Issuu on Google+

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE QUÍMICA DE NILÓPOLIS - RJ

S007 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio

Caderno de Questões Você está recebendo do fiscal um CADERNO DE QUESTÕES e um CADERNO DE RESPOSTAS personalizado. O CADERNO DE QUESTÕES consta de 11 (onze) páginas, numeradas seqüencialmente, contendo 20 (vinte) questões: 10 (dez) de Língua Portuguesa e 10 (dez) de Matemática. O CADERNO DE RESPOSTAS consta de 5 (cinco) páginas, numeradas seqüencialmente, 2 (duas) para Língua Portuguesa, incluindo-se o espaço para a Redação, e 3 (três) para Matemática. Não abra este caderno antes que seja autorizado pelo fiscal.

Instruções 1. Confira seus dados no cartão grampeado no CADERNO DE RESPOSTAS. Em caso de incorreções, comunique ao fiscal de sala.

2. Ao receber autorização para abrir este caderno, verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas. Caso ocorra qualquer erro, notifique o fiscal.

3. Resolva, primeiramente, as questões que considerar mais fáceis. Depois, retorne às questões em que você encontrou maior dificuldade.

4. As respostas das questões objetivas, a redação e o desenvolvimento das questões discursivas só serão considerados se transcritos a caneta, azul ou preta, para o espaço indicado no CADERNO DE RESPOSTAS.

5. O CADERNO DE RESPOSTAS e o cartão a ele grampeado não podem ser dobrados, amassados, rasurados ou manchados. Nada deve ser escrito ou registrado fora dos locais destinados às respostas.

6. Rasuras no CADERNO DE RESPOSTAS anulam a sua questão. Não haverá a substituição do referido caderno. 7. Em hipótese alguma, você deverá assinar, rubricar ou inserir qualquer sinal que identifique o seu CADERNO DE RESPOSTAS.

8. Você dispõe de 3 (três) horas para fazer esta prova. Distribua o tempo disponível entre as duas provas: Língua Portuguesa e Matemática.

9. O candidato somente poderá retirar-se da sala após decorridos 60 (sessenta) minutos do início da prova. 10. Os 3 (três) últimos candidatos permanecerão na sala até que todos concluam a prova, ou que termine o tempo de duração da mesma, devendo retirar-se todos juntos.

11. Ao término da prova, entregue o CADERNO DE RESPOSTAS ao fiscal. O CADERNO DE QUESTÕES é seu. 12. Siga a Agenda do Edital para acompanhar as demais etapas do Processo Seletivo.

Bom Trabalho!

www.cefeteq.br


Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio CEFET Química/RJ

Processo Seletivo 2007

Língua Portuguesa No ano de 2007, o Rio de Janeiro irá sediar as Olimpíadas Pan-Americanas. As olimpíadas tiveram origem na Grécia antiga. Embora já se falasse, desde a Antigüidade, na importância de competir, o fato é que se valorizava o resultado – o ganhar. O esporte sempre foi e sempre será um meio de o homem tentar superar seus limites individuais e de, ao mesmo tempo, integrar-se com o outro. A propósito destas considerações, leia o texto de Drummond, produzido no contexto da derrota brasileira, em que o Brasil tentava o tricampeonato, na Copa de 1966, na Inglaterra:

Texto 1 Aos Atletas Os poetas haviam composto suas odes para saudar atletas vencedores. A conquista brilhava entre dois toques. Era frágil e grácil fazer da glória ancila de nós todos. Hoje manuscritos picados em soluço chovem do terraço chuva de irrisão. Mas eu, poeta da derrota, me levanto sem revolta e sem pranto para saudar os atletas vencidos.

