescimento nesse ramo graças à experiência ativa de prestação de serviços em eventos.

MBINAM O C O Ã N O EÇÃ BEBIDA E DIR

Sob esse cenário apresentado, soluções como o serviço de transporte particular ganha cada vez mais força, como explica Antônio Berquó do Disk Motorista e Gold Park Valet Service: “O Disk Motorista não é apenas uma opção para todos os convidados que desejam beber na festa sem preocupações. É também um serviço de grande serventia para famílias que vêm de outras cidades, ou até mesmo outros estados, para assistirem à formatura de algum familiar.

BALAD A SEGUR A

O Disk Motorista reserva serviços diferenciados. O translado dos clientes podem ser feitos em veículos da empresa ou em veículos do próprio condutor, possibilitando que cada um possa ir para a festa dirigindo, quando ainda não houve a ingestão de nenhum tipo de bebida alcoólica. “Desta forma, os clientes poderão se divertir com todas as atividades noturnas, consciente de que o retorno é garantido e com segurança”, assegura Antônio.

Rua João de Abreu Setor Oeste - Goiânia - GO (62) 3609-8528 8407-3961 www.goldpark.com.br


52

Tá na hora da

CHOPADA! Forma eficiente de arrecadação de dinheiro para a formatura, as chopadas fazem sucesso no meio universitário. Rifas, sorteios, festas, arraiás juninos. Vale tudo na hora de arrecadar dinheiro para ajudar na formatura. E as chopadas fazem muito sucesso entre os alunos e ganham, cada vez mais, a preferência das comissões de formaturas. O motivo de tanto sucesso é obvio: qual estudante não gosta de beber com os amigos e relaxar, com momentos de pura distração? Além disso, atrativos de festas, como é o caso das chopadas, conseguem reunir, no mesmo evento, turmas de períodos diferentes dos cursos, gerando interação entre alunos da faculdade.

“As chopadas crescem, todos os anos, em popularidade entre a turma universitária, uma vez que é um tipo de open bar muito mais interessante e com menos desperdício”, conta Fabiano Caram, diretor da Lig Chopp, empresa distribuidora do Chopp Imperial e de outros produtos para eventos como refrigerantes, sucos, energéticos, ice, além de fazer também locação de mesas e cadeiras. A grande dica para as comissões que se interessam por esse tipo de promoção é sempre ter nas mãos uma porcentagem a mais de chopp do que o calculado (25%), uma vez que ninguém quer lidar com a gafe da bebida acabar antes da hora. No caso da Lig Chopp, a empresa orienta sobre quantidades, custo x benefício, faz a entrega no local solicitado e também se encarrega de recolher, ou seja, praticidade total para os alunos. Para a sua festa, a Lig Chopp fornece chopeiras elétricas, copos descartáveis e, acima de 500 litros de chopp, disponibiliza um funcionário para servir a bebida.

Chopp da Lig Chopp prático, saboroso, eficiente...

Av. C - 4 Qd. 17 Lt. 04 Jardim América - Goiânia GO (62) 3274-2223 www.ligchopp.net


BEM-VINDO AO UNIVERSO

DA MÍDIA INDOR

Refere-se ao uso de displays eletrônicos, de quaisquer dimensões com o propósito de comunicar, informar, entreter, veicular propaganda ou publicidade. Nossos pontos são lugares de muita movimentação, espera forçada, filas, e etc. Onde conseguiremos chamar a atenção e atingir o público alvo de uma maneira muito mais eficiente. Diferentemente de algumas outras mídias tradicionais como posters impressos, cartazes, quadros ou painéis estáticos, a mídia indoor pode ser flexível, customizada, útil, relevante, divertida, eficiente e permite distribuir conteúdos ricos e dinâmicos agregando gráficos. Todo o dia é horário nobre, diferente de outras mídias, com a mídia indoor todo tempo é horário nobre, e não somente a noite ou no início do dia como nas emissoras de televisão. Já que atingimos ao público em restaurantes, bares, academias, hotéis, padarias, clínicas, faculdades, enfim, em qualquer lugar onde as pessoas passam a maior parte do seu tempo, FORA DE CASA. Fortes resultados de campanhas estão se tornando previsíveis. Há um claro crescimento totalmente medido e validado mostrando que a mídia indoor aumenta a lembrança de marca e o recall.

