Page 16

16

espetáculos São Paulo, quarta-feira, 27 de Março de 2013 DIVULGAÇÃO

GUILHERME KASTNER

Internacional - O Tihany surgiu em São Paulo na década de 1950 e retornou à cidade depois de 13 anos

Hoje é o Dia do Circo para o Brasil e do Teatro no mundo Hoje é um dia para comemorar dois fatos importantes. Em 27 de março de 1897 nascia em Ribeirão Preto (SP) Abelardo Pinto, que por mais de 30 anos comandou o Circo Piolim. Mais de 60 anos depois, em 27 de março de 1961, o Instituto Internacional do Teatro (ITI) inaugurou em Paris, na França, o Teatro das Nações. Tais acontecimentos fazem com que todo dia 27 de

MARCELA FONSECA -

março seja lembrado como Dia Nacional do Circo e Dia Internacional do Teatro. Ivam Cabral, fundador da SP Escola de Teatro, e o presidente da Cooperativa Paulista de Teatro, Ney Piacentini, ator da Companhia do Latão, dizem que o setor atravessa bom momento, não só em São Paulo, mas no Brasil. “Especialmente dentro de São Paulo, temos visto o movimento de

grupos de teatro fortalecidos na última década, o que vem criando inúmeras possibilidades de linguagem”, diz Cabral. Ele afirma ter havido modificações profundas na arte teatral nos últimos anos. Para Piacentini, apesar das dificuldades, o teatro está cada vez mais pungente e o público tem comparecido aos espetáculos. “É uma arte de resistência, cultural e política”, diz.

Vox - Circo está no Memorial com apresentações aos sábados e domingos

Dificuldade, apesar No CCSP, Mostra Latinodo picadeiro reluzente Americana de teatro O picadeiro do circo também tem se mostrado diferente, mas não menos encantador. “Temos mais acesso à informação, são muitas cabeças pensando, muita criatividade e estilos, coisa que influencia qualquer arte. O circo mudou, o teatro mudou, a dança mudou”, diz Elena Cerântola, fundadora do Circo Vox. Mas ela admite que falta muito para a arte circense avançar. “O circo sempre teve dificuldade, é uma arte discriminada”, diz. O Vox está no Memorial da América Latina, na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, com espetáculos nos fins de semana.

Entre os dias 16 e 21 de abril, a Cooperativa Paulista de Teatro promove a 8° Mostra Latino-Americana de Teatro. Os espetáculos serão realizados no Centro Cultural São Paulo, ao lado da Estação Vergueiro da Linha 1-Azul do Metrô, com entrada gratuita. “Este ano a abertura será com grupos equatorianos. Teremos também aqui o pessoal do Nós do Morro. Tem muita coisa boa, nacional e internacional”, afirma Ney Piacentini, presidente da cooperativa. Informações no www.cooperativadeteatro.com.br.

Metrô News 27/03/2013  

Metrô News - a gente circula com você

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you