Page 1

Metrô News São Paulo circula com ele

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

www.metronews.com.br

Distribuição gratuita nas estações do metrô l Venda proibida | 6691 | ano 38

guilherme kastner

Fernando Haddad, ao lado da mulher, filhos e correligionários, faz o discurso da vitória e promete trabalhar para diminuir as desigualdades sociais na cidade

Haddad é eleito prefeito e PT comandará pela 3ª vez Ex-ministro da Educação, o paulistano Fernando Haddad, 49 anos (PT), estreante em eleições, foi eleito ontem prefeito. Com 55,57% dos votos válidos, venceu José Serra (PSDB), que obteve 44,43%. O petista recebeu 3.387.720 votos e o tucano, 2.708.768. É a 3ª vez que o PT assume a Prefeitura: primeiro venceu com Luíza Erundina, em 1988, e depois com Marta Suplicy, em 2000. Págs. 16 a 18

Manhã

Tarde

Noite

Fonte: ClimaTempo

Previsão para São Paulo


2

OpiniãO

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Editorial

Ponto de Vista

Com novato Haddad, PT volta ao poder municipal

Metrô News O Metrô News é distribuído de segunda a sexta-feira Sede, Redação e Publicidade: Rua Ipê, 144 - Jardim Guarulhos Guarulhos - SP - CEP: 07090-130 - Fone: (11) 2475-7800 CNPJ: 44.193.423/0001-40 Tiragem e distribuição auditada por:

Jeitinho parlamentar Na calada, anunciada com pouquíssima ênfase em seu portal na internet, a Câmara dos Deputados aprovou a alteração de seu Regimento Interno, mais precisamente do art. 65, II, a fim de tornar oficial antiga prática dos Parlamentares: o trabalho ordinário de terças a quintas-feiras.

“Nada mais casuístico trabalho dos deputados ser restrito de terça a quinta-feira” A disposição segundo a qual as sessões deliberativas ocorreriam “todos os dias úteis, de segunda a sexta-feira” não se coadunava com o que ocorria dentro da Câmara. Era preciso fazer algo que tentasse legitimar tamanho descalabro quando comparado com a realidade da esmagadora maioria dos brasileiros, que têm em 44 horas semanais a necessidade de garantia do sustento. Nada mais casuístico o trabalho dos deputados ser restrito de “terça a quinta-feira, iniciando-se as quatorze horas”, a exata alteração do inciso do II do Art. 65 do Regimento Interno. Aquela velha máxima segundo a qual os trabalhadores brasileiros não desistimos nunca, por certo, passa ao largo daqueles que exercem, nos termos do art. 45 da Constituição Federal, a representação do povo, este última quem deve deter o poder (Pará-

grafo Único do art. 1º da Lei Maior). Com luva de pelica, aquilo que já era incompatível com o sistema constitucional e, mais especificamente, com o próprio modus operandi da Câmara, eis que existem prazos disciplinados no Regimento que devem ser cumpridos em horas, dias e dias úteis imediatamente posteriores, a Câmara dos Deputados, infelizmente, dá mais um exemplo de como não deve ser tratada a coisa pública. Despiciendo alertar para o fato de que a medida adotada pela Câmara, a despeito de lhe ser própria a criação do próprio Regimento (art. 51, III da CF), é inconstitucional, em decorrência da expressa disposição do art. 57 da CF, com a redação que lhe foi emprestada pela Emenda 50/2006, pela qual o Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro. As reuniões marcadas para essas datas serão transferidas para o primeiro dia útil subsequente, quando recaírem em sábados, domingos ou feriados, e, com ainda mais razão, por violação aos Princípios da Moralidade, Impessoalidade e Eficiência, diante da paradoxal comparação entre o trabalho do povo, que detém o poder e paga os subsídios, com o trabalho do parlamentar, que apenas representa e deveria fazer boa a gestão da coisa pública. Realmente, seria desnecessário. O que não se concebe é a justificativa dada pelo Presidente da Câmara, que criticou os poucos Deputados que se voltaram contra a medida, para oficializar o calote ao trabalho ordinário. Afirmou que o deputado não pode ficar adstrito às atividades dentro do Congresso Nacional: há, na sua peculiar dicção, que haver tempo para que o homem do povo vá até suas bases eleitorais para verificação in loco do que o brasileiro necessita. A grande questão, entretanto, é saber se alguém já viu seu deputado, as segundas e sexta feiras, somente, perambulando pelas ruas para perguntar a cada um do povo quais são as mazelas das República!

cEna paulistana GuILHERME KASTNER

O estreante em eleições Fernando Haddad, de 49 anos, levou o PT à sua vitória mais expressiva após o triunfo de Dilma Rousseff – outra neófita nas disputas eleitorais – no pleito presidencial, em 2010. Eleito prefeito por 55,57% dos votos válidos contra o experiente José Serra (44,34%), um veterano nas urnas, ele comandará o 3º maior orçamento do País: R$ 42 bilhões em 2013. O maior vencedor é o ex-presidente Lula, que apostou novamente em ‘novato’ – ‘outro ‘poste’, como Dilma – porque teve a intuição certeira que os paulistanos desejavam renovação, consagrando o PT na que foi apontada pelos analistas como a ‘mãe de todas as batalhas eleitorais’. Há setes meses ninguém apostava em uma arrancada do ex-ministro da EducaMaior vencedor é Lula, que ção. Ele tinha míseros apostou novamente em 3% da intenção de votos ‘novato’ – como Dilma; ele contra 30% de Serra. teve a intuição que eleitores A força do lulismo desejavam renovação resultou na conquista da ‘joia da coroa’: o PT pela terceira vez vai administrar a cidade e seu PIB (Produto Interno Bruto) de quase R$ 390 bilhões – mais de 12% do conjunto de riquezas produzidas no Brasil. E como grande diferença das outras duas vitórias no comando da Prefeitura: em 1988, Luíza Erundina sofreu com a minoria na Câmara e principalmete com o ‘fogo amigo’: o sectarismo de um partido em que se engalfinhavam várias tendências políticas que foram sendo depuradas posteriormente. Em 2000, Marta Suplicy herdou uma Prefeitura com as finanças devastadas pela péssima gestão de Celso Pitta. Mesmo com esses problemas, as duas administrações deixaram um legado na educação: Erundina investiu na rede municipal, e deu qualidade a um ensino que era apontado como péssimo. Marta implantou os CEUs (Centro Educacional Unificado). Haddad prometeu escolas em tempo integral, abertura de 150 mil vagas para educação infantil, a construção de 172 creches, de 20 CEUs, 31 polos da Universidade Aberta do Brasil, a construção de unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, na Zona Norte, e de um campus da Universidade Federal de São Paulo na Zona Leste – demanda aguardada há tempos pelos moradores dessa região. São metas que serão cobradas pelo Metrô News, assim como faz com o prefeito Gilberto Kassab.

fabio martins di jorge é advogado especialista em direito administrativo

Metrô News

Relatório em poder da Administração Presidente: Paschoal Thomeu (in memoriam) Diretora-Presidente: Andréa Santos Thomeu - Diretor-Geral: Orlando Reinas Jr. Editor e Jornalista Responsável: Roberto Iizuka. Editor: Carlos Ferreira Lima - carlos.lima@metronews.com.br e Mônica Kikuti - monica@metronews.com.br. Chefe de Reportagem: Paulo Manso - paulo.red@folhametro.com.br. Editor de Arte: Sidney João de Oliveira - sidney@metronews.com.br. Subeditor de Arte: Ricardo Leocadio ricardoleocadio@metronews.com.br. Diagramação: Rafael dos Anjos Candido, Mauro Dias dos Santos e Neri Gonçalves Pereira. Fotos: Guilherme Kastner e Silvio Cesar. Redação: metronews@metronews.com.br Gerente Comercial: Guile Horta de Lima Rocha - guile@metronews.com.br Gerente Comercial (Grandes Agências): Ramon Martins Silva - ramon@metronews.com.br Redação: redacao@folhametro.com.br. Comercial: comercial@folhametro.com.br. Distribuição: circulacao@folhametro.com.br. Recursos Humanos: nadir.matos@folhametro.com.br Noticiário: Reportagem local, Agência Estado e Associated Press (AP) Representantes Comerciais em Brasília e Rio de Janeiro: Pereira de Souza & Cia Ltda. Fones: (61) 3226-6601 / (21) 2544-3070 Impressão: OESP Gráfica Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.

www.metronews.com.br

Tiragem: 150 mil exemplares

Árvores frondosas formam corredor verde na Avenida Vergueiro, na Vila Mariana

anotE n A 7ª edição do projeto

Livro Livre movimentará a CPTM hoje, amanhã e quarta-feira, com a distribuição de mais de 50 mil exemplares em cinco estações: Brás, Luz, Palmeiras-Barra Funda, Osasco e Pinheiros, das 10h às 15h. O objetivo é incentivar os usuários a descobrirem o prazer de ler. Desde 2006, a CPTM organiza a ação e já distribuiu mais de 75 mil livros nos últimos seis anos. Haverá também atividades lúdicas e culturais para os usuários.


CIDADE

METRÔ NEWS

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

3

Livros de graça nas estações de trem e Metrô n marcela fonseca

ano de 1810, era transferida para o Brasil a Real Biblioteca Portuguesa, quando foi fundada a Biblioteca Nacional, na cidade do Rio de Janeiro. divulgação/ cptm

Dia Nacional do Livro, 29 de outubro foi escolhido porque, nesta mesma data, no

Livros serão distribuídos aos usuários do sistema até quarta

‘Livro Livre’ nas mãos de todos A ação nas estações da CPTM e Metrô integram a 7ª edição do projeto ‘Livro Livre’, que distribuiu nos últimos seis anos mais de 75 mil livros. Movimento que ocorre em vários lugares do mundo, o ‘Livro Livre’ é uma ideia simples e sedutora: deixar livros em locais públicos para que as pessoas os peguem e, após concluírem a leitura, os passem adiante, criando um círculo sem fim. Nas estações Carandiru, Santana, Parada Inglesa e Tucuruvi, da Linha 1–Azul, amanhã, das 14h às 19h, o projeto ‘Nas Estantes da Zona Norte’ distribuirá seis mil livros, entre eles, obras de Dostoievski, Jorge Amado, Shakespeare, Machado de Assis e Edgard Allan Poe. “Distribuiremos 39 mil livros”, afirmou Joeli Rocha, membro da Rede Social Zona Norte (RSZN), entidade organizadora do evento. Também estão previstas apresentações de saraus e mediações de leitura. (MF)

Nesta semana, em incentivo à leitura, nas estações da CPTM e do Metrô, serão distribuídos gratuitamente 89 mil livros.

Entre hoje e quarta-feira (31), nas estações Brás, Luz, Palmeiras-Barra Funda, Osasco e Pinheiros, das 10h às 15h, além da distribuição

de 50 mil exemplares, estão previstas atividades lúdicas e culturais para que os usuários apreciem o universo da leitura. (Veja mais abaixo)


4

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

CIDADE

METRÔ NEWS Fotos: Guilherme Kastner

Tentações – Na Flor das Américas, dos pães ao bufê, a satisfação é garantida: sempre dá um gostinho de quero mais e fica difícil escolher entre tantas delícias diferentes

Flor das Américas atende há 43 anos em Santo Amaro n Vanessa silVa

A região da Vila Cruzeiro, em Santo Amaro, conta com uma tradicional padaria, a Flor das Américas, que há 43 anos atende os clientes, oferecendo diversos serviços, que não se limitam ao pão francês de todo dia. Há uma variedade de pães, bolos, doces, lanches e bebidas, que são servidos diariamente das 6h às 22h. Em uma gestão familiar, os quatro sócios da padaria (Sérgio Fernandes Figueira, Luiz Sérgio Rodrigues Cró, Narciso Fernandes Figueira e Luiz Carlos Fernandes Figueira) levam adiante o sonho idealizado pelos pais: Luiz Fernandes Figueira e

Antônio Rodrigues Cró. Com um fluxo de aproximadamente 1,3 mil clientes atendidos por dia, o destaque da padaria fica por conta do pão de queijo. “Não sei dimensionar quantos saem por dia, mas afirmo que são muitos”, diz Sérgio Fernandes Figueira, que trabalha há 34 anos na administração da padaria. De segunda a sábado o cliente pode almoçar no bufê self-service, que fica na parte de cima da padaria. Nos fins de semana e feriados o destaque fica por conta do café da manhã, em que o cliente tem à disposição um bufê, com uma variedade de opções entre doces, salgados e bebidas. “Servimos nos fins de semana, pois recebemos a família para o café da manhã”, diz Sérgio.