(62) 3505-1876 www.guialins.com


Com a tecnologia crescente e cada vez mais interativa, o trabalho de imagem e filmagem para formaturas chega a um novo patamar Lembra do tempo em que se utilizava fita cassete, cheia de recortes, que seus pais adoravam ver, de vez em quando, com seu baile de formatura, encontros familiares, casamentos e festinhas de final de ano quando você era pequeno? Pois é, os tempos mudaram, e muito! E se você, formando, já sabe disso, deve ficar

em alta resolução de imagens, câmeras HD e vários outros equipamentos high tec”, explica Ditinho. Dessa forma, além do comprometimento e das referências que a empresa possui, a D&M Produções consegue assegurar ao seu cliente uma tecnologia de ponta, como cita seu diretor: “Painel modular de LED´s - Com tecnologia em alta

definição, montagem de telas de até 10,00 X 8,00 ou seja de 750”; captação e gravação de imagens com câmeras High Definition; edição final em ilha não linear também de alta definição; produção de Dvd finalizado com É o que explica Ditinho, diretor da D&M qualidade HD e menú interativo; profissionais Produções Audiovisuais, empresa no mercado muito experientes e engajados no objetivo de goiano há 24 anos, uma das mais tradicionais do encantar o cliente’.” imaginando até onde a tecnologia da imagem pode chegar na sua formatura. Com certeza, os momentos registrados hoje em DVD, dão às recordações de colação de grau, culto, baile e outros eventos da faculdade uma nova roupagem.

estado e da região Centro-Oeste. “A evolução dos equipamentos de imagem, de fato, faz a diferença na realização de um evento diferenciado como um todo. Por exemplo, hoje não se usa mais projetar uma imagem, a mesma é exibida através de grandes Telões de LED´s (Painéis)

Av. Marconi, 94 Jd. Planalto - Goiânia - GO (62) 3287-3815 dem@demproducoes.com.br www.demproducoes.com.br

Imagine como os seus filhos verão a sua formatura?


56

Social Parabenizamos a goiana Daniella Ribeiro pelo resultado na empresa MONAVIE, onde chegou ao nível executivo elite chamado diamante em apenas 9 meses de empresa com muita dedicação e entusiasmo, ajudando muitas pessoas neste caminho. Para os formandos que desejam incrementar aula da saudade e baile com energético de qualidade, entrar em contato (62) 8463-6000

O Médico Fausto Jaime e sua filha, a booker Luana Jaime da MAJOR Models Management, uma das maiores agências de modelos do mundo. Iniciou suas atividades em abril de 2011 em Goiânia. Buscando os melhores modelos para o mercado publicitário e fashion, se você tem de 13 a 27 anos de idade e quer ingressar no mundo da moda, esta poderá ser sua oportunidade. (62) 4101-2062 / 4101-2505 Cadastre-se no site: www.cadastroparamodelo.com

A NAPOLI Face & Corpo já é conhecida como uma das melhores clínicas de estética da cidade. Serviços como rejuvenescimento facial, laser, botox, depilação definitiva e bronzeamento natural são algumas das possibilidades que as formandas poderão usufruir para ficar mais belas. Grazielle Napoli atende diariamente com horários agendados: (62) 3292-5602 www.napolifacecorpo.com.br

Em evento realizado recentemente Cida Sousa comemora 11 anos de sucesso no mercado atuando com becas, lembranças e canudos. Novidade no mercado para encantar: Mini Capelo. Cida BECAS (62) 3208-6623

LOPZ é um daqueles DJs que consegue facilmente assimilar arte à profissão nas discotecagens, e que faz uso de sua paixão por esta arte para construir uma carreira musical sólida. Para conhecer mais acesse: www.lopz.com.br


E DEPOIS DO

58

DIPLOMA? Definir quais são os próximos passos da carreira é um dos pontos principais para o recém formado se dar bem no mercado de trabalho

Receber o diploma significa chegar ao fim de uma jornada, mas também quer dizer dar o primeiro passo para mais uma etapa da sua vida. Nos dias de hoje, formar-se é apenas o começo dos estudos. Graduar-se, atualmente, não é mais um diferencial competitivo. As empresas procuram os profissionais mais especializados. Por esta razão, explicamos para você, as diferenças entre os tipos de cursos que você pode e deve procurar:

MBA Executivo: cursos de, no mínimo, 480 horas. Desenvolve discussões em administração; Base em estudos de casos, com participação ativa dos alunos, para que se desenvolva a capacidade analítica dentro do tema escolhido.

