Page 1

12

Sexta-feira, 25.04.2014 / JORNAL FP

Espaço Esotérico Rosa M. Rodrigues O amor de alguém especial Conta-se que certa feita, um repórter fez a seguinte pergunta à madre Teresa de Calcutá: - Madre Teresa, na sua visão, qual é a maior doença do ser humano? Madre Teresa então olhou bem nos olhos do repórter - já acostumada pela sua experiência às abordagens dessa natureza, bem como à larga vivência no socorro a doentes, habitualmente repletos de chagas e abandonados à própria sorte - e respondeu com sua serenidade costumeira e docilidade na voz: - Meu filho, como você pode ver, há muitos infortúnios que fazem o ser humano sofrer, mas para mim, a maior doença do ser humano é a de não sentir-se querido. A resposta de madre Teresa nos faz refletir sobre o que estamos fazendo com nossos sentimentos reais e com o preço da indiferença. Aparentemente, não temos nada a ver com o problema dos outros, mas, um gesto de bondade e respeito não custa tanto assim, e faz uma enorme diferença. Da próxima vez que alguma oportunidade surgir, estenda um sorriso, escute com paciência, fale sem agressividade na voz, colabore com alguém sem afetação, e experimente fazer alguma pessoa sentir-se mais querida, de forma espontânea e natural, sem contar nada a ninguém. Desse modo, você estará realizando uma enorme campanha de prevenção contra essa doença que madre Teresa nos ensinou e, talvez, esse fosse o seu maior segredo - a bondade de fazer com que todos se sentissem mais queridos. Aliás, atitude que foi e é um Santo Remédio! Um gesto de bondade e respeito não nos custa tanto assim, e faz uma enorme diferença! Por Irineu A. Gasparetto

Auto Ajuda Jorge Leonardo LEMBRE-SE SEU CORAÇÃO É FORTE Seu coração é um músculo muito forte. O que você acha que seu coração não pode aguentar, ele aguenta. Seu coração costuma saber as coisas que você acha que ele não sabe. Seu coração é precioso, por isso é importante que você aprenda a cuidar dele. No início de um relacionamento já percebemos intuitivamente se ele será ou não proveitoso. Escolha se envolver ou não nesse momento. Ao tomar a decisão mais sábia, você preserva a força de seu coração. Não insista tentando consertar as pessoas! Acredite no que vê e sente e escolha o que for melhor para você. Isso preserva a força de seu coração. Nas ocasiões abençoadas em que você se frusta e se decepciona, não sobrecarregue seu coração com medo, raiva, desapontamento ou ressentimento. Use um pouco de fé e perdão para construir a força de seu coração. Aceite qualquer pequeno fragmento de bondade que tenha recebido. Esta é a única forma de construir a capacidade de seu coração para sustentar sua vida. Talvez até o momento, você pode ter vivido com a noção falsa de que seu coração pode ser partido. Hoje, lembre-se de que seu coração é um músculo que vai ficando mais forte à medida que você vive. Preserve a força de seu coração seguindo a orientação que ele lhe der. Uma ótima semana! jorgeleonnardo@gmail.com