Happy Hour com conforto e diversão Ainda na parte de cima, onde a padaria abriga um espaçoso restaurante, há também o happy hour, em que geralmente é servida pizza para os frequentadores. De acordo com o administrador Sérgio Figueira, quando a quantidade de pessoas para aproveitar o happy hour é extensa. É necessário fazer reserva. Nos fins de semana a demanda de doces é mais extensa, e assim, a padaria vende cerca de 200 tortas de morango por fim de semana. Gilvaneide Maria Bezerra, 44, frequenta a padaria há pelo menos 17 anos. É amiga

dos atendentes e diz que sempre almoça na Flor das Américas. “Gosto muito quando servem picadinho. No balcão, o lanche mineiro, servido com queijo branco, tomate e orégano, é meu preferido”, destaca. Paloma Garcia, 27, é recém chegada a Santo Amaro e diz que a padaria é uma das referências. “Frequento aqui há dois meses e sempre que recebo alguém em casa, passo por aqui para comprar um doce. São muito saborosos.” (VS) Serviço Padaria Flor das américas av. João Carlos da silva Borges, 843 - santo amaro tel: (11) 5641-1814 www.padariaflordasamericas.com.br


CIDADE

METRÔ NEWS

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

5

Festival Cine Favela chega à sua 7ª edição n Aline FerreirA

Até o dia 12 de novembro a Associação Cultural Artística Cine Favela vai realizar a 7ª Edição do Festival Cine Favela de Cinema, um dos maiores festivais do gênero no mundo dedicado à difusão do cinema periférico. O diretor geral do festival, Daniel Gaggini, destaca que a edição deste ano do Cine Favela foi contemplada com o edital do Programa de Ação Cultural (Proac), que ajudou a viabilizar parte do festival. Para a realização da sétima edição do evento, a associação recebeu 473 filmes vindos de toda a América Latina. A re-

Serão exibidos 44 longas, dos quais dez são inéditos

guilherme kastner

gião é justamente o tema central desta edição. Do total, serão exibidos 44 longas, sendo dez ainda inéditos no Brasil. Este é o primeiro ano em que o festival irá realizar uma mostra de longa metragem. A grande novidade é que em 2012 o festival se tornou internacional. Comunidades – Neste ano o Cine Favela será levado para cinco comunidades populares, como Heliópolis, Brasilândia, Cidade Tiradentes, Capão Redondo e Grajaú e para sete unidades da rede Sesc, entre elas Ipiranga, Santo André, Santo Amaro, Osasco Interlagos, Itaquera e Belenzinho. As estações do Metrô Corinthians Itaquera da Linha Vermelha, e Paraíso da Linha Azul, também serão contempladas com o festival. “O Cine Favela rompe Heliópolis e hoje consegue chegar a toda cidade de São Paulo”, declarou Gaggini. A abertura oficial do evento será no sábado, dia 3.

Cinema como inclusão social A Associação Cine Favela, localizada na Rua Pacificador 288, na comunidade do Heliópolis, atua desde 2003 utilizando o cinema como ferramenta de inclusão sociocultural para os moradores da comunidade de Heliópolis. Além disso, desenvolve diversas atividades relacionadas à arte e à prestação de serviços.

Para todos O Cine Favela é voltado para a exibição de filmes de associações, coletivos artísticos, ONGs, produtores periféricos, produtores independentes e universitários.

Perifa em alta – Daniel (direita) é o diretor geral do Cine Favela


6

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

CIDADE

METRÔ NEWS

Pacotes pré-pagos para pedágios devem crescer DBTrans, empresa que tenta entrar no mercado paulista, era a de que, até o fim do ano que vem, cerca de 1 milhão de novos consumidores migre para o pedágio eletrônico, a maioria por meio dos planos pré-pagos. O modelo em operação até este ano funcionava exclusivamente com mensali-

pelo que a Secretaria de Estado de Logística e Transportes chama de ‘heavy user’, ou seja, quem precisa passar diariamente por uma rodovia. Outras empresas já teriam demonstrado interesse em operar este tipo de serviço no Estado mas o governo paulista não informou quais. (AE)

dades, pouco atraente para quem não utiliza as estradas com muita frequência. Parcela significativa dos que devem optar pelos pacotes pré-pagos é dos motoristas que viajam apenas em certas datas comemorativas. Atualmente, boa parte dos cerca de 2,5 milhões de veículos que tem o Sem Parar é dirigida

CUSTOS A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) estima que em 2013 os preços cobrados pelo pedágio eletrônico possam ser reduzidos.

alberto augusto/ arquivo FM

A abertura do mercado de pedágio eletrônico, feita no ano passado pelo Governo do Estado de São Paulo, trouxe mudanças para o serviço, como a possibilidade de planos pré-pagos pelos motoristas. A avaliação do governo e de especialistas do setor é que a área sofra transformações. Em maio, a estimativa da

Com nova tecnologia, tarifas no sistema eletrônico devem diminuir


METRĂ” NEWS

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

7


8

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

CIDADE

METRÔ NEWS

Avenida Jabaquara, um caminho para a fé

afluente

Santuário de São Judas leva multidão de fiéis à Avenida Jabaquara

Jabaquara é também a denominação de um ribeirão, afluente do Rio Pilões, que corre entre os municípios de Xiririca (atualmente chamado Eldorado) e Apiaí, ambos no Interior do Estado

História – Hoje movimentada, avenida ganhou este nome em 1923

Metrô na década de 1970 é marco Outro marco histórico da Avenida Jabaquara foi a chegada das estações da Linha 1–Azul do Metrô. Inauguradas em 14 de setembro de 1974, as estações São Judas, Saúde e Praça da Árvore mudaram os rumos da história. “Com a chegada do MeIndividual

de 0 a 18 anos

trô a região se consolidou como um grande bairro da classe média”, afirmou o escritor e pesquisador Levino Ponciano. Hoje importante via da Zona Sul, a Avenida Jabaquara abriga faculdades e comércios, além de prédios residenciais. (MF) ANS Nº 3066 2-2

Apesar de exibir em suas placas o nome de um dos maiores bairros da Capital, a Avenida Jabaquara, na Zona Sul, pertence ao Distrito da Saúde. Batizada com o título de origem tupi, cujo significado é ‘rocha’ ou ‘buraco’, a via, embora abrigue três estações da Linha 1–Azul do Metrô, não é o endereço da estação homônima. Historiador e autor dos livros ‘Bairros Paulistanos de A a Z’, ‘Mil Faces de São Paulo’ e ‘Todos os Centros da Pauliceia’, Levino Ponciano contou que o nome foi dado à região onde surgiu o bairro por índios tupis que até o século 17 habitavam o local também chamado de ‘fim do mundo’. Já a avenida, de acordo com o livro ‘1001 Ruas

fotos:Guilherme Kastner

ANS Nº 359 01-7

n marcela fonseca

de São Paulo’, de Silvia Costa Rosa, passou a se chamar Jabaquara em 1923. O crescimento da região, segundo Ponciano, aconteceu gradativamente, até a inauguração do Santuário de São Judas Tadeu – um dos pontos mais visitados da avenida – criado na década de 1940. “Por volta de 1939, este era um caminho de terra vermelha, um pequeno descampado entre Vila Mariana e Jabaquara, no prolongamento da Saúde. O nascimento da região teve a igreja como principal semente”, afirmou Ponciano. Na época o que servia para abrigar os fiéis era na realidade uma pequena casa. O templo dedicado ao santo dos ‘casos impossíveis’ surgiu nove meses depois, e desde então começou a peregrinação de fiéis em busca de milagres. “O santuário é hoje para o paulistano o que era a Igreja da Penha no fim do século 19, início do século 20. Ao redor da igreja muitos fiéis estabeleceram morada”, afirmou.

Individual Plano 100 Linha Dix

À partir de

de 0 a 18 anos

2969-3238


METRĂ” NEWS

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

9


10

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

CIDADE

METRÔ NEWS

Kassab lança plano antienchente de R$ 750 mi A dois meses do término de seu mandato, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) lançou um pacote para contratar R$ 750 milhões em obras antienchentes para as zonas leste e sul. Os alvos serão a bacia do

Rio Aricanduva e a região do córrego Zavuvus, em Americanópolis, locais que estão na lista de pontos mais críticos em relação a alagamentos, como os causados pelas chuvas de ontem. Parte das obras estava pre-

vista no Plano de Metas da atual gestão para ser entregue em dezembro, mas todas só devem ficar prontas em 2016. O edital publicado na semana passada prevê não apenas obras de contenção de enchentes – como piscinões e

galerias subterrâneas –, mas também a construção de conjuntos habitacionais e parques lineares e a execução de serviços de paisagismo. Alagamentos – Atualmente, a Região Metropolitana de São Paulo tem 53

piscinões, com capacidade para armazenar 9,9 milhões de m³ de água. Estudos preliminares feitos pelo governo estadual apontam que são necessários cerca de 30 novos reservatórios para acabar com o problema. (AE) jb neto / ae

Vazão – Plano contra enchentes construirá novos piscinões e galerias

Em nova jornada violenta, 6 pessoas são assassinadas Pelo menos seis pessoas assassinadas, 13 feridas e uma base da guarda-civil atacada. Esse foi o saldo da violência entre a noite de sábado e madrugada de domingo na Grande São Paulo. Entre as vítimas, estava um agente penitenciário. De acordo com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SAP), Rodrigo Rocha de Freitas, 31, foi assassinado às 23h40 de sábado, dentro da casa da namorada, no bairro Fundação, em São Caetano do Sul. Durante a madrugada, seis pessoas foram baleadas na Rua Bernardo de Lima, na Vila Formosa, na zona leste. Duas delas morreram. Também na Zona Leste, à meia-noite, três rapazes foram atingidos por tiros disparados por um homem em um carro de cor escura. Jonathan Severino da Silva, 19, morreu. Na Zona Oeste, o repositor Robson Gomes da Silva, 24, foi baleado nove vezes

por homens em uma moto CG Verde. Outros dois jovens também foram atingidos. Wellington de Jesus Monteiro, 17, foi encontrado morto baleado na manhã de ontem na Avenida Aricanduva, na Zona Leste. O irmão dele disse que discutiu com ele e o deixou em um baile funk e, ao chegar em casa, foi informado que o rapaz havia sido morto. Um sétimo corpo foi encontrado, na Rua Erva Prata, em São Miguel, às 4h30. Porém, a polícia ainda não sabe se foi homicídio. (AE)

Em Guarulhos, bandidos em uma moto atiraram em um posto da GCM. Ninguém ficou ferido na ação


METRĂ” NEWS

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

11


12

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

consumidor

Jorge Wilson especialista em Direito do Consumidor

Consumidor: diCas e orientações!

Atenção beneficiários da Saúde Itálica! A Agência Nacional de Saúde divulgou na última semana que a empresa Itálica Saúde têm enfrentado sérias dificuldades em dar continuidade à prestação de serviço aos seus usuários devido a problemas financeiros. Diante disso, determinou a portabilidade especial de carências para que todos os beneficiários realizem a troca para outro plano de saúde de sua escolha, com aproveitamento das carências e cobertura parcial temporária já cumpridas, devendo o novo plano estar compreendido na mesma faixa de preço ou inferior ao plano anterior. O prazo para realizar a portabilidade especial dos planos é de 60 dias, a contar do dia 19.10.12. Está disponibilizado no site da ANS – www.ans.gov.b a relação

ECONOMIA de planos compatíveis para consulta dos beneficiários. Após a escolha, o consumidor deve comparecer à operadora para solicitar a proposta de adesão. É importante levar consigo todos os documentos pessoais, principalmente os seis últimos comprovantes de pagamento do plano anterior, e, caso seu plano seja coletivo por adesão, levar o comprovante de vínculo com a pessoa jurídica. Assinada a proposta de adesão, a operadora terá o prazo de até 20 dias para apresentar resposta ao consumidor. Caso não haja resposta da operadora, será considerado que a mesma aceitou a proposta com portabilidade de carências. Neste caso, consumidor, procure a operadora para confirmar a solicitação de ingresso e já requerer o seu número de identificação do plano. O contrato do plano novo se iniciará em 10 dias após a confirmação da operadora. Caso não tenha cumprido todas as carências no plano antigo, será aproveitado no plano novo o período proporcional de carência já cumprida no plano anterior, devendo cumprir apenas as carências que ainda estão em aberto. Qualquer dúvida, entre em contato no tel: 2408-6556 ou pelo site: www.jorgewilson.org

METRÔ NEWS

Caixa registra recorde na carteira de crédito A Caixa Econômica Federal (CEF) bateu recorde na carteira de crédito comercial destinada a empresas. O volume ultrapassou R$ 57 bilhões em setembro, um crescimento de 68% em relação ao mesmo mês de 2011. No período, o saldo da carteira do segmento de média e grande empresa evoluiu 59%, saindo de R$ 22 bilhões em setembro de 2011 para R$ 35 bilhões no mês passado. Para as micro e pequenas empresas, o volume aplicado atingiu a marca de R$ 22 bilhões no mês passado, crescimento de 83% na comparação com setembro do ano passado, quando a

carteira apresentava volume de R$ 12 bilhões. Os produtos com maior crescimento são o Giro Caixa Fácil, com recursos aplicados no valor de R$ 10 bilhões, que atende principalmente ao segmento de micro e pequenas empresas, e as linhas de financiamento Capital de Giro e Investimentos, com aplicações de R$ 6,5 bilhões destinado a médias e grandes empresas. (ABr)

Produtos que mais cresceram foram Giro Caixa Fácil e financiamentos


METRĂ” NEWS

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

13


14

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

EUA mantêm alerta com a vinda do furação Sandy Milhares de moradores de cidades costeiras do Estado de New Jersey receberam ontem a ordem de retirada emitida por autoridades estaduais e federais, à medida que o furacão Sandy, que matou pelo menos 65 pessoas no Caribe na semana passada, avança pelo Atlântico Norte e deverá tocar a terra firme nos Estados Unidos entre a noite hoje e madrugada da terça-feira, em algum ponto entre a Carolina do Norte e New Jersey. O governador de New Jersey, Chris Christie, declarou estado de emergência. O Estado da Carolina do Norte também está em emergência. Em Nova York, o prefeito Michael Bloomberg ordenou a retirada dos moradores da baixa Manhattan, cerca de

370 mil pessoas. Meteorologistas têm alertado que a tempestade poderá provocar estragos em uma região superior a 1.300 quilômetros de extensão, da Costa Leste americana à região dos Grandes Lagos. Poderá nevar em parte dos Estados da Virgínia Ocidental, Virginia, Kentucky e Carolina do Norte. Sandy atingiu a Jamaica no dia 24 e em seguida se dirigiu para o leste de Cuba, atingindo as Bahamas no dia 26. Depois, rumou para o Oceano, onde se juntou com uma tempestade de inverno formada a oeste dos Açores, e agora ameaça a costa leste americana. No Haiti, país mais pobre das Américas, matou 51 pessoas. A maioria morreu soterrada em deslizamentos de terra. (AE)

MUNDO

METRÔ NEWS NARCISO CONTRERAS / ASSOCIATED PRESS / AE

FLASh NEwS n A cantora norte-americana Natina Reed, do grupo Blaque, morreu após ser atropelada por um carro em Atlanta. Reed foi atingida no fim da noite de sexta-feira. Segundo autoridades, o motorista pediu ajuda à polícia e alguém tentou reanimá-la no local. Entre as músicas famosas do trio Blaque estão ‘808’ e ‘Bring it All to me’, no fim dos anos 90. Reed faria 33 anos ontem.

quebrando o cessar-fogo Rebeldes sírios realizaram uma série de ataques contra o exército do país ontem, após ataques aéreos das forças do regime a cidades perto de Damasco. Mais uma vez, o acordo de cessar-fogo durante o feriado muçulmano de Eid al-Adha, que começou na sexta, foi rompido.

n O presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, deve pedir que seu país seja considerado soberano pela ONU neste mês, disseram fontes próximas a ele. Uma delas disse que Abbas deve apresentar o pedido à Assembleia Geral de 15 a 29 de novembro. Ambas datas são simbólicas. O dia 15 comemora o aniversário da declaração de independência da Palestina em 1988 e o dia 29 é a data da decisão da divisão da Palestina, antes governada pelos britânicos, em territórios israelenses e árabes pela ONU em 1947.