MBA Internacional: de 500 à 900 horas.

Curta e Média Duração: trata-se de cursos de 30 à 160 horas. Rápida atualização ou aprofundamento em assunto específico;

Desenvolve a capacidade analítica dos estudantes, possui maior valor no mercado de trabalho, valorizando o currículo.

Um dos segmentos em maior crescimento no mercado de educação para graduados;

Mestrado Profissional: cursos de 400 à

Muitas vezes patrocinado pelas empresas;

750 horas.

Exemplo: liderança, fluxo de caixa, teatro para executivos.

Especialização e Extensão: cursos de, no mínimo, 360 horas. Aprofundamento em braços da carreira escolhida; Ajudam a aumentar a visão sobre uma área corporativa, gerando melhor compreensão sobre o negócio; Auxiliam no currículo de pessoas que possuem pouca experiência no mercado de trabalho.

Indicado para os profissionais que se encontram em áreas que exigem pesquisa; A grande diferença do mestrado acadêmico é o direcionamento da dissertação, carga horária menor e, também, por ele ser pago nas faculdades públicas; Dissertação final precisa ser defendida frente a uma banca. Évelin Santos


59

Novas Atitudes, Melhores Resultados

Outras concepções de cursos estão surgindo para desenvolvimento das competências de atuação do profissional. É o caso do MASTER MIND . Conversamos com Júlio Roberto de Oliveira, diretor para os estados ® de Goiás, Tocantins e Distrito Federal, que explica mais sobre o curso:

Formaturas GO: Há quanto tempo existe Master Mind? Master Mind: O termo Master Mind já era utilizado desde os tempos dos EUA, ainda como colônia da Inglaterra, para designar aquelas pessoas que uniram suas idéias e lutaram pela independência americana ocorrida em 1776. Formaturas GO: Explique o significado de Master Mind, e fale sobre os treinamentos de alta performance da empresa. Master Mind: significa Mente de Mestre e serve para designar as pessoas possuidoras de uma mente superior, voltadas a grandes realizações e que compartilham suas idéias com outras mentes semelhantes, como se todos juntos formassem uma única mente, portanto, o termo Master Mind só faz sentido quando duas ou mais pessoas compartilham suas idéias com um objetivo comum muito bem definido. Em 1908 Napoleon Hill iniciou a monumental pesquisa de 20 anos e a denominou “A Lei do Triunfo” que tem seu primeiro capítulo com o título Master Mind. Ao final de sua pesquisa em 1928, Hill identificou as 17 maiores qualidades desses triunfadores e transformou-as em treinamento, hoje o mais reconhecido e utilizado no mundo dos negócios.

Formaturas GO: Quais os grandes diferenciais dos cursos Master Mind em relação a outros cursos de pós-graduação e extensão? Master Mind: Com a metodologia da Harvard Business Scholl, referência mundial no ensino de adulto e contextualizado para a realidade brasi leira, os treinamentos Master Mind tem como diferencial o “como fazer”, num pro cesso vivencial, onde o participante incorpora novas habilidades. Pratica em classe e aplica imediatamente em todas as suas atividades. Formaturas GO: Quais são as grandes vantagens dos cursos Master Mind para ajudar o recém formado a entrar no mercado de trabalho? Master Mind: Como uma escola de negócios, habilita o jovem a construir ou reconstruir e manter sua rede de relacionamentos de classe mundial de maneira sólida e duradoura. Para isso o participante desenvolve no treinamento todas as competências humanas que o mercado exige de um profissional, como: Autoconfiança – Personalidade Agradável – Comunicação Eficaz

