Cartilha RH 2019 (Estagiários)

Page 1

CARTILHA

FOP-UNICAMP

de Integração para Ingressantes

FOP-2019 www.fop.unicamp.br


PIRACICABA FOP-2015

Bem-Vindo a Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Desejamos que aqui você se sinta realizado pessoal e profissionalmente.

APRESENTAÇÃO Esta cartilha tem por finalidade apresentar informações úteis, regras do nosso Campus, serviços prestados pela FOP, quais são seus direitos, deveres e benefícios, visando auxiliar sua adaptação na Universidade. Portanto, guarde-a e utilize sempre em caso de dúvidas.


SUMÁRIO 1

4

Sobre a FOP 1.1 Apresentação da FOP 1.2 Atendimento ao público 1.3 Organograma 1.4 Administração 1.4.1 Diretoria 1.4.2 Assessoria da Faculdade 1.5 Apoio Administrativo 1.5.1 Recursos Humanos 1.5.2 Expediente e Protocolo 1.5.3 Apoio ao Docente 1.5.4 Serviço Social 1.6 Apoio Financeiro 1.6.1 Finanças 1.6.2 Suprimentos 1.6.3 Almoxarifado 1.6.4 Patrimônio

2

3

Informações Importantes 4.1 Informática 4.2 Ligações telefônicas 4.3 Horário e Linhas de Ônibus

5

Telefones Úteis

6

Cartilha para Estagiários 6.1 Auxílio Transporte 6.2 Bolsa 6.3 Relatório de Estágio 6.4 Recesso

Regras do Campus 2.1 Identidade Profissional 2.2 Atualizações de dados cadastrais 2.3 Uso do Estacionamento 2.4 Saúde e Segurança 2.4.1 Saúde 2.4.1.1 vacinas 2.4.1.2 uso de Álcool e outras drogas 2.4.2 Segurança 2.4.2.1 Acidentes de trabalho 2.4.2.2 Acidentes com Animais Peçonhentos 2.4.2.3 Acidentes com materiais perfuro cortantes 2.5 Meio Ambiente e Responsabilidade Social 2.6 Preservação dos bens na Universidade 2.7 O que não é permitido na FOP

Benefícios

FOP-UNICAMP

3.1 Bandejão 3.2 Biblioteca

Cartilha de Integração para Ingressantes


1

Sobre a Faculdade de Odontologia de Piracicaba

1.1 - Apresentação da FOP Considerada uma das mais importantes Faculdades de Odontologia do país, ocupa lugar de destaque em decorrência de seu empenho no desenvolvimento da pesquisa, de seus cursos de Graduação e Pós-Graduação, em ampliar seus laboratórios e aprimorar-se tecnicamente, proporcionando aos alunos treinamento adequado em suas clínicas integradas e extramuros. Além disso, tem papel importante na formação de profissionais técnicos através dos cursos de Técnico de Prótese Dental. Paralelamente à suas atividades acadêmicas, suas clínicas de atendimento odontológico oferecem tratamento odontológico à população de Piracicaba e região, sendo também um centro de referência para outros Estados do país.

Símbolo da FOP-Unicamp

O brasão da FOP tem como base um escudo tradicional de armas, português, significando a nossa origem lusitana. O segundo elemento em importância seria o grito de guerra que caracteriza o clã, a tribo. Por se tratar de uma instituição de saúde e ensino, o texto do brasão da FOP foi adequado à sua natureza, sendo escolhido um texto tradicional em latim: “Mente . Manv . Corde” que significa “Com a Mente, a Mão e o Coração”. A frase está inscrita sobre uma flâmula inferior vermelha tendendo para o alaranjado (para diferenciar da Faculdade de Odontologia de Bauru), cor que significa vitória, ousadia, fortaleza. O fundo verde do escudo significa fé, esperança e bons serviços. Atravessando o centro do escudo, uma faixa ondulada cor prata significa ética, integridade, pureza. A forma ondulada da faixa sugere um curso d'água e sobre ela a figura de dois peixes de olhos prateados. Ao centro, o Caduceu de Esculápio (bastão), que representa a insígnia dos arautos (anunciadores) de Esculápio, o deus da Medicina na mitologia greco-romana. A serpente, Coliber aesculapii, símbolo da sabedoria, poder e mesmo uma divindade curadora, são entrelaçadas da direita para esquerda, em círculos, que significa a medicina circunscrita à cavidade oral. Portanto, podemos traduzir este brasão da seguinte forma: A FOP, uma instituição orientada pela ética e bons serviços, é vencedora por agir com a mente, a mão e o coração, num lugar onde pára o peixe (Piracicaba).

