Page 1

QUÍMICA E DE MEIO AMBIENTE -. ANO LETIVO DE 2001 Nome do candidato: _____________________________________

PROVA DE REDAÇÃO

UM JEITO PARA DAR JEITOS

No grupo de brasileiros que Fernando Sabino foi esperar no Aeroporto de Londres, estava, além de seu irmão Gérson, um engravatado caipira do interior, talvez de Minas, talvez de São Paulo. Tinham ido todos para a Copa do Mundo. O caipira perguntou onde poderia conseguir hospedagem e ingressos para os jogos. Impossível, foi a resposta. Àquela altura não havia vaga em hotel, muito menos ingressos. Impossível, repetiu Sabino enfaticamente. Horas mais tarde, durante coquetel oferecido pela Embaixada Brasileira, lá estava o caipira. De terno de linho branco, engravatado, tão elegante quanto possível. Sabino foi a ele e, para seu espanto, soube que conseguira tudo, bom hotel, ingressos para os melhores lugares e convite para aquele coquetel. O jeitinho brasileiro abre portas. E, é bom que se diga, pode estar em qualquer cidadão deste país, moço ou velho, capiau endinheirado ou baiano pobre, mineiro desconfiado ou gaúcho de bombachas, carioca safo ou paulista que não pode parar. É uma mistura de habilidade, astúcia e marotice criativa que faz o brasileiro obter o que quer quebrando regras, desafiando normas, contornando expedientes, tudo ao seu jeito. O brasileiro com esse dom (o que quer dizer quase todos) é inimigo da burocracia careta, aquela que a tudo emperra. Quem já passou pelo suplício de recorrer aos serviços de uma de nossas repartições públicas sabe como é. Há que ter jeitinho. (MÁXIMO, João. O globo. Rio de Janeiro, 14/04/2000)


Vocabulário Capiau - caipira Bombachas - calças muito largas em toda a perna, salvo no tornozelo. Marotice - esperteza Emperra - impede, bioquela, obstrui Suplício - tortura, sofrimento

PROPOSTA DE REDAÇÃO O brasileiro é conhecido pela arte de sempre achar uma saída para seus problemas. ELABORE um texto, com cerca de 15 linhas, argumentando a respeito dessa característica.

Para fundamentar sua argumentação, utilize exemplos extraídos do próprio texto.

SIGA ESTAS INSTRUÇÕES: 1. organize o texto em parágrafos; 2. utilize elementos de ligação entre os períodos e entre os parágrafos para torná-los coesos; 3. associe as palavras e as idéias de modo claro e coerente; 4. para não fugir ao tema, fale exclusivamente, da característica do brasileiro de dar jeitinhos; 5. observe a adequação gramatical.


PROVA DE QUÍMICA Questão 1: O Secretário de Estado de Saúde, Gilson Cantarino, proibiu o consumo o a venda da água mineral Recanto das Águas (lote de 1 0/05/2000). O tosto leito polo Laboratório Noel Nuteis constatou a presença de coliformes no produto (O Dia. Ciência e Saúde,2810912000, P.24).

ÁGUA MINERAL RECANTO DAS ÁGUAS Composição química provável (mg/L) Sulfato de bário 0,27 Sulfato de cálcio 2,02 Bicarbonato de cálcio 17,02 Bicarbonato de magnésio 6,02 Bicarbonato de potássio 3,07 Bicarbonato de sódio 8,17 Nitrato de sódio 1,74 Cloreto de sódio 0,23 Fluoreto de sódio 2,34 Hidróxido de ferro 0,72 Hidróxido de alumínio 0,72 Com relação à água mineral citada na reportagem acima, responda. a) Consultando a composição química provável da água mineral em questão, pode-se observar a presença de duas funções inorgânicas diferentes. Dó os nomes das referidas funções. _________________________________________________________________________ ____________________________________


b)Na composição química provável da água mineral em questão, encontram-se presentes sete íons metálicos diferentes entre si, sendo que apenas um deles á classificado como metal de transição. Qual o nome, o símbolo, o grupo e o período desse elemento?

_________________________________________________________________________

Questão 2: Recentemente, um anúncio nos veículos de comunicação divulgou que os moradores dos Alpes Chilenos estão sendo orientados pelos governantes, a não saírem de suas casas no período de maior ‘incidência luminosa’, ou que só saiam de óculos escuros, camisas de mangas compridas e protetor solar. Todo esse cuidado se deve a uma grande falha observada na camada de ozônio. O ozônio é um gás que existe em quantidades mínimas em áreas não-poluídas, como nas montanhas. A camada de ozônio existente na estratosfera tem um papei importante, pois impede que boa parte dos raios ultravioleta provenientes do sol, chegue à superfície terrestre, O excesso desses raios pode causar lesões nos olhos, na pele e no sistema imunológico. Além disso, interfere na fotossíntese, diminuindo o rendimento das lavouras e matando o alimento dos peixes pequenos, o que prejudica a vida nos oceanos. RESPONDA. a) As moléculas de ozônio e de oxigênio são formadas pelo mesmo elemento químico: o oxigênio. Dê o nome deste fenômeno em que uni mesmo elemento químico forma mais de uma substância simples.