Liderança – Flexibilidade – Negociação e Venda de idéias – Memória treinada – Controle das preocupações e do stress – Entusiasmo – Visão estratégica – Disciplina e Como construir um Master Mind. Formaturas GO: Como funciona o Master Mind nacionalmente? Master Mind: Estamos em 20 estados brasileiros e os treinamentos Master Mind são padronizados e conduzidos por instrutores preparados pelo nosso Centro de Excelência em São Paulo. O participante recebe certificado re conhecido pela Napoleon Hill Fundation, com sede em Hammond, Indiana, EUA. Formaturas GO: De que maneira o estudante ou profissional já formado pode entrar em contato com a empresa? Master Mind: Ao visitar nossas páginas no site www.mastermindbr.com ele encontrará mais informações sobre Master Mind e respectivos endereços onde atuamos. Em Goiânia está à sede da região que responde pelos estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal. Contatos pelo e-mail: goiania@mastermindbr.com

(62) 3941-5801 9239-2509 goiania@mastermindbr.com www.mastermindbr.com


60

Tradicional ao

do

Internacional Você pode transformar sua formatura em uma viagem gastronômica, sabia? Alguns buffets podem trazer cardápios de vários lugares para a degustação dos convidados em apenas uma noite

Como todas as grandes capitais do país, Goiânia encontra-se em plena expansão de sua população. A capital coração do Brasil ganha cada vez mais a característica de sui generis, recepcionando de braços abertos pessoas de outras regiões, assim como também de outros países, que se encantam com as maravilhas do cerrado e do crescimento acelerado observado em todas as áreas, o que abre mercados em pleno vapor.

Aàį߼æ‚îį‚įĤPdíğįĉPğQį ” ıí‚ñįñį´ðıñįĔĽįĤį ŒæqíæığPàį[ĥįߌĤPĥď ”

Assim, as faculdades da cidade recebem, em suas salas de aula, alunos com as mais diferentes origens, cada qual agregando à turma peculiaridades e tradições, algo que deve ser considerado na hora de planejar as festas de formatura.

É claro que anos de experiência na área, dão à equipe do Buffet Artesanal propriedade para ajudar às comissões de formatura na escolha dos cardápios. “Temos uma atenção especial com a comissão de formatura, porque sabemos que é muita responsabilidade sobre eles. No entanto, os clientes de hoje são altamente esclarecidos com relação a tudo que desejam que aconteça no evento. Fazemos uma assessoria no que for necessário e nos colocamos aptos a atender aos pedidos”, intera Célio.

Para as comissões de formatura, essa premissa já pode ser levada em consideração e respeitada nos cardápios do jantar e baile de gala. Alguns buffets da cidade, pensando em toda a diversidade que pode ser encontrada, são especialistas em misturar sabores, elaborando cartas gastronômicas com temperos de vários lugares diferentes. Esse e o caso do Buffet Artesanal, que há 20 anos destaca-se no mercado goiano.

de boteco. Todos, com direito a entradas fartas e de bom gosto estético.

Dentro das possíveis escolhas, os cardápios temáticos são os mais requisitados. Destaque para a noite árabe, noite italiana, noite cigana, japonês, tradicional clássico, cardápio do cerrado e comida

Rua C-211, esq. C-217, Qd. 515, Lt. 13, Jardim América - Goiânia-GO (62) 3285-5212 8523-7670 b.artesanal@hotmail.com


FIQUE LIGADO

NO QUE ROLA EM GOIÁS Imprensa Regional

PROGRAMAS Programa Empreender

Apresentação de Fábio Lemos, com dicas de empresaris e cases de sucesso. Acompanhe as entrevistas do professor Fábio Lemos também aos sábados, às 14:30hs, no canal 26, NET Cidades. www.fabiolemos.com.br

Pelos Bares da Vida.

Voltado para gastronomia goiana, o programa mostra as delícias deste estado. Faz cobertura de grandes eventos e acontecimentos em geral. Apresentado por José Guilherme Schwam. www.baresdavida.com.br

Costume

Programa Costume leva a você assuntos variados e atuais, como moda, gastronomia, empreendedorismo, cultura e sociedade. Apresentadora e jornalista Lorena Dornela. Todos os domingos as 15:30hs no canal 26 (NET), com reprises aos sábados as 15:00hs. www.programacostume.com.br

Programa Em Foco

Programa exibido há sete anos com foco na família goiana, apresentado por Quezia Ramos, veiculado diariamente na Net Cidade Canal 26 (moda, saúde, comportamento, cultura e eventos corporativos). Assista sábado e domingo as 14:00hs / Diariamente as 22:30hs. www.facebook.com/programaemfoco