1.2 - Atendimento ao Público Clínica Odontológica Centro cirúrgico CEPAE (Centro de Atendimento a Pacientes Especiais) Endocentro Orocentro Centro Radiológico CETASE - Centro de Estudos e Tratamento das Alterações Funcionais do Sistema Estomatognático CEPI - Centro de Estudos de Periodontia e Implantologia

Cartilha de Integração para Ingressantes


1

Sobre a FOP

1.3 - Organograma Para conhecer o organograma da FOP com todas as áreas e departamentos acesse: Portal FOPNet (www.fop.unicamp.br) Menus: Administração / Diretoria / FOP/UNICAMP / Certificação

1.4 - Administração 1.4.1 - Diretoria

Prof. Dr. Francisco Haiter Neto

Prof. Dr. Flávio Henrique Baggio Aguiar

Diretor

Diretor Associado

1.4.2 - Assessoria da Faculdade Ana Cláudia Fabri Ceccato Cargo: Assistente Técnica de Unidade / Administradora Contato: (19) 2106-5204 E-mail: anaclaudia@fop.unicamp.br

Cartilha de Integração para Ingressantes


1

Sobre a Faculdade de Sobre a FOP Odontologia de Piracicaba

1.5 Apoio Administrativo 1.5.1 - Recursos Humanos Desenvolve os Recursos Humanos da Faculdade, bem como, oferece suporte legal a todos os processos de Pessoal da Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

1.5.2 - Expediente e Protocolo Recebimento e encaminhamento de toda documentação existente na FOP, Responsável pelo arquivo da Faculdade - Documentos e Processos. Possui contato com setores internos da Faculdade, da Universidade e também Órgãos externos (Públicos e /ou Privados). Aplica tabelas de temporalidade nos documentos e Processos, dissemina informações com Clareza e organização.

1.5.3 - Apoio ao Docente Oferece com excelência o suporte administrativo ao Docente – Pesquisador, nas suas relações junto às Agências e Órgãos de Fomento, a fim de que possam minimizar o tempo gasto com questões burocráticas otimizando-o para atividades-fim.

1.5.4 - Serviço Social Esclarece dúvidas, realiza estudo socioeconômico, realiza pesquisas bibliográficas e documentais, levanta número de usuários, coleta / organiza e tabula dados, bem como pesquisa a satisfação do usuário, denuncia situações problemas e formula questionários para avaliações, formula pareceres técnicos e relatórios, elabora planos, projetos e programas específicos, analisa as técnicas utilizadas, verifica resultados, cria critérios indicadores para avaliação e verifica atendimento dos compromissos acordados com o usuário.Promove e realiza palestras, conferências e reuniões para divulgação dos trabalhos do Serviço Social, coordena projetos, grupos de trabalho e supervisiona estágios curriculares, desenvolve atividades administrativa, entre outros.

Cartilha de Integração para Ingressantes


1

Sobre a Faculdade de Sobre a FOP Odontologia de Piracicaba

1.6 Apoio Financeiro 1.6.1 - Finanças Presta Contas dos recursos financeiros administrados pela Unidade, encaminhados mensalmente para órgãos fiscalizadores da UNICAMP e FUNCAMP; gerencia as contas da Diretoria / Administração, bem como dos convênios de extensão e pequena monta da FUNCAMP; efetua pagamentos de despesas da Unidade através de recursos da UNICAMP e/ou FUNCAMP; gerencia os pagamentos de boletos emitidos à pacientes de diversas clínicas da FOP, gerencia os Moedeiros (máquinas) de carregamentos de cartões de alunos no Refeitório/FOP.

1.6.2 - Suprimentos Executa todas as aquisições, no mercado nacional ou por importação direta de materiais e/ou serviços relacionados ao ensino e pesquisa/FOP, com recursos orçamentários ou extra-orçamentários.

1.6.3 - Almoxarifado Incumbido do abastecimento de materiais. Indispensável ao desenvolvimento dos serviços da FOP, desde a apuração das necessidades de reposição de estoque, apresentação de pedido de compra ou requisição ao almoxarifado central, seu acompanhamento, recebimento, movimentação e ate a entrega dos materiais aos interessados, com todos os controles envolvidos.