METRĂ” NEWS

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

15


16

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

POLÍTICA

METRÔ NEWS

Haddad terá Câmar n ChiCo Junior

Os 3.387.720 votos distribuídos pelas 23.684 urnas da Capital levaram ontem o candidato Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo. A disputa contra José Serra (PSDB) foi a primeira participação eleitoral do petista. O novo prefeito deve ter vantagem de contar com possível maioria na Câmara Municipal, fator que o ajudará na aprovação de seus projetos. Porém, receberá uma outra conta. E esta é indigesta. O município deve R$ 1 bilhão aos cofres federais. Essa dívida é um obstáculo à administração da Capital, afirma a cientista política Jacqueline Quaresemin. “Mas sabe-se que São Paulo é estratégica para o projeto político do PT. Isso significa que [Haddad] terá mais condições de arrecadar e negociar recursos junto ao Governo Federal”, avaliou a diretora do Instituto Opinare. A eleição de Haddad fez o Partido dos Trabalhadores (PT) voltar a administrar o Município depois de oito anos. A última gestão foi com a atual ministra da Cultura, Marta Suplicy. Ela perdeu a disputa para José Serra (PSDB). Apesar do resultado, a campanha deu nova vida política ao tucano, aponta Jacqueline. Ela disse acreditar que Serra se manterá em cena de olho na disputa à Presidência em 2014, caso o senador mineiro Aécio Neves não entre na parada. “Dependendo da finalização do julgamento do mensalão, o PT dará troco no mensalão tucano, e isso pode afetar as estratégias de PSDB”, argumentou. A cientista disse ainda que as vitórias municipais do PT colocam o partido em condições de disputar o Governo do Estado. “Há vários candidatos potenciais, além de outros que podem surgir ou ser indicados por Lula”, declarou.

Haddad recebeu 678.952 votos a mais que Serra. No primeiro turno, o tucano teve melhor desempenho que o petista e obteve 108.532 votos a mais que Haddad.

O novo prefeito Eleito ontem o 61º prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, 49 anos, nasceu em São Paulo no dia do 409º aniversário da Capital. Ele é o terceiro petista a gerir a administração da cidade. Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1983, atuou na gestão municipal de Marta Suplicy (2001) e como assessor do então ministro do Planejamento, Guido Mantega (2003). Em 2005, Haddad foi convidado para assumir o Ministério da Educação e Cultura (MEC). Ele esteve à frente da Pasta até o início deste ano, quando deixou o cargo para concorrer à Prefeitura de São Paulo. Descendente de libaneses, Haddad se formou em Direito, fez mestrado em Economia e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Fernando Haddad assume a principal cidade do País a partir do dia 1º de janeiro.

quem é ele Nome completo: Fernando Haddad Nascimento: 25 de janeiro de 1963 Formação: bacharel em Direito (1985), mestre em Economia (1990) e doutor em Filosofia (1996). Carreira: professor de Ciência Política na USP (1997), consultor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (1998). Família: casado com Ana Estela há 24 anos. É pai de Frederico e de Carolina.


METRÔ NEWS

POLÍTICA

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ra Municipal e R$ 1 bi em dívida

17

guilherme kastner


18

POLÍTICA

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

METRÔ NEWS

‘Oposição me obrigou a extrair o melhor de mim’ Ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, 49 anos, do Partido dos Trabalhadores (PT) foi eleito ontem prefeito de São Paulo. Com 55,57%, dos votos válidos, o petista venceu José Serra (PSDB), que obteve 44,43%. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Haddad obteve 3.387.720 votos. Serra ficou com 2.708.768. Brancos foram 299.224 (4,34%), nulos 500.578 (7,26%) e 1.722.880 (19,99%) abstenções. “É uma alegria imensa e uma enorme responsabilida-

Petista agradece eleitores, família, Lula, Dilma e Chalita

de que divide espaço no meu peito, mas o sentimento mais forte é de gratidão”, disse Haddad, em um hotel na região da Avenida Paulista. Ele agradeceu em primeiro lugar aos moradores da Capital, sua família e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “pela confiança, orientação e apoio, sem os quais seria impossível lograr êxito nesta eleição”. Agradeceu ainda à presidenta Dilma Rousseff pela presença, estímulo pessoal e esforço nos momentos difíceis e ao deputado federal Gabriel Chalita (PMDB), que também concorreu às eleições no primeiro turno. “O partido se lançou de corpo e alma nesta luta. Por último quero agradecer aos meus opositores porque me obrigaram nesta campanha a extrair o melhor de mim para superá-los em uma disputa limpa e democrática”, disse.

Meta é diminuir desigualdades

Guilherme Kastner

n Marcela Fonseca

VIRADA NO SEGUNDO TURNO Fernando Haddad (PT) iniciou o primeiro turno com 3%, de acordo com as pesquisas, e se manteve em terceiro lugar na disputa pela Prefeitura. A virada ocorreu depois de conquistar o segundo lugar na passagem ao segundo turno, quando obteve 28,99% dos votos. Serra passou em primeiro lugar, com 30,75%.

Fernando Haddad (PT) afirmou ontem que lutará para diminuir as desigualdades sociais. “Temos um objetivo centrado, discutido e aprovado pela maioria do povo de São Paulo: diminuir a grande diferença. Somos uma das mais ricas cidades do País e ao mesmo tempo uma das mais desiguais do planeta. Não podemos deixar que isso siga num momento que o Brasil vem passando por um momento importante no mundo.” Sua vitória, segundo o prefeito eleito, apontou o desejo de mudança. “É hora de fazer nascer uma nova São Paulo, capaz de se reconstruir. O primeiro passo é fazer com que a Prefeitura recupere seu papel de liderar as forças produtivas e sociais da cidade.” (MF)

“Urnas são soberanas”, diz Serra O candidato derrotado à Prefeitura José Serra (PSDB) disse que finalizou a campanha revigorado. “Chego ao final desta campanha com esta energia, com essas ideias e com esta disposição, maiores de que quando entrei”, afirmou, em curto pronunciamento, no comitê do partido no edifício Joelma, no Centro, depois da vitória de Fernando Haddad (PT). “Vamos em frente”, concluiu. Segundo Serra, a campanha tucana “defendeu a ética na vida pública” e foi “limpa, propositiva, com ideias novas”. “Mas as urnas são soberanas”, admitiu o tucano. O candidato derrotado, ao desejar boa sorte ao novo prefeito, disse esperar que Haddad cumpra as promessas feitas durante a campanha, pois os eleitores estão vigilantes e cobrarão. “Os últimos anos registraram grandes avanços na cidade, promovidas pela Pre-

feitura e pelo Governo do Estado. Esperamos que essas conquistas sejam mantidas e aperfeiçoadas e que não haja retrocesso.” Serra estava acompanhado do governador Geraldo Alckmin (PSDB), do vice-governador Guilherme Afif Domingos (PSD) e do prefeito Gilberto Kassab (PSD). (AE)

44%

Candidato José Serra obteve 2.708.768 votos de um total de 6.096.488 válidos, diz o TRE

Animadores da comemoração petista na Avenida Pauilista puxavam o refrão: “É Dilma lá, Haddad aqui, agora falta tirar o Alckmin.”


gastronomia

METRÔ NEWS

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Faça as Gordura Localizada? Celulite? pazes com o

Casa de chá traz mistérios do Egito à Vila Mariana A casa de chá Khan el Khalili há 30 anos traz os mistérios do Egito à Vila Mariana, aliando gastronomia, cultura e entretenimento (Rua Dr José de Queiróz Aranha, 320, tel.: 5571-3295). Era um sonho da década de 1980 do empresário Jorge Sabongi, que se transformou em realidade, com 14 ambientes temáticos, cada um representando um local do Egito, decorados com almofadões, sofás, mesas e cadeiras. Bailarinas de dança do ventre se apresentam para tornar mais real o clima do Oriente. “No meu sonho de menino não esperava chegar tão longe. A Khan el Khalili atrai um público de todas as idades. Além dos ambientes temáticos, temos a melhor dança do ventre que pode ser vista no País. Oferecemos um serviço completo de chá, normalmente pacotes fechados que chamamos de ‘ritual oriental’, batizados com nomes de cidades do Egito”, disse Sabongi. Entre as opções de rituais há o Cairo (R$ 55,00), Alexandria (R$ 61,80) e Thebas (66,82). São valores por pessoa e incluem show. Segundo Sabongi, o ritual oriental consiste em chá nacional (dois bules para cada pessoa), cesta de pães, cinco tipos de patês, cinco tipos de salgados, sorvete, bolos e doces árabes. “Dependendo do ritual, alguns produtos podem variar. Mas todos equivalem a uma refeição agradável e leve. Tam-

seu corpo!

Tratamentos Estéticos Faciais e Corporais (Com Orientação Médica) Emagrecimento Cirurgia Plástica Estética Genital

CLÍNICA AQUA - 11 5531-3129 - www.aqua.med.br Diretor Clínico Dr. Mario Cabral - CRM 65963

fotos: divulgação

n Marcela Fonseca

19

IMPLANTES!

Estamos selecionando pacientes interessados em tratamento para colocação de implantes dentários, para serem atendidos em nosso curso. Serviço de chá é oferecido em pacotes fechados em um ‘ritual oriental’*

Local da triagem com fácil acesso ao metrô. Informações e inscrições para triagem* Pelo telefone

(11) 4306-0678

*Se possível levar radiografia panorâmica no dia da triagem.

No cardápio estão chás nacionais, pães, patês, sorvete, bolos e doces

bém temos o serviço à la carte. O cliente pode pedir o que desejar de um cardápio com sucos, bebidas, chás gelados especiais, sanduiches típicos, saladas e salgados”, afirmou. No salão ‘Harém’, de terça a sábado, há aula de dança do ventre, de 90 minutos. Custa R$ 140,00 mensais.

Informações e Agendamento


20

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

METRĂ” NEWS


mulher

METRÔ NEWS

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

21 divulgação

Cabelos precisam de hidratação no verão n edilene ribeiro

Hidratação agora!

Atenção com a progressiva!

Raiz oleosa e pontas secas. O que fazer?

Proteção solar mesmo em dias nublados

Antes da temporada de piscinas e mar...

No verão, a hidratação dos fios deve ser constante. “Minha sugestão é hidratar os cabelos no salão a cada 15 dias e aplicar uma máscara em casa uma vez por semana”, diz Cintra. Aplicar um bom leave-in, silicone ou óleo de argan nos fios úmidos ou secos também é uma ótima forma de completar o tratamento.

O ideal é usar protetores (leave-in ou fluidos) específicos para cabelos com progressiva antes e durante a exposição ao sol e a água. Aplique uma máscara de hidratação duas vezes por semana quando precisar lavar o cabelo todos os dias.

Em cabelos virgens, qualquer hidratação pode ser feita, pois a raiz nasce saudável e não precisa de produtos de hidratação. Já nas madeixas coloridas, alisadas ou com reflexos desde a raiz, o melhor é aplicar hidratações específicas, pois qualquer fio que passe por esses procedimento terá algum tipo de ressecamento.

Isso mesmo, assim como a pele, a proteção nos fios precisa ser diária. “O mormaço, o vento e a água também são agentes externos que danificam os fios”, lembra Cintra.

O hairstylist diz que é interessante fazer uma reconstrução térmica (popular cauterização) para regenerar a estrutura do fio e preparar para a agressão que sofrerá no verão. “Tratando os fios antes da exposição do verão, deixaremos o cabelo sempre bem cuidado, em vez de ter que correr atrás do prejuízo”, diz.

divulgação

A pele não é a única que precisa de cuidados redobrados no verão com proteção solar e hidratação. A mesma atenção com os cabelos é tão importante quanto, segundo experts no assunto. “Fumaça, poluição e oleosidade em conjunto com o sol forte do verão judiam de qualquer cabelo”, disse o hairstylist Wanderley Nunes, famoso por cuidar dos cabelos de celebridades, como Cláudia Raia, que há mais de 18 anos deixa os fios nas mãos do cabeleireiro. Mas o segredo para manter as madeixas macias, com brilho, evitando o frizz e pontas ressecadas, está em simples cuidados no dia a dia. O cabeleireiro Luiz Cintra, do Salão Emília Borges, em São Paulo, dá algumas dicas. Confira.