Horóscopo

Artigo

ÁRIES

A cultura e o Rio Grande O Rio Grande do Sul é diverso em sua formação étnica, linguística e cultural. Esse mosaico, longe de nos fragmentar, nos une e nos fortalece. É a força motriz do trabalho da Secretaria de Estado da Cultura. Para além da visão da cultura apenas como espetáculo, levamos adiante, nos últimos três anos e três meses, um processo consistente de reconhecimento da diversidade, visando ao desenvolvimento estético, social e econômico das pessoas. Assim, a Secretaria criou plenas condições para participação cidadã em diversos sistemas coletivos e de controle social. Para tal, foram instituídos Colegiados Setoriais, realizadas dezenas de Diálogos Culturais e instituíram-se participativamente políticas de Estado para a Cultura, de que são resultado o Plano Estadual de Cultura e o Sistema Estadual de Cultura.O governo do Estado aumentou o orçamento da Cultura em 516% relativamente a 2011 e captou mais de 1.500% de recursos federais em comparação com o governo anterior. Juntamente com o Ministério da Cultura, iniciou-se a construção da Sala Sinfônica da Ospa, e até o fim de 2014 serão modernizadas mais de 120 bibliotecas públicas, além de implantados mais de 160 Pontos de Cultura. A Casa de Cultura Mario Quintana, com investimento do Banrisul, passa por uma recuperação do telhado ao térreo.Através do Pró-Cultura RS, lançaram-se inovadores editais via Fundo de Apoio à Cultura e foram acolhidos inúmeros projetos que buscam o patrocínio junto às empresas, contando com a isenção fiscal oferecida pelo Estado. Desde 2011, garantiu-se, com o apoio do Conselho Estadual de Cultura, a liberação de mais de R$ 100 milhões, trabalho que se traduz em cerca de 700 projetos culturais da sociedade civil e de prefeituras. Tudo isso tramita num processo inteiramente online. Além de impulsionar mecanismos de financiamento, a Sedac atua em campos imprescindíveis, como a capacitação dos agentes, artistas e produtores, criando oportunidades e oferecendo o conhecimento das ferramentas contemporâneas. Vitalizam-se, dessa forma, a pesquisa de novas linguagens e as experiências estéticas. É relevante o resultado que a secretaria vem adquirindo com tal aporte de investimentos e ações. A circulação do patrimônio simbólico requer do Estado ações que assegurem condições de produção e acesso à fruição para além da lógica neoliberal do mercado. Nossa política cultural ultrapassa essa perspectiva conservadora, prestigiando espectadores e produtores, com respeito às diferenças culturais e com a legitimação do sentimento de pertença que é tão caro a nós, gaúchos. Assis Brasil Secretário de Estado da Cultura

Artigo Morosidade na adoção faz crianças perderem o futuro A alteração dada pelo art 39, § 4º da Lei de Adoção ao Estatuto da Criança e do Adolescente mostra a dificuldade dos brasileiros em tutelarem a infância, principalmente a dos mais desamparados. Aprisionadas nas teias da burocracia, que venera a fila de adoção em detrimento dos próprios adotandos, as crianças são jogadas de uma casa de passagem para outra, até se tornam grandes demais para corresponder às expectativas, justamente daqueles que integram a própria fila no cadastro nacional de adoções. As tentativas de adoção Intuito personae, aquelas em que a mãe genética destina o nascituro a um casal em que confia, quer por relação de parentesco estendido, quer por pura amizade, não têm encontrado guarida no judiciário brasileiro. As mães genéticas, ao decidirem dar os filhos em adoção, são totalmente desconsideradas e passam a ser tratadas como coisas pelo judiciário, sendo-lhe negado o direito de interferirem no destino do filhos. Faltam vagas nos Centros Intensivos neonatais dos hospitais públicos também porque as crianças abandonadas são ali mantidas até que apareça uma vaga nas casas de acolhimento. Simultaneamente, casais aptos a adoção e devidamente inscritos na fila nacional, que concordam em receber uma criança com guarda provisória, amargam meses e meses de espera. Um nenê, cujo poder parental já foi destituído da genitora em três casos anteriores, ocupava um leito da CTI de um grande hospital na semana passada. Não havia vaga para que a criança fosse recolhida. Não há esperança que uma família possa recebê-lo antes de destituído o poder parental. Passarão, no mínimo, dois anos. Passarão todas as oportunidades para que essa criança encontre um lar. Passamos da civilização ao pior sistema de barbárie institucional: aquele que rouba o futuro. Isabel Cochlar, advogada isabel@cochlar.com.br www.cochlar.com.br/

LIBRA

O momento é delicado em termos familiares e emocionais e pede renovação, ariano. Há uma grande inquietação, pautada pelo desejo de mudança, embora haja alguns receios. Vontade de se libertar, de agir com mais autonomia e independência. Mas cuidado com o radicalismo.

Foco em questões materiais, nos recursos e potenciais que são compartilhados com as pessoas. Cuidado com a teimosia, a inflexibilidade e a resistência às mudanças, libriano. Sensualidade, poder transformador da intimidade. Casa e família também estão em pauta.

Dia que favorece a conscientização sobre o que você precisa findar e libertar. Fase introspectiva, em que é preciso avaliar o que já não faz mais sentido em sua vida, taurino. Enorme inquietação, que pode levar a um mau julgamento das situações. Mas, não pode mais perder tempo.