_________________________________________________________________________

b)Com base nas propriedades das moléculas de oxigênio e de ozônio descritas abaixo, diga qual das duas é mais solúvel em água e justifique a sua resposta. PROPIEDADE MASSA MOLECULAR DENSIDADE DO LÍQUIDO [G/ML] POLARIDADE COR CHEIRO

OXIGÊNIO 32,00 1,14

OZÔNIO 48,00 1,71

Apolar Incolor inodoro

Polar Levemente azulado Característico


Questão 3: A reportagem abaixo relata um fato importante para a nossa saúde: a alimentação. Alimentos contaminados (O DIA. Ciência e Saúde, 22/10/2000, P.6) a) Na reportagem acima, encontra-se um elemento com características químicas semelhantes ao único elemento metálico líquido da tabela periódica. Dê o número atômico e o número de massa desse elemento.

b) Faça a distribuição eletrônica por subníveis para o metal alcalino-terroso citado no texto.

c) Separe três metais que estejam em um mesmo grupo e determine qual o de maior raio atômico entre eles.

d) Separe três metais que estejam em um mesmo período e determine qual o de menor eletronegatividade entre eles. Questão 4: O cloreto de sódio é o principal componente do sal de cozinha. As condições mais favoráveis para a obtenção do sal de cozinha, a partir da água do mar, são as que apresentam grande intensidade de insolação e ventos permanentes. Por este motivo, a Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro é urna grande produtora de sal de cozinha. a) Qual o processo utilizado para se obter o sal de cozinha da água do mar? b) Escreva a fórmula química do cloreto de sódio. c) Que tipo de ligação ocorre nesse composto? d) Quantos elementos existem, no grupo da tabela periódica, com propriedades químicas semelhantes às do cátion presente no sal de cozinha.


Questão 5: Um esquema simplificado das etapas necessárias em uma estação de tratamento de água está representado na figura abaixo:

a) Dê os nomes de dois processos de separação de misturas demonstrados no esquema.

b) A etapa inicial envolve a adição de hidróxido de cálcio e sulfato de alumínio. A que funções químicas pertencem esses dois compostos?

c) Escreva as fórmulas do hidróxido de cálcio e do sulfato de alumínio.


PROVA DE BIOLOGIA QUESTÃO 1 O quadro abaixo representa as quantidades de DNA (ácido desoxirribonucleico) por núcleos celulares de diversos tecidos de diferentes animais. g = micrograma

Célula

Homem Chimpanzé Rata

Neurônio Leucócito Hemácia

Quantidade DNA/Núcleo ( g) 56,2 44,3 ?

Célula

Espermatozóide Óvulo Óvulo

Quantidade DNA/Núcleo ( g) 27,9 23,1 16,4

a) Qual a quantidade de DNA (g/núcleo) que você espera encontrar na hemácia da rata, uma vez que seu óvulo possui 16,4

g? Justifique.

b) Por que neurônio (homem) e leucócito (chimpanzé) apresentam maior quantidade de DNA que espermatozóide e óvulo, respectivamente, nos animais em destaque?

QUESTÃO 2 O gráfica abaixo representa as concentrações de alguns íons nos meios intracelular e extra-celular Concentração Para entrar ou sair da célula, esses íons atravessam a membrana plasmática.

a) Qual o tipo de transporte realizado pelas células, para manter as concentrações iônicas mostradas pelo gráfico?

b) Como a célula realiza esse transporte?


QUESTÃO 3 Se todos temos uma origem comum, não significa que sejamos todos iguais. Na medida em que avança o processo de expansão, a tendência da matéria e da energia do universo é de se complexificarem cada vez mais. Quer dizer, estamos dentro de sistemas sempre abertos, cuja organização permite galgar patamares mais altos de complexidade. Isto significa: cada sistema se encontra num jogo de interação, numa dança de troca de matéria e de energia, num diálogo permanente com o seu meio do qual recebe, acumula e troca informação. Os sistemas são flutuantes e não estabelecidos uma vez por todas. (BOFF, L. Ecologia: grito da Terra, grito dos pobres)

Os símbolos alimentar, onde:

,

,

e

D representam os componentes de uma teia

Recebe energia oriunda de Recebe energia oriunda de Recebe energia oriunda de

e energia oriunda diretamente de

Considerando a transferência de, no máximo, 20% de energia utilizável de um nível tráfico para outro: a) Qual(is) o(s) símbolo(s) que ocupa(m) o segundo e o terceiro nível tráfico, simultaneamente, na teia alimentar?

b) Quais os possíveis níveis tráficos ( produtor, consumidor primário, consumidor secundário ou consumidor terciário) ocupado(s) por

na teia alimentar?