Wanderley Nunes: aquele que faz a ‘cabeça’ das estrelas globais

continua na pag. 22


22

mulher

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

METRÔ NEWS

continuação da pag. 21

FotoS: divulgAção

Artistas revelam como cuidam das madeixas Em evento realizado pela Wella Pro Series, em São Paulo, na semana passada, para lançar uma linha de edição limitada chamada Affter Sun – composta por xampu, condicionador e creme para pentear, que promete cuidar dos cabelos lisos e cacheados no verão –, a estrela Cláudia Raia contou como cuida do seu cabelo liso para viver a nova personagem na novela ‘Salve Jorge’, a vilã Lívia. “O modelador sempre está na minha bolsa”, revelou.

A cantora Paula Fernandes contou usar o mesmo truque para manter os cachos bem definidos. “Depois do banho eu sempre passo o modelador, e dou aquela amassadinha no cabelo. O babyliss também ajuda”. O especialista Wanderley Nunes explica: “Se você não tiver modelador, o cabelo fica arrepiado. Isso porque as condições climáticas interferem muito na beleza dos cabelos”. Segundo Nunes, é importante apostar em produ-

tos que oferecem a proposta pós sol. “Eles criam uma camada de proteção no cabelo e permitem manter a naturalidade”, disse. Para o hairstylist das famosas, nem sempre o secador, a chapinha e o babyliss são as melhores opções. Apostar nos truques caseiros também pode resultar em belas madeixas. “As divas dos anos 1960 exibiam belos cabelos apostando apenas nestes truques”, lembra Wanderley. Veja alguns que você pode fazer

divulgAção

os truques de wanderley • Enrolar os cabelos com os dedos; • Secar os cabelos com papel toalha deixa os fios como se tivessem saído do salão – é segredinho nos bastidores dos desfiles do SPFW (São Paulo Fashion Week); • Fazer touca nos cabelos é do tempo da vovó, mas o resultado é certo. “É melhor do que expor os fios ao excesso de secadores”, diz Nunes; • Se for usar o secador, ele deve ficar a 20 cm de distância dos cabelos; • Evite passar a mão no cabelo toda hora e lave todos os dias. “A oleosidade faz mal aos fios”, diz Nunes; • Evite lavar os cabelos com água quente e use água mineral para enxaguar, principalmente para quem tem fios loiros. A água sem cloro ou elementos químicos revitaliza os fios. Cantora Paula Fernandes sempre passa modelador

Coleções unem sofisticação, beleza e muito brilho para fazer a diferença nas festas de fim de ano

Produção para abalar o Rèveillon A DeMillus acaba de lançar peças para arrasar no fim de ano. Com brilho, sofisticação e beleza, as peças prometem tornar a comemoração muito especial, principalmente aquela que acontece a dois. Entre as novidades, a coleção Party, em tecido branco com estampa de cobra em sutil dourado, e a coleção Lover com uma combinação de tule cor champanhe, renda e cetim com toques de dourado na medida certa. A coleção Party é con-

feccionada em microfibra extramacia e é composta de sutiã biquíni. Para fazer bonito também na festa, no clube, na praia ou em família, uma confortável blusa de alcinhas, que dispensa o uso de sutiã, já que vem com taças em espuma moldada e aro. O preço sugerido é R$ 40. O sutiã também tem taças em espuma moldada e aro (R$ 35). O biquíni custa R$ 13. Mais informações no site www.demillus.com.br SAC: 0300-7892115.


ESPORTES

METRÔ NEWS

23

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Adriano espera reconhecimento para renovar Adriano vive desde o meio do ano passado um impasse parecido com o que levou o meia Paulo Henrique Ganso a trocar a Vila Belmiro pelo Morumbi: a falta de reconhecimento da cúpula santista. Titular absoluto do técnico Muricy Ramalho nos quatro últimos títulos conquistados pelo clube (dois do Paulistão, um da Libertadores e um da Recopa), o volante continua com salário mensal de R$ 30 mil, inferior ao de muitos jogadores das categorias de base do Santos, dez vezes menor do que a da maioria dos companheiros de time. Depois da conquista do

título da Libertadores no ano passado, a diretoria do Santos prometeu corrigir os salários defasados de alguns titulares. Vários tiveram aumento, mas Adriano ficou para trás. Agora o Santos finalmente demonstra interesse em acertar a situação do volante. O contrato dele termina em agosto de 2013, o que faz com que esteja livre em março para assinar um pré-contrato com qualquer outro clube. Adriano não confirma, mas comenta-se que seus empresários já foram sondados por um clube português e por outros grandes do futebol brasileiro sobre a possibilida-

Ausência sentida no Mundial Reverenciado pelos torcedores santistas por sua disposição e energia dentro de campo, Adriano se destacou na marcação aos grandes meias do futebol brasileiro e a sua ausência no Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro do ano passado, no Japão, foi muito lamentada pelo técnico Muricy. Para o treinador, entre as falhas que o time teve na derrota para o Barcelona, a principal foi a falta de um jogador eficiente para marcar o argentino Lionel Messi

mais de perto – na época, o volante estava contundido. A diretoria santista também está entendimentos com os representantes do goleiro Aranha e do zagueiro Bruno Rodrigo, ambos reservas do time, que ficam sem contrato no fim de dezembro. Muricy já avisou quer mantê-los para a temporada de 2013. Além deles, o meia Bernardo, o zagueiro Ewerton Páscoa e os laterais Léo, Juan e Fucile ficam sem vínculo com o clube no fim deste ano. (AE)

de de transferência quando acabar o vínculo com o Santos. “Prefiro ficar no Santos”, disse o volante. “E acredito que vai dar tudo certo, porque os meus empresários (Tadeu Cruz, filho de Milton Cruz, que é auxiliar técnico no São Paulo, e Bosco) têm conversado com os dirigentes e me falaram que as negociações estão indo bem.” (AE)

Jogador cujo contrato vence em agosto recebe R$ 30 mil por mês

RicaRdo Saibun

Adriano diz que prefere ficar no Santos e que torce por um acerto


24

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ESPORTES

Luís Fabiano pode ser poupado quarta na Copa Sul-Americana Com uma rodada quase perfeita pelo Brasileirão, quando venceu o Sport fora de casa e contou com tropeço do Vasco para abrir vantagem no G4 - são sete pontos de diferença para o Inter-RS, o novo quinto colocado -, o São Paulo volta agora a mira para a Copa Sul-Americana. Quarta-feira, o adversário será a Universidad de Chile, atual campeã da competição e tida como uma das potências do futebol sul-americano na atualidade. Mas o técnico Ney Franco ainda não sabe se poderá contar com o atacante Luís Fabiano para o confronto em Santiago. “Se percebermos que ele não tem condições de jogo, a gente vai segurá-lo para o confronto com o Fluminense (domingo, no Morumbi, pela 34ª rodada do Brasileirão). Se ele se mostrar confiante,

João Pires / ViPCoMM

Fabuloso, artilheiro com 15 gols, admite que não está 100% fisicamente-

vamos usá-lo”, avisou Ney Franco. O artilheiro do São Paulo, com 15 gols, admite que não está 100% e que só entrou em campo para enfrentar o Sport no sábado porque a partida era muito importante para as pretensões são-paulinas no Brasileirão. Agora ele vai esperar para ver como seu corpo se recu-

pera do esforço que fez no Recife. “Estou à disposição, mas, sinceramente, ainda não é o ideal. Venho de um pequeno edema e por causa da importância do jogo eu me coloquei à disposição. Para quarta vamos ver. Gostaria de chegar bem contra o Fluminense, que para mim é uma final”, afirmou Luís Fabiano. (AE)

METRÔ NEWS

STJD aguarda protesto do Verdão por novo jogo A polêmica anulação do gol de Barcos na derrota do Palmeiras por 2 a 1 contra o Inter-RS, sábado, deve ter desdobramentos. O procurador do STJD, Paulo Schmidt, afirmou ontem que espera pela reclamação oficial do Palmeiras, provavelmente hoje, mas não acredita que o resultado possa ser mudado. “Temos de esperar uma atitude oficial do Palmeiras. É o clube que tem de provar que houve uma interferência externa na partida e depois mostrar a violação da regra que caracterizaria o erro de direito. Feito isso, podemos analisar a possibilidade de impugnar o jogo”, disse. Entretanto, Schmidt admite que as chances de o clube ter sucesso são pequenas.

O quarto árbitro, Jean Pierre Gonçalves de Lima, diz que viu Barcos fazer o gol com a mão e avisou o árbitro Francisco Carlos Nascimento. O Verdão alega que o delegado da partida, Gerson Baluta, foi avisado por repórteres que estavam ao lado do banco de reservas do Inte que houve irregularidade. Somente depois disso Baluta teria avisado o quarto árbitro, o que é proibido, já que nenhuma pessoa que não seja da arbitragem pode interferir no resultado do jogo. (AE)

Procurador diz que chances de mudanças são pequenas

Líder Vettel vence GP da Índia; Alonso cruza em 2º O alemão Sebastian Vettel confirmou o domínio nesta reta final da temporada da F-1 e venceu o GP da Índia ontem. O piloto da Red Bull, primeiro colocado no campeonato, foi seguido de perto pelo vice-líder Fernando Alonso, que chegou em segundo e manteve o equilíbrio na disputa, faltando apenas três corridas para o fim da temporada. O australiano Mark Webber, também da Red Bull, completou o pódio. Felipe Massa chegou em sexto e Bruno Senna somou pontos com seu 10º. Vettel teve a quarta vitória consecutiva na temporada e au-

Vettel aumentou de seis para 13 pontos a diferença para piloto da Ferrari

mentou de seis para 13 pontos a vantagem na liderança geral. O alemão tem 240, contra 227 de Alonso. Fora da briga pelo título, o finlandês Kimi Raikkonen, sétimo ontem, ocupa a terceira posição, com 173 pontos. Webber, em quarto geral, soma 167. A prova disputada na Índia foi marcada pela previsibilidade e pelas poucas emoções, em comparação às corridas anteriores. Por causa do baixo desgaste dos pneus, no circuito indiano a maior parte das equipes apostou em uma estratégia de apenas uma parada nos boxes, o que reduziu as chances de alternâncias. A Red Bull, que vinha dominando desde os treinos de sexta-feira, não teve dificuldade para colocar seus dois carros no pódio. Mais rápido em todos os treinos, Vettel confirmou o favoritismo sem ser ameaçado pelos rivais durante as 60 voltas. (AE)


METRÔ NEWS

ESPORTES

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Sollys/Nestlé vence Pinheiros e faz final do Paulista contra Amil Com mais uma vitória contra o Pinheiros, o Sollys/Nestlé, de Osasco, garantiu vaga para a decisão do Campeonato Paulista contra o Vôlei Amil. Sábado, o atual campeão mundial recebeu o Pinheiros no Ginásio Municipal José Liberatti, em Osasco, e venceu por 25/18, 25/20 e 25/10, em 1h16. Com esse resultado, a equipe do técnico Luizomar de Moura se classificou para a final com 14 jogos invictos na competição estadual e 37 somando todos os campeonatos. O destaque foi a inversão 5-1, quando o treinador colocou em quadra as reservas Ivna e Karine nos lugares de Sheilla e Fabíola. A mudança foi determinante para as vitórias nos dois primeiros sets do confronto. “O grupo está de parabéns. Na primeira etapa estávamos sem as jogadoras da Seleção e as demais se esforçaram e jogaram boa parte do Campeonato Paulista. Em seguida,

Fabio Rubinato / aGF / DivulGação

Técnico Luizomar passa instruções na partida que garantiu à equipe a 14ª vitóra na competição

as que vinham jogando entenderam a importância da chegada das campeãs olímpicas e tiveram humildade para ceder seus espaços. Neste sábado, as entradas de Ivna e Karine foram novamente importantes porque elas entraram no momento em que precisávamos aumentar o poder de ataque”, diz Luizomar.

Depois das conquistas do Sul-Americano e do Mundial, o Sollys/ Nestlé busca seu terceiro título na temporada. As finais do Paulista contra o time campineiro serão dias 4 de novembro, em Campinas, às 21h; no dia 7, às 20h30, em Osasco, e, se necessário, o terceiro confronto será dia 11, às 13h, novamente em Osasco.

25

Bellucci estreia hoje no Masters 1000 de Paris O tenista Thomaz Bellucci inicia hoje sua trajetória no último torneio da temporada que disputa fora do Brasil. Ele enfrenta, por volta das 9h30 (horário de Brasília), o sul-africano Kevin Anderson, 39º do mundo, no Masters 1000 de Paris. Bellucci e Anderson se encontram pela terceira vez no circuito, com uma vitória para o brasileiro no ATP Masters 1000 de Monte Carlo deste ano e outra para sul-africano, no US Open, em 2010. “O Anderson é um bom sacador e especialista em quadra sintética. Será um jogo duro, mas venho fazendo bons jogos, principalmente nas duas últimas semanas. Espero ir bem aqui em Paris também”, disse Bellucci. Depois o brasileiro disputa o ATP Challenger Tour Finals e o Gillette Federer Tour, em São Paulo. Será a terceira participação de Bellucci em Paris. No ano passado ele parou na estreia e, em 2010, chegou à segunda rodada, derrotado pelo russo Nikolay Davydenko, então 11º do mundo.


26

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ESPETÁCULOS

METRÔ NEWS

Kobra volta a Sarasota para festival de 3D O muralista e artista plástico Eduardo Kobra volta amanhã a Sarasota, nos EUA, para participar do maior festival de 3D de todo o mundo: o Sarasota Chalk Festival. Este ano, o tema escolhido por Kobra é o circo, homenagem ao ‘Ringling Brothers Circus’ (http:// www.ringling.org/), um dos principais circos do mundo, que é de Sarasota. No ano passado ele fez a belíssima ‘A biblioteca’, escolhida como uma das 20 melhores entre os cerca de 300 trabalhos de artistas participantes (não houve um único vencedor; os 20 melhores foram escolhidos igualmente). “O público deve interagir muito com a obra, ficando em cima da mão do palhaço para as fotografias”, diz Eduardo Kobra. A obra será feita de 1 a 6 de novembro. Antes, Kobra entrega o lindo mural ‘Viver, reviver e ousar’, de 39 m x 7 m, na esquina com a Henrique Schaumann, na Vila Madalena. “Tenho feito vários trabalhos internacionais, mas São Paulo continua a ser a minha base. É a cidade que me inspira e fortalece”, afirma o artista.

