Page 1

Livro de Receitas da Margaretha


Introdução

Trabalho feito na aula da informatica para praticar. As receitas sĂŁo escolhidas para ser um livro das receitas tipico portugeses.

2


Conteúdo Introdução ................................................................................................................. 2 Índice .......................................................................... Erro! Indicador não definido. Sopa ......................................................................................................................... 4 Peixe ......................................................................................................................... 5 Carne ........................................................................................................................ 6 Sobremesa ................................................................................................................ 7

3


Sopa Creme de cogumelos Ingredientes: 150 g cogumelos frescos,1 c. café sumo de limão,cebola(s),2 c. sopa manteiga,2 c. sopa farinha,Lt caldo de cubo de galinha,2 c. sopa natas,1 c. chá salsa picada,q.b. sal,q.b. pimenta branca moída Preparação: 1. Arranje e lave bem os cogumelos e escorraos. Corte-os em fatias e regue-os com sumo de limão para que não escureçam. 2. Leve a lume brando um tacho comuma colher de sopa de manteiga, junte a cebola picada e refogue-a até que comece a alourar. 3. Junte os cogumelos e saltei-os cerca de 3 minutos. 4. Leve ao lume um tacho com uma colher de sopa de manteiga e, quando derreter, junte a farinha e cozinhe-a sem a deixar alourar, mexendo com uma colher de pau. 5. Regue aos poucos com o caldo de galinha, não parando de mexer, e deixe fervilhar em lume brando cerca de 20 minutos. 6. Adicione os cogumelos e misture bem. Acrescente a restante manteiga e as natas. Tempere com sal e pimenta e polvilhe com a salsa picada. Sirva de seguida.

Gaspacho Ingredientes: 2 kg tomate(s) maduro(s), 1 pimento(s) verde, 1 pepino(s), 1 cebola(s),4 dente(s) de alho,q.b. sal,4 c. sopa azeite,5 c. sopa vinagre de vinho tinto,orégãos pão de véspera Preparação: 1. Tire a pele e as sementes ao tomate. Corte 1 tomate grande em quadradinhos e reserve. 2. Tire as sementes ao pimento e corte metade em quadradinhos. 3. Descasque o pepino e corte igualmente metade da porção em quadradinhos. 4. Pique meia cebola e disponha os legumes cortados em recipientes separados. 5. Reduza a puré, batendo num copo misturador os restantes tomate, pimento, pepino e a cebola juntamente com os dentes de alho, um pouco de sal grosso e o azeite. 6. Deite o puré numa tigela e junte o vinagre. Mexa, verifique a quantidade de líquido e adicione água fresca apenas na quantidade necessária para a sopa (cerca de litro e meio no total). 7. Corte o pão em quadradinhos e aloure-os no forno. Coloque num recipiente. 8. Sirva a sopa numa terrina e, ao mesmo tempo, os legumes e o pão em recipientes separados. Polvilhe o gaspacho com óregãos.

4


Peixe Polvo a lagareiro Ingredientes: 800 gr de polvo limpo, 4 a 5 dentes de alho, 1 folha de louro, azeite, coentros, 1 cebola com casca, batatinhas para assar, sal grosso q.b. Preparação:Deixe cozer o polvo na panela de pressão por 15 ou 20 minutos, junte-lhe uma cebola com casca e sem sal, para que o polvo não fique duro. Entretanto lave muito bem as batatas com casca, salpique-as com sal grosso e leve a assar num tabuleiro. Quando o polvo estiver cozido,ponha-o num tabuleiro de barro com os dentes de alho esmagados, 1 folha de louro, coentros picados grosseiramente e azeite até quase cobrir o polvo. Leve ao forno durante 30 minutos. Quando as batatas já estiverem assadas dê um murro em cada uma e disponha-as à volta do polvo, regando-as com o azeite quente.