Canta, canta, canarinho, a sorte lançada entre o laboratório de erros e o labirinto de surpresas, canta o conhecimento do limite, a madura experiência a brotar da rota esperança. Nem heróis argivos nem párias, voltam os homens – estropiados mas lúcidos, na justa dimensão. Souvenirs na bagagem misturados: o dia-sim, o dia-não. O dia-não completa o dia-sim na perfeita medalha. Hoje completos são os atletas que saúdo: nas mãos vazias eles trazem tudo que dobra a fortaleza da alma forte.

Que importa que hajam perdido? Que importa o não-ter-sido? (...)

(DRUMMOND, Carlos. Versiprosa, 1967.)

Vocabulário Ancila- escrava, serva, auxiliar. Irrisão- zombaria. Argivos- relativos à Grécia; gregos. Párias- indianos não pertencentes a qualquer raça; impuros e desprezíveis. Estropiados- mutilados. Souvenirs- objetos típicos de um lugar, vendidos como lembrança, para turistas.

Questão 1 (10 pontos) O poeta introduz o texto, enfocando o tradicional louvor aos atletas vencedores. Mais adiante, ele inicia uma discussão que muda esse enfoque. a) Escreva a palavra que, no texto, introduz essa discussão. b) Copie da primeira estrofe o verso introduzido por uma preposição com valor de finalidade, que evidencia a proposta de discussão do poeta.

1


Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio CEFET Química/RJ

Processo Seletivo 2007

Questão 2 (10 pontos) O amarelo tem valor positivo na construção oficial da identidade brasileira e está presente na bandeira nacional. Drummond, em seu poema, emprega a palavra canarinho com essa mesma conotação. Entretanto, na linguagem popular, as pessoas usam negativamente a palavra “amarelar”, com sentido conotativo. Em apenas um destes 4(quatro) grupos , todos os verbos expressam o sentido denotativo de “amarelar”. Identifique-o e escreva, apenas, o número correspondente a esse grupo.

Verbos Fraquejar Enrolar-se

Grupo 1

Acovardar-se

Grupo 2

Acovardar-se

Temer

Intimidar-se

Recuar

Grupo 3

Vencer

Prosperar

Encorajar-se

Esforçar-se

Grupo 4

Temer

Acreditar

Lutar

Fraquejar

Embrulhar-se

Questão 3 (5 pontos) Nos últimos versos do texto, o poeta justifica o motivo de os atletas, após a derrota, estarem mais fortes. Transcreva, da última estrofe, o par de expressões que associadas representam a derrota e a vitória.

Este texto é um projeto, por isso é estruturado em partes. Foi produzido pelo Observatório de Favelas do Rio de Janeiro (OF/RJ). O Observatório é uma “rede sócio-pedagógica, composta por professores universitários, estudantes e organizações comunitárias. As favelas são o campo de estudos e de ações da entidade. Seu público são os jovens universitários e pré-universitários nelas residentes.” (http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br)

Leia-o com atenção!

Texto 2 Introdução O ano de 2007 vai representar para o Brasil e, em especial para o Rio de Janeiro, um avanço no desenvolvimento de várias modalidades de esportes no país. Isso porque a capital carioca sediará os Jogos Pan-Americanos 2007. A realização de grandes eventos normalmente prioriza investimentos voltados exclusivamente para a melhoria econômica e estrutural da cidade, o que denominam de Legado. Pensando nesta visão pertinente, mas de certa forma limitada, o Observatório de Favelas, em parceria com o Ministério dos Esportes e a Secretaria Nacional dos Jogos Pan-americanos, lançou o Projeto do Legado Social para o Pan-Americano do Rio de Janeiro. Legado Social A proposta do Legado Social é dar maior atenção para os espaços populares historicamente não privilegiados pelos poderes públicos. O Legado Social é uma grande oportunidade, em primeiro lugar, para a promoção de intervenções públicas voltadas para a ampliação da oferta constante de equipamentos de infra-estrutura; em segundo, para o fortalecimento permanente dos direitos humanos e, por último, para a construção da cultura de paz. Assim, além dos desdobramentos esportivos para a população, deverá ter como essência ações de proteção à vida e de prevenção à violência. A proposta terá eficácia com as comunidades populares do Rio de Janeiro que participarão como protagonistas da construção do Pan 2007. Isso permite tornar o evento mais coletivo e articulado em relação às demandas da população mais desfavorecida, a fim de que haja sentimento generalizado de pertencimento dessa população.