Novos conceitos e conhecimentos estimulam mudanças no trabalho, escorpiano. Valorize mais os seus talentos. E sua capacidade de expressá-los influi na realização profissional. Comunique, leia, esteja disposto a aprender e a compartilhar conhecimentos.

TOURO

GÊMEOS

ESCORPIÃO

SAGITÁRIO

Dia que beneficia o diálogo e os aprendizados em seus relacionamentos, geminiano. Deve evitar excessos para não comprometer as finanças. Há o desejo de inovar e mudar. Ampliar horizontes significa estar receptivo a novos conceitos e verdades ao seu próprio respeito.

Energia positiva aos sagitarianos, que podem estar se sentindo mais confiantes. Seu regente Júpiter está em contato com Urano. Muita necessidade de se reinventar. Mudanças, novidades e surpresas tem caracterizado o atual período. Hora de ir além, mas sem radicalismo.

Você quer mais, na vida pessoal e profissional, mas deve evitar exageros, canceriano. A vida lhe pede mais autonomia e independência, para encarar os desafios profissionais. Não prometa mais do que seja capaz de cumprir. Faça mais, mas respeite seus limites.

Momento oportuno para repensar a dinâmica de seus relacionamentos, capricorniano. Energia introspectiva e intuitiva. A espiritualidade ajuda nesse momento de desafios. Evite ações extremistas, que apenas acentuariam as dificuldades do atual período.

CÂNCER

LEÃO

CAPRICÓRNIO

AQUÁRIO

Por mais que você não entenda racionalmente, os atuais acontecimentos levarão ao crescimento. Confie na sabedoria da vida e pare de tentar fazer as coisas apenas ao seu modo. O dia favorece ampliar os horizontes no modo como responde emocionalmente às diferentes situações.

Momento oportuno para repensar a dinâmica de seus relacionamentos, capricorniano. Energia introspectiva e intuitiva. A espiritualidade ajuda nesse momento de desafios. Evite ações extremistas, que apenas acentuariam as dificuldades do atual período.

Não exija das pessoas aquilo que você não está disposto a fazer, virginiano. Pode estar exagerando em algumas coisas e isso acabar comprometendo você emocional e materialmente. Amplie sua visão sobre recursos materiais, negócios, amizades e projetos conjuntos.

Momento importante em relação ao amor, às finanças e à exploração de novos talentos. Agir com mais independência é um grande desafio. É necessário ser mais autônomo. Dia que favorece conhecimentos e viagens associados às realizações profissionais.

VIRGEM

PEIXES

Novo emprego Uma loira se candidata ao cargo de auxiliar de delegado. O delegado pergunta na entrevista: -Quanto é 1+1? Onze, diz a loira. E o delegado segue a entrevista... -Quais sao os 2 meses que começam com M? Mês que vem e mês passado. Irritado com o raciocínio da loira, o delegado lança um desafio: -Quem matou Getúlio Vargas? Não sei. Bom, vá para casa e tente descobrir. Diz o delegado. Chegando em casa, a mãe da loira pergunta: -Como foi lá na delegacia, minha filha? A loira responde: A entrevista foi ótima! Primeiro dia de trabalho e já estou investigando um homicídio!

Vergonha do Arcides O amigo fala: - Ó Zé sua muié tá te traindo com Arcides. - Magina! Ela não me trai não. Cê tá enganado. - Oia Zé toda vez que ocê sai prá trabaiá o Arcides vai prá sua casa. Indignado com que o amigo diz, o Zé finge que sai de casase esconde dentro do guarda roupa.Passando umas horas, quem bate na porta? O Arcides. O Zé fica olhando pela porta do guarda roupa que está entreaberta e logo vê: Sua muiê leva o Arcides para dentro do quarto e começa a sacanagem: tira blusa e os peito cai, tira a calcinha e a barriga cai. E lá de dentro do guarda roupa o Zé põe as mãos no rosto e diz: - Ai, meu Deus! Que vergonha do Arcides!!!

Dois presos Dois prisioneiros foram colocados numa mesma cela. — Quantos anos você pegou? — pergunta o primeiro. — Trinta! E você? — Eu peguei vinte e oito! — Então você pode ficar com a cama perto da porta, já que vai sair primeiro!

12ff 25  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you