Programa Megha Profissionais

Programa de Variedades: (beleza, moda, gastronomia, saúde, decoração, cultura, comportamento, notícias, arquitetura). Apresentado por Tancredo Simão. Exibido pela Fonte TV Canal 05 | Net Canal 26 ou 53 | UCG TV Canal 24. www.megha.com.br

Programa Aplauso

Programa de informações e entretenimento, e sua abrangência contempla as áreas de eventos, turismo, saúde, culinária, sociedade, cultura entre outros. Apresentação Arthur Rezende. Quarta às 22:00hs TBC (canal 13), Quinta às 21:00hs na Fonte TV (canal 5), Sábado às 12:00hs NET Goiânia (canal 26), Domingo às 11:00hs NET Goiânia (canal 26). www.programaaplauso.com.br

Programa Segredos do Sucesso

O programa Segredos do Sucesso vai ao ar Sábados - das 18:00hs às 19:00hs, terça-feira das 20:00hs às 21:00hs, quinta-feira das 20:00hs às 21:00hs. A maior cobertura local trazendo os grandes eventos do Estado de Goiás. Apresentado por Mena Marangoni. www.segredosdosucesso.com


ENTRETENIMENTO E INFORMAÇÃO Atrações regionais que valorizamos

Imprensa Regional

REVISTAS Festas e Eventos

Desenvolvida para a sociedade, com notícias sobre eventos, acontecimentos, moda e gastronomia. Diretora Teresa Yamada. www.revistafestaseeventosnet.com.br

Noivas Magazine

Revista voltada para casamento com informações sobre produtos e serviços. Direção de Ricardo Souza e Beatriz Godoy. www.noivasmagazine.com.br

Troféu Persona

O Oscar da Sociedade Goiana, onde, reconhece a luta de muitos que ajudam a construir um estado moderno. Direção de Ivone Silva. www.trofeupersona.com.br

Guia Festas

Maior número de profissionais de festas e eventos reunidos em um só espaço. Direção de Terezinha Rezende. www.guiafestas.com.br

SITES Arroz de Fyesta

O Arroz de Fyesta é um site de divulgação e avaliação dos eventos realizados na cidade de Goiânia, Goiás. www.arrozdefyesta.net

Agenda Gyn

Um site que fala de festas e agitos, fotos e vídeos para baixar e calendário dos principais eventos da região. www.agendagyn.com

Tonorock

O Site da Galera TOP de Goiânia, Agenda de festas, Shows, Bares, Boates, Cinema, Micaretas, Baladas, Bandas Goianas, Fotos, Downloads, Humor, Babados... www.tonorock.com.br

63


UMA LEMBRANÇA PARA

Os convites de formatura são as lembranças de seus grandes momentos de conquista para familiares e amigos. Por isso, capriche! Além de ser um instrumento de informação, onde constarão os dados referentes ás datas das solenidades, os convites da formatura são as grandes lembranças que seus convidados poderão ter dos seus dias de glória. Por isso, é muito importante que você, formando, nem pense em apenas deixar um recado na secretária eletrônica ou no facebook. Acredite, seus pais, avós e familiares mais próximos, além dos amigos queridos, gostariam de ter uma foto sua com a turma, a lembrança das suas homenagens e todos os registros que o convite registrará.

Ainda, outra grande vantagem que as turmas atuais encontram é a chance de personalizar o convite da turma. A imaginação pode correr livremente, sem se ater a qualquer tema mais tradicional, gerando uma singularidade em todas as páginas. “As comissões quando vêem os convites da gráfica, ficam surpreendidas pelo fato de sermos bem flexíveis e fazermos os convites mais personalizados do que padronizados”, revela Roberto.


SEUS CONVIDADOS

65

A gráfica Talento, em acréscimo, não terceiriza nenhum procedimento dos convites, design, impressão, acabamento, etc. Toda a concepção e produção do convite acontece na sede da empresa. Com isso, ela consegue confeccionar um produto com mais agilidade e qualidade.