Murais de Kobra podem ser vistos em São Paulo, como este ao lado, na Avenida Morumbi, quanto no Exterior, como o abaixo, nos EUA

“Quis fazer um mural alegre e colorido para contrastar com o outro mural que tenho próximo, em preto e branco, com uma imagem da década de 1920. Procurei seguir o estilo que fiz recentemente em Nova York, na obra ‘O beijo está no ar’ e em Los Angeles, Califórnia.” Segundo o artista, o mural ‘Viver, reviver e ousar tem como principal apelo proporcionar um momento

de descanso para os olhos de quem passar pelo local, além de oferecer um instante de descontração às pessoas que caminham apressadas pela região. “A releitura de ícones arquitetônicos - de São Paulo e de Paris - remete ao público a mensagem de que na arte não há fronteiras entre o tempo e o espaço. Em meio a várias imagens, o fio condutor da obra é a inovação”, afirma Kobra.

Muralista fez obra em Manhattan Eduardo Kobra fez em junho o mural ‘O beijo está no ar’ em Manhattan, na região de Chelsea (255, 10th Avenue), conhecida por abrigar algumas das melhores galerias de arte de Nova York. Durante duas semanas que durou a pintura, norte-americanos e turistas fotografaram e filmaram tanto o mural que um funcionário da High Line (antiga linha de trem que virou importante ponto turístico em Nova York. e de onde há uma visão privilegiada para o trabalho de Kobra), precisou permanecer o tempo todo no local pedindo para as pessoas não permanecerem muito tempo paradas, para não causar aglomeração. “De todos os trabalhos que fiz no Exterior este é o que teve maior repercussão e interação com o público. Muita

gente parou para acompanhar o nosso trabalho. Nunca vi coisa parecida”, relembra. O tema escolhido para a obra remeteu à Times Square da década de 1940. “Em uma das nossas longas caminhadas que fizemos antes de decidirmos o que e onde pintar, chegamos a Times Square e fiquei profundamente emocionado, com todo aquele movimento, as pessoas do mundo inteiro, os painéis enormes e coloridos e a vida pulsando. Buscamos algumas referências e chegamos ao famoso beijo da Times Square (beijo de um marinheiro em uma enfermeira, que ilustrou na capa da revista Life o fim da 2ª da Segunda Guerra Mundial, retratado pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt, em 14 de agosto de 1945, dia em que o Japão se rendeu aos EUA).”


ESPETÁCULOS

METRÔ NEWS

TONY AUAD E OS bASTiDOrES DA Tv

ria como independente, aceita pela Rede Record, terá o incentivo fiscal da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e deverá ser exibido em dezembro. Esse especial será adaptado pelo autor Marcelo Müller.

tonyauad@ig.com.br

A apresentadora Adriane Galisteu ainda continua muito chateada com o término do seu programa na Rede Bandeirantes, fato que ela não esconde de ninguém. O motivo que levou ao corte é sempre o mesmo: falta de audiência e faturamento abaixo da média. Galisteu foi taxativa em reafirmar que não gostou da postura da emissora e que agora só lhe resta esperar os próximos acontecimentos.

Hoje

eu inicio a minha coluna comentando o especial de fim de ano da Rede Record, que desta vez será dirigido por Del Rangel, que está de volta à TV depois de comandar a teledramaturgia de 2001 a 2004 na própria Record. Desta vez ele volta à rede como produtor independente, dirigindo um telefilme baseado na obra de Eça de Queiroz. Trata-se de uma adaptação do romance ‘A tragédia da Rua das Flores’, uma história de incesto involuntário. A trama principal gira em torno da ambiciosa Joaquina, que no decorrer da história passará a se chamar Genoveva. Ela abandona o filho criança e parte para uma vida mais livre. Porém, depois de se envolver com muitos homens se apaixona por um jovem de 23 anos Bacharel de Direito que ela não sabe ser seu próprio filho. Del Rangel, que estava fora da TV há um ano, quando deixou a direção de dramaturgia do SBT, agora terá de entregar esse telefilme especial com 45 minutos de duração, em que a parce-

Muito embora a Rede Record não desista de investir em novelas, é grande a desmotivação de alguns setores da emissora, principalmente no comercial. A novela Balacobaco teve sua estreia recentemente e não aconteceu nada em termos de audiência. Era razão principal da expectativa da emissora, que esperava que essa trama alavancaria a pontuação do Ibope no horário nobre. Na Rede TV as coisas não mudam mesmo. A emissora vai voltar a demitir já a partir deste mês. Uma lista de nomes já está sendo preparada para o início dos cortes. Os leitores (as) devem achar que este colunista vem pegando pesado cada vez que dá notícia da emissora... Entretanto, a grande verdade é que a Rede TV não tem capacidade para administrar o financeiro,

Vera e Yuri Sanada (mais conhecidos como Casal Sanada) realizam de 19 a 23 de novembro, no Cine Cavaliere Orlandi, em Socorro (SP), o 8º Fatu (Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade), na Rua Dr. Campos Salles, 63, tel.: (19) 3895-6972, www.aventura.com.br e www.fatu.com.br Serão 39 filmes voltados aos temas de aventura, exploração científica de campo, turismo e ecologia. O objetivo é dar oportunidade aos aventureiros, turistas, amadores e alunos de escolas brasileiras a mostrar suas produções. Sejam elas profissionais ou amadoras. Para acompanhar basta comparecer com 1 kg de alimento não perecível. “Este ano foram recebidos 62 filmes e a seleção foi bem difícil. Gostaria de exibir todos, mas não temos horário”, diz Vera Sanada. Há

divulgação

Casal Sanada organiza o 8º Fatu, em Socorro

Casal Sanada recebeu 62 filmes, mas apenas 39 estão concorrendo

participantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio, Minas, Brasília, Goiânia, Vitória, Salvador e Pernambuco. Ao final do festival, no dia 26, será feita uma premiação nas categorias Melhor Filme Juvenil Escola, Júri Popular Escola, Júri Popular Amador, Júri Popular Filme Profissional e Júri Popular Melhor Série para TV.

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

27

que está cada vez mais com problemas. A audiência baixa que a Rede Globo vem conseguindo nas transmissões da F-1 poderá fazê-la a optar por um novo esquema. Corre o risco de as próximas transmissões irem ao ar gravadas. Até porque a próxima prova será no mesmo dia da antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro, prioridade da Globo, que não abre mão desse aspecto. Já os organizadores pensam diferente e temem críticas a essa nova forma de trabalho. O cantor Leonardo anunciou oficialmente que vai deixar a carreira de cantor depois de 30 anos de estrada. O sertanejo pretende se dedicar mais à família e ao seu escritório. Quanto ao desentendimento com a cantora Paula Fernandes, segundo ele, já é coisa do passado e isso fica a critério dos advogados das duas partes para darem uma solução definitiva. Guerra dos Sexos, recém iniciada na Globo, atual novela das 19h, está muito distante de uma pontuação de sua antecessora, ‘Cheias de charme’. Depois de três semanas no ar, a trama escrita por Silvio de Abreu mantém uma audiência média de 24 pontos. O elenco é de primeira com Tony Ramos, Irene Ravache, entre outros. Mas a aceitação por parte dos telespectadores está abaixo da crítica. Frase final: ‘A fé remove montanhas.’


28

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

palavras cruzadas diretas www.coquetel.com.br

Revistas coquetel 2012

ESPETÁCULOS

METRÔ NEWS

Livros & idEias heldeR lima lima heldeR Blog: Blog: livroseideias.wordpress.com livroseideias.wordpress.com

Fogo e magia da paixão numa viagem de trem Nós, leitores, costumamos achar que o conto é um gênero menor que o romance, que as grandes histórias, sim, é que consagram o escritor e lhe dão projeção. Mas isso é um mito, ou mesmo um tabu. Contos podem ter narrativas mais concisas, menos personagens, mas não são menores em termos de expressão literária e artística. Há contos que são obras-primas, e podem consumir tanto ou mais energia do escritor do que o romance, para depois proporcionar ao leitor emoções, pensamentos e imagens que ficam registrados como se ele próprio tivesse vivido a experiência narrada. Foi o que aconteceu comigo depois de ler o conto ‘Dançar tango em Porto Alegre’, do escritor gaúcho Sergio Faraco, publicado em uma coletânea de noves histórias sob o título ‘A dama do Bar Nevada’ - uma edição mais recente, de 2011, traz também quatro contos inéditos nessa obra que foi originalmente lançada em 1987. O conto pungente narra um encontro amoroso durante uma viagem de trem de Uruguaiana a Porto Alegre. Em meio à madrugada fria e úmida, um homem solitário de meia idade, mal vestido e sem foco profissional na vida encontra sentada ao seu lado uma jovem bonita, mas com o olhar perdido e melancólico. Sem expectativas no primeiro contato, eles trocam algumas palavras, mas logo se entocam em uma cabine do trem, onde a garota diz ter o marido à beira da morte. “Quero esquecer meu marido, a doença, meu filho, o dinheiro, tudo... quero uma noite diferente...”, declara Jane ao seu amante ocasional. A transa começa com estranhamento, mas

HOrÓscOpO

aos poucos toma fôlego e cada um renasce de suas misérias, enlouquecendo na paixão. “Nem pensar em me comover com seu desespero, ela estava me pondo maluco com aquele propósito de dar-se em nome de um sofrimento”, confessa o amante para depois avaliar o efeito do encontro: “...eram outros os olhos com que eu olhava ao meu redor...”. A paixão muda o modo como enxergamos a realidade, e essa magia é algo que o conto proporciona com o texto genial de Faraco. A narrativa em primeira pessoa transporta o leitor para o lugar do amante; é o modo como a história é contada que faz o leitor entrar na viagem de trem. Faraco é um contista consagrado e as outras histórias do livro são igualmente pérolas da literatura, como ‘Dia dos mortos’, que traz a desventura de dois gaúchos no Rio de Janeiro, ao fim da fatídica partida no Maracanã, em julho de 1950, quando o Brasil perdeu a final da Copa do Mundo para o Uruguai. Ou ainda o conto que dá título ao livro, em que uma mulher em fase de decadência encontra somente no amor barato o caminho para mudar o significado de sua existência. DivuLgAçãO):

O escritor Sergio Faraco é mestre na arte do conto

dama do Bar Nevada, Sergio Faraco, editora L&PM, Porto Alegre (RS), 1987, 107 págs.

omaR caRdoso Filho |

ÁRIES: Dia dos mais afortunados para os negócios, para o trabalho, a prosperidade financeira e social. Poderá lucrar, também pela ciência, 21 MAR. 20 ABR. educação e viagens.

www.omarcardoso.com.br

23 SET. 22 OUT.

LIBRA: Seu forte magnetismo pessoal deverá atrair a simpatia alheia, o que lhe trará muitos benefícios. Novas e duradouras amizades também estão previstas.

23 OUT. 21 NOV.

ESCORPIÃO: Saiba o momento certo para expressar sua opinião e tenha especial cuidado para não ofender ninguém. O dia se apresentará tranquilo ao trabalho.

22 NOV. 21 dEz.

SAGITÁRIO: Sucesso no trabalho, na vida social e elevará suas finanças através de negócios bem entabulados. Boa saúde. Êxito em trabalhos manuais e viagens.

22 dEz. 20 jAN.

CAPRICÓRNIO: Aproveite uma oportunidade fazer novas amizades e arquitetar novos planos para ganhar dinheiro. Esteja atento para uma novidade. Cuide da saúde. AQUÁRIO: Alguma prudência é bastante aconselhável, uma vez que afastará a possibilidade de se perder em pequenos negócios. Pode tratar de assuntos importantes.

21 ABR. 20 MAI.

TOURO: Bons contatos com pessoas bem intencionadas e de finanças elevadas, farão com que solucione boa parte de seus problemas. Êxito em jogos, sorteios e amor.

21 MAI. 20 jUN.

GÊMEOS: Os negócios que tem em vista poderão ser realizados com vantajosos lucros. Evite receios infundados e preocupações negativas. Excelente para o romance.

21 jUN. 21 jUL.

CÂNCER: Dia em que enfrentará algumas oposições e dificuldades impostas por parentes, familiares e vizinhos. Não se preocupe, pois com inteligência, sairá vencedor.

22 jUL. 22 AGO.

LEÃO: Ótimo dia para tratar com pessoas de alta posição, com políticos e personalidades governamentais. Lucrará nos negócios relacionados com comércio.

21 jAN. 19 fEV.

23 AGO. 22 SET.

VIRGEM: Dia em que poderá obter os resultados pretendidos em seu campo profissional. Poderá iniciar negócios e tratar de assuntos pessoais. Boas notícias.

PEIXES: Com prudência e reserva, você chegará onde deseja. Dia propício no plano financeiro e amoroso. Favorável para jogos, loterias, 20 fEV. sorteios e casamento. 20 MAR.