1.6.4 - Patrimônio Formaliza processos, doações, controla todos os bens adquiridos pela Unidade, informando garantia e providenciando documentos de entrada/saída de equipamentos.Tem ainda importância vital em todos os inventários solicitados pela UNICAMP e também na participação em sindicâncias de materiais.

Cartilha de Integração para Ingressantes


2

Regras do Campus

As regras de conduta descritas abaixo devem ser aplicadas em todas as dependências da Faculdade e buscam garantir que nosso ambiente de trabalho além de ser profissional seja seguro, produtivo e harmonioso.

2.1 - Identidade Profissional A Universidade Estadual de Campinas fornece gratuitamente a todos os seus docentes, servidores e estagiários cartões que permitem a identificação e acesso. A Identidade Profissional, como é frequentemente chamada, permite o acesso ao restaurante Universitário (Bandejão), permite o empréstimo de livros na Biblioteca da FOP e principalmente facilita sua identificação. Logo que ingressar, você poderá solicitar um cartão provisório que deverá ser substituído ao chegar à Identidade Profissional definitiva. Ambos são de uso pessoal e intransferível. Não é permitido o empréstimo a outras pessoas. O cuidado com a Identidade Profissional é importante, pois, em caso de extravio, mau uso, má conservação ou não devolução e em caso de rescisão contratual, você terá que arcar com os custos relativos ao crachá no preço vigente da época. Entre em contato com RH/FOP quando sua identidade funcional estiver danificada.

2.2 - Atualização de Dados Cadastrais

Mantenha sempre atualizados os seus dados cadastrais na área de Recursos Humanos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, tais como endereço, nome, dependentes, telefone residencial e celular, e-mail, etc.

Cartilha de Integração para Ingressantes


2

Regras do Campus

2.3 - Uso do Estacionamento O estacionamento interno da FOP é uma facilidade que oferecemos para nossos alunos, funcionários, docentes e estagiários. Ele faz parte das dependências da Universidade e, logo, algumas regras devem ser seguidas a partir do momento em que você passa pela portaria. O limite de velocidade é de 20 km por hora. A prioridade são os pedestres. Pare o veículo ao avistar que alguém irá atravessar as ruas do Campus, Respeite todas as regras de trânsito seja qual for o tipo de veículo que você conduzir. A identificação do seu veículo é feita por um crachá, fornecido pela Coordenadoria do Campus. Ao ingressar na Universidade e durante toda a permanência de seu veículo no estacionamento, este crachá deverá estar sempre em local visível. Devido a falta de vagas no estacionamento torna-se altamente recomendado que Docentes e Servidores estacionem seus veículos no espaço reservado à direita da entrada principal (estacionamento com as cancelas), cedendo vagas aos alunos e pacientes nas demais dependências. Também é importante salientar que TODOS devem respeitar as vagas reservadas e os alertas dos vigilantes. A fim de disciplinar o uso das vagas, a Coordenadoria do Campus da FOP - por meio dos vigilantes notifica os proprietários e os veículos estacionados irregularmente. As notificações compreendem as seguintes irregularidades: estacionamento em local indevido; veículo mal estacionado; uso indevido de vaga; falta do crachá de identificação; veículo pernoitando sem autorização; e, falta de atualização de cadastro. As notificações serão colocadas nos veículos, os proprietários serão notificados por e-mail e a irregularidade será registrada em nosso sistema. A reincidência pode culminar com a proibição do uso dos estacionamentos. É importante destacar que a FOP não assume nenhuma responsabilidade pelos veículos estacionados ou em movimento em suas dependências, bem como por objetos que estejam no interior dos veículos.

2.4 - Saúde e Segurança Nossa saúde e segurança devem ser preservadas em todos os momentos de nossa vida, seja dentro ou fora da Universidade. A segurança é um exercício diário e cada um tem que cumprir o seu papel, portanto: Trabalhe com segurança; Utilize o corrimão nas escadas; Não corra dentro das edificações e laboratórios; Fique atento ao andar sobre pisos molhados e escorregadios; Utilize a faixa de pedestres; Utilize os Equipamentos de Proteção Individual (EPIS), o seu uso visa minimizar a exposição do trabalhador e evitar possíveis acidentes ou doenças do trabalho. Zele por sua vida, e não se esqueça de que você também é responsável por ajudar na segurança de seus colegas. Cartilha de Integração para Ingressantes


2

Regras do Campus 2.4 - Saúde e Segurança 2.4.1 - Saúde

O controle regular da nossa saúde e dos nossos entes mais próximos nos permite uma melhor qualidade de vida no curto e longo prazo.