Alguns formandos podem estar se perguntando: todo esse trabalho não refletiria em um produto caro? Não! Os convites estão na lista dos itens mais baratos para a turma, apesar de possuir grande importância. Como explica Roberto: “O convite é a demonstração da realização de mais uma grande etapa da vida para as pessoas que ajudaram nas fases mais difíceis do curso. Além disso, ele pode ser demonstrado como currículo na sua próxima fase da vida.” Para as turmas menores, uma maior organização é um trunfo para fazer os convites. “A forma que as turmas pequenas têm para conseguir fugir dos preços mais altos é planejando-o com antecedência e adquirindo mais convites, para que o preço unitário fique mais barato.” O seu convite será uma lembrança em forma de presente para todos que fizeram a diferença na sua jornada universitária. Rod. Br 153, Qd. 72 Lt. 08 Vila Brasília - Aparecida de Goiânia - GO (62) 3219-4800 graficatalento@graficatalento.com.br www.graficatalento.com.br


66

Viagem de Formatura

uma opção sempre atual Importante lembrar que a época mais cara para estes países é a temporada de neve (junho a agosto). E, ainda, para quem quer investir um pouco mais, podemos pensar em uma viagem de uma semana ao Caribe (Aruba, Curação e Bonaire nas Antilhas Holandesas e Cancun, na Península de Yucatan, México são os destinos mais procurados). Façamos uma análise das principais possibilidades de viagens para formandos: A. EXCURSÃO RODOVIÁRIA Esta opção pode ser adotada quando pensarmos em destinos regionais, nas proximidades da cidade dos formandos, que demande poucas horas de viagem e que não seja servido por ligação aérea. B. VIAGEM AÉREA NACIONAL Negociando-se com uma boa antecedência, é possível conseguir tarifas altamente atrativas e parcelamentos a longo prazo. A grande demanda do mercado goiano é, quase sempre, para as praias da costa nordeste brasileira, onde encontramos praias de águas mais mornas e clima de verão praticamente o ano todo. E, dada à distância em relação a Goiânia, os preços de pacotes para o Sul da Bahia (região de Porto Seguro/Arraial d´Ajuda) são imbatíveis. Para aqueles que a praia não é o foco de principal interesse, há as opções de Sul do Brasil. As mais procuradas são sempre a região da Serra Gaúcha (Gramado, Canela e região), além de, a região das Missões (Foz do Iguaçu) possibilitando conhecer parte da Argentina e Paraguai. C. VIAGEM AÉREA INTERNACIONAL Em se tratando de viagem de curta duração, o principal destino é sempre Buenos Aires. Para um orçamento mais elástico, podemos estender a viagem para o Chile, ou ainda os programas combinados como Argentina/Uruguai ou o tradicional Circuito Andino (Argentina e Chile).

D. CRUZEIRO MARÍTIMO Esta possibilidade, incorporou-se definitivamente ao nosso leque de opções. Há poucos anos, um cruzeiro marítimo era considerado uma opção da elite. Hoje, negociando com grande antecedência, é possível conseguir preços altamente competitivos (quase inacreditáveis) para os cruzeiros que fazem a costa brasileira e sul americana. Um detalhe importante: a temporada de cruzeiros na América do Sul, é sempre durante o verão, ou seja, de novembro a março, máximo início de abril. Vale lembrar que em um cruzeiro marítimo, ao embarcarmos temos hospedagem, passeio, lazer e alimentação, tudo incluído... em alguns casos, até mesmo as bebidas estão incluídas. Além das possibilidades acima previstas, há uma infinidade de opções para todos os orçamentos e perfis de formandos. Nossa sugestão, para a turma que pensar em uma viagem de formatura, buscar a orientação especializada de um agente de viagens filiado à ABAV – GO (Associação Brasileira de Agências de Viagens do Estado de Goiás).

agradecimento e homenagens dos concluintes. Pode-se realizar um culto envolvendo todas as Av Republica do Líbano 2.417 Ed Palladium Center religiões abrangidas Sala pelos concluintes suas 109 Setor Oeste - Goiâniae- GO (62) 3095-1511 9986-4216 respectivas famílias. wbrasil@wbrasil.tur.br www.wbrasil.tur.br


69

O momento das

HOMENAGENS

São tantos os preparativos para uma festa completa de formaturas, com todos os seus eventos que pequenos detalhes podem ser esquecidos ao longo dos dias. Então, não se esqueça que, na colação de grau, tradicionalmente se entrega placas de homenagem aos patronos, paraninfos, professores homenageados e outros membros da mesa diretiva.