ESPETÁCULOS

METRÔ NEWS Maria Tuca Fanchin

Espetáculo ganhou o prêmio Funarte Myriam Muniz de Teatro

Grupo Cia. dos Outros vai estreiar peça no Tusp sexta

“Eles são brasileiros. E não desistem nunca.” Essa citação tanto pode referir-se ao grupo de pesquisa teatral paulistano Cia. dos Outros, quanto ao seu novo espetáculo ‘A pior banda do mundo’. O grupo reúne-se há oito anos e possui no repertório dois espetáculos e a banda representada por eles ensaia regularmente há dez anos sem nunca ter se apresentado. Os ‘músicos’ não têm talento. Têm ocupações desprovidas de glamour: arquivista, conferencista de pequenos objetos de escritório, gerente de segurança de um supermercado, escoteiro cansado e datilógrafa que fala uma língua incompreensível. Finalmente,

são chamados para fazer um show. Começa aí a trajetória de ‘A pior banda do mundo’, com direção de João Otávio e atuação de Amanda Lyra, Clayton Mariano, Tomás Decina, Pedro Cameron e Carolina Bianchi, que concebeu o espetáculo e assina a dramaturgia em colaboração com o elenco. A estreia será sexta-feira, dia 2, no Tusp (Rua Maria Antônia, 294, sextas e sábados 21h; domingos às 20h, ingresso R$ 20,00, tel.: 3123-5233). Depois de uma encenação calcada em clichês e paródias para questionar os limites das convenções teatrais em ‘Corra como um coelho’, o grupo dá um passo adiante.

Adaptação de HQ de autor português Contemplada pelo prêmio Funarte Myriam Muniz de Teatro, ‘A pior banda do mundo’ é uma adaptação de uma série de quadrinhos de mesmo nome do português José Carlos Fernandes, considerada a obra máxima do artista. É constituída por histórias independentes, que funcionam de forma autônoma, mas que ajudam a traçar a visão de uma cidade sem nome, em que ruas cruzam os destinos de um grupo de

personagens. O cartunista, habilidoso em expor a natureza humana, usa de ironia e bom-humor para retratar seus cotidianos. No espetáculo da Cia. dos Outros, os atores pincelam peculiaridades pessoais de cada personagem, utilizando elementos recorrentes em seus trabalhos anteriores, como coreografias, momentos musicais, referências a filmes, pinturas, mobília antiga e objetos kitsch no palco.

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

29

China faz pocket show gratuito O músico e VJ da MTV China leva as canções do CD ‘Moto contínuo’, amanhã, às 19h, à Fnac Paulista (Av. Paulista, 901, 2º andar, entrada gratuita, tel.: 2123-2000). Durante o pocket show, o artista e sua H Stern Band tocam as faixas do álbum e apresentam músicas que marcam a trajetória do músico pernambucano. Em ‘Moto contínuo’, China mostra seu amadurecimento como artista e letrista. No palco, ele é acompanhado por sua Yuri Queiroga (guitarra), André Édipo (guitarra), Chico Tché (baixo) e um baterista convidado. Canções como ‘Só serve prá dançar’, em que um alegre diálogo sobre o futuro da música é o mote central; ‘Overlock’, um dueto entre China e Pitty; ‘Terminei indo’, com a doce e marcante voz de Tiê; e ‘Anti-herói’, uma homenagem aos filhos, fazem parte do repertório. Flávio Augusto Dornelas Câmara, seu nome verdadeiro, rebatizado de China, tem mais de 10 anos de uma carreira. O músico pernambucano passeia do rock hardcore à Jovem Guarda.

Pedro escobar

Pernambucano China tem mais de 10 anos de carreira e é VJ da MTV

O olindense do Bairro Novo começou sua carreira em 1997, como vocalista e compositor da banda Sheik Tosado, com a qual partici-

pou do festival Rock in Rio 3, como uma das atrações do palco Mundo. Radicado em São Paulo, agora é VJ de programas da MTV.


30

CLASSIFICADOS

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Classificados mini pop MARANDUBA/

IMÓVEIS Aluga-se METRÔ PARAISO

Suíte Mob. vg individual, td incluso, R$1.400. F: 97473-8592

APROVO SEU CRÉDITO

Ubatuba, fins de semana, férias na praia. Aptos. equipados. F: (13) 7803-4109 ID 7*17505 www.marlincondominio.com.br

Fiador p/ empréstimo e aluguel de casa. F: 2839-8573 h/c

STA . IZABEL

Sítio/ Chalés, piscina, churrasqueira e campo futebol. 4656-2123 www.sitioveraovivo.com.br

Vende-se

ALUGO CASA

Praia Grande, 3dorms, sl, coz., 3 vgs garagem, feriados e final de ano. F: 2848-9917

ILHA COMPRIDA - SP

Vendo lote 367m² frente p/ mar, asfalto, água e luz só R$ 15.000,00 R: 7 de Abril, nº 235, conj. 402. centro-SP F: 31595000 /9 7324-2926

Salas & Quartos ALUGA-SE QUARTOS

P/ Rapazes, amb. familiar. R: São Joaquim, 262. F: 32074390

ALUGA-SE VAGAS

P/ Rapazes. Av. Brig. Luis Antonio, 808 F: 3106-7976

ALUGO QUARTOS

R$ 370,00 Rua Dona Joaquina Francisca de Paiva, 41 alt. Celso Garcia 1251. F: 95487-3155 Tim/ 96813 0444 Oi

ALUGO QUARTOS

e Vagas próx. Metro Vl. Mariana R. Dr. Neto de Araújo, 154. F: 95487-3155 Tim/ 96813 0444 Oi

QTO PÇA ÁRVORE

Rapaz s/ vícios. Amb. famil. e cristão. F: 96838-5519/ 26597312

QUARTO/ SUÍTE

Semi mobiliado, c/internet e tv a cabo. 2275-4495 c/ Carlos - prox. Mt S. Judas

VAGA P/ MOÇAS

Mt. Guilhermina, more bem,amb. familiar R$ 330,00 . 98245-3475 tim/ 2684-0298/ 96990-3687

Saia do aluguel, através do crédito imobiliário seu apto., casa, lote. Créditos de R$ 30 Mil à R$ 400 Mil, parcelas à partir de R$ 293,00. F: 38833455

CHÁCARA 2160M²

Miriporã c/ casa em construção, luz vários tipos de frutas. R$ 120 mil. F: 9 6736-9378

Oportunidades

CHÁCARA 5.000M²

Castelo Branco km 68. C/ luz, riacho, pronto p/ construir. F: 2512-6410/ 7747-3288/ ID 11*95391

ALTA MAGIA

APTO. JABAQUARA

3 dorms.,2 sts, 2vg. garagem. Ent. R$ 31mil+ parc. F: 997286151

Consulta c/cartas e búzios, faz e defaz trab. Especialista em união de casais. F: 2441-9416/ 97037-4915

CASAS BUTANTÃ

ALTO PODER

264m², c/ escrit., ter. plano, ótima localização. F: 37812901

Trago seu amor aos seus pés. Cons. 1 kg alimento. 26012548

AMARRAÇÃO $ 100

COTA CONTEMPLADA

Consulta de tarô R$ 30,00, 5ª e 6ª 1 Kg de alimento não perecível, ac. cartões. F: 41054789 Tim fixo/ 96172-2699 claro

Imóvel 140 mil e 220 mil. Parc. Baixa. 97281-6886 Alexandre

CRÉDITO IMOBILIÁRIO

De R$ 20 mil á R$ 400 mil, saia já do aluguel, parcelas á partir de R$ 195,00 - Use seu FGTS. F: 3883-3456

ATENÇÃO FACILITO

Tudo p/ bares, restaurante, lanchonete, pizzaria etc. F: 2864-4116

IMÓVEIS CABRERA

P/ toda região de S.P, á partir R$150 mil. F: 98626-9654 tim

GANHO EXTRA

ITAQUA E REGIÃO

Renda de $ 1.000 á $ 5.000 agende entrevista. F: 34870203

Temos as melhores soluções p/ quem quer morar bem e fugir do aluguel. Casas, Aptos. e Terrenos financiados. F: 46424706 ou www.toninhoimobiliaria.com.br

LOTOFÁCIL

20 grupos que garantem 14 pontos em todos os sorteios da Lotofácil. Até o concurso 733 este esquema já acertou 15 pontos, 227 vezes. Retire grátis em nosso site: www.cadernodasloterias.com.br

SAIA DO ALUGUEL

Parcelas a partir de R$ 280,00, use o FGTS. F: 3255-4093

SOBR. VL. MARIANA

3 dorms, 1 ste, coz. plan., sl. 2 amb, 2 wc, 2 vg. Quero R$ 27 mil + div. 99980-4482

PONTO COMERCIAL

loja roupas/calçados, centro Guarulhos 120m área util + sobrado 7 comodos e 2 wc, recem reformado F: 11 997490575 / 11 99946-1947

RENDA EXTRA

NEGÓCIOS AGORA EMPRÉSTIMOS

Exigência nome limpo! Ex: R$ 5mil = 36x R$ 225,00. R$ 20mil = 36 x R$ 900,00. F: 3675-4656/ 3715-8354/ 98770-3650 Tim/ 97222-6613 Vivo

APROVO CRÉDITO

R$ 5mil = 36x R$ 190,00 Cartão Construcard 5 dias 28398573

APROVO CRÉDITO

Temporada CASA BERTIOGA

3 suit., piscina. P/ finais de semana, vgs p/ feriado ao lado do SESC. 2043-0883/ 96470-1052

Amor como abelha para o mel? T: 3451-8088 Mt. Santa Cruz.

QUIMBANDA

C/ ou s/ restrição. R. 7 de abril, 261 sl. 301. F.: 3257-5099 www.credicompany.com.br

APROVO P/ TEL.

3257-9246 / 3259-7530 p/ assal., c/ ou s/ cheq. c/ restrição.

AMARRAÇÃO DEFIN.

Búzios e cartas, trab. 100% gar. Faz qquer tipo trab. F: 29626081

CARTAS E TARÔ

Trabalhos R$ 100. F: 20614532/ 98628-9400 -tim c/ Dalila

CHEGA DE ENGANAÇÃO

Trago o seu amor ao seus pés em 6h! F: 5523-8665/ 983600631

CONSULTA P/ O AMOR

R$ 1.000,00 até R$ 3.000,00/ mês, 2 a 3 horas /dia. Agende entrevista. (11) 2233-3024

Simpatias. Trabalhos em sua presença, ver para crer F: 2228-1419/ 95796-1811 t/ 96484-9220 v

RENDA EXTRA

DEUSA DO PODER

Ganhos $ 1000,00 á $ 5000,00. F: 4218-5773 fixo/ entrevista

SEX SHOP

P/ revendores no atacado. Somente pelo site: www.questaodepeli.com.br

Trabalhos definitivos e fortes, por + difícil que seja. F: 34524178/ 2283-0362/ 998254370

MÃE MÁRCIA OXUN

Fazemos tds os tipos de trab. saúde, amor e negócio. União de casais, 100% garantido. Joga - se Búzios, Cartas e Tarô. Consulta só c/ hora marcada pelo fone: 2651-0701/ 2651-0748/ 99817-6780

PARE DE SOFRER!!

Amarração p/ o amor 100% garantida fazemos todos os tipos de trabalhos, sigilo absoluto, pagto após resultados F: 4106-1687

massag. ante-stress, tailandesa algo +. Loc. aquec. 5084-4919

MIEKO R$ 80,

Aumento peniano impotência ejaculação precoce 31410752

Relax ABELE + AMIGAS

R$ 10, Rua Albuquerque Lins, 316 Mt. Marechal 3826-8025

ADORO PASSIVOS !

Joana boa de Língua G. na boca 1 hora 100! tudo completo 96590-0098.

TELE-TARÔ

AELI AD. S/CHUP

TRAGO SEU AMOR

Aos seus Pés em - 24 hs ou seu dinheiro de volta. F: 987818173

Festas A PARTIR $ 19,90

P/ pessoa Buffet completo com salão 3867-0484 ou Nextel ID 9*15735 www.espacoveudenoiva.com.br

A PARTIR $22,90 P/P

c/ salão, brinde surpresa. 2837-4828/ 3715-1336 claro/ 99410-2139 (tim) 986748510 www.buffetester.com

ASTRO VIDENTE

Procure agora ajuda em quem realmente tem total capacidade, p/ lhe ajudar no amor, saúde, negócios e família. Comemore as festas de Fim de Ano ao lado de seu amor. A mãe de Sto. Dª Patricia, quer e pode lhe ajudar. Basta vc desejar. F: 2097-1270/ 98400-2407/ 2885-0587

MARIANA 4 MÃOS

Trago seu amor em 6 hs. garantido F: 2772-8608/ 985692419 Consulta por tel. c/ cigano Brendo. Trago a pessoa amada em 7 dias. Pgto do trabalho após resultado. F: 3405-0240

1 suite, 2 dorms, varanda 78m², 12º andar vago, R$ 240 mil F: 99151-7588 MAria

Dinheiro

QUER ATRAIR SEU

SIMPATIA INFALÍVEL

APTº MACEDO

Sitios & Chácaras

Trilhe o caminho do sucesso e da vitória c/ rezas, simpatias e trabalhos: saúde, amor e negócios. F: 3341-8015/ 987683041

Afaste seus inimigos. Trago seu amor de volta. F: 39517637

Cheque, Protesto, SCPC, Serasa. A partir de R$ 50,00. F: 2601-0494

VAGA P/ RAPAZ

Próx. ao Metrô S. Joaquim, R$ 250. F: 3208-9178/ 3275-0276

Esoterísmo

LIMPE SEU NOME

ADQUIRA SEU IMÓVEL

Litoral

SERVIÇOS

EMPRÉSTIMOS

Não precisa ter cheque, de R$ 5.000 à R$ 50 mil, até 36 x vezes não cobramos antecipado, juros baixo. F: 2869-9727/ 3451-8031/ 95434-0001 Tim

Anuncie 2475-7810 PREVISÃO P/2013

Mesmo c/ restr. p/ assal. aposen., bancário, autônomo. 3129-7010/ 3129-3234

ATENÇÃO

METRÔ NEWS

Fotos & Vídeos BOOK FOTOGRÁFICO

Em estúdio profissional pg. 5x s/ juros. F: 5011- 6577

Massagem ADRI/CAROL/CRIS

Grazy/ Marcela peitão/ Camila loira. 2091-6140/ 2093-1177 M. Carrão

AMANDA GAÚCHA

massagem relax e tailandesa c/ algo mais. 95850-1202

AMOR AO CLIENTE!!!