2.4.1.1 - Vacinas Em obediência à Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho- NR 32, que estabelece medidas para proteger a segurança e saúde do trabalhador de saúde, solicitamos a todos os Docentes, Alunos, Funcionários e Estagiários que atuam com tecidos e/ou fluídos humanos (sangue, saliva, etc) e com cadáveres (em diferentes estágios de conservação) e demais áreas da Universidade que mantenham sempre atualizadas suas Cadernetas de Vacinação, de acordo com o calendário vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde. Acesse o calendário nacional de vacinação no site: www.portalsaude.saude.gov.br Acesse a Relação de vacinas oferecidas pelo Cecom no site: www.cecom.unicamp.br/vacinas/ As vacinas são oferecidas gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do Município de Piracicaba.

2.4.1.2 - Uso de álcool e outras drogas Não é permitido o trabalho sob o efeito de álcool ou de outras drogas. Não comprometa sua saúde e não coloque em risco os que estão perto de você.

2.4.2 - Segurança A FOP promove palestras e orientações quanto à prevenção dos riscos ocupacionais inerentes ao trabalho. Fique atento a divulgação das palestras e participe sempre que possível.

2.4.2.1 - Acidentes de trabalho Em caso de acidente de trabalho dirija-se ao hospital mais próximo ou ao pronto socorro. Solicite ao médico que mencione no atestado que o afastamento foi devido ao acidente de trabalho. Após o atendimento de urgência, apresente o atestado em até 24 horas ao RH/FOP que agendará perícia médica. Se o acidente ocorrer em trajeto ou fora da empresa, deverá ser enviado ao RH/FOP o atestado médico e o boletim de ocorrência fornecido pela policia. Cartilha de Integração para Ingressantes


2

Regras do Campus 2.4.2 - Segurança

2.4.2.2 Acidentes com Animais Peçonhentos Na ocorrência de qualquer acidente com animais peçonhentos, procurar os seguintes serviços para pronto atendimento: Adultos (acima de 12 anos) - procurar o UPA Vila Rezende (Alfredo de Castro Neves) Endereço: Av. Conceição, 350 Telefone: 3421-1439 / 3421-0676 Horário: 24 horas Crianças (até 40kg) - procurar o UPA Vila Sônia (Nestor Longatto) Endereço: Rua Brig. Eduardo Gomes, 106 - V. Sônia Telefone: 3425-3284 / 3425-3598 / 3415-1450 Horário: 24 horas

2.4.2.3 Acidentes com materiais perfuro cortantes O acidentes perfuro cortantes ou envolvendo material biológico potencialmente contaminados são eventos que acometem os profissionais da saúde. Os ferimentos com agulhas e material perfuro cortante em geral são considerados extremamente perigosos por serem potencialmente capazes de transmitir doenças infecciosas graves e letais como a Hepatite B, hepatite C e AIDS. Portanto, recomendamos a todos os colaboradores que durante e após a realização de procedimentos com perfuro cortantes, sigam as precauções básicas. -Ter a máxima atenção durante a realização dos procedimentos; -Usar Equipamento de proteção individual (EPI), como luvas , máscaras, óculos de proteção, protetores faciais, gorros, avental e calçados; -Jamais utilizar os dedos como anteparo durante a realização de procedimentos que envolvam materiais perfuro cortantes; -Não reencapar, entortar, quebrar ou retirar as agulhas da seringas com as mãos ; -Não utilizar agulhas para fixar papéis; -Desprezar todo material perfuro cortante, mesmo que estéril, em recipientes resistentes à perfuração e com tampa; Os coletores específicos para descarte de material perfuro cortante não devem ser preenchidos acima do limite de 2/3 de sua capacidade total e devem ser colocados sempre próximos do local onde é realizado o procedimento. Resíduos de serviços de saúde devem ser descartados de acordo com a Resolução RDC nº 306 de 7 de Dezembro de 2004, da ANVISA/ M/S. Na ocorrência de qualquer acidente com materiais perfuro cortantes, comunicar o responsável da área e procurar os serviços de pronto atendimento: UPA Vila Rezende (Alfredo de Castro Neves) Endereço: Av. Conceição, 350 Telefone: 3421-1439 / 34210676 Horário: 24 horas.