Existem alguns critérios para desenvolver um projeto com sucesso: a turma deve discutir sobre como gostaria que fosse a placa, sobre as imagens a constar na mesma, decidir se vai conter fotos individuais ou coletivas (grupinhos), se vai conter uma foto oficial da turma completa (grupão) e os tipos de materiais para confecção da placa, entre outros detalhes.

A sua turma ficará para sempre lembrada na faculdade através de uma placa da solenidade nos corredores administrativos da instituição.

“As placas de homenagem são lembranças especiais para os participantes daquele momento de vitória dos formandos. E a placa da turma é o eterno

No caso das formaturas, é de muito bom gosto a preparação de placas de homenagem e também de identificação da mesa diretiva, para que o evento da colação de grau ocorra de maneira plena”, explica Cleiton Cesar Ferreira de Carvalho, proprietário da Rei Placas, uma das principais empresas no segmento de placas de Homenagem, Identificação, Réplica, Luminoso, Fachada, Patrimônio, Totem, etc.

registro das pessoas que se tornaram, em um ano determinado, profissionais graduados. Elas precisam de cuidado e muita qualidade, para não serem esquecidas com o tempo, pois merecem para sempre, serem exibidas como um troféu”, afirma Cleiton.

Av. Fusijama, 54 Sol Nascente - Goiânia – GO (62) 3287-9535 reiplacas@hotmail.com www.reiplacas.com.br


indigenapropaganda.com.br

A maneira mais rรกpida de se comunicar com mais de 200.000 universitรกrios em Goiรกs

www.formaturasgo.com.br www.facebook.com/revistaformaturasgo


Relação de universidades e faculdades da grande Goiânia

GOIÂNIA Centro Universitário de Goiás Uni-Anhangüera (62) 3246-1434 www.anhanguera.edu.br

Escola Superior Associada de Goiânia ESUP (62) 3931-4400 www.esup.edu.br

Faculdade Alves Faria – ALFA (62) 3272-5011 www.alfa.br

Faculdade Araguaia – FARA (62) 3224-8829 www.faculdadearaguaia.edu.br

Faculdade Ávila – FAC

(62) 3931-6658 www.faculdadeavila.com.br

Faculdade Brasil Central FBCBrasil (62) 3579-5077 www.fbcg.com.br

Faculdade Brasileira de Educação e Cultura - FABEC (62) 4012-0000 www.fabecbrasil.edu.br

Faculdade Cambury - CAMBURY (62) 3236-3000 www.cambury.br

Faculdade da Igreja Ministério Fama – FAIFA (62) 3211-3077 www.faifa.com.br

Faculdade de Goiânia – FAG (62) 3255-7442 www.vestibulares.br

Faculdade Delta - DELTA (62) 3287-1572 www.faculdadedelta.edu.br

Faculdade de Tecnologia Senac Goiás (62) 3524-4800 www.go.senac.br/faculdade

Faculdade de Tecnologia Senai de Desenvolvimento Gerencial FATESG (62) 3269-1200 www.sistemafieg.org.br

Faculdade de Tecnologia Senai Ítalo Bologna – FATECIB (62) 3226-4500 www.senaigo.com.br

Faculdade Noroeste

(62) 3293-1993 www.faculdadenoroeste.com.br

Faculdade Padrão – PADRAO (62) 3576-2268 www.faculdadepadrao.com.br

Faculdade Padrão – PADRAO (62) 3576-2268 www.faculdadepadrao.com.br

Faculdade Tamandaré – FAT (62) 3946-2248 www.faculdadetamandare.com

Faculdade Unida de Campinas FACUNICAMPS (62) 3091-6600 www.unicamps.com.br

Instituto de Filosofia E Teologia de Goiás – IFITEG (62) 3218-3280 www.ifiteg.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec de Goiás – IFG (62) 3227-2784 www.ifg.edu.br

Faculdade AIEC - AIEC / FAAB (62) 9611-3819 www.aiec.br

Faculdade de Tecnologia E Ciências FTC Salvador www.ftc.br

Faculdade de Tecnologia Internacional - FATEC

0800-702-0500 www.fatecinternacional.com.br

Faculdade Integrada da Grande Fortaleza – FGF www.fgf.edu.br

Faculdade Internacional de Curitiba FACINTER 0800-702-0500 www.facinter.br

Universidade Anhembi Morumbi UAM www.anhembi.br Universidade Católica Dom Bosco – UCDB