Massagem s/ enganação. Atendo só! Bela Vista. 3263-0752

CLINICA TATUAPÉ

Anti-stress, depil promoção da semana Tântrica, Tai. 20820048

GESSICA LOIRA

Vem brincar comigo vou fazer massagem no seu Bbum depil 3341-7745 Centro

LOIRA E MULATA

4 mãos sensuais c/ relaxamento. Centro (Sé), 3203-1478/ 98937-2110

DUBAI NIGHT CLUB

Garotas Bela, 10 hs à 5 hs da madrugada. F: 2371-6945

EQUIPE NOTA 10

Garotas bem liberais s/ fresc. R. Alferes Magalhães 336 Mt. Santana 2841-5188

FABIANA COROA

Atv/pass. R. Guaiuna 118 M. Penha 2091-0923/ 2082-0800

FERNANDA E BIA

+8 amigas, completas e liberais, ac. cartões. 3101-0901 Mt. Lib.

Beijo ardente, orl s/camis. anl s/fresc. 5084-3776 M.S.Cruz

Tx. $15, Oral guloso + amigas. Av. Jabaquara, 2.604 Mt S. Judas. 2362-8122

ANALY ATREVIDA

Gul. no orl/anl tds posiç. atv/ pass. Mt. S. Cruz 5084-0947

BALADA LIBERAL

www.baladaliberal.com.br 5093-7721 e 5093-7731 em Moema

BIANCA MASS R$50

Tailandesa, prostática. Ac. cartões. 3337-3154 S. Cec

BIANCA RABUDA

Chupo s/ camisinha. Rua Guaiauna 419 Mt. Penha 22961026

CARINA COROA

Rabuda, preparada p/anal, Oral inesquecível atv./pass. c/ acess. 3666-4924 Mt.S.Cec.

CASA DAS GATAS

CASA SÓ NINFETAS

ALINE 3107-0972

Irmãs lésbicas, insaciáveis, R$ 40, F: 5541-7457 Santo Amaro

ANALU GULOSA

AIDÉ BELA LOIRA

Toque macio, excitante e algo +. 2848-5814/ 95732-7258

DARA E VIVI

FONE ERÓTICO

Loiras, Negras, Mestiças, Educadas. F: 3326-5440 até às 19h

ALDINE 40A. MASS

Pequena na altura, grande no dot. morena, ol. verd. bem gost. R$30/1h. F: 2837-9370 M.Rep

22a, loira, 1,70alt. 120 de bbm. Atv/pass c/ acess. O/A/V até fim 1h/$30 G.2x F: 3462-8912 Mt. Rep.

mass sensual/ prostatica/ depil $40/100. Tatuapé 2092-9409

36a. seios 52 massag na maca e algo + ? 96964-0123 Centro

DANY TRAVESTI

Recem chegadas só novidades, Px. Mt. Imigrantes 50712727

CASAL LIBERAL

Ela lindíssima, Ele hiperdotado. At. 24hs. 7772-3320

CINTIA+ AMIGAS

Mulheres de verdade ! Ligue 09117-7878-3737 é ao vivo.

GABRIELA GAUCHA

GAROTAS SAFADAS

G. prof./ Amanda tarada/ Tamy melancia. 2815-0746 M.S.Cec.

GATAS SAFADAS

loira, morena, mulata, ruiva. 5082-5030 V.Mariana

GATAS VINTÃO

Orl/anl/vag. Tx. R$20 tudo s/ fresc. 3431-3531 Mt. Republica

GISELE 3221-1028

20a. Bonita beijo de língua super carinhosa, das 8/20hs.

HELEN TRAVESTI

b. femin. cpo./rosto, s. fartos BB. GG. R$ 30/1h. G2x M.Rep. 3484-0841

HENRIQUE

Massagem compl. e tailândesa c/ local! F: 3104-5790 s/ homens

IRIS

Mais amigas completas e liberais sem restrições aceita cartões 3331-3474

IVAN 32A

p/ mulheres e casais liberais. Aten. toda Região SP 984106330

JOANA CAP REVISTA

Orl molhad. anl s/frescura. Av. São João, F: 3333-1131 M.Rep

Gordinha safada boa de lingua das 6/22h sozinha 992163033

CLÍN. DE MASSAGEM

JULIANA NINFETA

Lindas massag. p/ o seu prazer! Tbém aos domingos e feriados. F: 5083-9657

20a, rabuda, faço bem gostoso. Ac. Cartões. 3399-4391 M. Lib.

COROA YASMIN

LAURA COROA

+ amigas, cpo. lindo, chup. molhadinha. 2743-3699 Mt. Artur Alvim

50a, o. total, c/ massag. Venha conferir. 3101-4095 Liberdade

COROAS P/ MASSAG.

Admite, local discreto, próx. Congonhas. 5093-9772

+ 7 amigas c/ orl. s/ camis. p/ tds. 2082-2050 Centro da Penha

DANY PIMENTINHA

LUANA E AMIGAS

Tais Mul,/ Mayumi Japa/ Bianca melancia. 3104-9007 M. Lib.

LOLITA PEITUDA

Atend. c/ carinho, a partir R$ 10 Mt. V. Mariana 5083-5972


METRÔ NEWS MÃE E FILHA R$ 30 loiras, trans. c/ vc e p/ vc. Ac. cartões. 3101-8730 Lib.

MARINA VADIA Melissa

mass.

Guaiauna,

679

prostática. M.

Penha.

2295-0770

MEL INICIANTE 19a + amigas carinh. lib. 34188325 Guaianazes - Z.Leste

MENINAS TATUAPÉ

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

M.B ASSESSORIA CHEQUES DEVOLVIDOS TITULOS PROTESTADOS LOJAS CARTÃO DE CREDITO JUROS ABUSIVOS DE FINANCIAMENTOS

3578-7507 / 3589-3185

Taradas e muito safadinhas 2539-4596/ 2539-4597

NOVIDADE SANTANA 20 gatas, R$ 25 c/drink R. Dr. Olavo Egidio, 482 F: 29793920

TOMOKO JAPA Mestiça, completa e safadinha. 3277-3368 Mt. Liberdade

PLANEJADOS E DECORAÇÕES

Monte do seu jeito.

Projeto personalizado, montadores especializados. Solicite a visita do nosso projetista

Parcelas Carros e Caminhões

LIMPAMOS SEU NOME

Você esta com as parcelas em atraso, ou seu financiamento esta com juros altos. Trabalhamos com ação revisional para diminuir o valor das parcelas em ate 50%.

ceiras e negociamos suas

11 2267-0056

Spc, serasa e bancos. Débitos em atraso, pendências finandividas. F: ID. 922*20462/ 7912-2875

TURISMO/ VIAGENS Excursões c/ micro ônibus e vans. F: 2431-7803/ 996152424

www.adassessoria.com.br

CURRICULO

Telemensagens

melhore seu curriculo R$ 50,00 F: 3341-1033/50823798

TELEMENSAGENS

DPVAT COBRANÇA

à escolha, reações/ cd. 2742-

Acid. trânsito Morte/ Invalidez F: (11) 5016-1518

MUDANÇAS/ FRETES

1,00 KM rodado. F: 3825-6786/ 99905-6195 Josiel.

Presentei e emocione, música 7603

TELEMENSAGENS 24h c/ reação. Enviamos CD.

31

Publicidade Legal DÁLMATA CLUBE DE SÃO PAULO, CNPJ 00.927.548/0001-81, situada na rua Canada, 94, São Paulo/SP, convoca os associados para A.G.O. no dia 27/11/2012 às 12h em 1º convocação e às 12h30min em 2º convocação, para eleição da Diretoria e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. Aurora M.C.Ricciluca Presidente”

Aclamação da Assembléia Geral para a nova diretoria da ABBIO, dia 1 de dezembro. Participação virtual através do site http://bit.ly/ABBIO ou na Rua: Alberto de Faria, 417 a partir das 9h00. Saúde

Sítios & Chácaras

2687-1169/ 2023-0820

TRIO ESTUDANTES Novinhas e completinhas sem frescura das 8/20hs. F.: 33374283

VANESSA NEGRA 24a, ex madrinha bateria, BB. extra GG, compl. lib. O. molhad. Bjo. grego, Tx. R$ 30 R. Bento Freitas, 45 ap. 1 Lgo. Arouche. 3441-8954

Serviços A BIG CAMPEÃ

APOSENTADORIA

1 a 10 dias SPC/Serasa/Bco Central/ c/ ou s/ ch. dev./prot. Tx a.p. $100, 2981-9051/ 2983-3654

Contagem gratuita. 31011744/ 9880-9641 R: José Bonifácio, 278 4º andar cj. 402 - Próx. Mt Sé

Imóveis

Indicador Profissional Indicador Profissional Advocacia Trabalhista

Ação Trabalhista - Cálculos Trabalhistas sem custos Horas extras - Justa causa - Dano Moral.

3104-6409 Praça da Sé 4701-0600 Taboão da Serra.


32

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

METRĂ” NEWS


EMPREGOS & CURSOS Metrô News

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

www.metronews.com.br

56 Divulgação

setor em profunda expansão n Marcela Fonseca

Profissional preparado para aprimorar o desempenho organizacional das empresas, avaliar, projetar e implementar sistemas de transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega, o tecnólogo em Logística tem caminho aberto no mercado de trabalho. Setor que se destaca cada vez mais no Brasil, embora a logística seja uma ativida-

de econômica antiga, a área, hoje reformulada, abre novas e interessantes oportunidades de trabalho. “O mercado de trabalho está em expansão, se levarmos em conta que as atividades da área da logística podem ser encontradas em diversos ramos e portes de empresa e pode ser considerada uma atividade transversal aos setores econômicos”, afirmou José Antônio Figueiredo Sousa, diretor da Escola

Senai Morvan Figueiredo. Segundo Sousa, em 2010 o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontou crescimento médio anual, na Capital, nas ocupações de logística de 9,8%, entre 2007 e 2010. “A Fundação Dom Cabral realizou em 2011 um estudo com 130 empresas de diversos segmentos do Brasil, o faturamento destas empresas equivale a 22% do PIB brasileiro. A pesquisa apontou as áreas e cargos com maior

dificuldade em contratação, e mostrou ainda que existe carência de profissionais da área”, salientou Sousa. Mercado aberto não só para quem tem formação universitária, mas também para quem procura a qualificação técnica. De acordo com Sousa, um tecnólogo de logística recém-formado pode ganhar algo em torno de R$ 1,8 mil. “Valor que pode variar de acordo com atuação e valorização da área pela empresa.

Mas o salário médio é mais atrativo e gira em torno de R$ 3,5 mil, podendo chegar até a R$ 7 mil, mesmo no início da carreira”, disse Sousa. Ele ressaltou ainda que um supervisor ou gerente de área ganha entre R$ 12 mil e R$ 16 mil. “Nossos alunos do curso técnico recebem salários da média de R$ 1,6 mil e os que realizam estágio supervisionado recebem em média R$ 800 de bolsa auxilio”, completou. Continua na pág. 2


2

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

EMPREGOS & CURSOS

METRÔ NEWS

Continuação da pág. 1

fotos: divulgação

Curso técnico no Senai é gratuito Oferecido gratuitamente, o curso Técnico em Logística do Senai está com as inscrições abertas. A duração do curso é de dois anos. “A proposta de formação profissional do Senai permite que o egresso atue na indústria em áreas de compras; planejamento, programação e controle da produção; recebimento; armazenagem; expedição e transporte de produtos acabados, entre outras”, explicou José Antônio Figueiredo Sousa, diretor da Escola Senai Morvan Figueiredo. As inscrições para o processo de seleção para

os cursos técnicos do Senai serão encerradas dia 7 de novembro, e a taxa de inscrição é de R$ 43. Informações em www.sp.senai. br/processoseletivo. O Senai oferece também cursos de iniciação, qualificação, aperfeiçoamento e especialização profissional. Os cursos aprimoram os conhecimentos e habilidades nos diversos temas da logística. E os curso são de duração variável, conforme as características e especificidades de cada um. A programação da oferta pode ser verificada no site do Senai (www. sp.senai.br). (MF)

Mesmo em início de carreira, os formados no curso de Logística são bem remunerados no mercado

Função é responsável por implementar controle de produção, entre outros

Área de Logística é uma das que mais crescem em território nacional

Grupo Pão de Açúcar contrata temporários n Marcela Fonseca

O Grupo Pão de Açúcar está com seis mil ofertas de vagas temporárias para atender à demanda do fim de ano. Com mais de 1.800 lojas espalhadas por 19 Estados, a empresa oferece oportunidades nas redes Extra, Pão de Açúcar, Assaí e no centro de distribuição da Nova Pontocom, empresa de e-commerce do GPA. A empresa não divulga o número de vagas disponíveis isoladamente na Capital, mas afirma que São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília são as praças que mais abrem oportunidades de trabalho. E São Paulo é quem reúne o maior número de contratações em todas as áreas operacionais, como frente de caixa, mercearia, têxtil, bazar, frutas legumes e

verduras, padaria, açougue e peixaria. Para concorrer a uma oportunidade é necessário ter idade mínima de 18 anos, ensino fundamental completo e residir próximo de alguma unidade do GPA. Os profissionais que concorrem a cargos de peixeiro, açougueiro, padeiro e confeiteiro deverão ter no mínimo seis meses de experiência na função. Para os demais não é exigido conhecimento anterior. Há vagas também para profissionais com deficiência. Interessados em participar do processo de seleção devem comparecer munidos de currículo, histórico escolar e documentação pessoal em uma das lojas do grupo ou fazer o cadastro no endereço eletrônico www.grupopaodeacucar.com.br.

divulgação

Grupo tem 6 mil vagas: é preciso ter mais de 18 anos para concorrer

C&A abre vagas em Guarulhos A C&A de Guarulhos está com vagas em aberto de diferentes níveis em todas as lojas da cidade. Os interessados podem se candidatar pelo site: www. cea.com.br ou podem entregar o currículo pessoalmente, na loja mais próxima. A C&A Brasil possui atualmente mais de 18 mil associados e recebe aproximadamente um milhão de pessoas todos os dias em suas unidades, presentes em 101 cidades.