2


Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio CEFET Química/RJ

Processo Seletivo 2007

Texto 2 (Continuação) O tamanho do Legado Social deve ser proporcional à dimensão do evento; desta forma, espera-se que o conjunto de permanências produzidas no processo de implementação do Pan 2007 seja grande o suficiente para inverter uma lógica de segregação vigente e mobilizar diferentes atores na busca de maior interação solidária entre os cidadãos. Justificativa Uma das mais contundentes expressões da desigualdade nas cidades brasileiras – a favela e seus moradores – têm sofrido as mais variadas formas de discriminação, seja por parte de outros moradores da cidade, seja pelos integrantes dos próprios aparelhos governamentais. Buscando beneficiar os espaços populares, que precisam de maior apoio para superar seus desafios, e quebrando esse paradigma de valorização imobiliária, o Observatório de Favelas propôs que investimentos públicos e privados realizados pelo Pan 2007 sirvam para a construção de uma cidade mais democrática. Esse é o Legado Social proposto. Nesse cenário, é interesse do Governo Federal, do Ministério dos Esportes e da Secretaria Nacional dos Jogos Pan-Americanos a inclusão de metas sociais que ampliem os benefícios gerados por este evento a um número maior de setores da sociedade carioca. (http://www.cidadania.org.br. Texto adaptado. )

Legado: valor ou objeto que alguém deixa a outrem em testamento.

Questão 4 (5 pontos) O adjetivo “social”, relacionado ao nome “legado”, expressão proposta pelo Observatório de Favelas, amplia o sentido da palavra legado. Transcreva, dentre as expressões abaixo, aquela que indica o público-alvo/protagonista do legado social do Pan 2007.

os empreendedores imobiliários

os comerciantes

os atletas Os

a população desfavorecida

o Governo

Questão 5 (10 pontos) No primeiro texto lido, o autor destaca os atletas brasileiros vencidos, na copa de 1966, na Inglaterra; no segundo, enfoca-se a população das favelas, hoje, no Rio de Janeiro. Apesar dessas diferenças, os autores apresentam preocupações semelhantes em relação a esses dois grupos. Explique, com suas palavras, a preocupação que aproxima esses dois autores.

Questão 6 (10 pontos) Apesar de um planejamento muito bem elaborado, não se pode assegurar que as propostas de um projeto sejam realmente concretizadas. Assim, o trecho abaixo deveria ser reescrito para se adequar a essa perspectiva. “A proposta terá eficácia com as comunidades carentes do Rio de Janeiro (...)” Reescreva essa passagem, extraída do texto 2, para se adequar à perspectiva apresentada.

3


Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio CEFET Química/RJ

Processo Seletivo 2007

Questão 7 (10 pontos) A sociedade nos impõe desafios em vários campos de luta, fazendo com que cada cidadão ocupe diferentes papéis sociais. Esses papéis estão marcados na segunda parte do texto (“Legado Social”) por um termo, empregado no sentido conotativo, que os sintetiza. Transcreva-o.

Questão 8 (10 pontos) Leia o texto 3

Texto 3 As sementes de hoje Durante duas tardes por semana, eles armam jogadas imaginárias, dão passes de esperança, driblam adversidades, saltam, arremessam e fazem cestas de sonhos. São meninos e meninas, beneficiados pela escolinha do projeto Centro de Basquete Integrado da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), mantido há cerca de um ano, no conjunto Cesarão, em Santa Cruz. A turminha é animada. São de 40 a 45 crianças, que, brincando, aprendem lições valiosas. A sede do núcleo é o Centro Integrado Sementes do Amanhã. Na mente das criancas, basquete rima com esperança. (Cláudio Nogueira. O Globo, domingo, 1 de outubro de 2006.)