Peixe assada no forno Ingredientes: 1 Pargo (outra hipótese 2 postas de pescada grandes), 2 cebolas, 2 alhos, q.b. de salsa, q.b. de sal, 1 folha de louro, 1/2 chouriço (para cozer), q.b. de azeite, 2,5dl de ,vinho branco, 2 batatas grandes, 400g de tomate pelado (inteiro ou já aos pedaços). Preparação: Dar um ou 2 golpe no pargo (a meio ou 2 afastados). Forrar o fundo do tabuleiro com a cebola às rodelas.Colocar o peixe. Adicionar o alho, a salsa, o louro e o sal. Espalhar as rodelas de chouriço e colocar algumas nos golpes do peixe. Colocar o tomate Dispor à volta as batatinhas cortadas aos quadrados. Regar com azeite e vinho branco. Levar ao forno a 190ºC durante cerca de 30 / 40m.

5


Carne Cozido à Portuguesa Ingredientes:Carne de vaca, adequada para cozer. meia galinha; 1 pé de porco, ntrecosto, chispe; presunto, chouriço, farinheira, salpicão; toucinho salgado, bacon; orelheira fresca e fumada; couve portuguesa (penca) ou coração; cenouras, batatas, nabos. sal e azeite q.b. preparação: 1. Comece por cozer todas as carnes numa panela grande. As carnes que forem mais salgadas devem ficar de molho préviamente umas horas e só depois se colocam a cozer. 2. Regue a água da cozedura com um fio de azeite e tempere a gosto. Por ordem de cozedura mais rápida, vão-se tirando os enchidos, depois as carnes de porco, e só no fim é que se retira a carne de vaca depois de bem cozida. 3. Aproveitando a mesma água de cozer as carnes, coloque os legumes. Quando estes estiverem cozidos, retire a panela do lume, deixando os legumes dentro. 4. Para servir, corte as carnes, disponha numa travessa com os respectivos legumes. Pode acompanhar com feijão branco cozido, também cozido na água dos legumes, e arroz branco.

Cabrito Assado no Forno ingredientes: 1 cabrito médio, 125g de margarina, 100g de toucinho, 4 cebolas, 4 dentes de alho, 2 folhas de louro, 1 ramo de salsa, 2,5 decilitros de vinho branco, 1 colher de chá de colorau, 500g de batatas, Sal, pimenta. preparação: Limpe o cabrito e barre-o com uma mistura de 2 cebolas picadas, os alhos e o toucinho, 50g de margarina, colorau, 1 decilitro de vinho branco, com sal e pimenta. Faça uma cama com as restantes cebolas cortadas em rodelas, num pirex e sobreponha o cabrito, um ramo da salsa e o louro, e deixe marinar. Acrescente o restante vinho e as batatas cortadas em quartos e tempere com sal e pimenta. Espalhe pequenas nozes da restante margarina sobre o cabrito e as batatas e leve a assar ao forno, regando de vez em quando com o molho.

6


Sobremesa Mousse de chocolate

Ingredientes: 6 pau(s) de chocolate em barra,6 c. sopa açúcar, 6 ovos , 125 g manteiga sem sal. Preparação: Derrete-se o chocolate com a manteiga em banho-maria. Junta-se o açúcar e as gemas, uma a uma, batendo em cada adição. Batemse as claras em castelo, que em seguida se juntam ao preparado, sem bater mas sim a envolver. Leva-se ao congelador por meia hora e depois coloca-se na parte de baixo do frigorifico. Serve-se em taça grande ou tacinhas individuais.

Gelado Crocante Ingredientes: 2 pacotes de natas, 1 lata de leite condensado, 1 pacote de bolachas.

Preparação: Colocam-se as natas numa tigela e batem-se com a batedeira até ficarem firmes, junta-se o leite condensado e continuamos a bater. Desfazer as bolachas e pequenos pedaços, junta-se ao preparado e mexer com uma colher. Levar ao congelador.

7


8

Livro de Receitas Margaretha  

Livro de Receitas Margaretha

Advertisement