Cartilha de Integração para Ingressantes


2

Regras do Campus 2.5 - Meio Ambiente e Responsabilidade Social A FOP, através de sua Gestão Ambiental, órgão vinculado diretamente à Coordenadoria do Campus, em parceria com órgãos ambientais municipais, e da UNICAMP, possui o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde (PGRSS), que contempla aspectos desde a segregação, identificação, acondicionamento, armazenamento e destino final. Entre estes resíduos estão incluídos: resíduos biológicos infectantes (hospitalares); resíduos químicos de laboratório e outras atividades; pilhas e baterias, lâmpadas de mercúrio; toners e cartuchos de impressora, resíduos sólidos não recicláveis (lixo comum) e resíduos recicláveis (materiais plásticos, papéis e papelão, latas de alumínio, vidros, etc.). Na Faculdade de Odontologia de Piracicaba não devemos realizar ações que viole ou prejudique o meio ambiente, portanto, informe-se com os funcionários mais antigos do respectivo setor ou área em que você irá atuar sobre como devem ser feitos os descartes corretos. Demais orientações devem ser obtidas através da gestão ambiental - coordenadoria do campus.

2.6 - Preservação dos bens na Universidade A Faculdade de Odontologia, através da Universidade Estadual de Campinas fornece instalações, equipamentos, utensílios para que todos possam desenvolver seu trabalho. Todos estes bens, sejam eles para consumo ou parte do patrimônio são parte da Universidade e enquanto estão em seu uso, ficam sob sua inteira responsabilidade. Entre em contato com o patrimônio sempre que necessitar devolver bens pertencentes à Universidade. A Faculdade não se responsabiliza por objetos pessoais deixados em suas dependências.

2.6 - O que não é permitido na FOP Entrar com qualquer tipo de arma, substâncias entorpecentes, explosivos, inflamáveis ou quaisquer outros objetos ou produtos que não estão diretamente relacionados com sua função ou atividade na empresa. Retirar materiais ou produtos pertencentes a FOP sem autorização Praticar atos de assédio moral ou sexual Praticar atos discriminatórios

Cartilha de Integração para Ingressantes


3

Benefícios

3.1 - Bandejão Diariamente são servidas à comunidade universitária, visitantes e convidados refeições no nosso restaurante universitário, conhecido como “Bandejão”. Para os funcionários/Docentes/Estagiários o acesso aos restaurantes é feito através da Identidade Funcional e o desconto desse serviço é feito em folha de pagamento, obedecendo à tabela disponível no site www.prefeitura.unicamp.br (link Alimentação);

3.2 - Biblioteca A Biblioteca da FOP faz parte do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) que conta com 28 bibliotecas, sendo uma central, uma de área e as demais alocadas nas Unidades de Ensino e Pesquisa, Centros e Núcleos. HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Período Letivo: 2ª a 6ª feira das 7h30min às 18h Férias: consulte o site da Biblioteca: http://www.fop.unicamp.br/biblioteca Quem poderá fazer uso da biblioteca da FOP e das demais Bibliotecas do SBU para empréstimo domiciliar? Docentes, funcionários, alunos, estagiários, pesquisadores etc. – todos que possuem vínculo com a Universidade. Para poder fazer uso das Bibliotecas, o ingressante na FOP deverá: Efetuar seu cadastro no Sistema. Ter em mãos seu cartão de identidade institucional e um documento com foto. A biblioteca oferece os seguintes serviços: - Consulta Local; - Empréstimo domiciliar – quantidade e prazo.