Identifique, entre estes 4(quatro) grupos de palavras, aquele em que todas elas expressam a idéia de real envolvimento das crianças no projeto da CBB.

Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4

durante esperança armam imaginárias

semana cestas driblam Santa Cruz

tardes centro saltam animada

ano confederação arremessam valiosas

Questão 9 (10 pontos) Leia os depoimentos, prestados durante a reportagem “As sementes de hoje”, por Felipe Pimentel, de 12 anos, e por Felipe Gomes, de 13 anos. Esses dois meninos fazem parte do Projeto Centro de Basquete Integrado da CBB, que atende, em alguns locais do país, a crianças e adolescentes de comunidades desfavorecidas. “ – O projeto me ajuda a melhorar na escola e a levar as coisas mais a sério. Basquete é futuro. Quero ser jogador. Quero sempre mais”. (Felipe Pimentel) “ – Na quadra, imagino meu futuro. Esse projeto ajuda a afastar de coisas erradas e a ter um objetivo, estudar, ter um trabalho”. (Felipe Gomes) Construa uma frase que expresse idéia de proporcionalidade, empregando as palavras “futuro” (usada pelos dois meninos em seus depoimentos), “sementes” e “hoje”. A frase construída deve ser coerente com as idéias apresentadas nos depoimentos.

4


Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio CEFET Química/RJ

Processo Seletivo 2007

Questão 10 (20 pontos) Redação

Texto 4

Observe o texto não-verbal, que ilustra a matéria intitulada “As sementes de hoje”. Levando em conta todos os elementos da imagem, aproveite também a discussão apresentada pela coletânea de textos desta prova, pois isso poderá ajudar na criação de idéias para a sua redação. Escreva um texto narrativo, de no máximo 15 linhas, contando a história de um personagem que teve a sua vida transformada, a partir da sua inserção nos esportes.

Mensagem final Para Wanderson Geremias, o monitor do projeto, 2007 pode ser o ano da virada do esporte social. O Pan vai deixar um legado, uma motivação, uma semente que se multiplica na família de cada um. Cada cidadão preparado aqui vai dar origem a outros cidadãos e atletas – acredita o professor Cláudio Nogueira. (O Globo . Caderno de esportes. As sementes de hoje, 1/10/2006)

5


Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio CEFET Química/RJ

Processo Seletivo 2007

Matemática Questão 1 (10 pontos) Escreva, na folha de respostas, verdadeiro (V) ou falso (F) para cada sentença abaixo: 6

2

a) 3 x 10 + 5 x 10 = 8 x 10 17

-17

8

(2,5 pontos)

0

b) 2 + 2 = 2 = 1

(2,5 pontos)

c) 7 + 8 x 5 = 75

(2,5 pontos)

d) 100002 - 99992 = 19999

(2,5 pontos)

Questão 2 (10 pontos) O Colégio Ophélio Braga tem 5 turmas cursando a terceira série do ensino médio. O quadro abaixo indica o número de rapazes e moças por turma.

Turma 301 302 303 304 305

Rapazes 20 12 17 12 14

Moças 10 18 13 18 16

A direção do colégio decidiu que em todas as turmas o número de rapazes deveria ser igual ao número de moças. Assim, decidiu fazer trocas entre as turmas, sem alterar o total de estudantes por turma. Calcule o número mínimo de estudantes que devem trocar de turma para atender à decisão da direção do colégio.

Questão 3 (10 pontos) A figura abaixo representa um bloco maciço em forma de paralelepípedo. Uma formiga, andando somente pela superfície do bloco, saiu do vértice A e se dirigiu ao vértice B, percorrendo a menor distância possível. A 6m 4m

B

8m

Calcule quantos metros essa formiga percorreu.

