Page 1

PRESSURE POINTS Sessão 5 - A Pressão dos Conflitos

A BÍBLIA ENCONTRA A VIDA Franklin Roosevelt uma vez disse, “Não há nada que eu ame tanto quanto uma boa luta.” Lutar é algo natural para muita gente. Qualquer dia eles preferem ir para a jugular do que desistir. Tiago escreveu que frequentemente nos encontramos no meio de lutas, argumentos, brigas ou algum tipo de disputa. Nós sentimos a pressão de lutar com os outros por causa de política, relacionamentos, trabalho, e a igreja. Nós brigamos por dinheiro, religião, esportes e muito mais. Nós brigamos até com nós mesmos. Nós sentimos a pressão causada pela falta de contentamento e inquietude dos nossos espíritos que não se satisfazem nunca. Nós até mesmo passamos pela pressão de lutar com Deus. Você pode estar em conflito com Deus neste momento, teimando e recusando se entregar, como um tolo agarrado nas coisas sem valor deste mundo. Tiago nos ensina como lidar com as pressões dos conflitos afim de que não se tornem brigas ou guerras.

1


Pressure Points - Sessão 5

O QUE A BÍBLIA DIZ? Tiago 4:1-10 De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres. Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes? Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.

Tiago 4:1-5 Tiago começou o capitulo 4 com uma pergunta. De onde vêm nossas guerras e conflitos? Se você for interromper uma luta, a melhor maneira de fazer isso é interromper na sua origem. Tiago observa três origens de conflito: Auto-centrismo. A paixões e prazeres no verso 1 vem da palavra grega da qual temos a palavra “hedonismo.” Nossos corpos carnais anseiam por prazer - sexual e de outros tipos – e uma vida fácil. Os prazeres deste mundo tentam sufocar a palavra de Deus na sua vida (Lucas 8:14). Eles agem como soldados guerreando contra nossa alma (1 Ped. 2:11). O desejo auto-centrado por prazer nos faz exigentes, infiéis, gananciosos, possessivos, assassinos e invejosos. Falta de oração. Nos revidamos porque não temos, e nós não temos porque não pedimos. Frequentemente, estamos tão ocupados lutando que não temos tempo para orar. Ou oramos pelas coisas erradas (v.3). Deus é a fonte de tudo que é bom e perfeito (Tia 1:17). Mas raramente conhecemos a provisão de Deus porque não tiramos tempo para orar. Quando oramos, Tiago explica, nem sempre recebemos, porque pedimos mal. Nós entregamos nossa lista a Deus com um objetivo em mente: satisfação dos nossos próprios desejos egoístas e maus. Tiago diz que isso desperdiça ( isso é o que a palavra “gastar”significa no v.3) a benção do Senhor. Mundanismo. Os versos 4-5 se referem a receber os valores do mundo, vivendo no aqui e no agora, e buscando os tesouros do mundo, Gloria e reconhecimento. Buscar as coisas do mundo no traz a um conflito com Deus. Quando você deseja as coisas desse mundo você comete adultério contra Deus. Os crentes são a noiva de Cristo, e se afastar dele é infidelidade. Buscar o mundo também demonstra hostilidade contra Deus; nós agimos odiosamente e em oposição a Ele, similar a como era antes de conhecermos a Jesus. (Rom. 8:7, Col. 1:21). Fazer de Deus seu inimigo significa literalmente estar contra Ele. 2


PERGUNTA #1 -Quais desejos frequentemente levam você ao conflito? PERGUNTA #2 -Qual a relação entre motivos e conflito?

