Issuu on Google+

www.foradoeixo.org.br/universidade


Monte seu selo

Universidade Fora do Eixo

Cartilha Monte seu selo

ÍNDICE .Índice .Objetivos .Introdução .Cinco pontos principais para o desenvolvimento dos selos 1. Identidade do selo 2. Seleção dos Projetos 3. Lançamentos 4. Distribuição 5. Difusão / Comunicação .Outras atividades que podem ser contempladas pelo selo .Anexos Anexo 1. Sobre a filiação como produtor fonográfico Anexo 2. ISRC Anexo 3. Perguntas e dúvidas .Contato

www.foradoeixo.org.br/universidade


Monte seu selo

Universidade Fora do Eixo

Cartilha Monte seu selo Objetivos: Orientar e dar suporte à criação de selos musicais independentes, voltada à consolidação de uma Rede Solidária de Produtos Culturais, que tem como prioridade a produção, distribuição e difusão de música e produtos culturais, visando a diversidade estética e o uso de diferentes linguagens e tecnologias de difusão.

Introdução: Selos são responsáveis pela distribuição, comercialização, comunicação (assessoria de imprensa) e difusão de produtos culturais do setor musical, dotados de uma identidade própria. Podem ainda atuar na produção, seja na prensagem dos lançamentos/ álbuns, seja na criação e desenvolvimento da identidade visual, e até acompanhamento da etapa de produção musical.

Sendo assim há cinco pontos principais para o desenvolvimento dos selos:

1. Identidade do Selo 2. Seleção dos projetos 3. Lançamentos 4. Distribuição 5. Difusão

www.foradoeixo.org.br/universidade


Monte seu selo

1. Identidade do Selo: Para um selo é essencial desenvolver uma comunicação eficiente, que demande baixo custo e atinja o maior público possível.

1. Criar a identidade do Selo (estética, conceitual e programática); 2. Criar logo e identidade visual; 3. Criar estratégias de divulgação e de difusão buscando diferentes meios e linguagens de comunicação; 4. Desenvolver um ou mais canais de comunicação do selo via internet, integrando e interagindo os canais das bandas com os canais do selo (Blogs, myspace, site, youtube, e afins).

www.foradoeixo.org.br/universidade


Monte seu selo

2. Seleção dos projetos:

1. Faça um mapeamento das possíveis bandas a serem lançadas; 2. É interessante buscar bandas com perfil propositivo e que contribuam na construção do selo possibilitando a troca de serviços;

3. Os selos podem ou não estabelecer uma unidade estética dos projetos e produtos lançados, porém é importante que estes tenham qualidade e coerência com a identidade do selo.

www.foradoeixo.org.br/universidade


Monte seu selo

3. Lançamentos:

1. Deve-se fazer um planejamento dos lançamentos, podendo criar uma ordem de prioridades e um cronograma;

2. Manter uma periodicidade de lançamentos para que o Selo esteja sempre em

evidência e divulgando seus produtos; 3. A prensagem deve ser acordada caso a caso com as bandas - geralmente a banda arca com esses custos; 4. Criar produtos de merchandising como camisetas, broches, chaveiros, adesivos, posteres, etc. 5. Realizar ou apoiar o evento de lançamento.

www.foradoeixo.org.br/universidade


Monte seu selo

4. Distribuição:

1. Planejar a distribuição dos produtos local, regional e nacionalmente; 2. A distribuição pode se dar através das Banquinhas Fora do Eixo e pontos fixos do Fora do Eixo (p. ex.: Loja FDE Discos em São Paulo) ;

