Page 5

( ) “(...) Como pode a coitada espantar as moscas que lhe sentam no pescoço, se o espanador só chegas às costelas? Tudo errado...” (texto 2, L. 34/35) “(...) Todas as laranjas do pomar tiveram de ‘‘ficar em pêlo (...)” (texto2,L 15) “(...) O preço: 200 000 dólares.” (texto 1, L. 26)

Questão 8 Antes de se divulgar uma descoberta científica, há todo um processo de experimentação que ocorre de forma reservada, muitas vezes até secreta. Nos dois textos lidos, podemos identificar espaços destinados a esse processo de experimentação. Aponte-os em cada texto. Respostas: Texto 1: Texto 2:

Questão 9 Os dois textos contêm elementos que estabelecem um contraste entre o mundo natural (ainda não transformado pelo homem) e o mundo reformado (produto da interferência do homem). No texto 1, alerta-se para as conseqüências negativas do mundo reformado, na medida em que a questão ética pode não ser levada em conta. No texto 2, quando as reformas são feitas, a personagem principal considera a ética. Transcreva da fala de Emília (texto 2) uma frase que, explicitamente expressa uma preocupação ética*. * Etica: “parte da filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da j conduta humana.” (SlLVA, Adalberto Prado (org.). Novo Dicionário Brasileiro. 5 ed.,re v., São Paulo, 1969.)

Resposta:

Questão 10 Valores como a integridade da vida, respeito, solidariedade e o livre arbítrio estão sendo introduzidos como questões morais nos microscópios dos cientistas, conforme você leu no V texto e deduziu do 20.

Portugues98  
Portugues98  
Advertisement