QUESTÃO 4 Considere o segmento de uma hemi-cadeia da molécula de DNA com a seguinte seqüência de nucleotídeos: 1 7 AAA GGA GAT GGG CAC CGT


Esse segmento originou duas moléculas de RNA mensageiro (A e B).O RNA mensageiro A teve início na base nucleotídica 1 e o RNA mensageiro B na base nucleotidica 2. Com o auxílio da tabela de Código Genético abaixo, responda as questões:

a) Quantos aminoácidos serão comuns aos polipeptídeos nos RNA mensageiros A e 8? (proteínas) com síntese

b) Por que o aminoácido prolina aparece repetido no polipeptídeo sintetizado, a partir do RNA mensageiro A? QUESTÃO 5 O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) enviou um documento aos líderes dos países do G-8 (os sete países mais industrializados e a Rússia), solicitando o cumprimento do Protocolo de Kyoto, assinado em 1977. O protocolo prevê a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa até 2012, e deve ser regulamentado até a Conferência do Clima da ONU, que será realizada em novembro, na Holanda. O documento solicita aos membros do G-8 que assumam como prioridade a redução doméstica de gases emitidos e sugere estudos sobre geração de energias eficientes e não poluentes, principalmente para a Europa. Yurika Ayukawa, representante da WWF, afirmou que está nas mãos dos oito líderes mundiais decidir se a comunidade internacional vai derrotar o efeito estufa ou explorar as lacunas do tratado para se isentar de responsabilidades. (Ecologia e desenvolvimento, ano 10, n0 83) O efeito estufa é um dentre os vários problemas que o homem moderno vem causando ao ambiente natural.

a) Indique o principal gás causador do efeito estufa nos aglomerados urbanos.

b) Escreva duas possíveis conseqüências do efeito estufa para a Biosfera.


PROVA DE MATEMÁTICA Questão 1: A máquina de calcular de Marina apresenta um sério defeito. As teclas trocadas, ou seja, ao apertar

a máquina divide e ao apertar

e

estão

ela multiplica.

Marina efetuou a seguinte seqüência de operações:

80

4

2

8

Qual a diferença entre o número que devia ter encontrado e o número que encontrou?

Questão 2:

Considere um quadrado de lado 2 cm. Com centro em dois vértices consecutivas, traçam-se duas circunferências de raio 2 cm. Encontre a área do triângulo formado por esses dois vértices consecutivos do quadrado e a intersecção das circunferências no interior do quadrado.


Questão 3: A figura abaixo é o gráfico de uma função cuja imagem é o intervalo real [O;5]. Pode-se notar uma semelhança com o símbolo do “Mac Donald”, onde a segunda parábola à direita, é obtida deslocando-se a outra, da esquerda, de 4 unidades, para a direita. Determine a equação da segunda parábola.

Questão 4:

O gráfico abaixo representa a quantidade de fiéis ainda presentes no Estádio Mário Filho (Maracanã), após um culto religioso.

Determine o tempo suficiente para o Estádio ficar totalmente sabendo que a saída das pessoas é constante. Questão 5: Perguntando á professora Maria José quantos gatos havia em seu gatil, ela respondeu: “100 gatos, dos quais 24 são machos e 32 fêmeas’. inicialmente a resposta nos pareceu estranha, mas logo compreendemos que a professora não empregou o sistema decimal. Qual é a base do sistema utilizado pela professora?


PROVA DE FÍSICA Questão 1: Uma partícula realiza um movimento circular uniforme de raio 10 cm. Sendo sua velocidade angular igual a 100 rad/s, determine: a) a representação dos vetores velocidade linear e aceleração centrípeta nos pontos A, B e C.

b) os módulos da velocidade linear e da aceleração centrípeta nestes pontos.

Questão 2: O gráfico abaixo representa a velocidade de um móvel que se desloca horizontalmente, em função do tempo. Calcule a aceleração em função do tempo do em cada intervalo de tempo indicado do movimento e o deslocamento sofrido pelo móvel no intervalo de O a 30 s.

Questão 3: Como você explicaria a primeira lei de Newton (Princípio da Inércia)? um exemplo do cotidiano onde ela se verifica.

Questão 4: O corpo da figura abaixo possui massa de 10 kg. Sobre ele atua uma força horizontal, para a direita, de intensidade 100 N. Considerando as superfícies de contato rugosas de coeficiente c= 0,1, e a aceleração da gravidade local g = 10 mis2, determine, depois de isolar fisicamente o corpo, a) a sua aceleração

b) o valor da força de atrito


Questão 5: Dados os gráficos abaixo numere a coluna da direita de acordo com numeração da coluna da esquerda, justificando, em cada tem, sua resposta.

S

( ) movimento uniformemente acelerado, pois ___________________________________________

(1)

___________________________________________

___________________________________________

t

V

( ) t

movimento uniforme, pois

___________________________________________

___________________________________________

(2)

____________________________________________

( ) movimento uniformemente retardado, pois

S

____________________________ (3)

____________________________ t

____________________________

a

( ) repouso, pois

___________________________ (4)

t


___________________________

Quimica e Meio Ambiente 2001  
Advertisement