3. Pode-se buscar outros pontos fixos de distribuição, como parcerias locais, casas de show, locais públicos, feiras, comércio em geral; 4. Pode-se buscar Lojas Virtuais e ou outros espaços na Internet 5. Para se comercializar os produtos, pode-se vendê-los diretamente, ou através de intermediadores ou ainda trocar por outros produtos (Roda de Trocas);

www.foradoeixo.org.br/universidade


Monte seu selo

5. Difusão / Comunicação:

1. Realizar a assessoria de imprensa de cada lançamento; 2. Buscar parcerias com meios de difusão, como rádios e TVs, jornais impressos,

revistas, etc; 3. Criar estratégias de difusão de cada lançamento na internet, por meio de blogs (troca de banners), plataformas disponíveis no mercado (sites de relacionamento e distribuição digital de música), dentre outras;

www.foradoeixo.org.br/universidade


Monte seu selo

# Outras atividades que podem ser contempladas pelo Selo:

- Produtor Fonográfico - o Selo pode ser o responsável pela regulamentação dos fonogramas juntos aos órgãos responsáveis, tirando assim, o ISRC (necessário à comercialização musical). O Selo pode oferecer os fonogramas para Sincronização Musical e bancos de dados de músicas, para utilização das mesmas em outras plataformas de divulgação audiovisual. O Selo pode oferecer as músicas à coletâneas e fazer outras parcerias estratégicas para a divulgação de seus artistas/ projetos musicais. O Selo pode assessorar na arrecadação de direitos autorais previstas com a veiculação dos fonogramas em espaços públicos e veículos de comunicação.

www.foradoeixo.org.br/universidade


Monte seu selo

Anexos: Anexo 1: Sobre a Filiação como produtor fonográfico Em primeiro lugar, você deve consultar um contador e um advogado especializado para abrir uma empresa fonográfica. No item "Objetivo Social" do seu contrato, deve constar "PRODUCÃO FONOGRÁFICA". Se você for vender diretamente seus discos, também deve constar nesse contrato "VENDA DE DISCOS, FITAS E SIMILARES". Inscreva-se numa Sociedade de Autores para fins de recolhimento de seus Direitos de execução pública. No site do ECAD (www.ecad.org.br), existe uma relação dessas sociedades para consulta. Após estar filiado, solicite a sua sociedade o software do ISRC (Internacional Standard Recording Code) que deverá ser inserido, obrigatoriamente, nas suas gravações. Esse código tornou-se obrigatório em 19 de dezembro de 2002 pelo Decreto lei nº 4533, citado no § 2º do inciso III do Art. 1º. Os tramites burocráticos são gratuitos, e a filiação pode ser feita por pessoas físicas e jurídicas.

Anexo 2: ISRC Cada unidade de produto — gravação de música, ou fala, ou efeito sonoro — chamase fonograma e é identificado internacionalmente pelo IRSC. Esse código informa o país e o ano da gravação, o produtor fonográfico que a efetuou e atribui um número sequencial ao conjunto das informações anteriores, de forma que cada gravação, adquira uma espécie de "RG" que a acompanhará para sempre. Toda mídia sonora, seja em formato de CD, Vídeos musicais, fitas cassete, LP e vinil, ou em formatos de som digital como o MP3 obrigatoriamente necessita do IRSC.

www.foradoeixo.org.br/universidade


Monte seu selo

Anexo 3: Perguntas e Dúvidas - Estamos querendo lançar algumas as bandas locais, porém ainda não ficou claro o que podemos oferecer para essas bandas no lançamento, seria a distribuição dos CDs nos pontos fora do eixo? Seria isso e muito mais, só o fato de divulgar e trabalhar para banda já é muita coisa. Botar o cd nas banquinhas do fora do eixo, levar sempre com o coletivo quando viajar, trocar com outros selos, em resumo distribuir esse cd para lugares que banda sozinha não consegue. - Esta distribuição engloba também, além de enviar material, a aquisição de material de outros pontos para a sua venda local? Claro, pode trocar, vender e consignar.

www.foradoeixo.org.br/universidade


Monte seu selo

CONTATO: fdediscos@foradoeixo.org.br

Mais informaçþes: musica.foradoeixo.org.br

www.foradoeixo.org.br/universidade


www.foradoeixo.org.br/universidade


Cartilhas da Universidade Fora do Eixo sรฃo licenciadas sob Licenรงa Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported.

www.foradoeixo.org.br/universidade


Cartilha Monte Seu Selo