Tiago 4:6-10 Tiago oferece cinco maneiras práticas de vencer as pressões do conflito: 1.Humilhe-se. Deus se opõe aos orgulhosos. Quando persistimos com arrogância, auto-centrismo, ações de interesse próprio, então conflitos e lutas se mantém parte da nossa experiência. A dor do conflito é grande, mas Tiago promete que a graça de Deus é maior. E sua Graça – sua ajuda, seu favor, sua benção – são dadas à aqueles que escolhem ser humildes. Pessoas humildes são ensináveis, pessoas humildes, não exigem que seja do jeito delas. Pessoas humildes admitem suas necessidades para Deus e outros. Pessoas humildes não buscam as coisas deste mundo para as validar. Pessoas humildes encontram a graça de Deus para começar de novo e recebem nova força. Quando você se humilha na presença de Deus, Ele te exaltará. 2.Submeta-se a Deus. Submissão é um comando (v.7). O verbo “submeter” é uma palavra composto do grego que significa se alinha a algo ou a alguém. Pense em um fluxo organizacional ou uma formação militar Cristo é o cabeça e nós no alinhamos debaixo dele. Cristo é o nosso comandante e nós recebemos suas ordens. Nós evitamos conflito and resolvemos conflitos abrindo mão dos nossos direitos e seguindo a Jesus. 3.Resista ao Diabo. A palavra “diabo” no verso 7 e a palavra grega diablos. É de onde tiramos a palavra diabólico É uma palavra composta que significa “jogar ou arremessar contra”. Satanás lança insultos e acusações contra você. Ele sussurra: “Exija que seja do seu jeito”, “faço-os entender sua cabeça”, “você merece mais”, “você não pode deixar isso ficar assim”, e muitas outras mentiras e tentações. Mas aquele que é diabólico rouba, mata e destrói (João 10:10). Então, resista-o. Leve cada pensamento cativo a Cristo (2 Co. 10:5) Ponha a armadura de Deus (Efe. 6:10-17). Esconda a palavra de Deus no seu coração (Lucas 4:1-12). Minha esposa e eu temos aprendido que quando nossos temperamentos esquentam mais e a gente vai contudo, o único vencedor é o Diabo. Nós aprendemos a parar e a reconhecer isso. Minha esposa não é o inimigo; o Diabo é. Nós chamamos isso de batalha espiritual. Então nós trabalhamos juntos para rejeitar esse ataque ao nosso casamento. PERGUNTA #3 - O que envolve resistir ao Diabo? Quando você resiste ao diabo no nome de Jesus, ele foge Por que? Porque você se rende a Deus e se protege nEle. O Diabo não quer nada de Jesus. Essa batalha já está ganha. 4. Se aproxime de Deus. A Bíblia oferece varias maneiras para desenvolver um relacionamento com Deus: a.Leia a Bíblia É a carta de amor de Deus para você. Ela mostra como se aproximar do coração de Deus e do seu plano. b. Ouça a Deus. Deus gosta da sua conversa. Como todo relacionamento, tanto falar como ouvir são essenciais. Deus fala com você quando você lê a Bíblia. Separe um tempo diário para ler e orar. Fazendo isso você vai reajustar a altitude e 3


Pressure Points - Sessão 5 atitude do seu coração e livre-se do egoísmo e do mundanismo que tanto levam ao conflito. c.Adore. Seja adorando com sua família da igreja no domingo ou focando em Deus durante a semana, mantenha Deus em sua mente. Quando você se aproxima de Deus, Ele se aproxima de você. 5. Livre-se dos seus pecados. Tiago nos manda limpar as mãos e purificar os coração. Para que o conflito acabe precisamos assumir nossas próprias faltas e erros e buscar consertá-los. Convide o Espirito Santo a tomar controle. Ele alinha nossas mãos e coração com Deus, a essência da santidade. Limpe suas mãos através do arrependimento. Purifique seu coração deixando Ele fazer seu coração santo. A palavra “purifique” traduz da palavra grega “santo”. Tiago acrescenta que precisamos purificar nosso coração porque temos a mente dividida, podemos ter a alma dividida. Nossa carne e o Diabo apelam a nossa alma para se afastar de Deus. Mas o Espirito de Deus em nós sinaliza a voltarmos para Deus e a seguir a Cristo. A pessoa mais miserável do mundo é aquela que reivindica a Cristo, mas ainda assim segue a sua carne. Nós não devemos ter uma alma dividida. PERGUNTA #4 - O que te ajuda a se aproximar de Cristo e a se humilhar diante dEle?

“Em cada encontro nós ou damos vida ou sugamos. Não existe troca neutra.” - Brennan Manning

C olocando em P r ática Quando a pressão do conflito começa a se levantar na sua vida, tome uma atitude Baseado nos princípios de Tiago 4:1-10 considere estes passos: Verifique sua motivação. Avalie seus desejos para determinar se eles são autocentrados ou Cristo-centrados. Submeta-se a Cristo. Abra mão de cada pensamento e desejo entregando-os ao senhorio de Cristo. Mantenha um diário de oração. Mantenha o foco certo identificando como cada pedido honra a Jesus. Conflitos podem ser validos nas arenas de esporte, mas não na nossa vida. Desista de competir com Deus e viva humildemente debaixo de Jesus Cristo.

4

Pressure Points - Sessão 5  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you