EMPREGOS & CURSOS

METRÔ NEWS

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

3

Estado tem mais de 3 mil oportunidades centro de integração empresa-escola

São Paulo tem 300 vagas de estágio disponíveis O CIEE está convocando estudantes para preenchimento de 300 vagas de estágio. Hoje as oportunidades são exclusivas para alunos a partir do segundo semestre de Direito. Os valores de bolsa-auxílio variam de R$ 332,00 a R$ 1 mil, para jornadas de 4h e 6h. Na quarta-feira, dia 31, o processo seletivo é destinado às vagas da Prefeitura de São Paulo, para estudantes entre o 2º e penúltimo semestre dos cursos de Administração de Empresas e Informática. O valor de bolsa-auxílio é de R$ 484,31, para jornada de 4h e auxílio-transporte de R$ 132,00. Os interessados devem comparecer nessas datas na área de atendimento a estudantes no Prédio Escola CIEE (Rua Maria Paula, 212, Centro), das 9h às 15h, munidos de CPF e RG.

Ensino médio - Alunos do 1º e 2º ano. Empresa localizada no Jaçanã. Código 624234.

Arquitetura e urbanismo - Alunos do 2º ao 4º ano. Empresa localizada em Arthur Alvim. Requisito: Auto Cad. Código 626403. Enfermagem - Alunos do 1º e 2º ano. Empresa localizada na Vila Mariana. Código 626016. Fisioterapia - Alunos do 3º e 4º ano. Empresa localizada na Vila Formosa. Código 627789. Nutrição - Alunos do 3º e 4º semestre. Empresa localizada em Moema. Código 627792. Odontologia - Alunos do 4.º ao 8.º semestre. Empresa localizada no Itaim Bibi. Código 625716. Relações públicas - Alunos do 2º ao 7º semestre. Empresa

Outras oportunidades Ensino médio - Alunos do 2º ano. Empresa localizada na Vila Prudente. Código 627576.

lizada no Itaim Paulista. Código 626140.

Técnico em eletrônica - Alunos do 1º ao 3º semestre. Empresa localizada na Freguesia do Ó. Código 626460.

Mais informações

Administração de empresas - Alunos do 1º e 2º ano. Empresa loca-

Para acessar as vagas, basta fazer o cadastro no site www.ciee.org.br ou ligar no tel.: 3046-8241, informando o código.

Uma boa notícia para quem está à procura do primeiro emprego ou de uma reinserção no mercado de trabalho: o programa Emprega São Paulo/Mais Emprego, agência de empregos pública e gratuita gerenciada pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), oferece,3191 vagas temporárias no Estado de São Paulo. De acordo com setor de captação de vagas da SERT, os destaques ficam por conta dos setores de comércio e serviço. São 919 oportunidades para auxiliar de produção, 379 para almoxerife, 329 para embalador a mão e 248 para vendedor de comércio varejista, entre outras. Os itens escolaridade e experiência variam de

acordo com a área de atuação e com a empresa. Para se candidatar às vagas, os interessados devem acessar o site www.empregasaopaulo.sp.gov.br, criar login, senha e informar os dados solicitados. Outra opção é comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) com RG, CPF, PIS e também a Carteira de Trabalho. É importante que o usuário mantenha seus dados cadastrais atualizados para não perder oportunidades de trabalho. Emprega São Paulo – Desde a implantação do Emprega São Paulo, ocorrida em agosto de 2008, o programa conseguiu recolocação profissional para mais de 700 mil trabalhadores e 3,5 milhões de currículos foram cadastrados.


4

EMPREGOS & CURSOS

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012

METRÔ NEWS

Empregos ADMITE RAPAZES

AUX. DE LIMPEZA

ADMITE-SE

E Porteiro. Enviar CV p/ Rua Santa Ifigenia, 714 conj 3 Centro SP,CEP 01207-000 ou email universalzeladoria@ ig.com.br

s/exp. segurança desarm. hosp./shopping ,varias reg. sal. até $ 1.400, + benef. 23624232 Autorizada H-Buster contrata Técnico em Eletronica e Aux. Administrativo para inicio imediato F: (11) 4023-8060 / (11) 7862-3437 Daniele

AUX. ESCRITÓRIO

ADMITE-SE JOVENS

BALCONISTA/ MODELO

Rapaz, p/ dellivere minimo 16 anos. moça p/ atendente minimo 18 anos, registro. sál+ benif.R$1006,00 Rua Cubatão, 367 M.Paraíso

AJ. COZ E ATENDENTE

Restaurante japonês, contrata c/ urgência. 30 vgs distribuidas p/ zona sul, norte, leste e oeste. Com ou Sem exp. ter disp. de horario. CLT+ benef AM, SV,VT,RE. R:Profº Euripedes Simoes de Paula, 315 Brás comparecer das 10:00 as 16:00hs.F: 3326-7002/ 28650916.

AJ. DE PRODUÇÃO

Rapaz p/ trabalhar de 2ª a 6ª. Apresentar-se à R: Gustavo Figner, 197 - Mt. Vl. Matilde

ATENÇÃO BICO

Moças maiores. Casa noturna qui/ sex/ sab. retirada até $ 1.800 f: 3031-0014 Luiz

ATENDENTE

Rede de Fast Food contrata: M/ F maior de 18 anos, c/ s/ exp. para atuar em Santana/ Av. Paulista. Preferência residir próx. encaminhar CV c/ foto p/ expressometro@hotmail.com

ATENDENTE

P/ Cliníca Veterinária, s/ exp. Fone: 2203-4951 c/ Rose.

AUMENTE SUA RENDA

Mostruário em consignação, prata, chapeados e aço. comissão até 40%,paga o que vender. F: 3459-3591

AUMENTE SUA RENDA

Trabalhe em casa nas horas livres com impresso de publicidade. Não precisa experiência seus ganhos iniciais varia R$ 800,00 à R$ 1.500,00. www.iatendimento.com.br/ab12000

P/ diversas funções em escrit. contábil. CV p/ pacini@pacinicontabil.com.br Maior 16 anos, fem. Início imediato - Centro/ SP. F: 32280090

CAMAREIRA,

Garçon e Aux. de Cozinha p/ eventos. Comparecer c/ curriculo R. Conselheiro Rodrigues Alves, 529- Vl. Mariana.

CONSULTOR VENDAS

São Paulo - Z. Sul - Brooklin. Empresa contrata prof. c/ exp. em vendas de emp. consign. (INSS, SIAPE) Exigido ens. médio comp. fixo + com.+bônus+benefícios CV p/ selecao@multimind.com.br

CONSULTOR (A)

Vendas cursos profissionalizantes, região S. Miguel. Salário fixo + comissões e benefícios. Entrevista. Fone: 2037-8499

CONSULTOR VENDA

São Paulo - Z. Sul - Brooklin. Empresa contrata prof. c/ exp. em vendas de emp. consign. (INSS, SIAPE) Exigido ens. médio comp. fixo + com.+bônus+benefícios CV p/ selecao@multimind.com.br

COSINHEIRA

C/ Experiência comprovada p/ atender família de fino trato, em residência na Capital/ dormir no emprego c/ ótimas acomodações, paga-se bem. Comp. c/ docs. à Av. Paulista, nº 1.000 - 16ºand., c/ Renata Osugi

CRIANÇAS E BEBÊS

Várias vagas p/ figuração em catálogos publicitários e comerciais. Cachê R$ 420,00. Fone: 4990-0000

Aeroporto

DOMESTICA

Que saiba cozinhar e tenha exp. comprovada em casa de familia. Comparecer, urgente, á Rua Caramuru, 19, sala 19 (em cima da Alô Bebê), Saúde, prox. Mt. Santa Cruz, esquina c/ Luiz Gois. F: 4324-7003. www.casacafe.com.br

ELETRICISTA

De Manutenção para Guarulhos/ Grande SP, c/ NR 10. CV p/ eng@mille.com.br.

MOÇAS MAIORES

VENDEDORES

s/ vicios prive Liberdade pagto. diário horário flexível (oi) 96550-7384 (Vivo) 973571487 Sueli.

autônomos, p/ trabalhar c/ produto p/ economia de combustivel, auto potêncial de ganho F: 95386-0306

MOÇAS URGENTE

VENDEDORES DE

maiores p/ privê Penha, sem manutenção, of. Moradia. 2082-2050

MOÇAS/ RAPAZES

ENCANADOR

E Eletricista, c/ experiência predial. F: 3871-1314/ 3872-7048

E Crianças.Estamos selecionando c/ urgência, c/ ou s/ exp. p/ comerciais de TV, desfiles, novelas, feiras e eventos artisticos. F: 2613-3020

GAROTAS MAIORES

PORTADORES DE

P/ prive, apto. no Centro República, pagto. diário 981914186 e 3715-9971

Deficiência p/ ajudante (m), várias regiões. F: 2909-7400 c/ rh

GRÁFICA ADMITE

PORTEIRO

Arte Finalista p/ carimbos, Atendente,Impressor de Ofset Mono. Todos c/ exp. F: 32249507/ 3337-6352

JOVEM APRENDIZ

E Aux. de Limpeza.Inicio Imediato. Residir na Z.Leste. F: 2822- 4775

PRECISA-SE URGENTE

Aux. na construção civil / Aux. metalúrgico/ Aux. de limpeza. De 18 a 24 anos. F: 2294-7686

Moças, Rapazes e Senhores (a), p/ distr. de jornais aos finais de semana. F. 5017-4008 c/ Kátia

JOVENS 35 VAGAS

RECEPCIONISTA

Seleções imediatas p/ eventos, feiras e figuração. Ótimo cachê c/ ou s/ exp., Urgente. Fone: 4990-0000

LUMI REVENDA

3 Perfumes/ dia R$1.539,00/ mês + prêmio 2994-3547

MECÂNICO

Alinhador! Salário + comissão. F: 2358-2711

METALURGICA

Ens. médio compl., boa comunicação, conh. em informática. CV: academia@poolsports. com.br

2º grau completo, maior, disponibilidade hs. 3151-6011 2º grau completo, maior, disponibilidade hs. 3159-3397 Gersyca

MOÇAS E RAPAZES

TRABALHE EM CASA

P/ privê, ganhos diários, moradia e refeição 5082-5030

Oferecem ELETRICISTA

Vendedor(a), p/ linhas plano celular corporativo vivo empresa, fixo + aj. custo + comiss. Enviar CV p/ rh@capricitelecom.com.br

Processo seletivo ao final do curso. São 5000 mil vagas para o Aeroporto de Guarulhos.

Maiores Informações:

Av. do Rio Pequeno, 302 2º andar - sl. 2 - Rio Pequeno São Paulo (11) 3714-9639 / 3714-9239 3714-9772 / 3714-9605 www.ctaaeroporto.com.br

DIPLOMA

A distância prepare-se e obtenha o certif. rápido válido em td o Brasil. F: 2093-6729. R: Jarinu. 364 Mt. Tatuapé.

Predial e Residencial. Telefone: 96295-1415

VAGAS

Base Salário R$ 1.500,00 à R$ 2.500,00, trabalha 6hs por dia, mais benefícios, mais plano de carreira, plano de saúde, 14º salário e muito mais...

CURSO AVANÇADO

CURSOS 1º E 2º

Por produção + R$ 800 de ajuda de custo. 2389-2997

O CTA há mais de dez anos vem formando e encaminhando profissionais para as principais companhias aéreas (GOL/TAM/AZUL), através do curso de AGENTE DE AEROPORTO.

CURSO DE

De Detetive. Com a prática do tiro real!! F: 5071-3329 www. ipidetetives.com.br

C/ exp. em vendas de revistas. CV p/ selecao@adventos.net. br F: 11 2442-3350

Ampliação Guarulhos

CUIDADOR DE IDOSOS

Ao término do curso encaminhamos seu currículo. F: 2506-5234

SERV. TEMPORÁRIO

TELEMARKETING ATIVO

MOÇAS MAIORES

Cursos

SERV. TEMPORÁRIO

Prep. A-25/42, Torneiro revolver/ mec. e Aux. Produção. R: Dona Genoveva, 42 residir na Z/Leste

Maior p/ vendas Externas. Ofer. fixo + comiss. + registro. R: Maciel Monteiro, 432. - Arthur Alvim Interessados comp. no local.

Consórcio urgente, média de ganho até R$ 5 mil quinzenal, comissionamento + aj. custo semana + premiações + indicações. Entrar em contato c/ supervisor Adilson/ Marco Aurélio F: 2387-4921/ 23714922/99572-6448

lucia_artemusical@ hotmail.com conservatorio.arte.musical@hotmail.com www.conservatorioartemusical.com.br

TÉCNICOS DE ENFERMAGEM AUXILIARES DE ENFERMAGEM E ENFERMEIROS Estamos captando currículos dos profissionais acima p/ atendimento de pacientes em domicílio. Os interessados deverão enviar CVs p/:

homecare.home@gmail.com Fax 3170-1035

• Piano, órgão, teclado • violão, canto • instr. de cordas e sopro • cursos teóricos e preparatórios vestibular • canto coral

2291- 5680 2889-0976

Eletrônica só prática, na bancada. Oficina escola. F: 22214141 1º e 2º grau ou superior, qualquer área em 10 dias e TTI (CRECI). Reconh. pelo MEC. 2712-1313/ 8683-3502

SUPLETIVO PENHA

Fund./ Médio P. DOE TTI “Creci” R. Caquito, 25 Nina. F: 2641-0919

Metrô News 29/10/2012  

Metrô News