Page 1

Prova de Química Geral Questão 1: Dmitri Ivanovitch Mendeleyev, aos 35 anos de idade, publicou seu trabalho mais importante – a Classificação Periódica dos Elementos Químicos. Conta-se que Mendeleyev escrevia as propriedades de cada elemento numa ficha, colocava-as numa parede e ia mudando a ordem das fichas, várias vezes, até achar grupos de elementos químicos com propriedades semelhantes. Essa classificação tornou-se um marco fundamental na história da química e, até hoje, indispensável à compreensão global de todos os fnômenos químicos. Baseado na localização dos elementos na tabela periódica, o químico pode correlacionar os dados referentes aos elementos e predizer logicamente propriedades e reações. Consulte a tabela periódica (anexo à prova) e responda: a) Qual o nome do metal alcalino do 3º período?

b) Qual o número atômico do elemento químico que possui a configuração eletrônica [Ar] 3d6 4s2

c) Qual o símbolo do elemento químico de maior afinidade eletrônica na tabela periódica? d) Qual a fórmula do composto formado entre o elemento da família dos alcalinoterrosos e o elemento da família dos halogênios, ambos pertencentes ao 4º periódica?

Questão 2 A observação e o estudo da natureza das substâncias e de seu comportamento são intrigantes e por isso, fascinantes. Leia com atenção os fatos reais relatados abaixo e responda as questões seguintes: A água, ao contrário da maioria das substâncias, aumenta de volume, ao se solidificar. A água, apesar de líquida na nas conduções ambiente, pode ser obtida pela reação entre os gases hidrogênio e oxigênio. A melhor maneira de limpar a mão suja de graxa, é passar uma estopa embebida em querosene ou gasolina, ao invés de lavar com água.

a)Justifique, com base nas interações intermoleculares, o aumento de volume da água, ao se solidificar e o fato dela ser encontrada normalmente no estado líquido, nas condições ambiente.


b)Explique por que a graxa é solúvel em que querosene e gasolina, mas é insolúvel em água. Questão 3 O alumínio é o metal mais abundante na crosta terrestre (8,28% em massa). Ele não existe livre; somente combinado, sendo os sílico-aluminatos, seus compostos mais abundantes. Quando puro, mo alumínio é sólido (ponto de fusão = 660ºC e ponto de ebulição =1800ºC), prateados, pouco denso (d=2,70 g/cm3) e apresenta as prorpiedades características dos metais (bom condutor de eletricidade e calor, maleável,dúctil, etc.). O principal minério do alumínio é a bauxita (Al2O3 . 2 H2O). a) Um pedaço de folha de alumínio tem um volume de 2,00 cm3. Calcule o número de mols de átomos do metal contido nesse volume.

b) O alumínio (em pó) ú um redutor muito forte, e por isso é usado para liberar metais de seus óxidos, através de um processo chamado aliminotermia. A equação nãoequilibrada a seguir é representativa deste processo. Al(s) + Mn3O4(s)

Al2O3(s) + Mn(s)

Determine os coeficientes mínimos inteiros que equilibram a equação dada. Questão 4 Observando as famosas obras-primas de Acrópole Ateniense, feitas em mármore, há militares de anos, especialistas da Universidade de Atenas têm constando ser a deterioração das últimas décadas, superior à acumulada em dezenas de séculos. Foi comprovada que a poluição atmosférica é, inequivocamente, a causa dessa corrosão. Mas este não é um fato isolado. Observações idênticas têm sido feitas por todo o planeta. O principal constituinte do mármore é o chamado de cálcio e ação corrosiva é exercida pela “chuva ácida”, sendo o ácido sulfúrico, o grande responsável. Questão 5 O elemento químico boro é indispensável na nutrição das plantas e por ser requerido em pequenas quantidades, está incluído na classe dos micronutrientes. Com a expansão da agricultura para o cerrado brasileiro, cujos solos são de baixo teor de boro, tornou-se ainda maior o seu funcionamento, por meio de adubações com bórax, para ser absorvido pelas raízes. a) Calcule a massa de bórax necessária para preparar 60litros de solução 0,3% p/v (peso por volume). O ácido fósforo (H3PO4) costuma ser empregada como aditivo em alimentos. O limite máximo de ingestão diária “aceitável” (IDA) de ácido fosfórico para uma pessoa é igual a


5mg/kg de peso corporal. Um determinado refrigerante contém ácido fosfórico na concentração de 0,6 g/L. b) Calcule o volume do refrigerante, em mL, que uma pessoa de 60 kg deve ingerir para atingir o limite máximo IDA.

Tecnico Quimica 2000  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you