Ipog - Instituto de Pós-Graduação & Graduação – IPOG

Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL

(62) 3945-5050 www.ipog.edu.br

www.unisul.br

Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC GOIÁS

Universidade Estadual de Goiás UEG

(62) 3285-2233 www.objetivo-goiania.br

(62) 3946-1001 www.pucgoias.edu.br

Universidade Federal de Goiás UFG (62) 3521-1063 www.ufg.br

Universidade Paulista – UNIP

www.ucdb.br

(62) 3522-3506 www.ueg.br

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC www.ufsc.br

UniversidadeLuterana do Brasil ULBRA

0800-010-9000 www.unip.br

(62) 3384-3134 www.ulbra.br

Universidade Castelo Branco - UCB

Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO

(62) 3241-1080 www.castelobranco.br

Faculdade Educacional da Lapa FAEL 0800-704-4955 www.fael.edu.br

Universidade Anhanguera UNIDERP

Faculdade Lions - FAC-LIONS

Centro Universitário do Instituto de Ensino Superior Coc – COC

(62) 3211-1151 www.faclions.org

(62) 3233-3883 www.fead.br

Instituto Unificado de Ensino Superior Objetivo – IUESO

Faculdade Estácio de Sá de Goiás FESGO (62) 3601-4942 www.go.estacio.br

Faculdade de Estudos Adm de Minas Gerais - FEAD-MG

0800-941-4422 www.uniderp.br

(62) 3945-6363 www.uniseb.com.br

(62) 3238-3056 www.universo.edu.br

Universidade Salvador UNIFACS 0800-284-0212 www.unifacs.br

Universidade Norte do Paraná UNOPAR (62) 3256-1517 www.unopar.br


73

ANÁPOLIS Centro Universitário de Anápolis UNIEVANGÉLICA (62) 3310-6600 www.unievangelica.edu.br

Faculdade do Instituto Brasil – FIBRA (62) 3313-3500 www.fibra.edu.br

Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL www.unisul.br

Faculdades Integradas de Mineiros – FIMES

Universidade Estadual de Goiás – UEG

www.fimes.edu.br

(62) 3328-1178 www.ueg.br

Faculdade Anhanguera de Anápolis – FAAA

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG

Universidade Federal de Goiás UFG

Faculdade Católica de Anápolis (62) 3328-8900

Universidade Anhembi Morumbi – UAM

Universidade Luterana do Brasil – ULBRA

Centro Universitário do Instituto de Ensino Superior Coc – COC www.uniseb.com.br

(62) 3098-3838 www.unianhanguera.edu.br

www.catolicadeanapolis.com.br

Faculdade Educacional da Lapa – FAEL www.fael.edu.br

Faculdade Metropolitana de Anápolis – FAMA (62) 3310-0000 www.faculdadefama.edu.br

Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC Salvador www.ftc.br

Faculdade de Tecnologia Senai Roberto Mange - FATEC SENAI RM

www.ifg.edu.br

www.anhembi.br

www.ufg.br

www.ulbra.br

Universidade Anhanguera UNIDERP

Universidade Norte do Paraná UNOPAR

Universidade de Brasília – UNB

Universidade Paulista UNIP

www.uniderp.br

www.unb.br

Universidade Católica de Brasília – UCB www.ucb.br

www.unopar.br

www.unip.br

Universidade Salvador UNIFACS www.unifacs.br

(62) 3902-6200 www.senaigo.com.br

APARECIDA DE GOIÂNIA Faculdade Alfredo Nasser – FAN (62) 3094-9494 www.unifan.edu.br

Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC Salvador www.ftc.br

Faculdade de Tecnologia Internacional - FATEC

Faculdade Padrão

(62) 3280-1022 www.padraoaparecida.com.br

Faculdade Sul da América Suldamérica (62) 3280-3003 www.suldamerica.edu.br

www.fatecinternacional.com.br

Universidade Anhanguera UNIDERP

Faculdade Nossa Senhora Aparecida FANAP

Universidade Estadual de Goiás UEG

(62) 3277-1000 www.fanap.br

www.uniderp.br

www.ueg.br

Universidade Federal de Goiás UFG www.ufg.br

Universidade Paulista UNIP www.unip.br

Universidade Salvador UNIFACS www.unifacs.br



Revista Formaturas GO