Cartilha de Integração para Ingressantes


3

Benefícios

3.2 - Biblioteca

Tabela completa, consultar Regulamento de Circulação em: http://www.sbu.unicamp.br Orientação nas pesquisas bibliográficas e normalização de documentos (Teses, Monografias, TCCs, artigos etc.); Solicitação de material não disponível na Biblioteca da FOP: Para livros e teses, EEB (Empréstimo Entre Bibliotecas) – sem custo quando solicitados para USP, UNESP e UNICAMP. Para artigos de periódicos, Comutação bibliográfica, com custo operacional, tabelado pelo IBICT, Bireme, Library of Congress e British Library. Mais informação consulte: http://www.fop.unicamp.br/biblioteca

Cartilha de Integração para Ingressantes


4

Informações Importantes

4.1 - Informática Os computadores e os sistemas utilizados para fins de trabalho são de propriedade da Universidade, portanto, é seu dever preservar os equipamentos e as informações as quais você tem acesso. As suas senhas não devem ser compartilhadas com outras pessoas. A internet e e-mail devem ser utilizados para assuntos relacionados à Universidade, e a instalação de programas, softwares deve ser comunicada a informática. Espera-se que você use a internet de forma profissional e responsável. Funcionários: De posse de sua matricula, dirigir-se à Área de Informática FOP, acompanhado do Superior Imediato para solicitar a criação de seu e-mail corporativo e também solicitar configurações para seu computador de trabalho. A conta de login de seu computador de trabalho será a mesma utilizada para acesso wifi junto aos seus dispositivos móveis (celular, tablet, notebook). Docentes: De posse de sua matrícula, dirigir-se à Área de Informática FOP, para solicitar a criação de seu email corporativo e também solicitar configurações para seu computador de trabalho. A conta de login de seu computador de trabalho será a mesma utilizada para acesso wifi junto aos seus dispositivos móveis (celular, tablet, notebook). Também os Docentes podem contar com o serviço de acesso residencial para consulta a base de dados da Biblioteca. Recomendamos a leitura completa das GRs na página da Informática, as quais estabelecem direitos e deveres dos usuários. (www.fop.unicamp.br/informatica)

Ramais Administração de redes: ramais 5230 e 5751 Apoio ao usuário: ramais 5269 e 5750 Áudio e Vídeo: ramais 5270 e 5351 Desenvolvimento: ramal 5357

Cartilha de Integração para Ingressantes


4

Informações Importantes

4.2 - Ligações Telefônicas Atenda as ligações identificando seu nome e o local de trabalho, use tom de voz claro e audível ao interlocutor. Para transferir a ligação: Aperte o botão “flash” e digite o número do ramal o qual deseja transferir. Para “aceitar” a ligação de outro telefone que está tocando: Digite o número do ramal (do telefone que está tocando) + 8. Para ficar na espera de um ramal que quando chamado está ocupado: Digite o número do ramal + 6.

4.3 - Horários e Linhas de Ônibus

Se você utiliza transporte público solicite ao RH o arquivo com os horários e Linhas de Ônibus.

Cartilha de Integração para Ingressantes


5

Telefones Úteis

Ambulatório - 5257 Serviço Social – 5260/5262/5263 Recursos Humanos – 5227/5224 Coordenadoria do Campus – 5248/5715 Portaria – 5232

Cartilha de Integração para Ingressantes


6

Regras do Campus

6.1 - Auxílio Transporte A Fop disponibiliza ajuda de custo para transporte: * R$ 9,40 por dia trabalhado (base no valor do transporte urbano de Campinas)

6.2 - Bolsa Horas

Superior

Médio

12

360,86

244,23

15

451,07

305,29

20

601,43

407,05

30

902,14

610,58

É importante lembrar que estagiários não recebem 13º salário

6.3 - Relatório de Estágio A cada 6 meses, o estagiário precisa preencher e entregar ao RH de sua Unidade/Órgão o Relatório de Atividades de Estágio, descrevendo todas as atividades realizadas durante o período. Devem ser impressas 3 vias: uma para a Instituição de Ensino, uma para o estagiário e outra para o processo do estagiário. Esse procedimento é imprescindível para a efetivação da prorrogação ou, no caso de desligamento, para a emissão da declaração de realização de estágio. . Aguardar o RH entrar em contato para solicitar os Relatórios.

6.4 - Recesso A cada 6 meses de estágio é possível ter 15 dias de recesso, e após 12 meses de estágio o recesso pode ser de 30 dias. Basta solicitar autorização ao Supervisor de Estágio, que tomará as devidas providências junto ao RH da Unidade/Órgão, preenchendo formulário específico e juntando ao seu processo de estagiário. Durante o recesso o valor da bolsa de estágio é pago normalmente. Entretanto, auxílio transporte e 1/3 do valor da bolsa não são pagos. Caso haja interesse em usufruir recesso, conversar com o supervisor e comunicar ao RH/FOP.

Cartilha de Integração para Ingressantes