6


Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio CEFET Química/RJ

Processo Seletivo 2007

Questão 4 (10 pontos) O restaurante de Mário tem capacidade para 90 pessoas e possui todas as mesas iguais. Ao reformar o restaurante, Mário colocou mesas maiores, todas iguais. À mesa nova, podem sentar-se 3 pessoas a mais do que nas antigas. Assim, Mário conseguiu que o restaurante mantivesse a capacidade para 90 pessoas, utilizando 5 mesas a menos. Determine quantas pessoas podem sentar-se a cada uma dessas mesas novas.

Questão 5 (10 pontos) Veja abaixo a figura de uma pista de atletismo onde Luciana e Bianca disputam uma corrida. Elas levam, respectivamente, 45s e 48s, para completar uma volta. Luciana e Bianca encontram-se somente no momento em que Luciana termina a corrida.

Determine o número de voltas dadas por Luciana.

Questão 6 (10 pontos) O jardim de George tem a forma de um triângulo retângulo e está dividido em sete canteiros de igual largura, conforme esta figura.

2

2

A área do jardim é de 21m . Calcule, em m , a área do canteiro sombreado.

Questões 7, 8, 9 e 10 - Discursivas Atenção: Você deve transcrever, além da resposta, todo o desenvolvimento e os cálculos das questões discursivas para o Caderno de Respostas.

Questão 7 (10 pontos) Para participar de uma competição de atletismo, Paulo traçou um plano de preparação: nos dois primeiros dias, dará algumas voltas na pista de atletismo de seu clube e, em cada um dos dias restantes, dará um número de voltas igual à soma do número de voltas dos dois dias anteriores. Sabendo que Paulo cumpriu o plano de segunda a sábado e deu 16 voltas no sábado, determine quantas voltas ele deu na sexta-feira.

7


Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio CEFET Química/RJ

Processo Seletivo 2007

Questão Portuguesa 8 (10 pontos) Língua Rafael projetou uma arena retangular EFGH de 140m por 120m que terá, em seu interior, uma quadra de esportes ABCD, também retangular, com uma área de 8000m2. O projeto foi elaborado de acordo com esta figura. E

F x

A

B

x

x

C

D x

G

H

Calcule, em metros, o valor de x.

Questão 9 (10 pontos) O atleta Jorge está hospedado no Hotel VOLTE SEMPRE, distante 18km do Estádio Célio de Barros, onde são disputadas as provas de atletismo. Como está atrasado para uma competição que ocorrerá nesse estádio, ele decide pegar um táxi e fica sabendo pelo motorista que o preço de uma corrida de táxi é de R$4,50 fixos mais R$0,15 a cada 100m rodados. Jorge – Eu só tenho R$26,25; será que dá para pagar a corrida? Motorista – Acho que não vai dar. É melhor o senhor ir de ônibus. Jorge – Façamos o seguinte: vamos para o estádio e quando o preço da corrida atingir R$26,25 o senhor pára o carro e eu faço o restante do percurso a pé. Motorista – Combinado! Quando o taxímetro mostrou R$26,25 o motorista parou numa avenida e informou a Jorge que era só seguir em linha reta, pois o estádio era no final daquela via. Determine quantos metros Jorge teve que andar para chegar ao Estádio Célio de Barros.

Questão 10 (10 pontos) Nesta figura, o círculo de centro C tem raio de 12m. Sabe-se que CABD é um quadrado e CPQ é um triângulo equilátero. A

B C

P D

Q

2

Calcule, em m e em função de p, a área do círculo que está sombreada.

8


Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio CEFET Química/RJ

Processo Seletivo 2007

Rascunho

9


Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio CEFET Química/RJ

Processo Seletivo 2007

Rascunho

10


Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio CEFET Química/RJ

Processo Seletivo 2007

Rascunho

11


Prova_PS2007_integrado